.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Quarta, 1/5/2013
13:30 - Velocidade, Fórmula 3 Europeia: etapa de Silverstone - BANDSPORTS (gravado)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil: Santo André x Goiás - FOX SPORTS
15:15 - Rúgbi, Sul-Americano: Brasil x Uruguai - ESPN BRASIL
15:30 - Vôlei, Italiano Feminino: jogo a confirmar - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Bayern de Munique - GLOBO, BAND, ESPN, ESPN+ e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Remo x Paragominas (final do segundo turno, ida) - CULTURA (PA)
17:00 - Basquete, NBB: Brasília x São José - SPORTV
19:30 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x Independiente Santa Fé - FOX SPORTS
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Sousa x Coritiba - SPORTV
19:30 - Basquete, NBB: Bauru x Franca - SPORTV2
20:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x New York Knicks - SPACE
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: jogo a confirmar - ESPN+
21:30 - Futebol Americano, LFL: Omaha Heart x Atlanta Steam - BANDSPORTS (gravado)
21:50 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Corinthians - GLOBO (SP, SC, PR, DF, GO, MS, MT, BA, RN, SE, MA - exceto região de Balsas -, PA - exceto região de Santarém -, TO e regiões de Uberlândia e Ituiutaba), SPORTV e FOX SPORTS
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Campinense x Flamengo - GLOBO (RJ, PB, ES, AL, PB, PI, AM, RO, RR, AP, AC e regiões de Juiz de Fora, Balsas e Santarém), BAND, SPORTV2 e ESPN
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Resende x Cruzeiro - GLOBO MINAS (MG - exceto regiões de Juiz de Fora, Uberlândia e Ituiutaba) e ESPN BRASIL
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Santa Cruz x Internacional - GLOBO (PE e RS) e SPORTV3
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: ASA x Ceará - VERDES MARES (CE)

Quinta, 2/5/2013
16:05 - Futebol, Liga Europa: Chelsea x Basel - ESPORTE INTERATIVO e TERRA (Internet)
16:05 - Futebol, Liga Europa: Benfica x Fenerbahce - ESPN, ESPN+ e TERRA (Internet)
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Botafogo - SPORTV e ESPN BRASIL
20:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Unilever x Club Boston - SPORTV2
20:15 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x Atlético Mineiro - FOX SPORTS
20:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Vitória x Juazeirense - PREMIERE FC
20:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Washington Capitals x New York Rangers - ESPN+
21:00 - Basquete, NBA: Brooklyn Nets x Chicago Bulls - ESPN
22:30 - Futebol, Copa Libertadores: Emelec x Fluminense - SPORTV
23:00 - Boxe: Mauricio Herrera X Ji-Hoon Kim - ESPN
23:20 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Monterrey x Santos Laguna (final, volta) - FOX SPORTS (gravado)

Sexta, 3/5/2013
6:45 - Rúgbi, NRL: Bulldogs x Tigers - SPORTS+
7:30 - Tênis, ATP de Barcelona: várias partidas - SPORTS+
8:05 - Tênis, ATP de Munique: quartas-de-final - FOX SPORTS
9:50 - Tênis, Torneio de Portugal: quartas-de-final - ESPN+
12:30 - Futebol, Campeonato Ucraniano: Metalurg x Volyn - TERRA (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Alemão: Borussia Monchengladbach x Schalke 04 - ESPN BRASIL e TERRA (Internet)
15:30 - Futebol, Campeonato Francês: Saint Etienne x Bordeaux - SPORTV2
15:45 - Futebol de Areia, Torneio Internacional: Brasil x Espanha - SPORTV
18:30 - Showbol, Campeonato Paulista: Ponte Preta x São Paulo - SPORTV
19:30 - Showbol, Campeonato Paulista: Barueri x Corinthians - SPORTV
20:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Unilever x Universidad Asunción - SPORTV2
20:00 - Futsal, Liga Futsal: ACBF x Corinthians - ESPN BRASIL
21:00 - Basquete, NBB: Uniceub x São José - SPORTV
22:30 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Los Angeles Clippers - ESPN
Quarta, 1 de maio de 2013
As rádios brasileiras na Copa das Confederações

Do Anderson Cheni, uma pauta fundamental e importantíssima: 21 emissoras de rádio AM e/ou FM compraram os direitos de transmissão da Copa das Confederações de 2013, cuja comercialização já está encerrada. Ou seja: quem comprou, comprou; quem não comprou, ou não transmite ou dá um jeito de retransmitir alguma das detentoras dos direitos para não ficar sem o som da bola rolando. Em termos de Copa do Mundo de 2014, algumas emissoras ainda negociam para comprar os direitos, que devem ser adquiridos junto à Rede Globo, que possui os direitos em televisão e rádio aqui no Brasil e os sublicencia. As rádios que compram os direitos acertam uma divisão da cota de patrocínio vendidas pelas emissoras e pagam um valor fixo altíssimo, na casa dos US$ 850 mil, que é quase três vezes mais que o cobrado na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.

Das 21 emissoras de rádio, oito são do Sudeste, três do Sul, uma do Centro-Oeste, sete do Nordeste e duas do Norte. Eis todas as veiculadoras da Copa das Confederações: as paulistas Bandeirantes, CBN, Jovem Pan e Transamérica (todas de SP Capital); as fluminenses Globo, Nacional e Tupi (todas do RJ Capital); a mineira Itatiaia (Belo Horizonte); a Gaúcha (Porto Alegre); as paranaenses Brasil Sul e Paiquerê (ambas de Londrina); a goiana 730 (Goiânia); as pernambucanas Jornal (Recife), Olinda (Olinda) e Liberdade (Caruaru); as baianas Metrópole (Salvador) e Sociedade (Feira de Santana); a cearense Verdes Mares (Fortaleza); a sergipana Jornal (Aracaju); a paraense Clube (Belém); e a tocantinense Cultura (Miracema).

Em tempo: na lista oficial de todos os transmissores do torneio deste ano em todas as mídias, disponibilizada aqui pela FIFA, algumas emissoras aparecem pelos nomes dos seus proprietários e não os "fantasias". Por exemplo: Excelsior S.A. (CBN de São Paulo), Fundação Santo Antônio (Sociedade de Feira de Santana), Metropolitana FM (Metrópole FM de Salvador, pertencente à Empresa Metropolitana de Rádiodifusão Ltda.) e Clube de Goiânia S/A (730). Além disso, aparece a Rádio e TV Bandeirantes como detentora dos direitos de TV e telefonia móvel, mas ali tá na cara que é um nítido erro do material da FIFA pois não haveria qualquer razão para a Band deixar de lado os direitos em rádio e preferir os de telefonia móvel.

Na televisão, vale lembrar, a Copa das Confederações será transmitida por Globo, Bandeirantes e SporTV.

Rádio de São Paulo I
Ausente da Copa das Confederações este ano, a 105 FM transmitirá a Copa do Mundo em 2014, confirmado pelo coordenador Ricardo Martins numa resposta no Twitter ao colega repórter Sérgio Loredo, da ESPN Brasil.

Rádio de São Paulo II
Assim como ontem, também hoje a Jovem Pan fará jornada tripla, iniciada com a Liga dos Campeões da UEFA, encerrada com Boca Juniors x Corinthians e, no meio deles, transmitindo Grêmio x Independiente Santa Fé. À tarde, Barcelona x Bayern de Munique também será transmitido pela Bradesco Esportes FM, que será a opção no Rio para quem estiver sem uma TV por perto e sem acesso à Internet, mas quiser ouvir o jogo.

Rádio de Porto Alegre
Registro sensacional feito pelo plantonista Rogério Bohlke por ocasião dos ontem completados 56 anos da Guaíba: a primeira voz esportiva da emissora foi de Aurélio Reis, com o informe diário de 5 minutos "Futebol à Moda da Casa", de segunda a sexta, às 18h35. Sua primeira inserção para falar de esportes foi em 1º de maio de 1957, o dia seguinte à inauguração da Guaíba. Baiano e radicado desde algum tempo aqui na aldeia pampeana, Aurélio era professor universitário da UFRGS e morreu no fim de março de 1959, de ataque cardíaco, numa noite que a Guaíba transmitia Guarany x Grêmio, final do Gauchão de 1958, direto da Estrela D'Alva, em Bagé.

Rádio de Goiânia
Do Auvaro Maia: somente a 730, com Ronair Mendes, terá narrador no estádio para Santo André x Goiás, esta tarde. CBN, Brasil Central, Aliança e Bandeirantes transmitirão com locução via imagens do Fox Sports - e aí os ouvintes goianos perceberão uma diferença sensível no som adiantado da 730, que terá o tempo absolutamente real por estar com locutor no Bruno José Daniel, já que tem o atraso de quase 10 segundos na imagem do Fox Sports (o que é muito perceptível aqui em Porto Alegre nos jogos do Grêmio na Libertadores em outros países, quando a Gaúcha tem narrador no estádio, mas Guaíba, Bandeirantes e Gre-Nal transmitem dos estúdios). Todas as cinco emissoras goianas também transmitirão Cianorte x Atlético com narrador direto do interior do Paraná, partida exclusiva do rádio que é. Isto é: todas, menos a Aliança, que fará somente um posto informativo.

Rádio às 7 da noite
Hoje é feriado do Dia do Trabalho. Portanto, não tem "Voz do Brasil". Bom para as porto-alegrenses Gaúcha, Guaíba, Bandeirantes e Gre-Nal, além da paulistana Jovem Pan, que poderão fazer os 90 minutos do jogo do Grêmio no AM e/ou no FM, o mesmo valendo para as emissoras de Paraíba e Paraná com Sousa x Coritiba.

Liga dos Campeões da UEFA
Tarde de Barcelona x Bayern de Munique na TV e no rádio. A Globo transmitirá o jogo com Galvão Bueno junto com Júnior nos comentários (com isso, é Caio Ribeiro que fará Campinense x Flamengo, ficando Casagrande sozinho em Boca Juniors x Corinthians). A Bandeirantes repetirá o pré-jogo já às 3 da tarde, a 45 minutos do primeiro trilar de apitante, com Renata Fan depois passando a bola para Téo José e Mauro Beting. ESPN e ESPN+ também repetem o esquema de ontem, com "Abre o Jogo" às 14h30, bola rolando e, depois, "Fora de Jogo", tudo com Paulo Andrade e Mauro Cezar Pereira direto do Camp Nou. Isso, sem contar as já mencionadas opções radiofônicas de Jovem Pan no AM e Bradesco Esportes no FM, além da Rádio ESPN pela Internet.

Série C na TV Brasil I
Agora tá confirmado, anunciado foi no site da própria Empresa Brasil de Comunicação. A emissora pública já confirmou 17 transmissões da terceira divisão do Campeonato Brasileiro para o primeiro turno, sempre às 7 da noite, não importa se for no sábado, no domingo ou no meio de semana. Jogos do segundo turno com TV ao vivo serão divulgados posteriormente, possivelmente dependendo da posição dos times na classificação. Nestes 17 iniciais, o time mais exibido será o Santa Cruz, em 5 oportunidades. Depois, vem Brasiliense e Treze, com 4. Ainda teremos 3 exibições de CRB e Sampaio Corrêa, 2 de Barueri e Betim, além de 1 de Baraúnas, Caxias, CRAC, Cuiabá, Fortaleza, Guarani, Macaé, Mogi Mirim e Vila Nova.

Série C na TV Brasil II
Quatro jogos serão transmitidos em junho: Caxias x Macaé no dia 1°, Sampaio Corrêa x Brasiliense no dia 2, Treze x Sampaio no dia 8 e CRB x Santa Cruz no dia 9. Outros sete vão ao ar em julho: Barueri x Betim no dia 6, Santa x Cuiabá no dia 7, Vila Nova x CRAC no dia 13, CRB x Brasiliense no dia 14, Mogi Mirim x Barueri no dia 20, Treze x CRB no dia 21 e Santa x Baraúnas no dia 28. Os outros cinco serão exibidos em agosto: Betim x Guarani no dia 3, Treze x Brasiliense no dia 4, Brasiliense x Santa no dia 7, Santa x Treze no dia 10 e Sampaio x Fortaleza no dia 11. Espero que a TVE daqui de Porto Alegre não dê uma de Pampa com a RedeTV! e veicule aqui no Rio Grande do Sul estas partidas da Terceirona, com os devidos remanejos na faixa das 19h às 21h.

Afogando em números
Da Patrícia Kogut em O Globo e de Gabriel Vaquer no NaTelinha, dois números de São Paulo na segunda-feira: "Jogo Aberto" com 3 pontos na Band e "Bola Dividida" estreando na RedeTV! com 0,8 ponto.

"Jogo Aberto"
Do Flávio Ricco no "Canal 1": durante a Copa das Confederações, enquanto Renata Fan apresentar o programa direto das cidades onde o Brasil jogará, Paloma Tocci fará o complemento direto dos estúdios da Band em SP.

Copa do Brasil I
Nivaldo Prieto será o narrador da Band em Campinense x Flamengo, exibido para Rio de Janeiro, Paraíba, São Paulo e todas as demais regiões brasileiras. Meio de semana sem Luciano do Valle, que fica concentrado para a São Paulo Indy 300 - o que, por tabela, deverá colocar Prieto no caminho de Botafogo x Fluminense (podendo soltar "é campeão!" pro Fogão) e Téo José, que fará a pré-corrida, na rota de São Paulo x Corinthians.

Copa do Brasil II
Mudança confirmada ontem pela CBF: Naviraiense x Paysandu, quarta-feira da semana que vem, passou das 9 e meia para as 10 da noite, pois transmitido será pela TV Morena. Diante disso, o mínimo que a TV Liberal deveria fazer era contatar "ontem" a afiliada da Globo no Mato Grosso do Sul para retransmiti-la e levar o jogo do Papão aos seus torcedores em todo o Pará. Se a Liberal não fizer isso, uma tremenda desfeita será, não apenas por desprestígio com um time local como também para evitar broncas com metade dos torcedores futebolísticos do estado, já que os dois Remo x Flamengo foram exibidos (tá que foram via Rede Globo, mas não importa).

Futebol na Globo I
Em dias como hoje, sempre lembro daqueles que juram que as partidas do Rio de Janeiro passam em todo o país com exceção de São Paulo, o que não corresponde à verdade pois todas as emissoras da rede recebem os sinais do SAT Rede (RJ) e do SAT SP, podendo optar por esse ou aquele jogo conforme achá-lo mais ou menos interessante ou por conta de algum fator local, seja ligação de um dos times ou do torneio com um time local ou por torcida forte na região, ou mesmo a força da partida. Assim acontecerá hoje, com a disputa gerada pela matriz no sinal principal do satélite tendo uma das menores abrangências das quais tenho notícia nos últimos tempos. E sim, sei que o jogo do RJ passa na parabólica via SAT Rede, mas me refiro à rede VHF/UHF especificamente.

Futebol na Globo II
Além dos diretamente interessados Rio de Janeiro e Paraíba, Campinense x Flamengo será exibido em Espírito Santo, Alagoas, Piauí, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá e Acre, além das emissoras de Juiz de Fora, Balsas e Santarém. São apenas 10 estados e mais três regiões de outros três. E não custa lembrar: este jogo da Copa do Brasil passará também na Band, partilhado nas áreas aí citadas e exclusivo nas outras que destaco agora. Exclusivo da Globo no canal aberto, Boca Juniors x Corinthians terá um alcance nacional bem bom: São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão menos Balsas, Pará menos Santarém e Tocantins, além das regiões de Uberlândia e Ituiutaba. São 10 estados inteiros, 2 quase completos, duas áreas de um outro e mais a Capital Federal.

Futebol na Globo III
Quatro regiões terão Campinense x Flamengo só pela Band e Boca x Corinthians apenas na TV fechada por irem de Copa do Brasil regionalizada: Minas Gerais com Resende x Cruzeiro (exceto para Juiz de Fora, Uberlândia e Ituiutaba), Pernambuco e Rio Grande do Sul com Santa Cruz x Internacional (Globo Nordeste e RBS cada uma no seu quadrado, jornadas regionais em cada estado) e Ceará com ASA x Ceará (e pena que só o Ceará, pois a TV Gazeta parece que não quis tanto fazer o jogo por si mesma quanto retransmitir a Verdes Mares).

"Central da Copa"
Do Flávio Ricco no "Canal 1": a versão 2013 do programa da Globo, que será exibida durante a Copa das Confederações, terá mais seriedade, informação e análise, seguindo um caminho parecido com programas dos canais fechados. Em decisão do comandante jornalístico Ali Kamel e do esportivo Renato Ribeiro, o editor-chefe passa a ser André Boaventura (ex-"Esporte Espetacular"), que substitui Tiago Leifert, que não terá participação no conteúdo da atração e ficará somente na apresentação junto com Alex Escobar, outra novidade para este ano. Diz a Plim-Plim não ter havido algum problema ou desentendimento, mas apenas e tão somente uma nova linha editorial adotada pela nova direção, o que deverá envolver uma troca completa na equipe da "Central", que desde a estreia na Copa do Mundo de 2010 era feita majoritamente pela turma da edição paulista do "Globo Esporte".

A propósito
Hoje tem a volta do Tiago Leifert ao "GE"/SP, encerradas estão suas férias.

"Esporte Espetacular"
De Renan Rodrigues no UOL Esporte: a Globo ficou irritada com a desorganização dos promotores do Arnold Classic Brasil, o evento promovido pelo Arnold Schwarzenegger no último fim de semana, já que algumas regras eram confusas e tanto não havia qualquer assessor de imprensa no local e muito menos passaram informações preliminares para auxiliar a transmissão ao vivo, o que em alguns momentos deixou Carol Barcellos e Tande sem pai e nem mãe. Os produtores globais também não gostaram da estrutura física no Centro de Convenções Sul-América, considerada inadequada para o trabalho. Para 2014, a ideia é a feira física acontecer no Riocentro.

Galvão Bueno
Após o programa de 10 anos do "Bem, Amigos!", feito em um salão com 100 convidados num hotel de São Paulo, ele disse em entrevista ao repórter Tiago Maranhão no "SporTV News" que está louco para fazer um programa de auditório, uma "coceira" antiga sua. O homem ainda afirmou que, na sua profissão, a cada dia é preciso ter um desafio para não parar e que não pretende nem parar e nem estacionar. Considerações?

Lucas Gutierrez
Para surpresa de muita gente, o apresentador fez ontem sua última aparição no SporTV, se despedindo do público ao encerrar o "Tá na Área", que teve até um vídeo especial de homenagem, que assistem aqui. Ontem, no Twitter, até colegas e ex-colegas de emissora estavam surpresos com a novidade (casos, por exemplo, de Jota Júnior e Eduarda Streb). Ele vai para outra emissora? Não. Ele deixa o jornalismo por enquanto e vai se dedicar a trabalhos artísticos fora do Brasil a partir de julho. Em princípio, ele se dedicará a atuar, escrever e estudar para começar esta nova fase de sua vida. O apresentador estava no SporTV há 7 anos, inicialmente como estagiário e estreando na apresentação em 2009, fazendo junto com Fernanda Gentil o "É Gol!!!" e, depois, formando dupla com Vanessa Riche no "Tá na Área". Lucas tem também um blog de poesias, que leem aqui.

"Tá na Área"
Com Lucas Gutierrez deixando o SporTV e Vanessa Riche de licença-maternidade, quem apresentará o programa por enquanto (não sei se já a partir de hoje) será Antero Neto, uma vez mais recrutado junto à TV Verdes Mares. Tão chamando tanto o homem que acho que já deveriam logo contratá-lo - e não acho isso má ideia, diga-se.

Paulistão Série A2
Serão Bachin Jr. e Rivelino Teixeira os "commentators" do SporTV para Rio Claro x Portuguesa, às 10 da manhã de domingo. O canal entra nessas finalíssimas junto com os exibidores habituais RedeTV!, Rede Vida e Terra.

Premiere FC I
Amavelmente digo não ter entendido uma menção do Flávio Ricco no "Canal 1" de hoje, ao dizer que o PPV vai mostrar a partir de hoje o Campeonato Baiano para o Paraná devido à não-exibição da final do Campeonato Paranaense por conta do desacerto do Atlético com a televisão. Deve haver algum engano, pois nem há PPV regionalizado nesse sentido (todos os jogos passam em todo o Brasil) e, diferentemente do acertado pelas partes e confirmado pela Federação Baiana, hoje ao menos não haverá jogo. Passaria Bahia x Juazeiro às 4 da tarde, mas o Premiere cancelou a transmissão, destacado no Twitter pelo Darino Sena, comentarista da Rede Bahia, que ainda disse que a TV aberta queria mostrar esta partida às 21h50 e o Tricolor é que não abriu mão de realizá-la à tarde. Vamos ver se pelo menos os outros três da semifinal terão exibição normalmente.

Premiere FC II
Transmissão de Resende x Cruzeiro pelo pay-per-view? Como assim, GloboEsporte.com? Só erraço mesmo. A ESPN Brasil transmitirá com exclusividade na TV fechada, pois os três canais do SporTV serão ocupados por Boca Juniors x Corinthians, Campinense x Flamengo e Santa Cruz x Internacional. Foi um tremendo engano, somente.

Copa do Brasil na TV fechada
Dois jogos da próxima semana foram antecipados para terça-feira: São Bernardo x Criciúma às 19h30 e América Mineiro x Avaí às 21h50. As duas partidas são programadas para TV fechada. A cuidar como ficará a transmissão entre SporTV, ESPN Brasil e especialmente Fox Sports, que neste dia 7 de maio está com a noite totalmente livre depois do adiamento de Independiente Santa Fé x Grêmio para o dia 16.

Fox Sports I
Devido à prioridade para Boca Juniors x Corinthians, a volta da final da Liga dos Campeões da Concacaf não será exibida ao vivo às 11 da noite ao vivo e sim em gravação integral amanhã, às 11 e 20 da noite.

Fox Sports II
É o ATP de Munique o torneio de tênis que será exibido a partir da manhã desta sexta-feira, já em sua reta final. Mas disso eu não soube pela grade de programação no site do canal, que só coloca "Tênis" e não especifica o evento (falei disso na coluna de ontem), e sim por ali mesmo, mas no blog do comentarista Sylvio Bastos.

Estádio Moisés Lucarelli
Continua repercutindo a hostilidade de torcedores da Ponte Preta com os cinegrafistas no jogo de domingo, contra o Corinthians, o que já vem de tempos e fez com que nenhum dos três canais de TV exibidores do Paulistão tivessem narrador e comentarista in loco. Do Comunique-se: no "Quatro em Campo" de anteontem, na Rádio CBN, o comentarista Paulo Massini disse que a imprensa dar um basta e não ir mais aos jogos nesse estádio de Campinas, enquanto o repórter e coordenador André Sanches observou que objetos foram atirados em direção às posições das emissoras paulistanas, que funcionários de veículos de comunicação foram agredidos, que carros foram apedrejados e que repórteres receberam objetos neles atirados quando chegaram. Ainda foi criticada a Federação Paulista por não punir da maneira devida quem comete estes atos violentos.

Prêmio João Saldanha de Jornalismo Esportivo
Foram premiados nesta semana os melhores trabalhos esportivos da crônica carioca no ano passado, em realização da Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro e anúncio dos ganhadores feito em festa no salão nobre da sede histórica do Botafogo. O Grande Prêmio desta edição de 2013 foi de Manuela Franceschini, que fez roteiro (junto com Rodrigo Araújo) e reportagem de "Viva Nelson, o Rodrigues!", especial que homenageou o centenário de nascimento do lendário escritor e jornalista, e que o "SporTV Repórter" mostrou em 25 de agosto. A íntegra de 52 minutos do programa apresentado por Carlos Eduardo Lino pode ser assistida aqui.

Todos os ganhadores I
Em Interior: ouro para Leonardo Barros e Kiko Charret, do jornal O São Gonçalo ("Do futebol direto para a igreja"); prata para José Roberto Padilha, do Entre-Rios Jornal; e bronze para Wesley Machado, de O Diário, de Campos. Em Jornal: ouro para Sérgio Rangel, da Folha de S.Paulo ("Os negócios de Ricardo Teixeira); prata para Raphael Zarko e Marjoriê Cristine, do Extra; e bronze para Bruno Braga, Rodrigo Lois e Thiago Bokel, do Lance!. Em Literatura: ouro para "Nunca Houve Um Homem Como Heleno", de Marcos Eduardo Neves; prata para "Valdo, o Artilheiro", de Valterson Botelho; e bronze para "Escravos do Jogo", de Marlos Bittencourt.

Todos os ganhadores II
Em Rádio: ouro para Gustavo Penna, da Brasil ("Ricardo Gomes: um ano depois"); prata para Rafael Araújo, também da Brasil; e bronze para André Luiz, da Globo. Em Site: ouro para Guto Seabra, Marluci Martins, Diogo Dantas e Marjoriê Cristine, do Extra ("Ronaldinho Gaúcho e o início do fim"); prata para Cahê Mota, do GloboEsporte.com; e bronze para Ary Cunha e Luiz Ernesto Magalhães, de O Globo. E em Televisão: ouro para Manuela Franceschini, do SporTV ("Viva Nelson, o Rodrigues"); prata para Rogério Bastos Medeiros, da TV Brasil; e bronze para Sidney Garambone, da TV Globo. Todos os trabalhos premiados são listados aqui.

A saideira
Pauta atrasada, da semana passada, mas só ontem vi ela pelo Blog do Paulinho e vale a menção. Do Notícia da Manhã: presidente do Catanduvense, Dimas Macedo afirmou que matérias do Futebol Interior com denúncias com ele - que nelas é acusado de ser um dos maiores estelionatários do Brasil - tem sido publicadas por não aceitar pagar uma quantia em dinheiro pedida pelo site para divulgar somente notícias positivas a seu respeito. O Notícia da Manhã reproduziu um e-mail remetido por Artur Eugênio Matias, um dos sócios do FI, onde são acertados valores pela cobrança. Dimas se defendeu das acusações de ter mais de 100 processos ativos e usar três RGs para abrir contas em bancos, dizendo que não tem como não ser um processo ou outro tendo diversas empresas alimentícias por todo o país e mais de 2.500 funcionários nelas. O dirigente afirmou que são mentiras e difamações as matérias do FI. A cuidar se surgir novidades a respeito deste caso que não soa nada legal.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Enquanto na NBA todos os jogos dos playoffs são transmitidos pela TV, no NBB não acontece o mesmo - tanto que foi assim com Paulistano x Flamengo, e olha que o time carioca é o de melhor campanha. *** O Esporte Interativo pode passar o VT de Barcelona X Bayern dentro do 'Barça TV'?" (Adilson Vieira)

"Ouvi um pouco do 'futebol conversado' da Rádio Estadão. Basicamente, não pretendo ouvir muitas vezes mais, daí você pode ter uma uma ideia do que achei. *** Até que ponto vai continuar a birra do Juca Kfouri com Vanderlei Luxemburgo? Juca criticou Alexandre Gallo no 'Linha de Passe' pela perda do título do Brasil sub-17, dizendo que o treinador era 'discípulo do Luxa'. Gallo fez um estágio com ele há muito tempo no Santos, mas o que isso tem a ver com a bagunça recente nas categorias de base da CBF? É muita vontade de criticar o cara, que pode não ser 100% confiável, mas também não é culpado de tudo de ruim no futebol brasileiro. *** Será que os torneios que a RedeTV! irá exibir em associação com a Federação Paulista de Futebol continuarão também na Rede Vida? Mesmo com a bola rolando, ficou feio anunciarem torneios internacionais e acabarem apenas com competições paulistas secundárias." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: claro que sim. Uma coisa não implica na outra. Não é porque os campeonatos mais cotados tem só a Globo ou no máximo uma sublicenciada que o mesmo valerá para tudo, ainda mais em torneios menos cotados como Paulista Sub-20 e Copa Paulista. E segundo: a RedeTV! não anunciou nada, essa verdade precisa ser dita. O que aconteceu é que os Campeonatos Alemão e Holandês constavam internamente em um pacote de futebol distribuído pelo departamento comercial, que um amigo deste PB mandou e aqui publiquei. Mas no ar mesmo, nada foi dito em momento algum.

"Por mais esforço que a equipe do Edílson Silva, será complicado a Transamérica sair de posições modestas no Ibope aqui no Rio de Janeiro com atitudes como deixar de transmitir Botafogo x Sobradinho para retransmitir Brasil x Chile com a matriz de São Paulo. Desse jeito, vai ficar na frente praticamente só das religiosas e das públicas. *** A Band Rio deveria colocar o 'Jogo Aberto Rio' das 11h10 às 13h, liberando as duas horas seguintes para os terceirizados que tanto gosta de exibir. Se não há estrutura para um 'Jogo Aberto Rio' integral, então não tem para o 'Brasil Urgente' local também. E por que Edmundo não participa do 'Jogo Aberto Rio' pelo menos uma vez por semana?" (Diogo Oliveira)
Primeiro: mudanças assim não podem ser feitas conforme a própria vontade por emissoras próprias. A rede tem que dar sinal verde. E o esporte é uma coisa e o jornalismo é outra nesse sentido que estás colocando, Diogo. Não é tão simples assim quanto podes achar, lamento muito te dizer isso. E Edmundo não faz o "Jogo Aberto Rio" apenas e tão somente porque não é contratado da TV Bandeirantes do Rio de Janeiro e sim da Rede Bandeirantes de São Paulo, trabalhando para ela e não para a filial carioca.

"A audiência da RPC TV com Londrina x Operário aqui em Curitiba vai ser bem fraca. Eu, por exemplo, não vou assistir à final do interior paranaense e sim São Paulo x Corinthians na Band." (Harry Yamamoto)

"Taynah Espinoza trabalhou normalmente cobrindo o Inter até aquele lance do gol de mão do Barcos. Desde então, a torcida do Inter quer a cabeça dela." (Matheus Fraga)
Não tem nada a ver, pelo amor de Deus, Matheus... Acho que você não acompanhou tanto os programas esportivos nacionais e locais da Band desde então, pois, se o fizesse, teria visto que ela continuou indo muitas vezes tanto a jogos quanto a treinos do Colorado, não constando qualquer coisa ruim em relação à realização do seu trabalho, que transcorreu normalmente.

"Desde quando o 'Jogo Aberto PR' deixou de ser transmitido?" (Sandro Jacomini)
Desde anteontem, quando a Band Curitiba passou a formar rede tanto com o debate paulistano do "Jogo Aberto" quanto com "Os Donos da Bola" feitos pelo Neto lá em São Paulo.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.