.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

"

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Terça, 9/6/2015
14:00 - Futebol, Mundial Feminino - BAND e SPORTV2
16:00 - Basquete, Liga ACB: semifinal a confirmar - BANDSPORTS
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paraná x Luverdense - SPORTV (PR assiste no Premiere)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: São Paulo x Internacional - ESPN BRASIL
20:00 - Futebol, Mundial Feminino: Brasil x Coreia do Sul - TV BRASIL e SPORTV2 (somente SporTV2 das 20:30 às 20:40 devido ao horário político na TV Brasil)
20:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Washington Nationals - ESPN
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Botafogo - SPORTV (São Paulo e regiões metropolitana e de Itápolis assistem no Premiere)
22:00 - Basquete, NBA: Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors (final, jogo 3) - ESPN
1:00 - Futebol, Mundial Sub-20: Gana x Mali - TV BRASIL
1:00 - Futebol, Mundial Sub-20: Sérvia x Hungria - SPORTV
4:30 - Futebol, Mundial Sub-20: EUA x Colômbia - SPORTV

Quarta, 10/6/2015
9:30 - Tênis, ATP de Stuttgart: duas partidas - ESPN
13:00 - Natação, Aberto Internacional: Mare Nostrum - SPORTV2
13:30 - Atletismo, Meeting Iberoamericano: Huelva - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Amistoso: Alemanha x EUA - ESPN BRASIL
16:00 - Basquete, Liga ACB: Unicaja x Barcelona - BANDSPORTS
19:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vitória x Corinthians - ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Atlético Mineiro x Santos - SPORTV (MG assiste no Premiere)
20:00 - Beisebol, MLB: Baltimore Orioles x Boston Red Sox - ESPN+
20:00 - Handebol, Torneio Quatro Nações: Chile x Tunísia - SPORTV2
20:45 - Futebol, Campeonato Paraibano: Auto Esporte x Campinense - ESPORTE INTERATIVO
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Chicago Blackhawks x Tampa Bay Lightning (Copa Stanley, jogo 4) - ESPN
22:00 - Futebol, Amistoso: Brasil x Honduras - GLOBO e SPORTV
22:00 - Handebol, Torneio Quatro Nações: Brasil x Cuba - SPORTV2
4:30 - Futebol, Mundial Sub-20: Brasil x Uruguai - BAND, TV BRASIL e SPORTV

Quinta, 11/6/2015
10:30 - Tênis, ATP de Stuttgart: duas partidas - ESPN
11:30 - Basquete, Pré-Olímpico Feminino: Sérvia x Letônia - ESPN+
13:00 - Natação, Aberto Internacional: Mare Nostrum - SPORTV2
13:00 - Tênis, Master Tour: final feminina da etapa de Porto Alegre - BANDSPORTS (gravado)
14:00 - Basquete, Pré-Olímpico Feminino: Espanha x Lituânia - ESPN+
15:00 - Atletismo, Liga de Diamante: etapa de Oslo - BANDSPORTS
15:00 - Handebol, Torneio Quatro Nações: jogo a confirmar - SPORTV2
15:45 - Futebol, Amistoso Sub-21: Inglaterra x Bielorrússia - ESPN BRASIL
16:00 - Futebol, Amistoso: Espanha x Costa Rica - SPORTV3
16:00 - Basquete, Pré-Olímpico Feminino: França x Ucrânia - ESPN+ (em andamento)
17:00 - Futebol, Mundial Feminino: Alemanha x Noruega - BAND e SPORTV2
17:00 - Basquete, Liga ACB: semifinal a confirmar - BANDSPORTS (gravado)
17:30 - Handebol, Torneio Quatro Nações: jogo a confirmar - SPORTV
19:00 - Futebol, Mundial Feminino: China x Holanda - SPORTV2
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Vasco x Santos - ESPN BRASIL
20:30 - Futebol, Copa América: Chile x Equador - SPORTV
22:00 - Basquete, NBA: Cleveland Cavaliers x Golden State Warriors (final, jogo 4) - ESPN
23:00 - Hipismo, Copa São Paulo: várias provas - FOX SPORTS 2 (gravado)
0:00 - Futebol Americano, LFL: Atlanta Steam x Chicago Bliss - BANDSPORTS (gravado)
Terça, 9 de junho de 2015
Um raro domingo diferente

Tarde de domingo, normalmente eu ficaria na internet acompanhando a Fórmula 1 no Canadá e o amistoso da Seleção Brasileira no Allianz Parque. Mas me mandei para a Zona Norte para ter um domingo diferente, um raro domingo diferente no período de competição à toda no mundo dos esportes como lembraria a rigor de poucos, muito poucos nos últimos anos (entre eles aquele jogo do Torneio Touchdown que assisti no campo da Brigada Militar com o saudoso André José Adler e um almoço bem bom com as gurias das Donas da Bola, das quais bate saudade). Acompanhei as duas partidas finais de um torneio de society com figuras célebres a contá-lo.

O evento se chama Samsung Galaxy Cup e é corporativo, com equipes formadas por funcionários das lojas que distribuem produtos desta marca de eletro-eletrônicos. A etapa ocorrida na Bombonera Quadras, aqui em Porto Alegre, foi a última de várias regionalizadas antes da decisão nacional, a ser realizada em São Paulo no fim de semana que vem. O incremento que faz diferença é que há cronistas esportivos contratados para fazer a narração interna das partidas para quem as assiste ao vivo. A dupla central é do Fox Sports: Paulo Bonfá e Mauro Beting. Enquanto Bonfá participa de todas as etapas locais, Mauro se faz presente quando as escalas da Fox e da Rádio Jovem Pan permitem - e foi o caso deste fim de semana, daí sua vinda para cá. Com eles também estava nessa Vitor Guedes, colunista do Agora S.Paulo, participando da organização da função. Neste grupo só faltou a Marília Ruiz, irmã do Vitão, esposa do Bonfá e apadrinhada matrimonialmente falando pelo Mauro.

Até por justamente ser "raridade rara" algo diferente assim sem ser em dezembro ou janeiro, aproveitei bastante a tarde. Primeiro, porque finalmente tive a honra e a alegria de conhecer pessoalmente o Joelmir Júnior, um parceiro deste PB de muito e muito tempo, que desde antes já assisto comentando na televisão e que é uma das figuras que mais admiro e curto nesse meio esportivo. Segundo, por nesse "combo" poder testemunhar ao vivo e a cores (ou sem cores, caso vá bem a reprise de "I Love Lucy" que li no Flávio Ricco que o SBT começará na próxima segunda-feira) que os serviços da Ringling Brothers Capilar Consultants são mesmo totalmente excelentes, o engraçadíssimo Bonfá comprova isso por A + B = C. E terceiro, porque a dupla de Paulo e Mauro mostrou uma sintonia bem bacana, encaixando bem o escracho de um com o humor apurado de outro. Eu, se fosse diretor do Fox Sports, pensaria em experimentar ambos numa transmissão de futebol. Se a partida não viesse a ser boa, ótima ficaria com a cuca antenada desses dois juntos, assim diria Alexi Stival direto da Ásia.

Numa tentativa frustrada de filmagem pelo meu telefone celular, que faria Marcelo Rezende me chamar de "Lente Nervosa" mesmo que o título já tenha dono, registrei aqui quase todo o segundo tempo da partida decisiva deste campeonato corporativo de futebol society. Teve até um gol feito perdido pela equipe que saiu vice-campeã, ainda que nem sequer fazendo cosquinha naquele troço absurdamente inacreditável aprontado pelo Marcos Guilherme e pelo Judivan no sub-20 do Brasil de sábado para domingo (Ivan Bruno, Carlos Borges e Eduardo Moreno estão em estado de choque até agora). Em breves momentos dá para perceber algumas tiradas do Bonfá e do Beting, mas não tantas pois assisti o jogo num andar superior do local, onde a torcida pelo time que ficou em segundo estava alucinada, destacando-se a guria ao lado da qual fiquei o tempo todo. Deusa não é, embora dragão também não (salvo ela ser torcedora do Atlético Goianiense e eu não saber). Feiticeira muito menos, até por não usar véu igual à Joana Prado nos tempos áureos. Mas louca, definitivamente, sim. Ô gogó porreta de arretado, meu!

Encerrado este relato que adiei de ontem para hoje por muitas pautas do fim de semana "se acotovelarem" pedindo espaço para serem da ordem do dia, sigamos em frente com outros assuntos desta terça-feira.

Fox & ESPN?
De Gabriel Vaquer no NaTelinha: conversas entre as partes dão conta de uma possível cessão de alguns jogos da Liga Europa pela ESPN Brasil para o Fox Sports, tanto para o primeiro manter as principais ligas regulares na sua grade quanto para o segundo ter um torneio da UEFA na sua grade. A ESPN diz não falar sobre "boatos".

ESPN Brasil
Após realização diária no período de Roland Garros, o noturno "Pelas Quadras" voltará ao ar ainda neste mês. Será a partir do dia 29 que Fernando Meligeni, Fernando Nardini e Osvaldo Maraucci abordarão Wimbledon.

BandSports
Olham aqui uma primeira imagem da entrevista com Muricy Ramalho que marcará, às 23h do próximo domingo, a estreia do "Tête-à-Tête com Téo". Semana que vem, Téo José gravará três edições no Rio de Janeiro.

Combate
De Maurício Dehò no UOL Esporte: apenas sua será a transmissão no próximo sábado de Fabrício Werdum x Cain Velásquez, luta que promoverá a unificação dos cinturões do UFC na categoria peso pesado.

SporTV
Do Flávio Ricco no "Canal 1": comenta-se uma possibilidade de mudanças devido à audiência de algumas atrações não ser satisfatória. O "guru" dá como exemplo o "Seleção SporTV", que só recebe os convidados de São Paulo depois das 14h por até então a estrutura técnica atender o "Globo Esporte" e o "Jornal Hoje". (explicação, pois vai que esses e aqueles de repente não sabem: enquanto no Rio de Janeiro a Globosat possui desde sempre uma sede própria, em São Paulo até hoje tudo acontece no mesmo prédio da TV Globo) Alguém chama Gilberto Braga para comentar este tópico, por gentileza, pois lembrei do que ele andou falando dia desses, eh, eh, eh...

Esporte Interativo
De Márcio Kroehn no "Marketing Esportivo", de Luiz Fernando Sá, na IstoÉ Dinheiro: presente no Olímpico de Berlim no sábado passado para Barcelona x Juventus, o presidente Edgar Diniz promete para as próximas três temporadas exclusivas do E+I em canal pago a maior cobertura no Brasil que a Champions League terá tido.

Afogando em números I
Do Notícias da TV, do Vinicius Paiva, da Patrícia Kogut em O Globo e de Duda Lopes na Máquina do Esporte, audiências de São Paulo. As de sexta-feira: Brasil x Austrália com 10,2 pontos totais (8,9 na Globo e 1,3 na Bandeirantes); "Globo Esporte" com 9,2; e Bandeirantes com 1,8 no "Jogo Aberto" e 1,9 em "Os Donos da Bola". As do sábado: Barcelona x Juventus com 25 pontos totais (17 com 38% de participação na Globo e para lá de significativos 8 pontos na Bandeirantes); Joinville x Corinthians com 18 totais (15 na Globo e 3 na Bandeirantes); RedeTV! com 0,6 em Bragantino x Bahia, 0,4 na "Super Faixa do Esporte" e 1 no XFC; Globo com 8,2 no treino do GP do Canadá e 9,7 no "GE"; Bandeirantes com 0,7 no "Gol, o Grande Momento do Futebol", 1,8 no "Band Esporte Clube" e 0,8 na Fórmula Indy; e Record com 4,4 no "Esporte Fantástico".

Afogando em números II
São Paulo no domingo: Globo com 23 e 43% em Brasil x México, 10 no GP do Canadá, 9 no "Auto Esporte", 10,3 no "Esporte Espetacular" e 9 no "The Ultimate Fighter Brasil"; Bandeirantes com 0,6 em Roland Garros, 1,4 em Noruega x Tailândia e 1,7 no "Terceiro Tempo"; RedeTV! com 0,3 no "Bola na Rede"; e SBT com 2,9 no último "Vrum". Pena que alguns "Ipobres" paulistanos não foram informados, casos dos corujaços sub-20 Brasil x Coreia do Norte e VT de Roland Garros na virada de sábado para domingo na Band. Agora, dados do Rio de Janeiro na sexta, Globo com 12 em Brasil x Austrália. No sábado: Atlético Paranaense x Vasco com 18 pontos e 37% de participação (17 com 35% na Globo e 1 com 2% na Band); e Globo com 20 e 43% em Barcelona x Juventus e 12 no treino do GP do Canadá. Domingo na Globo: Brasil x México com 22 e 43%, GP do Canadá com 10 pontos, "Auto Esporte" com 8, "Esporte Espetacular" com 11 e "The Ultimate Fighter Brasil" com 9.

Afogando em números III
Não é a primeira vez que faço uma restrição assim e nem será a última, chatonildo com "CH" maiúsculo que sou, Rogerio Jovaneli (eh, eh): tem que contar a audiência total do evento e não só de um ou de outro canal, gente, pelo santo nome de Jesus Cristo! Lauro Jardim comparou no "Radar On Line" da Veja as audiências de Barcelona x Juventus e Brasil x México para afirmar que o amistoso foi mais assistido que a final da Liga dos Campeões da UEFA, o que não corresponde à verdade. Isto é: não sei isso quanto ao Rio de Janeiro pois, infelizmente, ninguém (nem os cariocas Vinicius Paiva e Patrícia Kogut) divulgaram o índice da Band, por menor que eventualmente viesse a ser. Mas em São Paulo geralmente não acompanha a realidade. É absolutamente inadmissível o Lauro falar em 17 pontos da UCL contra 23 da Seleção ao desconsiderar os nada desconsideráveis 8 pontos da Bandeirantes na decisão de sábado, o que fecha os 25 pontos totais que deixam o título catalão mais visto que o escrete. Eu, que não sou da Band, sinto que estou mais brabo com isso que a própria turma dela, que deveria reclamar muito com o colunista da Veja por esta indução errada dos leitores a algo que não é o que aconteceu.

Rede Globo I
Fora de Brasil x México por estar em Berlim na final europeia, Galvão Bueno estará aqui em Porto Alegre para Brasil x Honduras. Um dos comentaristas será diferente: sai Caio Ribeiro e entra Juninho Pernambucano.

Rede Globo II
Duas observações a partir de e-mails de convivas: atualizei na edição de ontem no fim da tarde, mas reforço hoje que a última partida às 21h de quarta-feira com Plim-Plim ao vivo foi EUA x Brasil, amistoso em 2012, e não as que falei inicialmente (Corinthians x Palmeiras no Paulista e Caxias x Criciúma no Catarinense, ambas em 2003); e não tem erro dizer que Brasil x Colômbia será neste horário na semana que vem pois o Chile adotou em definitivo o horário de verão no ano inteirinho a partir de janeiro deste ano, o que fez o fuso horário de Santiago e Brasília ficar igualzinho e não a capital chilena com uma hora de atraso em relação à nossa brasileira.

Rede Bandeirantes I
Do Flávio Ricco no "Canal 1": continuar sublicenciada da Globo em competições como os Mundiais Feminino e Sub-20 é um indicativo de que a transmissão da Copa do Mundo em 2018 estará assegurada.

Rede Bandeirantes II
Maratona de Ulisses Costa nesta semana: hoje, França x Inglaterra pelo Mundial Feminino às 14h; quarta para quinta, Brasil x Uruguai no sub-20 às 4h30; quinta, Alemanha x Noruega no Mundial Feminino às 17h, estes três eventos pela emissora aberta; e na mesma quinta, Chile x Equador pela Copa América às 20h30, esse na Rádio Bandeirantes. Cheguei a ficar zonzo com a extensa agenda passada por ele no fim do "Esporte em Debate".

Rede Bandeirantes III
A programação do próximo fim de semana tem vários eventos: na sexta-feira, Sérvia x Brasil pela Liga Mundial às 15h (esse exclusivo da Band na TV aberta pois a Globo mostrará a "Sessão da Tarde", com o oitentíssimo "Namorada de Aluguel"); no sábado, França x Colômbia pelo Mundial Feminino às 14h, Coritiba x Flamengo e Chapecoense x São Paulo às 16h30 e quarta a definir do Mundial Sub-20 às 22h (não há previsto "Gol, o Grande Momento do Futebol" desta vez); e no domingo, Fórmula Truck em Nova Santa Rita às 13h e outro Sérvia x Brasil da Liga Mundial às 15h (o "Band Esporte Clube" entrará às 12h30, às 14h30 e às 17h10, com o "Terceiro Tempo" normalmente das 17h50 às 20h15, ainda que simultâneo a Brasil x Peru na Copa América).

Mundial Sub-20
Além do óbvio Brasil x Uruguai ao vivo em todos os exibidores às 4h30 de quarta para quinta, apenas uma peleja das oitavas-de-final entrou na grade dos canais abertos: Gana x Mali na TV Brasil, 1h de hoje para amnhã.

Mundial Feminino
Vale o lembrete: Brasil x Coreia do Norte, estreia das comandadas do Vadão às 20h desta terça-feira, passará na TV Brasil e no SporTV2, desta vez sem sequer VT na Bandeirantes. Fundamental: por causa do chatonildo horário político nos canais abertos, só o SporTV2 mostrará o jogo das 20h30 às 20h40.

Rádio de Curitiba
Recebi no sábado ainda e ontem não registrei por esquecimento puro: não houve coletivas no Atlético Paranaense após a vitória sobre o Vasco, nem sequer para as TVs detentoras do Campeonato Brasileiro. Consta dos autos que isto aconteceu para não terem que atender à reportagem da Banda B - que, como bem sabem, só pôde retornar às entrevistas após as partidas do Furacão graças a uma decisão judicial. Mas nem isso parece bastar.

Rádio de São Paulo
Não existe mais o "Panorama Esportivo" da Globo com duas horas de duração. Este agora é um quadro de meia hora dentro do "Zoação na Globo". Desde esta segunda-feira, as informações esportivas entram das 22h30 às 23h no programa de variedades do Maércio Ramos, que dobrou a duração e passa a ir das 20h à 0h.

A saideira

A segunda-feira marcou os 9 anos do falecimento do inigualável Fiori Gigliotti e, entre homenagens feitas na web, uma foi em artigo especial do Anderson Cheni. Porém, da maneira mais gentil e amável possível, um reparo vale ser feito quando ele diz que o "locutor da torcida brasileira" é o único cronista esportivo do Brasil a ter coberto dez Copas do Mundo (poderia ter sido doze, não fosse ele não poder narrar a de 1994 na Bandeirantes por causa da candidatura a deputado estadual e nem a de 2002 pois a Record não comprou os direitos de transmissão).

Tem outros com esta marca ou até superior. Verdade que poucos - e talvez eu esqueça ou mesmo não saiba de outros a ponto de não citá-los -, mas vale passar estes exemplos: José Silvério, da Bandeirantes, e Pedro Ernesto Denardin, da Gaúcha, que no ano passado também fecharam uma dezena de Mundiais; o professor Ruy Carlos Ostermann, que em 2014 atingiu a excepcional marca de 13 Copas consecutivas in loco a partir de 1966; e o saudoso Luiz Mendes, cujo nascimento completa hoje 91 anos, que também teve 13 Mundiais no local desde 1950 até 1998, tendo feito os três seguintes dos estúdios no Rio de Janeiro. Espero ter auxiliado e, caso eu tenha esquecido de falar de outros radialistas com no mínimo 10 Copas, avisem que também citarei. Ah: só esclareço que falo somente da turma do rádio e, neste tópico especificamente, não conto gente da televisão.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.