.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 1/7/2013
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
9:30 - Ciclismo, Volta da França: terceira etapa - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
15:00 - Basquete, Europeu Feminino: Espanha x França (final) - SPORTV2 (gravado)
20:00 - Beisebol, MLB: San Francisco Giants x Cincinnati Reds - WATCH ESPN (Internet)

Terça, 2/7/2013
6:00 - Vôlei de Praia, Mundial: jogos a confirmar - SPORTV
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
10:30 - Ciclismo, Volta da França: quarta etapa - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Futebol, Copa do Mundo Sub-20: Espanha x México - SPORTV3
15:00 - Futebol, Copa do Mundo Sub-20: França x Turquia - SPORTV
17:00 - Futebol Americano, Torneio Touchdown: Santos Tsunami x Botafogo Challengers - BANDSPORTS (gravado)
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Salgueiro x Criciúma - SPORTV2
20:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x Detroit Tigers - ESPN+
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Bragantino x América de Natal - SPORTV (Bragança Paulista assiste no Premiere)
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paysandu x Guaratinguetá - PREMIERE
21:00 - Basquete, WNBA: Seattle Storm x Chicago Sky - WATCH ESPN (Internet)
21:30 - Futebol, Amistoso: Cuiabá x Atlético Paranaense - SPORTV2
21:50 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Independiente Santa Fé - FOX SPORTS
23:00 - Futebol, Amistoso: Amigos do Messi x Amigos do Neymar - SPORTV

Quarta, 3/7/2013
6:00 - Vôlei de Praia, Mundial: jogos a confirmar - SPORTV
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
11:00 - Ciclismo, Volta da França: quinta etapa - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
12:00 - Futebol, Copa Sul-Americana: sorteio dos confrontos - FOX SPORTS
15:00 - Futebol, Copa do Mundo Sub-20: jogo a confirmar - BAND e SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Série B: Brasil de Pelotas x Santo Ângelo - TVCOM (RS)
19:15 - Futsal, Liga Paulista: Corinthians x Intelli - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: New York Mets x Arizona Diamondbacks - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
21:50 - Futebol, Copa Libertadores: Newell's Old Boys x Atlético Mineiro - GLOBO MINAS (MG), FOX SPORTS e SPORTV
21:50 - Futebol, Recopa Sul-Americana: São Paulo x Corinthians (ida) - GLOBO (SP e parte da rede) e FX
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Botafogo x Figueirense - GLOBO (RJ, SC e parte da rede), BAND, SPORTV2 e ESPN BRASIL
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Goiás x ABC - ANHANGUERA (GO)
22:00 - Velocidade, Fórmula 3 Europeia: etapa Red Bull Ring - BANDSPORTS (gravado)
Segunda, 1 de julho de 2013
De volta às transmissões dos clubes

Encerrada neste domingo a Copa das Confederações, as competições de clubes voltam a dar o tom do futebol aqui no Brasil. As emissoras de TV também retomam esta rotina com diversas transmissões.

A Rede Globo terá quatro transmissões simultâneas na quarta-feira, duas regionalizadas no sábado e mais três no domingo. Depois de amanhã, os jogos das 21h50 serão estes: Botafogo x Figueirense (Copa do Brasil), para Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros estados; São Paulo x Corinthians (Recopa Sul-Americana), para São Paulo e outros estados; Newell's Old Boys x Atlético (Copa Libertadores), para Minas Gerais; e Goiás x ABC (CB), para Goiás. O sábado prevê duas exibições da Série B às 16h20: Joinville x Sport, para Pernambuco, e São Caetano x Avaí, para Santa Catarina. Domingo, três partidas pelo Campeonato Brasileiro: Internacional x Vasco, para Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul (menos Porto Alegre e Caxias do Sul) e outros estados; Bahia x Corinthians, para São Paulo, POA, Caxias e outros estados; e Goiás x Vitória, para a Bahia.

A Rede Bandeirantes não tem os direitos de transmissão da Recopa, por isso, nesta quarta-feira exibirá Botafogo x Figueirense para todo o Brasil, inclusive SP. A Série B tem um jogo a confirmar no sábado, às 16h20 (abre às 15h55). Deduzo que seja Palmeiras x Oeste, que tem apontado canal aberto e que não passará na Globo, que exibirá dois jogos neste dia e não os três usuais. Pelo Brasileirão, domingo tem Bahia x Corinthians para paulistas e gaúchos, e Inter x Vasco para cariocas e baianos. Fora dos clubes, a Copa do Mundo Sub-20 terá cinco partidas exibidas, todas a confirmar. Duas são pelas oitavas-de-final: uma à 1h45 de terça para quarta e outra ao vivo às 15h da quarta (com transmissão aberta às 14h30). Três serão pelas quartas-de-final: uma no sábado ao vivo às 12h (abre às 11h30), outra em VT à 0h50 de sábado para domingo e mais uma em VT à 1h50 de domingo para segunda-feira.

A TV Brasil retoma a cobertura da Série C do Campeonato Brasileiro. Duas partidas, ambas às 19h, no próximo fim de semana: Grêmio Barueri x Betim, no sábado, e Santa Cruz x Cuiabá, no domingo. Aberturas às 18h30.

A Rede Vida volta a transmitir a Segunda Divisão (na verdade é a quarta) do Campeonato Paulista, que também ficou interrompida durante a Copa das Confederações, período no qual os sábados à noite ficaram sem futebol e os domingos pela manhã tiveram dose extra do Paulistão Sub-17. Suzano x União Futebol Clube, às 19h do sábado, e Matonense x Taquaritinga, às 10h do domingo, serão os jogos exibidos nesta retomada.

A RedeTV! continuou com o Paulistão Sub-20, que não foi interrompido. No próximo fim de semana, clássicos estão programados, ambos às 10h: Santos x Corinthians no sábado e Portuguesa x São Paulo no domingo.

Os canais Fox tem como grande atrativo neste meio de semana os jogos da Conmebol. A primeira semifinal da Libertadores, Olimpia x Independiente Santa Fé, é exclusivíssima do Fox Sports às 21h50 desta terça-feira. A outra, Newell's Old Boys x Atlético Mineiro, também estará no FS, no mesmo horário, mas na quarta-feira. Às 21h50 da mesma quarta, o FX exibirá São Paulo x Corinthians (que o Fox Sports mostrará em gravação integral à 0h50 de quarta para quinta). Na TV esportiva fechada, a Recopa Sul-Americana é exclusiva da Fox. Também estão programados jogos da Copa do Brasil, mas infelizmente a grade de programação no site do Fox Sports não informa quais serão exibidos, apenas indicando dois VTs na quinta-feira, um às 17h50 e outro às 22h10.

Os canais SporTV também estão na Libertadores, cabendo a ele mostrar NOB x Galo às 21h50 desta quarta, mesma faixa que terá Botafogo x Figueirense no SporTV2. Também pela Copa do Brasil, é previsto Salgueiro x Criciúma para as 19h30 desta terça, também no SporTV2. Pela Série B, duas transmissões na semana, ambas às 21h: Bragantino x América de Natal amanhã (menos SP) e América x Paraná na sexta-feira (menos MG). A Série C também terá dois jogos no ar, conforme o apontado pela tabela no site da CBF: Fortaleza x CRB, às 16h do sábado, e Caxias x Guarani, às 10h do domingo. Já pelo Campeonato Brasileiro, dois jogos às 18h30: Atlético Paranaense x Grêmio no sábado (menos PR) e Atlético Mineiro x Criciúma no domingo (menos MG). Fora dos clubes, diversas partidas da Copa do Mundo Sub-20 também passarão ao longo da semana, evidentemente.

E a ESPN Brasil programou apenas um jogo da Copa do Brasil: Botafogo x Figueirense, às 21h50 desta quarta.

Copa das Confederações
Do Ancelmo Gois em O Globo: os horários do último domingo desagradaram TVs e seleções, conforme o UOL relatou neste fim de semana em reportagem do Mauricio Stycer, pois o terceiro lugar aconteceu às 13h, no calor de Salvador, e a finalíssima começou às 19h, que resultou em meia-noite na plena maioria da Europa e início da manhã de segunda-feira na Ásia. O motivo para esta diferença horária entre os dois eventos atendeu pelo nome de Joseph Blatter. Com um jogo às 13h na Bahia e outro às 19h no Rio de Janeiro, o presidente da FIFA poderia acompanhar os dois do local. Complemento de um bom amigo meu, que me deu a dica do Ancelmo, que eu não tinha lido até então: foi só Sepp pegar um jatinho de Salvador pro Rio e pronto. Então, foi isso? Tsc, tsc, tsc...

Futebol x manifestações
Do Lauro Jardim no "Radar On Line" de Veja e da Keila Jimenez no "Outro Canal" da Folha de S.Paulo: enquanto a Band falou mais da Copa das Confederações (56 horas) que dos protestos pelo Brasil (27 horas) no período de 17 a 26 de junho, a Globo falou mais das manifestações (33 horas) que da "Série B da FIFA" (27 horas). O levantamento foi da empresa Controle da Concorrência, que analisa o mercado comercial na TV.

Afogando em números
Do UOL Esporte: a prévia do "Ipobre" de São Paulo apontou quase 70% dos televisores ligados em Brasil x Espanha na noite deste domingo, sendo 54% só na Globo, que marcou 34 pontos, enquanto a Bandeirantes fechou com 10 pontos, sozinha tendo mais que a soma dos 5 do SBT e dos 4 da Record.

Rede Globo I
O último dia das Confederações não teve "Central da Copa" como programa, igual aos dias das outras quatro partidas do Brasil. Ela foi ao ar, mas dentro do "Fantástico" e mais para o fim dele, ali pelas 11 da noite.

Rede Globo II
Segunda-feira do último "Globo Esporte" de rede total por ocasião da Copa das Confederações. Já a partir desta terça-feira, volta tudo que é normalmente: edições nacional, fluminense, paulista, mineira, gaúcha, catarinense, paranaense, pernambucana, baiana, cearense e brasiliense, além do primeiro bloco local nas demais áreas.

Rede Globo III
O jornalista Miguel do Rosário publicou no blog O Cafezinho que a emissora colocou a compra dos direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002 como um investimento em participação societária no exterior. Só que foi utilizado para este fim um paraíso fiscal nas Ilhas Virgens. Esta irregularidade rendeu a ela um processo na Receita Federal, pelo qual devia mais de R$ 600 milhões em 2006, ano de conclusão do processo. Uma assessoria particular que respondeu pela Globo neste assunto disse ao Ricardo Feltrin, da "Ooops!" do UOL, que a emissora pagou há sete anos mais de R$ 270 milhões de multa. Miguel replicou no Cafezinho que, se assim efetivamente aconteceu, a Globo tem que mostrar o Darf, que é um documento da receita onde o contribuinte registra o pagamento de uma dívida tributária. E pensar que um torneio de futebol deflagrou este caso.

Rede Bandeirantes I
Duas do Flávio Ricco no "Canal 1": enquanto o presidente Johnny Saad registrou na sexta um agradecimento à equipe esportiva pelos resultados acima das expectativas nesta Copa das Confederações, o grande destaque de bastidores ficou para o chefe esportivo Dudu Magnani, elogiado na própria equipe por trabalhar na dele, de forma tranquila e com serenidade e seriedade, chegando a desarmar o ego de alguns componentes. Bom ler isso.

Rede Bandeirantes II
Além do domingo inteiro voltado para a Copa das Confederações, fosse nas duas edições do "Band Mania" e nas transmissões de Itália x Uruguai e Brasil x Espanha, também a madrugada ficou por conta dela. O "Canal Livre", gravado após a partida, contou com Mauro Beting e José Luiz Datena junto aos componentes habituais. Depois dele, foi exibido um compacto da transmissão de Luciano do Valle, Neto, Edmundo e Fernando Fernandes.

SBT (Rede)
Do Flávio Ricco no "Canal 1": depois de sempre cumprir tabela no acompanhamento dos eventos esportivos ao longo dos anos por nunca priorizá-los, o jornalismo da emissora tem mudado este panorama com a direção de Marcelo Parada na medida em que a cobertura do futebol tem ganho bons espaços nos noticiários nacionais, incluindo reportagens do Rodrigo Viana que geraram repercussão, como uma sobre um funcionário que trabalhou na Copa das Confederações e estava comercializando ingressos que não poderiam ser vendidos. Complemento meu: além do Rodrigo, também Celito Esteves foi outro repórter mobilizado no trabalho, além de sempre nos jornais estar o comentarista Bruno Vicari e o convidado ex-jogador Edmilson. Claro que não é o mesmo que nos áureos tempos das transmissões de campeonatos, mas a cobertura jornalística já vem muito pro bem.

SBT (Rio Grande do Sul)
Durante os programetes "SBT Esportes", exibidos de segunda a sexta nos intervalos comerciais de "Programa do Ratinho" e "Tele Seriados", Ricardo Vidarte tem anunciado para breve uma novidade na emissora. Aparecem imagens de uma mulher, mas não do seu rosto. Esta aqui (postada por extremamentealemdojg) é mais uma chamada desta novidade, que dá a entender que será o "SBT Esportes" em versão programa. Ao mesmo tempo, algo me ocorreu - sem qualquer sentido informativo e sim no sentido puro, único, exclusivo e total de achismo - e atestei: em postagens nas redes sociais, quem tem dito que voltará ao ar em breve? Débora de Oliveira, ex-RBS TV e Band, atualmente colunista do Lance! gaúcho e em breve com um projeto novo no canal +Globosat. Seria Débora a novidade do SBT/RS? Se não for ela, só se for uma novidade completa na condução. Oh, dúvida cruel...

Esporte Interativo I
Saiu do canal na semana passada o jovem comentarista Rafael Oliveira, que nele estava desde seu início, em 2007. Ele disse nas redes sociais que continuará frequentando elas e atualizando seu blog normalmente e que não entrará em detalhes por enquanto, mas que espera anunciar para breve uma novidade. Então, tem que ver tanto qual será a novidade do Rafael, quando ela chegará e se o E+I contratará alguém para repor sua saída.

Esporte Interativo II
Falei na coluna de sábado da nova faixa "Futebol Retrô", de jogos antigos, pois neste domingo foi ao ar Milan x Flamengo, pelo Mundialito de 1983 - jogo reprisado nesta quinta, às 16h. Outros jogos relativos aos clubes com os quais o E+I tem convênio serão exibidos nesta semana: hoje, 16h, Manchester United x Vasco, pelo Mundial de Clubes de 2000 (originalmente transmitido por Band e SporTV); depois de amanhã, 11h45, Real Madrid x Vasco, pela Copa Intercontinental de 1998 (que só a Globo mostrou ao vivo), e 16h, Barcelona x Paris Saint Germain, pela final da Recopa de 1997 (ao vivo exibido por Bandeirantes e ESPN International).

ESPN Brasil
Felizmente, Juca Kfouri participou do "Linha de Passe" deste domingo direto do lado de fora do Maracanã, junto com Paulo Vinícius Coelho. Mostra de recuperação do princípio de AVC sofrido em Belo Horizonte.

SporTV I
Segunda-feira de retorno do "É Gol!!!" à faixa das 11h45, após uma parada durante a Copa das Confederações. (Atualização das 11:50: depois de ser substituta imediata desde ainda os tempos da Fernanda Gentil, a partir de hoje Aurora Bello é a nova titular do "É Gol!!!", pois Luciana Baptista, até onde pude averiguar, saiu do SporTV.)

SporTV II
Do Flávio Ricco no "Canal 1": Milton Leite aderiu à tecnologia para auxiliar em suas transmissões, na contramão da maioria dos narradores. Ele tem usado um tablet de modelo muito avançado ao invés do bom e velho papel.

Fox Sports
Da Patrícia Kogut no "Controle Remoto" de O Globo: o canal se mudará do casarão no Cosme Velho para outra sede na Barra da Tijuca, ambos no Rio de Janeiro, por estar em franca expansão e precisar de espaço. Exemplo disso: o mesmo estúdio onde é feito o "Central Fox" abriga o semanal "A Última Palavra". Só se é por isso que o programa do Renato Maurício Prado é gravado. Tipo assim: ajustam tudo pro cenário dele, gravam à tarde, daí ajustam tudo pro cenário do jornal do José Ilan, que é ao vivo. Deve ser isso, não me ocorre outra razão.

Rádio do Rio de Janeiro
O jornal espanhol As publicou em seu site e trouxe aqui para o YouTube um vídeo legal demais. Assista aqui José Carlos Araújo, da Rede Bandeirantes (Bradesco Esportes + BandNews Fluminense), transmitindo Brasil x Espanha no posto onde ficaram ele, o operador técnico à sua esquerda e o repórter Jorge Eduardo à sua direita. O vídeo mostra as reações do Garotinho no relato dos três gols, da incrível retirada do David Luiz, do pênalti que Sergio Ramos perdeu e do apito final. O detalhe mais curioso e delicioso, inegavelmente, é ouvir uma narração do Zé Carlos sem o famoso eco que acompanha ele desde a Globo e também agora na Band Rio. Além disso, como o som captado era o direto do posto da Band Rio, não tinha as vinhetas e trilhas escutadas direto no FM.

Rádio de São Paulo I
Segunda-feira de cuidar a estreia da Rádio ESPN na Capital AM, cuja equipe própria foi dispensada. Bastante sobre este assunto destaquei tanto na coluna de anteontem quanto na edição de ontem. (Atualização das 10:55: pelo Rodney Brocanelli no Rádio Amantes, leio que a assessoria de imprensa da Capital confirmou a chegada da Rádio ESPN, que nela transmitirá jogos das competições brasileiras e sul-americanas - nada se referindo à Liga dos Campeões da UEFA, que talvez não seja transmitida pelos 1040 para não atrapalhar o imexível programa de Eli Corrêa, comunicador "linha de frente" da grade popular da emissora -, além de veiculados serem os programas "Sportscenter", das 18h às 19h, e "Bate-Bola", das 20h às 21h, tudo isso começando hoje mesmo. Além disso, a assessoria da Capital confirmou que fará rede com a Tupi do Rio na Copa do Mundo de 2014, repetindo a parceria que nas duas últimas semanas levou a Copa das Confederações aos ouvintes dos 1040 paulistanos.)

Rádio de São Paulo II
Das três emissoras que transmitem Fórmula 1, somente a Jovem Pan fez o habitual no GP da Inglaterra, com Felipe Motta narrando e reportando direto dos autódromos, como tem sido em todas as corridas deste ano. Na CBN/Globo, Oscar Ulisses narrou normalmente mesmo em domingo de decisão da Copa das Confederações, mas desta vez dos estúdios da Globo no Rio, pois depois foi ao Maracanã. Já o Grupo Bandeirantes (Band AM, BandNews FM e Bradesco Esportes) teve Odinei Edson irradiando direto do circuito de Silverstone.

Uma saideira excelente
Fábio Seixas tem mantido por algumas semanas mais seus espaços na Folha de S.Paulo, que o incluiu na recente lista de cortes em vários setores da publicação. Entre eles, está seu blog. Dele, que ontem comentou a GP3 no SporTV e a Fórmula 1 pelo Grupo Bandeirantes de Rádio, vale muito indicar aqui um excelente texto dedicado à pequena Julia, sua filha, à qual levou ao Maracanã para assistir Brasil x Espanha, primeiro jogo de futebol que ela assistiu no estádio. Um relato que, além de ser uma linda declaração de amor de um pai por sua filha, reforça quão mal manda a FSP ao dispensar os préstimos do Fábio, que manja muito de escrita e de automobilismo.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Tenho uma dúvida: por que Galvão Bueno não narrou os jogos do Brasil na Copa das Confederações de 2001?" (Carlos Henrique Dias Silva)
Não sei dizer, Carlos, também tenho esta curiosidade. Antes que alguém pergunte ou mesmo me diga, eu mesmo observo: durante aquela edição da "Série B da FIFA", as partidas da Seleção foram narradas por Cléber Machado na fase de grupos e por Luís Roberto na semifinal e no terceiro lugar. Galvão continuou em atividade no futebol, mas transmitindo o Campeonato Paulista (tanto a semifinal Santos x Corinthians quanto a finalíssima Corinthians x Botafogo) e a Copa do Brasil, que preencheu os domingos do fim dos Estaduais de RJ e SP até o início do Campeonato Brasileiro (semifinal Corinthians x Ponte Preta e finalíssima Grêmio x Corinthians). Por qual motivo isto aconteceu, ao invés do Galvão fazer a Seleção e do Cléber estar nas partidas de SP, é que não faço a menos remotíssima ideia.

"Galvão num momento tipicamente 'pacheco' quando o placar já estava definido ao dizer que os espanhóis chegaram aqui cheios de banca. Devemos dar razão a ele. Quem acompanhou por esses dias a imprensa esportiva espanhola - notadamente o Marca - poderá atestar que eles realmente se acham! *** Cássio Miranda Neto, quando você diz que adorou o 'Linha de Passe' de duas semanas atrás ao contrário de mim, faz supor que detestei o programa. Creio ter me expressado de forma bem clara ao dizer que sintonizo a ESPN Brasil para ver futebol e não política, e isso não tem nada a ver com a cobertura sobre os gastos indevidos, a qual me parece justíssima. Mas já saquei qual é a do José Trajano. Aprecio-o muito quando fala de futebol, mas não gosto nada quando ele revela certos pruridos antidemocráticos. E quem liga na ESPN quer ver futebol, de modo que considerei o fim da picada ligar lá no dia 21 e, em vez de debates sobre o melhor esquema para que Neymar voasse em campo pela Seleção, ter de testemunhar resenhas sobre o discurso da presidenta Dilma Rousseff. Isso é até uma forma de lograr o telespectador." (Clayton Moreira)
Amável questionamento sem querer colocar chamas extras na fogueira e nem nada disso, apenas dentro da saudável conversa e do debate de ideias: mas neste caso não estava tudo dentro do contexto, já que a Copa das Confederações inevitavelmente ficou ligada à questão política, sendo no seu período de realização que explodiu por todo o Brasil a onda de manifestos que levou milhões de populares às ruas? Ademais, o discurso da Dilma fez uma série de referências à Copa, que bem sabes como vivente inteligente que não se resume ao dentro das quatro linhas, especialmente em um país como o nosso.

"Os índices da 'Central da Copa' me surpreendem pelo horário normalmente tardio de exibição. Mas são justíssimos: programa muito melhor este ano. Não deveria ficar restrito apenas aos dias de jogos do Brasil. *** Ainda acho que o 'Linha de Passe' exagerou, enquanto programa esportivo, na cobertura das manifestações. Mas foi o melhor programa durante as Confederações, com análises táticas extremamente precisas. Mas concordo, Kléber Antônio Ferreira de Souza, que Mauro Cezar Pereira costuma ficar estressado demais quanto discordam dele. Já Paulo Vinícius Coelho é o mais justo da ESPN, pois não coloca a posição crítica da emissora acima de tudo, e Antero Greco é o mais ponderado de todos os comentaristas. Gosto deles. *** Ótima contratação da Bárbara Coelho pelo SporTV. Tive bastante contato na época de Band com ela, que sempre se mostrou muito simpática e solícita. *** O SporTV devia botar alguém do Rio Grande do Sul para fazer Juventude x Nacional ou, ao menos, Jader Rocha." (Leonardo Dantas)
Os narradores regionais têm cada vez menos espaço no SporTV, Leonardo, agora eles estão basicamente restritos ao Premiere mesmo. Os eventos SporTV agora são quase que só com o pessoal SporTV mesmo, daí ser Odinei Ribeiro o narrador na sexta-feira. Além do mais, o Jader ficou com outros eventos neste fim de semana, fosse a Liga Mundial ou programas da Copa das Confederações.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.