.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Segunda, 29/6/2015
7:30 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - ESPN+ (às 8:00 também na ESPN e às 9:00 também no SporTV2)
9:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Gibb e Patterson x Azaad e Bianchi - SPORTV3
10:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Álvaro e Vitor Felipe x Marco e Garcia - SPORTV3
13:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Alison e Bruno x Dopler e Horst - SPORTV3
14:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Pedro e Evandro x Virgen e Ontiveros - SPORTV3
15:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Juliana e Maria Elisa x Laboureur e Sude - SPORTV3
20:00 - Beisebol, MLB: Baltimore Orioles x Texas Rangers - ESPN+
20:30 - Futebol, Copa América: Chile x Peru (semifinal) - SPORTV

Terça, 30/6/2015
7:30 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - ESPN+ (às 8:00 também na ESPN e às 9:00 também no SporTV2)
8:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Larissa e Talita x Goricanec e Huberli - SPORTV
9:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Taiana e Fernanda x Zumkehr e Heidrich - SPORTV3
13:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Emanuel e Ricardo x Herrera e Gavira - SPORTV3
14:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Semenov e Krasilnikov x Lucena e Brunner - SPORTV3
15:00 - Vôlei de Praia, Mundial: Álvaro e Vitor Felipe x Gibb e Paterson - SPORTV3
15:45 - Futebol, Eurocopa Sub-21: Portugal x Suécia (final) - SPORTV
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paysandu x Atlético Goianiense - PREMIERE
19:00 - Velocidade, Tudor: etapa de Watkins Glen - FOX SPORTS 2 (gravado)
20:00 - Futebol, Mundial Feminino: EUA x Alemanha (semifinal) - TV BRASIL (interrompido das 20:30 às 20:35 pelo horário político) e SPORTV2
20:30 - Futebol, Copa América: Argentina x Paraguai (semifinal) - SPORTV
21:00 - Basquete, WNBA: Chicago Sky x New York Liberty - ESPN+
21:00 - Boxe, Golden Boy: Vyacheslav Shabranskyy x Paul Parker - FOX SPORTS 2
22:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Luverdense x Ceará - SPORTV2 (MT assiste no Premiere)

Quarta, 1/7/2015
A CONFIRMAR OS EVENTOS DOS CANAIS FOX SPORTS.
7:30 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - ESPN+ (às 8:00 também na ESPN e às 9:00 no SporTV2)
7:30 - Vôlei de Praia, Mundial: várias partidas - SPORTV3 (para às 11:30 e volta às 13:45)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Sport x Internacional - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Avaí - PREMIERE
20:00 - Futebol, Mundial Feminino: Japão x Inglaterra (semifinal) - TV BRASIL e SPORTV2
20:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Angels x New York Yankees - ESPN+
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Palmeiras x Chapecoense - PREMIERE
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Coritiba - PREMIERE
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Joinville x Flamengo - GLOBO (RJ, Criciúma, Blumenau, Curitiba, ES, DF, GO, BA, CE, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC, TO, Juiz de Fora e Petrolina), BAND (RJ, PR e parte da rede) e PREMIERE
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Paranaense x São Paulo - GLOBO (SP, PR - exceto Curitiba -, SC - exceto Criciúma e Blumenau -, Porto Alegre, MS, MT, PE - exceto Petrolina - e AL), BAND (SP, SC e parte da rede) e PREMIERE
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Cruzeiro - GLOBO (MG exceto Juiz de Fora e RS exceto Porto Alegre) e PREMIERE
Segunda, 29 de junho de 2015
Novo comando esportivo na Globo?

A Rede Globo afirma não proceder, mas Daniel Castro banca no Notícias da TV a informação de que o esporte do grupo terá uma área independente do departamento de jornalismo - não mais se reportando ao diretor geral Ali Kamel. A nova área será supervisionada por Roberto Marinho Neto, considerado o sucessor do pai Roberto Irineu Marinho, presidente das Organizações Globo (não adoto "Grupo Globo" nem que me paguem 5 mil mangos por mês... mas por 5 mil e um até posso pensar nisso). Esta nova unidade abrangeria TV Globo, SporTV, Premiere e Combate não apenas para produção de conteúdo esportivo, mas também aquisição de direitos de eventos. Na quinta-feira passada, Robertinho discursou no jantar de gala oferecido pela Plim-Plim aos membros do Academy Day, evento que promove o Emmy Internacional, com direito à presida Dilma Rousseff presente.

Rede Globo I
O "Fantástico" não teve "artilheiro musical" neste domingo só porque não quis. Ainda pela manhã, Leandrão fez os três gols do Brasil de Pelotas na vitória sobre o Londrina de virada depois dos 40 minutos do segundo tempo. Ele chegou a ser entrevistado na saída do campo e pediu o próprio hino do Xavante. Mas a Plim-Plim não passou.

Rede Globo II
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Carlos Gil e Guilherme Roseguini estão preparando para o "Jornal Nacional" uma série de 5 reportagens sobre a tradição de alguns países em determinados esportes (atletismo na Jamaica, natação nos EUA, judô no Japão, ginástica artística na Rússia e tênis de mesa na China).

Rede Globo III
Começando a última semana do Tiago Leifert à frente da edição paulista do "Globo Esporte", substituído que será a partir da terça da semana que vem por Ivan Moré na apresentação e Daniel Minozzi na chefia de edição por agora integrar o departamento de entretenimento e passar a fazer o novo matinal "É de Casa" em breve aos sábados. Da Patrícia Kogut em O Globo: já por conta desta mudança, Leifert dividirá com a futura parceira Ana Furtado a apresentação do "Encontro" no mês que vem enquanto Fátima Bernardes estiver de férias.

Rede Globo IV
Não foi disponibilizada em avulso no Globo.TV a matéria da edição paulista do "Globo Esporte" sobre Argentina x Colômbia, com direito a Leonardo Bianchi zoando o pênalti perdido pelo Zuñiga por ter sido ele o que lesionou Neymar na Copa do Mundo de 2014, logo, não pude assisti-la. Colocaram somente a reportagem do Marcos Uchôa apresentada na edição nacional, que no sábado teve a planetária extrema Carol Barcellos à frente.

Rede Globo V
Quebrei a cara: rolou mesmo um pré-jogo de meia hora para Brasil x Paraguai depois do "Caldeirão do Huck". Assim sendo, não passaram "Sete Vidas" só porque não quiseram, pois dava para ter um capítulo compacto.

Rede Globo VI
Quem assistiu a transmissão da Plim-Plim para Brasil x Paraguai no GloboEsporte.com notou algo curioso: no intervalo, quando liberado um espaço de 3 minutos para edições micro dos noticiários regionais, o sinal da internet mostrou o "Brasil TV", jornal apresentado diariamente apenas na antena parabólica às 19h15.

Rede Globo VII
Enquanto Fausto Silva chutou o balde no "Domingão do Faustão" ao dizer que a Seleção é da CBF e não do Brasil ou da torcida brasileira, Galvão Bueno criticou os treinos fechados e outras coisas escondidas em participação no "Esporte Espetacular", reclamando da escolha do Dunga para técnico e das ausências de jogadores como Lucas, Hernanes e Kaká, remando contra sua maré otimista habitual ao dar lugar a um Galvão mais crítico. Aliás, ontem ele foi pauta não apenas na Globo, mas também na Bandeirantes, já que passou no "Pânico na Band" a matéria de Alfinete (Daniel Peixoto) e Vesgo (Rodrigo Scarpa) tentando fazer as pazes com ele no Chile.

Rede Globo VIII
Sem usar estas palavras até por nem serem necessárias bastando associar uma coisa à outra, Cosme Rímoli afirmou no R7 que a emissora não foi verdadeira ao colocar o selo colorido "ao vivo" na participação do Galvão no "EE", a qual assistem aqui. Disse o blogueiro que o comentário do narrador foi gravado e com palavras aprovadas pela direção da emissora, que está "em guerra" com a Seleção devido a prejuízos financeiros com, por exemplo, a ausência da Copa das Confederações em 2017 devido à eliminação da Copa América. A impressão que eu tinha tido era de entrada ao vivo, até mesmo por acontecer logo na sequência das reportagens do Mauro Naves e da Cristiane Dias com a saída da delegação do hotel até o aeroporto. Mas afirma Cosme que foi gravado. Enfim...

Campeonato Brasileiro
Enquanto a Globo mandou Luís Roberto, Juninho Pernambucano e Renato Marsiglia ao Serra Dourada para Goiás x Fluminense, a Bandeirantes deixou Oliveira Andrade e Edmundo nos estúdios e enviou apenas Sandro Gama até Goiânia para compor dupla de reportagem com o anfitrião Fernando Lima.

Rede Bandeirantes I
Mais uma vez Neto comentou dos estúdios um jogo realizado no Allianz Parque, estando Téo José sozinho na cabine para Palmeiras x São Paulo. Não tem jeito dele ir ao novo estádio palmeirense, que coisa.

Rede Bandeirantes II
Relíquias do "Gol, o Grande Momento do Futebol" ontem, todas disponíveis no site: Goiás 2 x 2 Fluminense em 1997 e Vasco 3 x 1 Flamengo em 1994 com Januário de Oliveira; Internacional 2 x 0 Santos em 1997 com Rogério Amaral; Internacional 0 x 1 Santos em 2008 com Téo José; Palmeiras 1 x 1 São Paulo em 2000 com José Silvério; e Vasco 0 x 1 Flamengo em 1999, São Paulo 2 x 0 Palmeiras em 1993, São Paulo 1 x 1 Palmeiras em 2011 e Palmeiras 2 x 0 São Paulo em 1993 todos com Luciano do Valle. A grande curiosidade ficou para o resgate de uma narração do Rogério, que era o "Camisa 10" da Band/RS naquela época e sempre aparecia na rede graças ao bom relacionamento com Luciano do Valle, que conferia espaços legais para o futebol gaúcho na grade nacional. Este jogo de 1997 que ele transmitiu com som telefônico não passou ao vivo e sim em compacto numa quinta à noite. Ao vivo passou foi o Inter x Santos do Téo em 2008, exclusivo da Band em Sampa City por nela ser transmitido Figueirense x São Paulo pela Globo, que mostrou a peleja do Beira-Rio apenas pela TV Tribuna. O programa teve também um "Supertécnico" de 2000 com o saudoso Carlinhos sendo convidado do Milton Neves.

RedeTV!
Duas narrações curiosas do Sílvio Luiz para gols do Macaé no Botafogo são acompanhadas aqui: o segundo ele narrou direto no "éééé" por pagar um comercial e, exatamente neste momento, o Alvianil Praiano fazer o rápido lance que levou ao balançar de redes; e o quarto teve um "ééé" gaguejado por correr no Silvão uma dúvida se não teria acontecido falta no goleiro do Fogão - e reclamada foi, mas assinalada não.

Jorge Kajuru
Estará em todas as TVs e rádios na quinta-feira da semana que vem. Será no horário político do PRP.

SporTV I
O "Extra Ordinários" deste domingo teve um ar de "CQC" pois teve o reencontro de seu componente Felipe Andreoli com o ex-apresentador do programa da Band, Marcelo Tas, hoje no "Papo de Segunda" do GNT.

SporTV II
Destaque muito importante: o Brasil ter sido eliminado não acarreta na volta para casa dos enviados do canal. Milton Leite, Maurício Noriega e Ricardo Rocha permanecerão no Chile até o fim da competição.

SporTV III
Carlos Alberto Torres manifestou uma bronca daquelas com a Seleção pela eliminação da Copa América durante o "Troca de Passes". Edinho ainda tentou argumentar algumas vezes, mas neca de pitibiriba. Raphael Rezende fez uma observação e só, enquanto Marcelo Barreto foi quem mais observou tudo que olharão aqui.

Wimbledon
Grand Slam iniciado nesta segunda-feira e com três canais mostrando jogos todos os dias: ESPN+ a partir das 7h30, ESPN às 8h e SporTV2 às 9h. Antes exclusivo da Globosat, agora o torneio tem dois exibidores.

ESPN Brasil
Olham aqui Rodrigo Rodrigues convidando a audiência do canal para assistir o novo "Resenha ESPN" a partir do próximo domingo, às 22h. Pouca coisa revelada, a não ser que Muricy Ramalho será convidado na estreia.

Fox Sports I
Do Flávio Ricco no "Canal 1": consta haver críticas fortes nos bastidores a uma falta de pulso da direção por não agir com a autoridade devida em episódios como os recentes do Renato Maurício Prado no "A Última Palavra" e do José Ilan no "Central Fox". O dominical passou a ser em VT e Ilan ficou três dias fora do ar.

Fox Sports II
Da assessoria de imprensa: renovada por 5 anos a transmissão exclusiva da Fórmula E, a categoria de carros elétricos que acabou neste domingo e teve Nelsinho Piquet como seu primeiro campeão.

Rádio de Brasília
Recebo do Bruno Moura: a Nova Aliança AM/FM contratou João Bosco Natal para ser seu novo comentarista de esportes. Professor Bosco já trabalhou na Super Rádio Brasília, na Redentor AM e no Sistema Fibra. Além de partidas, participará do noturno "Nova Aliança Esportes em Debate" às segundas e às quartas-feiras.

Rádio de Belo Horizonte
A Inconfidência tem vivido um novo momento esportivo que soa legal. Tem enviado os narradores aos jogos fora de Minas Gerais, vide Emerson Rodrigues neste domingo ter estado em Curitiba para Coritiba x Cruzeiro e hoje ter chegado aqui a Porto Alegre para narrar Grêmio x Cruzeiro depois de amanhã, e anuncia para segunda-feira da semana que vem a estreia de "Observatório do Esporte", com Willy Gonser, às 20h.

Rádio de Porto Alegre
Antes de Internacional x Santos, Gaúcha e Bandeirantes preencheram a tarde de domingo com off-tubes próprios de Palmeiras x São Paulo. Já o "carrossel" da Guaíba não foi o que eu imaginava que seria, como uma jornada com quatro narrações se revezando simultaneamente nos 90 minutos, mas foi uma sacada bem legal ao ter quatro postos nos jogos das 16h (todos feitos daqui, claro, mas não invalida a boa ideia) com informações constantes de cada partida tendo Marcelo Cardoso em Palmeiras x São Paulo, Rafael Pfeiffer em Coritiba x Cruzeiro, João Vitor Ferreira em Goiás x Fluminense e Rodrigo Morel em Ponte Preta x Atlético Paranaense acionados por Geison Lisboa na apresentação do "Esperando o Futebol". Gostei do que acompanhei, deu um bom panorama.

Momento Raridade Rara I
Antes do 1 x 0 de ontem em Cuiabá, a última vitória do Vasco sobre o Flamengo em Campeonatos Brasileiros tinha sido em 2006 por 3 x 1. Lembre aqui com Eduardo Moreno, André Loffredo e Rui Guilherme no Premiere.

Momento Raridade Rara II
Antes deste domingo, a última vez que o Palmeiras tinha marcado exatamente 4 x 0 no São Paulo fora em 1992, pelo Brasileirão. Gols vistos aqui na apresentação de Léo Batista na Rede Globo.

Momento Raridade Rara III
Completa 65 anos nesta segunda-feira Serginho Groisman. Dos programas apresentados por ele, separei três momentos envolvendo cronistas esportivos: de 1994, Sílvio Luiz (então da Band) e Luiz Ceará (da casa) falando sobre a morte de Ayrton Senna no "Programa Livre" do SBT; de 2000, José Maria de Aquino (então do SporTV) sendo um dos entrevistadores do recém-eleito presidente do Vasco, Eurico Miranda, no "Altas Horas" da Rede Globo; e de 2012, Galvão Bueno admitindo torcer para o Flamengo e ter uma preferência pelo Santos.

Momento Raridade Rara IV

Campeão brasileiro da Série C em 2010 e campeão potiguar 52 vezes. O ABC completa 100 anos nesta segunda e o tópico resgata algumas partidas dele com motivação especial televisiva e radiofônica. Vamos lá:

De 1998, Fluminense 2 x 3 ABC na arrancada da Série B em reportagem de Ana Zimmermann na Rede Globo.

De 2006, América 0 x 3 ABC pelo Potiguar no não mais existente Machadão em reportagem de Liziane Virgílio na ainda TV Cabugi. Poucos meses depois, a afiliada da Globo se tornaria InterTV Cabugi.

De 2008, ABC 0 x 1 Corinthians na Série B com Cléber Machado e Arnaldo Cezar Coelho na Rede Globo. Uma pena que não achei vídeos da transmissão do SporTV com narração do Milton Leite pois nela aconteceu uma estreia imprevista: a da Joanna de Assis no canal. Imprevista pois ela estava em Natal para reportar o jogo pelo GloboEsporte.com e, como Muller teve um problema não lembro agora qual que o impediu de comentar, ela ficou na cabine como uma comentarista de última hora. Atualmente, Jô é uma das principais repórteres do canal. Se não me engano, também esta partida foi uma das duas ou três únicas daquela Série B que teve na equipe da RedeTV! o repórter Ricardo Martins, já da Rádio 105 FM à ocasião e atualmente também no Fox Sports.

De 2010, ABC 1 x 2 Vitória na final da Copa do Nordeste com André Henning no Esporte Interativo. Foi uma primeira tentativa de retomar a competição, mas em momento impróprio e sem a devida atenção dos clubes, na maioria das vezes colocando equipes secundárias - mas valendo bicho no bolso, faixa no peito e taça no armário de qualquer maneira. Sem o hábito de transmitir as equipes locais (vindo somente no ano passado), a InterTV Cabugi exibiu esta decisão com narração do Rodrigo Raposo, da TV Globo Nordeste.

De 2010, ABC 0 x 0 Ituiutaba na final da Série C em reportagem de Celso Tomaz no "SporTV News", apresentado por Bruno Souza. Aproveite e olhe aqui a festa do título alvinegro contada por Henrique Marques no "EsporTVisão", da TV Brasil, com apresentação de Sérgio Maurício e participação de Rodrigo Viana.

De 2013, ABC 3 x 2 Palmeiras na Série B com Carlos Fernando, Zé Elias e Ana Thaís Matos na Rádio Globo. Foi a primeira narração de futebol do Cacá na Globo, à qual retornara no fim do ano anterior como assistente de direção, e serviu para dar um reforço nas escalas daquele fim de semana devido às férias do Doni Vieira e a problemas que Silva Jr. teve na voz, por isso também Jesse Nascimento completando as narrações daqueles dias. Devido à lotação excessiva do Frasqueirão naquele sábado, o jogo demorou 35 minutos para começar.

De 2014, duas vitórias do ABC na Copa do Brasil, ambas na Arena das Dunas: 2 x 1 no Vasco com Marcos Lopes na Rádio Globo e 3 x 2 no Cruzeiro com Marco de Vargas no Fox Sports.

Em tempo: uma partida que procurei e infelizmente da qual não achei nenhuma reportagem (pois não passou na televisão) foi Grêmio 3 x 3 ABC, aqui em Porto Alegre, pela Copa do Brasil de 1999. Foi a noite do famoso blecaute que atingiu 10 estados do país, entre eles o meu Rio Grande do Sul. A partida foi interrompida a 6 minutos do fim e demorou outros 20 para que fosse continuada e resultasse no empate que classificou os gremistas.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.