.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Terça, 28/7/2015
5:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - SPORTS+
5:55 - Aquáticos, Mundial: maratona aquática feminina 10 km - SPORTV
7:30 - Aquáticos, Mundial: Brasil x Japão (polo aquático feminino) - SPORTV2
9:00 - Aquáticos, Mundial: saltos ornamentais - SPORTV2
13:30 - Futebol, Amistoso: Galatasaray x Stuttgart - SPORTV2
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Palmeiras x Fluminense - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Amistoso: Everton x Dundee - SPORTV2
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Santa Cruz x Bahia - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Náutico - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: ABC x Ceará - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Vitória x Macaé - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paysandu x América Mineiro - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Sampaio Corrêa - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Mogi Mirim x Bragantino - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Boa Esporte x Luverdense - PREMIERE
21:05 - Futebol, Copa dos Campeões: Barcelona x Chelsea - ESPORTE INTERATIVO
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo x Criciúma - SPORTV (RJ assiste no Premiere)
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Atlético Goianiense x CRB - PREMIERE
23:05 - Futebol, Copa dos Campeões: América do México x Benfica - ESPORTE INTERATIVO

Quarta, 29/7/2015
6:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - SPORTS+
9:00 - Futebol, Copa dos Campeões: Milan x Real Madrid - ESPORTE INTERATIVO
10:00 - Tênis, WTA de Florianópolis: duas partidas - BANDSPORTS
11:30 - Aquáticos, Mundial: nado sincronizado - SPORTV2
13:30 - Aquáticos, Mundial: saltos ornamentais - SPORTV2
15:30 - Aquáticos, Mundial: Brasil x Croácia (polo aquático masculino) - SPORTV2
19:00 - Futebol, Taça Belo Horizonte de Juvenis: Flamengo x Corinthians (final) - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa Argentina: Boca Juniors x Banfield - ESPN BRASIL
21:00 - Beisebol, MLB: Houston Astros x Los Angeles Angels - ESPN+
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Corinthians x Vasco - GLOBO (RJ, Belo Horizonte, Juiz de Fora, ES, SC, PR, DF, GO, MS, MT, BA, CE, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC, TO e Caruaru), BAND (menos SP, RS e PE) e PREMIERE
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x São Paulo - GLOBO (SP, MG - exceto Belo Horizonte e Juiz de Fora -, RS e PE - exceto Caruaru), BAND (SP, RS e PE) e PREMIERE
22:00 - Futebol, Copa Libertadores: Tigres x River Plate (final, ida) - SPORTV e FOX SPORTS
22:00 - Futebol, Amistoso: Estrelas da MLS x Tottenham - SPORTV2 e ESPN
22:05 - Futebol, Copa dos Campeões: Manchester United x Paris Saint Germain - ESPORTE INTERATIVO
3:30 - Aquáticos, Mundial: Brasil x Itália (polo aquático feminino) - SPORTV

Quinta, 30/7/2015
6:00 - Aquáticos, Mundial: maratona aquática 5 km por equipes - SPORTV
6:30 - Tênis, ATP de Hamburgo: várias partidas - SPORTS+
9:00 - Futebol, Amistoso: Real Madrid x Milan - ESPORTE INTERATIVO
10:00 - Tênis, WTA de Florianópolis: duas partidas - BANDSPORTS
11:30 - Aquáticos, Mundial: nado sincronizado - SPORTV2
13:30 - Aquáticos, Mundial: saltos ornamentais - SPORTV3
15:30 - Atletismo, Liga de Diamante: etapa de Estocolmo - BANDSPORTS
19:00 - Futsal, LNF: Umuarama x Brasil Kirin - SPORTV
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Vasco - SPORTV
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vitória x Bahia - ESPN BRASIL
1:00 - Golfe, Aberto Britânico Feminino: primeira rodada - ESPN+ (gravado)
Terça, 28 de julho de 2015
Joanna de Assis: repórter, escritora e também cantora

Gosto dela desde que passei a assisti-la ainda na webTV do Portal Terra, lá por 2003 ou 2004, num programa que era interativo. Desde então, a acompanho também por escrita e especialmente na televisão a partir de 2008, ao seu ingresso no SporTV a partir do GloboEsporte.com. Ano passado, veio sua versão escrita com o muito bem cotado livro "Para-Heróis" (que, diga-se de passagem, até agora não consegui ler inteiro e muito envergonhado digo isso). Agora, algo que já se deduzia por alguns vídeos nas suas redes sociais foi muito mais assistido graças a um belo demonstrativo no "Bem, Amigos!" de ontem, no SporTV: o lado cantora da Joanna de Assis.

Quando coloquei no "Raridade Rara" da coluna de ontem o "Apito Final" do fim da Copa do Mundo de 1990 na TV Bandeirantes, destaquei especialmente as presenças de Zico e Rivelino por ocasião do "Noite dos Craques" no Esporte Interativo (aliás, agradecido fico ao Vitor Sérgio Rodrigues pela saudação quando exibido o trecho com os ex-jogadores cantando a vitória alemã com Sílvio Luiz e Júlio Mazzei, que extraí separadamente da íntegra que a conta fbaccarat80 publicou no YouTube). Mas neste programa também estava Toquinho, que pontuava o debate com "comentários musicados". Um dos convidados do "Bem, Amigos!" foi justamente ele.

Assistam aqui Joanna, a convite do Toquinho, mandando bem demais no clássico "O Bêbado e a Equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc, a histórica canção de símbolo contra a ditadura militar ainda vigente no 1979 em que foi criada - e que justamente é o ano de nascimento da repórter do SporTV, que faz o "Bem, Amigos!", programa que tem quem como concorrente de horário na ESPN Brasil? "Linha de Passe", que é justamente o álbum do João com este clássico, que infelizmente não sei dizer se chegou antes ou depois às lojas de discos que "Essa Mulher", da Elis Regina, que também traz esta canção em sua mais inesquecível interpretação. Disco quem defendo que faça por curtir demais este momento, isso sim, é a Jô. Talento assim deve ser aproveitado!

Mais SporTV I
No mesmo "Bem, Amigos!", assistem aqui Galvão Bueno divulgar o financiamento coletivo que está valendo para permitir que chegue às livrarias o livro de memórias deixado por Michel Laurence e não concluído devido ao seu falecimento, o que está sendo feito pela viúva Rose. Galvão e Cléber Machado fizeram o prefácio.

Mais SporTV II
Assista aqui um porém técnico no início do "Planeta SporTV" desta segunda-feira, quando se imaginava que no ar estivesse um VT com imagens marcantes do Pan-Americano de Toronto, mas apareceu Janaína Xavier tendo o auxílio de uma assistente de produção e tomando um copo de água. TV ao vivo tem dessas coisas.

Mais SporTV III
Apenas depois de amanhã é que retornará à grade do canal o Campeonato Brasileiro Sub-20, transmitido às 21h que será Flamengo x Vasco. Salvo engano meu, apenas o segundo jogo a ser mostrado.

ESPN Brasil I
Terça-feira de estrear o tão aguardado "ESPN Filmes" com "Osmar Santos: Vai, Garotinho, Que a Vida é Sua". Não é por acaso que a produção de Marcelo Gomes, Roberto Salim, Helvídio Mattos e equipe passará hoje: é o dia dos 66 anos do mito da narração esportiva. Teve tanto material produzido que nem tudo entrou no documentário e ficou em vídeos à parte para exibição na programação regular, incluindo este trecho aqui, que traz um colega muito especial de Osmar nos tempos de rádio: Edison Scatamachia, que depois seguiu parceria vitoriosa com Fausto Silva. A primeira exibição na ESPN Brasil será às 20h30. Nesta semana, tem mais cinco reprises, sendo uma na ESPN Brasil (sexta às 15h) e outras na ESPN (amanhã às 18h, quinta às 8h e 21h e sexta às 12h).

ESPN Brasil II
Melhoras ao Leonardo Bertozzi, que precisou deixar em andamento o "Bate-Bola" do almoço nesta segunda por causa de uma crise renal, sendo atendido ainda na própria emissora. À noite, ele foi levado ao Hospital São Camilo, em São Paulo, para retirada de pedras nos rins. Que não passe de um sustaço com o Léo.

Esporte Interativo I
O principal momento da estreia do "Noite dos Craques" está aqui e tem Zico revelando que enviou uma carta à CBF para solicitar apoio da entidade numa potencial candidatura à presidência da FIFA, pleito para o qual deve a chapa ser formalizada até 26 de outubro. O Galinho contou que a carta possui 10 pontos da sua candidatura, mas não quis revelá-los, e prometeu enviá-la também para os presidentes das federações estaduais. Em tempo, é aquilo mesmo dito na semana passada pelo Rogerio Jovaneli: Rivelino continuará normalmente no "Cartão Verde" da TV Cultura, participando como todas as semanas da edição desta terça-feira.

Esporte Interativo II
Após Guaratinguetá x Juventude, o presidente João Telê "se demitiu-se a si mesmo" do cargo de treinador da própria Garça do Vale em entrevista ao repórter Flávio Passos. À repetição desta sonora no "Jogando em Casa", Alexandre Gimenes disse não se lembrar de algo parecido. Pois já teve e também envolvendo o Ju e um clube de São Paulo. Lamento demais, demais, até hoje não existir na internet um vídeo do Geninho pedindo as contas no Corinthians ao microfone do Mauro Naves na Rede Globo após os 6 x 1 do Papo em 2003.

Fox Sports
O "UOL Esporte Vê TV" publicou uma coletânea de respostas fortes do Luciano Calheiros a seguidores no Twitter, não aliviando para gente que pega pesado com ele ou o critica com dureza. Ali é dividida com tudo.

BandSports
Próximo domingo, o "Tête-à-Tête com Téo" terá Téo José entrevistando sua colega de casa Paloma Tocci, da qual não falei mais especificamente nesta coluna "PM" desde que efetivada co-titular do "Jornal da Band" em dupla com Ricardo Boechat, mas que passou a ser pauta do tópico diário "Sintonia PB" na "24 Horas", ali sim eu falando sempre do pessoal do jornalismo geral. Ainda que agora ela não atue mais nos esportes, tomara que a escalem no time dos Jogos Olímpicos de 2016, muito bem-vinda sei que seria. A gravação acontece hoje.

Campeonatos na TV
A Trivela traz um "special report" do Bruno Bonsanti que é muito necessário e demais de bem-vindo ao listar, um por um, qual campeonato passa em qual canal. No tocante aos nacionais europeus, por exemplo, a temporada 2015/2016 traz nove para os telespectadores brasileiros: Espanhol, Italiano, Inglês e Alemão em ESPN e Fox Sports; Francês e Português em SporTV e ESPN; Holandês na ESPN; e Belga e Escocês no Fox Sports.

Jogos Pan-Americanos
Flávio Ricco afirmou no "Canal 1" que, enquanto o SporTV deu show ao ter um cenário panorâmico de primeiro mundo e muitas transmissões no local, tudo isso colocando volta e meia seus três canais no topo da audiência, a Record lhe decepcionou por passar longe do ostensivo acompanhamento de 2011 em Guadalajara ao não exibir na rede principal vários eventos que foram alocados na Record News, como o ouro do basquete masculino.

Afogando em números I
Do Notícias da TV, da Patrícia Kogut em O Globo e de Duda Lopes na Máquina do Esporte, audiências de São Paulo no fim de semana. Sexta-feira: Record com 4,4 pontos em Brasil x Porto Rico; "Globo Esporte" com 9,3; e Bandeirantes com 2,4 no "Jogo Aberto" e 2 em "Os Donos da Bola". Sábado: Globo com 4,3 na classificação do GP da Hungria e 12,8 no "GE"; Record com 5,4 no "Esporte Fantástico" e 7,4 no Pan (somando Brasil x Colômbia e Brasil x EUA); Bandeirantes com 1 no Grand Slam de Vôlei de Praia; e RedeTV! com 1,7 em Náutico x Vitória, 0,5 em Liga Sorocabana x Jacareí e 0,3 na primeira e 0,7 na segunda "Super Faixa do Esporte".

Afogando em números II
São Paulo domingo: Coritiba x Corinthians com 20 pontos totais (16 na Globo e 4 na Bandeirantes); Globo com 8,2 no GP da Hungria, 8 no "Auto Esporte" e 8,4 no "Esporte Espetacular"; Record com 4,5 em Brasil x Argentina e 2,8 no encerramento do Pan; SBT com 3 no "Acelerados"; RedeTV! com 0,4 no "Bola na Rede"; e Bandeirantes com 1,9 no "Band Esporte Clube", 2,4 no "Gol, o Grande Momento do Futebol" e 2,6 no "Terceiro Tempo". Sábado no Rio de Janeiro: Record com 5 no "Esporte Fantástico". Domingo no Rio: Goiás x Flamengo com 22 pontos totais (20 na Globo e 2 na Bandeirantes); Globo com 9 no "Auto" e 11 no "EE"; e SBT com 2 no "Acelerados".

Rede Bandeirantes
A edição de julho da revista Mensch traz Larissa Erthal na capa em versão muito sensual, com fotos tiradas por Sérgio Baía que farão a alegria do macharedo. Na entrevista a André Porto, a apresentadora do "Band Esporte Clube" e do "Terceiro Tempo" disse que ser bonita abriu portas no jornalismo, disse que no mundo inteiro quem tem boa aparência e se porta de boa maneira é favorecido e que a beleza só não abre portas para a profissão "babá" de mulheres casadas e ciumentas pois isso as deixaria desempregadas, mas só isso.

Rede Globo
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Carol Barcellos, Clayton Conservani e equipes de filmagem e produção do "Planeta Extremo" foram convocados para a Olimpíada do Rio de Janeiro, na qual todos estarão envolvidos, sem exceção, por formarem uma equipe considerada das mais ágeis da emissora.

RBS TV
Eduarda Streb voltou ontem à apresentação da edição gaúcha do "Globo Esporte", na qual foi substituída por Paulo Brito desde quarta da semana passada devido ao luto pela morte do seu pai. Consta que na segunda que vem acontecerá o retorno da titular Alice Bastos Neves após 6 meses de licença-maternidade.

Rádio de Curitiba
Algo que confesso que me espantou numa conversa no Facebook do Ayrton Baptista Jr., produtor esportivo da CBN Curitiba, com Maurício Bastos, noticiarista e apresentador da Globo do Rio de Janeiro, sobre os 30 anos que fará na próxima sexta-feira a final Bangu x Coritiba do Campeonato Brasileiro: das cinco rádios de Curitiba que foram ao Maracanã transmitir a partida, três não existem mais e as outras não fazem mais futebol.

Rádio do Rio de Janeiro
Rodrigo Campos não é mais narrador da Manchete, na qual trabalhou por 8 anos a partir da reportagem setorista do Vasco (pegou a primeira época atual do futebol da emissora, liderada por Daniel Pereira e João Guilherme) e onde apresentou programas como "Manchete Esportiva". Ao mesmo tempo, o coordenador Fábio Azevedo promete para hoje uma cara nova na Bradesco Esportes, recado mandado para "os que torcem contra ou acham que o rádio acabou". Como numa das respostas nos comentários o comunicador Raphael de França soltou um "é festa!" e este é exatamente o bordão do Rodrigo, só posso imaginar que Rodrigo vá para a Bradesco Esportes. Acertarei?

Rádio de São Paulo
Vem aí "Na Geral" em versão cerveja. O programa de Lélio Teixeira, Zé Paulo da Glória e Beto Hora, inicialmente feito na antiga Brasil 2000 e desde 2003 nos fins de tarde da Bandeirantes, virou marca de bebida a ser lançada nos supermercados e demais comércios a partir desta semana. A fabricante é a Quintas do Malte, de Socorro.

Dica boa aqui em Porto Alegre
Jornalista com muitos préstimos à editoria esportiva, Flávio Dutra lança às 18h desta terça-feira o livro "Crônicas da Mesa ao Lado", que se baseia em histórias publicadas desde 2009 no blog ViaDutra e narradas deliciosamente em seu perfil no Facebook. O prefácio é de David Coimbra e a sessão de autógrafos acontecerá no Chalé da Praça XV. Flávio teve três passagens por Zero Hora, duas pela antiga Rádio Difusora, uma pela Rádio e TV Bandeirantes e duas pela TVE. Trabalhou no esporte da Rádio Guaíba de 1975 até 1982, foi gerente de esportes da Rádio Gaúcha de 1988 a 1994 (coordenando a equipe que transmitiu a Copa do Mundo nos Estados Unidos) e foi coordenador esportivo de RBS TV e TVCOM de 1998 até 2002. Na última década, ele trabalhou na comunicação social tanto da prefeitura da capital quanto do governo do Rio Grande do Sul, respondendo pela relação com a imprensa que compareceu aqui a Porto Alegre para o Mundial de Seleções do ano passado. Coisa boa vem aí, sei!

Momento Raridade Rara I
Daniela Mercury completa 50 anos nesta terça-feira. Várias vezes ela participou com Galvão Bueno no "Bem, Amigos!", no SporTV, como convidada musical. Uma delas está aqui e foi em 2013, num programa com plateia (dá para imaginar, então, que seja mais ou menos assim como desejam que o programa seja fixamente muito em breve). Daniela estava cercada de narradores na primeira fileira, tendo Milton Leite e Cléber Machado à sua direita no sentido Bairro/Centro e Luiz Carlos Jr. e Luís Roberto à sua esquerda no sentido Centro/Bairro.

Momento Raridade Rara II
Brasil 1 x 2 Uruguai teve 65 anos completados dias atrás, mas volto a desta final de Copa do Mundo recordar por causa de duas datas hoje caídas: os 10 anos da morte do vice-campeão Jair Rosa Pinto, nascido em 1921 e que venceu títulos por Vasco, Palmeiras, Santos e Seleção, e os 90 anos do nascimento do autor do gol de empate Schiaffino, que morreu em 2002 e foi campeão também por Peñarol, Milan e Roma. Uma preciosidade está aqui: os gols na narração do "lord" Pedro Luiz Paoliello pela então Rádio Panamericana (atual Jovem Pan), resgatados na década de 70 por um programa da TV Globo com apresentação de Sérgio Chapelin.

Momento Raridade Rara III

Jogos do passado de alguns enfrentamentos desta noite pela Série B do Campeonato Brasileiro.

De 2008, ABC 3 x 3 Ceará com Bosco Farias na TV Verdes Mares.

De 2007, Paraná 2 x 4 Náutico na Série A com Jasson Goulart e Dida no Premiere.

De 1999, Santa Cruz 2 x 1 Bahia em reportagem de George Guilherme na TV Globo.

De 1996, Botafogo 1 x 0 Criciúma na Série A em reportagem de Luiz Nachbin apresentada no "Globo Esporte" por Léo Batista.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.