.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 24/6/2013
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
12:00 - Futebol, Copa do Mundo Sub-20: França x Estados Unidos - SPORTV
14:45 - Futebol, Campeonato Argentino: Vélez Sarsfield x Atlético Rafaela - FOX SPORTS (gravado)
15:00 - Futebol, Copa do Mundo Sub-20: Espanha x Gana - SPORTV
19:15 - Futsal, Liga Futsal: Guarapuava x Corinthians - SPORTV
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Chicago Blackhawks (Copa Stanley, jogo 6) - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Beisebol, MLB: Los Angeles Dodgers x San Francisco Giants - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)

Terça, 25/6/2013
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
12:00 - Futebol, Copa do Mundo Sub-20: México x Paraguai - SPORTV3
15:00 - Futebol, Copa do Mundo Sub-20: Turquia x Colômbia - SPORTV
16:30 - Futebol Americano, Torneio Touchdown: Vila Velha Tritões x Vitória Antares - BANDSPORTS (gravado)
19:00 - Natação, Campeonato Americano: etapa de Indianápolis - BANDSPORTS
20:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Colorado Rockies - ESPN+
21:00 - Basquete, WNBA: Phoenix Mercury x San Antonio Silver Stars - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Futebol, MLS: San Francisco Giants x Los Angeles Dodgers - WATCH ESPN (Internet)

Quarta, 26/6/2013
9:00 - Tênis, Wimbledon: várias partidas - SPORTV2
16:00 - Futebol, Copa das Confederações: Brasil x Uruguai (semifinal) - GLOBO, BAND, SPORTV e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
19:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho Série B: Avenida x Brasil - TVCOM (RS)
19:00 - Natação, Campeonato Americano: etapa de Indianápolis - BANDSPORTS
20:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Texas Rangers - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Basquete, Europeu Feminino: jogo a confirmar - SPORTV2 (gravado)
Segunda, 24 de junho de 2013
Um rosto novo no "SporTV News"

Novo no "SporTV News", mas nada novo na televisão fechada, ao contrário. Quem assiste a Globo News ao longo dos anos lembrará muito bem dela, que batia ponto seguidamente no "Em Cima da Hora" e em outras atrações do canal, do qual saiu em 2010. Falo de Samantha Mendes, que neste domingo completou 40 anos e que, desde segunda-feira passada, tem apresentado o jornal esportivo nas edições da manhã e da tarde - aliás, só fui saber disso ao ver uma postagem sua no Facebook quando fui parabenizá-la por seu natalício, já que nenhum leitor me avisou disso, mesmo eu volta e meia dizendo que há mais de um mês estou sem TV paga. Vocês... (risos)

Gostei de saber disso pois Samantha era das apresentadoras da Globo News que eu mais gostava de ver na época em que nela trabalhava. Com passagens também por Bloomberg, TV Globo, HBO e Ibope, além de ter respondido pela Revista Fértil a partir da saída do canal jornalístico, ela chegou ao SporTV em maio de 2012 para o projeto "Eu Atleta", tanto que já então passou a ter um blog no GloboEsporte.com dedicado às corridas de rua e às atividades físicas. Mas à frente de um noticiário sobre futebol e demais modalidades, é a primeira vez.

A chegada de Samantha Mendes não é inédita em termos de uma jornalista com passagem pela Globo News aparecendo no SporTV. Foi ali que Luís Ernesto Lacombe passou a ser esportivo, apresentando o "Super Volley" e, dele, migrando para a TV Globo, antes no "Esporte Espetacular" e agora no "Bom Dia Brasil". E o mesmo caminho quem seguiu foi Vanessa Riche, que dos noticiários gerais passou ao "SporTV News" em dupla com Luiz Carlos Jr., posteriormente sozinha e ao lado de comentaristas, até chegar ao "Tá na Área" e mesmo ter algumas experiências como a primeira mulher narradora esportiva de veículos das Organizações Globo. Ainda em termos de jornalista de geral passando pelo "SporTV News", não dá para esquecer da Adriana de Castro, rosto marcante da Record dos anos 90 e hoje na CNT, que apresentava as notícias paulistas no início dos anos 2000 na época do jornal feito no Rio por Luiz Carlos e Renata Cordeiro em edição única à noite.

Não sei se a chegada da Samantha ao "SporTV News" da manhã e da tarde é provisória ou definitiva, até por se considerar que Aurora Bello e Bruno Souza estão dedicados à cobertura da Copa das Confederações, mas gostei do retorno ao vídeo e claro que mais dela será bem vindo da minha parte.

Fecho com dois vídeos: este aqui é de um dos "News" da semana passada, com ela anunciando uma matéria de Flávio Santos, repórter da TV Centro América (Globo MT) e que certamente está no Rio de Janeiro a serviço do SporTV como parte do "esforço de guerra" nestes dias "confederados"; e este aqui (postado por rmfbelga) é um "Em Cima da Hora" da Globo News, em 2009, com Samantha Mendes junto com Sidney Rezende.

SporTV I
Da Patrícia Kogut no "Controle Remoto" de O Globo: o Jungle Fight do dia 1º deste mês deu ao canal a marca de 1 milhão de telespectadores na audiência. Fãs do MMA garantindo bons índices a mais este evento.

SporTV II
Segunda-feira de início de Wimbledon, o terceiro Grand Slam do calendário anual do tênis e exclusivo da Globosat. Transmissões contínuas diariamente pelo SporTV2, sempre a partir das 9 da manhã.

SporTV III
Dedicada aos leitores de Caxias do Sul: sexta-feira, 7 da noite, é anunciada a transmissão pelo canal 1 de Juventude x Nacional do Uruguai, amistoso que celebrará os 100 anos completados pelo Papo no sábado.

SporTV IV
Milton Leite ganhou boas considerações de Tostão em sua coluna de hoje na Folha de S.Paulo e em outros jornais brasileiros, por unir descrição precisa do lance e bom humor com críticas e elogios no momento e na intensidade certos. Já Luiz Carlos Jr. mereceu uma restrição do ex-jogador por chamar a Espanha de "Fúria", o que considera muito ultrapassado. Essa eu confesso que não entendi. A vida inteira todo mundo (eu também) chama a seleção espanhola de "Fúria", até neste extraordinário momento de uma Copa e duas Eurocopas.

ESPN Brasil I
Na mesma coluna, Tostão disse preferir os comentaristas dela pelos conhecimentos técnicos e táticos e pelo senso crítico, que colocam eles na frente de Casagrande e Ronaldo, que só dizem o óbvio na TV Globo.

ESPN Brasil II
O canal lembrou aqui em uma compilação que sempre esteve de olho na questão dos gastos em excesso com as obras da Copa do Mundo e da Olimpíada aqui no Brasil, algo que só parece ter vindo à tona da maioria do povo nos últimos dias, vide os manifestos que têm pautado os noticiários desde então. Questionamentos que, segundo o prefeito carioca Eduardo Paes, mostram "baixo astral" por parte da ESPN. Aliás, seria bom que tentassem entrevistá-lo agora sobre tudo que tem ocorrido. Claro que ele não responderia, mas valeria tentar.

Fox Sports
Registro inédito deste fim de semana: Gustavo Villani narrando automobilismo. As 24 Horas de Le Mans foram com ele, que não lembro de ter feito velocidade enquanto locutor nem na Rádio Globo e nem na ESPN.

Sports+
Do comentarista Ricardo Bulgarelli para um seguidor twitteiro: é possível que o canal esportivo exclusivo da operadora Sky transmita a NBA em 2013/2014. Há uma tentativa de transmitir as finais de conferências.

Combate
Da Keila Jimenez no "Outro Canal" da Folha de S.Paulo: o canal PPV de lutas da Globosat ganhará mudanças visuais, com novas vinhetas, chamadas e artes gráficas focadas no MMA. Tudo estreará em 6 de julho (mas dá no mesmo dizer sábado da semana que vem), quando será transmitida ao vivo uma luta de Anderson Silva.

SBT I
Não fosse o Rogerio Jovaneli no "TV Esporte Blog" do Yahoo!, perderia essa por estar sem TV paga: no "Linha de Passe" de ontem, na ESPN Brasil, Paulo Andrade contou uma história curiosíssima e sensacional. 14 de janeiro de 2003, terça, 11h15. Brasil 1 x 1 Noruega, Torneio Sub-23 no Qatar. Exclusividade do SBT na televisão brasileira. Era Paulo o narrador, ali começando a equipe que depois transmitiria o Campeonato Paulista com ele e Dirceu Maravilha de locutores. Nesta faixa, a programação habitual tinha o "Bom Dia e Cia." então com Jackie Petkovic das 9h às 12h, a sessão de desenhos "Festolândia" às 12h e o bom e velho "Chaves" às 12h45.

SBT II
O sinal cai aos 2 minutos. A audiência em São Paulo estava em 4 pontos. Passou uns 5 minutos e nada da imagem direto de Doha voltar. Para tapar buraco e parar com o "enrolation", colocaram um desenho de Frajola e Piu-Piu. Pois não é que o "Ipobre" subiu de 4 para 12 pontos em um espaço de 15 minutos? Até aí, tudo bem. Só que o departamento de esportes ligou para a administração pois a imagem voltou. A resposta: não era para voltar com o jogo pois a audiência estava boa e iriam até o fim com o Frajola. Paulo tinha as imagens novamente, mas ficou desesperado quando saiu o gol do Robert e não pôde narrá-lo pois Sylvester estava no ar com 12 pontos, eh, eh, eh... Bom, ao cabo e ao rabo, o futebol voltou. E a audiência despencou de 12 para 3 pontos. Incrível!

Em tempo
Naquele 14 de janeiro de 2003, as demais emissoras abertas assim estavam no ar em Sampa City no período de Brasil x Noruega (11h15 às 13h15): a Globo com "TV Globinho" desde 10h30, "SPTV" às 12h e "Globo Esporte" às 12h45; a Record com "Note e Anote" desde 9h, "Record nos Esportes" às 12h e "Debate Bola" às 12h20; a Bandeirantes com "Dia Dia" desde 8h30, "Esporte Total" às 12h e "Melhor da Tarde" às 12h30; e RedeTV! com "Bom Dia Mulher" desde 9h30, "TV Esporte" às 12h, "Jornal RTV" às 12h40 e "A Casa é Sua" às 13h.

Copa das Confederações I
Você leu na coluna da quinta-feira passada que a FIFA autoriza mudanças nos letreiros das TVs exibidoras dos seus torneios, como usá-los no padrão nacional e não no internacional, seja a língua nativa nos créditos ou, no caso aqui do Brasil, o placar com os dois tempos separados e não os 90 minutos. Basta pedir previamente. A Globo já mostrava os créditos em português e, a partir de sábado, adotou o placar com tempos distintos e não mais os 90 minutos corridos. Já a Bandeirantes exibe o placar "à brasileira", mas os letreiros em inglês.

Copa das Confederações II
De todas as transmissões exibidas ao vivo na televisão aberta, apenas as duas exibidas em gravação integral pela Bandeirantes neste fim de semana foram dos estúdios, ambas feitas por Nivaldo Prieto e Ronaldo Giovanelli (México x Japão sábado e Uruguai x Taiti ontem). As demais tem sido sempre nos estádios, as da Globo sempre em cabines e as da Band assim nos jogos do Brasil e nas outras em postos no setor de imprensa padrão-FIFA.

Copa das Confederações III
No VT de Uruguai x Taiti, Nivaldo Prieto baixou seu habitualmente vibrante grito de gol no sexto da Celeste e nem gritou no sétimo e no oitavo, apenas disse "gol do Uruguai!". Eh, eh, eh... Não vou criticá-lo, eu faria o mesmo.

Copa das Confederações IV
Da série "como assim?": no primeiro gol da Espanha sobre a Nigéria, Cléber Machado se confundiu e chamou o autor não de Jordi Alba e sim de "Juan Alba". Mas qual seria a relação do autor de dois tentos espanhois com o ator atualmente no ar em "Dona Xepa", na Record, na qual apresentou o programa "O Preço Certo", e que também foi namorado da Delisiée Teixeira, a ex-repórter e apresentadora da RPC TV e do SporTV? (risos)

Galvão Bueno
A "Central da Copa" de sábado, na Globo, teve o chef italiano Luciano Bosseggia dizendo que conhece o narrador e que "tomou um porre" junto com ele uma vez. Quando chegou sua vez, Galvão chamou o chef de grande amigo do qual tinha saudades, mas causou risadas ao afirmar que "certas coisas não podem ser contadas na TV". Ok.

TV Vanguarda
Transmitiu no sábado a final da Copa Vanguarda de Futsal com narração de Jorge Vinícius. Olhando aqui o único gol da partida, que deu a São José dos Campos o título contra Guaratinguetá, lembrei do que Flávio Ricco fala seguidamente sobre os repetecos em excesso. Uma imagem repetida por alguns milésimos a mais e o que aconteceu? Perderam ao vivo o gol. O único! Tá, recuperaram inteiro depois, mas não era mais a mesma coisa.

Televisão de Santa Catarina
Recebo: tem dama nova na RBS de Criciúma a partir da terça-feira da semana que vem. O esporte do "Jornal do Almoço" será apresentado por Marcela Varasquim, que era repórter da RIC/Record de Joinville e que nesta segunda-feira estrela a principal seção deste Papo de Bola - o Site: a "Bela do Dia" da "24 Horas".

Rede Record
Da Vivian Massuti no "Zapping" do Agora S.Paulo: com média de 4,3 pontos em Sampa City em abril, o "Esporte Fantástico" lidera no público masculino e no público de 35 a 49 anos. Nada a estranhar. Tirando as esporádicas transmissões esportivas da Globo às 10 da manhã, é a única opção cabível também aos adultos no horário entre as redes comerciais, já que Globo e SBT exibem desenhos e Band e RedeTV! só vão de terceirizados.

Rede Bandeirantes I
Ulisses Costa narrou dentro do "Band Mania" os melhores momentos da Fórmula Indy em Iowa junto com Felipe Giaffone. Momentos narrados na hora da exibição e não ao vivo, pois a corrida foi simultânea a Espanha x Nigéria, que o "Panda" (saudades, "SP Acontece") narrou pela "Cadeia Verde e Amarela" da Band Rádios.

Rede Bandeirantes II
Algumas da programação da semana informada pela assessoria de imprensa: "Os Donos da Bola" (São Paulo) até 14h15 em dias sem Copa das Confederações e até 15h nos dias das semifinais; quinta para sexta, à 1h45, tem a gravação integral de Espanha x França, único jogo da Copa do Mundo Sub-20 transmitido nesta semana; no sábado, esporte só no "Deu Olé!", das 15h45 às 16h45; e no domingo, tem "Band Mania" às 12h, terceiro lugar da Copa das Confederações às 12h40, "Band Esporte Clube" logo após, "Band Mania" às 17h e decisão às 18h40. Interessante: não há pós-jogo programado. Vai direto o "Pânico na Band" às 21h. Mas nem se o Brasil for campeão tirarão os humoristas do horário habitual? A não ser que repercutam o título dentro deste programa.

Televisão do Paraná
A ÓTV exibiu no sábado à tarde o jogo de futebol americano Coritiba Crocodiles x Curitiba Predadores. Destaque para o narrador, em experiência inédita: Cristian Toledo. Sim, o apresentador e comentarista tinha feito outros esportes, mas em ritmo mais conversado, só que desta vez transmitiu às ganhas, igual aos em postagem no Facebook por ele lembrados Marcelo Ortiz e Edílson de Souza, colegas de Rádio 98 FM, e Luiz Augusto Xavier. A escala do Cristian para narrar este jogo de football foi do coordenador jornalístico Marcelo Dias Lopes.

Televisão de Goiás
Do Auvaro Maia: teve mudança na Equipe do Mané, que começará na próxima segunda-feira a fazer na Brasil Central o "TBC Esportes". Sob alegação de dificuldades financeiras por parte de Mané de Oliveira, Bruno Brasil não compõe mais seu time de comentaristas, do qual sai no fim deste mês. Para seu lugar, chega Luiz Gama.

Rádio na Copa das Confederações
Última coisa que imaginei que faria nesta competição: checar as emissoras detentoras dela para ver qual das duas partidas simultâneas do Grupo B transmitiram. E não é que Espanha x Nigéria não dominou a preferência? Algumas se arriscaram a ir no "monólogo" Uruguai x Taiti, casos da Globo de São Paulo (Internet), Globo do Rio de Janeiro (AM), CBN de São Paulo (AM), Jornal/CBN do Recife e Rede Nossa Copa.

Rádio de Belo Horizonte I
Fica a dica para Itatiaia, CBN/Globo, BandNews, Inconfidência e 98 FM: foi confirmada para sábado, 6 da tarde, a decisão do Campeonato Argentino entre Vélez Sarsfield, campeão do Torneio Inicial, e Newell's Old Boys, campeão do Torneio Final e adversário do Atlético na semifinal da Copa Libertadores a partir da quarta-feira da semana que vem. Como não haverá jogos no mesmo horário neste dia, é uma alternativa bem boa para fazer futebol, ainda mais pela presença do oponente do Galo - e como vale o título nacional (não tem mais aquilo de dois campeões por temporada e sim um só na final entre os campeões de turnos), dificilmente o NOB irá de reservão ou algo assim. Em tempo: vai que alguma das rádios queira ter ao menos repórter no estádio. Informa aqui a AFA que os pedidos de credenciamento pra peleja em Mendoza devem ser enviados até amanhã.

Rádio de Belo Horizonte II
Itatiaia (com Enio Lima narrando direto do estádio) e Globo foram as veiculadoras do amistoso Fort Lauderdale Strikers x Cruzeiro. CBN, BandNews FM e Inconfidência permaneceram normais.

Rádio do Rio de Janeiro I
Nenhuma esportiva transmitiu o amistoso Orlando City x Fluminense no sábado à noite. Nenhuma mesmo. Nem Tupi só no seu AM, nem Globo só no seu FM, nem alguma das menos cotadas, enfim. Essa eu não curti, até porque ao menos um off-tube poderia rolar via imagens do SporTV e porque era o Flu com força máxima (exceção aos três que estão com a Seleção na Copa das Confederações). Surpreendido negativamente fui.

Rádio do Rio de Janeiro II
Desde a semana passada, a Mix FM carioca tem apresentado às 20h o programa "De Primeira", com Smigol (o mesmo do SporTV e ex-"Rock Bola"), Samyra Ponce (ex-Transamérica) e Felipe Ruggeri.

Rádio de Porto Alegre
Engraçada essa: durante a "Prorrogação" pós-Brasil x Itália de sábado, na Bandeirantes, onde estavam Chico Garcia, Fabiano Baldasso e Haroldo Santos, registraram dois adendos meus sobre a partida e José Aldo Pinheiro pegou a carona e perguntou "que horas eu me espiritualizo". Essa foi original, vale dizer. (risos)

Rádio do Recife
Registrado no ar: das esportivas pernambucanas, somente a Jornal/CBN, com André Luiz Cabral narrando e Leonardo Boris reportando, estava em Natal para América x Náutico, jogo da amistosa Taça Ecohouse. Vamos ver se haverá algum acréscimo na quarta, contra o Alecrim, e no sábado, contra o ABC, ou não.

A saideira
Veem aqui uma foto de Paulo Sérgio, da Lancepress, que mostra os jornalistas presentes à Arena Pernambuco para a atividade do Uruguai no sábado. Faltou luz elétrica por cerca de meia hora e, até que tudo fosse sanado, os cronistas precisaram recorrer à luminosidade dos celulares para ler jornais e anotações. É...

Momento Raridade Rara
O "Memória do Plantão", apresentado pelo Vander Luiz na Jovem Pan, trouxe ontem uma reliquiaça de fazer o vivente sorrir de orelha a orelha: mais de 20 minutos da transmissão de Brasil 2 x 1 Espanha, pela Copa do Mundo de 1962, na Rádio Panamericana, com narração de Fiori Gigliotti, comentário de Leônidas da Silva, reportagem de Renato Silva e plantão de Laércio dos Santos, além de Narciso Vernizzi no programa de espera e, dentro dele, Otávio Munis entrevistado o então governador em exercício paulista Porfírio da Paz (além de Renato e Otávio, o outro repórter neste jogo foi Álvaro Paes Leme). Em dado momento, o som de Fiori direto do Chile cai e, pouco depois, entra o de Geraldo José de Almeida pela Rádio Record - que, assim como a Pan, pertencia a Paulo Machado de Carvalho. Reuni os trechos veiculados e podem acompanhá-los todos clicando aqui.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Agradeço aos convivas por sanarem minha dúvida na coluna de sábado. Eu sempre via 'Finals on ABC' na decisão da NBA, mas este ano só vi o logo da ESPN." (Adilson Vieira)

"Sábado, ouvi as rádios de Curitiba pra ouvir quem estava transmitindo Brasil x Itália, e a RB2 estava apenas com Sidnei Campos como plantão. Não ouvi Brasil x México, mas no sábado a novidade foi a RB2 entrar em cadeia com a Rede Nossa Copa, da Cultura de Miracema do Norte, com direito ao narrador mandar abraço pro Sidnei ao citar quem estava em rede." (Célio Roberto Oliveira)

"Mais uma vez agradeço ao Leonardo Dantas pela atenção. Nada tenho contra terceirizados, desde que tenham conteúdo. Só que a Band Rio tem o diferencial da Multirio. Quantas emissoras tem oportunidade de exibir conteúdo tão qualificado e ainda faturar com isso? O 'Furacão 2000' e a Igreja Universal poderiam ir para outro horário, deixando a hora do almoço, exclusivamente para a Multirio. Misturar programas próprios com religiosos e televendas acaba com o Ibope de qualquer emissora, sem falar que programas como o 'Jogo Aberto Rio' já funcionam com esquema semelhante ao dos terceirizados. Não é preciso funkeiros e igrejas das 12h30 às 15h, se 'Jogo Aberto Rio' e Multirio já fariam a Band Rio faturar do primeiro ao último minuto." (Diogo Oliveira)

"Acho que fui um dos poucos a assistir Uruguai x Taiti, pois tinha uma razão especial: meu irmão foi ao jogo e acabou aparecendo no pré-jogo do SporTV. Onde consigo encontrá-lo?" (Hugo Leonardo Souza Pinto)
O pré-jogo? Bah, não faço a menos remotíssima ideia.

"Algum canal brasileiro já se movimentou para comprar direitos das competições da UEFA entre 2015/2016 e 2017/2018?" (Juliano Rangel)
Que eu saiba, não.

"Milton Leite comentou no 'Seleção SporTV' que foi perguntado por um funcionário da Arena Pernambuco sobre o estádio e respondeu que, quando ficar pronto, vai ficar uma beleza, mas que as instalações da imprensa pareciam provisórias. *** Se a Globo ganhou da Record com 'O Profeta' e 'Malhação' - mesmo que aos trancos e barrancos -, não acho que perderia se tivesse com Espanha x Taiti. *** O GloboEsporte.com já não dava a Globo como transmissora de Espanha x Taiti na matéria-prévia do jogo. Como esses textos são publicados bem cedo, a decisão de não passar o jogo deve ter sido tomada já na quarta-feira. *** A Band não poderia passar Uruguai x Taiti?" (Leonardo Dantas)
Primeiro: não quer dizer nada a matéria ser publicada nesse ou naquele horário pois, posteriormente - seja uns poucos minutos ou algumas horas depois -, pode sofrer alterações com a correção, a retirada ou o acréscimo dessa ou daquela informação, coisa mais normal do mundo em tudo quanto é site que se preze. Só notares no topo da matéria que citaste: publicação original às 7h, mas modificada às 10h17. E segundo: não sei, mas só se a Band quisesse perder pros terceirizados da RedeTV! para topar mostrar um monólogo ao invés de um jogo de futebol.

"De onde é a Rádio Cultura de Miracema do Norte? *** A criação da Bradesco Esportes foi um tanto precipitada. Em menos de um ano, duas das quatro emissoras acabaram fechadas. Seria mais interessante fortalecer a Bandeirantes AM do Rio de Janeiro com uma equipe de esportes." (Raider Lopes Martins)
Primeiro: Tocantins. E segundo: o AM tá em segundo plano no Rio, Raider, só perceberes que a força do futebol do rádio carioca tá no FM. Nada a ver aí com a sua Campinas, onde o bom e velho AM ainda domina. Ademais, uma coisa não tem nada a ver com a outra, já que o projeto de São Paulo continua aí e o do Rio aos poucos tá crescendo, sem contar que a RB apenas "faz número". Além disso, se fosse para trabalhar em AM, José Carlos Araújo ficaria na Globo mesmo. Ele sempre quis algo próprio do FM.

"A Liga Mundial é exclusiva do SporTV?" (Severo Arantes)
Em TV fechada, sim. No geral, não. Tem também Globo e Esporte Interativo.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.