.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 23/12/2013
17:00 - Futebol Americano, NCAAF: East Carolina x Ohio - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Arsenal x Chelsea - FOX SPORTS
20:30 - Futebol, Amistoso: Amigos do Lucas x Amigos do Nenê - SPORTV2
21:20 - Vôlei, Superliga Feminina: Molico/Nestlé x Unilever - SPORTV
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Washington Capitals x Anaheim Ducks - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAAB: Cincinnati x Chicago State - WATCH ESPN (Internet)
22:30 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x Miami Heat - SPORTS+
23:30 - Futebol Americano, NFL: San Francisco 49ers x Atlanta Falcons - ESPN e WATCH ESPN (Internet)

Terça, 24/12/2013
23:00 - Futebol Americano, NCAAF: Boise State x Oregon State - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)

Quarta, 25/12/2013
21:30 - Basquete, NCAAB: terceiro lugar do Holiday Hoops - ESPN+
23:00 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Houston Rockets - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
Segunda, 23 de dezembro de 2013
A conquista do handebol no E+I

Foram os assuntos esportivos mais comentados deste domingo: o Mundial Feminino de Handebol, com o Brasil campeão em cima da dona da casa Sérvia, e a transmissão exclusivíssima do Esporte Interativo em todas as mídias, o que se tornou mais um elemento na briga mercadológica de muitos anos para colocar este canal na grade da Net e da Sky, as duas únicas operadoras de TV paga com abrangência nacional a não possui-lo. Como leram na coluna de ontem, um bom amigo me contou que soube que foi justamente por isso que outros canais não mostraram o Mundial, mesmo procurando rachar os direitos: o E+I não os revendeu para ninguém.

Com seis para sete anos no ar, este feito pioneiro para o handebol brasileiro talvez seja o principal momento transmitido pelo E+I, sobretudo pela absoluta exclusividade, que repetiu este ano o feito dois anos atrás na edição realizada aqui no Brasil - e isso se tratando de um canal que mostra NFL, Liga dos Campeões, Liga Europa e Copa do Nordeste, entre outros eventos, mas que ou não são exclusivos ou cuja dimensão não é a mesma no contexto geral. Na proporção dos acontecimentos, dá para colocar este Mundial Feminino para o Esporte Interativo em termos de significado da mesma forma que a Libertadores de 1992 para a Rede OM, a Copa do Brasil de 1995 para o SBT, o Mundial de 2000 para a Bandeirantes ou a Olimpíada de 2012 para a Record, todos eventos exclusivos em canal aberto e, mais importante ainda, sem exibição da Globo. (em tempo: sim, a Cultura também fez a decisão da Libertadores de 1992, mas não ao vivo, assim passando só mesmo na atualmente renomeada CNT)

Os dois jornalistas da emissora que transmitiram os jogos do Brasil junto com a ex-jogadora e comentarista Zezé Salles certamente guardarão com muito carinho esta trajetória. André Henning ganhou destaque ontem na Folha.com e hoje no UOL Esporte ao conceder entrevistas enquanto "a voz" da campanha. Tanto nelas quanto nas redes sociais, disse que este foi o trabalho mais marcante e emocionante de sua carreira, que já tem uma boa rodagem de 18 anos e acontecimentos como o Brasil campeão mundial de futebol em 2002, quando foi o repórter principal da Rádio Transamérica, pela qual começou a narrar tanto futebol quanto outros esportes, sendo seu locutor nos jogos de vôlei na Olimpíada de 2004. Seu estilo muito elétrico talvez não funcionasse em outro narrador, mas nele especificamente eu acho que fica perfeito. Comete exageros, claro, mas acho que não ficaria legal do mesmo jeito se fosse mais "calmo". É questão de "dar liga". Com o André, dá certo.

Já a jovem repórter Monique Danello (que, não sei por qual motivo, desde sempre encasquetei que me lembra a atriz precocemente falecida Brittany Murphy, da comédia "Recém-Casados", talvez por ser novinha, loira e com um jeito meigo e adorável) tem três anos no E+I, mas já acumula uma boa rodagem que tem o próprio handebol com boa aparição, tanto cobrindo os treinamentos da seleção feminina na Áustria em 2011 quanto o Mundial realizado em São Paulo na sequência, além da Olimpíada de Londres e de outros eventos. Ela contou em seu blog algo que poucos souberam: que durante a cobertura do torneio na Sérvia, teve um problema sério de saúde e recebeu o pronto socorro da equipe médica e demais componentes da seleção brasileira. Que sustaço!

Além da Monique pelo Esporte Interativo, única repórter brasileira de televisão no evento, outros dois jornalistas foram enviados: no papel, Ivo Felipe pelo Lance!; e na web, Thierry Gozzer pelo GloboEsporte.com.

E da série "tal pai, tal filho": o "SBT Manhã" de hoje destacou o título brasileiro não só com imagens cedidas pelo E+I (e seu logo na imagem, o que vi também na Bandeirantes e na Record, mas não na Globo), como um rápido trecho do encerramento do jogo com a narração original - e com o nome do André creditado no vídeo. Imagina se não está felicíssimo o apresentador Hermano Henning com a conquista profissional do filho?

A perda do dia
A notícia foi passada no comecinho da manhã pela Rádio Jovem Pan: morreu aos 59 anos José Luiz Menegatti, que apresentava o "Rádio ao Vivo" todas as noites, vítima de câncer no intestino. Ele trabalhava na Pan desde 1999 e, antes, ficou por 22 anos na Rede Record. Nela, além de jornalísticos como "Record em Notícias", foi da equipe de esportes - pegando a época da direção de Sílvio Luiz (que dela saiu em 1987) e a de Luciano do Valle nos esportes olímpicos (entre 1982 e 1983). Menegatti apresentou programas como "Filmando a Rodada", aos domingos à noite, e "O Artilheiro", além de aberturas e intervalos de transmissões de jogos. Do Rodney Brocanelli no Rádioamantes: enterro às 17h de hoje, no Cemitério Gethsemani, em São Paulo. No Facebook, Wanderley Nogueira contou que era de Menegatti um comentário brincalhão feito diariamente sobre o barril de pólvora que é o debate do "Esporte em Discussão": "Wanderley, hoje o programa pegou fogo. Você tenta pacificar e não consegue, né?"

Rede Record
"Raridade rara" no sábado: Adriana Bittar dividiu com Mylena Ciribelli a apresentação do "Esporte Fantástico". Assisto a Adriana há muitos anos, desde ainda a Globo, e não lembro de vê-la como apresentadora. Talvez eu tenha visto alguma vez, mas ela é tão mais presente na reportagem mesmo que posso não ter memorizado.

Rede Globo I
Ontem, a exemplo do domingo anterior, Alex Escobar esteve no "Esporte Espetacular" com Glenda Kozlowski. A final da Copa das Nações de Futebol de Areia foi narrada do local pois Rembrandt Jr. foi seu locutor.

Rede Globo II
Com o início da semana de Natal, entram em breves férias ou diminuição substancial quase todas as edições regionais do "Globo Esporte". Algumas manterão de hoje até sábado que vem apenas o primeiro bloco regional e outras estarão suspensas para exibição da íntegra da rede RJ/SP. A normalidade voltará em 6 de janeiro. (Atualização das 12:55: Luís Ernesto Lacombe apresenta o "GE" de rede RJ/SP nesta segunda-feira.)

Rede Bandeirantes
A partir de hoje e até 10 de janeiro, o "Jogo Aberto" terá um rodízio de apresentadores no segmento noticioso nacional das 11h10 às 12h30, enquanto neste período o debate de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras cidades terá especiais gravados por Renata Fan e associados. Renata, aliás, que às 22h de hoje também será vista na TV Cultura, na TV Brasil e em toda a rede de emissoras públicas e educativas enquanto uma dos entrevistadores de Anderson Silva naquele "Roda Viva" que está engavetado desde ainda o fim de setembro. (Atualização das 12:55: o noticiário ao vivo teve a dupla Paloma Tocci e Ronaldo Giovanelli.)

ESPN Brasil
Noite do último "Linha de Passe" do ano, das 21h às 22h30. Na coluna da última sexta-feira, poderão recuperar a programação que os canais esportivos terão nesta semana de Natal entre folgas, férias e especiais.

Fox Sports
Do Flávio Ricco no "Canal 1": se tudo der certo, terá como base no Rio de Janeiro a partir do primeiro trimestre de 2015 a Barra da Tijuca. O Grupo Fox deve começar no início de 2014 a construir um prédio nas proximidades do Parque Olímpico para não só a emissora esportiva, mas também as demais. O "guru" também fala hoje sobre a produtora Helô Campanholo, que trocou a Record pelo FS, o que este PB destacou em 22 de junho deste ano.

Rádio do Rio de Janeiro I
Com a chegada de Marco Vasconcellos, egresso da Tupi, mais uma mudança acontecerá: André Marques não será mais setorista pois passa a ser mais uma opção na apresentação e na narração, além de apresentar o "Rádio Globo Futebol Clube" aos sábados. André começou a narrar na Copa SP, no início do ano passado.

Rádio do Rio de Janeiro II
Publica o Rádio de Verdade um balanção da disputa entre Tupi e Globo de hora em hora conforme os índices do Ibope entre setembro e novembro. Citando as duas faixas com programação esportiva: o "Show do Apolinho" ganha do "Globo Esportivo" por 1,69 x 1,12 das 17h às 18h e 1,37 x 1,03 das 18h às 19h, enquanto o "Giro Esportivo" derrota o "Panorama Esportivo" por 0,87 x 0,56 das 22h às 23h e 0,77 x 0,49 das 23h à 0h.

Rádio de Belo Horizonte
Amavelmente, não entendi o estimado Rodney Brocanelli colocar esta manchete no Rádioamantes para os gols de Atlético 3 x 2 Guangzhou narrados pelo Mário Henrique: "Itatiaia não abandona o Galo e transmite disputa do terceiro lugar". Mas a Itatiaia ia deixar de transmitir a partida só por não ser a final do Mundial? Claro que não. Aliás, alguma rádio de qualquer cidade faria o mesmo? Evidentemente que não. Quando isso acontecesse, aí sim, ficaria estranho - e o exemplo claro que dei outro dia nesta coluna e repriso foi o feito pela Bandeirantes em 2005, ao preferir manter o "Jornal Gente" ao invés de transmitir a semifinal São Paulo 3 x 2 Al-Ittihad.

Rádio do Recife
Do JC Online: Mané Queiroz passando por operação na manhã desta segunda-feira no Hospital Prontolinda, em Olinda, após ser atropelado por uma motocicleta no sábado, em Caruaru. O plantonista esportivo da Jornal teve fraturas no punho esquerdo em dois pontos da perna direita: fêmur e tíbia. Embora ele esteja na UTI e o quadro seja considerado delicado devido às fraturas, é reportado que isso se dá apenas por precaução e que a cirurgia é para reparação destas áreas, tanto que não há risco de morte (ou de vida, como queiram). Mané estava em sua cidade natal a passeio e bateu a cabeça ao ser atropelado, mas por sorte não houve nenhum trauma mais grave, assim disse sua filha Rafaela, que o acompanhava na Rua 31 de Maio e assistiu tudo. Boa recuperação pra ele!

Copa Luiz Noriega de Tênis
Peguei a dica do Maurício Noriega: acontecerá de 14 a 17 de janeiro esta competição cujo nome homenageia o lendário narrador da TV Cultura e de outros veículos de comunicação, que teve grande ligação com o tênis ao ser assessor de imprensa da federação paulista da modalidade. O torneio é realizado pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo e quem quiser jogá-lo pode se inscrever até 8 de janeiro neste e-mail aqui ou buscar informações em (11) 9-9461-0137. As partidas serão disputadas no Esporte Clube Sírio.

A saideira
Duas observações. A primeira: para quem perdeu, falei na coluna de ontem da crescente audiência da NFL na ESPN, do desabafo do presidente do Esporte Interativo no blog do Juca Kfouri e do palavrão que vazou no jogo do Galo no SporTV, não se sabe de quem. E a segunda: tem coluna normal nesta terça-feira, mas aí valendo também por quarta e quinta-feira. Depois desta edição natalina "de três dias", inédita só na sexta-feira.

Momento Raridade Rara I
Completa 40 anos nesta segunda-feira o ex-volante e atual treinador Narciso, que teve duas passagens pelo Santos. Assista aqui (postagem de paulkiske) Coritiba 0 x 4 Santos, pelo Campeonato Brasileiro de 2003. Este jogo marcou seu retorno aos campos após quatro anos de tratamento vitorioso contra a leucemia. Exibido pela Rede Globo no "Esporte Espetacular", com Tino Marcos chamando a reportagem de Rogério Tavares.

Momento Raridade Rara II
Goleador do São Paulo, três vezes campeão paulista e ainda brasileiro de 1977. Goleador do Santos, campeão paulista de 1984. Jogador da Seleção Brasileira. Brigão de marca maior. Chega aos 60 anos Serginho Chulapa. Separei três jogos onde ele estufou as redes: de 1978 (postagem de videosspfc), dois gols dele em São Paulo 3 x 0 Operário, pela semifinal do Campeonato Brasileiro do ano anterior, em locução de Luiz Noriega na TV Cultura; de 1982 (postagem de arquivos1000 e peterson de souza), um dele no Brasil 3 x 1 Argentina da Copa do Mundo com Luciano do Valle, Márcio Guedes, Juarez Soares e Ricardo Pereira na TV Globo; e de 1984, o Santos 1 x 0 Corinthians do título paulista, com narração de José Silvério e repercussão no "Terceiro Tempo" da Rádio Jovem Pan com Milton Neves, Wanderley Nogueira, Cândido Garcia, Orlando Duarte e Claudio Carsughi.

Momento Raridade Rara III
Em 1998 e 1999, o Campeonato Brasileiro teve quartas, semi e final no sistema play-off a la NBA, em até três partidas. Há 15 anos hoje completados, o Corinthians ganhava o título ao marcar 2 x 0 no Cruzeiro. Assista aqui os gols narrados por Dirceu Maravilha na Rádio Bandeirantes. Esta partida aconteceu às 16h de quarta-feira, ainda por cima antevéspera de Natal. Motivo pro horário? A Globo preferiu marcar pra noite um especial da Xuxa. É mole?

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: a seção está suspensa temporariamente até que eu consiga resolver alguns poréns particulares. Por enquanto, continuem sem mandar e-mails com comentários, pitacos e opiniões pois aqui não serão publicados. Dicas e avisos informativos são bem-vindos. Espero resolver isso em breve e aqui avisarei assim que o fizer, permitindo que os amigos do Brasil voltem a participar com suas considerações sobre o que aqui destaco.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.


 
Seja mais um seguidor do Papo de Bola e leia as manchetes do site e comentários diversos.

PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.