.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Segunda, 21/12/2015
15:00 - Inverno, Copa do Mundo de Esqui Alpino: etapa da Itália - SPORTV2
17:30 - Futebol Americano, Miami Beach Bowl: South Florida x Western Kentucky - ESPN+
18:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Manchester City - ESPN BRASIL e FOX SPORTS
18:45 - Hipismo, Concurso de Saltos de Londres: várias provas - SPORTV2
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: SESI x Campinas - SPORTV
21:45 - Vôlei, Superliga Masculina: Sada Cruzeiro x Juiz de Fora - SPORTV2
22:00 - Basquete, NCAA: North Carolina x Appalachian State - ESPN+
23:15 - Futebol Americano, NFL: New Orleans Saints x Detroit Lions - ESPN
1:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Oklahoma City Thunder - SPORTV

Terça, 22/12/2015
14:45 - Inverno, Copa do Mundo de Esqui Alpino: etapa da Itália - SPORTV2 (para às 16:15 e volta às 17:45)
17:30 - Vôlei, Italiano Feminino: Vicenza x Novara - BANDSPORTS
18:00 - Futsal, Liga Espanhola: Barcelona x Zaragoza - EI MAXX
18:30 - Futebol Americano, Famous Idaho Potato Bowl: Utah State x Akron - ESPN+
19:30 - Futebol, Amistoso: Comercial x Botafogo de Ribeirão Preto - ESPN BRASIL
19:30 - Vôlei, Superliga Feminina: São Caetano x Praia Clube - SPORTV
22:00 - Futebol, Copa Libertadores 2016: sorteio dos grupos - SPORTV3 e FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NCAA: Delaware x Villanova - BANDSPORTS
22:00 - Basquete, NCAA: Cincinnati x Iowa State - ESPN+
22:00 - Basquete, NCAA: Xavier x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Rangers x Anaheim Ducks - ESPN
22:00 - Futebol Americano, Boca Raton Bowl: Toledo x Temple - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Basquete, NBA: Toronto Raptors x Dallas Mavericks - SPORTV2
23:00 - Basquete, NCAA: LSU x American - WATCH ESPN (Internet)
0:00 - Basquete, NCAA: UMKC x Louisville - WATCH ESPN (Internet)

Quarta, 23/12/2015
17:30 - Futebol, Campeonato Italiano Série B: Bari x Brescia - BANDSPORTS
19:30 - Vôlei, Superliga Masculina: Bento Vôlei x Voleisul - SPORTV
19:30 - Futebol Americano, San Diego County Credit Union Poinsettia B: Northern Illinois x Boise State - ESPN+
22:00 - Basquete, NBA: Washington Wizards x Memphis Grizzlies - ESPN
23:00 - Futebol Americano, Godaddy Bowl: Bowling Green x Georgia Southern - ESPN+
0:00 - Basquete, NCAA: Loyola Marymont x Gonzaga - WATCH ESPN (Internet)
Segunda, 21 de dezembro de 2015
Pé no freio neste fim de ano

2015 acabando, povo já cantando "jingle bell, jingle bell, acabou o papel" e o ritmo de trabalho diminui. Será assim aqui neste Papo de Bola, por exemplo, com quatro edições duplas nas próximas duas semanas (quinta/sexta e sábado/domingo). Na televisão não é diferente. Vejamos como farão as TVs abertas e os canais esportivos:

Globo - Expediente tradicional de fim de ano mais uma vez adotado: edições regionais canceladas nestas duas semanas e uma única transmitida para todo o país, como sempre com a semana de Natal liderada pelo Rio de Janeiro e a de Ano Novo (e de São Silvestre) por São Paulo. Quarta para quinta, "Corujão do Esporte" normal.

Bandeirantes - "Jogo Aberto" com noticiário ao vivo das 11h às 12h30, com Larissa Erthal na semana de Natal e Renata Saporito na de Ano Novo, e debate SP + MG + RS gravado por Renata Fan e associados (debate não exibido aqui no RS às segundas-feiras e encerrado para MG diariamente às 12h50). Em São Paulo, "Os Donos da Bola" não das 13h às 15h e sim das 13h às 14h15 nestes últimos dias do quase encerrado ano.

EI Maxx - Se o "Melhor Futebol do Mundo" e o "Caderno de Esportes" (meia-noite) estão cancelados nestes dias, firmes e fortes estarão "Conexão EI", "Jogando em Casa" e "Caderno de Esportes" (19h), este não amanhã por causa do futsal Barcelona x Zaragoza. Normal também o "Noite de Craques" hoje à noite. (Atualização das 12:50: normal nada, fui enganado pela grade no site do Esporte Interativo. Deve ser reprise ou edição especial, mas não é programa convencional ao vivo, não. Se não fosse o Vitor Sérgio Rodrigues a auxiliar, dessa eu não saberia.)

SporTV - Suspenso nesta semana o "SporTV News Manhã" e normais até quarta-feira "Redação SporTV", "É Gol!!!", "Seleção SporTV", "Planeta SporTV" e "Tá na Área". Na quinta e na sexta, no ar estará o "Boletim SporTV" em seis informes de meia hora espalhados ao longo do dia a partir das 9h. Por toda a semana, normal estará o "SporTV News" às 23h, com meia hora. Tem ainda a "Retrospectiva" em três partes: hoje e quarta-feira às 21h30 e amanhã às 19h30 (amanhã mais cedo devido ao sorteio dos grupos da Libertadores).

ESPN Brasil - "Linha de Passe" fora do ar nas semanas de Natal e Ano Novo e menos edições de "Bate-Bola" e "Sportscenter". O debate terá a das 11h55 ao vivo de segunda a sexta e o das 18h até quarta-feira (hoje será às 17h devido a Arsenal x Manchester City). Já o jornal passa em edição única às 20h (menos amanhã, quando será às 23h tanto devido a Comercial x Botafogo de Ribeirão quanto para registrar os grupos sorteados da Libertadores). Também estão programados os especiais "Credencial ESPN" com Antero Greco na terça para quarta (0h), Paulo Andrade na quinta e Everaldo Marques na sexta (ambas 22h30). Ainda tem na quarta-feira o especial "Rogério Ceni, Reconstruindo o Mito", com resgate de VTs sobre ele nos 20 anos do canal, às 21h.

Fox Sports - "Central Fox de Primeira" e "Central Fox" (só às 20h) passando ao vivo e "Fox Sports Rádio" gravado na sexta de Natal, dia de "Fox Sports Show" da mesma maneira, enquanto "Bom Dia Fox", "Boa Tarde Fox" e "Expediente Futebol" vão ao vivo até quarta e serão gravados na quinta e sexta-feira.

BandSports - "Baita Amigos" hoje e "O Craque e a Fera" na quinta normais às 20h, "Primeiro Tempo" só até esta quarta-feira e "BandSports News" cancelado na edição noturna na quinta-feira e na do almoço na sexta.

Rede Bandeirantes
O último "Gol, o Grande Momento do Futebol" de 2015 teve apenas um resgate de futebol feminino: Brasil 10 x 0 Portugal, amistoso de 1995, com Luciano do Valle. Reprisaram também dois dos Corinthians x Palmeiras mais repetidos de sempre por ocasião dos títulos nacionais deles na temporada: o 2 x 1 corintiano no Paulista de 1995 com Jota Júnior e o 3 x 2 + 5 x 4 palmeirense da Libertadores de 2000 com Luciano do Valle. Este também foi escutado nas memórias de Corinthians 1 x 0 Chelsea no Mundial de 2012 e Vasco x La Coruña em amistoso de 1993. Também amistoso do mesmo ano, lembraram do Jotinha em São Paulo 2 x 0 Sevilla.

Rede Globo I
Barcelona x River Plate teve como grande curiosidade o repórter ser Márcio Gomes, correspondente do canal no Japão e que não lembro de ter visto em coberturas esportivas (não vale, neste caso, contar nem Copa do Mundo e nem Jogos Olímpicos). Telespectadores nas redes sociais reclamaram de algumas gafes da equipe de microfone: Galvão Bueno e Casagrande disseram que Mascherano jogou no Manchester United, quando dele não foi; Galvão afirmou que José Mourinho treinou o Chelsea no título mundial do Corinthians, mas era Rafa Benítez; colocou Rakitic como tcheco, quando é croata; criticou Messi por ser um capitão calado, mas Iniesta é quem detém a braçadeira no Barça; Casão falou que o último Mundial do River tinha sido em 1986, quando foi o de 10 anos depois; o narrador disse que o Barça tinha ganho todos os títulos que disputou em 2015, mas não lembrou que a Supercopa da Espanha foi perdida para o Athletic Bilbao; e ao chamar os destaque do "Esporte Espetacular" no intervalo, Glenda Kozlowski se enganou e trocou os filmes ao falar em "Jornada nas Estrelas" ao invés de "Guerra nas Estrelas", mas depois corrigiu isso em vídeos bem humorados na internet (e os erros dela nem de longe foram gravíssimos que nem o do Steve Harvey no Miss Universo, justiça seja feita... rs).

Rede Globo II
Galvão Bueno primo da Angélica? Conforme uma investigação da Glória Maria na árvore genealógica da loira, que passou no "Estrelas" de sábado, sim. Prima em décimo terceiro grau, mas prima no fim das contas.

Rede Globo III
Do Rodrigo Mattos no UOL Esporte: o Flamengo ainda não renovou seu contrato individual até 2020 pois lhe foi oferecido um valor similar aos atuais com direito a um adiantamento e o rubro-negro quer ganhar muito mais.

SporTV I
Parabéns ao Odinei Ribeiro, que fez pelo 2° ano seguido um jogo beneficente no Ivoty, bairro de Itanhaém onde nasceu. Colegas como Maurício Noriega e Luiz Ademar estiveram lá. Mais de 5 mil brinquedos arrecadados.

SporTV II
Da Patrícia Kogut em O Globo: próximo domingo (dia 27 e não dia 24), o "Extra Ordinários" terá Eduardo Bueno de Papai Noel num strip-tease "na neve", gravado com chroma-key. Não, ninguém merece isso!

ESPN Brasil
Cinco gols nos 3 x 2 da Juventus sobre o Carpi e doze nos estupidamente grandiosos 10 x 2 do Real Madrid no Rayo Vallecano. Se com 17 gols num só dia a voz do Paulo Andrade não pifou, nunca mais pifará.

Juca Kfouri
Não tem "Linha de Passe", mas tem um dos seus integrantes no vídeo na noite de hoje. O comentarista da ESPN Brasil e da Rádio CBN é um dos convidados do "Roda Viva", da Cultura, que receberá às 22h o escritor Audálio Dantas, que lançou um livro sobre os 40 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog.

Rede Bandeirantes de Rádio
A "Maior Rede de Rádios do Brasil" foi pela qual Rogério Assis narrou Real x Rayo, já que a jornada passou tanto na Bandeirantes de São Paulo quanto nas Bradesco Esportes de São Paulo e Rio de Janeiro. As mesmas vinhetas usadas nas transmissões conjuntas da Copa do Mundo de 2014 e da Copa América deste ano (mas ainda está fazendo falta o som do canhão antes do grito de gol do "Canhão", é um senão a ser reparado logo). Mais adiante, somente a emissora 100% esportiva teve Renato Rainha relatando Internazionale x Lazio.

Rádio na Copa Ipiranga Sub-20
Nenhuma rádio paulistana transmitiu o título do São Paulo sobre o Atlético Mineiro. A Itatiaia foi a única de Belo Horizonte a transmitir a final e enviou Álvaro Damião aqui para Porto Alegre. Aqui, a Grenal foi a única no rádio convencional a fazer a decisão, que também foi contada só pela internet na Galera da Web.

Rádio Itatiaia*
Teve boletins do Mundial de Clubes diretamente do Japão sem precisar enviar repórter para tanto, recorridos que foram os préstimos do Marcelo Bechler, um dos enviados do Esporte Interativo.
*Com dica do seguidor twitteiro Lucas Castilho

Rádio de Curitiba
Muita e muita força pro Moura Júnior, narrador da Transamérica, cujo filho Thafarel está internado em coma na UTI do Hospital Cajuru, em Curitiba. Que esta situação possa ser revertida positivamente!

Dica boa em Salvador
Torcedores do Esquadrão de Aço têm compromisso com Clara Albuquerque às 18h locais, quando ela lançará o livro "Os Dez Mais do Bahia" na Casa do Tricolor no Shopping Paseo Itaigara (rua Rubens Guelli, 135).

Despedida na internet
Vitor Guedes não publica mais sua coluna no Portal Terceiro Tempo, no qual estava havia 1 ano e 4 meses. Ele continua normalmente com a diária "Caneladas do Vitão" no jornal Agora S.Paulo.

Solidariedade na internet
Votos de força ao Leandro Canônico, do GloboEsporte.com em SP, cujo pai faleceu neste domingo.

A saideira
Reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Momento Raridade Rara I
Segunda-feira dos 35 anos sem Nelson Rodrigues. De 2012, resgato um "Esporte Espetacular" da Rede Globo no qual Glenda Kozlowski e Tande lembraram o centenário de nascimento do dramaturgo e jornalista em reportagem de Renato Ribeiro, incluindo sonoras de Nelson Rodrigues Filho e participação de Pedro Bial.

Momento Raridade Rara II
Moacir Mainardi faz 50 anos nesta segunda. Narrador da Capital (Equipe Líder), já trabalhou em outros prefixos de São Paulo (Iguatemi, Tupi, Terra e LBV) e passou também por Clube e Paulista FM de Tupã, Difusora de Poços de Caldas, Cultura de Paranavaí e Difusora e Cacique de Taubaté, pela última sendo o único locutor do interior de SP a transmitir o Mundial de Clubes de 2000. Pego aqui uma jornada pela 102 FM de Bragança Paulista: Bragantino 1 x 1 Figueirense, Série B de 2013, com Sílvio Loredo, Tárcio Cacossi e Francisco Félix.

Momento Raridade Rara III
Nascido em 1927, o ex-jogador e treinador Enzo Bearzot morreu há 5 anos hoje completados. Ele treinou a Itália desde depois da Copa do Mundo de 1974 até o fim da edição de 1986, sendo campeão mundial em 1982. Do feito na Espanha, as duas atuações mais famosas: os 3 x 2 no Brasil pela fase semifinal com José Silvério na Rádio Jovem Pan; e os 3 x 1 na Alemanha pela finalíssima com Luciano do Valle e Márcio Guedes na TV Globo.

Momento Raridade Rara IV

A segunda-feira marca a última edição ao vivo do "CQC - Custe o Que Custar", na TV Bandeirantes. Dizem que o programa tirará um ano sabático em 2016 para retorno em 2017, mas não há confiança de muitos nisso. Enquanto não se define se isso é da boca pra fora ou a sério mesmo, lembremos cinco momentos deste programa que envolveram gente da crônica esportiva, tanto da própria Band quanto de outros veículos:

De 2008, Luciano do Valle falando com o "Repórter Inexperiente" Danilo Gentili.

De 2009, Milton Neves e José Trajano no quadro "Palavras Cruzadas".

De 2010, Juca Kfouri no quadro "O Povo Quer Saber".

De 2011, Neto, Edmundo e Denílson falando para Felipe Andreoli sobre as mentiras do futebol.

De 2013, uma montagem na qual colocaram o distintivo do Grêmio na blusa da Renata Fan em entrevista dela pra Dani Calabresa. No dia seguinte, Ulisses Costa, Denílson e Alex Muller tiraram altos sarros no "Jogo Aberto".

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.