.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Quarta, 17/6/2015
11:45 - Ciclismo, Tour de Suisse: quinta etapa - ESPN
13:00 - Futebol, Eurocopa Sub-21: República Tcheca x Dinamarca - SPORTV2
13:00 - Basquete, Pré-Olímpico Europeu Feminino: jogo a confirmar - ESPN+
15:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Fluminense x São Paulo - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Eurocopa Sub-21: Alemanha x Sérvia - SPORTV2
17:00 - Futebol, Mundial Feminino: Inglaterra x Colômbia - SPORTV
20:00 - Futebol, Mundial Feminino: Brasil x Costa Rica - TV BRASIL e SPORTV2
20:00 - Beisebol, MLB: Washington Nationals x Tampa Bay Rays - ESPN+
21:00 - Futebol, Copa América: Brasil x Colômbia - GLOBO e SPORTV

Quinta, 18/6/2015
11:45 - Ciclismo, Tour de Suisse: sexta etapa - ESPN
13:00 - Futebol, Eurocopa Sub-21: Itália x Suécia - SPORTV2
13:00 - Basquete, Pré-Olímpico Europeu Feminino: jogo a confirmar - ESPN+
15:10 - Vôlei, Liga Mundial: Sérvia x Austrália - SPORTV3
15:45 - Futebol, Eurocopa Sub-21: Inglaterra x Portugal - SPORTV2
17:00 - Golfe, Aberto dos EUA: primeira rodada - ESPN
18:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Atlético Mineiro x Vasco - SPORTV
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Corinthians x Coritiba - ESPN BRASIL
20:30 - Futebol, Copa América: Peru x Venezuela - SPORTV2
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Figueirense x Internacional - SPORTV (SC assiste no Premiere)
0:00 - Futebol Americano, LFL: Las Vegas Sin x Los Angeles Temptation - BANDSPORTS (gravado)

Sexta, 19/6/2015
A CONFIRMAR OS EVENTOS DOS CANAIS ESPORTE INTERATIVO.
5:00 - Velocidade, Fórmula 1: primeiro treino do GP da Áustria - SPORTV
7:00 - Tênis, WTA de Birmingham: duas quartas-de-final - BANDSPORTS
9:00 - Velocidade, Fórmula 2: segundo treino do GP da Áustria - SPORTV2
11:45 - Ciclismo, Tour de Suisse: sétima etapa - ESPN
12:10 - Vôlei, Liga Mundial: Rússia x Polônia - SPORTV2
13:00 - Basquete, Pré-Olímpico Europeu Feminino: jogo a confirmar - ESPN+
15:10 - Vôlei, Liga Mundial: Itália x Brasil - BAND e SPORTV
16:00 - Basquete, Liga ACB: final, jogo 3 - BANDSPORTS
17:00 - Golfe, Aberto dos EUA: segunda rodada - ESPN (muda às 21:30 para a ESPN+)
18:00 - Futebol, Copa América: México x Equador - SPORTV
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Bahia - SPORTV2 (MA assiste no Premiere)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Mogi Mirim - PREMIERE
20:30 - Futebol, Copa América: Chile x Bolívia - SPORTV
21:30 - Velocidade, Nascar Camping World Series: etapa de Iowa - FOX SPORTS 2
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Botafogo x Boa Esporte - SPORTV2 (RJ assiste no Premiere)
22:00 - MMA, Bellator 138: Kimbo Slice x Ken Shamrock - FOX SPORTS
22:30 - Futebol, Mundial Sub-20: Senegal x Mali (terceiro lugar) - TV BRASIL e SPORTV3
2:00 - Futebol, Mundial Sub-20: Brasil x Sérvia (final) - GLOBO, BAND, TV BRASIL e SPORTV
Quarta, 17 de junho de 2015
Futebol na Globo às 9 em ponto na quarta-feira

Assim será no Brasil x Colômbia desta noite pela Copa América, o que fará toda a grade antes do jogo começar mais cedo, com "Malhação" entrando às 17h30 e não às quase 18h como sempre para puxar na carona as atrações subsequentes, além de "Babilônia" ter somente 30 minutos ao passar das 20h25 às 20h55 - e tá que tão apontando 20h50 nos releases da assessoria de imprensa, mas já deixo uns cinco minutos de lambuja por não imaginar somente 25 minutos totais de novela contando arte e comerciais. Depois do jogo, como não tem mais às quartas-feiras a novela das 11 (atualmente "Verdades Secretas"), nada de "Jornal da Globo" e "Programa do Jô" bem mais cedo, mas antes deles tendo "Motoqueiro Fantasma" em "Cinema Especial".

Hoje é 17 de junho de 2015, mas na hora do jogo me sentirei de volta a 30 de maio de 2012 e 5 de março de 2003. São datas que me remetem a futebol na Rede Globo às 21h. Não 21h40, não 21h30, nem 21h15. Rigorosamente 21h em ponto e ponto. Três anos atrás, assim foi no amistoso EUA 1 x 4 Brasil em solo norte-americano. Doze anos atrás, Palmeiras 2 x 2 Corinthians foi a partida que motivou isso pois era semifinal do Campeonato Paulista mais tumultuado televisivamente falando de todos os tempos. O horário era escolhido preferencialmente pelo SBT, que naquela noite teve Luciano do Valle como convidado especial cedido pela Rede Bandeirantes - e que só topou fazer o jogo ao lado de uma equipe de outros convidados da sua confiança, como Juarez Soares e Octávio Muniz. Para não tomar uma sova daquelas no "Ipobre", a Plim-Plim sacrificou a muito bem sucedida novela "Mulheres Apaixonadas" e mostrou o clássico (menos em SC, onde passou Caxias de Joinville 3 x 1 Criciúma). Depois das duas partidas pelos estaduais, passou a minissérie "A Casa das Sete Mulheres".

Diferentemente até do que li no blog do José Armando Vannucci, não acho que este horário deva ser usado como "teste" da parte da Globo para uma eventual adoção do futebol de quarta-feira às 21h. É partida da Seleção em competição oficial, uma excepcionalidade absoluta. Se for para testar mesmo, sem aspas, que façam isso umas duas ou três semanas em semanas de torneios de clubes, com o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Sul-Americana, num Grêmio x Corinthians, Internacional x Flamengo, Cruzeiro x São Paulo, Atlético x Vasco, enfim. Estes é que são os donos do espaço em tempo integral, apenas o cedendo de vez em quando para a Seleção. Com eles jogando nesta faixa, isso sim, é que saberíamos do potencial deste horário no "Ipobre" de Sampa City e Cidade Maravilhosa. Quem sabe daqui a algum tempo... embora eu não ache que agora.

Afogando em números
Do Notícias da TV, audiências de São Paulo na segunda-feira: "Globo Esporte" com 13,1 pontos; e Bandeirantes com 3,5 pontos no "Jogo Aberto" e 3,3 pontos em "Os Donos da Bola".

Mundial Sub-20
Já no intervalo de Brasil x Senegal, que estava 4 x 0, veio a confirmação da transmissão da final (horas mais tarde sabido que contra a Sérvia) às 2h desta sexta para sábado. Muita gente estranhou a Rede Globo transmitir esta semifinal, o que só foi decidido no fim da manhã e anunciado pela vez primeira ao término da edição paulista do "Globo Esporte" e, depois, para todo o país no "Jornal Hoje". Meu palpite, mero palpite, nada mais do que simples palpite: se a Bandeirantes passasse sozinha entre as grandes redes, a audiência em São Paulo poderia causar problemas à Plim-Plim pelo jogo receber do "MasterChef", dono dos melhores índices da Band na atualidade, e pela madrugada ser uma faixa na qual a Globo às vezes para o SBT e, de vez em quando, também pra Record. Sendo os torneios FIFA de propriedade global, desta vez resolveram mostrá-lo para evitar tal bronca. Acho.

Rede Globo I (corrigido às 18:30)
Depois de 12 anos (e não 13, como o imbecil que vos escreve colocou inicialmente por não lembrar do ocorrido em 2003, por isso pedindo desculpas), novamente o Grande Prêmio da Áustria terá a narração de Cléber Machado, devidamente chamado pelo Luís Roberto durante a transmissão de Brasil x Senegal. Já é impossível não lembrar do "hoje não, hoje não!" bastando ouvir falar em Fórmula 1 na Áustria. Imagina com o mesmo locutor de 2002! O que, aliás, por tabela deve colocar Luís em Santos x Corinthians e Alex Escobar em Sport x Vasco no sábado.

Rede Globo II
De Bernardo Gentile no UOL Esporte: o presidente do Botafogo afirma ter a relação mais cordial possível com o diretor responsável pela programação de futebol da emissora. Carlos Eduardo Pereira aposta na sensibilidade do Telmo Zanini, com quem há muita conversa informal, sem isso de reunião. O clube aposta nisso para ganhar mais aparições na Plim-Plim durante a Série B do Campeonato Brasileiro - embora, coloquemos estes devidos pingos nos is, o contexto seja muito diferente da Série A no tocante à visibilidade nacional. Primeiro: até agora, nenhum jogo do Fogão na Bêzona passou na Globo para o Rio de Janeiro, que só assistiu pela RedeTV! aquele contra o Atlético Goianiense. Segundo: não é porque Macaé x Botafogo no dia 27 (seria em Brasília e voltou para Macaé) e Bahia x Botafogo em 25 de julho estão marcados com TV aberta que necessariamente a Globo vá passá-los pois pode acontecer alguma mudança de última hora e apenas a RedeTV! apresentá-los. Terceiro: na Globo, exibição da Série B sempre e somente regional - e nem com grandes na parada a coisa é diferente -, enquanto nacional é só pela RedeTV!. E quarto: a partida destacada pelo UOL que a Globo mostrou, que foi Botafogo x Vitória, só foi ao ar pela Rede Bahia, tanto que nacionalmente passou na RedeTV! (menos Rio de Janeiro).

Rede Bandeirantes
Ulisses Costa muito requisitado para turnos duplos. A narração de Brasil x Senegal na TV ao lado do Neto veio depois de fazer Argentina x Uruguai na rede de rádios Bandeirantes, BandNews e Bradesco Esportes.

Mundial Feminino
Até agora, a Band tem passado somente jogos de outras seleções. Os do Brasil nesta fase de grupos são só da TV Brasil no canal aberto devido aos horários ajustáveis apenas à sua programação - vide o das 20h de hoje contra a Costa Rica, um mero "amistosaço" para cumprimento de formalidade pois as brasileiras já estão em primeiro lugar definitivo no seu quadrangular e têm definidas sua próxima adversária. Justamente deverá ser no Brasil x Austrália das oitavas-de-final a entrada da Bandeirantes nos jogos das comandadas do Vadão, marcado que está para 14h do próximo domingo, dia que não terá Brasileirão por este ser às 16h30 do sábado.

TV Brasil
Não sei se foi o primeiro após sua aquisição para editor de eventos esportivos da emissora da EBC, mas foi o primeiro jogo que assisti com a participação do Rodrigo Viana a semifinal Sérvia x Mali deste fim de madrugada, comentado por ele e pelo convidado treinador Márcio Máximo ao lado do locutor Ruy Fernando.

Rede Record
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Reinaldo Gottino de volta ao esporte nos Jogos Pan-Americanos. O apresentador do "Balanço Geral SP", uma das melhores audiências da emissora em Sampa City e tormenta constante da Globo na faixa do "Vídeo Show", narrará pela Record News vários eventos da competição em Toronto. Eu agora, apenas descontraindo: já pensou se junto estivesse a "fofoqueira-mor" Fabíola Reipert com fofocas dos atletas? (rs)

Televisão do Paraná
Recebo: a E-Paraná (Curitiba) e a CATVE (Cascavel) transmitirão a nova Taça FPF, competição sub-23 criada pela Federação Paranaense para preencher o segundo semestre e que terá 16 equipes com jogos aos domingos, em horários alternativos. O campeão deste novo torneio ganhará uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro.

SporTV
Edinho é mais um que seguiu a linha do Mário Sérgio no Fox Sports. Disse o ex-zagueiro em Argentina x Uruguai que Messi tem às vezes aquele lampejo de grandissíssimo jogador, mas que às vezes se apaga um pouco. Bom, os lampejos do Lionel devem ser bem constantes, até pelos vários prêmios de Melhor do Mundo e tal...

Fox Sports I*
Dúvida que ficou para muitos depois do "Fox Sports Rádio" desta terça-feira: o perfil @FRSormani no Twitter (já excluído) era mesmo falso? Fábio Sormani garantiu que sim, dizendo que não tem perfil nesta rede social e que processará quem se passa - ou, neste caso, se passou - por ele. Me considero enganado e passado para trás, pois muito dialoguei com o Sormani do Twitter e sempre jurei ser o verdadeiro. Sério, sem brincadeira.
*Com dica do conviva Kléber Antônio Ferreira de Souza

Fox Sports II
Teve gente que comentou isso comigo não lembro se no Twitter ou no e-mail, só por isso não dou crédito por não lembrar mesmo, mas pelo boletim enviado pela assessoria de imprensa, consta ser no próximo fim de semana o que relatado me foi que aconteceu neste último: "A Última Palavra" não ao vivo e sim inédito (leia-se gravado) e não às 22h, mas sim às 23h, depois do "Rodada Fox". O que será que aconteceu para tanto?

ESPN Brasil I
Marcado para 19h30 de ontem, Fluminense x São Paulo precisou ficar para 15h de hoje devido à falta de energia elétrica no Moacyrzão - a transmissão está mantida mesmo na tarde desta quarta-feira. Sem o jogo do Brasileirão Sub-20 para passar, a faixa foi ocupada emergencialmente pelo repeteco de Barcelona 2 x 1 Arsenal em 2006, a primeira finalíssima de Liga dos Campeões da UEFA transmitida in loco pela ESPN Brasil.

ESPN Brasil II
Condolências ao Eduardo Monsanto, de luto pelo falecimento ontem da sua avó Dalva. Muita força!

BandSports
Depois daquele Orlando City x Ponte Preta de antes do começo do Campeonato Brasileiro, outro jogo da Macaca contra uma equipe dos Estados Unidos passará no canal do Grupo Bandeirantes. Será o das 18h deste sábado, diante do Fort Lauderdale Strikers, no Moisés Lucarelli. Só dará para a Ponte fazer este amistoso neste fim de semana por seu jogo do Brasileirão, versus o Fluminense, ficar para quarta-feira que vem.

Estrangeiros x nacionais
Da Cristina Padiglione em O Estado de S.Paulo: dos os principais países da América Latina, somente o Brasil tem como canal esportivo mais assistido um genuinamente nacional e pertencente a um grupo de mídia nacional - que vem a ser o SporTV, da Globosat. (o outro é o CDF Premium do Chile, pertencente à confederação daquele país) O SporTV responde por R$ 16,2 bilhões de receitas das Organizações Globo no ano passado (não chamo de "Grupo Globo" nem se a Glenda Kozlowski ligar no meu celular e pedir isso com uma voz sensualmente irresistível - embora eu admita que balançaria bastante e ficaria muito próximo de ceder a tamanho charme, eh, eh), enquanto a somatória do Fox Sports pela 21th Century Fox, da ESPN pela ABC Disney e do Esporte Interativo agora pela Time Warner dá R$ 387,6 bilhões em 2014. Eu nem queria essa dinheirama toda, somente 1% já me tornaria o homem mais feliz do mundo por me permitir sair do SPC e do Serasa. (rs) Quem caiu fora desta turma foi o Sports+ da Sky, correspondente a R$ 106 bilhões, mas pego naquela lei aqui do Brasil que impede que as operadoras de TV fechada também sejam programadoras de conteúdo e sim só veiculadoras dos mesmos.

Rádio Jovem Pan
Terá uma convidada especial comentando Santos x Corinthians às 16h30 deste sábado: Marília Ruiz, que está de licença-maternidade nas suas atividades profissionais, mas que a interromperá excepcionalmente para o clássico alvinegro. Marília no rádio não é novidade, mas a lembrança que tenho dela não é especificamente com futebol e sim como apresentadora de noticiários da BandNews FM em 2006 (ano ainda sem futebol nesta estação).

Rádio esportivo I
Rodney Brocanelli lançou no Radioamantes algumas questões referentes à cada vez maior quantidade de transmissões dos estúdios em emissoras de todo o Brasil. Duas delas foram respondidas pelo coordenador da Banda B de Curitiba, Greyson Assunção, que entende que os narradores não viajem mais para todos os jogos igual a tempos passados tanto por questões de custo quanto pela melhor estrutura dentro da emissora com a imagem da televisão, além de muitos também serem apresentadores e isto prejudicar as escalas, embora destaque que sua estação sempre manda repórter aos jogos do Trio de Ferro e que os locutores viajam para as grandes partidas, além de toda a equipe de 18 profissionais ser registrada em carteira e ninguém precisar vender cota. Bom que o Greyson colocou seu ponto de vista, tomara que outros viventes do meio também atendam ao Rodney.

Rádio esportivo II
Um áudio bem interessante está aqui e é do "Todas as Vozes" de ontem na MEC AM do Rio de Janeiro, no qual Marco Aurélio e Fernando Morgado entrevistaram Braga Júnior, o último narrador ainda vivo da Copa do Mundo ganha pelo Brasil em 1958 - da qual um dos jogadores campeões foi o falecido no último domingo Zito. Com 82 anos, o capixaba Braga hoje reside no Rio Grande do Norte e participou do quadro "O Rádio Faz História", que tem a participação do especialista em comunicação Morgado e apoio colaborativo do Daniel Pereira, do SporTV.

Herbert Fontenele
Velado ontem à tarde no Estádio Castelão de São Luís o comentarista da Rádio e TV Mirante e do Premiere, que morreu aos 73 anos de um câncer de próstata. Cerca de 200 pessoas passaram para se despedir dele, que teve 55 anos de carreira iniciada no seu Piauí e consagrada no Maranhão. A última transmissão dele, cujo corpo será cremado hoje, foi no Sampaio Corrêa x Criciúma da sexta-feira passada pelo pay-per-view. Um minuto de silêncio já está confirmado para antes da bola rolar no Sampaio x Bahia de depois de amanhã, às 19h30.

Saideira com quem faz falta
O "UOL Esporte Vê TV" publica uma excelente entrevista do Luís Augusto Simon com Luiz Alfredo, hoje com 69 anos e infelizmente fora do ar desde que deixou a RedeTV! em 2012. Nesta conversa, o filho de Geraldo José de Almeida falou de diversos assuntos: do próprio pai, de como começou narrando por acaso na Rede Record em queda de som do Fernando Solera num evento do Pan-Americano de Caracas em 1983, de nunca querer usar bordões (embora o "repeeete!" e o "cooorre pra alegria!" sejam marcantes), de estrear na Rede Globo naquele Flamengo 1 x 0 Palmeiras da abertura do Campeonato Brasileiro de 1984 (que, além do também estreante Luciano do Valle na Rede Bandeirantes e do Sílvio Luiz na Record, teve o não citado Joseval Peixoto na Rede Manchete), da narração da vitória de Ayrton Senna sobre Alain Prost nos EUA em 1986 logo após a França eliminar o Brasil na Copa do Mundo, do segundo tempo de São Paulo x Barcelona em 1992 que não conseguiu narrar, da Copa que a Seleção venceu em 1994, da aventura que foi fazer a de 1998 pela Record e da emoção necessária que transmitir dos estúdios precisa para compensação. Ainda torço que Luiz volte às narrações. Torço mesmo!

Momento Raridade Rara I
Produtor musical e compositor, João Marcelo Bôscoli completa 45 anos nesta quarta-feira. Filho de Ronaldo Bôscoli e Elis Regina, meio-irmão de Pedro Mariano e Maria Rita e ainda fundador da gravadora Trama, João concedeu aqui uma entrevista ao Kfouri no "Juca Entrevista", da ESPN, em 2007.

Momento Raridade Rara II
Bicampeão da Libertadores pelo Internacional, Rafael Sóbis completa 30 anos nesta quarta e será adversário neste ano ao defender o Tigres na semifinal dos dias 15 e 22 do mês que vem. Lembre aqui seu segundo gol nos 2 x 1 do Inter sobre o São Paulo, na primeira decisiva de 2006, com a histórica narração do Pedro Ernesto Denardin na Rádio Gaúcha, que gerou um rebuliço com os paulistas pelo "rasga a camisa e pisa em cima dela".

Momento Raridade Rara III
Numa dessas coincidências da vida, Luiz Alfredo já estava programado para estar neste tópico por ter narrado há exatos 15 anos uma final recordada aqui: Atlético 1 x 1 Coritiba, que deu o Campeonato Paranaense ao CAP. Além do Luiz narrando, a RPC TV teve naquela decisão as reportagens do Gil Rocha. Infelizmente, este vídeo com as comemorações pós-último apito é o único que existe, não havendo um outro com os gols narrados.

Momento Raridade Rara IV
Outro título estadual completa 15 anos hoje: o do Flamengo no Campeonato Carioca ao derrotar o Vasco por 2 x 1. A Rede Globo transmitiu com Luís Roberto e os tentos são apresentados aqui.

Momento Raridade Rara V
De 1991, a íntegra de Brasil 2 x 0 Colômbia pela Copa América no Chile. Transmissão da Rede Globo com Galvão Bueno, Raul Plassmann e Arnaldo Cezar Coelho, além de Léo Batista no intervalo.

Momento Raridade Rara VI
Dois Brasil x Costa Rica femininos, ambos em Jogos Pan-Americanos: de 2007, Brasil 2 x 0 com Sílvio Luiz na Rede Bandeirantes; e de 2011, Brasil 2 x 1 com Éder Luiz na Rede Record.

Momento Raridade Rara VII
Abri a coluna falando de duas partidas que a Rede Globo mostrou às 21h de quarta-feira nos últimos doze anos. Separei os vídeos delas: de 2003, Palmeiras 2 x 2 Corinthians em reportagem de Pedro Bassan e, ao fundo, a narração do Galvão Bueno (lamento demais, demais, que nunca tenha parado ao meu alcance um vídeo deste clássico com a narração do convidado Luciano do Valle no SBT - que infelizmente também não se deu ao trabalho de buscar para repeti-la quando do seu falecimento); e de 2012, Estados Unidos 1 x 4 Brasil não com som televisivo neste caso, já que escolhi a narração do Nilson César pela Rádio Jovem Pan.

Momento Raridade Rara VIII
Um dos mais célebres jogos das Copas do Mundo completa 45 anos nesta quarta: Brasil 3 x 1 Uruguai, vitória de virada dos brasileiros com direito ao célebre gol perdido pelo Pelé no drible sobre Mazukierwicz. Assista aqui com Geraldo José de Almeida (Rede Globo), Oduvaldo Cozzi, Walter Abrahão e Rui Porto (todos Rede Tupi).

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.