.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Quarta, 24/4/2013
13:30 - Futebol, Campeonato Francês: Saint Etienne x Ajaccio - SPORTV2
15:00 - Futebol, Sul-Americano Sub-17: Venezuela x Uruguai - SPORTV3
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Borussia Dortmund x Real Madrid - ESPORTE INTERATIVO, ESPN e ESPN+
17:00 - Natação, Troféu Maria Lenk: várias provas - SPORTV2
17:05 - Futebol, Sul-Americano Sub-17: Brasil x Peru - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Gaúcho de Juniores: Grêmio x Internacional - TVCOM (RS)
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Red Bull Brasil x Guaratinguetá - TERRA (Internet)
19:10 - Futebol, Sul-Americano Sub-17: Paraguai x Argentina - SPORTV2
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Botafogo x Sobradinho - SPORTV e ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Avaí x Volta Redonda - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Red Bull Brasil x Guaratinguetá - TERRA (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: jogo a confirmar - ESPN+
20:15 - Futebol, Campeonato Cearense: Icasa x Guarany - DIÁRIO (CE)
20:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia x Bahia de Feira - PREMIERE FC
21:15 - Futebol, Copa Libertadores: Newell's Old Boys x Vélez Sarsfield - SPORTV2
22:00 - Futebol, Amistoso: Brasil x Chile - GLOBO e SPORTV
23:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Santos Laguna x Monterrey (final, ida) - FOX SPORTS

Quinta, 25/4/2013
12:30 - Vôlei, Italiano Masculino: final, jogo 1 - BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Liga Europa: Basel x Chelsea - ESPORTE INTERATIVO e TERRA (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Fenerbahce x Benfica - ESPN e TERRA (Internet)
17:00 - Natação, Troféu Maria Lenk: várias provas - SPORTV
18:00 - Velocidade, Sprint Race British Superbike: etapa de Brands Hatch - BANDSPORTS (gravado)
20:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Milwaukee Bucks - SPACE
20:30 - Futebol, Campeonato Goiano: Goiás x Aparecidense - PREMIERE FC
21:00 - Futebol Americano, NFL: primeira rodada do Draft 2013 - ESPN
21:30 - Futebol Americano, Legends Football League: Green Bay Chill x Seattle Mist - BANDSPORTS (gravado)
22:15 - Futebol, Copa Libertadores: Real Garcilaso x Nacional - FOX SPORTS

Sexta, 26/4/2013
9:00 - Tênis, WTA de Stuttgart: duas quartas-de-final - BANDSPORTS
15:30 - Futebol, Campeonato Francês: Lille x Sochaux - SPORTV
15:30 - Vôlei, Italiano Feminino: semifinal, jogo 1 - BANDSPORTS
17:00 - Natação, Troféu Maria Lenk: várias provas - SPORTV2
19:00 - Judô, Desafio Internacional: Brasil x Cuba - SPORTV
20:00 - Futsal, Liga Futsal: Corinthians x São Bernardo - ESPN BRASIL
20:30 - Velocidade, Nascar Nationwide Series: etapa de Richmond - FOX SPORTS
21:00 - Futsal, Liga Futsal: São Paulo x Jaraguá - SPORTV
21:00 - Basquete, NBA: New York Knicks x Boston Celtics - ESPN
23:30 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Los Angeles Lakers - ESPN
Quarta, 24 de abril de 2013
E agora, Globo?

Como bem sabem, a Rede Globo é a detentora principal da Liga dos Campeões da UEFA na TV aberta brasileira, com seu pacote de partidas contemplando as disputas das quartas-feiras e mais a final ao vivo, com o contrato estabelecendo que ela deve mostrar um mínimo de cinco partidas. Como outras ela não quer exibir por esses e aqueles motivos, geralmente opta por uma ida e uma volta nas quartas-de-final, uma ida e uma volta na semifinal, além da finalíssima. Os outros jogos quem mostra é a Bandeirantes, à qual este pacote é sublicenciado e inclui também os jogos que ela, Globo, transmite. Assim vale nesta temporada de 2013/2014 e nas de 2014/2015 e 2015/2016. Já outro pacote de partidas em canal aberto quem detém é o Esporte Interativo, com transmissões às terças-feiras e finalíssima em VT. E por que raios tô dizendo algo que quem lê este PB já sabe, interrogação?

Porque foi inevitável não lembrar ontem da coluna "Painel FC", do Bernardo Itri, publicada pela Folha de S.Paulo no dia 13 deste mês. Ali consta claro e cristalino feito a água que bebemos e na qual nos banhamos (uai, que é que me deu pra dizer isso? risos): assim que foram sorteadas as semifinais, Globo e Esporte Interativo acertaram que a primeira - junto com a Band - ficaria com os dois Barcelona x Bayern de Munique e que o segundo teria os dois Real Madrid x Borussia Dortmund. Porém, há o truque acertado de que a Globo pode trocar o confronto na rodada de volta, semana que vem, se o jogo dela na ida tiver um destaque menor para a volta do que o outro.

E depois do que vimos nesta terça-feira, com o Bayern de Munique patrolando o Barcelona por 4 x 0 e ficando com um pé e quatro dedos do outro na final de 25 de maio (ainda mais que, se fizer um gol na Espanha, só sairá da Liga dos Campeões se tomar meia dúzia por 5 x 1 não bastar devido ao gol fora), a única possibilidade deste confronto ter sua volta exibido por Globo e Bandeirantes na quarta-feira da semana que vem é se hoje o mesmo acontecer tanto da parte do Borussia Dortmund quanto da do Real Madrid, o que faria a volta ter "amistosaços". Do contrário, fica muito aberta a possibilidade dela deixar Barça x Bayern pro E+I e pegar Real x Borussia.

Um precedente para tanto foi notado aqui no Brasil nesta semana - e, pelo amor de Deus, eu não comparo nem as competições e nem os clubes, mas apenas e tão somente o contexto televisivo da coisa. O Campeonato Pernambucano tem duas voltas no Recife, já que os três grandes tão na semifinal e o Sport é mandante no seu duelo com o interiorano Ypiranga. E é claro que as duas partidas não seriam simultâneas no domingo por aquilo de evitar confronto de torcidas e tudo mais, ficando uma no sábado e outra no domingo. Na rodada de ida, o Sport atropelou por 5 x 1 e o Santa Cruz fez apenas 1 x 0 no Náutico. Qual foi a consequência? A Globo Nordeste ficou com Náutico x Santa para domingo, muito mais indefinido está, e isso levou Sport x Ypiranga para sábado.

Então, é cuidar o que acontecerá logo mais em Borussia Dortmund x Real Madrid, que em termos de TV aberta o Esporte Interativo mostrará a partir das 3 da tarde, com pré-jogo de 45 minutos (e aqui em Porto Alegre, para os que não tiverem TV paga, felizmente a TV Urbana anuncia a partida ao vivo, mas sem o pré-jogo e sim direto na bola rolando às 15h45, logo após o programa independente "Vivi na TV"). E depois, é ver o que a Globo fará.

Rede Globo I
Algumas que peguei da transmissão de Bayern de Munique x Barcelona por menções no Twitter e de uma rápida olhadela antes do primeiro trilar de apitante, já que não a acompanhei por ver o jogo ao mesmo tempo pela Band na TV de antena comum e pela ESPN na TV com Sky, além de gravar a transmissão da Bradesco Esportes FM para escutar na madrugada: o onipresente Thiaguinho foi o artista convidado especial, além de uma vez mais ali estar Belletti, que Galvão Bueno definiu como "convidado oficial dos jogos do Barcelona"; durante o noticiário da Seleção Brasileira, o narrador disse que a estreia dela pela Copa das Confederações será no Mané Garrincha, e que sabe que mudaram o nome, mas que será Mané Garrincha para sempre; e (aí não vi por qual motivo houve a menção) Galvão se confundiu e disse que Arnold Schwarzenegger foi "Miss" Universo, quando foi Mister...

Rede Globo II
Da Keila Jimenez no "Outro Canal" da Folha de S.Paulo: a emissora não vai lançar um plano comercial para a Copa das Confederações, questão que teve alterado diversas vezes o pensamento dela a respeito. Isso é curioso pois, em sentido contrário, a Band está comercializando cotas pro torneio. A Globo só venderá reclames avulsos.

TV Globo Minas
O vencedor de Brasil x Chile, amistoso realizado hoje à noite no Mineirão, ganhará uma taça especial alusiva aos 45 anos da emissora própria das alterosas. Só não entendi o GloboEsporte.com inventar que a Globo Minas fará aniversário depois de amanhã, quando a data já foi completada em 5 de fevereiro, o que é comprovado aqui.

Copa Libertadores
Recolocaram mesmo Independiente Santa Fé x Grêmio em 7 de maio, terça-feira, agora às 8 da noite (Brasília). Mas o Tricolor ainda tentará recolocar este jogo no dia 16, quinta-feira, devido à possível final do segundo turno do Campeonato Gaúcho no dia 5. Isso é importante também para fins de RBS TV, porque dia 5 é domingo e, se for mesmo dia 7 o jogo do Grêmio e ele decidir a Taça Farroupilha, a bola rolará forçosamente no dia 4, um sábado.

Rede Bandeirantes I
Só falta uma melhor divulgação disso no seu site e também mais chamadas no ar, mas na cara está que exibirá Santos x Palmeiras às 16h15 (clássico marcado para este horário pois a Globo o mostrará em SP e, sendo às 16h15, encaixa bem a grade com "Flor do Caribe" às 18h25, ainda mais se der pênaltis). Isto ficou evidenciado durante Bayern de Munique x Barcelona. Duas ou três vezes, Téo José anunciou o "Deu Olé" de sábado para as 15h50, seu horário normal. Porém, aos 23 minutos do segundo tempo e certamente avisado pela produção para tanto, ele informou que o programa será mais cedo, às 14h45. É preciso que eu diga mais alguma coisa?

Rede Bandeirantes II
Do Flávio Ricco no "Canal 1": ao receber o título de cidadão de São Paulo anteontem, na Câmara de Vereadores, o ex-jogador, comentarista e apresentador Neto disse que agora é "um legítimo caipira da cidade grande".

Rede Bandeirantes III
Reforçando o que completei em adendo na coluna de ontem: o novo repórter esportivo da emissora de São Paulo, visto segunda-feira nas matérias de Corinthians x Atlético Sorocaba, é Renato Dias, egresso da Band Vale.

Band/RS
Só falta saber a data, mas é certo: vem aí a versão gaúcha de "Os Donos da Bola". Novidade atestada aqui, em foto publicada pelo repórter Vagner Martins. Bem perceptível é o logo do programa no plasma do cenário da versão gaúcha do "Brasil Urgente" (o mesmo estúdio abriga até três produções distintas, atestei isso quando lá estive no ano passado), assim como nos monitores anexos às câmeras dá para notar que o cenário é o mesmo do programa original do Neto para São Paulo e Campinas. Será que a Rede Bandeirantes vai padronizar "Os Donos da Bola" em seus esportivos locais? Afinal, muito curioso eu saber disso aqui em Porto Alegre apenas um dia depois de saber que estreará na próxima segunda a versão mineira, apresentada por Héverton Guimarães. (Atualização das 11:35: também será na segunda-feira da semana que vem a estreia dos "Donos da Bola" gaúchos, como veem nesta imagem aqui onde reunidos estão, pela ordem, Fabiano Baldasso, Luiz Fernando Záchia, o apresentador Leonardo Meneghetti, Ribeiro Neto, Homero Bellini Jr. e Chico Garcia. Porém, chama a atenção o programa ser às 13h. Mas e o "Jogo Aberto RS"? Continuará na meia hora anterior? Ou farão algo a mais que ainda não sei?)

RedeTV!
De Gisele Alquas no UOL Televisão: agora, sim, foi confirmada para a próxima segunda-feira a estreia do novo programa esportivo matinal, que terá Sílvio Luiz, Juarez Soares, Luiz Ceará e a estreante Priscila Machado, que é graduada em Jornalismo (e ressalto isso até por conta do que destaquei na coluna de domingo e por conta disso até retirando o termo "invencionice" por vir à mente invencionices como Tande na Globo e as gêmeas Feres na Band, mas acho que já esclareci isso). A data não é confirmada pela emissora, mas garantida é pelo narrador, que recebeu o aval do vice-presidente Marcelo Carvalho. O título ainda não está definido e Sílvio esclareceu que não será "Olho no Lance" pois avisou que, se o programa acabasse, levaria o título com ele pois é uma marca registrada sua. Além disso, ele afirmou que o programa só terá jornalistas formados, sem qualquer "ex".

Rede Record
É por causa dela que vai acontecer algo que não deveria acontecer: o ASA ter que disputar dois jogos em menos de 48 horas. Bom, dela e da CBF também. Tudo porque o time de Arapiraca vai enfrentar o Santa Cruz do Rio Grande do Norte, pela Copa do Brasil, amanhã à noite. Não consta que este jogo será exibido pela televisão, por isso, problema nenhum haveria para a bola rolar hoje mesmo. Desta forma, sendo a partida nacional amanhã, a local deveria ocorrer no domingo. Só que será no sábado, às 8 e meia da noite, pois foi a faixa liberada para a TV Pajuçara mostrar ASA x CSA. Haveria tanto problema realizá-la no domingo? Tá, tem o "Programa do Gugu" à tarde, mas que fizessem um remanejo especial ou mesmo deixassem a partida pra noite, depois das 7 horas.

Luiz Felipe Scolari
Do UOL Esporte: o técnico da Seleção Brasileira concedeu entrevista coletiva ontem e topou com Roger Flores, agora comentarista do SporTV, dizendo que ele está muito bem na função. Na mesma ocasião, ele reencontrou Dadá Maravilha, a quem enfrentou quando era zagueiro do Caxias e Dario atacante do Internacional. Apenas não entendi o UOL dizer que o Peito de Aço "trabalha para uma televisão de Belo Horizonte". Algum problema em dizer que é a TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais? Ou simplesmente não sabiam qual canal era?

ESPN Brasil I
Vencido pelo sono, "capotei" e não pude assistir ontem ao "Bola da Vez" com Casagrande. Terei de pegar o repeteco das 2 da tarde de hoje. Deve rolar pelo menos mais um repeteco no fim de semana, mas o site da emissora ainda não disponibiliza a grade de programação a partir de sábado (deve sair só amanhã, eu acho).

ESPN Brasil II
Veem aqui uma foto muito legal: o posto de transmissão onde Paulo Andrade e Mauro Cezar Pereira ficaram na Allianz Arena para fazer Bayern de Munique x Barcelona nesta terça-feira - eles, que vão hoje para Barcelona.

ESPN Brasil III
Paulo Soares e Antero Greco foram convidados do "Programa do Jô" desta madrugada. Também não vi por ter sido vencido pelo sono, além do vídeo disponível aqui só ter sido publicado no início desta tarde - e até agora, 13h, não pude vê-lo. Ao menos escutei tudo pelo genial recurso Semana CBN (já que o "Programa do Jô" é retransmitido simultaneamente pelo programa "CBN Madrugada"). Dava para ter sido melhor, mas o problema é geral das entrevistas do Jô há um tempão. Mesmo assim, teve momentos legais com a dupla do "Sportscenter". Eu não sabia, por exemplo, que Paulo ganhou o apelido "Amigão" do Osvaldo Pascoal quando colegas de Rádio Record há muitos anos. A entrevista foi gravada ontem à noite e incluiu menções à goleada do Bayern sobre o Barcelona.

A propósito disso
O principal momento da participação de Amigão e Antero, contudo, foi numa participação gravada de Milton Leite, que foi colega dos dois na ESPN até deixá-la em 2005. A pergunta do narrador do SporTV, do Premiere FC e da Globo foi sobre estarmos em tempos onde muita gente querendo fazer graça com programas de jornalismo, sobretudo esportivo, e muitas vezes passando do ponto - o que observou não ser o caso dos dois, que são muito bem humorados, que arrancam risos de quem vê o noticiário, também riem muito e às vezes perdem o controle e riem no ar. Então, ele perguntou onde está o limite entre o bom humor e não extrapolar, e como a dupla encontra um equílbrio que não desrespeite a informação. Então, Paulo e Antero observaram que dá para sério sem ser sisudo, que são jornalistas e não humoristas, e que a descontração é uma coisa e a informação é outra.

A hora do desabafo
Feito no Twitter pelo Rafael Araldi, narrador da Rádio Regional FM de Florianópolis, antes de começar Bayern x Barça: "O mundo do esporte vai parar para ver o jogo de daqui a pouco e 70% dos colegas que vão transmitir a Copa do Mundo não tão nem aí para ele. Aí, quando chegar o Mundial, vamos ouvir besteiras como 'esse cara joga onde?' e muitas pérolas na pronúncia dos nomes." Araldi, não custa lembrar, que tem uma boa rodagem em futebol internacional de quando transmitiu campeonatos europeus por alguns anos na TV Esporte Interativo.

Rádio de Belo Horizonte
Nem Alberto Rodrigues e nem Mário Henrique. Milton Naves narrará Brasil x Chile, hoje à noite, pela Itatiaia. Natural, porque é ele o locutor dos amistosos da Seleção Brasileira. Mesmo assim, pensei que pudesse ser diferente neste jogo em BH, com o Vibrante num tempo e o Caixa no outro. Mas é mais justo mesmo o Milton.

Rádio de São Paulo I
Da série "vai entender?": as transmissões da Jovem Pan na Liga dos Campeões da UEFA não podem ser ouvidas pela Internet, somente pelo AM 620 e pelas operadoras de TV paga. Só assim deu para ouvir Bayern x Barça na voz do José Manoel de Barros e só assim dará para escutar Rogério Assis em Borussia Dortmund x Real Madrid. Na web (tanto só áudio quanto webcam), o som disponibilizado é da reprise do matutino "Jornal de Serviço".

Rádio de São Paulo II
Já a Bradesco Esportes FM veiculou o jogo de ontem pela Internet (o de hoje só será acompanhado em posto), por isso gravei sua transmissão para escutar em "Audio Tape" na madrugada. Assim como na Rádio ESPN por conta da ESPN Brasil, também a Bradesco Esportes teve o som-ambiente verdadeiro da Allianz Arena por pegá-lo da imagem gerada para a transmissão da TV Bandeirantes. Alternativa boa pelo bom humor de Hugo Botelho e associados, que vale a escutada. Todo o pessoal era paulista, mas a emissora carioca teve Wellington Campos nos comentários junto com Alexandre Praetzel. Veio do Wellington um momento na etapa inicial que me deixou especialmente boquiaberto: dizer que Mario Gomez é um "(Hernane) Brocador piorado". Eh, eh, eh...

Rádio de São Paulo III
Mais um novo repórter na nova equipe da Estadão: Douglas Araújo, ex-Nova Difusora e Tri FM, entre outros.

Rádio de Curitiba
Do Capitão Hidalgo no Bem Paraná: a audiência da Rádio CAP, que é a emissora oficial do Atlético Paranaense escutada direto no radinho de pilha pela 95,7 FM, subiu bastante e, no Atle-Tiba de domingo, houve recorde de acessos via Internet tanto pelo site da 95,7 quanto pelo site do Furacão. Afirma Hidalgo que esta inovação, da qual é componente, se fortalecerá cada vez mais perante os torcedores em geral. Ele deu exemplos da Tupi de São Paulo, cuja Equipe Líder prioriza a Portuguesa, e da Gre-Nal aqui em Porto Alegre, além das cariocas Mauá e Continental priorizarem o Vasco nos tempos do saudoso Orlando Batista - mas claro que ressaltou que elas falam de tudo um pouco, diferentemente da Rádio CAP, que é exclusivamente de um time.

A saideira
De Danilo Lavieri no UOL Esporte: Thiago Carleto odeia ex-jogadores comentaristas que emitem críticas às vidas pessoais dos atletas atuais. O lateral esquerdo do São Paulo reclama de gente que passou por tudo que ele e outros de agora passam, e inventam de falar mal e entrar na vida particular do jogador, não importa qual seja o clube. Afirma que a imprensa não é má, mas que coisas assim chateiam. Como exemplo positivo, Carleto citou Caio Ribeiro, da TV Globo, que jogou e poderia falar muito mais, mas se coloca em seu lugar e se porta como um jornalista, sendo coerente, além de saber ser pontual sem precisar ir na ferida. Como exemplo negativo, disse que tem um que desrespeita profissional e pessoa ao criticar a vida pessoal, não querendo citar nomes por gostar de falar só de coisas boas e não curtir polêmica, além de depender muito da imprensa.

Porém, contudo, todavia, entretanto...
...na última semana, uma camisa são-paulina de Carleto foi enviada ao programa "Os Donos da Bola", da Band de São Paulo, e escrita nela estava "chupa, Neto!". Isso teve relação com a descrença do ex-jogador em relação à classificação do Tricolor para as oitavas da Libertadores, vinda no triunfo sobre o Atlético Mineiro.

Momento Raridade Rara

Há 10 anos hoje completados, acontecia aquele que se tornaria o jogo mais célebre da história do Paysandu. Não valeu título, estava longe disso. Seu adversário reverteu a parada na volta. Mas aquele fato específico jamais foi esquecido: a vitória por 1 x 0 sobre o Boca Juniors, na Bombonera, em 24 de abril. Naquele ano de 2003, além da Globo em canal aberto, só quem mostrou a Copa Libertadores foi a Fox - não o Fox Sports, do qual vinham as imagens apenas, mas sim a Fox mesmo, o canal de filmes e seriados como "Arquivo X" e "Os Simpsons". Os jogos eram feitos por dois ex-PSN: narração de Marcos César, hoje na NBA do Space, e comentários de Paulo Echebarria, que trabalhou no esporte da antiga TV Globo Noroeste Paulista (atual TV TEM de São José do Rio Preto) depois de fazer o "MGTV" na Globo Minas e antes de ser apresentador do CBS Telenotícias Brasil.

Eis três registros do gol de Iarley naquela jornada histórica do Papão da Curuzu: este aqui (postado por f1acervo), alguns picotes do vídeo postado à parte, traz o áudio original da Fox, com Marcos César; este aqui (postado por tvthiago2011) tem a narração de Ronaldo Porto pela Rádio Clube; e este aqui (postado por fernandobarrosop) apresenta uma reportagem de Syanne Neno na TV Liberal, a afiliada da Rede Globo no Pará.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Pelo visto, a ESPN está com a ideia de colocar ex-jogadores para comentar em todos os esportes. Agora estão levando o Cadum, que já foi da seleção brasileira de basquete, para comentar a NBA. *** Que rolo essa data de Independiente Santa Fé x Grêmio. Não seria mais fácil definirem isso de uma vez antes de saírem divulgando possíveis datas? *** Quem é esse novo diretor esportivo da RedeTV! que não seria chegado em futebol? Espero que ele não seja chegado em beisebol para pensar em transmitir isso na TV aberta. (risos) *** Será que a Globo vai transmitir Santos x Palmeiras para evitar críticas por preferir quase sempre os jogos do Corinthians e talvez já acostumar a torcida palmeirense às transmissões da Série B aos sábados? *** São Paulo x Penapolense deveria ser no sábado à noite para ele ter mais tempo para se preparar para o jogo contra o Atlético Mineiro. *** Não esquenta com as mudanças de horário que fazem a sua bem completa 'Agenda da TV' sofrer alguma alteração de última hora, seu trabalho é de grande valor e têm coisas que não conseguimos controlar. *** Como ainda não tenho Twitter, não te parabenizo pelo aniversário de sua conta (risos). Brincadeira, parabéns por isso. Se fosse para você escolher um só, qual o perfil fake ou mesmo de alguém conhecido e real mesmo mais engraçado que você conhece?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: @JuarezRoth, sem pensar duas vezes. Fake cauteloso e genial do Celso Roth. Segundo: domingo é um dia mais nobre que sábado e São Paulo x Penapolense tem um clube grande envolvido, por isso este é o jogo de domingo à noite no SporTV e não Mogi Mirim x Botafogo. Deve ser assim que a Globosat pensou ao elaborar a grade das quartas do Paulistão. E terceiro: vai ver esse novo diretor esportivo da RedeTV! se inspirou na TV Pampa, que leitores de longa data lembrarão bem do quanto reclamei por nunca passar Série B e Liga Europa quando transmitidas pela emissora nacional, além de só de vez em quando passarem os Campeonatos Italiano e Inglês. Agora, a época do MMA tinha até repetecos regionais, tanto no "Sábado Campeão" (que passava aos domingos com um título renomeado pela própria Pampa com a desculpa de mostrá-lo neste dia) quanto no "UFC Sem Limites".

"Embora não seja atleticano e sim paranista, acho a ideia de uma rádio fidelizada boa. Só não concordo com o modo executado pela direção do Atlético, pois como pode em um país democrático não se liberar os funcionários para darem entrevista, chegando ao cúmulo de não liberar a presença em entrevista coletiva de repórteres que não de sua rádio? Os repórteres da rádio oficial com certeza não irão indagar quando o clube for mal em algum jogo ou a direção fazer alguma 'caca'. Guardando as devidas proporções, é como os funcionários do governo federal só dar entrevista para os veículos da EBC." (Célio Roberto Oliveira)

"Volta, Casão! Teu lugar é na ESPN! Não resisti, he, he... Lembraram esse Corinthians x Flamengo de 1993 no 'Bola na Vez', jogo particularmente vivo na minha memória porque se deu no mesmo dia em que meu irmão foi batizado e que lembro de ouvir na Rádio Globo com José Carlos Araújo e Washington Rodrigues. Casagrande parecia estar em casa neste programa raro, com uma entrevista honesta feita por pessoas reconhecidamente admiradoras do entrevistado, mas nem por isso ficando aquele ar de 'bola levantada pra cabecear pro gol aberto'. Vale ver a reprise, e é raro a gente poder dizer isso de qualquer programa, jornalístico ou não." (Clayton Moreira)

"Não critico a Globo por convidar Thiaguinho para comentar a Liga dos Campeões pois virou uma coisa normal. Por mais que se critique, vão continuar com esses convidados sem relação com o futebol. Mas é estranho e errado a ESPN colocar Sorín para comentar as semifinais. Seria melhor colocar Gerd Wenzel nos jogos e não no 'Bate-Bola'. Ele serve para o programa e não para as transmissões? Contradições. *** Roberta Gabardo também poderia ser uma opção para o programa do Sílvio Luiz na RedeTV!." (Fernando Clemente)
Roberta saiu da emissora há meses, Fernando, o que destaquei à ocasião uma duas vezes aqui no site. Ela não foi para outro canal pois vai voltar em definitivo para Porto Alegre em breve e, aqui, continuar sua carreira de jornalista esportiva.

"Além do Barcelona, o grande perdedor dessa história foi a Globo. Se em 1º de maio ela optar por passar Barça x Bayern, terá uma audiência não muito grande. Se não passar, ficará com a audiência pífia de sempre da 'Sessão da Tarde'. E pensar que ela poderia ter uns 20 pontos ou mais se exibisse São Paulo x Atlético Mineiro à tarde. *** Puxando pela memória, desde 2004 não acontecia de passar jogos no sábado e no domingo na TV aberta na fase eliminatória do Paulistão. A última vez foi com São Caetano x Santos e Paulista x Palmeiras, pelas semifinais." (Fernando Henrique França Gemignani)
Os dois jogos passaram na Globo e só Paulista x Palmeiras, domingo, a Record também mostrou porque na época Raul Gil tinha um peso tão forte na emissora que não deixava seu programa ser interrompido para passarem futebol aos sábados - e, por isso mesmo, todas as vezes que tinha futebol neste dia a Record não mostrava, ficando só na Globo.

"Vendo o imperdível 'Bola da Vez' com Casagrande, fiquei com uma dúvida: na ausência dele entre 2007 e 2009, quem comentou os jogos da Globo de SP?" (Gabriel Aguiar)
Ué, muito óbvio: Paulo Roberto Falcão no restante de 2007 e Caio Ribeiro a partir do Campeonato Paulista de 2008, quando estreou na emissora tendo sua chegada merecedora até de reportagem especial do Abel Neto no "Jornal Nacional" antes do início da competição.

"Já entrei em contato com as emissoras de TV e com a Sky, mas nenhuma resposta concreta recebo deles. Interessante é observar que, na cidade, você tem gratuitamente o sinal em HD das abertas. Vai saber, não é?" (Gunar Adolfo Paploski)
Publiquei a mensagem original na coluna de ontem. Se alguém souber ajudá-lo, agradecido ficarei.

"Como é que o diretor de esporte da RedeTV! não gosta de futebol? Vai colocar o quê na programação? X-Games para traçar no Ibope? São coisas que só vemos nela. Só espero que pelo menos o programa do grande Sílvio Luiz salte de 30 para pelo menos 60 minutos." (Heytor Dias)
Meio difícil. A Igreja Universal terceiriza a faixa das 12h às 15h, e não sei se João Kléber toparia perder mais espaço no seu "Você na TV", que ele jura que vai brigar pela liderança com a Fátima Bernardes. E a quem achou estranho isso do diretor - e não foram poucos, diga-se -, digo que só publiquei isso na coluna de ontem porque recebi de um bom amigo o relato de uma conversa que ele teve na semana passada por uma pessoa altamente sabedora das coisas da RedeTV!.

"Desisti. Desisti mesmo! Não quero nem mais ouvir falar em futebol brasileiro, Estaduais, times falindo etc. A cartolagem da CBF faz a festa e ninguém faz uma pressão necessária para ela deixá-la. O 'grande' SporTV, tão rico, tão cheio de narradores e comentaristas, tão 'bonitinho', que bom seria se eles tivessem a competência da ESPN! É incrível como eles evitam falar disso. Não querem se meter em encrenca. Não querem ser polêmicos. Querem ser uma 'equipe unida e feliz'. Ninguém discorda de ninguém, informações superficiais. Mas sempre mostram que são um 'grande canal de esporte'. É triste ver que esse é o canal esportivo mais assistido do Brasil. Mesmo com uma verba muito inferior, a ESPN consegue ser milhões de vezes superior ao SporTV. Que bom que eu tenho TV por assinatura e que bom que tenho ESPN. Se não fosse ela, quem faria pelo menos o mínimo de pressão sobre a CBF? A Globo? Com certeza, não! A Band? Com certeza, não! O SporTV? Não! Desisti de acompanhar esse futebolzinho daqui desse país. Agora, sou torcedor do Manchester City e irei ver grandes campeonatos, com estádios cheios, competições organizadas, grandes e valorizados jogadores. Todos deveriam fazer o mesmo. Esse futebol no Brasil não merece a mínima atenção. Que pena. A causa da queda de audiência nos estádios e na TV é a vergonha que temos de nosso futebol. Simples." (Italo Queiroga)

"Com todo o respeito ao Daivid Poeys Mendes, mas é absurdo ele sugerir que a ESPN contrate Luiz Alfredo, que teve seu auge há no mínimo uns 15 anos. Todos os narradores da ESPN são melhores que ele, que eu já achava fraco para a RedeTV!." (Paulo Henrique Gonçalves)

"A ESPN Brasil está masculinizada demais. Tá faltando mulher nessa emissora! Tinha Elys Marina no 'Futebol no Mundo', Soninha no 'Sportscenter Meio-Dia' e Adriana Saldanha no 'Loucos Por Futebol'. Hoje, transformaram o canal num Clube do Bolinha. *** Espero que a entrevista do Milton Leite no 'Altas Horas' signifique que a Globo vá dar mais espaço para ele, como ser o quarto narrador na Copa do Mundo e na Copa das Confederações. *** É verdade que a Globo mostrou o Campeonato Italiano nos anos 80?" (Ricardo Haertel)
Primeiro: há mulheres na ESPN, sim. Tem Juliana Veiga apresentando o "Sportscenter" específico da ESPN às 8 da noite junto com Fernando Nardini e participando de transmissões de esportes radicais, tem Adriana Saldanha na direção geral do projeto "Caravana do Esporte", tem Marcela Rafael na reportagem (atualmente não pois ela está de licença-maternidade), tem Gabriela Moreira dividindo a reportagem do Rio de Janeiro com Cícero Mello, há Vivian Mesquita no "X Center" da ESPN+... Só se você sente falta de mais mulheres nos jornais diários e na cobertura do futebol, isso sim. Segundo: já destaquei aqui no site há algum tempo que tanto Milton Leite quanto Luiz Carlos Jr. vão narrar os dois eventos como titulares do SporTV e componentes da Globo, junto com os três principais dela. Talvez você tenha perdido a coluna do dia em questão. E terceiro: foi por poucos anos, mas foi, sim. A Globo passou o Italiano principalmente pelo "fator Zico", quando ele deixou o Flamengo para jogar na Udinese, além de ter o já consagrado "Rei de Roma" Falcão, mas mostrava jogos de outros clubes também. Podes ver aqui (postada por pugaman77) uma chamada de Napoli x Milan e Fórmula 1 em Portugal em 21/10/1984.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.