.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Quarta, 14/10/2015
12:30 - Vôlei, Europeu Masculino: quartas-de-final - ESPN+
13:00 - Boxe, Mundial Amador: finais - BANDSPORTS
15:30 - Vôlei, Europeu Masculino: quartas-de-final - ESPN+
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: América Mineiro x Flamengo - TV BRASIL e FOX SPORTS 2
18:00 - Vôlei, Paulista Feminino: São Caetano x Vôlei Nestlé - SPORTV2
17:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x Texas Rangers - ESPN+
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Internacional - SPORTV (MG assiste no Premiere)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Avaí - PREMIERE
19:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: São Paulo x Botafogo - ESPN BRASIL
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Figueirense x Flamengo - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Ponte Preta - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Joinville x Coritiba - PREMIERE
21:00 - Basquete, Liga Sul-Americana: Brasília x Colo Colo - SPORTV2
21:00 - Beisebol, MLB: Kansas City Royals x Houston Astros - ESPN
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x São Paulo - GLOBO (menos MG), BAND e PREMIERE
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Paranaense x Cruzeiro - GLOBO MINAS (MG) e PREMIERE
22:00 - Boxe: Aron Martinez x Devon Alexander - ESPN+
2:30 - Tênis, Masters de Xangai: várias partidas - SPORTV2

Quinta, 15/10/2015
13:00 - Boxe, Mundial Amador: finais - BANDSPORTS
18:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Cruzeiro x Flamengo - SPORTV
18:45 - Basquete, Liga Sul-Americana: Brasília x Atenas - SPORTV2
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Chapecoense - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Goiás - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Santos - SPORTV (RS assiste no Premiere)
21:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x New York Mets - ESPN+
21:15 - Futebol Americano, NFL: New Orleans Saints x Atlanta Falcons - ESPORTE INTERATIVO e ESPN
2:30 - Tênis, Masters de Xangai: várias partidas - SPORTV2

Sexta, 16/10/2015
15:00 - Taekwondo, Grand Prix: etapa da Inglaterra - ESPORTE INTERATIVO
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Mainz 05 x Borussia Dortmund - FOX SPORTS
15:30 - Futebol, Campeonato Francês: Monaco x Lyon - SPORTV2 e ESPN BRASIL
15:30 - Futebol, Campeonato Italiano Série B: Avellino x Brescia - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês Série B: Bristol x Nottingham Forest - ESPN
15:45 - Rúgbi, Aviva Premiership: Worcester Warriors x Northampton Saints - ESPN+
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série D: São Caetano x Botafogo de Ribeirão Preto - TV BRASIL e ESPORTE INTERATIVO
19:15 - Futsal, LNF: Assoeva x Intelli - SPORTV
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Boa Esporte x Sampaio Corrêa - PREMIERE
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Toronto Maple Leafs x Columbus Blue Jackets - ESPN+
20:05 - Futebol, MLS: Orlando City x New York City - SPORTV2
21:00 - Beisebol, MLB: final da Liga Americana, jogo 1 - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Paraná - SPORTV (BA assiste no Premiere)
22:00 - MMA, Legacy 47: Clay Harvison x Jordan Rinaldi - EI MAXX
23:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Anaheim Ducks x Colorado Avalanche - ESPN+
23:00 - Boxe, Meio-Pesado: Sean Monaghan x Donovan George - SPORTV3
23:35 - Automobilismo, Mundial de Motovelocidade: classificação da etapa da Austrália - SPORTV2
4:00 - Tênis, WTA de Hong Kong: duas semifinais - BANDSPORTS
Quarta, 14 de outubro de 2015
Brasileirão com jogo único para RJ e SP

Por razões até agora inexplicavelmente incertas e não sabidas, a retomada do Campeonato Brasileiro na TV aberta não terá um jogo para São Paulo e outro para o Rio de Janeiro, mas sim o mesmo nas duas metrópoles, antecipado que foi Figueirense x Flamengo para 21h (não é normal a Plim-Plim abdicar na maior do seu clube preferido no mercado carioca, ainda mais sem uma reposição e sendo este o único dos três a ser visitante nesta rodada) e isso deixando Fluminense x São Paulo em rede total às 22h - ou quase total no caso da Globo pois Minas Gerais assistirá Atlético Paranaense x Cruzeiro, mas no tocante à Bandeirantes sendo o clássico de tricolores mostrado para todas as regiões brasileiras, o que chama a atenção pois difere do feito na ida das quartas-de-final da Copa do Brasil, quando surpreendentemente exibiu Fluminense x Grêmio só para Rio Grande do Sul e Santa Catarina mesmo este sendo um jogo regionalizado da RBS TV e não nacional da Globo, o que colocaria Furacão x Cruzeiro teoricamente na mesma condição, mas não na prática desta vez.

Afogando em números
Do Notícias da TV, audiências de São Paulo no fim de semana de feriado. Sexta: "Globo Esporte" com 10 pontos; e Bandeirantes com 3,1 no "Jogo Aberto" e 2,8 em "Os Donos da Bola". Sábado: "Globo Esporte" com 10,7 pontos; Record com 3,8 no "Esporte Fantástico"; Bandeirantes com 0,7 na "Magazine Liga dos Campeões"; e RedeTV! com 1 em Vitória x Boa Esporte, 0,3 em Paulistano x Mogi das Cruzes e 0,5 em "Super Faixa do Esporte" e "Super Extremo". Domingo: Globo com 7,9 no GP da Rússia, 7 no "Auto Esporte" e 7,6 no "Esporte Espetacular"; SBT com 3,6 no "Acelerados"; RedeTV! com 0,9 no "Bola na Rede"; e Bandeirantes com 1,1 no "Band Esporte Clube" e 1,3 em "Gol, o Grande Momento do Futebol" e "Terceiro Tempo". Segunda: "Globo Esporte" com 11,8 pontos; e Bandeirantes com 2,8 no "Jogo Aberto" e 2,5 em "Os Donos da Bola".

Rede Globo I
Da Cristina Padiglione em O Estado de S.Paulo: 153 jogos de futebol dos Campeonatos Brasileiro, Paulista e Carioca foram levados pela emissora prontos para ir ao ar com áudio original, gráficos e comentários em inglês até a Sportel, a grande feira de televisão esportiva que é realizada no principado de Mônaco até esta quinta-feira.

Rede Globo II
Não consegui assistir por estar praticamente impossível assistir vídeos do portal global e mesmo do YouTube com os "10%" de internet que me sobraram desde o domingo retrasado enquanto não consigo 250 maneiras de $olucionar e$$a questão com a GVT, mas soube que o "Globo Esporte" de SP na segunda teve Ivan Moré, Casagrande, Caio Ribeiro, Mauro Naves e Abel Neto representados por fantoches em alusão ao Dia da Criança.

TV TEM
Flávio Ricco criticou no "Canal 1" a afiliada da Globo em Sorocaba por exibir uma reportagem de São Bento x Audax na Copa Paulista com quase um minuto de imagens aceleradas para mostrar uma briga "senão ficaríamos aqui até o 'Jornal Hoje'", com direito a gargalhadas e tudo mais. Afirma o "guru" que jornalismo deve sempre ser sério acima de tudo, não importa qual seja a editoria, mesmo que a de esportes.

TV Brasil
Do Lauro Jardim em O Globo (primeira vez que o cito nesta nova fase): a emissora negocia com a Editora Caras para transmitir programas esportivos com a marca da Placar, revista que ela adquiriu da Abril há poucos meses.

Copa do Brasil
O SporTV transmitirá sozinho em TV paga os dois São Paulo x Santos da semifinal da Copa do Brasil nos dias 21 e 28 (as duas próximas quartas-feiras), enquanto os dois Fluminense x Palmeiras passarão na ESPN Brasil e no Fox Sports. Assim foi noticiado no ar pelo Paulo Andrade no "Linha de Passe" de segunda-feira ao esclarecer a não-exibição do clássico pela ESPN. Dará certo a tática de "trancar" a exclusividade do San-São?

SporTV I
Mandou bem Marco Antônio Rodrigues no "Bem, Amigos!" de segunda-feira ao dizer que o Brasil precisava ter humildade e lutar e tentar acertar contra a Venezuela, não importando que seu passado seja mais glorioso que o da Argentina, quando Galvão Bueno bobamente quis minimizar a derrota brasileira para o Chile tirando onda da derrota da rival para o Equador na primeira rodada da Eliminatória Sul-Americana. Mesmo que ontem os argentinos empatassem com o Paraguai e os brasileiros vencessem a Venezuela, nada muda em relação ao ocorrido no programa de anteontem e o lado da razão continua com o "Bodão". Perdeu Carlos Eduardo uma ótima oportunidade de evitar tal tolice, embora claro esteja que ele deva ter gostado demais daquele VT inacreditável exibido no "Jornal Nacional" de sexta-feira passada - se é que não foi quem o sugeriu e até o montou, eh, eh...

SporTV II
De Gabriel Vaquer no NaTelinha: foi Corinthians x Intelli, primeira decisiva da Liga Paulista, o jogo de futsal que liderou a audiência da TV paga de 21 a 27 de setembro. Pensei que fosse Brasil x Portugal no Castelão, mas a culpa foi da Patrícia Kogut por dar notícia incompleta em O Globo dias atrás e não a completa como fez agora o Biel no NT. Uns têm acesso a tudo e não publicam tudo. Outros querem falar tudo e não sabem nem parte.

ESPN Brasil
Do Flávio Ricco no "Canal 1": em breve, Paulo Soares e José Renato Ambrósio aparecerão no Disney Channel em versão atores. O narrador e o repórter gravaram uma sequência do seriado juvenil "Que Talento!", no qual a personagem de Gabrielle Varcica tenta quebrar o recorde de bambolear em uma perna de pau no estúdio da ESPN.

BandSports
O exibidor exclusivo do Mundial de Boxe Amador mostrará às 13h de amanhã a luta de Robson Conceição contra o uzbeque Elnur Abduraimov, que valerá ao vencedor uma vaga de peso leve na Olimpíada de 2016.

Rádio de Porto Alegre I
A Gaúcha, que anuncia para a próxima segunda-feira um evento no Vermelho Grill onde anunciará para convidados os detalhes das coberturas esportivas que fará em 2016 e do trabalho nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, teve Brasil x Venezuela narrado pelo Pedro Ernesto Denardin dos estúdios e não do Castelão, onde presente esteve apenas o repórter André Silva, que no início da manhã desta quarta rumou de Fortaleza até Belo Horizonte para nesta noite narrar Atlético Mineiro x Internacional, o que talvez seja um efeito da saída do Marco Antônio Pereira na última sexta-feira pois, sem este episódio, provavelmente não teríamos tal escala consecutiva. Andrezinho foi o único profissional gaúcho in loco, pois Bandeirantes, Guaíba e Grenal ficaram só nos estúdios.

Rádio de Porto Alegre II
Assim como no jogo contra a República Dominicana na sexta passada, também Seleção de Novos x Haiti na segunda-feira teve off-tube só da Bandeirantes, pois Gaúcha, Guaíba e Grenal seguiram normais.

Rádio do Rio de Janeiro
A Fluminense AM estreará no Botafogo x Bragantino de sábado o comentarista Gustavo Roman.

Rádio de São Paulo I
Narrador da 105 FM na capital e da Bandeirantes de Campinas, Leandro Bollis não está mais na Jovem Pan News Piracicaba, da qual saiu por alegação de contenção de gastos. Nela estava desde a antiga Onda Livre AM.

Rádio de São Paulo II
De Tácila Rubbo e Anderson Scardoelli no Comunique-se: apresentadora do "Disparada no Esporte" da Gazeta AM, Regiani Ritter recebeu no último sábado uma homenagem pela sua participação na cobertura esportiva a partir de 1983, quando convidada por Pedro Luiz Paoliello. A distinção à jornalista se deu durante o evento "Mulheres Digitais", que aconteceu no auditório da Faculdade Cásper Líbero, e a ela foi entregue pela apresentadora Luciana Magalhães, da mesma TV Gazeta na qual Regiani foi repórter e participante da "Mesa Redonda".

Rádio de São Paulo III
A transmissão de Brasil x Venezuela na BandNews FM teve reportagem in loco do Danilo Queiroz, da afiliada de Fortaleza. Não foi a primeira vez dele em futebol de rede, mas com certeza foi muito especial.

Rádio de São Paulo IV
Repórter da CBN nestes dois primeiros jogos do Brasil na Eliminatória Sul-Americana, Vinícius Moura destacou uma ocasião muito especial da quinta-feira passada: reencontrar Galvão Bueno, que disse ter dado uma força determinante para seguir a carreira esportiva, o que o narrador da TV Globo exaltou em seus perfis nas redes sociais a partir de um episódio de agosto de 1998. O próprio Vinícius publicou aqui um vídeo da TV Anhanguera no dia de Goiás 1 x 1 Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro, que Galvão foi narrar. Com apenas 7 anos, o futuro repórter e narrador apareceu ao lado dele, que deu entrevista a Rafael Sebba. Uma curiosidade que, infelizmente, reforça que não há tudo de tudo na web e que muita coisa ainda precisa ser garimpada: não existe na internet nenhum vídeo da transmissão do titular da Plim-Plim para a partida de alviverdes no sábado do encontro com o gurizinho Vinícius. O único registro deste jogo, único mesmo, eu que publiquei ao extrair no ano passado do site da Band o vídeo da locução do Luciano do Valle reprisada no "Gol, o Grande Momento do Futebol".

Rádio de São Paulo V
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Flávio Gomes foi contratado pela Transamérica, acertado seu ingresso com Éder Luiz no fim da semana passada, e começará em novembro a apresentar o matinal "Esporte de Primeira", das 6h30 às 8h. Será o retorno do hoje comentarista do Fox Sports ao rádio desde 2013, quando também nesta mídia saiu da ESPN Brasil, na qual passou a apresentar programas e transmissões de futebol depois de mais de uma década apenas reportando e comentando Fórmula 1 e automobilismo na Jovem Pan e na Bandeirantes.

Aviso aos navegantes
A coluna desta quarta-feira foi concluída por volta das 13h, mas desde duas horas antes não consegui acessar mais nada nem com os "10%" de internet pela velocidade ficar muito menor que isso, problema que persiste enquanto eu não conseguir resolver uma dívida com a GVT por pura impossibilidade de quitá-la devido também ao patrocínio que não fechei ainda e complicou o planejamento de verba para este mês de outubro, uma "groselha vencida" que já expliquei nas colunas de segunda/terça e sábado/domingo, infelizmente sem nenhuma novidade positiva até então. Desde o domingo retrasado, todas as atualizações deste PB são precárias e "a fórceps". Mais uma vez peço desculpas às damas e aos cavalheiros por isso e também se por acaso faltar o destaque de alguma notícia importante publicada em blogs e colunas na manhã de hoje, mas simplesmente não pude saber o que neles saiu por não conseguir acessá-los, por isso mesmo forçado fui a vir a uma lan house para, dela, poder publicar os escritos de hoje e não tornar inútil o tempo gasto na edição dos mesmos.

Momento Raridade Rara I
O Sevilla completa 110 anos nesta quarta-feira. Duas vezes campeão da Copa da UEFA, duas da Liga Europa, uma da Supercopa da Europa, uma do Espanhol, uma da Supercopa da Espanha e cinco da Copa do Rei, é lembrado neste tópico em dois jogos: de 1993, a derrota amistosa por 2 x 0 para o São Paulo narrada por Jota Júnior na Rede Bandeirantes e reportada por Roberto Thomé na Rede Globo; e de 2007, o título da Copa do Rei com 1 x 0 sobre o Getafe apresentado por Helvídio Mattos na ESPN Brasil. Queria incluir o 1 x 1 amistoso com o Brasil em 2005, mas não encontrei nenhum vídeo com narração de televisão ou rádio deste jogo.

Momento Raridade Rara II

Jogos do passado dos confrontos desta noite pelo Campeonato Brasileiro.

De 1992, Joinville 0 x 2 Coritiba na Série B com Fernando César na Rádio Independência.

Dois Sport x Avaí na Ilha do Retiro: de 2009, Avaí 3 x 1 com Rembrandt Jr. no Premiere; e de 2013, Sport 2 x 0 na Série B com Roberto Queiroz e Wellington Araújo na Rádio Jornal.

Dois Atlético Paranaense x Cruzeiro na Arena da Baixada: de 2005, Atlético 5 x 4 com Jasson Goulart no Premiere; e de 2010, Cruzeiro 2 x 0 com Alberto Rodrigues na Rádio Itatiaia.

Dois Figueirense x Flamengo no Orlando Scarpelli acabados 3 x 2: de 2004, vitória mandante com Luís Roberto na Rede Globo; e de 2008, triunfo visitante com Evaldo José na Rádio CBN.

Dois Palmeiras x Ponte Preta em São Paulo pelo Campeonato Paulista: de 1972, Palmeiras 4 x 1 com Orlando Duarte na TV Cultura; e de 2010, Ponte 2 x 0 com Odinei Ribeiro no Premiere.

Três Fluminense x São Paulo no RJ: de 1986, um 2 x 2 na Taça dos Campeões RJ/SP com Jota Júnior na Rede Bandeirantes; de 2004, Fluminense 1 x 0 com Cléber Machado (curiosidade: ele não pôde narrar direito o gol por ter que entregar rapidamente para um vivo do Galvão Bueno na Olimpíada com o salto de Jadel Gregório no mesmo instante e acabou reclamando disso com a direção da transmissão, o que evidentemente não passou na televisão, mas que publicado foi no vídeo da íntegra do jogo na Globo.com à ocasião por deixarem a imagem corrida da geração direta do Estádio Raulino de Oliveira, o que consegui guardar com ajuda do conviva Guilherme "Mr. Zero"); e de 2007, São Paulo 2 x 0 com José Manoel de Barros na Rádio Jovem Pan.

Três Atlético Mineiro x Internacional no Mineirão: de 1980, um 1 x 1 com Ronan Ramos de Oliveira na TV Itacolomi (que, poucos meses depois, acabaria a exemplo das demais emissoras da Rede Tupi); de 2002, Atlético 2 x 0 na Copa do Brasil com Milton Leite e Paulo César Vasconcellos na ESPN Brasil (o segundo gol não passou ao vivo pois a filmagem ainda repetia o lance que originou a falta cobrada rapidamente); e de 2009, Internacional 1 x 0 com Pedro Ernesto Denardin e Filipe Gamba na Rádio Gaúcha.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.