.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Terça, 30/4/2013
12:30 - Vôlei, Italiano Masculino: Trentino x Piacenza (final, jogo 3) - BANDSPORTS
15:30 - Vôlei, Italiano Feminino: jogo a confirmar - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Borussia Dortmund - ESPORTE INTERATIVO, ESPN e ESPN+
19:15 - Futsal, Liga Futsal: ACBF x Umuarama - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x Boston Red Sox - ESPN+
20:15 - Futebol, Copa Libertadores: Tigre x Olimpia - FOX SPORTS
21:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Denver Nuggets - ESPN
22:30 - Futebol, Copa Libertadores: Tijuana x Palmeiras - FOX SPORTS

Quarta, 1/5/2013
13:30 - Velocidade, Fórmula 3 Europeia: etapa de Silverstone - BANDSPORTS (gravado)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil: Santo André x Goiás - FOX SPORTS
15:15 - Rúgbi, Sul-Americano: Brasil x Uruguai - ESPN BRASIL
15:30 - Vôlei, Italiano Feminino: jogo a confirmar - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Bayern de Munique - GLOBO, BAND, ESPN, ESPN+ e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Remo x Paragominas (final do segundo turno, ida) - CULTURA (PA)
17:00 - Basquete, NBB: Brasília x São José - SPORTV
19:30 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x Independiente Santa Fé - FOX SPORTS
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Sousa x Coritiba - SPORTV
19:30 - Basquete, NBB: Bauru x Franca - SPORTV2
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: jogo a confirmar - ESPN+
21:30 - Futebol Americano, LFL: Omaha Heart x Atlanta Steam - BANDSPORTS (gravado)
21:50 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Corinthians - GLOBO (SP, SC, PR, DF, GO, MS, MT, BA, RN, SE, MA - exceto região de Balsas -, PA - exceto região de Santarém -, TO e regiões de Uberlândia e Ituiutaba), SPORTV e FOX SPORTS
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Campinense x Flamengo - GLOBO (RJ, PB, ES, AL, PB, PI, AM, RO, RR, AP, AC e regiões de Juiz de Fora, Balsas e Santarém), BAND, SPORTV2 e ESPN
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Resende x Cruzeiro - GLOBO MINAS (MG - exceto regiões de Juiz de Fora, Uberlândia e Ituiutaba) e ESPN BRASIL
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Santa Cruz x Internacional - GLOBO (PE e RS) e SPORTV3
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: ASA x Ceará - VERDES MARES (CE)

Quinta, 2/5/2013
9:25 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Monterrey x Santos Laguna (final, volta) - FOX SPORTS (gravado)
16:05 - Futebol, Liga Europa: Chelsea x Basel - ESPORTE INTERATIVO e TERRA (Internet)
16:05 - Futebol, Liga Europa: Benfica x Fenerbahce - ESPN, ESPN+ e TERRA (Internet)
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: CRB x Botafogo - SPORTV e ESPN BRASIL
20:00 - Vôlei, Sul-Americano Feminino: Unilever x Club Boston - SPORTV2
20:15 - Futebol, Copa Libertadores: São Paulo x Atlético Mineiro - FOX SPORTS
20:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Vitória x Juazeirense - PREMIERE FC
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: jogo a confirmar - ESPN e ESPN+
22:30 - Futebol, Copa Libertadores: Emelec x Fluminense - SPORTV
23:00 - Boxe: Mauricio Herrera X Ji-Hoon Kim - ESPN
Terça, 30 de abril de 2013
Os meus erros e os erros dos outros

Abro falando disso pois acho importante fazer esse esclarecimento ao pessoal. Volta e meia, por distração pura ou mesmo desconhecimento disso ou daquilo, cometo erros tanto nesta coluna "Papo de Mídia" quanto na "24 Horas" - nessa mesma, ontem o desligado esqueceu de completar um tópico sobre as novidades da RIC/Record para maio com um detalhe pequeno, mas fundamental (e só o fiz pois o conviva Mário Cesar Berns foi atento). Mas acho bom que erros dos outros também sejam reconhecidos pois não dá para tudo só cair no meu colo. Sou o primeiro a reconhecer meus erros e o faço sempre, corrigindo aquilo que errado está para não ficar o equívoco publicado. Mas o pessoal também poderia lembrar que outros dão margem a tais erros ao praticá-los.

Dou como exemplo maior Santo André x Goiás, jogo da Copa do Brasil que acontecerá às 3 da tarde de amanhã. No fim da semana passada, houve menções a respeito de uma transmissão pelo SporTV. Da mesma forma, a grade dele no Hagah (portal do ClicRBS que fornece as programações dos canais a partir do fornecido por eles mesmos às operadoras) apontava Copa do Brasil às 15h desta quarta-feira, mas nenhum evento do dia estava detalhado. Ali fui porque o site do SporTV há muito tempo demora para atualizar sua grade, geralmente só o fazendo um ou dois dias antes. Da mesma forma, quando fui no site do Fox Sports, ali constava somente reprises à tarde. Só que, num caso desses, eu não posso ser culpado se horas depois tudo muda, as grades são atualizadas e Santo André x Goiás não tem SporTV pois será exclusivo do Fox Sports.

É isso que eu não gosto: muitas vezes, os canais atualizam suas programações em cima da hora. E isso é um desastre para mim, que monto sempre a "Agenda da TV" daqui do site com antecedência para colocar três dias dela (ou seja: já hoje, terça-feira, vou checar as programações de sexta-feira para colocá-las no "PM" de amanhã, mas infelizmente nem todas estarão atualizadas ainda). Outro exemplo: um amigo do Paraná me perguntou no domingo se Sousa x Coritiba, amanhã, teria TV. Só pude confirmar isso com um simpático do SporTV, que me confirmou a exibição neste canal, pois sua grade ainda não estava atualizada e eu não queria chutar e errar.

Então, gente, acho bom fazer essa observação: eu cometo meus erros e sou o primeiro a reconhecê-los, tanto que faço questão de corrigi-los nas páginas onde constados, seja no "PM" ou na "24". Mas quando outros dão algo errado em suas páginas ou mesmo demoram a atualizá-las, eu não posso fazer nada pois fico tão entregue quanto vocês. Desde sempre, leio nas programações de TV publicadas nos jornais impressos a frase "sujeito a alterações de última hora", mas o que acontece em relação aos canais esportivos é muito difícil. Não consigo fazer algo antecipado pois o que vale na sexta-feira já pode não mais valer na segunda. É por isso que até penso se vale a pena continuar colocando a "Agenda da TV" para três dias e não deixar só a do dia corrente e a do dia seguinte. Demérito para mim quando eu merecê-lo, mas que se dê o devido demérito aos outros também.

Ah, outra coisa: o site do Fox Sports tem algo que particularmente me incomoda, que é a falta de informação na grade de programação em relação a alguns eventos - e digo isso com a melhor das intenções, para que isso seja arrumado. Só há especificação para jogos exibidos ao vivo, mas não há qualquer diferenciação para VTs inéditos e reprises puras e simples. Quando é naquelas semanas em que passam 7 ou 8 jogos do Italiano, tenho que pegar todos os jogos e marcar a data da primeira exibição de cada um para, na pesquisa, não me embananar. Isso sem contar quando há diferenciações do publicado no site e do apontado no guia eletrônico das operadoras (caso da minha Sky), o que deixou algumas vezes minha cabeça mais confusa do que se eu batesse a cabeça na parede.

Além disso, por qual motivo a grade de programação nunca especifica os jogos da Copa do Brasil? Na de amanhã, ali consta somente "Copa do Brasil" às 15h - e só dá para saber que é Santo André x Goiás tanto por ser o único jogo do horário (e não é por causa da TV e sim de problemas no estádio, tanto que assim já ocorreu em Santo André x Veranópolis) quanto por ele ter ganho o "2" de TV paga na tabela da segunda fase divulgada pela CBF. Mas jogos exibidos em VT não dá para saber, ali não consta nunca! Da mesma forma, a programação da sexta-feira tá marcando tênis das 7h35 às 11h05. Mas não diz nem o torneio e nem se ao vivo ou em VT. É isso que eu digo, gente! Tudo isso acaba complicando quando monto a programação dos canais - e isso ocorre com todas as emissoras nesses e naqueles momentos. Depois, apenas e tão somente eu recebo restrições.

Enfim, basicamente é isso. Bem sabem que ao dispor estou, principalmente para alertar erros aqui publicados - seja erros meus ou os dos outros, pois sei que sou desligado volta e meia, mas não acho que tanto assim.

Afogando em números
De Rodolfo Gomes na Máquina do Esporte, da Patrícia Kogut em O Globo, do Flávio Ricco no "Canal 1" e do José Armando Vannucci na "Parabólica" da Jovem Pan, algumas audiências esportivas deste fim de semana em São Paulo: sábado, "Corujão do Esporte" com 4 pontos na Globo e "Esporte Fantástico" com 5 na Record; e domingo, "Auto Esporte" com 10 pontos e 39% de participação na Globo, "Esporte Espetacular" com 11 na Globo, "Menino de Ouro" com 3 no SBT, Ponte Preta x Corinthians com 25 e 52% totais (18 com 38% na Globo e 7 com 14% na Band, contra 9 do SBT e 6 da Record), "Terceiro Tempo" com 4 na Bandeirantes e "The Ultimate Fighter" com 9 na Globo. No Rio de Janeiro, Fluminense x Volta Redonda marcou 19 e 42% totais (16 com 36% na Globo e 3 com 6% na Band, contra 11 com 25% do SBT e 5 com 12% na Record).

Liga dos Campeões da UEFA
Real Madrid x Borussia Dortmund definirá o primeiro finalista da competição. Em canal aberto, o Esporte Interativo começará sua cobertura com pré-jogo às 15h, depois segue a partida e, na sequência, virá o programa "O Melhor da Liga" até 19h30 (que tanto pode ter quase duas horas de duração quanto pouco mais de uma ou mesmo só uma, dependendo de termos prorrogação, pênaltis ou nada disso). No canal fechado, ESPN e ESPN+ estarão juntas a partir do "Abre o Jogo", às 14h30, e depois virá a bola rolando com Rogério Vaughan e Paulo Vinícius Coelho direto do Santiago Bernabéu, com o "Fora de Jogo" chegando logo após e encerrando às 19h.

Esporte Interativo
Da Galeria do Samba: foi divulgada ontem pela Imperatriz Leopoldinense a logomarca de "Arthur X - O Reino do Galinho de Ouro na Corte da Imperatriz", que será o enredo da escola de samba no carnaval do Rio de Janeiro para 2014 e homenageará Zico, apresentador e comentarista do canal. O lançamento oficial do enredo foi ontem.

Futebol na RedeTV!
Caiu aquilo dos Campeonatos Alemão e Holandês mesmo, que tinham sido destacados em informe interno do departamento comercial, mas outras competições domésticas estão confirmadas no plano comercial que pode ser acessado aqui: Campeonato Paulista Sub-20, com 40 jogos ao vivo de maio a novembro; Copa Paulista, com 21 jogos ao vivo de julho a novembro; e a Supercopa Internacional de Juniores, com 4 jogos ao vivo entre 23 e 26 de maio (este torneio acontecerá em Jaguariúna e reunirá Flamengo, Corinthians, Santos, Palmeiras, Roma, Porto, Peñarol e River Plate). Pelo menos terá bola rolando, o que já serve para dar movimento ao pessoal que tem transmitido a Série A2 do Paulistão - embora é claro que deixar de lado a Bundesliga se mostre um negócio não muito bom, ainda mais que os dois prováveis finalistas da Liga dos Campeões da UEFA vêm dela.

"Bola Dividida"
Para quem não viu, aqui está (postado por superwillianlima) um trecho da estreia de ontem na RedeTV!, onde Sílvio Luiz, Juarez Soares e Luiz Ceará mostraram bom entrosamento e onde não deu para avaliar muito a estreia da Priscila Machado pois ela basicamente só passou mensagens de internautas, sem entrar no debate junto com eles. O grande problema foi aquilo mesmo: tempo de menos para assuntos demais, ficando algo muito ligeiro. 25 minutos corridos, sem intervalos. E quando chegarem os anunciantes, como ficará? É esse o único grande senão que ficou. E apenas reforçando o registro: aqui em Porto Alegre, a Pampa não exibe o programa.

Rede Bandeirantes
Para quem não viu, aqui está (postado por tuliohd3d) o início de "Os Donos da Bola" nesta segunda-feira, onde os 10 primeiros minutos tiveram Neto interagindo com o pessoal das outras três edições locais estreadas ontem: Juliana Guimarães na Bahia - com transmissão também pro Sergipe -, Leonardo Meneghetti aqui no Rio Grande do Sul e Héverton Guimarães em Minas Gerais. Antes ainda, podem ver o último bloco do debate paulistano do "Jogo Aberto", agora também exibido nestes quatro estados e também no Paraná, que passou a receber também os "Donos" de São Paulo e Campinas. A única coisa que não entendi é o debate do "Jogo Aberto" passar a ser exibido em RS, MG, BA/SE e PR, se ele continua focado exclusivamente nos quatro grandes paulistas, enquanto nos demais estados tudo continua igual. Não seria mais fácil os três novos "Donos" estrearem às 12h30? (Atualização das 13:00: não deixa de ser curioso e nem sei se será sempre assim ou só ocasionalmente, mas o debate desta terça-feira tratou - mesmo que rapidamente - de assuntos alguns ligados a São Paulo, mas também alusivos aos estados que passaram a acompanhá-lo, como a suspensão da Conmebol a Vanderlei Luxemburgo, Bernard como arma do Atlético para enfrentar o São Paulo e as caxirolas atiradas em campo no Ba-Vi.)

Band/RS (atualização das 13:35)
Antes de chamar o primeiro intervalo de "Os Donos da Bola" de hoje, o apresentador Leonardo Meneghetti - que também é diretor geral da emissora - falou sobre a situação envolvendo o representante colorado Luiz Fernando Záchia. Ele afirmou que o assunto não foi comentado ontem por ser a edição de estreia, mas fez menção ao envolvimento de LF na operação da Polícia Federal (sem mencionar sua prisão) e disse que ele ficará afastado do programa até que o assunto seja esclarecido, além dos veículos da Band/RS noticiarem o andamento do caso. A operação diz respeito a diversos crimes ambientais, como licenças irregulares, e Záchia foi uma das quase 20 pessoas envolvidas no caso - ele foi afastado da secretaria de meio-ambiente de Porto Alegre. O assunto repercutiu enormemente ontem nas redes sociais e ainda rende. A cuidar novidades que surgirem.

São Paulo Indy 300
Do Flávio Ricco no "Canal 1": há uma expectativa em relação ao trabalho da Band no evento do próximo fim de semana, já que houve contenção de gastos e redução de pessoal em vários setores da emissora.

Edmundo
Do Flávio Ricco no "Canal 1": sem ser chamado para o evento-teste do Maracanã e perguntado pelo Milton Neves no "Terceiro Tempo" se o tinha assistido, o comentarista da Band disse que "tinha coisa melhor para fazer".

Campeonato Paulista I
É preciso dizer que São Paulo x Corinthians será às 16h do próximo domingo, com Globo, Band e SporTV? Seria assim em qualquer circunstância pois assim a Globo pediria este clássico, que ela espera que renda um "Ipobre" gordão. Sendo o São Paulo forçado a jogar no domingo por atuar na quinta-feira pela Libertadores, mais óbvio ainda. Faltava apenas definir Mogi Mirim x Santos, que ficou para as 18h30 de sábado, com SporTV.

Campeonato Paulista II
Em relação à final Portuguesa x Rio Claro da Série A2, ficou aquilo mesmo: jogos nos dois próximos domingos, às 10h. Além dos exibidores habituais do torneio (RedeTV!, Rede Vida e Terra), nessa também estará o SporTV, o que foi confirmado tanto em matéria do GloboEsporte.com quanto na tabela publicada no site da Federação - na qual, aliás, faltou espaço para o nome do Terra, mas é lógico que também ele mostrará as finalíssimas. Quanto ao SporTV, a entrada na decisão só pode ser por causa da Lusa, que jogará a Série A do Brasileirão.

Campeonato Paranaense
Não é que a Federação Paranaense confirmou exatamente aquilo que sugeri ontem? Tanto os dois Atle-Tiba da finalíssima quanto os dois Londrina x Operário do "campeão do interior" serão simultâneos nos dois próximos domingos, às 15h50 - com exceção do Atle-Tiba de ida, que será às 15h30. Desta forma, com a bola parando lá pelas 17h40 ou 17h45, dará tempo até da RPC TV mostrar análises e melhores momentos dos dois jogos, além da transmissão da final interiorana lhe possibilitar informar em tempo real do que acontecer entre Furacão e Coxa (final que bem sabem que ela não pode passar pois o CAP não autorizou seus jogos do Estadual na TV).

Campeonato Baiano
De toda a semifinal, somente um passará na TV Bahia: Juazeirense x Vitória, às 16h de domingo. Estranho a afiliada da Globo não ter levado Bahia x Juazeiro para 22h, o que garantiria o futebol local no horário, ainda mais decisivo assim. Só se é pela partida de amanhã ser em Salvador e num dia de feriado (a bola rolará às 16h).

Rede Globo
Do Lauro Jardim no "Radar On Line" de Veja: a emissora decidiu que marcas que comprarem o direito do uso de nomes em estádios (os "naming rights") - como fizeram Allianz com o Palestra Itália e Itaipava com a Fonte Nova - só poderão ser anunciadas em inserções antes dos jogos e pagando para tanto. Nomes de patrocinadores mencionados no ar pela equipe de jornalistas ela não permitirá. Primeiro: então, vai ser que nem o "Brasileirão Petrobrás", que no ano passado só era anunciado em vinheta à parte antes do início das transmissões e com locução da voz-padrão comercial Robson Alencar. E segundo, algo que acho que passou despercebido pelo Lauro na nota que fez: e o Galvão Bueno citando normalmente a Red Bull na Fórmula 1? Ali pode? Ou como é que é?

"Bem, Amigos!"
Do UOL Esporte: a edição especial de 10 anos no ar pelo SporTV teve dois pontos de destaque. Num deles, Alberto Helena Jr. travou uma forte discussão de tática com Carlos Alberto Parreira, discussão que Galvão Bueno resolveu acabar ao chamar Arnaldo Cezar Coelho para mudar de assunto. E o outro foi Renato Maurício Prado ser ignorado nas lembranças desta década de programa, a não ser em uma menção indireta e irônica do convidado Ronaldo Nazário, que perguntou se "tem os traíras ali?" e completou com "tem mais não, né?".

"Passaporte SporTV"
Acabaram as inscrições para a terceira edição do recrutamento de correspondentes por parte do canal, que agora vai analisar os cerca de 3 mil currículos enviados em várias etapas até agosto, quando sairão os escolhidos.

"Redação SporTV"
A hostilidade de torcedores da Ponte Preta com os cinegrafistas durante a derrota pro Corinthians rendeu críticas dos convidados desta segunda-feira. Carlos Eduardo Éboli, comentarista da Rádio CBN do Rio de Janeiro, disse ter feito alguns jogos no Moisés Lucarelli sendo ameaçado do primeiro ao último minuto, além do carro da rádio ter sido quebrado em uma dessas ocasiões. Já André Loffredo reclamou que a direção da Macaca e a Federação Paulista parecem não ter interesse em resolver essa situação, e foi mais drástico ao dizer que partidas do clube deveriam não ter mais transmissão de TVs e rádios, em resposta à impossibilidade de trabalho da imprensa.

Fox Sports I
Do Flávio Ricco no "Canal 1": uma grande dificuldade para "Última Palavra", que Renato Maurício Prado fará às segundas-feiras a partir de maio, é relativa a jogadores e dirigentes que tem uma certa antipatia pelo também colunista de O Globo por críticas feitas por ele. Amável pergunta minha: e o que é que isso tem a ver? É preciso levar convidados do meio futebolístico? Dá pra fazer um programa bom só com o pessoal da casa. Não dá?

Fox Sports II
Da Keila Jimenez no "Outro Canal" da Folha de S.Paulo: a vontade de lançar ainda este ano o Fox Sports 2, somada a projetos relativos aos canais de variedades e entretenimento do grupo, fazem a Fox buscar estúdios em São Paulo pois outros mais serão necessários para dar conta de tudo a mais que pretendem fazer.

ESPN na CBN?*
Foi hoje, depois das 7 e 20 da manhã, mas não é o que alguns apressadinhos de pensamento mais alto poderão imaginar. Foi apenas e tão somente um comercial de 1 minuto chamado "Momento ESPN", no qual foi destacada a transmissão de Real Madrid x Borussia Dortmund através de Rogério Vaughan e Paulo Vinícius Coelho. Este comercial da ESPN Brasil foi ao ar apenas na Rádio CBN de São Paulo pois, naquele momento, cada emissora da rede estava com o segmento local do "Jornal da CBN". Não chega a ser algo inédito (embora muito curioso), pois há bastante tempo o Fox Sports roda comerciais em algumas rádios, como a SulAmérica Paradiso do Rio de Janeiro - mas claro que com a óbvia diferença de que a SulAmérica Paradiso não transmite futebol e a CBN sim.
*Com dica do conviva Kléber Antônio Ferreira de Souza

Rádio de São Paulo I
Terça-feira de futebol triplo na Jovem Pan: além de Tijuana x Palmeiras no fim de noite e de Real Madrid x Borussia Dortmund à tarde, o terceiro jogo transmitido será Tigre x Olimpia, depois das 8 da noite.

Rádio de São Paulo II
Algumas do Anderson Cheni: a Jovem Pan terá Felipe Rocha reportando em Wembley a decisão da Liga dos Campeões, dia 25 de maio; além do âncora Weber Lima, do repórter Douglas Araújo e do plantonista Felippe Facincani, a Estadão agora tem nos comentários os ex-jogadores Zetti e William Machado; o novo modelo dela de transmitir futebol, com um âncora debatendo os jogos e interrompendo a conversa para narrar lances agudos, pode ter a ver com a não-aquisição das Copas das Confederações e do Mundo, por isso não serem contratados narradores; e de quem estaria falando o Cheni ao dizer que, depois de uma revolta com o "cacique rei", 95% do departamento esportivo de uma tradicional emissora estaria indignado com a coordenação? Ele não deu nomes.

Rádio de Belo Horizonte
Enio Lima narrará Resende x Cruzeiro pela Itatiaia, amanhã à noite, pois Alberto Rodrigues passou ontem por uma cirurgia do menisco. Boa recuperação para o Vibrante.

Rádio de Porto Alegre
Esqueci de fazer ontem mesmo um adendo na hora, mas vai hoje que vale do mesmo jeito: aconteceu nesta segunda-feira o retorno de David Coimbra ao "Sala de Redação", da Gaúcha, do qual esteve ausente por alguns meses por causa do tratamento contra um câncer no rim. O programa com seu retorno pode ser ouvido aqui.

Rádio de Goiânia
Do Auvaro Maia: a Bandeirantes demitiu o coordenador esportivo Bruno Daniel sob alegação de contenção de despesas. Em solidariedade a Bruno, outros funcionários podem deixar a emissora. Uma reunião hoje pela manhã estava para confirmar isso ou não. A coordenação foi assumida pelo repórter Wendell Pasquetto.

Biblioteca fiel
Um destaque: logo mais, às 7 da noite, será lançado o livro "Paixão Corinthiana", do Vitor Guedes, colunista do Agora S.Paulo e da Rádio BandNews FM (lançamento no Bar do Elídio, na Rua Isabel Dias, 57, na Mooca, em São Paulo). E outro destaque: na segunda metade de maio, será lançado o livro "Planeta Loucos", conjunto do Ricardo Taves, blogueiro corintiano do GloboEsporte.com, e de Diego Salgado, do Portal da Copa, com prefácio de Rodrigo Vessoni, setorista do Timão no jornal Lance! (o livro já é vendido pela Internet na loja virtual da BB Editora).

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Por que a Band Rio não é transmitida pela Sky aqui no Rio? Quero ver jogos do Campeonato Carioca, mas só exibem os de São Paulo no canal 15. Antigamente, os jogos vinham pelo canal 130." (Ademir Corrêa de Araújo)
É que as operadoras nacionais via satélite, como a Sky e outras várias, onde o sinal é o mesmo para todas as regiões brasileiras, mostram somente o sinal da matriz de cada rede aberta. A exceção é a Globo, que tem umas poucas emissoras transmitidas regionalmente - e, ainda assim, somente para a mesma região que as recebe no canal aberto (nada, por exemplo, da TV Globo do Rio de Janeiro transmitida para Resende ou Nova Friburgo, por exemplo). Logo, Band, Record, SBT e RedeTV! são transmitidas em sinal único, com as imagens das matrizes. A única operadora que tem as emissoras locais, das principais, é a Net, que pode separar os sinais para tanto pois não é a mesmíssima em todo o Brasil e sim diversas em todos os estados. Quanto aos jogos do Rio pela Band da Sky, isso acontece somente no Campeonato Brasileiro devido ao bloqueio para a praça. Na Copa do Brasil e na Copa Sul-Americana, isso não é necessário pois são competições sem restrição para a cidade. E no Campeonato Paulista, o bloqueio para a praça não contempla junto o Rio de Janeiro e sim apenas a cidade onde a partida acontece e não pode assisti-la.

"Lembro que, lá pelo fim dos anos 80, existia um programa que falava de motonáutica na TV, não sei se na Record ou na Manchete. *** Ao menos Milton Leite se saiu melhor da gafe do Renê 'Roque' Júnior, ao dizer que queria homenagear o ex-zagueiro. No domingo, durante São Paulo x Penapolense, ele chamou Guaru de 'Guará'. Como foi só uma vez e foi rápido, ele não precisou corrigir. *** Debate de 25 minutos, ainda para dar conta de ser um programa factual, é muito pouco. A postura do Juarez Soares no 'Bola Dividida' foi folclórica e parcial pró-Corinthians ou mais séria? *** Se o Internacional for campeão gaúcho antecipado, a RBS TV não exibiria a final de outro campeonato da região - no caso, do Catarinense? *** O SporTV vai poder transmitir a Copa Sul-Americana e a Recopa Sul-Americana?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: não cheguei a prestar atenção nisso, olhando duas coisas ao mesmo tempo e ainda de olho na Internet. Segundo: não é assim que funciona a coisa, Alexandre. Os jogos de rede nacional são os de Rio de Janeiro e São Paulo. Só. Assim é aqui, assim é em qualquer lugar. E terceiro: Sul-Americana sim, Recopa não (pelo menos nenhum noticiário falou uma vírgula sequer da Recopa).

"O jantar beneficente com Luiz Felipe Scolari ocorreu em Cascavel e não em Londrina, pois ele deu palestra na Faculdade Assis Gurgacz na noite de sexta, e no sábado e no domingo esteve em Foz do Iguaçu, onde fez passeios na usina hidrelétrica de Itaipu e no Macuco Safári, nas Cataratas." (Bruno Zanette)
O Bruno é repórter da CBN de Foz, e agradeço muito pela chamada de atenção. Foi uma completa e total distração minha isso de Londrina, que não sei de onde é que tirei para colocá-la na nota da coluna de ontem ao invés de Cascavel. Acho que fiquei muito com Londrina na cabeça pois acompanhei com bastante atenção a reta final do returno do Paranaense e misturei as bolas. Mas já corrigi.

"André Loffredo e Carlos Eduardo Éboli fizeram no 'Redação SporTV' aquilo que suas consciências de jornalista mandaram: se posicionaram inexoravelmente contra o uso da caxirola. Jornalismo é oposição, já dizia Millôr Fernandes. De dar risada foi a declaração do Loffredo, ao dizer que lugar de caxirola é no lixo, o que motivou um momento de esquizofrenia do André Rizek, que soltou um 'que é isso?!' Naquele momento, ele deve ter se perguntado se era empregado do SporTV, que se quer minimamente crítico para não ter seu prestigio esmagado pela ESPN na mesma faixa de público em que opera, ou das Organizações Globo, que não têm o menor interesse em bater de frente com os organizadores da Copa do Mundo." (Clayton Moreira)

"Diego Bertozzi, da Globo Minas, tem algum parentesco com Leonardo Bertozzi, da ESPN Brasil?" (Daniel F. Silva)
Não. Já tinha perguntado isso há um tempão, mas é só sobrenome igual.

"Eu estava em Aparecida do Norte no fim de semana e, pelo radinho de pilha, ouvi Santos x Palmeiras e Ponte Preta x Corinthians pela Rádio Princesa FM, que retransmitiu a Rádio ESPN." (Fernando Clemente)

"Marco Antônio Teixeira detonou a CBF numa entrevista à ESPN Brasil. Será que a Globo faria isso? Claro que não. Fico muito triste com essa realidade. Esses problemas no comando da CBF deveriam ter muito mais destaque na imprensa. Muito mais! Até que entre alguém competente nisso aí. A Globo não faz o mínimo esforço pra isso, vai saber porque. O 'Jornal Nacional' só mostrou os problemas no Mineirão porque viu que certas coisas são impossíveis de esconder. Aliás, a torcida não deveria cobrar tanto a Seleção Brasileira e sim a Globo, para que ela mostre a realidade do nosso esporte em vez de fazer piadinhas no 'Globo Esporte' e mostrar 'lances curiosos' no 'Fantástico'." (Italo Queiroga)

"A CATVE fez um jantar na sexta-feira com a presença do Luiz Felipe Scolari. No mesmo dia, antes do jantar, CATVE e FAG organizaram uma palestra do treinador para 900 pessoas. A renda dos dois eventos Felipão entregou, integralmente, nas mãos dos filhos do Edegar Schmidt, que aqui estiveram a nosso convite." (Jorge Guirado)
O Jorge é diretor geral da CATVE, e também a ele agradeço pela observação. Que nem falei mais acima: me embananei todo e peço novamente mil desculpas por isso.

"Sem querer defender a TV Pampa, mas faz um certo sentido ela não veicular o 'Bola Dividida'. Apesar de seus excelentes profissionais, é um programa esportivo com uma visão paulista." (Rodney Brocanelli)
Mas isso independe, Rodney. Pode ser programa de visão paulista, pode ser mais nacionalizado, enfim, não importa. A Pampa não retransmite nenhum. Campeonato Brasileiro Série B? Raras vezes veio. Campeonatos Italiano e Inglês? Pouquíssimas. Liga Europa? Quase nenhuma. Até me admiro quando lembro que por algum tempo foi retransmitido o "RedeTV! Esporte" na época de Paloma Tocci, Ronaldo Giovaneli e Marcelo Bianconi. A questão não é a ótica paulista, carioca, sul-mato-grossense, potiguar, amapaense ou seja lá qual for. É simples e direta: tudo de futebol que a RedeTV! faz a Pampa não retransmite por algum motivo que até hoje não sei direito qual é, essa história vem desde 2007. Chegaram ao ponto de um jogo do Internacional na recente Copa São Paulo de Juniores não ter passado aqui para Porto Alegre pois preferiram manter uma loteria terceirizada no mesmo horário do jogo, ao invés de mudarem ela excepcionalmente ao menos naquele dia. Vê bem: do Inter, um dos dois grandes daqui do RS! E se fosse do Grêmio, fariam a mesmíssima coisa. É que o amigo talvez não acompanhe tão detidamente isso tudo, mesmo ao longo destes 6 anos eu tendo feito incontáveis menções ao assunto. Apenas e tão somente isso: a TV Pampa não é chegada em futebol.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.