.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Terça, 23/6/2015
15:45 - Futebol, Eurocopa Sub-21: República Tcheca x Alemanha - SPORTV2
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Criciúma x América Mineiro - SPORTV (SC assiste no Premiere)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Ponte Preta - ESPN BRASIL
20:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Baltimore Orioles - ESPN
21:00 - Basquete, WNBA: Washington Mystics x Los Angeles Sparks - ESPN+
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paysandu x Vitória - SPORTV (PA assiste no Premiere)
23:00 - Futebol, Mundial Feminino: Japão x Holanda - SPORTV2
3:00 - Beisebol, NCAA: World Series, jogo 2 - ESPN+ (gravado)

Quarta, 24/6/2015
13:00 - Basquete, Europeu Feminino: quartas-de-final - SPORTV2 e ESPN
14:00 - Basquete, Liga ACB: Barcelona x Real Madrid (final, jogo 3) - BANDSPORTS
15:30 - Basquete, Europeu Feminino: jogo a confirmar - SPORTV3 e ESPN
15:45 - Futebol, Eurocopa Sub-21: Inglaterra x Itália - SPORTV2
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Flamengo x Corinthians - ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Fluminense x Ponte Preta - PREMIERE
20:30 - Futebol, Copa América: Chile x Uruguai - SPORTV
20:35 - Futebol, MLS: Orlando City x Colorado Rapids - SPORTV2
21:00 - Beisebol, MLB: Chicago Cubs x Los Angeles Dodgers - ESPN+
0:00 - Futebol, MLS: Los Angeles Galaxy x Portland Timbers - ESPN
3:00 - Beisebol, NCAA: World Series, jogo 3 - ESPN+ (gravado)


Quinta, 25/6/2015
7:00 - Tênis, WTA de Eastbourne: quartas-de-final (todas) - BANDSPORTS
13:00 - Basquete, Pré-Olímpico Europeu Feminino: Espanha x Montenegro - SPORTV2 e ESPN+
15:30 - Basquete, Pré-Olímpico Europeu Feminino: França x Rússia - SPORTV2 e ESPN+
16:00 - Golfe, Travelers Championship: primeira rodada - ESPN
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Ceará x Palmeiras - ESPN BRASIL
20:30 - Futebol, Copa América: Bolívia x Peru - SPORTV
20:30 - Futebol Americano, CFL: Montreal Alouettes x Ottawa Redblacks - ESPN
Terça, 23 de junho de 2015
Áudio que vazou deixa Ilan fora do ar

Noticiada ontem uma suspensão dada pelo Fox Sports ao José Ilan, apresentador e editor-chefe do "Central Fox", pela falha técnica que fez com que vazasse no ar aquele áudio dele dizendo "show de c..." e "posso chamar outra m...?" quando entrou uma reportagem errada no noticiário sobre a Seleção Brasileira na Copa América. Só tem um desencontro referente ao período de afastamento, pois Keila Jimenez diz no "KTV" do R7 serem seis dias e o "UOL Esporte Vê TV" fala em três, certo que neste período sendo do Eduardo Elias a apresentação.

Apenas um amável pitaco: a pessoa da equipe técnica que deixou o áudio ir ao ar também foi punida? Só para saber, sem qualquer má intenção, somente uma dúvida mesmo. Porque eu mesmo já atestei pessoalmente em estúdios de televisão e rádio que muita coisa que evidentemente ninguém falará no ar de caso pensado é dita fora do ar, confiando-se que não esteja ligado o equipamento. Claro que Ilan é vividíssimo na televisão e não custa nada tentar evitar falas assim justamente por este risco, mas só ele ser responsabilizado não me parece certo.

É pra mim uma situação diferente, por exemplo, do Renato Maurício Prado dizendo aquilo do "é brincadeira isso, parece o 'Central Fox'" durante o "A Última Palavra". Ali, ele sabia perfeitamente que estava no ar, mesmo assim expondo sua irritação com o problema técnico - e não estou falando que RMP devesse ser suspenso por isso, não é disso que falo, acho que entendem. Enfim, é como falei sobre esta situação que impossível não ser percebida e muito menos repercutida: o que será que tem acontecido no Fox Sports para dar estas linhas cruzadas que mais atrapalham do que ajudam? Claro que chateado fico ao saber disso tudo.

ESPN Brasil I
Depois de ficar alguns dias internado e em posterior recuperação (até agora não sei o que é que ele teve, mas que bom que firme e forte novamente está), Juca Kfouri regressou ontem ao "Linha de Passe".

ESPN Brasil II
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Alex contratou uma fonoaudióloga para auxiliá-lo na nova carreira de comentarista. O ex-jogador decidiu por isso depois de analisar cuidadosamente suas primeiras presenças no canal.

ESPN Brasil III
De Adalberto Leister Filho na Máquina do Esporte: foi somente ontem que oficializaram a aquisição, via repasse da Globosat, da transmissão das próximas três temporadas de Wimbledon. Até tinha pintado na semana passada mesmo um anúncio no site do canal, mas retiraram em seguida por lá ainda não ter a assinatura no papel. A ESPN receberá o sinal geral da competição e mais um sinal exclusivo para decidir o que passará onde.

Premiere I
Mostrará não uma e sim duas partidas do Campeonato Brasileiro às 11h de domingo a partir do mês que vem pois assim foi decidido pela CBF (lógico e evidente que com o devido sinal verde da Globo, que é quem manda mesmo nos dias e horários dos jogos) com o sucesso dos estádios tendo bom, muito bom e ótimo comparecimento dos torcedores nos estádios. Estádio com muita gente sempre é melhor que às moscas, não é? Dia 26 de julho, além do anteriormente marcado Chapecoense x Fluminense, também acontecerá Santos x Joinville.

Premiere II
A excepcionalidade foi observada, felizmente, e Chapecoense x Sport (exclusivo do pay-per-view) passou das 18h30 para 16h no próximo sábado, evitando assim o choque horário com Brasil x Paraguai.

SporTV
Casagrande voltou com tudo aos comentários. No "Bem, Amigos!" de ontem, por exemplo, disse fazer sentido Dunga colocar quatro zagueiros nos minutos finais contra a Venezuela pois o Brasil, sem Neymar, não fica tão melhor que as demais seleções da Copa América. Foi além: não vê um futuro próximo para o futebol brasileiro, acreditando existirem motivos para o mesmo estar acabando, algo com o que devemos nos acostumar.

Rede Globo
Assinado ontem no Rio de Janeiro um contrato de patrocínio de mídia da Olimpíada do Rio de Janeiro, pelo qual TV Globo, Globosat (leia-se SporTV), Infoglobo (leia-se O Globo e Extra) e Sistema Globo de Rádio (leia-se CBN e Rádio Globo) desenvolverão projetos customizados para ampliar a exposição destas marcas durante os Jogos de 2016. A Plim-Plim, por exemplo, promete ocupar exatamente metade da sua programação com conteúdos esportivos no período do evento, envolvendo mais de 2 mil profissionais na cobertura.

Rede Bandeirantes I
Dedico o tópico ao Vagner Lima com o puro e simples objetivo de sempre ajudar e nada mais que bem auxiliar, mal que nada falo de uma atração que só bem me faz (já esclareço de cara para que não se faça ideia errada do que direi): bem que o antenado Ted Sartori havia observado algo que não me ocorrera em relação a uma das partidas no sábado passado resgatadas. Atlético Mineiro 3 x 1 Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro de 1982, teve narração creditada aqui a Paulo Stein, embora a forma de falar e relatar não parece exatamente a dele - que tem trabalhos dessa época seguidamente repetidos no programa. Parei e pensei com meus botões, fui ao YouTube pesquisar e constatei: o crédito foi errado ao Paulo. Na verdade, o locutor desta peleja foi José Lino Souza Barros, que era da TV Bandeirantes de Belo Horizonte à ocasião (já desde a antecessora TV Vila Rica) e que nela ficou durante 15 anos - atualmente e desde 1976, ele comanda diariamente às 10h o programa "Rádio Vivo" na Itatiaia. Mostro aqui um exemplo do José Lino narrando na Band Minas, um de outros mais que existem no YouTube: Cruzeiro 2 x 3 Atlético no Campeonato Mineiro de 1983. Não sei se caberia correção no próximo programa, mas ao menos aqui no PB fica o registro: José Lino Souza Barros foi lembrado em rede nacional e não Paulo Stein.

Rede Bandeirantes II
Duas do Flávio Ricco no "Canal 1": além da por ele citada Renata Fan, a apresentação do Miss Rio Grande do Sul pela Band/RS em alta definição na noite do próximo sábado, diretamente de Canoas, caberá ao colega de "Jogo Aberto" Chico Garcia; e o que será que o "guru" quis dizer com "princípio de incêndio" na equipe esportiva e com alguns "se escalando" nas competições mais importantes devido à fragilidade de comando, esta imagino que ele se referindo à falta de chefia desde a saída do Dudu Magnani? Sério, sem zoeira, não entendi mesmo. (e também não tem um só sabedor do assunto para me colocar a par e ímpar do mesmo, já fui mais prestigiado... rs)

Rede Record
Quem estiver em São Paulo e quiser assistir Cláudia Reis como atriz já teve duas oportunidades, as quais não mencionei por não saber delas em tempo, mas terá uma terceira e última esta noite. Só ir no Teatro Nair Bello às 21h para assistir "Carícias - A Peça", escrita pelo catalão Sergi Belbel. A encenação será dos alunos do quinto módulo B da Escola Wolf Maya de Atores, do qual faz parte a apresentadora do "Esporte Fantástico".

TV Brasil
Terá que remanejar sua programação para o próximo sábado, que apontava isto: "Conhecendo Museus" às 15h30, "ParaTodos" às 16h, Mundial Feminino às 16h30 e Série C às 18h45. Tudo porque sua partida da terceira divisão neste dia, que é Portuguesa x Tupi, passou para 16h por causa de Brasil x Paraguai às 18h30.

Esporte Interativo
De Bruno Ribeiro no GloboEsporte.com: o pedido da emissora falou mais alto e fez com que a CBF negasse a solicitação do Tombense para enfrentar o Guarani não às 11h do próximo sábado e sim às 16h. Aborrecido está o presidente do Gavião Carcará, Lane Gaviolle, por temer que o Almeidão tenha um público abaixo do esperado no nesta região mineira nada usual horário de sábado pela manhã, acreditando que quem trabalha ou frequenta o comércio na região não poderá assistir o jogo. Domingo pela manhã eu entendo e apoio totalmente pois acho legal demais. Agora, sábado pela manhã eu não curto nem no sub-17 da Rede Vida, vou curtir na Série C?

TVCOM
Desde ontem, o "TVCOM Esportes" aqui do Rio Grande do Sul passou das 18h45 para 18h30, ainda até 20h.

Afogando em números I
Do Notícias da TV, da Patrícia Kogut em O Globo e de Duda Lopes na Máquina do Esporte, audiências de São Paulo. Sexta-feira: "Globo Esporte" com 10,6 pontos; e Bandeirantes com 3,2 no "Jogo Aberto", 2,8 em "Os Donos da Bola" e 2,4 em Itália x Brasil. Sábado: Brasil x Sérvia com 8 na Globo e infelizmente não sei quanto na Band pois ninguém publicou seu "Ipobre" neste jogo; Santos x Corinthians com 19 pontos totais (13 na Globo e 6 na Bandeirantes); Globo com 5 no Treino do GP da Áustria e 11 no "Globo Esporte"; Bandeirantes com 0,7 no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, 1,2 no "Band Esporte Clube", 1,5 no "Gol, o Grande Momento do Futebol", 1,1 em Ponte Preta x Fort Lauderdale Strikers e 1 no Jungle Fight; Record com 3,5 no "Esporte Fantástico"; e RedeTV! com 0,4 na "Super Faixa do Esporte" e em América Mineiro x Atlético Goianiense, e 1,1 no XFC.

Afogando em números II
São Paulo no domingo: Globo com 24 e 42% em Brasil x Venezuela, 9 pontos no GP da Áustria e no "Auto Esporte", 8 no "Esporte Espetacular" e 7 no "The Ultimate Fighter Brasil"; SBT com 2,3 no "Acelerados"; RedeTV! com 0,4 no "Bola na Rede"; e Bandeirantes com 0,4 na Copa Petrobras de Marcas e 3 em Brasil x Austrália e no "Terceiro Tempo". Agora, índices da Globo no Rio de Janeiro: sábado, Brasil x Sérvia com 7, Treino do GP da Áustria com 6 e Sport x Vasco com 16; e domingo, GP da Áustria e "Auto Esporte" com 9, "EE" com 12, Brasil x Venezuela com 26 e 53% e "TUF" com 9. No sábado, a Record somou 4 com o "Esporte Fantástico".

Rádio de São Paulo
Do Flávio Ricco no "Canal 1": a Transamérica renovou com Alexandre Porpetone, do "Galera Show", e contou com Márcio Bernardes de volta na jornada de Brasil x Venezuela após passar por um procedimento no coração.

Uma da internet
Dica do atento Guilherme Barchik: Bruno Voloch não é mais blogueiro do R7, que já retirou sua página do ar. Foram poucos meses dele no portal da Record. Bruno agora escreve no Yahoo! e no Estadão.

Outra da internet
Sucesso nas redes sociais, as charges muito bem sacadas do Renato Peters chegarão a um espaço só seu no GloboEsporte.com. Em breve, o repórter desenhará no blog "Quatro Linhas".

Momento Raridade Rara I
O "Expediente Futebol" do Fox Sports, nesta segunda-feira, teve Eurico Miranda participando por telefone muito raivoso e furioso com um comentário do Eugênio Leal que nada mais foi do que a pura e simples verdade: que não se deve anunciar algo se não está 100% fechado, referindo-se ao presidente do Vasco anunciar Leonardo Moura como novo reforço do clube, quando horas depois o ex-lateral do Flamengo deu para trás e até se soube que não houve participação do empresário na história, enfim, uma ronha daquelas. Enfim, conforme os relatos, tudo a favor do Eugênio e contra Eurico da minha parte neste episódio. Mas por qual motivo cito um fato do presente no tópico das coisas antigas? Simples: neste caso da Fox, o presidente vascaíno participou por telefone, certo? Certo. Só que em 1998 a treta foi de corpo presente nos estúdios da Rede Record no Rio de Janeiro, possuído que Eurico estava com Márcio Guedes durante o "Com a Bola Toda", comandado de São Paulo pelo José Luiz Datena. Como assistirão aqui, a treta foi tão forte que tiraram a imagem do Rio por sentirem o fogo aceso demais.

Momento Raridade Rara II
Dos jogos desta noite na Série B: de 1994, Paysandu 3 x 1 Vitória na Série A com apresentação de Fernando Vannucci na Rede Globo (som de apenas um dos lados); e de 2012, Criciúma 0 x 4 América Mineiro com Paulo Stein e Edinho no Premiere (reparem no terceiro gol dado pelo goleiro criciumense aos americanos).

Momento Raridade Rara III

Só soube da data com duas semanas de atraso por apenas hoje ler uma postagem dele no Lance! referente à ocasião, que merece muito registro: os 25 anos de jornalismo esportivo completados no dia 10 deste mês pelo Mauro Beting, hoje também no Fox Sports e na Rádio Jovem Pan, mas com passagens por outras TVs (Gazeta, SporTV, Bandeirantes, PSN, Cultura, Record, BandSports e Esporte Interativo), outras rádios (Gazeta, USP, Trianon e Bandeirantes) e impressos e digitais escritos (Folha da Tarde, Agora S.Paulo, Trivela, FutLance, AOl, Yahoo!...), sem contar os muitos livros tanto já publicados quanto atualmente feitos. Não para ilustrar tudo que já fez por impossível, mas apenas servindo como meros ilustrativos, separei cinco momentos do Mauro:

De 1995, íntegra dos comentários divididos com Matinas Suzuki Jr. no SporTV para Santos 1 x 1 Botafogo, decisão do Campeonato Brasileiro. Luiz Carlos Jr. narra e Acaz Fellegger e Bruno Voloch reportam.

De 1999, comentários na TV Bandeirantes para Ponte Preta 2 x 3 São Paulo, quartas do Brasileirão, com Luciano do Valle narrando e Osvaldo Pascoal reportando.

De 2001, íntegra dos comentários na PSN para Palmeiras 3 x 3 Cruzeiro, quartas-de-final da Copa Libertadores. Narração de Osmar de Oliveira e reportagem de Elias Awad.

De 2009, participação com Luiz e Felipe Andreoli no "Camisa 89", da Rádio 89 FM de São Paulo.

De 2010, trechos do último "Beting & Beting" após 6 anos, Mauro ao lado de Joelmir e com participações de Fábio Piperno e Renata Saporito. Na compilação de melhores momentos, também são vistos Erich Beting, Rafinha Bastos e Alex Muller.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.