.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Segunda, 18/5/2015
10:00 - Taekwondo, Mundial: sexto dia - ESPORTE INTERATIVO
14:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Fiorentina x Parma - ESPN
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: West Bromwich x Chelsea - ESPN BRASIL e FOX SPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Napoli x Cesena - FOX SPORTS 2
19:15 - Futsal, LNF: Lajeado x Intelli - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x Saint Louis Cardinals - ESPN+
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Rangers x Tampa Bay Lightning - ESPN

Terça, 19/5/2015
10:00 - Futebol, Eurocopa Sub-17: Bélgica x França (semifinal) - SPORTV2
10:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: décimo dia - ESPN
13:00 - Futebol, Eurocopa Sub-17: Alemanha x Rússia (semifinal) - SPORTV2
16:30 - Futebol, Copa do Brasil Sub-17: Botafogo x Vitória (final, volta) - SPORTV e ESPN BRASIL
17:00 - Futebol, Campeonato Italiano: Cagliari x Palermo - FOX SPORTS 2 (gravado)
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Vitória x ASA - SPORTV e ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: ABC x Paysandu - FOX SPORTS
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Macaé x Oeste - PREMIERE
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Náutico x Criciúma - SPORTV2 (PE assiste no Premiere)
22:00 - Futebol, Copa Libertadores: Emelec x Tigres - SPORTV
22:00 - Basquete, NBA: Houston Rockets x Golden State Warriors (final do Oeste, jogo 1) - ESPN
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Anaheim Ducks x Chicago Blackhawks - ESPN+

Quarta, 20/5/2015
8:30 - Atletismo, IAAF World Challenge: etapa de Pequim - BANDSPORTS
10:30 - Ciclismo, Giro D'Italia: décimo primeiro dia - ESPN
15:45 - Futebol, Copa da Itália: Juventus x Lazio (final) - ESPN BRASIL
15:45 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Sunderland - ESPN
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Figueirense x Botafogo - SPORTV e ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Ituano x Goiás - SPORTV3
19:30 - Basquete, NBB: Bauru x Mogi das Cruzes - SPORTV2
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Tampa Bay Lightning x New York Rangers - ESPN
21:30 - Basquete, NBA: Cleveland Cavaliers x Atlanta Hawks (final do Leste, jogo 1) - SPORTV3 e SPACE
22:00 - Futebol, Copa Libertadores: Independiente Santa Fe x Internacional - RBS (RS e SC) e FOX SPORTS
22:00 - Futebol, Copa do Brasil: Vasco x Cuiabá - GLOBO (RJ, MT, ES, DF, GO, AL, RN, PB, SE, MA, PI, PA, AM, RO, RR, AP, AC e TO), BAND (RJ, MT e parte da rede), SPORTV2 e ESPN BRASIL
22:00 - Futebol, Copa do Brasil: Sport x Santos - GLOBO (SP, PE, PR e MS), BAND (SP, PE e parte da rede), SPORTV e FOX SPORTS 2
22:00 - Futebol, Copa do Brasil: Bahia x Luverdense - REDE BAHIA (BA) e ESPN+
22:00 - Futebol, Copa do Brasil: Ceará x América Mineiro - VERDES MARES (CE)
Segunda, 18 de maio de 2015
As coberturas das TVs em Barcelona x Juventus

Do Flávio Ricco no "Canal 1": a final da Liga dos Campeões da UEFA, no próximo dia 6 de junho, tem quase todas as coberturas televisivas armadas. A Globo já definiu seus trabalhos com Galvão Bueno, Caio Ribeiro, Juninho Pernambucano e Arnaldo Cezar Coelho nos estúdios em São Paulo, somente Marcos Uchoa estando no Olímpico de Berlim. Não há relação com economia ou algo assim, mas sim com a Copa América. Melhor especificando: no dia seguinte tem o amistoso Brasil x México no Allianz Parque (aqui não tem veto ao nome, não... risos), às 17h, e certamente Galvão e Arnaldo vão transmiti-lo. "Ah, mas por que não enviar Cléber Machado ou Luís Roberto?", alguém perguntará. Só pode ser porque eles vão transmitir o Brasileirão, já que no fim de semana em questão, com Champions League às 15h45 do sábado e Seleção às 17h do domingo, as Séries A e B passarão às 22h do sábado (Atlético Paranaense x Vasco, Joinville x Corinthians, São Paulo x Grêmio e Luverdense x Santa Cruz).

CAP x Vasco e JEC x Coringão também passarão na Band, que ainda não fechou seu esquema, mas que ainda pode enviar Téo José e Neto até a Alemanha, igual aconteceu em Lisboa no ano passado para Real Madrid x Atlético de Madrid, quando com eles esteve Felipe Bueno. A Bandeirantes é uma que não exibirá a Copa América, exclusiva da Globo no canal aberto, embora tenha Fernando Fernandes como enviado especial para a cobertura jornalística. Uma grande delegação quem enviará é a ESPN Brasil, nesta que será sua última jornada de Liga dos Campeões. Paulo Andrade, Paulo Calçade, Mauro Cezar Pereira, Sorín, Alex, Mendel Bydlowski e João Castelo Branco integrarão um grupo de cerca de 20 pessoas, que também inclui câmeras, técnicos e equipe de produção. Não apenas uma grande delegação enviada, mas a promessa (imagino eu) de uma cobertura ainda maior que em outras finais, até por justamente ser a última que o canal exibirá até que liberem um novo contrato de TV.

Já se sabia também do Esporte Interativo mandar para Berlim a mesma equipe que transmitirá na quarta-feira da semana que vem, em caráter de "exclusividade exclusivamente exclusivíssima", a final Sevilla x Dnipro da Liga Europa em Varsóvia. De Gabriel Vaquer no NaTelinha: mesmo que Barcelona x Juventus em si passe apenas em VT com atraso de quatro horas, tanto o pré quanto o pós-jogo terão duas horas cada para compor um trabalho que impacte e mostre à UEFA que a escolha do canal da Turner para ser exibidor exclusivo em TV paga nas próximas 3 temporadas foi acertada. André Henning, Vitor Sérgio Rodrigues, Zico e Monique Danello estarão nessa.

Rede Globo I
Seguidores twitteiros avisaram: Sport x Santos vai passar no canal 5 de Sampa City, sim - e consequentemente todo o estado de SP. Jogo de depois de amanhã anunciado no ar pelo Cléber Machado em Santos x Cruzeiro. Falou mais alto a sensatez. Insensatez, diria Tom Jobim, seria passar um "Cinema Especial". A propósito: Cléber Machado e cia. nos estúdios ontem, como sempre. Só Renato Cury e Rodrigo Franco na Vila Belmiro. O narrador esteve em turno duplo por acompanhar a Maratona de São Paulo de manhã no "Esporte Espetacular".

Rede Globo II
O mongolóide que vos tecla levou uma semana para lembrar de registrar nestas mal traçadas linhas o que já vira ainda na primeira rodada do Campeonato Brasileiro: que o slogan que "paga" os comerciais durante a bola em jogo e chama os intervalos mudou para um específico do esporte, que é "futebol na Globo, aqui é emoção".

Rede Globo III
A edição carioca do "Globo Esporte" estreou na última sexta a segunda temporada do quadro "Os Contadores", com Alex Escobar recebendo os ex-jogadores Edílson, Amaral, Evaristo de Macedo e Edu Coimbra para contarem histórias curiosas e deliciosas das suas carreiras. Serão seis episódios, logo, vem aí mais cinco.

Rede Bandeirantes I
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Oliveira Andrade, Chiquinho Leite Moreira e Flávio Saretta viajarão para Paris depois de amanhã, rumo à cobertura de Roland Garros na TV aberta e no BandSports. Ontem, já viajou a primeira parte da equipe. Considerando-se que Téo José rumará no mesmo dia pros EUA para as 500 Milhas de Indianápolis, dá para deduzir que o Campeonato Brasileiro no próximo domingo seja feito por Ulisses Costa e Carlos Fernando. Em tempo: no "Gol, o Grande Momento do Futebol" de ontem, Oliveira relatou problemas de credenciamento e de acesso, além de elevadores pifados, no Mané Garrincha, onde esteve para Atlético Mineiro x Fluminense. Ainda sobre isso: Edmundo também esteve em Brasília e, em Santos x Cruzeiro, Téo José in loco e Neto "in tubo".

Rede Bandeirantes II
Relíquias do "Gol" deste domingo: gol de bicicleta de França em São Paulo 3 x 1 Rio Branco, Paulista 1996, com Jota Júnior; São Paulo 1 x 1 Ponte Preta, Paulista 1979, com Alexandre Santos e Chico de Assis; Fluminense 2 x 3 Atlético Mineiro, Brasileiro 1980, com Paulo Stein; Atlético Mineiro 1 x 2 Fluminense, Brasileiro 1993, e Sport 1 x 1 Flamengo, Brasileiro 1994, ambos com Januário de Oliveira; gols de Zico em Brasil 3 x 1 Chile, Amistoso 1985, e Cruzeiro 0 x 1 Santos, Brasileiro 2007, ambos com Luciano do Valle; e a participação de Nilton Santos no "Super Técnico" em 2001. Em tempo: foi reprisado Santos 2 x 1 Cruzeiro, Brasileiro 1995, com filmagem de transmissão e sem narração original. Posso cravar que este jogo foi feito pelo Sílvio Luiz, sim, claro ou com certeza?

TV Brasil
Dentro do habitual dos outros anos, as primeiras transmissões da Série C do Campeonato Brasileiro tiveram apenas a reportagem no estádio, com narração e comentários feitos dos estúdios da EBC no Rio de Janeiro. Brasil x Juventude foi narrado por Carlos Borges e comentado por Márcio Guedes e outro moço cujo nome não peguei; e Icasa x Fortaleza foi contado por Ricardo Mazella e opinado por Jorge Ramos e Marco Aurélio. No enfrentamento pampeano do sábado, olharão aqui que chamou a atenção o GC do placar em tamanho muito exagerado. Por sua vez, notarão aqui que no segundo tempo corrigiram isso e o modelo seguiu igual, mas bem menor.

TV Ceará
Do Weberte Lemos: a retransmissora cearense da TV Brasil promete transmitir todos os jogos do Fortaleza na Série C. Logo, passando inclusive aqueles que a estação da EBC não mostrar. Desta forma, o próximo a passar é Fortaleza x Vila Nova às 19h30 do sábado, dia que terá Portuguesa x Brasil na TV Brasil às 19h.

TVE (RS) I
Lá atrás, se tinha que hoje estrearia às 13h o "Virando a Mesa", debate que Rogério Amaral já comandou na Pampa nos anos 2000 e na Ulbra TV há alguns anos. Porém, problemas aconteceram e este programa não entra no ar hoje e ainda não sabe quando passará e se passará. No Twitter, João Garcia (que está incluído nesta nova fase da atração) disse que Rogério tomou uma bola nas costas. O apresentador respondeu que espera reviravoltar a situação por ter os diretores do canal 7 como pessoas sérias, honestas e responsáveis. A cuidar.

TVE (RS) II
Esportivo estreando hoje no canal 7 é o segmento diário com Farid Germano Filho no "Canal Aberto", jornalístico das 12h30 às 13h30. Ele permanece normalmente na Rede Pampa (TV Pampa e Rádio Grenal).

RedeTV!
Do Flávio Ricco no "Canal 1": os diretores Franz Vacek e Ari Borges estão trabalhando para criar um novo esportivo de domingo à noite, a ser liderado por Sílvio Luiz com a presença da equipe de esportes e de convidados. Como se sabe, o "Bola Dividida" teve sua última de 502 edições apresentada na última sexta-feira por ele e o "Você na TV", este transferido pro fim da tarde em breve, darem lugar ao novo matinal "Melhor Pra Você", que estreia dia 25.

Fox Sports
Desde hoje, "Fox Gol" às 12h30 com novo formato e comando de João Venturi e Eugênio Leal.

Premiere
Depois de estúdio para Santos x São Paulo e Santos x Palmeiras nas finais do Campeonato Paulista, os locutores de cabine voltaram pra Vila Belmiro. Lá estiveram Jota Júnior e Luiz Ademar para Santos x Cruzeiro.

SporTV
Não é apenas o "Redação" com novo cenário dentro da redação a novidade do canal nesta segunda-feira. O "Tá na Área" passa a ser apresentado das 16h30 às 18h30, com informações ao vivo dos repórteres nos grandes clubes brasileiros e comando triplo: Bárbara Coelho e Thiago Oliveira no Rio e Alexandre Oliveira em São Paulo.

Juca Kfouri
O comentarista está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, desde que sofreu complicações decorrentes de uma cirurgia na sexta-feira, dia seguinte à última atualização do seu blog no UOL. No Observatório da Imprensa, Alberto Dines criticou a Folha de S.Paulo por ser cúmplice do que definiu como um ataque de Walter Feldman, um dos novos dirigentes da CBF, já que o jornal estava ciente da hospitalização de seu colaborador. Dines disse que Juca nunca fugiu ao debate e que enfrenta com reconhecida galhardia e com muita graça todos os tipos de desafetos, mas que não se pode esperar que ele tenha condições na UTI de tourear com este bode enfezado. O texto do Feldman, publicado na seção "Tendências/Debates", pode ser lido aqui.

Rádio de Goiânia
Do Auvaro Maia: Alípio Nogueira não é mais narrador da Bandeirantes 820, na qual também liderava a equipe de jornalismo geral e apresentava o matinal "Jornal Bandeirantes". Desentendimento com a direção da emissora.

Rádio de Porto Alegre
Segunda-feira de Bandeirantes AM 640 também em FM 94,9, retornando à associação AM/FM após 13 anos e meio da primeira experiência. Dia também de novidades na grade, com "Esporte Notícia" das 10h às 11h30, com Daniel Oliveira e Ribeiro Neto, e das 16h às 18h, com Luiz Carlos Reche, substituindo o "Atualidades Esportivas". O "Esporte Notícia" tem o mesmo padrão sonoro da matriz de SP, com as mesmas cortinas sonoras e vinhetas do original apresentado pelo Ricardo Capriotti. A abertura tem o mesmo texto da original paulistana, mas com alguns trechos da mesma na voz do Nelson Gomes (incluindo o "enlouquecedor!" do Ulisses Costa) e outros com locução de Dimas Aguiar (com um trecho de narração do Daniel). À noite, José Aldo Pinheiro comandará das 20h às 22h o "Esporte em Debate", que substituirá o "Band Esporte Show". Enquanto escrevo este tópico, outra novidade extremamente significativa é o "Apito Final", das 11h30 às 13h e sobrevivente da clássica programação vinda desde 1995, mudar sua cortina sonora após 20 anos, o que de início causará um inevitável estranhamento.

Rádio de São Paulo I
Do Anderson Cheni: as transmissões de futebol da Estadão depois de amanhã e domingo que vem serão as últimas em duas frequências. A partir da quarta-feira da semana que vem, escutadas elas serão apenas em FM 92,9, que será o único prefixo da emissora, já que o AM 700 dará lugar para a Nossa Rádio a partir do dia 25.

Rádio de São Paulo II
Sem comentários para esta barbaridade relatada pelo Marco Bello, repórter da Transamérica no Moisés Lucarelli para Ponte Preta x São Paulo: "Fiscal da Federação Paulista me disse aqui em Campinas que, se algum repórter falar mal da CBF, pode ser impedido de entrar no campo no Campeonato Brasileiro." Censura.

Rádio de São Paulo III
O "Domingo Esportivo" de ontem na Bandeirantes abriu um bom espaço para a Série A3 do Campeonato Paulista e teve cobertura de Juventus x Grêmio Osasco com João Paulo Capellannes em posto na Rua Javari, inclusive dando uma de narrador em certo momento. Pena que perdi pois estava ouvindo Figueirense x Vasco.

Rádio de São Paulo IV
Na simultaneidade das 18h30 deste domingo, apenas a Bradesco Esportes transmitiu Joinville x Palmeiras, com todas as demais AM e/ou FM indo de Ponte Preta x São Paulo. Felizmente, o off-tube completo da Bradesco na peleja da Arena Joinville não teve som falso de torcida, sendo ela com portões fechados. Aí sim.

Rádio do Rio de Janeiro
Somente Globo AM (esta com Sidney Garambone como comentarista convidado especial) e Tupi AM ofereceram 90 minutos de Atlético Mineiro x Fluminense às 16h. As outras AM e/ou FM foram de Flamengo x Sport.

Jamil Chade x CBF
Sábado, o repórter trouxe em O Estado de S.Paulo este material aqui, explosivo e que causou grande repercussão ao mostrar com documentos vários contratos secretos que mostram como a CBF e empresários lucram bastante em paraísos fiscais com as convocações da Seleção Brasileira. No domingo, a entidade máxima do nosso futebol respondeu em seu site ao Jamil e praticamente só faltou chamá-lo de "mentiroso" e coisa do gênero. Digo apenas isto: entre um e outro lado, estou com o Chade, cujas reportagens de bastidores são sempre muito boas e, por ajudarem a escancarar falcatruas de dirigentes, tornam ele um jornalista necessário neste momento.

Um pedido de desculpas na saideira
Sábado, um dos "Momento Raridade Rara" era para ser sobre o volante Magrão, ex-São Caetano, Palmeiras e Internacional entre outros clubes, que encerrou sua carreira aos 36 anos. Coloquei um jogo com dois gols "dele" pelo Azulão, 2 x 1 sobre o Atlético Mineiro na semifinal do Campeonato Brasileiro de 2001. Acontece que cometi um super-hiper-ultra-puxa-mega-engano que, se a lei da física permitisse, faria com que eu "me demitisse-me a mim mesmo" ou, no mínimo, tascasse uma suspensão de umas duas semanas por tamanha imbecilidade e desatenção cretinamente babaquíssima. O Magrão que fez os dois gols do São Caetano neste jogo é outro que não o volante, este já no Palmeiras naquele ano. Por uma completa desatenção minha, já que a exemplo de hoje só consegui editar as inéditas da "24" e do "PM" depois das 6 da manhã e o enorme atraso fez com que publicadas fossem somente perto da 1 da tarde, não assisti o vídeo com total atenção e nem pesquisei direito. Se não fosse uma chamada de atenção do seguidor twitteiro Gabriel Aguiar, esta idiotice estupidamente tontérrima que cometi permaneceria no ar. Tiraria a já quase nula credibilidade que possuo, tantos erros que apronto. Só me resta, com sinceridade, lhes pedir milhares de perdões por mais esta patacoada horrenda que vomitei. Perdão, pessoas.

Momento Raridade Rara I
Não incluí na coluna de fim de semana pois apenas no fim de semana mesmo fui saber disso, prova de que fui derrubado pela Wikipédia por não constá-lo na lista de aniversariantes de 17 de maio: o ex-atacante César Maluco completou 70 anos. Ídolo eterno do Palmeiras, venceu a Taça Brasil de 1967, os Robertões de 1967 e 1969, os Brasileirões de 1972 e 1973, além dos Paulistões de 1966, 1972 e 1974. Separei aqui o gol dele no 1 x 0 sobre o Corinthians que valeu a conquista do Roberto Gomes Pedrosa em 1967. Deliciosas imagens do antigo "Canal 100", o cinejornal com locução de Cid Moreira, e apresentação atualizada (dos anos 90) de Alexandre Niemeyer, imagino, deduzo e suponho que naquelas exibições que a Rede Manchete teve às 20h25 há mais de 20 anos.

Momento Raridade Rara II
Uma data memorável do Londrina completa hoje 35 anos: a conquista da Taça de Prata de 1980, o CSA sofreu 4 x 0 no interior paranaense. Recupere aqui as imagens com Luís Cavalheiro na TV Coroados (atual RPC TV).

Momento Raridade Rara III
Falecido no último sábado Machado, que tinha 80 anos e foi goleiro do Botafogo de Ribeirão Preto, no qual atuou 252 vezes de 1955 a 1966. Foi ele que defendeu a meta em uma partida histórica do Paulistão: Santos 11 x 0 Botafogo em 1964, quando só Pelé marcou oito vezes. Quem assistiu o jogo garante: só ficou em 11 por causa de Machado. Ouça aqui com Ennio Rodrigues, Luiz Augusto Maltoni e Borghi Júnior na Rádio Bandeirantes.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.