.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Terça, 6/10/2015
12:45 - Rúgbi, Copa do Mundo: Canadá x Romênia - ESPN
16:00 - Rúgbi, Copa do Mundo: Ilhas Fiji x Uruguai - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Bragantino x Criciúma - SPORTV (Bragança Paulista assiste no Premiere)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Santa Cruz - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Mogi Mirim - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Macaé - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Oeste - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: ABC x Atlético Goianiense - PREMIERE
21:00 - Basquete, WNBA: Minnesota Lynx x Indiana Fever (final, jogo 2) - ESPN+
21:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Houston Astros - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paysandu x Bahia - SPORTV (PA assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Luverdense x Sampaio Corrêa - PREMIERE

Quarta, 7/10/2015
12:45 - Rúgbi, Copa do Mundo: África do Sul x Estados Unidos - ESPN
16:00 - Copa do Mundo de rugby: Namíbia x Geórgia - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Santos x São José - TV BRASIL e FOX SPORTS 2
18:30 - Vôlei, Paulista Feminino: Pinheiros x São Caetano - SPORTV
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Toronto Maple Leafs x Montreal Canadiens - ESPN+
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Portuguesa - EI MAXX
20:30 - Basquete, Amistoso: New York Knicks x Bauru - SPORTV2
20:35 - Futebol, MLS: New York Red Bulls x Montreal Impact - SPORTV3
21:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Botafogo x São Paulo - ESPN BRASIL
21:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Cruzeiro x Flamengo - SPORTV
21:00 - Beisebol, MLB: Pittsburgh Pirates x Chicago Cubs - ESPN
21:00 - MMA, NFC: Amaury Jr. x Antônio Pompeu - EI MAXX
23:00 - Golfe, Presidents Cup: primeira rodada - ESPN+
23:05 - Futebol, MLS: Vancouver Whitecaps x FC Dallas - SPORTV3

Quinta, 8/10/2015
13:00 - Futebol, Eliminatórias da Eurocopa: Geórgia x Gibraltar - SPORTV2
15:45 - Futebol, Eliminatórias da Eurocopa: Irlanda x Alemanha - SPORTV2
15:45 - Futebol, Eliminatorias da Eurocopa: Portugal x Dinamarca - SPORTV3 e ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Eliminatorias da Eurocopa: Irlanda do Norte x Grécia - ESPN
17:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x Texas Rangers - ESPN+
17:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Colômbia x Peru - SPORTV
17:45 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Bolívia x Uruguai - SPORTV3 (só segundo tempo)
18:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Venezuela x Paraguai - SPORTV2
20:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Chile x Brasil - GLOBO e SPORTV
21:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Argentina x Equador - SPORTV2
21:00 - Beisebol, MLB: Kansas City Royals x New York Yankees ou Houston Astros - ESPN+
21:30 - Futebol Americano, NFL: Houston Texans x Indianapolis Colts - ESPORTE INTERATIVO e ESPN
23:00 - Futebol, Amistoso: França x Armênia - SPORTV3 (gravado)
0:00 - Golfe, Presidents Cup: segunda rodada - ESPN+ (em andamento)
1:00 - Futebol, Eliminatórias da Eurocopa: Escócia x Polônia - SPORTV2 (gravado)
3:30 - Tênis, WTA da China: duas quartas-de-final - BANDSPORTS
4:00 - Automobilismo, Fórmula 1: primeiro treino do GP da Rússia - SPORTV
Terça, 6 de outubro de 2015
SporTV: titulares revezados com a Seleção

Do Flávio Ricco no "Canal 1": os narradores e comentaristas titulares se revezarão nas partidas do Brasil pela Eliminatória Sul-Americana para a Copa de 2018. Esta primeira sessão dupla contra Chile depois de amanhã e Venezuela na terça que vem será transmitida por Luiz Carlos Jr., Lédio Carmona e William Machado, trio que embarcou nesta manhã até Santiago para fechar o quarteto de microfone com André Hernan. No mês que vem, nas pelejas diante de Argentina e Peru, escalados estarão Milton Leite, Maurício Noriega e Belletti.

Fox Sports
Outra do "guru" Ricco é sobre os programas que estrearão na próxima segunda e que divulgados têm sido em chamadas: "Bom Dia Fox" será das 11h às 12h15, com Felipe Motta, Lívia Nepomuceno e Helena Calil; e "Boa Tarde Fox" irá das 17h às 18h, com Nivaldo Prieto, Mauro Beting e Karine Alves. Logo, recolocadas em novas atrações serão Lívia e Karine, que até dias atrás apresentavam de São Paulo o "Melhor do Fox Sports" no segundo canal, atração agora feita do Rio de Janeiro por Letícia Wiermann e Daniela Boaventura.

ESPN Brasil
Cinco exibições confirmadas tem "O Candidato", documentário que acompanha a rotina de Zico na busca pela presidência da FIFA, objetivo pelo qual precisa obter o apoio de federações de cinco países até o dia 26 para oficializar a candidatura. Uma delas é na ESPN Brasil: amanhã, às 20h15. As outras serão na ESPN: amanhã, às 19h15; na quinta, às 17h45; no próximo sábado, às 9h; e domingo que vem, às 13h15.

TV Brasil
Passará Vila Nova x Portuguesa nesta quarta não ao vivo às 20h30, pois assim é exclusivo do EI Maxx, mas sim em gravação integral às 23h45, logo depois do "Cine Nacional". Considerando-se ser uma noite sem bola rolando na Globo (que vai mesmo de "Cinema Especial" com "Intocáveis", aliás) e na Bandeirantes, já ajuda um pouco. A programação no site da emissora ainda indica a Série C para 16h do próximo sábado, o que dá a entender que transmitido seja Brasil x Fortaleza, apontado inicialmente no site da CBF como só do EI Maxx. Neste caso, não seria o único jogo da faixa em canal aberto pois a RedeTV! vai de Vitória x Boa Esporte às 16h30.

Campeonato Brasileiro Série D
Confirmada ontem pela CBF, a tabela das quartas-de-final (cujos classificados para a semifinal também estarão na Série C em 2016) aponta algo inédito no histórico da mais recente das quatro séries do Brasileirão: todas as partidas com televisionamento, o que é um avanço que merece por demais ser saudado. A TV Brasil exibirá os dois São Caetano x Botafogo de Ribeirão Preto às 19h dos dias 11 (domingo) e 16 (sexta), confrontos que também passarão no Esporte Interativo aberto, que mostrará todos os demais também às 19h, exceto onde indicado: no próximo sábado, Operário de Ponta Grossa x Remo; na segunda que vem, Ríver x Lajeadense (16h30) e Caldense x Ypiranga; dia 17, Ypiranga x Caldense; dia 18, Remo x Operário; e dia 19, Lajeadense x Ríver.

A propósito disso
Até por dois clubes do Rio Grande do Sul estarem nas quartas da quarta, espero que os concessionários de variados horários na TV Urbana sejam amigos do futebol gaúcho e abram mão dos seus espaços por ao menos uma ou duas vezes para permitir que as transmissões do Esporte Interativo passem no 11 da Net e, sobretudo, no 55 UHF para os desprovidos de toda e qualquer operadora paga e de todo e qualquer acesso à internet. No dia 12, por exemplo, Ríver x Lajeadense às 16h30 e Caldense x Ypiranga às 19h serão nas faixas dos terceirizados "Vivi na TV" (16h), "Mais Feminina" (17h), "Rosaura Fraga" (17h30), "Croma TV" (18h), "Terceira Revelação" (18h30), "Atividade" (19h) e "2 Toques" (20h15). No dia 17, Ypiranga x Caldense às 19h colidirá com os programas "Croma TV" (19h30) e "Momento Jurídico" (20h30). Já no dia 19, Lajeadense x Ríver às 19h será no horário de "Atividade" (19h) e "2 Toques" (20h15). Embora receoso fico de ninguém abrir mão dos seus horários nem mesmo por algo tão importante para o nosso estado como a busca de acesso à Série C por alviazuis de Lajeado e canarinhos de Erechim, muito contente de verdade eu ficaria se houvesse a compreensão da parte de Carlos Eduardo Oliveira, José Silvas, Rejane Noschang, Viviane de Ogum e outros apresentadores para abrirem mão dos horários nestas excepcionalidades ou cancelando suas atrações nestes dias ou as veiculando mais cedo ou mais tarde.

Copa do Brasil
Suspeitei desde o princípio... Só um paulistano mandante em cada rodada da semifinal e não ambos na mesma, logo, São Paulo x Santos e Fluminense x Palmeiras no dia 21 e Santos x São Paulo e Palmeiras x Fluminense no dia 28, todas estas quatro partidas às 22h de quartas-feiras. Nítido está o que fará a Globo com isso: passar os tricolores para o Rio de Janeiro e o San-São para SP tanto na ida quanto na volta. No caso paulista não deveria ser assim e sim a "ficha 1" na Plim-Plim e a "ficha 2" na Band para todos terem canal aberto, mas infelizmente não acho que seja assim que aconteça, embora fosse o correto para não deixar ninguém na mão - agora, tem uma coisa: não pode ter dois pesos e duas medidas. Se semana passada o Rio Grande do Sul teve que receber nas duas abertas a mesma partida com Palmeiras x Internacional ao invés dessa passar numa delas e Grêmio x Fluminense vir pela outra, o mesmo tem que valer para SP. Vai pegar mal se diferenciarem.

Liga Sul/Minas/Rio
Da Camila Mattoso na Folha de S.Paulo no começo da tarde desta segunda-feira: o executivo da nova liga disse ter sido contatado por Record e Esporte Interativo, interessados em obter a transmissão da chamada "Primeira Liga". Naquele momento, Alexandre Kalil disse que os clubes não irão atrás de ninguém e que interessados no produto deverão buscá-los, até então não havendo busca da parte da Globo, cuja comunicação dizia que se posicionaria conforme o torneio fosse confirmado. Nesta terça, a FSP traz nova reportagem da Camila na qual Kalil contou ter sido procurado pela Plim-Plim - logo, pouco depois do primeiro material entrar na internet.

Rede Globo I
Esperado: explicado pelo Flávio Canto no início que a "Balada Olímpica" deste mês, exibida nesta madrugada, teve Cristiane Dias ao seu lado pois Carol Barcellos está viajando para gravar o "Planeta Extremo".

Rede Globo II
De Miguel Arcanjo Prado no Notícias da TV: a emissora desmentiu que Cléber Machado saia do "SPTV: 1ª Edição" pois é habitual ele e César Tralli brincarem no ar um com o outro dentro do clima informal do noticiário, no qual o narrador disse ontem que só retornaria no dia 15 para repercutir o retorno do Campeonato Brasileiro "se Tralli quisesse", ao que o apresentador disse ser o colega "sempre bem-vindo" e Cléber devolveu com um "é... sei lá... de repente você fica cansado", recebendo um "engraçadinho" que terminou o quadro desta segunda-feira. Miguel agora tá na equipe do Daniel Castro, que não é disso, mas não negou nadinha de nada o espírito da "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert, da qual foi interino em seu blog no R7 nos últimos anos, eh, eh, eh...

Afogando em números
Do Notícias da TV, da Teoria dos Jogos e da assessoria de imprensa da RedeTV!, audiências deste fim de semana em São Paulo. As da sexta-feira: "Globo Esporte" com 10,5 pontos; e Bandeirantes com 3,4 no "Jogo Aberto" e 2,9 em "Os Donos da Bola". As do sábado: RedeTV! com 1,9 em Bahia x Vitória, 0,4 em Rio Claro x São José, 0,7 na "Super Faixa do Esporte" e 1,1 no "Super Extremo"; 11,5 do "GE"; Record com 3,9 no "Esporte Fantástico"; e Bandeirantes com 0,7 na "Magazine Liga dos Campeões". E as do domingo: Ponte Preta x Corinthians com 26 pontos e 46% totais (20 com 36% na Globo e 6 com 10% na Bandeirantes); Globo com 10,4 no "Auto Esporte" e 9,1 no "Esporte Espetacular"; SBT com 3,2 no "Acelerados"; RedeTV! com 1 ponto e 6% no "Bola na Rede" (terceiro lugar); e Bandeirantes com 0,9 na Fórmula Truck, 1,2 no "Band Esporte Clube", 1,9 no "Gol, o Grande Momento do Futebol" e 3,1 no "Terceiro Tempo". Tem ainda uma do domingo no Rio de Janeiro: Santos x Fluminense com 19 e 37% totais (18 com 35% na Globo e 1 com 2% na Bandeirantes).

Rádio do Rio Grande do Norte
Recebo: ninguém das esportivas potiguares foi ao RJ sequer reportar Macaé x ABC no sábado. Baaahhh!!!

Rádio de Belo Horizonte
Começou às 20h de ontem um novo programa na 98 FM: o "FDP", que não é o que vocês estão pensando e sim a sigla de "Futebol do Povo", com apresentação de Jaeci Carvalho, da TV Alterosa, e do ator Eri Johnson.

Rádio do Rio de Janeiro I
Recebo do conviva Elias Torrent: no "Globo Esportivo" desta segunda-feira, Luiz Penido falou das viagens de avião das delegações dos clubes, dizendo que só São Paulo e Belo Horizonte ficam perto do Rio - e, ainda assim, só quando os aeroportos estão abertos. Aí, o "Garotão da Galera" afirmou que o time que viaja até Chapecó anda, anda e ainda "tem que pegar uma charrete para chegar". Tá bom que são mesmo problemáticas as viagens para o Oeste de SC, tanto que algumas vezes jogos da Chapecoense pelas Séries A e B do Brasileirão foram adiados nos últimos anos devido a tais complicações, mas "pegar uma charrete" também não...

Rádio do Rio de Janeiro II
Dica boa: o blog Rádio Esportivo Carioca, relançado pela Isabela Guedes e que terá muitos áudios marcantes do AM futebolístico, alguns deles cedidos pelo experiente radialista José Rezende. Os primeiros dias de postagens já tiveram materiais bem interessantes oferecidos pela Maria Isabela aos leitores, vale checar.

Rádio de Porto Alegre
Do Jeremias Wernek no UOL Esporte: depois da Grêmio Rádio Umbro, projeto que transmite as partidas do Tricolor dentro da programação da Feliz FM 90,3, um semelhante e avançado é pensado pelo Internacional. A ideia é uma emissora FM 24 horas só sobre o clube, não só irradiando os jogos, mas também tendo programas musicais e culturais, além de informativos diários sobre os outros departamentos da agremiação. É buscada uma concessão junto ao Ministério das Comunicações, em Brasília, e ao mesmo tempo o Colorado busca pelo estado firmar uma parceria com uma estação já estabelecida que possa ceder seu prefixo de frequência modulada.

Uma reflexão
Publicada aqui pelo Edemar Annuseck sobre o rádio esportivo atual, que considera ir mal por não mostrar mais qualidade na transmissão dos jogos e no oferecimento de informações e análises dos mesmos ao trocar isso por humor desnecessário, pornografia e comerciais lidos sem valorização e rodados em excesso. Voz que não pode ser desconsiderada no debate sobre o assunto e sim muito levada em conta, até pelo histórico que possui.

Trivela
Não mais seu editor-chefe, Ubiratan Leal continua na empresa F451, mas passou a comandar o projeto Outra Cidade, sobre vida urbana, em substituição a Leandro Beguoci. Atuante também no site Extratime, ele não terá mais o futebol como ocupação principal, mas continuará a colaborar com a Trivela sempre que solicitado for, além de comentar alguns jogos na ESPN Brasil (pelo qual fez Charlton x Fulham no sábado passado). Esta alteração levou ao seu lugar na chefia de edição do site esportivo Felipe Lobo, que nele está desde 2009 e que assume a função que, antes do Ubiratan, teve Gustavo Hofman e Leonardo Bertozzi, hoje analistas da ESPN.

Solidariedade
Ao Alexandre Alliatti, repórter do GloboEsporte.com, pelo falecimento nesta segunda-feira do seu pai Alcides.

Momento Raridade Rara I
Terça-feira para a Fórmula 1 lembrar um dos seus maiores momentos: os 30 anos hoje completados da mesma corrida do primeiro título de Alain Prost e da primeira vitória de Nigel Mansell. Os dois fatos aconteceram no Grande Prêmio da Europa, realizado na britânica pista de Brands Hatch. Assista aqui as últimas voltas desta etapa fundamental para a história da categoria com Galvão Bueno e Reginaldo Leme na Rede Globo.

Momento Raridade Rara II

Alguns jogos antigos de enfrentamentos desta noite na Série B do Campeonato Brasileiro.

De 2012, Bragantino 3 x 4 Criciúma com Reinaldo Porto no Premiere.

De 1995, Paysandu 2 x 2 Bahia na Série A com apresentação de Léo Batista na Rede Globo.

Dois CRB x Santa Cruz na Copa do Nordeste: de 2010, CRB 3 x 1 com André Henning no Esporte Interativo; e de 2013, Santa 3 x 2 em reportagem de Michele Garziera na TV Gazeta (Globo).

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.