.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito.
Obs.: horários de Brasília

Terça, 23/4/2013
7:55 - Futebol, Campeonato Argentino: Vélez Sarsfield x Newell's Old Boys - FOX SPORTS (gravado)
15:30 - Vôlei, Italiano Feminino: quartas-de-final - BANDSPORTS
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Bayern de Munique x Barcelona - GLOBO, BAND, ESPN, ESPN+ e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
17:00 - Natação, Troféu Maria Lenk: várias provas - SPORTV
20:00 - Beisebol, MLB: jogo a confirmar - ESPN+
21:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x New York Knicks - ESPN
22:00 - Futsal, Liga Futsal: ACBF x Maringá - SPORTV
22:00 - Velocidade, Mundial de Endurance: 6 Horas de Silverstone - SPORTV2 (gravado)

Quarta, 24/4/2013
13:30 - Futebol, Campeonato Francês: Saint Etienne x Ajaccio - SPORTV2
15:00 - Futebol, Sul-Americano Sub-17: Venezuela x Uruguai - SPORTV3
15:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Borussia Dortmund x Real Madrid - ESPORTE INTERATIVO, ESPN e ESPN+
17:00 - Natação, Troféu Maria Lenk: várias provas - SPORTV2
17:05 - Futebol, Sul-Americano Sub-17: Brasil x Peru - SPORTV
19:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Red Bull Brasil x Guaratinguetá - TERRA (Internet)
19:10 - Futebol, Sul-Americano Sub-17: Paraguai x Argentina - SPORTV2
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Botafogo x Sobradinho - SPORTV e ESPN BRASIL
19:30 - Futebol, Copa do Brasil: Avaí x Volta Redonda - FOX SPORTS
20:00 - Futebol, Campeonato Paulista Série A2: Red Bull Brasil x Guaratinguetá - TERRA (Internet)
20:00 - Beisebol, MLB: jogo a confirmar - ESPN+
20:15 - Futebol, Campeonato Cearense: Icasa x Guarany - DIÁRIO (CE)
20:30 - Futebol, Campeonato Baiano: Bahia x Bahia de Feira - PREMIERE FC
21:15 - Futebol, Copa Libertadores: Newell's Old Boys x Vélez Sarsfield - SPORTV2
22:00 - Futebol, Amistoso: Brasil x Chile - GLOBO e SPORTV
23:00 - Futebol, Liga dos Campeões da Concacaf: Santos Laguna x Monterrey (final, ida) - FOX SPORTS

Quinta, 25/4/2013
12:30 - Vôlei, Italiano Masculino: final, jogo 1 - BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Liga Europa: Basel x Chelsea - ESPORTE INTERATIVO e TERRA (Internet)
16:00 - Futebol, Liga Europa: Fenerbahce x Benfica - ESPN e TERRA (Internet)
17:00 - Natação, Troféu Maria Lenk: várias provas - SPORTV
18:00 - Velocidade, Sprint Race British Superbike: etapa de Brands Hatch - BANDSPORTS (gravado)
20:00 - Basquete, NBA: Miami Heat x Milwaukee Bucks - SPACE
21:00 - Futebol Americano, NFL: primeira rodada do Draft 2013 - ESPN
21:30 - Futebol Americano, Legends Football League: Green Bay Chill x Seattle Mist - BANDSPORTS (gravado)
22:15 - Futebol, Copa Libertadores: Real Garcilaso x Nacional - FOX SPORTS
Terça, 23 de abril de 2013
Aí, sim, fomos surpreendidos novamente!

A frase de Mário Jorge Lobo Zagallo em uma entrevista no fim dos anos 70, que ficou célebre ao virar vinheta da edição paulista do "Globo Esporte" em 2009, define bem demais a "surpresa surpreendentemente surpreendente" anunciada ontem: a TV Globo vai mostrar dois jogos das quartas-de-final do Campeonato Paulista. Na realidade, ela já faz isso desde sempre, com um em rede para todo o estado de SP, menos a praça, que assiste um outro, com o grande paulistano mandante. Só que, desta vez, vão passar dois em rede estadual, um em cada dia.

Confirmando o que já se previa por questões de preferência televisiva e datas da Libertadores, Ponte Preta x Corinthians será no domingo e Santos x Palmeiras no sábado, ficando São Paulo x Penapolense no domingo e Mogi Mirim x Botafogo no sábado, estes dois às 18h30 e com SporTV. O encontro dos alvinegros será às 16h, com Globo e Bandeirantes. A surpresa foi o mesmo o clássico ganhar TV aberta, quando eu imaginava que este seria o jogo do SporTV, ficando Tricolor x Pantera só no Premiere FC. Ah, mas tem um detalhe que torna esta situação diferenciada: Peixe x Verdão será às 16h15, horário que encaixa direitinho com a grade de programação da Globo aos sábados, vindo na sequência não sei se da "TV Xuxa" ou do "Caldeirão do Huck" e antecipando "Flor do Caribe", que começa por volta das 18h25 - e o jogo às 16h15 dá uma folga pro caso de termos uma disputa de pênaltis.

Agora, falta apenas a Bandeirantes também confirmar a transmissão de Santos x Palmeiras, o que neste caso faria ela passar em todo o Brasil pois este será o único jogo de TV aberta no sábado por esta excepcionalidade (outros na mesma faixa estão confirmados para 4 em ponto) - e não seria o primeiro jogo de Estadual em rede total pela Band em 2013, pois assim aconteceu com Guarani x São Paulo e Flamengo x Resende.

Outras sobre os Estaduais

*De Igor Siqueira no Lance!: dirigentes de Botafogo e Fluminense procuraram Marcelo Campos Pinto, diretor da Globo Esportes, para conseguir inverter os dias das semifinais da Taça Rio. Nada atendido, no entanto, e estão confirmados Botafogo x Resende para sábado, 18h30, e Fluminense x Volta Redonda para domingo, 16h. Fogão x Gigante do Vale só no Premiere FC e Flu x Voltaço nele e também na Bandeirantes e na Globo.

*Em Minas Gerais, a Globo mostrará um jogo de cada duelo: Villa Nova x Cruzeiro no próximo domingo e Atlético x Tombense no domingo seguinte, ambos às 16h. Ficam exclusivos do Premiere FC tanto Tombense x Atlético, às 16h do próximo sábado, quanto Cruzeiro x Villa, às 20h30 da quarta-feira, dia 8.

*Aqui no Rio Grande do Sul, a RBS TV vai transmitir Internacional x Veranópolis às 16h de domingo que vem. Só com Premiere FC, às 18h30 do sábado (e não 16h30, como saiu em alguns lugares), exibido será Juventude x Grêmio. A lógica seria o time porto-alegrense visitante ser exibido em canal aberto, mas neste caso o Tricolor gostou por ter um dia a mais antes do jogo do dia 1°, pela Libertadores, contra o Independiente Santa Fé.

*Em Pernambuco, com dois jogos no Recife no próximo fim de semana, o escolhido pela Globo Nordeste para domingo, 16h, foi Náutico x Santa Cruz, enquanto no mesmo horário, mas no sábado, ficou Sport x Ypiranga. Nem poderia ser diferente. O jogo da Ilha será um "amistosaço", classificado está o Sport já na ida ao marcar 5 x 1, enquanto o clássico está muito mais parelho pela vantagem do Tricolor sobre o Timbu ser de apenas um gol.

*Em termos de SP, RJ, MG e aqui do RS, Vinicius Paiva publicou na "Teoria dos Jogos" do GloboEsporte.com um levantamento feito pela empresa Informídia, que contabilizou as vezes que os jogos de cada time nestes Estaduais foi ao ar em TV aberta e fechada nos dois primeiros meses de 2013, contando ao vivo e VTs.

Copa Libertadores
O pedido do Grêmio foi atendido e a Conmebol confirmou ontem mesmo na página do torneio em seu site (clique em "Fixture y Posiciones") que o jogo de volta contra o Independiente Santa Fé, na Colômbia, passou do dia 7, uma terça-feira, para dia 16, uma quinta, às 21h15 (Brasília). Para reequilibrar o cronograma definido pelo Fox Sports, Olimpia x Tigre deixou o dia 16 e foi pro dia 7, às 22h. O Grêmio pediu esta mudança porque enfrentará o Santa Fé no dia 1° e, se for finalista da Taça Farroupilha, teria ou que jogá-la no dia 5, com reservas, ou no dia 4, o que complicaria para a RBS TV por ser no sábado. Mas agora tudo ficou para todo mundo. Acho. (Atualização das 13:55: o Santa Fé afirmou hoje ter recebido um comunicado da Conmebol, por ela comprovado em foto, onde é avisado que o jogo da volta foi mantido pro dia 7, mas às 20h. Só que o site da entidade, até agora o começo da tarde, ainda apontava este jogo para dia 16, com Olimpia x Tigre repassado pro dia 7.)

Copa do Mundo de 2014
Do Flávio Ricco no "Canal 1": começa hoje e termina amanhã a reunião dos detentores dos direitos de exibição do Mundial de Seleções na televisão (que, aqui no Brasil, reforço que são Globo, Bandeirantes, SporTV, ESPN Brasil, BandSports e Fox Sports). A geração das partidas será feita pela HBS TV, empresa ligada à FIFA.

Afogando em números
Do Vinicius Paiva na "Teoria dos Jogos" do GloboEsporte.com, da Patrícia Kogut em O Globo, do José Armando Vannucci na "Parabólica" da Jovem Pan e de Lucas Turco e Rodolfo Gomes na Máquina do Esporte, audiências de São Paulo: na sexta-feira, "Jogo Aberto" com 3 pontos na Band e X-Games com 1 na RedeTV!; no sábado, "Corujão do Esporte" com 4 na Globo, Treino do GP do Bahrein com 6 na Globo, "Esporte Fantástico" com 5 na Record e X-Games com menos de 1 na RedeTV!; e no domingo, GP do Bahrein com 9 com 30% na Globo, "Menino de Ouro" com 5 no SBT, "Esporte Espetacular" com 9 na Globo, X-Games com 1 na RedeTV!, Mogi Mirim x São Paulo com 19 e 40% totais (14 com 30% na Globo e 5 com 10% na Band), GP de Long Beach com 2 na Band e "The Ultimate Fighter" com 9 com 26% na Globo. Já no Rio de Janeiro, domingo, Fluminense x Bangu marcou 18 pontos e 37% de participação totais (16 com 32% na Globo e 2 com 5% na Bandeirantes).

Alex Escobar
Veem aqui um vídeo especial do GloboEsporte.com, que traz o apresentador da edição fluminense do "Globo Esporte" acompanhando em Edson Passos a derrota do seu América para a Cabofriense, no último sábado, pela semifinal da Taça Santos Dumont, primeiro turno da Série B do Campeonato Carioca. Vídeo bem bacana.

Rede Bandeirantes
Emendará seis horas e meia de futebol nesta terça-feira em termos de canal 13 paulistano e em operadoras pagas como a Sky (canal 15). Além do "Jogo Aberto" das 11h10 às 13h, hoje "Os Donos da Bola" vai até 15h e entregará direto para um programa especial da Liga dos Campeões da UEFA, apresentado pela Renata Fan, que antecederá a transmissão de Bayern de Munique x Barcelona, com Téo José e Mauro Beting. Muito bem! Em tempo: "Os Donos", que também são exibidos em canal aberto em Campinas, mas só de 13h30 às 14h15, e hoje sem reprise no BandSports pois na mesma faixa vai ao ar a Supercopa Italiana Feminina de Vôlei.

"Jogo Aberto"
Se algum estimado da Band que estiver na leitura destas mal traçadas linhas puder socorrer, agradecido ficarei: quem é o repórter que fez a matéria de Corinthians x Atlético Sorocaba, exibida ontem e visível aqui? Pensei na hora ter perdido o crédito a ele, mas revendo a matéria na Internet, vi que não houve identificação mesmo. Este repórter confesso ter visto pela primeira vez, não o reconhecendo nem de rosto e nem de voz - e com certeza é alguém da própria Band São Paulo, já que esta partida do Paulistão aconteceu no Pacaembu. Quem será ele? (Atualização das 15:40: o repórter foi anunciado pelo Neto em matéria nos "Donos da Bola", que não vi ontem - mas obrigado ao seguidor twitteiro que se autoapelidou Sidney Magal. É Renato Dias, egresso da Band Vale.)

Band Minas
Vai mudar o programa esportivo local de hora do almoço. Esta é a última semana do "Golasô", que sai do ar após 1 ano e 1 mês da estreia. A partir da próxima segunda-feira, à 1 da tarde, começará a versão mineira de "Os Donos da Bola", apresentada pelo Héverton Guimarães, narrador da BandNews FM. Boa sorte pra ele!

RedeTV! I
Grato ao Flávio Ricco pela observação: sim, a Miss Brasil de 2011 gravou pilotos do novo programa "Olho no Lance", que estrearia ontem, mas foi adiado mais uma vez devido a problemas de ajuste nos cenários. Veem aqui a conterrânea Priscila Machado junto com Luiz Ceará, em registro publicado no Twitter pelo Sílvio Luiz, que ainda mencionou em outra postagem ter gravado um piloto com ela, Juarez Soares e Bruno Prado.

RedeTV! II
Meu agora: outros pilotos foram gravados tanto pela Juliana Franceschi quanto pela Gabriela Pasqualin, mas Gabi vai continuar no bloco esportivo do "RedeTV! News" e na cobertura de eventos. A função feita por elas nos pilotos - e na qual também é testada a Priscila - é ler mensagens dos internautas via Twitter. Amável questionamento meu: é preciso alguém para isso, seja gente da própria estação ou alguma novidade? O próprio Sílvio poderia fazer isso junto com a apresentação, o que nem seria algo novo pois assim feito era por ele quando apresentava em 2010 o "Por Dentro da Bola", no BandSports. A boa e velha tática das mensagens via e-mail também poderia ser adotada.

RedeTV! III
Um bom amigo, que conversou com uma pessoa muito sabedora das coisas de lá, avisa que os Campeonatos Alemão e Holandês, que há alguns meses haviam sido destacados internamente em boletim do departamento comercial (e aqui publicado por dica de outro bom amigo), não serão transmitidos pois o novo diretor esportivo da RedeTV! não é muito chegado em futebol e não pretende comprar campeonatos. Então, é isso.

Campeonato Paulista Série A2
As programações "fechadas" de RedeTV! e Rede Vida podem prejudicá-las amanhã, já que podem ser definidos na penúltima rodada da fase semifinal direto os três acessos restantes à elite de 2014, caso a Portuguesa contra Capivariano (a Equipe Líder da Rádio Tupi vai limpar a barra), Comercial diante do Catanduvense e Guaratinguetá versus Red Bull Brasil façam suas partes. Destes jogos todos, só o da Garça do Vale passará no Portal Terra.

Canais ESPN
Semifinal da Liga dos Campeões com time completo in loco, começando hoje com Bayern x Barcelona feito desde Munique por Paulo Andrade, Mauro Cezar Pereira e João Castelo Branco, e prosseguindo amanhã com Rogério Vaughan, Paulo Vinícius Coelho e Mendel Bydlowski direto de Dortmund para Borussia x Real Madrid.

Campeonato Inglês
O mongoloide esquecido e destrambelhado que vos tecla mencionou ontem que ainda não era sabido o que seria dele a partir da temporada 2013/2014. Tudo isso porque eu não lembrei (e obrigado ao nada esquecido e muito memoriado Mário Cesar Berns pelo socorro providencial) que, em 31 de outubro do ano passado, foi reportado pela Premier League que ESPN e Fox Sports continuarão mostrando juntas a competição até 2015/2016. Pelo menos meu destaque a ser do Luiz Carlos Largo o grito de "é campeão!" em 2012/2013 continuou valendo.

Fox Sports
Acertando o compasso em relação ao seu meio de semana: nesta quarta-feira, serão exibidos dois jogos, sendo um pela Copa do Brasil (o exclusivo Avaí x Volta Redonda, 19h30) e o primeiro decisivo da Liga dos Campeões da Concacaf (Santos Laguna x Monterrey, 23h). Na quinta, passará Real Garcilaso x Nacional às 22h15.

SporTV
Com apenas dois jogos da Libertadores nesta semana, terá somente um exclusivo ao vivo, que justamente será Newell's Old Boys x Vélez Sarsfield, às 21h15 desta quarta-feira. Era isso que bagunçou minha cabeça. Taí.

"Bem, Amigos!"
Do Flávio Ricco no "Canal 1": será na segunda-feira da semana que vem a festa de aniversário dos 10 anos do programa do SporTV, data completada no último dia 14.

Rádio de São Paulo I
Além da Rádio ESPN pela Internet, a Jovem Pan AM também fará as semifinais da UEFA Champions League, hoje e amanhã. A Bradesco Esportes FM fará Bayern x Barcelona hoje, mas amanhã só posto de Borussia x Real.

Rádio de São Paulo II
Do Terceiro Tempo: levantamento do Ibope aponta que o "Domingo Esportivo Bandeirantes" teve no mês de março uma média de 78.673 ouvintes por minuto, contra 62.707 da CBN e 19.857 da Jovem Pan na mesma faixa (das 9 da manhã às 3 da tarde). Quanto ao "Terceiro Tempo", apresentado logo após o último trilar de apitante, o programa de sábado puxa 22.941 ouvintes por minuto para a Bandeirantes, atrás dos 43.295 da Transamérica e dos 170.251 da 105 FM, mas à frente dos 22.598 da CBN, dos 18.845 da Globo e dos 11.984 da Jovem Pan. Já o programa do domingo tem 23.312 ouvintes, menos que os 28.405 da Jovem Pan, os 36.833 da Transamérica e os 155.337 da 105 FM, mas mais que os 17.751 da CBN e os 13.956 da Globo.

Rádio de Belo Horizonte
A Globo estreou ontem as versões locais do "Esporte@Globo" (só Internet entre 7 e 8 da noite), com Vinícius Grissi, e do "Panorama Esportivo" (AM 1150 e Internet, das 10 à meia-noite), com Hércules Santos.

Rádio pela Internet
Ivan Bruno publicou no Painel da Webrádio que a Rede Contínua estava negociando para obter os direitos da Voz do Futebol, que parou há algum tempo e da qual orgulhosamente fui participante por mais de 1 ano. Com isso, a Contínua seria engavetada e o projeto adotaria o nome da Voz do Futebol. A partir disso, recebi do Gabriel Dias um esclarecimento sobre ser mesmo estudada uma parceria entre as partes, mas que houve um impasse quanto ao nome da rádio e, desta forma, tudo permanece como sempre foi. Entonces, é isso.

Lance!
Do Comunique-se: começou ontem a versão semanal de Curitiba do tradicional impresso esportivo, com mais de 40 páginas publicadas todas as segundas-feiras numa parceria com o jornal Folha de Londrina. Enquanto isso, no interior do Paraná, o Lance! é publicado customizado no segmento esportivo da Folha de Londrina.

Uma historinha
Há muitos anos, o Lance! tinha em Curitiba uma edição própria todos os dias, igual é até hoje em São Paulo e no Rio de Janeiro, não sei precisar quando ela acabou. De vez em quando, sempre que a grana permite e não fico com crise de consciência pela aquisição (pois vai que falta lá na frente para algo mais essencial para meu sustento), eu compro revistas e jornais. Aqui em Porto Alegre, desde sempre, costuma ser vendido o Lance! de São Paulo. Mas uma vez, a banca onde fui vendia o Lance! de Curitiba. Comprei e a última página tinha a agenda esportiva na televisão. Me chamou a atenção o nome de um programa esportivo da TV Bandeirantes curitibana: "Papo de Bola na Band". Foi esta minha inspiração quando, em 2003, criei este Papo de Bola - o Site.

A saideira
Um registro que não vai mudar a vida de ninguém e nem possui a menor relevância, mas resolvi fazer e ponto final (risos): o perfil @papodebola no Twitter completa hoje 4 anos. Entrei no microblog ainda na época em que alguém precisava convidar alguém para isso, tanto que na página TwitBirthday aparece o Rodney Brocanelli, do Rádio Amantes, como meu "Godfather" tuiteiro, ainda que eu não veja nele nada nem do Marlon Brando (eh, eh). Até 7 da manhã de hoje, eram 1.461 dias de Twitter, com 202.786 postagens, numa média de mais de 138 postagens por dia e mais de 5 por hora. Já fiz postagens gerais em quantidade bem maior, hoje reduzi a um mínimo que acho indispensável - mas procuro responder quase todos os tweets que recebo, o que causa isso.

Momento Raridade Rara
Completa 10 anos hoje um jogo histórico da Copa do Brasil: Palmeiras 2 x 7 Vitória, ida das oitavas, com direito à famosa furada do São Marcos no sétimo gol e ao hoje comentarista Leonardo Gaciba no apito. Assista aqui (postada por niggazrap) a íntegra da transmissão da TV Bahia, com Thiago Mastroianni, Ivan Pedro, Gudryan Fernandes e Sérgio Pinheiro - única, aliás, que a Rede Globo possui deste jogo. Durante esta transmissão, são exibidos gols de Bahia x Vasco com Lucas Pereira pelo SporTV, Flamengo x Remo com Luís Roberto pela Globo RJ, Nacional do Uruguai x Santos com Cléber Machado pela Globo SP e Cruzeiro x Vila Nova também com Cléber em imagens geradas pela Globo Minas e mostradas durante a transmissão da Globo SP. Naquela noite, a Record mostrou Flamengo x Remo para todo o país, menos a Grande SP, onde passou Palmeiras x Vitória.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"É muito válido a 'Agenda da TV' trazer a programação de três dias, mesmo com a 'chance de erro' ser grande, até porque a grade de quarta-feira eu consultava ontem e amanhã consultarei novamente para confirmar, e acredito que todos os leitores façam isso. *** Outro dia comentei sobre o site com Daniel Lessa, comentarista da Rádio Brasil daqui de Campinas, e ele disse conhecer e acompanhar as colunas." (Adilson Roberto Vilas Boas)
Primeiro: pois é, mas confesso que me aborreço muito com essas mudanças que acontecem em cima da hora porque eu confio que o publicado em dia A é o que valerá no dia D, mas adoram mudar. O site do Fox Sports é rei nisso, infelizmente. Sexta-feira passada, quando chequei a grade de ontem para incluir na coluna de sábado, constava Boca Juniors x Belgrano para 14h40. Só que ontem, me avisaram que o jogo passou apenas às 23h30 - embora o site marcasse 22h. Já Vélez Sarsfield x Newell's Old Boys, jogo do Argentino na última sexta-feira, eu tinha visto ainda na virada de quinta para sexta-feira da semana passada que passaria somente às 7h55 de hoje, só que foi ao ar às 14h50 de ontem. É brabo, pô! Se a programação divulgada antecipadamente não será válida, coloca ali "programação a confirmar" ou não publica nada, igual faz o SporTV no seu site (o que me força a ver atualizações de sua grade pelo portal Hagah, que segue o informado nos guias eletrônicos da Net e da Sky). Isso quando o site não demora a publicar a grade de alguns dias, como fazem às vezes o do Esporte Interativo e mesmo o da ESPN Brasil. Enfim, cansa minha inexistente beleza um negócio desses. Aí, a programação é alterada de última hora, eu não sei disso pois também não tenho tempo para ver programações de 3 dias em todos os sites das emissoras todo santo dia, e eu é que pago o pato por colocar algo errado desde dias antes aqui no site. Erro muito e procuro ser o primeiro a reconhecer isso, mas muitas vezes as próprias emissoras falham e nem sempre as pessoas lembram de criticar isso - e não estou dizendo que é seu caso, Adilson, mas outras pessoas procedem assim e apenas procuro oferecer este outro lado para ser devidamente colocado, já que aproveito para expor esta minha insatisfação. E segundo: valeu pela leitura, Daniel, muito agradecido.

"Tem vários horários em que o programa do Galvão Bueno poderia entrar na Globo, programa ruim tem de monte para ser retirado do ar (risos). Só não tenho certeza que um 'Bem, Amigos! 2.0' seja a solução para a programação global. *** O texto do Juca Kfouri claramente foi feito para gerar polêmica em cima da grande atuação do Rogério Ceni em São Paulo x Atlético Mineiro. Ele - que, por incrível que pareça, já elogiou várias vezes o goleiro - usou um momento antes de uma partida e um detalhe mínimo na fala do Rogério para poder ter algo que tirasse a atenção da maioria do palpite furado que deu na ESPN semana passada, em que dizia que o Tricolor não se classificaria na Libertadores. O fato dele achar que o São Paulo não se classificaria não me incomoda tanto, assim como o fato dele não gostar do Tricolor, o que já demonstrou muitas vezes. Só que as pessoas têm o direito, sem xingar, de criticar o que ele diz, e fazer uma resposta se colocando como 'professor' denota uma grande arrogância. *** Não citei a ESPN como ex-emissora do Casagrande apenas por gostar do canal e sim por ser onde lembro dele trabalhar por mais tempo antes de chegar na Globo, além do Jô Soares também ser 'fã de esporte'. *** Gerd Wenzel poderia também estar in loco em alguma cobertura da ESPN na Alemanha nessas semifinais da UCL. Lembro que ele transmitiu com Rogério Vaughan um Borussia x Schalke 04 em 2011, direto de Dortmund, mas tirando esta vez e a Copa de 2006, não me recordo dele ter ido em cobertura como essa. Será que ele é como o Gerson e também tem medo de avião? *** A Sky ainda não disponibiliza o SporTV em HD? E existe alguma previsão da entrada da ESPN HD nas principais operadoras?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: não, nenhum deles. E segundo: nenhuminha.

"Sou corintiano e nunca fui muito fã do Odir Cunha, que parece mais alguém da diretoria do Santos do que propriamente um jornalista, o que cada vez mais é mostrado nesse caso envolvendo Neymar. É claro que todo torcedor santista gostaria de ver Neymar atuar pelo Santos até o final da carreira, mas Odir foi infeliz em misturar religião com futebol e tratar Neymar Pai como vilão da historia. O caminho natural de Neymar é a Europa, quer ele queira ou não, e com ou sem Neymar, o Santos continuará sendo grande do mesmo jeito." (André Carvalheiro Garcia)

"Li o raio-x do GloboEsporte.com para Bayern x Barcelona e não concordo com Belletti quando diz que Valdés é melhor que Neuer, assim como é exagerado Lédio Carmona dizer que Dante é um dos melhores zagueiros do mundo, sem contar que o site colocou Mario Gomez e Robben como titulares do Bayern, quando não são. *** Deveria passar Botafogo x Resende na TV aberta pois o Botafogo tá jogando melhor e o Resende parece ser melhor que o Volta Redonda. *** Discordo do Alexandre Rodrigues Alves. O melhor narrador do Fox Sports não é Gustavo Villani. Prefiro João Guilherme. *** Quem vai transmitir o Mundial de Clubes da FIFA?" (Carlos Eduardo Sampaio Queiroz)
Não é definido com antecedência isso, é sempre mais próximo da sua realização que isso é acertado. Depende principalmente se um brasileiro ganha a Libertadores - e qual brasileiro.

"Márcio Guedes falou no 'Linha de Passe' que a diferença de audiência entre Fluminense e Botafogo é insignificante. Então, dava pra passar o Botafogo no domingo e agradar os dois clubes, né? Parece que a Globo faz essas coisas só pra ser do contra e dar munição pros detratores." (Clayton Moreira)

"É furada isso que disseram, de Casagrande na Band e na Record. Li 'Casagrande e Seus Demônios' de cabo a rabo e ele cita claramente que trabalhou na ESPN Brasil e, logo após, na Globo. Como telespectador assíduo destes canais nos anos 90, afirmo que ele somente comentou por ESPN e Globo. *** O Campeonato Carioca é o mais assistido do Brasil. Todas as pesquisas apontam que o Botafogo tem mais torcida que o Fluminense no país. Qual é a lógica da Globo? Ela quer tomar uma surra do 'Programa do Gugu'? *** Não acho tão ruins Roger Flores e Athirson comentando. Não sou favorável ao grande uso de ex-jogadores comentando e as transmissões poderiam ter comentando juntos um ex-jogador e um jornalista, abolindo a figura desnecessária do comentarista de arbitragem. Athirson e Roger pelo menos sabem se articular um pouco e tem uma boa pronúncia, diferentemente do Edmundo e do Neto, que apanha da gramática o tempo todo. *** A figura do narrador chama a atenção de uma pessoa e a faz escolher um canal para assistir. Gosto muito da ESPN Brasil, que tem grandes comentaristas e ótimos repórteres, mas me incomoda não ter um narrador que chame a audiência. Enquanto não investirem em um nome como Luiz Alfredo para dar peso às suas transmissões, vão continuar apanhando que nem foi na Olimpíada de Londres. E sempre fui ouvinte da Rádio Tupi, que tem em Washington Rodrigues e Jorge Nunes os melhores comentaristas disparado, mas Jota Santiago é muito fraco, se enrolando demais nos lances e narrando muitos deles com atraso. Não tenho conseguido mais acompanhar a rádio que tanto gosto." (Daivid Poeys Mendes)

"Só quem tiver TV por assinatura - e tiver o SporTV - vai assistir os Pan-Americanos de 2015 e 2019 com alguma qualidade. A Record deverá fazer o mesmo de sempre: passar prioritariamente as competições envolvendo brasileiros em determinados horários. A Record News poderia expandi-las mais do que fez em 2011, mas primeiramente terá que existir até lá. *** Nas mais recentes transmissões do Carioca, a Globo anda colocando apenas narrador e comentaristas no estúdio, sem quaisquer convidados. *** Uma reportagem da Globo, acho que no 'Esporte Espetacular' do mesmo dia de RJX x Cruzeiro, referiu-se ao último título masculino de vôlei de um time do Rio de Janeiro citando nominalmente o Pirelli como time derrotado pela Atlântica em 1981." (Daniel F. Silva)

"Moro em uma chácara em Mandirituba, na região metropolitana de Curitiba, e assino a Sky, já que a recepção por antena simples não capta nada. Por que ela não disponibiliza a recepção em HD dos canais abertos do Brasil que tem programas em alta definição? É um problema técnico ou de custos? O 'Jornal da Band', por exemplo, reprisa na BandNews em alta definição, mas ao vivo na Bandeirantes não é assim." (Gunar A. Paploski)
Confesso não saber responder, Gunar, de HD admito não entender lhufas. Se algum conviva souber ajudar, muito agradecido ficarei, em nome seu e meu.

"A Oi TV tem o SporTV em HD desde 28 de fevereiro e adicionou o SporTV2 em HD no dia 5 de abril." (João Luiz de Sousa Barbosa)
Eu não sabia disso, João, só tinha lido mesmo a nota do Flávio Ricco.

"Eu tinha certeza que a Globo teria futebol no sábado para SP se tivéssemos Corinthians x Palmeiras, mas não imaginava fazerem isso com Santos x Palmeiras. Acho legal. Clássico em fase final merece alterações na grade. Mas bem que podiam fazer isso no RJ também. Botafogo x Resende não é clássico para ser exclusivo do PPV - embora essa regra caia nas semifinais - e a tese de um jogo por rodada já caiu por terra quando as duas primeiras rodadas da Taça Rio tiverem um jogo na quarta e outro no domingo em TV aberta. Já trocaram a ordem dos jogos mesmo, contrariando o regulamento. Pegar mais uma semifinal pra si não seria nada." (Leonardo Dantas)

"Por que o GloboEsporte.com nunca disponibiliza os melhores momentos de cada jogo da Série B? *** Por que a ESPN não disponibilizou no seu site os gols de Borussia Dortmund x Málaga?" (Tales Moraes)
Primeiro: não sei dizer, mas lamento isso há muitos anos. E segundo: ué, disponibilizou sim, acho que você não chegou a procurar direito no site dela. Os gols são publicados na matéria de resumo de cada jogo e ela traz o link à parte dos melhores momentos. Qualquer coisa, era só ir na seção "Vídeos" do site da ESPN e colocar na busca uma palavra-chave que o levasse ao vídeo, tipo "Borussia". Era só olhar os resultados e você chegaria onde queria. O vídeo deste jogaço está aqui.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.