.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 3/6/2013
6:00 - Tênis, Roland Garros: Tommy Haas x Mikhail Youzhny, Bruno Soares & Alexander Peya x Grigor Dimitrov & Frederik Nielsen, Rafael Nadal x Kei Nishikori e Sloane Stephens x Maria Sharapova - BANDSPORTS
6:00 - Tênis, Roland Garros: Francesca Schiavone x Victoria Azarenka, Novak Djokovic x Philipp Kohlschreiber, Stanislas Wawrinka x Richard Gasquet e Jamie Hampton x Jelena Jankovic - BANDSPORTS 2
6:00 - Tênis, Roland Garros: Haas x Youzhny, Bethanie Mattek-Sands x Maria Kirilenko, Michael Llodra & Nicolas Mahut x Treat Huey & Dominic Inglot e Stephens x Sharapova - BANDSPORTS.COM.BR (Internet)
14:00 - Futebol, Amistoso: Suécia x Macedônia - SPORTV2
17:00 - Velocidade, Fórmula Renault 3.5: etapa de Spa Francorchamps - BANDSPORTS (gravado)
19:15 - Futsal, Liga Futsal: Intelli x ACBF - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: New York Yankees x Cleveland Indians - ESPN+
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Pittsburgh Penguins x Boston Bruins - ESPN
21:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Indiana Pacers (final do Leste, jogo 7) - SPACE

Terça, 4/6/2013
6:15 - Críquete, Troféu dos Campeões da ICC: Índia x Austrália - WATCH ESPN (Internet)
7:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Japão x Austrália - SPORTV
9:00 - Tênis, Roland Garros: Serena Williams x Svetlana Kuznetsova e Jo-Wilfried Tsonga x Roger Federer - BANDSPORTS e BANDSPORTS 2
9:00 - Tênis, Roland Garros: Agnieszka Radwanska x Sara Errani e Tommy Robredo x David Ferrer - BANDSPORTS.COM.BR (Internet)
10:00 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Omã x Iraque - SPORTV2
13:15 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Qatar x Irã - SPORTV2
14:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Líbano x Coreia do Sul - SPORTV3
16:00 - Futebol, Torneio de Toulon: jogo a confirmar - FOX SPORTS
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Palmeiras x Avaí - SPORTV (SP assiste no Premiere FC)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Figueirense x Chapecoense - PREMIERE FC
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Paysandu x Paraná - PREMIERE FC
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Oeste x Ceará - PREMIERE FC
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Boa Esporte x ASA - PREMIERE FC
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Guaratinguetá x Sport - SPORTV (Guaratinguetá assiste no Premiere FC)
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: São Caetano x Atlético Goianiense - PREMIERE FC
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Joinville x América de Natal - PREMIERE FC
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: Icasa x América Mineiro - PREMIERE FC
21:50 - Futebol, Campeonato Brasileiro Série B: ABC x Bragantino - PREMIERE FC
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Los Angeles Kings x Chicago Blackhawks - ESPN+
22:30 - Futebol, Eliminatórias da Copa do Mundo: Jamaica x México - ESPORTE INTERATIVO, SPORTV2, ESPN e BANDSPORTS

Quarta, 5/6/2013


Quarta, 5/6/2013
6:00 - Tênis, Roland Garros: quartas-de-final - BANDSPORTS, BANDSPORTS 2 e BANDSPORTS.COM.BR (Internet)
13:00 - Futebol, Eurocopa Sub-21: Israel x Noruega - SPORTV2
15:30 - Futebol, Eurocopa Sub-21: Inglaterra x Itália - SPORTV
16:00 - Futebol, Amistoso: Uruguai x França - ESPN BRASIL
16:00 - Basquete, Liga ACB: Gran Canaria x Barcelona - BANDSPORTS
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Criciúma x Santos - SPORTV (SC assiste no Premiere FC)
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: São Paulo x Goiás - PREMIERE FC
19:30 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Portuguesa x Internacional - PREMIERE FC
20:00 - Beisebol, MLB: Boston Red Sox x Texas Rangers - ESPN+
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Vasco x Atlético Mineiro - PREMIERE FC
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Grêmio x Vitória - PREMIERE FC
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Ponte Preta x Atlético Paranaense - PREMIERE FC
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Boston Bruins x Pittsburgh Penguins - ESPN
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Bahia x Botafogo - GLOBO (RJ, BA - exceto Grande Salvador -, Grande Belo Horizonte e parte da rede), BAND (RJ, MG e parte da rede) e PREMIERE FC
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Cruzeiro x Corinthians - GLOBO (SP, MG - exceto Grande Belo Horizonte -, Grande Salvador e parte da rede), BAND (SP, BA e parte da rede) e PREMIERE FC
22:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro: Flamengo x Náutico - GLOBO NORDESTE (PE) e PREMIERE FC
0:00 - Futebol Americano, Torneio Touchdown: Corinthians Steamrollers x Uberlândia Lobos - BANDSPORTS (gravado)
Segunda, 3 de junho de 2013
Uma saída alternativa

Na semana passada, citei a Folha de S.Paulo no destaque à exclusividade do Esporte Interativo na estreia do Neymar em jogos oficiais pelo Barcelona, que deve ser na Supercopa da Espanha, contra o Atlético de Madrid, em agosto. Observado foi que ele deve jogar apenas amistosos até lá. E aí pode estar uma saída a ser explorada por Globo, SporTV, ESPN e Fox Sports para tentar mostrar o início da trajetória do atacante em seu novo clube.

Leio no GloboEsporte.com que está por uma autorização da CBF pro Barça enfrentar o Santos pelo tradicional Troféu Joan Gamper, o jogo amistoso que abre a temporada do clube catalão - e que já teve o próprio Peixe batido em 1998 (à ocasião com transmissão exclusiva da ESPN Brasil), além de Flamengo e Vasco vice-campeões e Internacional campeão quando realizado em torneio com quatro times. Este Barça x Santos aconteceria em 2 de agosto, um sábado. Vamos ver se fecha este jogo e todas as partes ficam bem: E+I sozinho na estreia em jogos oficiais e demais interessados, especialmente a Globo, talvez mostrando este amistoso preparatório.

Enquanto isso não acontece, fato é que esta segunda-feira mobiliza todas as emissoras esportivas para exibirem a apresentação do atacante no time espanhol - de tal maneira que até o "Globo Esporte" se modificou além do que eu imaginava, fazendo nesta segunda-feira uma edição única nacional com Tiago Leifert e Alex Escobar dos estúdios em São Paulo. Como Neymar será apresentado às 13h15, deve dar para encaixar sem grilo nos 25 minutos anteriores os materiais de Brasil x Inglaterra, gols do Brasileirão e outras do fim de semana. (Atualização das 13:25: não só esqueceram das outras pautas em prol de Neymar e Brasil x Inglaterra, como atrasou a apresentação dele no Camp Nou e o "GE" especial acabou não tendo razão de ser pois não exibiu o que queria ter exibido. Ficou para o "Jornal Hoje" mostrar o fato ao vivo.)

Seleção na Globo
Não acompanhei Brasil x Inglaterra com o som dela e sim do rádio, mas li por menções no Twitter que houve (ou "houveram do Ipiranga as margens plácidas", como diria o analfabeto patriota) vários problemas de áudio durante a transmissão, além de uma falta de sincronia entre som e imagem no pré-jogo - e essa eu atestei quando ouvi um rápido trecho em que Galvão Bueno apareceu ao lado do troféu oficial da Copa das Confederações. Mas o grande fato foi a estreia do Ronaldo Nazário nos comentários, que, pelas reações que vi, confirmou o esperado e não foi bem recebido. Leem aqui um comentário do Maurício Stycer no UOL resumindo a estreia. A registrar ainda uma observação feita no Facebook pela Cristina Padiglione, de O Estado de S.Paulo, lembrando do conflito de interesses do Ronaldo (jogadores agenciados pela 9ine e ele ser membro do comitê organizador da Copa do Mundo).

Alex Escobar
O apresentador fluminense do "Globo Esporte" foi jurado ontem na "Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão", e aproveitou para dar uma mostra dos seus dotes de cantor, como veem aqui.

Novo Basquete Brasil
Do NaTelinha: sábado, Flamengo x Unitri rendeu à Globo 4,1 pontos, contra 5 do "Esporte Fantástico" na Record e dos desenhos do "Sábado Animado" no SBT. Isso em São Paulo, claro, pois no Rio deve ter sido lideraço.

"Fantástico"
E continua o programa da Globo deixando de fora alguns "artilheiros musicais" só por não serem de competições ou times grandes. Se vai fazer a brincadeira, faça ela completa, doutor. Ontem, Clébson fez três pro Salgueiro nos 4 x 0 diante do Parnahyba, pela Série D do Brasileirão, mas não consta que tenha aparecido no "Show da Vida".

Brasileirão na Band I
Um fim de semana curiosíssimo: off-tubes nas partidas ao vivo e in loco na de VT. Enquanto Luciano do Valle e Neto não foram à Vila Belmiro para Santos x Grêmio (e este caso deve ter sido opção pura e simples, pois a Bandeirantes envia normalmente seus times de cabine para lá) e nem Téo José e Edmundo estiveram na Arena Joinville para Atlético Paranaense x Flamengo, Nivaldo Prieto e Denílson foram ao Novelli Jr. para gravar com os repórteres André Galvão e Gisele Ramos a transmissão ontem exibida de Palmeiras x América Mineiro. Até me espantei quando vi a dupla de cabine direto da referida, ainda mais para um jogo que não passou ao vivo.

Brasileirão na Band II
Sábado curioso também nas reportagens dos jogos da Série A: enquanto o Grêmio foi reportado não por Vagner Martins, Carlos de La Rocha ou Roberta Gabardo, mas sim pela Taynah Espinoza (embora aí nada tão estranho pois até poucos dias atrás ela fazia setor na dupla Gre-Nal antes de ir para São Paulo), o Atlético não foi coberto por alguém da Band Curitiba, tipo Sabrina Coelho, e sim pelo Gustavo Bossle, da Band Santa Catarina.

Roland Garros na TV Bandeirantes
A programação desta semana divulgada pela assessoria de imprensa aponta exibições de compactos das semifinais (feminina às 21h30 da quinta-feira e masculina às 21h20 da sexta) e transmissão ao vivo da final masculina às 9h45 do próximo domingo. Nada consta sobre final feminina ao vivo no sábado, mantida é a grade habitual de terceirizados da faixa local das 7h às 12h, mas há um espaço com "a informar" das 23h20 à 0h. (Atualização das 15:45: tá no site da Band a final feminina no sábado, às 9h45. Também ela ao vivo. Aí sim!)

Próximo fim de semana
Aponta a grade da Band este cronograma: no sábado, "Deu Olé!" às 13h45, "Terceiro Tempo" às 14h45, futebol às 16h (os jogos das 16h20 serão Criciúma x Flamengo, pela Série A, e Sport x Palmeiras, pela Série B) e Fórmula Indy no Texas às 21h20; e no domingo - além de Roland Garros às 9h45 -, tem Fórmula Truck em Goiânia às 13h, Série B em VT às 14h30, "Band Esporte Clube" às 16h30 e "Terceiro Tempo" às 18h. Porém, há um erro nesta programação, que é apontar Série B em VT no domingo, já que a Band tem direito a apenas um jogo por sábado e este já será Sport x Palmeiras no sábado, até por ser o único de paulista marcado para este dia e faixa. Além disso, é ver o que farão com a Truck se o tênis avançar da 1 da tarde, o que não é tão improvável, convenhamos.

Mais Band
Duas do Flávio Ricco no "Canal 1": enquanto todos os setores - incluindo o esportivo - têm se queixado muito sobre a aprovação de orçamentos devido à morosidade no procedimento e a muita coisa ficar pelo caminho, foi definido que Renata Fan será a grande estrela da cobertura da Copa das Confederações, abrindo e fechando as transmissões e acompanhando a Seleção Brasileira em todas as sedes onde atuar.

"Jogo Aberto"
Curiosidade: a reportagem de Vitória x Vasco, exibida nesta segunda-feira, foi de Mirella Cunha. Achei familiar o nome desta repórter da Band Bahia e, pesquisando, confirmei que era mesmo quem eu achava que era. Foi ela que, em maio do ano passado, ganhou enorme repercussão e muita reprovação por debochar e tirar onda, em matéria para o "Brasil Urgente" local, de um jovem que tinha sido preso acusado de assalto e estupro.

"Isto é Dantesco"
O quadro do Dan Sister no "Band Esporte Clube" é sempre muito legal, principalmente na última parte, quando são mostradas as gafes dos jornalistas da Band fora do ar. No quadro de ontem, que veem aqui, teve Fernando Lima esquecendo o adversário do Goiás na rodada deste fim de semana, Taynah Espinoza e Aline Bordalo se enrolando na língua portuguesa (as gafes da Aline são sempre muito divertidas, eh, eh), André Galvão e Felipe Bueno tendo interferências externas atrapalhando suas gravações de passagem e ainda dois brindes: telefone tocando em meio à gravação de um comentário do Mauro Beting e até uma do Cícero Mello, da ESPN Brasil, durante entrevista coletiva do Luiz Felipe Scolari nos dias que antecederam Brasil x Inglaterra. Vale ver.

"Gol, o Grande Momento do Futebol"
Também é sempre imperdível o programa apresentado pelo Milton Neves, embora desta vez o site da Band tenha pisado na bola ao não publicar quase nada do que foi exibido ontem - e ainda bem que pelo menos gravei o áudio por um sinal dela na Internet. Algumas das relíquias exibidas ontem: Luciano do Valle narrando golaços em 1999, do Paulo Nunes pro Palmeiras contra a Matonense e do Sylvinho pro Corinthians diante da Portuguesa Santista; Fernando Solera no gol de Zico pro Flamengo sobre o Atlético Mineiro na final brasileira de 1980; Edgard Mello Filho e Alberto Helena Jr. em um gol do Corinthians no Paulistão de 1982, esqueço agora contra qual adversário; Januário de Oliveira pela TVE em Botafogo 4 x 1 Vasco, Carioca de 1982; Jota Júnior no Atlético 1 x 1 São Paulo semifinal de 1990; e Oliveira Andrade transmitindo Galo 3 x 3 Tricolor na Copa do Brasil de 2000.

Uma dica amiga
Posso apenas passar uma? Já que matérias dos jogos atuais exibidas nos noticiários regulares tem às vezes os gols exibidos com narrações originais das rádios Bandeirantes ou BandNews, por que não o "Gol" fazer o mesmo nas partidas antigas? Por exemplo: ontem, lembraram um dos gols do Palmeiras sobre o Cruzeiro no título da Copa do Brasil de 1998. Este jogo a Band não transmitiu pois esta competição passou em Globo, SBT e ESPN Brasil. Mas para não deixá-lo "vazio" em termos sonoros, poderiam ter pego a narração da Rádio Bandeirantes, cujo titular na época era Dirceu Maravilha. O mesmo poderiam fazer sempre com áudios dele, do José Silvério, do Paulo Soares, do Éder Luiz, do Fiori Gigliotti, dos craques do "Scratch do Rádio", enfim. Seria uma boa.

TV Brasil
O segundo jogo transmitido nesta Série C foi Sampaio Corrêa x Brasiliense, neste domingo. Repetido de Mogi Mirim x Duque de Caxias teve apenas Alberto Léo na apresentação do pré-jogo. Enquanto a peleja de sábado foi com Carlos Borges, Márcio Guedes e Sérgio du Bocage, a de ontem foi com Ricardo Mazela, Waldir Luiz (dupla da Rádio Nacional do Rio de Janeiro), Beneti Nascimento (da TV Brasil do Maranhão) e Edílson Campos (mais um ex-Rede Manchete). Houve alguns problemas técnicos, infelizmente um deles resultando em perda do sinal e não-exibição ao vivo do terceiro gol do Sampaio, depois recuperado. A narração do Mazela ganhou uma corneta forte sabem de quem? Do site oficial do Brasiliense, como leem aqui. Não é querer concordar ou discordar da locução da TV, mas não fica gozado isso vir da página oficial de um time que tomou um baile em campo?

Fox Sports
Noite de estreia de "A Última Palavra", às 8 e meia, com apresentação do Renato Maurício Prado e participações de Victorino Chermont e Roberta Setimi. Noite de conferir mais esta opção semanal das segundas-feiras, que entra na parada com "Linha de Passe" e "Bem, Amigos!" - e meia hora antes dos programas de ESPN e SporTV. Mais sobre como será este novo programa foi destacado na coluna da última quinta-feira.

ESPN Brasil
Do Flávio Ricco no "Canal 1": ela não transmitirá a Copa das Confederações pois não tem os direitos, mas fará cobertura jornalística intensa dos jogos do Brasil, com uma equipe fixa composta por André Plihal, Cícero Mello, José Trajano, Juca Kfouri e Paulo Vinícius Coelho presentes nas cidades onde a Seleção atuará.

SporTV I
Do Rogerio Jovaneli no "TV Esporte Blog" do Yahoo!: Müller está fora da equipe que transmitirá a Copa das Confederações, pois tem dado desculpas para não comentar jogos de menor peso e importância - caso de Paysandu x América de Natal, na última sexta-feira, quando alegou questões particulares e Wagner Vilaron formou dupla com Jorge Vinícius. O time escalado é este: na narração, Milton Leite, Luiz Carlos Jr., Eduardo Moreno e Jota Júnior; nos comentários, Paulo César Vasconcellos, Maurício Noriega, Lédio Carmona, Edinho, Roger Flores e Belletti; e nas reportagens (alguns dos escalados), Bruno Côrtes e Felipe Diniz com o Brasil, Edgar Alencar e Fernando Saraiva com a Espanha e Raphael de Angeli com a Itália.

SporTV II
Duplas inéditas formadas pelo ex-jogador comentarista Belletti no fim de semana (a de ontem não tenho certeza): com Osvaldo Luís em Palmeiras x América Mineiro e com Rogério Corrêa em Atlético Mineiro x São Paulo.

SporTV III
O amistoso Estados Unidos x Alemanha foi comentado por Ricardo Gonzalez, do GloboEsporte.com e que volta e meia comentava jogos do Campeonato Catarinense transmitidos dos estúdios pelo Premiere FC.

SporTV IV
De José Ricardo Leite no UOL Esporte: apresentadora da "Zona de Impacto" por muitos anos e saída do canal em 2009, Diana Bouth agora ataca de atriz no teatro, encenando de sexta a domingo até 30 de junho a peça "O Casamento" no Teatro Tuca, da PUC, em São Paulo, em substituição à atriz Deborah Secco.

Space
Noite da última jornada da NBA em 2012/2013 pelo canal da Turner, com Marcos César e João Bosco Tureta contando o jogo decisivo entre Miami Heat e Indiana Pacers pela Conferência Leste. A partir de quinta-feira, a finalíssima é exclusiva da ESPN, com Everaldo Marques, Eduardo Agra e José Renato Ambrósio in loco.

BandSports I
Corinthians Steamrollers x Uberlândia Lobos, em gravação integral exibida à meia-noite de quarta para quinta, será o primeiro jogo da edição de 2013 do Torneio Touchdown de futebol americano exibido pelo canal.

BandSports II
Observação do Victor Martins no Grande Prêmio: sábado, a transmissão do GP de Detroit omitiu o fato de que o carro guiado pelo primeiro colocado Mike Conway foi o mesmíssimo guiado por Bia Figueiredo até uma semana antes. A omissão observada pelo Vitonez é porque, sendo o mesmo carro, nítida ficou a pilotagem nada boa da brasileira, já que Conway venceu uma corrida na qual largou na primeira fila e foi pole da realizada ontem.

Eliminatórias da Copa do Mundo
Da série "perguntar não ofende": os direitos de transmissão da disputa na Concacaf custam uma mixaria ou o quê? Pergunto pois é de admirar que quase sempre há "quinhentos" canais mostrando ao vivo o mesmo jogo dela. Tá, exagerei nos "quinhentos". Mas amanhã à noite, Jamaica x México vai passar no Esporte Interativo, no SporTV2, na ESPN e no BandSports. Quatro canais simultâneos! Tão pouco em uns e tanto em outros não dá.

Rádio de São Paulo I
Um nome clássico da Bandeirantes nos áureos tempos de Pedro Luiz, Edson Leite e Fiori Gigliotti foi retomado a partir deste domingo: "Cadeia Verde Amarela". Assim passa a ser chamada a formação de rede de Bandeirantes, BandNews e Bradesco Esportes para a Copa das Confederações, iniciadas nestes amistosos da Seleção - logo, iniciada ontem em Brasil x Inglaterra, feito por José Silvério, Mauro Beting e Sérgio Xavier dos estúdios, mais os repórteres Leandro Quesada e Marcus Lacerda no Maracanã, além da ancoragem conjunta de Sérgio Patrick e Eduardo Barão. O curioso é que, mesmo fazendo o amistoso por conta própria com José Carlos Araújo, Gérson, Gilson Ricardo e Jorge Eduardo, a Bradesco Esportes do Rio também adotou o nome "Cadeia Verde Amarela".

Rádio de São Paulo II
Assim foi a simultaneidade de sábado à tarde: Palmeiras x América Mineiro em Bandeirantes, BandNews, Capital, CBN AM, Globo e Transamérica; Santos x Grêmio em 105, CBN FM, Jovem Pan e Tupi; Atlético Paranaense x Flamengo na Bradesco Esportes (rede com o RJ); e nenhum jogo na Estadão.

Rádio de São Paulo III
Desde hoje pela manhã, Mário Marra passou a fazer diariamente o quadro "Momento do Esporte" regional para São Paulo dentro do "Jornal da CBN", conversando sobre futebol com Milton Jung. Só para Sampa no AM e no FM, pois dá para escutar em qualquer região pelas operadoras de TV paga e pela Internet.

Rádio de RJ/SP
Se ontem Brasil x Inglaterra foi com time todo do Rio (Evaldo José, Álvaro Oliveira Filho e Antônio Carlos Duarte), Brasil x França será misto, com Evaldo junto com Mário Marra e André Sanches aqui em Porto Alegre.

Rádio do Rio de Janeiro I
Divisão das esportivas na simultaneidade de sábado: Atlético Paranaense x Flamengo em Band Rio (Bradesco Esportes + BandNews Fluminense), Globo FM, Transamérica e Tupi FM; Botafogo x Cruzeiro em CBN, Globo AM, Nacional e Tupi AM; Madureira x Guarani na Fluminense; Baraúnas x Fortaleza na Tamoio (rede com Verdes Mares); nenhum jogo na Brasil; e não sei qual a Manchete fez pois seu som pela Internet não conectou.

Rádio do Rio de Janeiro II
O clima na coletiva de Felipão após Brasil x Inglaterra azedou quando Rodrigo Campos, da Manchete, perguntou se o treinador tinha abdicado da vitória ao trocar o atacante Hulk pelo volante Fernando e, depois de não gostar da resposta, o chamou de medroso, o que o treinador definiu como "piada". O site da ESPN publicou aqui o vídeo.

Rádio do Rio de Janeiro III
Do Rádio de Verdade: a partir de quarta-feira, a Transamérica estreará como seu novo comentarista o ex-jogador Nunes, o super artilheiro do maior Flamengo de todos os tempos. Seu primeiro jogo será Fla x Náutico. Nunes também integra o time do Edílson Silva na TV, estreando hoje no "Balanço Esportivo" da CNT carioca.

Rádio do Rio de Janeiro IV
Algumas do Rádio de Verdade que não entendi: críticas de ouvintes via e-mail e Facebook à Globo por ter "melhores momentos no rádio" e à Bradesco Esportes por reprisar programas inteiros e transmissões durante as madrugadas; e uma semelhança que haveria entre os bordões de Evaldo José e Odilon Júnior, com um dizendo "eu, a bola e o torcedor curtindo a CBN" e o da Tupi dizendo "eu, você e o rádio". Primeiro: várias emissoras de rádio fazem isso de "melhores momentos" em intervalos de jornadas e programas, não entendi qual o defeito nisso. Segundo, amavelmente perguntando: melhor seria continuar com a seleção musical na madrugada? (aliás, tem reprises também na Bradesco Esportes de São Paulo, não apenas na do Rio) E terceiro: confundiram o bordão do Evaldo, que é "você, a bola, a torcida do - time transmitido - e também eu".

Rádio de Porto Alegre I
Salvo eu ter perdido algo, Guaíba e Gre-Nal transmitiram Brasil x Inglaterra em off-tube completo, sem sequer um repórter no Maracanã. A Bandeirantes teve Daniel Oliveira e João Garcia no estúdio, mas tinha o repórter Geison Lisboa in loco. A Gaúcha teve aqui só Ruy Carlos Ostermann, mas enviou Luiz Augusto Alano para se juntar aos correspondentes Eduardo Gabardo e Sérgio Guimarães. A curiosidade é que tanto Geison pela RB quanto Alano pela Gaúcha fizeram Santos x Grêmio no sábado, nestes casos, resolvendo duas escalas com um só enviado.

Rádio de Porto Alegre II
Veem aqui uma foto bem legal reunindo figuras que participaram na sexta-feira da comemoração feita pela Gaúcha dos 40 anos no ar da resenha "Esportes ao Meio-Dia", foto publicada pelo ex-repórter esportivo Cláudio Brito (atual apresentador jornalístico, comentarista de assuntos jurídicos e líder das coberturas de carnaval). O destaque mais legal fica para a aparição do Roberto Brauner, que foi narrador da Gaúcha desde a década de 70 até 1999, quando a deixou para ser titular da Pampa e do qual não tenho notícias há alguns anos, sendo seu último registro no rádio porto-alegrense a apresentação do jornalístico matinal "Grande POA" na Bandeirantes.

Rádio de Curitiba
Recebo do Sidnei Campos: a RB2 (ex-Clube Paranaense) terá reativadas pela mantenedora Fundação Victor Coelho de Almeida as ondas curtas, inicialmente em 49 metros e, posteriormente, também em 25 e 31. Isso vai atender especialmente ao público de localidades onde a Internet tem uma presença inexistente ou em pequena escala - o que será bom especialmente para as transmissões de futebol. Além disso, novos transmissores estão chegando da América do Norte para turbinar a potência da frequência AM 1430. Legal essa. Sou meio nostálgico e isso das ondas curtas é um tremendo barato, ouvinte deste módulo de captação fui entre 1998 e 2002.

Dica em São Paulo
Acontece às 7 da noite de hoje, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, o lançamento do livro "Planeta Loucos - Como o Corinthians Conquistou o Mundo", feito a partir do Mundial de 2012 por Ricardo Taves e Diego Salgado.

Chegando às bibliotecas
É "20 Jogos Eternos do Fluminense", novo livro do jornalista Roberto Sander, o mesmo ex-repórter da TV Globo e do SporTV ao longo de muitos anos. A obra compõe a "Coleção Memória de Torcedor", da Maquinária Editora.

Momento Raridade Rara
Há 20 anos hoje completados, o Cruzeiro conquistava a Copa do Brasil ao ganhar por 2 x 1 do Grêmio em jogo exibido ao vivo por CNT e Record. Infelizmente não achei um só registro da transmissão de uma ou de outra e sim apenas reportagens, como esta aqui (postada por jhony4770), de Guilherme Mendes na Globo Minas. Grande curiosidade desta decisão: os jogos foram apitados pelos hoje comentarista globais Renato Marsiglia e Márcio Rezende Freitas. Além disso, muito interessante o jogo aqui em Porto Alegre ser apitado pelo mineiro Márcio e o de Belo Horizonte pelo gaúcho Marsiglia. Algo impensável nos dias atuais. Outra curiosidade: naquele 3 de junho de 1993, a Globo não exibiu futebol e Manchete e Band foram de Novorizontino x Corinthians, pelo Paulistão.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

Atenção: deixo um agradecimento a todo mundo que se manifestou pelos 10 anos ontem completados pelo Papo de Bola - o Site por e-mail, Twitter ou Facebook. Tenho que responder as várias mensagens, acho que esta segunda-feira ajudará neste sentido. Não publicarei os parabéns nem na "24 Horas" e nem no "Papo de Mídia" por vergonha, enfim, por não achar que me faça bem publicar elogios e boas considerações, por mais que muito bem eu me sinta com elas. Mas agradeço muito a todo mundo pelas felicitações, isso sim. Espero que boas novas cheguem em breve. Em tempo: hoje excepcionalmente não publicarei os e-mails dos leitores devido à publicação muito tardia das colunas do dia, além do meio-dia e meia, pois não tinha deixado pronta muita coisa ontem e fui adormecer um pouco, levantando apenas às 5 e meia da madrugada. Mas amanhã, sim, colocarei tudo em dia. Então, continuem participando comentando as ocorrências destacadas nestes escritos.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.