.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 29/4/2013
15:30 - Vôlei, Italiano Feminino: Conegliano x Busto Arsizio - BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Português: Marítimo x Benfica - SPORTV e TERRA (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Aston Villa x Sunderland - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Campeonato Espanhol: Betis x La Coruña - ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Paulista de Seleções Municipais: Osasco x Carapicuíba - BANDSPORTS (gravado)
19:00 - Basquete, NBB: jogo a confirmar - SPORTV
20:00 - Basquete, NBA: Chicago Bulls x Brooklyn Nets - SPORTS+
20:00 - Beisebol, MLB: Atlanta Braves x Washington Nationals - ESPN+
21:00 - Basquete, NBB: jogo a confirmar - SPORTV2

Terça, 30/4/2013
12:30 - Vôlei, Italiano Masculino: Trentino x Piacenza (final, jogo 3) - BANDSPORTS
15:30 - Vôlei, Italiano Feminino: jogo a confirmar - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Real Madrid x Borussia Dortmund - ESPORTE INTERATIVO, ESPN e ESPN+
19:15 - Futsal, Liga Futsal: ACBF x Umuarama - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: Toronto Blue Jays x Boston Red Sox - ESPN+
20:15 - Futebol, Copa Libertadores: Tigre x Olimpia - FOX SPORTS
21:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Denver Nuggets - ESPN
22:30 - Futebol, Copa Libertadores: Tijuana x Palmeiras - FOX SPORTS

Quarta, 1/5/2013
13:30 - Velocidade, Fórmula 3 Europeia: etapa de Silverstone - BANDSPORTS (gravado)
15:00 - Futebol, Copa do Brasil: Santo André x Goiás - FOX SPORTS
15:15 - Rúgbi, Sul-Americano: Brasil x Uruguai - ESPN BRASIL
15:30 - Vôlei, Italiano Feminino: jogo a confirmar - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Barcelona x Bayern de Munique - GLOBO, BAND, ESPN, ESPN+ e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
16:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia x Juazeiro - PREMIERE FC
17:00 - Futebol, Campeonato Paraense: Remo x Paragominas (final do segundo turno, ida) - CULTURA (PA)
17:00 - Basquete, NBB: Brasília x São José - SPORTV
19:30 - Futebol, Copa Libertadores: Grêmio x Independiente Santa Fé - FOX SPORTS
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Sousa x Coritiba - SPORTV
21:00 - Hóquei no Gelo, NHL: jogo a confirmar - ESPN+
21:30 - Futebol Americano, LFL: Omaha Heart x Atlanta Steam - BANDSPORTS (gravado)
21:50 - Futebol, Copa Libertadores: Boca Juniors x Corinthians - GLOBO (SP e parte da rede), SPORTV e FOX SPORTS
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Campinense x Flamengo - GLOBO (RJ, PB e parte da rede), BAND, SPORTV2 e ESPN
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Resende x Cruzeiro - GLOBO MINAS (MG) e ESPN BRASIL
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: Santa Cruz x Internacional - GLOBO (PE e RS) e SPORTV3
21:50 - Futebol, Copa do Brasil: ASA x Ceará - VERDES MARES (CE)
Segunda, 29 de abril de 2013
Segunda-feira de novidades

Quando a maioria de vocês ler esta coluna, já terão passado as novidades desta segunda-feira, duas nacionais e três regionais. Uma das nacionais é o "Bola Dividida", novo esportivo matinal da RedeTV!, das 11 e meia ao meio-dia de segunda a sexta, com Sílvio Luiz e Luiz Ceará junto com o televisivamente retornado Juarez Soares e a novata Priscila Machado. (Atualização das 11:55: o programa de estreia durou 25 minutos, sem intervalo, com o trio central bem entrosado, mas sendo muitíssimo pouco tempo para abordar muitos assuntos, tanto que cada jogo do Paulista rendeu cerca de 5 minutos de debate e só. O grande problema é mesmo esse: pouco tempo.)

A outra novidade nacional do dia é o "Jogo Aberto" ganhar um novo cenário - todo físico - com direito a uma bancada, o quarto cenário usado pelo programa da Band em 6 anos, além de uma trilha sonora diferente em relação à usada na estreia e à variante posterior. (Atualização das 12:00: é na bancada que ficaram Denílson e Edmundo, com Renata Fan em pé. Atualização das 13:50: veem aqui - postado por mrjonhhess - o início deste primeiro programa com novo cenário, com as manchetes.)

Também na Band, três versões locais de "Os Donos da Bola" estreiam das 13h às 14h: a daqui do RS, com Leonardo Meneghetti e o mesmo pessoal que fazia o extinto "Jogo Aberto RS"; a da BA, com a mesma Juliana Guimarães que fazia o finado "Jogo Aberto BA"; e a de MG, que substitui o "Golasô" e traz Héverton Guimarães e Cadu Doné. Nestes três estados, o "Jogo Aberto" agora vai até 13h. (Atualização das 12:40: também o PR exibe o debate paulistano, mas lá não consta que estreie um "Donos da Bola" regional. Atualização das 13:15: muito interessante e bem sacado o início dos "Donos" de São Paulo, com Neto interagindo com os apresentadores gaúcho, mineiro e baiana, além dos participantes e dos convidados. Todos ficaram juntos por pouco mais de 10 minutos, depois cada um tocando sua própria bola. E um detalhe, informado pelo ex-jogador: além de São Paulo e Campinas, agora também Curitiba passa a assistir os "Donos da Bola" gerados dos estúdios no Morumbi.)

Ah! Sabem quando você sente algo, vê que está certo, mas detesta estar certo? É que infelizmente acertei em relação ao "Bola Dividida": a TV Pampa não vai mostrá-lo aqui no Rio Grande do Sul (pelo menos não aqui em Porto Alegre), com o horário das 11h30 às 12h novamente ocupado pelo programa independente da cozinheira Rosaura Fraga, que tinha passado pro início da tarde enquanto o "Você na TV" ia até meio-dia. Nem mesmo a conterrânea Priscila Machado, Miss Brasil de 2011, serviu para a afiliada gaúcha da RedeTV! exibir o programa. Agora, o João Kléber mostravam inteiro! Fato mais comprovado que 2 + 2 = 4: a TV Pampa tem alguma birra ou coisa não explicada com os espaços de futebol da RedeTV!, vide não passar o "Bola na Rede", não passar vários campeonatos desde 2007 e, agora, nem o novo programa ir ao ar. Se não é o canal 22 da Sky a me salvar... (Atualização das 11:35: a grade divulgada pela Pampa para os jornais impressos falava no programa da Rosaura Fraga às 11h30, mas tá passando o "Pampa Show", colcha de retalhos que basicamente repete matérias do "TV Fama" e do "A Tarde é Sua". Atualização das 13:50: lamentavelmente, isso foi só na Pampa daqui de Porto Alegre, pois no interior gaúcho o "Bola Dividida" passou normalmente. É brabo...)

Em tempo: a cuidar a estreia de "Os Donos da Bola" aqui no RS, pois o debatedor colorado (vindo do "Jogo Aberto RS" e do anterior "Toque de Bola") é Luiz Fernando Záchia, ex-dirigente do Internacional e político de longa carreira aqui no estado. Ocorre que Záchia foi preso nesta madrugada pela Polícia Federal, junto com outras pessoas, por ocasião da Operação Concutare, que desfez uma rede que praticava crimes ambientais, incluindo licenças ilegais. Secretário municipal do meio ambiente, Záchia foi temporariamente afastado por José Fortunati, que disse fazê-lo sem juízo antecipado, mas para resguardar a prefeitura de Porto Alegre. A cuidar desdobramentos deste caso.

RPC TV
Aconteceu aquilo mesmo: Atle-Tiba na final do Campeonato Paranaense. Como o Atlético não aceitou a cota da TV pelos direitos de transmissão, nem RPC (Globo) e nem Premiere FC mostrarão a decisão - e esse veto, só para esclarecer, vale somente no Estadual, pois ontem mencionei isso no Twitter e tinha gente em dúvida com relação a Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, nos quais tá tudo normal. Bom, a RPC não pode exibir a final do Estadual, mas poderia improvisar uma saída alternativa para, ao menos, gols e o andamento informar (e isto não tem qualquer sentido informativo, sendo apenas e tão somente uma ideia que deixo no ar): mostrar os dois Londrina x Operário, da final do Campeão do Interior, nos próximos dois domingos, com os Atle-Tibas simultâneos - e, se não houver qualquer impeditivo, ter um posto ao vivo só de áudio com repórter no estádio.

"Matogrossando"
As finais dos Campeonatos Mato-Grossense e Sul-Mato-Grossense terão seus jogos de volta no domingo que vem. Com isso, as TVs Centro América e Morena poderão formar rede com a final do Campeonato Paulista.

Por falar no Paulistão...*
...o que terá acontecido para o furo visível aqui acontecer aos 36 minutos do segundo tempo e apontar Ponte Preta 0 x 0 Corinthians, se o Timão já tinha uma sólida vantagem? Descuido do letreiro do placar da Globo, eh, eh...
*Com dica do conviva Thiago Batista de Olim

Mais Estaduais
A cuidar o próximo domingo para sabermos se Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul assistirão à decisão do Campeonato Paulista por Globo e Band. É só Botafogo e Internacional serem campeões antecipados.

Rede Globo
Do Flávio Ricco no "Canal 1": depois da chegada de Renato Ribeiro ao comando geral, os outros chefes do departamento de esportes tentam se acomodar em seus postos dentro da luta de perder ou ganhar espaço. O cenário deve permanecer assim pelo menos até a Copa do Mundo do ano que vem.

Rede Bandeirantes
Diferenças e diferenças: enquanto Téo José e Edmundo foram ao Cidadania para Fluminense x Volta Redonda, Luciano do Valle e Neto ficaram no estúdio para Ponte Preta x Corinthians. Esse off-tube acaba compreensível devido aos problemas com as cabines de imprensa no Moisés Lucarelli, tanto que somente as rádios estavam com narrador e comentarista nelas, mas todas as TVs (Band, Globo e Premiere FC) ficaram nos estúdios. Aliás, sobre isso, essa postagem do UOL Esporte - com imagem - reforça bem o que ocasiona este cenário.

RedeTV!
Vem aí o Mundial de Motonáutica, que começa em junho e terá uma etapa realizada em Brasília. O novo evento transmitido pela emissora foi anunciado no "RedeTV! News" de sábado, como veem aqui. Diferente essa.

Copa do Brasil
Acertando o compasso desta quarta-feira com os jogos nacionais das 21h50: Campinense x Flamengo por SporTV2 e ESPN, Resende x Cruzeiro só na ESPN Brasil e Santa Cruz x Internacional só no SporTV3.

"Bem, Amigos!"
Com 10 anos completados no dia 14, o programa do SporTV terá uma celebração duas semanas após a data (mas dá no mesmo se eu disser que ela acontecerá hoje, às 9 da noite). Galvão Bueno apresentará a atração direto de São Paulo, em um salão onde estarão mais de 100 convidados, com os entrevistados da semana sendo Ronaldo Nazário, Carlos Alberto Parreira e Mano Menezes, além de Daniela Mercury como convidada musical e os jornalistas Luís Roberto, Cléber Machado, Casagrande, Caio Ribeiro, Júnior, Arnaldo Cezar Coelho, Alberto Helena Jr., Marco Antônio Rodrigues, Paulo César Vasconcellos, Bob Faria e Ruy Carlos Ostermann.

SporTV I
Duas da série "ops, escapou!" no sábado. Uma eu vi e foi uma distração engraçada: nos pênaltis de Santos x Palmeiras, Milton Leite trocou Renê Júnior por Roque Júnior, eh, eh... A outra eu perdi, mas vi por relatos na hora no Twitter, embora não tenha entendido o que aconteceu: vazou um áudio de Janaína Xavier, que conferem aqui (postado por douglasoliveirajuri). Milton chamou Luiz Carlos Jr. direto do evento-teste no Maracanã, mas entrou a voz dela dizendo em meio a risos: "...por debaixo dos cabos, então... se o troço descer em cima de mim, eu te mato. Vem pra cá vocês, senta aqui." Não digo nada porque não entendi o contexto da fala, mas fica o registro.

SporTV II
Do Flávio Ricco no "Canal 1": André Fontenelle deixou São Paulo, onde era chefe de redação e não se ambientou muito bem, e foi para o Rio de Janeiro, onde cuidará de um novo núcleo de pautas criado pelo canal.

SporTV III
Durante um mês, a equipe de reportagem no Rio é reforçada pelo Robson de Lazzari, da RPC (Globo PR).

Rádio de São Paulo I
Duas novidades neste fim de semana: na Estadão, Felippe Facincani estreou no plantão esportivo em Santos x Palmeiras; e na Bradesco Esportes, Ponte Preta x Corinthians foi narrado por Luís Cláudio, do BandSports. (Atualização das 13:25: Luís já tinha narrado o amistoso de rúgbi Brasil x México, no fim de semana anterior, mas dessa eu não sabia pois não acompanhei essa transmissão e ninguém tinha me avisado.)

Rádio de São Paulo II
Bradesco Esportes, que anuncia para 8 da noite de hoje Paulistano x Flamengo, pelo Novo Basquete Brasil.

Rádio de Penápolis
O Lance! publicou aqui uma entrevista com Célio de Oliveira, narrador da Difusora e há quatro meses prefeito de Penápolis, que ontem estava com o coração dividido na transmissão no Morumbi por ser torcedor do São Paulo.

Edegar Schmidt
Da CATVE: a renda de um jantar beneficente ocorrido na última sexta, em Cascavel, foi revertida pelo técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, ao tratamento de saúde do ex-comentarista da Rádio Guaíba. Como bem sabe quem lê este PB, Edegar está internado há alguns meses aqui em Porto Alegre, desde que sofreu um AVC isquêmico às vésperas de viajar para Curitiba para trabalhar na rádio oficial do Atlético Paranaense.

Copa do Mundo
Do Flávio Ricco no "Canal 1": o encontro dos detentores dos direitos de transmissão do evento de 2014 (que incluem Globo, Band, SporTV, ESPN Brasil, BandSports e Fox Sports) apontou duas certas contrariedades: uma relativa à deficiência de alojamentos no Rio de Janeiro e outra, causando um mal-estar especial, relativo à demora da Anatel para se posicionar sobre a estrutura que será liberada.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Se a Band comanda e se preocupa tanto com a prova da Indy em SP, poderia tentar mudá-la para um outro fim de semana no futuro. Não fica legal colocá-la no mesmo fim de semana da semifinal do Paulistão. *** A imagem na Rede Vida na Claro TV continua uma porcaria há pelo menos uma semana, toda borrada, como se fosse tirada da Internet. Durante todo o dia ela está ruim, mas nos jogos de futebol ela fica ainda pior, pois atrapalha a nitidez para quem quer acompanhar as partidas. *** Antero Greco deu uma cutucada na 'cultura do pôquer' no 'Sportscenter', depois da exibição da propaganda disfarçada de reportagem do Ronaldo para o Poker Stars. Primeiro, disse que Ronaldo não gosta necessariamente do esporte e sim da grana que vai receber para 'jogar', e depois debochou da pretensão dita por alguns de que o pôquer se torne uma paixão nacional, dizendo que tem espaço para todo mundo, mas que o primeiro lugar é do futebol. *** Essa dança da Daniela Mercury com Joanna de Assis pelo visto foi ótima mesmo, será que ninguém tem o vídeo dela? (risos)" (Alexandre Rodrigues Alves)
Eu tô louco por esse vídeo, mas nada, hahaha... Vamos ver se no programa de hoje tem replay.

"Foram todos do Fox Sports que disseram que a volta de Garcilaso x Nacional seria nesta semana." (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Mas você deveria ter dito que todos na transmissão do jogo de ida disseram isso, Carlos. Sem fazer esta especificação, qualquer um poderia pensar que você falasse de um ou de outro, mas sem ser explícito na menção, complica. Especificação sempre, por gentileza. Sempre ajuda para a melhor compreensão de toda e qualquer menção, isso vindo de você ou de qualquer outro leitor.

"Será que os gênios não pensaram em nenhum momento que as caxirolas teriam o destino que tiveram ontem? Aí me vem Tadeu Schmidt no 'Fantástico' e, com a maior pose de bedel de escola, dá um pito na torcida dizendo que isso 'deveria ser um orgulho nosso e não um motivo de vergonha'. Por que deveríamos sentir orgulho desse jabá criado pelo marqueteiro Carlinhos Brown? Não devemos nada a ele, e parece até que a FIFA vai brecar a utilização desse troço, ainda mais depois de ontem. *** Tande fez pelo menos duas perguntas cretinas ao Zé Roberto no 'Esporte Espetacular'. Ele resolveu exumar o piriri do Ronaldo na Copa de 1998, uma conta devidamente zerada com o título de 2002, e perguntou como ele viu aquela situação. Rapaz educado, Zé deu lá uma resposta protocolar. Talvez alguém com a ironia mais afiada respondesse que viu isso 'sentado no banco de reservas'. Depois, Tande perguntou o que de fato aconteceu com Ronaldo. Era o caso de o Zé responder: 'Tu vens perguntar pra mim? Poxa, o cara tá vivo aí andando de um lado pra outro! Vai perguntar pra ele!' Parecia até que faltava assunto melhor. O que Zé Roberto poderia acrescentar a um assunto micha que já deu? Vai estudar jornalismo, Tande!" (Clayton Moreira)

"O que não consigo entender e é difícil achar resposta, pois até agora ninguém a tem - nem mesmo as operadoras querem dar essa resposta -, é que, por exemplo, a RPC TV tem transmissão em alta definição para Curitiba via antena simples, aquela específica para HD, mas para o satélite vai somente digital. Aí, sim, eu capto a programação da RPC pela Sky via satélite. Coisa que não se consegue entender." (Gunar Adolfo Paploski)

"Embora eu prefira a Guaíba, que acho uma pena que esteja se indo, Luiz Carlos Reche deveria ter ido para a Rádio Gaúcha há muito tempo." (Isabel Pinheiro)

"O problema não vai ser Taynah Espinoza cobrir o Palmeiras. O problema é essa mulher aparecer no Beira-Rio. Aí, sim, vai fica ruim." (Matheus Fraga)
Ué, o que que tem a ver uma coisa com a outra? Não entendi o que você quis dizer, sinceramente. Ela ficou dois anos na Band/RS cobrindo tanto Internacional quanto Grêmio numa boa e nunca teve qualquer problema. Se puder explicar o que você quis dizer com isso, eu agradeceria muitíssimo, pois juro que não captei o ponto onde você quis chegar.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.