.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Segunda, 5/10/2015
19:15 - Futsal, LNF: Jaraguá x Joinville - SPORTV
21:30 - Futebol Americano, NFL: Seattle Seahawks x Detroit Lions - ESPN

Terça, 6/10/2015
12:45 - Rúgbi, Copa do Mundo: Canadá x Romênia - ESPN
16:00 - Rúgbi, Copa do Mundo: Ilhas Fiji x Uruguai - ESPN
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Bragantino x Criciúma - SPORTV (Bragança Paulista assiste no Premiere)
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: CRB x Santa Cruz - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Mogi Mirim - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: América Mineiro x Macaé - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Oeste - PREMIERE
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: ABC x Atlético Goianiense - PREMIERE
21:00 - Basquete, WNBA: Minnesota Lynx x Indiana Fever (final, jogo 2) - ESPN+
21:00 - Beisebol, MLB: jogo a confirmar - ESPN
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paysandu x Bahia - SPORTV (PA assiste no Premiere)
21:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Luverdense x Sampaio Corrêa - PREMIERE

Quarta, 7/10/2015
12:45 - Rúgbi, Copa do Mundo: África do Sul x Estados Unidos - ESPN
16:00 - Copa do Mundo de rugby: Namíbia x Geórgia - ESPN
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Feminino: Santos x São José - TV BRASIL e FOX SPORTS 2
18:30 - Vôlei, Paulista Feminino: Pinheiros x São Caetano - SPORTV
20:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Toronto Maple Leafs x Montreal Canadiens - ESPN+
20:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série C: Vila Nova x Portuguesa - EI MAXX
20:30 - Basquete, Amistoso: New York Knicks x Bauru - SPORTV2
20:35 - Futebol, MLS: New York Red Bulls x Montreal Impact - SPORTV3
21:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Botafogo x São Paulo - ESPN BRASIL
21:00 - Futebol, Copa do Brasil Sub-20: Cruzeiro x Flamengo - SPORTV
21:00 - Beisebol, MLB: jogo a confirmar - ESPN
21:00 - MMA, NFC: Amaury Jr. x Antônio Pompeu - EI MAXX
23:00 - Golfe, Presidents Cup: primeira rodada - ESPN+
23:05 - Futebol, MLS: Vancouver Whitecaps x FC Dallas - SPORTV3
Segunda, 5 de outubro de 2015
Mais ou menos futebol na Globo nesta quinta

Aviso aos navegantes: desde as 12h deste domingo, estou com a internet muitíssimo lenta e praticamente impossível de navegar. A muito custo, a fórceps, consigo publicar as inéditas de "24 Horas" e "Papo de Mídia" no dia de hoje. Esclareço que não é problema de reiniciar o modem, como alguns viventes sugeriram no Twitter. É assim mesmo que fica nestas situações. Até que eu consiga 250 maneiras de resolver este problema, sabe lá Deus de que jeito (ainda mais que, cometendo uma inconfidência que não deveria fazer e faço para ajudar na explicação do contexto, até agora não consegui fechar um patrocínio que negocio para este Papo de Bola - o Site há mais de um mês e que eu esperava que iniciasse na metade de setembro, mas que ainda não foi fechado e que ajudará a manter todas as contas em dia se fechado), a tormenta persistirá e navegarei com extrema dificuldade pelos sites que visito sempre para buscar as pautas para as duas colunas diárias, além de ser impossível escutar emissoras de rádio pela internet e, especialmente, assistir vídeos dos portais. Peço mil perdões às damas e aos cavalheiros por isso, mas o ano tem sido de muito mais derrotas que de vitórias. Traçando um paralelo com a bola rolando: me sinto que nem o Guaratinguetá na A2 do Paulistão e o Caxias na Série C do Brasileirão. E na medida do possível, tentemos ir em frente com o que deu para fazer e dá para publicar.

Do Flávio Ricco no "Canal 1": a direção da Rede Globo discutiu neste fim de semana uma possibilidade de mudar a programação, puxando o "The Voice Brasil" para quarta-feira no horário habitual do futebol (no qual está programado, até onde se sabe, o filme "Intocáveis" em "Cinema Especial") para abrir espaço para um especial "Central das Eliminatórias" depois de "A Regra do Jogo" na quinta-feira para repercutir Chile x Brasil.

Rede Globo I
Do Ricardo Feltrin na "Ooops!" do UOL: contando todos os eventos nacionais e internacionais que transmite, a emissora deverá gastar mais de nada mais e nada menos que 1 bilhão de dólares em quatro anos, "só" mais de 200 milhões pelas Copas do Mundo de 2018 e 2022 e quase 200 milhões entre direitos de transmissão e mídia vinculada pelos Jogos Olímpicos de 2016, devendo girar por volta disso o custo para a Olimpíada de 2020. Isso acaba chamando a atenção nos dias atuais por vivermos tempos com dólar por volta dos 4 reais, embora no caso da Plim-Plim não complique tanto devido ao faturamento líquido anual permitir tais investimentos. Porém, existe a possibilidade do "The Ultimate Fighter Brasil" não ganhar nova edição no ano que vem.

Rede Globo II
Ou deveria chamar de "Rede Tubo"? Só deu isso neste fim de semana. Luís Roberto não foi a Maceió para a final do Sul-Americano de Vôlei, Alex Escobar não foi à Baixada para Santos x Fluminense (mas essa estava na cara sabendo-se que seria sua a locução deste jogo e o vendo apresentar normalmente o "Esporte Espetacular"), Cléber Machado não foi a Campinas para Ponte Preta x Corinthians, Paulo Brito não foi a Belo Horizonte para Cruzeiro x Grêmio e, pasmem, Thiago Mastroianni e cia. não foram à Fonte Nova para Bahia x Vitória, essa não dando para entender. Não vi como foram Oeste x Náutico e Macaé x ABC, mas não duvido que também Rembrandt Jr. não tenha se deslocado até Osasco e que Danilo Ribeiro não tenha ido até o litoral fluminense.

Rede Bandeirantes I
Até por acontecerem no estado de SP, as duas transmissões dominicais tiveram quase todos no local. Isto é: todos em Santos x Fluminense e quase todos em Ponte x Corinthians pois, até por razões mais do que óbvias (o diz-que-me-diz com a Macaca por alfinetá-la para enaltecer no Guarani e o troco ser o veto da liberação de atletas alvinegros à versão paulista de "Os Donos da Bola"), Neto comentou dos estúdios no Morumbi. De lá, através da filmagem da emissora, ele viu manifestações ofensivas dos ponte-pretanos contra sua pessoa, mas pareceu não ter se incomodado com isso, tanto que publicou as imagens em seus perfis nas redes sociais afirmando estar "emocionado" por ser "amado" pela "turma do segundo time de Campinas".

Rede Bandeirantes II
Relíquias do "Gol, o Grande Momento do Futebol" neste domingo: Corinthians 5 x 0 Ponte Preta no Paulista 1995 com José Luiz Datena (jogo na Fazendinha); Corinthians 1 x 2 Ponte Preta em 1999 com Oliveira Andrade; e Ponte Preta 1 x 1 Corinthians em 1986, Santos 5 x 2 Fluminense e Fluminense 4 x 1 Santos ambos em 1995, além do enésimo pedido de telespectador do golaço do Edmundo no Vasco 3 x 1 Manchester United do Mundial de 2000, tudo com Luciano do Valle. Teve ainda um Grêmio 1 x 1 Cruzeiro do Torneio dos Campeões de 1982.

Rede Bandeirantes III
Duas do Flávio Ricco no "Canal 1": enquanto Renata Fan apresentará o Miss Brasil em 19 de novembro, evento realizado no Citibank Hall de São Paulo, afirma o "guru" que fazer a Olimpíada de 2016 só com quem está aí, sem reforçar numericamente igual a todos os outros detentores da transmissão, será quase impossível.

Fox Sports
Divulgado em chamadas para segunda-feira da semana que vem as estreias dos novos programas "Bom Dia Fox" e "Boa Tarde Fox". No caso deste primeiro, apenas o Fox Sports não tinha programa matinal entre as emissoras esportivas por todas as outras terem um para chamar de seu. Lacuna preenchida agora.

SporTV
Patrícia Kogut publicou em O Globo que um jogo de futsal transmitido pelo canal foi o programa mais assistido da TV paga no período de 21 a 27 de setembro. Infelizmente ela não citou qual foi, mas minha dedução é que se refira a Brasil x Portugal, o amistoso realizado no Castelão de Fortaleza na terça, dia 22.

Rádio de São Paulo I
Citei na coluna deste domingo o tom de despedida do Rogério Michelletti ao se referir ao "Craques Para Sempre" apresentado por ele nos domingos da Estadão FM. Talvez isso tenha a ver com algo que foi noticiado na terça passada pelo Anderson Cheni e que foi comentado neste fim de semana por profissionais como Milton Neves e Everaldo Marques: um "facão" estimado em mais de 70 pessoas e programação praticamente toda musical, ficando apenas dois noticiários e nada mais. Um bom amigo comentou comigo que a jornada esportiva de ontem pode ter sido a última da estação. Tomara que todos eles estejam enganados e que, no fim das contas, não seja nada de nada disso e que a cobertura esportiva e toda a programação jornalística normal prossigam. (Atualização das 12:35: infelizmente não havia erro algum pois as demissões aconteceram mesmo, a grade musical já prevalece e Ponte x Corinthians foi a última "Partida Estadão". Aqui está um manifesto do Weber Lima, que foi o âncora das jornadas esportivas desde o ano passado e que passa a ser mais um de tantos disponíveis no mercado.)

Rádio de São Paulo II
Repórter da Globo, Rafael Esgrillis disputou neste domingo o Torneio dos Clubes Amadores da Federação Paulista de Atletismo, na categoria 1. E se saiu muito bem, terminando sua prova na segunda posição.

Rádio de São Paulo III
Bradesco Esportes, Capital e CBN AM (rede RJ) foram as esportivas que fizeram Santos x Fluminense na simultaneidade das 16h deste domingo. Todas as demais preferiram Ponte Preta x Corinthians.

Rádio de Porto Alegre
O "Ganhando o Jogo" das 12h desta terça acontecerá não no estúdio da Guaíba e sim na PUC/RS, dentro da "Semana do Correio do Povo" promovida pela Famecos (Faculdade de Comunicação Social). Interessados em tanto assistir o debate com Flávio Dal Pizzol, Vinícius Sinott, Carlos Guimarães, Filipe Duarte e Juremir Machado da Silva quanto em acompanhar a "Oficina de Jornalismo Esportivo" ministrada pelo repórter Carlos Corrêa, com introdução do editor Hiltor Mombach, podem se inscrever grátis neste e-mail aqui. 25 vagas.

Dica boa no Rio de Janeiro para hoje
Será lançado às 19h o livro "Craques do Microfone", dedicado aos nomes que fizeram história no rádio esportivo e cuja autoria é do médico e apaixonado pela radiofonia desportiva Marcos Sperli Garcia, que nunca atuou em rádio comercial, mesmo tendo cursos na Escola de Rádio. Quem puder, que prestigie o acontecimento. É na Livraria da Travessa localizada na Voluntários da Pátria, 97, no bairro de Botafogo.

Dica no Rio de Janeiro para mais adiante
"Nóis erra, nóis courrege", como diria o Marcelo: não tem nada de próxima quinta-feira, esquece aquilo. O correto dia do lançamento carioca de "Rivellino", biografia do super ex-jogador e atual comentarista escrita pelo Maurício Noriega, é 5 de novembro, isso sim. É quinta-feira do mesmo jeito, mas não a que falei inicialmente, por isso vindo uma correção da Samantha Dias, da Note Comunicação, a quem agradeço. Ao menos o local não foi corrigido, então, devo ter acertado: Livraria da Travessa na Visconde de Pirajá, em Ipanema.

Agradecimentos na saideira
Aos convivas Nelson Burd e Luciano Voigt Zschornack, que alertaram ser Raul Moreau o plantão da Rádio Gaúcha na final São Paulo x Grêmio do Campeonato Brasileiro de 1981 ("Raridade Rara" da coluna de sábado), e Clayton Moreira, por alertar que Kita venceu a Copa União de 1987 pelo Flamengo ("Raridade Rara" da coluna de ontem). No caso do Moreau, não o reconheci pela voz por não ter pego sua época de plantão esportivo e apenas tê-lo assistido algum tempo como apresentador jornalístico na TV Pampa nos anos 90, mas sem gravar sua voz na minha memória. Quanto ao ex-artilheiro falecido anteontem aqui na aldeia pampeana, fui traído por um tremendo desencontro de informações em várias páginas, admito que "apanhei" para pesquisar sobre ele.

Momento Raridade Rara I

Dica ótima aqui em Porto Alegre: todos os caminhos levam à Livraria Cultura do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, 80, no Passo D'Areia) para o lançamento às 18h de "Olha, Gente!", a biografia de Lauro Quadros assinada pelo jornalista Maikio Guimarães. Infelizmente, problemas variados não me deixarão lá estar mesmo que vontade bastante eu tivesse, mas 2015 só me tem feito "perder por 7 x 1" até não poder mais. Bom, quem tiver dinheiro para recarregar o telefone celular para se comunicar com quem ficar em casa para não deixá-los preocupados, pegar um ônibus na ida e um táxi na volta em impossibilitado de auto-condução pela falta da mesma e ainda conseguir adquirir um exemplar desta que promete ser uma obra imperdível sobre um dos maiores craques do jornalismo esportivo e geral do Rio Grande do Sul em todos os tempos, que trate de ir pois valerá demais.

Mas o destaque está em "Raridade Rara" pela data servir de pretexto para duas memórias do Lauro: de 1991, seu comentário no segmento esportivo apresentado por Marjana Vargas (hoje diretora geral da Rádio Grenal) no "Jornal do Almoço", da RBS TV, que tinha Maria do Carmo e Lasier Martins (colega desde os tempos de futebol na Rádio Guaíba) como os apresentadores gerais; e de 2010, os rumos inacreditáveis que uma recordação da época de reportagem feita por Lauro tomou no "Sala de Redação", da Rádio Gaúcha, a partir de uma continuação do Paulo Sant'Ana que levou Ruy Carlos Ostermann e cia. à loucura. Só digo que tem "chonga" no meio.

Momento Raridade Rara II

Quatro jogos para destacar os 35 anos hoje completados pelo Borges, atacante da Ponte Preta e que teve como primeiro grande título a final sem grandes do Paulistão de 2004 pelo São Caetano diante do Paulista.

De 2008, Goiás 0 x 1 São Paulo. Seu gol deu o tricampeonato brasileiro consecutivo ao clube e o bi nacional ao próprio jogador. Oscar Ulisses narrou na Rádio Globo.

De 2010, Internacional 0 x 2 Grêmio. Um gol dele na ida decisiva do conquistado Campeonato Gaúcho. Relato do Paulo Brito na RBS TV.

De 2012, Santos 8 x 0 Bolívar na Copa Libertadores com um gol dele contado por Marco de Vargas e Paulo Júlio Clement no Fox Sports. Naquele ano, Borges ganhou o Paulistão pelo Peixe.

De 2013, Cruzeiro 3 x 0 Grêmio com um gol dele no primeiro de três títulos pela Raposa (dois brasileiros e um estadual). Transmitiram Alberto Rodrigues, Artur Moraes e Bruno Azevedo na Rádio Itatiaia.

Momento Raridade Rara III

Um dos maiores goleadores do futebol brasileiro, Careca celebra 55 anos nesta segunda-feira. O tópico resgata alguns dos grandes momentos dele, que nos tempos de Itália ficou popularizado como "Carecone" graças às transmissões do Campeonato Italiano na Band com Sílvio Luiz, com quem faria o torneio em 2012 na RedeTV!. Aliás, quem fez a página do Careca na Wikipédia cochilou, pois foi em 2012 a saída dele da emissora.

De 1978, Guarani 1 x 0 Palmeiras. Foi dele o gol do histórico título brasileiro do Bugre. José Silvério irradiou na Rádio Jovem Pan. Careca ainda ganhou a Série B de 1981 pelo clube.

De 1986, Guarani 3 x 3 São Paulo + 3 x 4. Uma das mais fantásticas decisões do Brasileirão, cuja decisão por pênaltis só aconteceu por causa do gol do são-paulino Careca aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação. A TV Cultura transmitiu com Luís Alberto Volpe. O artilheiro ainda ganhou dois Paulistões pelo Tricolor.

De 1986, Brasil 1 x 0 Argélia. Careca não venceu a Copa do Mundo, mas seu gol nesta partida é eterno para a televisão esportiva brasileira: o primeiro da Seleção em Copas narrado por Galvão Bueno na Rede Globo, que bem sabem ter tido Osmar Santos como titular canarinho. Apresentação de Fernando Vannucci.

De 1987, Napoli 2 x 2 São Paulo. Este amistoso fez parte das negociações da transferência do goleador dos tricolores brasileiros para os napolitanos italianos. Jota Júnior e Juarez Soares contaram pela Rede Bandeirantes. No Napoli, Careca faturou uma Copa da UEFA, um Italiano e uma Supercopa da Itália.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.