.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Quarta, 2/12/2015
5:00 - Tênis, IPTL: Singapore Slammers x UAE Royals - ESPN+
8:30 - Tênis, IPTL: Indian Aces x Japan Warriors - ESPN+
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Monaco x Caen - SPORTV2 e ESPN
17:30 - Vôlei, Liga dos Campeões: Trentino x Tours - BANDSPORTS
17:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Southampton x Liverpool - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Náutico x Vitória (final) - ESPORTE INTERATIVO
18:00 - Futebol, Campeonato Português: União Madeira x Porto - SPORTV e ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Saint Etienne - SPORTV2
22:00 - Futebol, Copa do Brasil: Palmeiras x Santos (final, volta) - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL e FOX SPORTS
22:00 - Futebol, Copa Sul-Americana: Huracán x Independiente Santa Fe (final, ida) - SPORTV2 e FOX SPORTS 2
22:00 - Basquete, NCAA: Sacred Heart x Connecticut - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NBA: Houston Rockets x New Orleans Pelicans - ESPN
0:15 - Basquete, NCAA: Indiana x Duke - WATCH ESPN (Internet)
0:15 - Basquete, NCAA: Notre Dame x Illinois - WATCH ESPN (Internet)
0:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Edmonton Oilers - WATCH ESPN (Internet)

Quinta, 3/12/2015
5:00 - Tênis, IPTL: Philippine Mavericks x Singapore Slammers - ESPN+
8:30 - Tênis, IPTL: UAE Royals x Japan Warriors - ESPN+
18:00 - Futebol, Campeonato Francês: Rennes x Olympique - SPORTV e ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Reading x Queens Park Rangers - ESPN+
19:10 - Futebol, Sul-Americano Sub-20: Brasil x Argentina (última rodada do quadrangular final) - TV BRASIL (interrompido das 20:30 às 20:40 devido ao horário político)
20:30 - Basquete, Liga Sul-Americana: Brasília x Corrientes - SPORTV3
21:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Brasília x Bauru - SPORTV
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Rangers x Colorado Avalanche - ESPN+
22:00 - Basquete, NCAA: Arkansas x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
23:15 - Futebol Americano, NFL: Detroit Lions x Green Bay Packers - ESPN
0:30 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x San Antonio Spurs - SPORTV
1:00 - Basquete, NBA: Sacramento Kings x Boston Celtics - ESPN+

Sexta, 4/12/2015
A CONFIRMAR OS EVENTOS DOS CANAIS ESPORTE INTERATIVO.
5:00 - Judô, Grand Slam: etapa de Tóquio - SPORTV, ESPN e BANDSPORTS
5:00 - Tênis, IPTL: Indian Aces x Singapore Slammers - ESPN+
8:30 - Tênis, IPTL: Philippine Mavericks x Japan Warriors - ESPN+
17:30 - Futebol, Campeonato Italiano: Lazio x Juventus - ESPN BRASIL
17:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Schalke 04 x Hannover - FOX SPORTS 2
17:30 - Futebol, Campeonato Francês: Nice x Paris Saint Germain - SPORTV2 e ESPN
17:45 - Inverno, Copa do Mundo de Esqui Alpino: etapa a confirmar - SPORTV3
18:00 - Futebol, Campeonato Italiano Série B: Perugia x Modena - BANDSPORTS
18:30 - Futebol, Campeonato Português: Benfica x Académica - SPORTV e ESPN+
21:00 - Vôlei, Superliga Feminina: Praia Clube x Vôlei Nestlé - SPORTV
21:00 - Rúgbi de 15, Amistoso: Brasil x Alemanha - SPORTV2
22:00 - Basquete, NCAA: Arkansas x Wake Forest - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NCAA: Alabama x Southern Miss - BANDSPORTS
0:00 - MMA, Bellator 147: Josh Thomson x Pablo Villaseca - FOX SPORTS
0:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Calgary Flames - WATCH ESPN (Internet)
0:30 - Basquete, NBA: New Orleans Pelicans x Cleveland Cavaliers - ESPN
Quarta, 2 de dezembro de 2015
SP terá o "Futebol Globo/CBN" em 2016

Em meio a tantas más novas no meio jornalístico, sobretudo no tão prejudicado rádio de São Paulo, mais uma infelizmente chegou, inicialmente noticiada pelo Anderson Cheni e depois reforçada pelo Portal Imprensa e pelo Tudo Rádio, além de e também confirmada nas redes sociais por alguns dos envolvidos: demissões e contratos não renovados no esporte do Sistema Globo de Rádio. Saíram o repórter Rafael Esgrillis e o narrador Doni Vieira, estes da Rádio Globo, e não foi renovado o compromisso do Deva Pascovicci, que era o titular da CBN desde 2005.

Além disso, a partir de 2016 o esporte da Globo e da CBN será um só, com as duas equipes atuando juntas para atender tanto ao AM 1100 da Globo quanto ao AM 780 e FM 90,5 da CBN. Será o "Futebol Globo/CBN", como será chamado, que contará na narração com Oscar Ulisses, Marcelo do Ó (esse também atuante na RedeTV!) e Marcelo Gomes, sendo os comentaristas titulares Osvaldo Pascoal (que concilia o SGR com o Fox Sports) e Mário Marra (este concilia com a ESPN Brasil), além de seguirem Raphael Prates e Paulo Massini.

Será a segunda vez que Globo e CBN unificarão seus esportes, a primeira delas acontecendo de 2002 até 2005. Diferença básica: entre 2000 e 2001, a CBN usava os mesmos profissionais da Rádio Globo, mas em transmissões próprias e com todos os profissionais à disposição (exceção aos titulares de cada segmento: Oscar Ulisses na narração, Paulo Roberto Martins nos comentários, Romeu César na reportagem, Ângelo Ananias na apresentação e Domingos Machado no plantão). A CBN era muito atendida pelos narradores Ulisses Costa e Osvaldo Maciel e pelos comentaristas Luiz Augusto Maltoni e Pedro Luiz Júnior, este sim próprio dela e não também da Globo.

A partir de 2005, mais especificamente de Corinthians 0 x 1 Mogi Mirim em 18 de janeiro com Deva Pascovicci, Raí e Juca Kfouri, a CBN voltou a transmitir futebol por ela mesma, tendo também Reinaldo Moreira e Paulo Massini como narradores. Tempos depois, Daniel Piza passou a ser o comentarista principal. Ele saiu e Victor Birner o sucedeu. Quando Birner deixou a CBN, Mário Marra foi importado da CBN/Globo de Belo Horizonte, de onde chegara anteriormente Marcelo Gomes para ser o segundo narrador. Por muitos anos os repórteres eram partilhados entre as duas estações e somente eles, mas nos últimos quatro ou cinco a CBN também ficou com repórteres só seus, o que separou por completo os times dela e da Globo. Isso até agora.

Com estas mudanças todas, ao menos as transmissões de futebol da Rádio Globo voltarão a ser escutadas também em frequência modulada enquanto o canal 24 horas nesta banda não chega. Tática igual foi adotada no Rio de Janeiro entre 2009 e 2010, quando a Globo juntou sua equipe à da CBN para o futebol transmitido por José Carlos Araújo, Gérson, Gilson Ricardo e cia. competir em FM (através dos 92,5 da CBN) de igual para igual com a Tupi, que começara a transmitir 24 horas também em 96,5 mhz. Só quando a Globo ganhou um canal FM 24 horas é que a CBN voltou a cobrir futebol por conta própria, cada uma com sua própria equipe.

Encerro o tópico destacando aqui os gols de Sport 2 x 0 Corinthians, os últimos narrados na Rede CBN pelo Deva, que continua a tocar as afiliadas da rede em São José do Rio Preto e Mirassol, adquiridas neste ano. Com ele estiveram Mário Marra e Mayra Siqueira, dois parceiros com quem teve momentos ótimos no esporte da emissora e que lhe renderam homenagens no Facebook, a do comentarista aqui e a da repórter aqui. Nesta coluna "PM" do Papo de Bola em 28 de setembro, uma extensa homenagem fiz quando dos seus 50 anos de vida.

Rede Bandeirantes de Rádio
Escalado para transmitir Palmeiras x Santos na Bradesco Esportes FM com Elia Júnior, Fernando Camargo e Umberto Ferretti, Ulisses Costa se tornará o primeiro narrador de futebol a fazer jornadas próprias de todas as três rádios da Band que fazem futebol atualmente. Locutor da Bandeirantes desde 2005, ele também fez alguns poucos jogos na BandNews FM entre 2006 e 2007, um deles a final Internacional x São Paulo da Libertadores de 2006, isso muito antes da emissora jornalística começar suas coberturas futebolísticas próprias. Será o segundo jogo do "Fofão" na estação totalmente esportiva, o anterior sendo Vasco x Santos no domingo passado.

Rádio 105 FM
Diferentemente da final entre eles no Paulistão, a emissora decidiu não repetir o esquema de uma equipe de microfone específica para cada time. Sim, dois repórteres na decisão: Luís Marcelo Bigatto e Ricardo Martins. Sim, dois comentaristas: Alexandre Praetzel e Leonardo Fontes. Mas a narração será apenas do Leandro Bollis.

Afogando em números
Do Notícias da TV, audiências esportivas de São Paulo nesta terça-feira: "Globo Esporte" com 10,3 pontos; e Bandeirantes com 2,7 no "Jogo Aberto" e 2,5 pontos em "Os Donos da Bola".

Copa do Brasil na televisão
Cléber Machado na Globo, Téo José na Band, Milton Leite no SporTV, Paulo Andrade na ESPN Brasil e Nivaldo Prieto no Fox Sports. Eles vão documentar o título de qual equipe? Dos alviverdes ou dos alvinegros?

Rede Globo
Devido a Palmeiras x Santos, o "Corujão do Esporte" desta madrugada será ao vivo e logo depois do "Jornal da Globo", invertendo a ordem de exibição com o "Programa do Jô". Com Flávio Canto para falar da decisão estarão os atores Otávio Augusto, torcedor palmeirense, e Oscar Magrini, que é santista.

RBS TV
Restando saber para onde vai e em qual veículo passará a trabalhar, Daniel Trzeciak deixou a emissora de Pelotas após 7 anos e meio. Ele vinha cobrindo a dupla Bra-Pel e acompanhou o acesso do Brasil para a Série B.

RedeTV!
Talvez tenha alguma questão contratual ainda a ser acertada que fez com que a postagem anunciando o acerto fosse tirada do ar, mas salvei este print da publicação das 11h52, quando anunciada foi pela organização a transmissão pelo canal aberto do Novo Basquete Brasil, que ganhará cobertura regular nesta mídia ao invés de somente ter a finalíssima exibida. Sexta-feira passada, Fernando BH noticiou esta negociação no Canhota 10 (só hoje fui saber disso por dica do Igor Sausmikat) e ressaltado foi que, desde o inaugural Bauru x Flamengo, mais nenhum jogo da atual temporada teve transmissão televisiva pois o SporTV tem passado basquete apenas da NBA e da Liga Sul-Americana, enquanto o NBB tem tido contendas mostradas pelo seu site oficial. Do Gabriel Vaquer no NaTelinha: a emissora não confirma isso oficialmente, mas consta que ainda hoje o fará. Inclusive, já dá para afirmar qual será o primeiro jogo transmitido: Paulistano x Pinheiros, às 17h30 do próximo sábado. Assim consta aqui, conforme visto na parte de documentos no site oficial da LNB. (de novo grato ao Igor pela dica) Em tempo, pois é importante constar: direitos em mídia aberta sublicenciados da Rede Globo.

Rede Bandeirantes I
Do Américo Teixeira Jr. no Diário Motorsport: manterá em 2016 a transmissão da Fórmula Indy na emissora aberta e em maioria no BandSports, restando definir a equipe de microfone que fará as provas e qual interferência haverá em sua cobertura no período de 5 a 21 de agosto devido à Olimpíada no Rio de Janeiro.

Rede Bandeirantes II
A partir desta semana, o "Preliminar" apresentado aos sábados pelo Luiz Carlos Reche será mais cedo e menor, deixando de ser das 11h às 12h para passar das 10h30 às 11h. O horário antigo da "Imagem do Futebol" ganhará a jornalista Regina Lima, ex-RBS TV, com a nova atração de variedades "Programa de Regina".

SporTV
Terá nova correspondente na Grécia: a jornalista mineira Júlia Guimarães. Soube dessa pelo seu não-parente Héverton Guimarães, com quem ela debatia em "Os Donos da Bola" na Band Minas.

Troféu ACEESP I
Somente às 15h25, pelo Portal Terceiro Tempo, sei de todos os vencedores da premiação realizada ontem em São Paulo pois, até então, sabia de apenas alguns divulgados pelos próprios nas redes sociais. À lista completa, começando com os contemplados em TV aberta: Luís Roberto (Globo) como narrador, Paulo Roberto Martins (Band) como comentarista, Fernando Fernandes (Band) como repórter e Renata Fan (Band) como apresentadora. Agora, ganhadores em TV por assinatura: Milton Leite (SporTV) como narrador, Maurício Noriega (SporTV) como comentarista, Joanna de Assis (SporTV) como repórter e Benjamin Back (Fox Sports) como apresentador. Nas categorias de rádio, venceram: Ulisses Costa (Bandeirantes) como narrador, Cláudio Zaidan (Bandeirantes) como comentarista, Ademir Quintino (Capital) como repórter e Ricardo Capriotti (Bandeirantes) como apresentador.

Troféu ACEESP II
Continuando: Renan do Couto (Grande Prêmio) com "A Fila Anda..." no Prêmio Claudio Carsughi de reportagem sobre esportes a motor; GloboEsporte.com em site; Ademir Quintino em blog; Luís Augusto Simon (UOL) como colunista ou blogueiro; Rádio Coringão como mídia web; Tribuna (Globo) de Santos como TV do interior; Central de Campinas como rádio do interior; A Tribuna de Santos como jornal do interior; Jairo Giovenardi (Basquete Osasco) como assessor de imprensa (aêêêê!); e Caio Ribeiro (TV Globo) em ex-atleta comentarista ou colunista. Outros prêmios, tanto em categorias sem eleição direta quanto homenagens, você já havia sabido quando destacados os indicados e registrados os hors concours neste PB na terça-feira da semana passada.

Editora Escala
Do GloboEsporte.com: publicada foi a revista-pôster do Palmeiras, depois de lançada ser a do Santos. Só que a alviverde fala em "rumo ao tri" e a alvinegra chama de "time campeão". Só bola fora nessa história, blé...

Um registro especial
Saudação às damas e aos cavalheiros que comem o pão que o diabo amassou ao tratar com prestadores de serviços que "adoram" complicar com a gente sempre que pinta uma chance para tanto. Saúdo o seguidor twitteiro Will Wisest, que relata que está há três semanas sem sinal da Sky na sua residência e, mesmo depois de várias queixas, continua sem ser bem atendido e muito menos receber a imagem de volta, nem sequer tendo direito a um desconto na próxima mensalidade proporcional ao tempo em que está sem os canais da operadora. Bah!!!

A saideira
Reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Momento Raridade Rara I
Repórter da Jovem Pan, Tiago Uberreich tem descoberto alguns tesouros extraordinários em áudio nos últimos tempos: jogos muito antigos de Copa do Mundo em áudio original. O último encontrado através do Museu de Imagem e Som do Rio de Janeiro está aqui e é a quase íntegra de Hungria 4 x 2 Brasil, no Mundial de Seleções de 1954. Só não tem dois gols húngaros, mas de mais a mais, quase tudo relatado por Antônio Cordeiro na Rádio Nacional. Relíquias absolutamente inestimáveis. Muito de parabéns o Tiago por estas contribuições!

Momento Raridade Rara II: Palmeiras x Santos

No clima da Copa do Brasil, tópico especial com seis "Clássicos da Saudade" realizados em São Paulo.

Começo com três vitórias alviverdes: de 1979, Palmeiras 5 x 1 no Paulista com José Carlos Cicarelli na TV Cultura; de 1991, Palmeiras 1 x 0 no Paulista com Milton Neves (como narrador!) e Flávio Prado na TV Jovem Pan; e de 1997, Palmeiras 5 x 0 no Brasileiro com Dirceu Maravilha na Rádio Bandeirantes.

Passo às três vitórias alvinegras: de 1969, Santos 3 x 0 no Paulista com Fernando Solera na TV Bandeirantes (era para ser 4 x 0, mas inexplicavelmente a arbitragem não validou o claríssimo quarto gol, que Solera narrou no ato pois todos viram que aconteceu, menos o árbitro); de 2000, Santos 3 x 2 no Paulista com Celso Cardoso na TV Gazeta; e de 2009, Santos 2 x 1 no Paulista com Rogério Assis na Rádio Jovem Pan.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.