.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília


Quinta, 14/5/2015
7:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV2
11:00 - Taekwondo, Mundial: segundo dia - ESPORTE INTERATIVO
13:00 - Futebol, Liga Feminina dos Campeões: Frankfurt x Paris Saint Germain - SPORTV3
15:00 - Ginástica Artística, Copa do Mundo: etapa da Bulgária - SPORTV3
15:15 - Hóquei no Gelo, Mundial: Finlândia x República Tcheca - SPORTV
16:00 - Tênis, WTA de Roma: jogo a confirmar - BANDSPORTS
16:05 - Futebol, Liga Europa: Fiorentina x Sevilla (semifinal, volta) - ESPORTE INTERATIVO e TERRA (Internet)
16:05 - Futebol, Liga Europa: Dnipro x Napoli (semifinal, volta) - ESPN BRASIL e TERRA (Internet)
18:30 - Futebol, Copa Libertadores: Racing x Montevideo Wanderers - FOX SPORTS
20:30 - Futebol, Campeonato Paraibano: Treze x Campinense - ESPORTE INTERATIVO NORDESTE
20:30 - Basquete, NBA: Flamengo x Limeira - SPORTV2
21:00 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x River Plate - SPORTV
21:00 - MMA, Limo Fight: Maurílio Touro x Tiago Jambo - ESPORTE INTERATIVO
22:30 - Basquete, NBA: Los Angeles Clippers x Houston Rockets - SPORTV2
23:30 - Futebol, Copa Libertadores: Atlético Nacional x Emelec - FOX SPORTS
0:00 - Futebol Americano, LFL: Omaha Heart x Chicago Bliss - BANDSPORTS

Sexta, 15/5/2015
6:30 - Rúgbi, NRL: Canterbury Bulldogs x Sydney Roosters - SPORTS+
7:00 - Tênis, Masters de Roma: várias partidas - SPORTV2
7:00 - Tênis, WTA de Roma: três quartas-de-final - BANDSPORTS
11:00 - Taekwondo, Mundial: terceiro dia - ESPORTE INTERATIVO
12:45 - Basquete, Euroliga: Real Madrid x Olympique - SPORTS+
13:00 - Atletismo, Liga de Diamante: etapa de Doha - BANDSPORTS
15:45 - Basquete, Euroliga: CSKA Moscou x Olympiacos - SPORTS+
16:00 - Tênis, WTA de Roma: quarta quarta-de-final - BANDSPORTS
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Santa Cruz x Paraná - SPORTV (PE assiste no Premiere)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Bahia x Mogi Mirim - PREMIERE
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Sampaio Corrêa x Macaé - PREMIERE
19:30 - Basquete, NBB: Mogi das Cruzes x Bauru - SPORTV2
20:15 - Futebol, MLS: New York City x Chicago Fire - SPORTV3
21:30 - Velocidade, Nascar: etapa de Charlotte - FOX SPORTS 2
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Criciúma x ABC - SPORTV (SC assiste no Premiere)
22:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Memphis Grizzlies - SPORTV2
22:00 - MMA, Bellator 137: Brandon Bull Halsey x Kendall Da Spyder Grove - FOX SPORTS
22:00 - Triatlo, Circuito Mundial Feminino: etapa de Yokohama - BANDSPORTS (para à 0:30 e volta à 1:00)
22:20 - Futebol, MLS: FC Dallas x New York Red Bulls - SPORTV3
0:50 - Boxe: Jose Benavidez x Jorge Paez - SPORTV

Sábado, 16/5/2015
Logo mais, os eventos deste dia.
Quinta, 14 de maio de 2015
Sobraram Santos e Palmeiras para a Globo... de novo

Poderia ser notícia velha, já que os dois decidiram o Campeonato Paulista há dois domingos. Mas não é. Com as eliminações de São Paulo e Corinthians da Libertadores para respectivamente Cruzeiro e Guaraní do Paraguai, os dois clubes preferenciais da Rede Globo na capital bandeirante terão somente o Campeonato Brasileiro por uns bons meses até que chegue a vez deles nas oitavas da Copa do Brasil, isso apenas na segunda metade do ainda distante setembro. As datas da terceira fase da CB são 20 e 27 de maio (aí tem a interrupção dela por causa da Copa América) e 15 e 22 de julho. Se não der a louca de inventarem de passar o "Cinema Especial", o que acho que pegaria mal pra burro - e pra inteligente também -, dá perfeitamente para preencher estas quatro quartas-feiras com os dois paulistas diante dos nordestinos no mata-ou-morre nacional, ainda mais que acaba na terceira fase o lance da volta ser dispensada com vitória na ida por dois ou mais gols de diferença. O Santos já sabe que jogará contra o Sport e o Palmeiras saberá na próxima terça se enfrentará Vitória ou ASA.

Por outro lado, tão certo quanto 2 mais 2 igual a 4 é que Cruzeiro x Boca Juniors ou River Plate e Internacional x Independiente Santa Fe acontecerão na ida e na volta às 22h da quarta-feira, faltando mesmo acertar as datas. A grade da Globo Minas e da RBS TV tá perfeitamente preenchida com as permanências deles. "Ah, mas será que o Fox Sports não vai querer um deles com absoluta exclusividade?", alguém perguntará - e até eu falei disso agora pela manhã no Twitter com o Samuel Venâncio, enviado da Alterosa (SBT) aqui a Porto Alegre. Querer é claro que a Fox vai querer. Mas a Globo também vai querer explodir seu "Ipobre" em BH com a Raposa e aqui em Porto Alegre com o Colorado - e continua valendo aquilo dela ter direito a duas partidas por semana. Então... Cuidemos, né?

Afogando em números I
Do Notícias da TV e de Priscila Bertozzi na Máquina do Esporte, audiências de São Paulo na terça-feira: Bayern de Munique x Barcelona com 21 pontos e 43% de participação totais (15 com 31% na Globo e 6 com 12% na Band, contra 7,6 do SBT e 4,7 da Record); "Globo Esporte" com 10,4 pontos; Bandeirantes com 2,5 em "Jogo Aberto" e "Os Donos da Bola"; e RedeTV! com 0,5 no "Bola Dividida". No Rio de Janeiro, a Liga dos Campeões da UEFA foi aos 20 pontos com 45% totais (sendo 18 com 40% na Globo e 2 com 5% na Bandeirantes).

Afogando em números II
Algo que confesso não gostar às vezes é quando alguns grandes veículos e colunistas especializados gostam de comparar audiências específicas da Rede Globo em eventos que nem sempre são exclusivos dela na TV aberta. Exemplo do Lauro Jardim no "Radar On Line" de Veja: em março, Brasil x França marcou 20 pontos e Brasil x Chile rendeu 19 pontos, enquanto Bayern de Munique x Barcelona foi aos 15 pontos. Só que, como vocês leram acima, a partida da Liga dos Campeões da UEFA acabou tendo mais público que os dois últimos amistosos da Seleção. O Lauro ignorou na sua nota (mas ainda gostaria que ele corrigisse isso e fizesse tal adicional que faz muita diferença) os 6 pontos marcados pela Bandeirantes, que fazem a classificação catalã ter 21 pontos totais. Amistoso da Seleção Brasileira nunca pode ser parâmetro pois, tirando a Globo, mais ninguém passa no VHF e/ou UHF! Não quero ser "advogado" da Band e nem nada, apenas acho que assim fica mais correto o registro.

Afogando em números III
Tem que pegar sempre é a audiência total do evento, gente boa! Não dá para ficar separando em um ou outro canal, é errado isso e faz as pessoas pensarem coisa que não confere com a realidade por acharem que só existe a Globo e que as outras emissoras não significam nada, o que nem de longe é o que ocorre. Peguemos os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro como exemplo: as transmissões acontecerão na Globo, na Bandeirantes e na Record. Será correto e decente comparar os índices da Record em 2016 com os seus em 2012? Claro que não, ela estava sozinha no canal aberto em Londres! Da mesma maneira, não dará para comparar a Globo em 2016 com a Record em 2012, uma terá duas alternativas simultâneas e a outra foi sozinha! Uma coisa será, por exemplo, a Record ter dado 9 pontos num evento olímpico de 2012 e a Globo marcar os mesmos 9 num outro em 2016. E se, neste segundo caso, a Record marcar 5 pontos e a Bandeirantes 3? Estes 8 pontos seriam descartados? Não, ué!

Rede Globo I
Vários leitores no Twitter e no e-mail auxiliaram, aos quais agradeço: além das cabeças de rede (Rio de Janeiro e São Paulo), os novos gráficos das transmissões de futebol estreados no domingo passado começaram ontem a ser usados também pela Globo Minas em Internacional x Atlético, pela Globo Nordeste em Sport x Chapecoense e pela RBS TV de Florianópolis em Figueirense x Avaí. Já o agora modelo anterior dos geradores de caracteres seguiu firme e forte na RBS TV aqui do Rio Grande do Sul em Inter x Galo e nas duas transmissões de Coritiba x Fortaleza, tanto a da RPC para Curitiba quanto a da Verdes Mares para Fortaleza. Consequentemente, já será com os novos gráficos que Pernambuco assistirá os regionalizados Boa Esporte x Náutico no sábado e Flamengo x Sport no domingo, além deles também serem vistos por Belo Horizonte no Santos x Cruzeiro via SAT SP.

Rede Globo II
Do Wellington Campos: a emissora descartou uma volta da Copa Sul/Minas, que alguns clubes gostariam de reeditar devido ao sucesso da Copa do Nordeste, pois considera o torneio de sulistas versus mineiros deficitário e sem audiência, além de possuir os direitos de transmissões dos quatro campeonatos estaduais envolvidos. De quebra, não poderia haver convite para os clubes e sim classificação por critério técnico.

Milton Neves
O UOL Esporte publica reportagem de Maurício Dehò com o apresentador da Rádio e TV Bandeirantes lembrando de duas experiências fora do futebol em 2003, nos seus tempos de Rede Record: os 6 meses à frente do "Cidade Alerta", para o qual foi convidado por um diretor da emissora e dois bispos da Igreja Universal que o queriam para o lugar do José Luiz Datena (passagem que ficou marcado por uma reportagem sobre um suicídio de policial em frente ao Palácio dos Bandeirantes, com direito à imagem do moço atirando na própria cabeça, o que Milton disse não ter tido participação sua e cuja responsabilidade foi toda assumida pelo então diretor jornalístico Luiz Gonzaga Mineiro), e a apresentação do jogo de perguntas e respostas "Roleta Russa", que ele afirma ter dado audiências tão boas às quintas-feiras que levaram o SBT a tirar o "Show do Milhão" do ar. Mas voltando ao "Cidade": após estes 6 meses, Milton indicou o atual apresentador em segunda passagem Marcelo Rezende para substituí-lo; e além disso, ele queria que um colega seu no jornal policial fosse Márcio Canuto, mas a Globo aumentou o salário do hoje repórter comunitário do "SPTV" e a Record acabou contratando Percival de Souza, até hoje por lá.

"Grenalizando"
Protesto do perfil oficial do semanal do SBT (RS) no Twitter: seu repórter colorado Marcinho Black foi proibido de formular perguntas na coletiva do técnico Diego Aguirre após Internacional x Atlético Mineiro. Mas quem proibiu isso? Seja lá quem tenha sido, acho que pisou na bola pois, mesmo que o "Grenalizando" não seja um programa jornalístico e sim de entretenimento futebolístico, não custaria nada deixá-lo ter direito à pergunta. Em tempo: a mesma atração apresentará neste sábado uma entrevista gravada pela repórter gremista Dani Hil com Dadá Maravilha, representante do Galo no "Alterosa Esporte" e que veio para o jogo do alvinegro com o Colorado.

Esporte Interativo Nordeste
Faz no Treze x Campinense desta noite sua primeira transmissão no quadrangular decisivo do Campeonato Paraibano, que resolverá em 6 rodadas ou ainda antes mais um campeão estadual neste 2015.

Campeonato Espanhol
Do Lauro Jardim no "Radar On Line" de Veja: custa US$ 15 milhões anuais o contrato atual rachado por ESPN Brasil e Sports+ (leia-se Sky). As próximas temporadas terão um novo contrato de televisionamento e o Esporte Interativo prioriza a retomada da transmissão desta competição, da qual já são mostrados todos os jogos do Barcelona e do Real Madrid, mas sempre via pacotes oficiais dos clubes e somente em VT após alguns dias, quando obter os direitos do torneio permitiria passar ao vivo não só estas partidas, como todas as demais. Consta que o SporTV, outro que já passou o Espanhol em priscas eras, ainda avalia se entrará nessa disputa.

SporTV
Ganhará muita audiência hoje dos torcedores do Cruzeiro, ligados na transmissão exclusiva ao vivo de Milton Leite e Lédio Carmona para o Boca Juniors x River Plate que definirá o oponente nas quartas da Libertadores.

Fox Sports I
Uma entrevista feita pelo Fernando Caetano ainda em Assunção na semana passada acabou deixando muito mal na fita o diretor de futebol do Corinthians. Antes da ida contra o Guaraní, Sérgio Janikian disse que o alvinegro fora "presenteado por Deus" por ter nas oitavas-de-final um adversário "que não é tão complicado, não é nenhum time brasileiro, nenhum grande expoente da Argentina". Dois dias depois da partida, que os paraguaios venceram por 2 x 0, Janikian concedeu coletiva no Parque São Jorge e, ao ser inquirido pelo repórter Rodrigo Vessoni, do Lance!, disse que ele deveria "tomar cuidado" e falou umas coisas que nem vale a pena reproduzir apenas e tão somente porque não conferiam com a realidade, como o já multiespalhado vídeo da entrevista ao vivo no FS comprovou por A + B = C. O dirigente corintiano não quis assumir que quebrou a cara e ainda pôs peso desnecessário nas costas do Vessoni, que mandou bem na pergunta, mas foi mal respondido. Que coisa patética isso, na boa. Ah: seria patética mesmo que o Coringão tivesse se classificado ontem, não digo isso por causa do resultado da volta em Itaquera. Não pegou bem foi o cidadão dizer que não disse o que disse, quando disse sim o que disse.

Fox Sports II
Algumas quedas de sinal aconteceram durante Cruzeiro x São Paulo, uma delas levando cerca de dois minutos no segundo tempo. Outro picote acabou ocorrendo exatamente na hora do gol cruzeirense, que teve um "repeteco" bem rapidinho, o que fez muitos internautas brincarem que os mineiros tinham feito "2 x 0" e não 1 x 0.

Fox Sports III
Curiosidade sobre João Guilherme, que ontem transmitiu Internacional x Atlético Mineiro no Beira-Rio: primeira transmissão dele aqui em Porto Alegre desde 2005. Um tempão tremendão sem vir, já diria Erasmo Carlos. (?)

Fox Sports IV
De Leandro Sanfelice no Tela Viva (pelo qual admito que esqueci de passar ao recuperar os assuntos que perdi na semana passada off-line, daí não tê-lo incluído no apanhadão da última segunda-feira): Márcio Moron passou a ser vice-presidente de produção das redações de São Paulo e Rio de Janeiro, enquanto Rogério Brandão passou a ser vice-presidente de programação dos dois canais, respondendo também pela área de eventos.

ESPN
Do Flávio Ricco no "Canal 1": a jornada de Chicago Bulls x Cleveland Cavaliers, realizado às 9 da noite desta quinta-feira e que levará os Cavs para a decisão da Conferência Leste da NBA se ganhar dos Bulls, terá como comentarista convidado Rafinha Bastos, que já apareceu no canal como convidado no Fim de Semana das Estrelas. Estaria eu enganado ou dá para dizer que esta será a primeira presença dele na telinha desde que a Bandeirantes, surpreendentemente, encerrou a produção do noturno de variedades "Agora é Tarde"?

ESPN Brasil I
Tem no Dnipro x Napoli desta tarde seu último jogo na atual temporada da Liga Europa, já que o pacote que lhe compete não contempla a finalíssima ao vivo. Mas a partir de 2015/2016 será diferente pois este certame passa a ser prioritariamente seu na mídia TV fechada e, assim, também a decisão do título passará a ser mostrada. Mas neste 2014/2015, ainda será só o Esporte Interativo no Dnipro ou Napoli x Fiorentina ou Sevilla do dia 27.

ESPN Brasil II
Incontida estava a alegria profissional do Everaldo Marques por transmitir Real Madrid x Juventus diretamente do Santiago Bernabéu. Disse ele no Facebook, antes do primeiro trilar de apitante, ser esta a transmissão de futebol mais importante da sua carreira até agora devido à exclusividade na TV fechada (em muitos casos só a ESPN foi a alternativa por faltar o Esporte Interativo no pago e/ou no aberto por esses ou aqueles motivos), mais importante até que a semifinal da Copa do Mundo de 2014 por naquele caso a audiência se diluir entre seis canais. Acontece isso com ele no ano em que completa 10 anos como narrador, atividade iniciada na TV Cultura e na 105 FM.

Rádio de Natal
Registro atrasado (meu) do Felipe Silva: apenas a Globo esteve em Belém na terça-feira para representar o rádio potiguar no Paysandu x ABC sem qualquer televisionamento. Ivan Nunes narrou o jogo direto da Curuzu.

Rádio de Belo Horizonte
Claro que isso resultaria em alteração de última hora, mas como o Cruzeiro saberá no clássico argentino desta noite qual será seu próximo adversário na Libertadores, bem que não custaria nada um adicional na programação seja pela Itatiaia, seja pela CBN/Globo ou seja pela Inconfidência com um off-tube de Boca Juniors x River Plate tanto para quem quiser este jogaço em áudio quanto para cruzeirenses desprovidos das imagens do SporTV.

Rádio de Porto Alegre
Me reservo o direito de cometer esta inconfidência, ainda que eu fale de coisas gaúchas e não mineiras, por achar legal o destaque: papeando com o Rodney Brocanelli, contava ele que o post do Radioamantes sobre a Guaíba transmitir a reta final da Liga dos Campeões da UEFA teve uma grande quantidade de acessos durante a tarde, o que lhe fez deduzir que a emissora tenha tido uma busca volumosa na internet. Não é sem motivo. Com o fim da Rádio ESPN e como a Bradesco Esportes (SP e RJ) só faz a mesma partida da Band e da Globo, ficara sem alternativa em áudio o jogo correspondente ao Esporte Interativo na televisão aberta. Logo, quem não tinha o E+I ou a ESPN para assistir Real Madrid x Juventus teve somente a Guaíba como alternativa.

Rádio de São Paulo I
Destaquei no apanhadão da segunda-feira, por ocasião dos 35 anos do atacante Ricardo Oliveira, um América de Cáli 1 x 5 Santos da Libertadores de 2003 com dois gols dele e que apenas a TV Santa Cecília transmitiu ao vivo, o que fez com que poucas emissoras de rádio transmitissem a partida. Registro devido de memória enviado pelo Rogério Assis, que a contou pela Jovem Pan: a equipe dela foi até a produtora TV7, pertencente à Traffic e sediada em Sampa City, onde o sinal do jogo chegou via satélite. Lembrou o "Canhão" que a repercussão da transmissão daquela peleja (que nem Globo e nem Fox mostraram) foi tamanha que muitos eram os ouvintes que telefonavam para a Pan para cumprimentar pela jornada, conforme registrado pelo então plantão Everaldo Marques.

Rádio de São Paulo II
A Capital AM (Equipe Líder) foi a única a oferecer na íntegra pelo radinho de pilha Santos x Maringá na faixa das 19h30 desta quarta-feira. Todas as demais AM e/ou FM foram de Cruzeiro x São Paulo, que registre-se que mais uma vez teve na Globo os comentários do Gustavo Zupak, recorrente nesta função pois Raphael Prates esteve em Corinthians x Guaraní e Osvaldo Pascoal também esteve no Mineirão, mas pelo Fox Sports. Periga dar mesmo o falado pelo Anderson Cheni, do Zupak ficar só comentarista, e terem de buscar um outro repórter.

Rádio de São Paulo III
Além da Bradesco Esportes, outra FM a contar Boca Juniors x River Plate será a comunitária Conexão 87,5, que já tinha transmitido a ida do clássico argentino na semana passada. Grato ao Cesar Tavares pelo alerta.

Rádio pela internet
Recebo do Luciano Luiz: a webrádio Rede Nacional de Notícias estreou nesta semana um novo estúdio para programas, entrevistas ao vivo e gravações no bairro de Santana, na zona norte de São Paulo. É dele que passam a ser transmitidos programas como o "RNN Esportes", às 19h, além de centralizar as transmissões de variados eventos esportivos documentados nestes 3 anos e meio de atividades, entre eles a Copa do Mundo de 2014, pela qual foi a única rádio de internet a ser credenciada pela FIFA. Parabéns a todos!

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas") e editor do blog "Papo Final" no Final Sports.

TWITTER: @papodebola
FACEBOOK: SitePapoDeBola
E-MAIL: papodebola@gmail.com
BLOG NO FINAL: papofinal.final.com.br


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.