.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros

.

.

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Segunda, 30/11/2015
10:00 - Ginástica no Trampolim, Mundial: etapa da Dinamarca - SPORTV2
16:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Náutico x Globo (semifinal) - ESPORTE INTERATIVO
16:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Sassuolo x Fiorentina - FOX SPORTS 2
16:00 - Judô, Desafio: Brasil x Áustria - SPORTV2
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Sporting x Belenenses - SPORTV2 e WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Internazionale - ESPN BRASIL
19:00 - Futebol, Copa do Nordeste Sub-20: Vitória x Sport (semifinal) - ESPORTE INTERATIVO
19:00 - Futebol, Campeonato Português: Braga x Benfica - SPORTV e ESPN
22:00 - Basquete, NCAA: Rutgers x Wake Forest - ESPN+
23:00 - Basquete, NBA: Chicago Bulls x San Antonio Spurs - SPORTV2
23:15 - Futebol Americano, NFL: Cleveland Browns x Baltimore Ravens - ESPN

Terça, 1/12/2015
15:00 - Vôlei, Liga dos Campeões: Akas Izmir x Belgorod - BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Angers x Paris Saint Germain - SPORTV2 e ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Mexicano: León x America - FOX SPORTS 2 (gravado)
17:30 - Vôlei, Superliga Italiana: Piacenza x Monza - BANDSPORTS
17:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Manchester City x Hull City - ESPN
17:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Middlesbrough x Everton - ESPN+
18:00 - Futebol, Copa da Itália: Milan x Crotone - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Francês: Nantes x Lyon - SPORTV
18:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Rexona Ades x Brasília - SPORTV
19:00 - Futebol, Sul-Americano Feminino Sub-20: Brasil x Argentina - TV BRASIL (interrompido das 20:30 às 20:40 devido ao horário político)
19:45 - Futebol, Campeonato Belga: Genk x Gent - FOX SPORTS 2 (gravado)
21:00 - Futebol, Amistoso Feminino: Brasil x Nova Zelândia - TV PANTANAL (MT) e SPORTV
21:30 - Futebol, Campeonato Escocês: Inverness x Celtic - FOX SPORTS 2 (gravado)
22:00 - Basquete, NBA: Cleveland Cavaliers x Washington Wizards - SPORTV2
22:00 - Basquete, NCAA: Wofford x Georgia Tech - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Ottawa Senators x Philadelphia Flyers - ESPN+
23:00 - Basquete, NCAA: Loyola x Kansas - WATCH ESPN (Internet)

Quarta, 2/12/2015
5:00 - Tênis, IPTL: Singapore Slammers x UAE Royals - ESPN+
8:30 - Tênis, IPTL: Indian Aces x Japan Warriors - ESPN+
16:00 - Futebol, Campeonato Francês: Monaco x Caen - SPORTV2 e ESPN
17:30 - Vôlei, Liga dos Campeões: Trentino x Tours - BANDSPORTS
17:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Southampton x Liverpool - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Português: União Madeira x Porto - SPORTV e ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Saint Etienne - SPORTV2
22:00 - Futebol, Copa do Brasil: Palmeiras x Santos (final, volta) - GLOBO, BAND, SPORTV, ESPN BRASIL e FOX SPORTS
22:00 - Futebol, Copa Sul-Americana: Huracán x Independiente Santa Fe (final, ida) - SPORTV2 e FOX SPORTS 2
22:00 - Basquete, NCAA: Sacred Heart x Connecticut - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NBA: Houston Rockets x New Orleans Pelicans - ESPN
0:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Edmonton Oilers - WATCH ESPN (Internet)
Segunda, 30 de novembro de 2015
Atraso em São Januário bagunçou TVs e rádios

Todas as TVs exibidoras e várias emissoras de rádio tiveram problemas em suas programações com Vasco x Santos começando não às 17h e sim às 18h15, devido à bomba d'água que complicou pra burro (e também pra inteligente) a vida do carioca neste domingo. Infelizmente fui vitimado pelo esgotamento físico extremo e por um cansaço monstruoso bem na hora da rodada, daí perdê-la ao vivo, e o que consegui ler nas redes sociais e ver nas páginas de veículos e profissionais é o que me baseia para o "abre" desta edição.

Admito não saber como fez a Band, mas a Globo acabou cancelando a exibição de quase rede total para Vasco x Santos para manter sua grade nos horários habituais em todo o país exceto o RJ, único que ficou com o clássico RJ/SP, enquanto todas as demais regiões brasileiras ficaram com Sport x Corinthians via SAT SP (menos Belo Horizonte, Coronel Fabriciano e Montes Claros, que receberam Grêmio x Atlético Mineiro). Enquanto na rede a Plim-Plim teve o "Domingão do Faustão" às 19h, o "Fantástico" às 21h10 e o "Domingo Maior" às 23h40, só o RJ acompanhou o "Domingão" gravado às 20h15 e com mais de meia hora cortada, o "Show da Vida" às 21h45 e o "Domingo Maior" à 0h15 - o que fez o noturno, por exemplo, acabar no Rio quando sua reprise já estava no ar pela Globo News. Como os globais não mandam mais narrador e comentaristas à cabine em São Januário, isso fez com que Luís Roberto narrasse boa parte do primeiro tempo de Sport x Corinthians.

Na TV paga, Vasco x Santos começar apenas às 18h15 afetou diretamente o SporTV, que o transmitiu menos para RJ, SP e MG (estados cujas capitais tiveram jogos da TV aberta neste domingo). Começado como previsto às 19h30, Atlético Paranaense x Flamengo teve seu primeiro tempo exibido pelo SporTV2, com o segundo passando no canal principal. Assinantes do Premiere nos três estados citados ficaram no prejuízo pois muitos deles, nas redes sociais, reclamaram que o sinal do clássico RJ/SP foi cortado antes do término. Aquela história, não é: o horário do sinal liberado para os jogos nos canais pay-per-view compreende geralmente desde uma hora antes do início até uma hora depois do término, tudo dando certo e o horário sendo cumprido. Mas às vezes há atrasos e isso deveria ser levado em conta para excepcionalidades serem abertas. Só que não são.

Com relação às rádios de São Paulo, quatro não foram afetadas. A primeira: BandNews, que transmitiu somente Sport x Corinthians - aliás, continua a BandNews sem um segundo narrador desde a saída do Alex Muller e com Dirceu Maravilha como locutor único e apenas uma partida por dia. A segunda: Bandeirantes, que fez off-tube total de Sport x Corinthians (com ambiente legítimo do estádio extraído da filmagem da TV Band) e só o segundo tempo de Palmeiras x Coritiba, neste jogo o grande destaque sendo a primeira narração na RB do Renato Rainha, da Bradesco Esportes. A terceira: CBN, que fez tanto a partida de Pernambuco com o segundo tempo só em FM quanto Palmeiras x Coritiba com o primeiro apenas em AM - e no caso de Leão x Timão, a CBN foi a única AM e/ou FM paulista presente em São Lourenço da Mata, através da repórter Mayra Siqueira. E a quarta: Jovem Pan, que optou pela íntegra apenas de Sport x Corinthians, com os outros dois apenas em posto.

As outras esportivas paulistanas tiveram de se virar nos 30 com suas programações. A 105 acabou transmitindo Sport x Corinthians com Leandro Bollis, que inicialmente faria Vasco x Santos, que acabou tendo somente posto in loco do Ricardo Martins pois depois veio Palmeiras x Coritiba com Rogério Assis. Na Transamérica, levando em conta somente os gols deste estarem com narração em seu site e o do clássico RJ/SP não, Palmeiras x Coritiba acabou acompanhado na íntegra, quando inicialmente teria apenas seu segundo tempo transmitido. Na Capital, Vasco x Santos foi priorizado e Palmeiras x Coritiba virou posto completo. Na Globo, o jogo de São Januário foi o comando por ser o do Oscar Ulisses, enquanto Doni Vieira acabou contando a etapa inicial na Arena Pernambuco e restou ao Marcelo do Ó o posto no Allianz Parque. Só a que não sei como procedeu foi a Bradesco Esportes, que faria Vasco x Santos completo e Palmeiras x Coritiba em segundo tempo - inclusive, escalado pela vez primeira para uma jornada 100% da emissora esportiva foi Ulisses Costa, da Bandeirantes.

Como se nota, muita coisa este atraso de mais de uma hora na Colina ocasionou. Infelizmente, como me perdi por completo nos meus horários a ponto de "capotar" bem na hora do futebol, tudo isso perdi ao vivo.

Rede Globo I
Uma cena curiosíssima marcou o "Esporte Espetacular" antes e depois do GP dos Emirados Árabes: o estúdio de esportes interagindo com ele mesmo. Coisa de dar um "nó nas tripas mentais". Justifica-se: programa com Glenda Kozlowski e Alex Escobar no RJ e transmissão com Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti em SP.

Rede Globo II
Sábado, o "Jornal Nacional" destacou apenas o gol de Ceará x Macaé e imagens da festa alvinegra pré-Botafogo x América Mineiro como registros da última rodada da Série B no espaço dos gols de sábado.

Rede Bandeirantes I
Milton Neves bocudo no fim do "Gol, o Grande Momento do Futebol", que ontem perdi ao vivo, mas que ainda bem que consegui recuperar na internet: assistem aqui (valeu pelo apurado registro, Ted Sartori) ele perguntando se o árbitro Leandro Vuaden teria "culhão" para adiar Vasco x Santos devido à chuvarada no Rio de Janeiro. Não foi o primeiro caso do tipo na Band. Pesquisando no Google por "culhão palavrão", achei um referencial de 14 de agosto de 2012, dando conta do Denílson dizer no "Jogo Aberto" a mesma palavra. Assim encontrei por um tuíte do Márcio Torvano, repórter da 105 FM, que disse que não achava esta palavra um "palavrão".

Rede Bandeirantes II
Partidas com narração resgatadas ontem pelo "Gol, o Grande Momento do Futebol": Vasco 3 x 3 Santos em 1992 com Tércio de Lima; Santos 3 x 0 Vasco em 1994 com Januário de Oliveira; Palmeiras 5 x 0 Coritiba em 1996 com Alexandre Santos; Sport 2 x 0 Corinthians em 1994 com José Luiz Datena; e Coritiba 1 x 0 Palmeiras em 2009, Flamengo 2 x 0 Atlético Paranaense em 2013 e Sport 0 x 2 Corinthians em 1998 todos com Luciano do Valle. Todas foram publicadas no site da emissora com exceção dos dois Leão x Coringão. A narração do Datenão era inédita no YouTube, felizmente não a perdi pois o já citado Ted Sartori a publicou aqui.

Esporte Interativo I
Se você não leu a coluna de ontem, recupere através dela registros muito interessantes do "No Ar com André Henning" de sexta passada, no qual o convidado foi Éder Luiz, comandante esportivo da Rádio Transamérica.

Esporte Interativo II
Este site publicado pelo canal, de endereço "quero a Champions", informa as operadoras que carregam e as que não carregam os canais E+I e dá seus telefones tanto para assinar as que tem quanto reivindicar às que não tem. Na sexta rodada da Liga dos Campeões, apenas e tão somente TNT, Space e os dois EI Maxx mostrarão as pugnas renhidas da terça-feira da semana que vem pois a Band transmitirá apenas uma da quarta-feira.

ESPN Brasil
Assim consta na programação no site do canal: vão passar o "Bola da Vez" com Levir Culpi amanhã, às 21h30, que foi gravado na semana passada, antes de ser anunciada sua saída do Atlético Mineiro. Consultei a página hoje, por volta do meio-dia, e está exatamente assim, com reprise às 19h da quarta na ESPN+. Ou seja: no fim das contas, dos três programas envolvidos com técnicos que caíram fora, só o do Doriva não terá passado.

SporTV I
Anunciada para 21h desta quinta-feira a reprise na íntegra pelo SporTV2 da vitória de Gustavo Kuerten sobre Andre Agassi na final da Copa Masters, que consagrou o brasileiro como o número 1 do mundo. Eusébio Resende transmitiu aquele evento com Narck Rodrigues, além de Dácio Campos entrar por telefone direto de Lisboa.

SporTV II
Depois de Vasco x Corinthians ser feito dos estúdios pelo Milton Leite por questões de segurança pelo temor de confusão que havia para aquela partida, Vasco x Santos contou com Luiz Carlos Jr. no estádio como sempre. Nos dois casos, Lédio Carmona comentando tanto no off com Milton quanto no local com Luiz.

SporTV III
Pintura não vale. Logo, o "Extra Ordinários" não cumpriu a promessa da Maitê Proença nua por causa do acesso do Botafogo. Não adianta: Maitê nua pra valer foi só na inesquecível "Dona Beija" da saudosa Manchete.

Rádio de Pernambuco
Repórter da Guarany AM de São Lourenço da Mata (não entendi vários veículos não a mencionarem e falarem em "rádio local", não sei se por algum impeditivo de citação ao nome da mesma ou falta de pesquisa, enfim, não sei mesmo), Washington Ramos foi atingido na cabeça por uma placa de identificação que estava em cima do túnel que leva dos vestiários para o gramado da Arena Pernambuco, onde aconteceu Sport x Corinthians. A placa ficou solta, mas não por completo. Washington foi imediatamente atendido por médicos tanto da CBF quanto das duas agremiações e teve que ser deslocado até o hospital mais próximo, graças a Deus ficando bem.

Rádio de Salvador I
Dezembro marcará a estreia de um novo esportivo local semanal na CBN: o "CBN em Campo Revista", que será respondido pelo comentarista Elton Serra e que irá ao ar às 9h locais (10h DF) dos sábados.

Rádio de Salvador II
Santa Cruz x Vitória e Bahia x Atlético Goianiense foram as últimas transmissões da equipe "Fanáticos Futebol Clube" na Tudo FM, pois seu comandante Antônio Tillemont está de saída por não ser renovado o arrendamento esportivo da estação, cuja programação esportiva das 20h passa a ser apresentada pelo narrador João Andrade, enquanto uma nova marca para a equipe esportiva chegará em janeiro à Tudo FM.

Rádio de Porto Alegre I
Chegado há poucos dias à Grenal após deixar a Bandeirantes, Roni Molinari começou a ser setorista da dupla Grenal a partir da cobertura do Grêmio no sábado. Na RB, ele não chegou a fazer reportagem de treinamentos do Grêmio e do Internacional, mas sim da torcida nos jogos de ambos aqui em Porto Alegre.

Rádio de Porto Alegre II
O "Arquivo Gaúcha" de sábado para domingo lembrou dos 10 anos da "Batalha dos Aflitos", mas só a segunda metade teve áudios da época em sua maioria ao veicular um compacto daquele Náutico 0 x 1 Grêmio com Pedro Ernesto Denardin e equipe, inclusive com os comentários de arbitragem do Henrique Marques (que, atualmente, trabalha na empresa Mowa Sports). Porém, a primeira metade foi quase toda de depoimentos atuais dos cronistas da emissora, com apenas três gols tendo somente os depoimentos dos repórteres reproduzidos. Causa, motivo, razão ou circunstância: quase todos os jogos gremistas naquela Série B foram narrados pelo Marco Antônio Pereira, que retornou à Guaíba, e pelo José Aldo Pinheiro, hoje na Bandeirantes, além de muitos deles terem a presença do Nando Gross, hoje gerente geral, comentarista e apresentador da Guaíba. É disso que você falava quando aconteceu a saída do Marco, João Renato Alves. Infelizmente, resgates antigos muito prejudicados.

Rádio de Porto Alegre III
Sábado, Guaíba e Grenal optaram pelos pré esticados para Fluminense x Internacional, enquanto Bandeirantes e Gaúcha optaram pelo off-tube de São Paulo x Figueirense, que interessava diretamente ao Colorado.

Rádio do Rio de Janeiro
O interesse direto ao Vasco fez a Globo transmitir o segundo tempo de Avaí x Ponte Preta no sábado à noite. Acompanhe aqui o gol único no relato em serviço especial de Renan Moura e Emerson Rocha. Apenas e tão somente a Globo tomou esta opção, pois todas as demais esportivas cariocas seguiram normais.

Fórmula 1 no rádio
Somente o Grupo Band (BandNews & Bradesco Esportes) transmitiu o GP dos Emirados Árabes, que terminou ontem a Fórmula 1 em 2015. CBN e Globo permaneceram com suas programações normais.

A saideira
Reforço sempre válido: este Papo de Bola - o Site precisa de patrocinadores para se manter no ar, por não ser apenas o custo da hospedagem o necessário para tanto e sim outros ainda maiores. Se você quiser anunciar nestes escritos, clique aqui e dê uma olhada nas maneiras de como fazê-lo que muito bem vindo serás e muito agradecido ficarei. Também continuo forçosamente adotando o "Ajude o PB", de colaborações avulsas.

Momento Raridade Rara I
Completa hoje 35 anos o Campeonato Carioca vencido pelo Fluminense por 1 x 0 sobre o Vasco, gol do atual comentarista Edinho. Voltemos aqui a 1980 com Jorge Curi e Mário Vianna na Rádio Globo.

Momento Raridade Rara II
Segunda-feira dos 50 anos de Aldair, ex-zagueiro que venceu um Carioca e uma Copa União pelo Flamengo e uma Copa do Mundo, uma Copa das Confederações e duas Copas América pela Seleção. Destaco aqui Guarani 1 x 5 Flamengo, pelo Brasileirão de 1988, com um gol dele narrado por Oliveira Andrade na Rede Globo.

Momento Raridade Rara III
Figura especial do Cruzeiro nos anos 70 (cinco títulos mineiros, quatro seguidos) e do Corinthians nos anos 80 e 90 (campeão tanto jogando quanto treinando), Eduardo Amorim faz hoje 65 anos. Separei dois momentos especiais: de 1976, seu golaço no Cruzeiro 4 x 1 Olimpia da campanha vencedora da Copa Libertadores, infelizmente não sei com quem na narração - até me pareceu ser Walter Abrahão, mas fico em dúvida pois não consta nos jornais de 4 de abril daquele ano que a Rede Tupi tenha transmitido esta partida, só se alguém com melhor conhecimento der um auxílio (em tempo: na época, o locutor titular da Tupi em Minas Gerais era Fernando Sasso, da TV Itacolomi); e de 1995, o gol decisivo de Corinthians 2 x 1 Palmeiras na final do Campeonato Paulista, único registro na internet da transmissão de Sílvio Luiz, Ely Coimbra e Octávio Muniz na Rede Bandeirantes.

Momento Raridade Rara IV

A bola pune e aqui é trabalho! Muricy Ramalho chega aos 60 anos nesta segunda-feira. Tópico especial, logo:

De 1975, São Paulo 3 x 0 Vitória no Campeonato Brasileiro com um gol seu narrado por Fernando Solera na Rede Bandeirantes. Jogador são-paulino, venceu um Paulista e um Brasileiro.

De 1994, Corinthians 3 x 4 São Paulo na Copa Conmebol com Nilson César na Rádio Jovem Pan. Não foi "jogo do título", mas é o registro que deixo deste que foi o seu primeiro título como treinador tricolor, depois vindo uma Copa Master da Conmebol e o tricampeonato brasileiro nos pontos corridos.

De 2001, Santa Cruz 0 x 2 Náutico na decisão do Campeonato Pernambucano com Léo Medrado na TV Jornal, cujo programa esportivo tinha Léo, Aroldo Costa e Luiz Cavalcante. Bicampeão estadual Muricy foi pelo Timbu.

De 2004, São Caetano 2 x 0 Paulista na decisão do Campeonato Paulista em reportagem de Fernando Caetano na ESPN Brasil. Foi sob comando do Ramalho a maior conquista do Azulão.

De 2005, Internacional 2 x 0 15 de Novembro na ida final do Campeonato Gaúcho com Paulo César Carvalho e Rogério Amaral na TV Guaíba. Foram dois estaduais vencidos pelo Colorado.

De 2010, Fluminense 1 x 0 Guarani no título brasileiro com Luiz Penido na Rádio Tupi. Único do Muricy no Flu.

De 2012, Santos 2 x 0 Universidad de Chile na Recopa Sul-Americana com João Guilherme, Mário Sérgio e Carlos Simon no Fox Sports. Além dela, treinou em um título da Libertadores e dois paulistas.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.