.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 18/2/2013
14:30 - Vôlei, Italiano Masculino: Trentino x Castellana Grotte - BANDSPORTS (gravado)
16:45 - Futebol, Campeonato Italiano: Siena x Lazio - FOX SPORTS
17:00 - Futebol, Copa da Inglaterra: Manchester United x Reading - ESPN
17:00 - Futebol, Campeonato Português: Rio Ave x Braga - SPORTV2 e TERRA (Internet)
18:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Pinheiros x Rio do Sul - SPORTV
20:00 - Basquete, LBF: Maranhão x São José - SPORTV2
22:00 - Basquete, NCAA: Notre Dame x Pittsburgh - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
0:00 - Basquete, NCAA: West Virginia x Kansas State - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
0:00 - Basquete, NCAA: Rutgers x Villanova - WATCH ESPN (Internet)

Terça, 19/2/2013
16:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Arsenal x Bayern de Munique - ESPORTE INTERATIVO, ESPN e WATCH ESPN (Internet)
16:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Porto x Málaga - SPORTS+
17:30 - Patinação, Mundial de Patinação de Velocidade: várias provas - SPORTV2 (gravado)
18:30 - Vôlei, Superliga Feminina: Minas x Sollys/Nestlé - SPORTV
19:15 - Futebol, Copa Libertadores: Peñarol x Emelec - FOX SPORTS
20:15 - Futebol, Campeonato Cearense: Tiradentes x Guarany - DIÁRIO (CE)
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Olimpia x Universidad de Chile - SPORTV
21:30 - Futebol, Copa Libertadores: Millonarios x Tijuana - FOX SPORTS
22:00 - Basquete, NCAA: Marquette x Seton Hall - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA: LSU x Tennessee - WATCH ESPN (Internet)
23:45 - Futebol, Copa Libertadores: Toluca x Nacional - FOX SPORTS
0:00 - Basquete, NCAA: Maryland x Boston College - WATCH ESPN (Internet)

Quarta, 20/2/2013
13:00 - Ciclismo, Mundial: várias provas - SPORTV2
16:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Milan x Barcelona - BAND, ESPN e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
16:45 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: Galatasaray x Schalke 04 - SPORTS+
19:30 - Futebol, Campeonato Paulista: São Caetano x São Paulo - SPORTV
19:30 - Futebol, Campeonato Catarinense: Criciúma x Guarani - PREMIERE FC
19:30 - Futebol, Copa Libertadores: Vélez Sarsfield x Deportes Iquique - FOX SPORTS
20:00 - Patinação, Mundial de Patinação de Velocidade: várias provas - SPORTV2 (gravado)
21:30 - Hóquei no Gelo, NHL: Pittsburgh Penguins x Philadelphia Flyers - ESPN+
22:00 - Futebol, Copa Libertadores: Fluminense x Grêmio - GLOBO (RJ, RS e parte da rede), SPORTV e FX
22:00 - Futebol, Copa Libertadores: San Jose x Corinthians - GLOBO (SP e parte da rede) e FOX SPORTS
22:00 - Futebol, Campeonato Pernambucano: Belo Jardim x Náutico - GLOBO NORDESTE (PE)
22:00 - Futebol, Campeonato Baiano: Juazeiro x Bahia de Feira - REDE BAHIA (BA)
Segunda, 18 de fevereiro de 2013
Bandeirantes e Corinthians juntos?

A notícia não é propriamente nova, pois em julho do ano passado já tinham saído dicas nesse sentido tanto do Blog do Paulinho quanto do Anderson Cheni, mas agora ela é retomada. Da Keila Jimenez no "Outro Canal" da Folha de S.Paulo: a Rede Bandeirantes negocia a compra da TV Corinthians, emissora oficial do clube paulista e atualmente pertencente à TV+. A aquisição pode ser fechada desta vez devido à entrada da produtora brasileira NBC. Saindo acerto, metade da TVC pertencerá ao próprio Coringão e a outra metade será repartida entre os parceiros - ficando 70% desta metade para a Band e 30% para a NBC. Além disso, a TVC tentará com a Ancine o direito de ser um canal de espaço qualificado, que pela nova lei de TV paga o tornaria quase que obrigatório nas operadoras - e o objetivo do Corinthians é colocar seu canal nas maiores, entenda-se Net e Sky. E agora?

Neto I
Exagerando na brincadeira, eu diria que, depois de ontem, ele tem que ser interditado pela Band quando o Corinthians jogar. (eh, eh, eh) O homem se superou no clássico com o Palmeiras, tamanha a parcialidade que quase me fez deixar no mudo - mas resisti e acompanhei até o final. Três exemplos: disse que o primeiro gol do Palmeiras foi ilegal pois surgiu de um lateral que era pro Timão e foi invertido; em um carrinho duro do Emerson na metade do segundo tempo, disse que o palmeirense é que foi com o pé pra cima dele; e reclamou do árbitro por dar cartão amarelo para Romarinho no segundo gol - e não porque a regra que aplica cartão amarelo para comemorações é uma babaquice, mas sim porque os palmeirenses não foram amarelados nos seus gols.

Neto II
Bom, verdade seja dita: o "gaúcho de Erechim" (risos) já tinha se superado em Santos x São Paulo, quando disse que Neymar tinha deixado a perna para tocá-la na do Paulo Miranda no pênalti do segundo gol santista.

"Terceiro Tempo"
Não quero parecer azedo demais até porque tem bastante gente da Bandeirantes que gosto bastante, então, fica o registro da boazinha: o programa pós-jogo continua encerrando com o expediente legal de mostrar compactos das duas partidas transmitidas - compactos exibidos para todo o país, tanto para quem viu o jogo ao vivo quanto para quem recebeu o outro jogo. Ontem, depois das 19h40, entraram 10 minutos do Vasco x Audax feito pelo Téo José e 10 minutos do Corinthians x Palmeiras transmitido pelo Luciano do Valle. Faz lembrar a era do "Canal do Esporte" no Brasileirão, quando praças que viam jogo A ao vivo depois tinham o resumo do jogo B e vice-versa.

"Band Esporte Clube"
Bem curtinho neste domingo devido à final do Brasil Open e sem Ronaldo Giovanelli, só com Paloma Tocci nos 15 minutos de programa, cometeu duas gafes nos letreiros de gols do sábado: identificou Figueirense x Avaí como sendo pelo "Campeonato Gaúcho" e São Paulo x Ituano como sendo pelo "CCCCCCC" (sim, Cs e mais Cs).

Por falar na Paloma...
Do Flávio Ricco no "Canal 1": a Bandeirantes deverá efetivá-la ainda hoje na apresentação do programa de variedades "Zoo", exibido às 9 e meia da noite de segunda a sexta - menos nas quartas-feiras de futebol (e não será o caso desta semana, quando outra vez um filme ocupará a faixa dele por não ter os Campeonatos Carioca e Paulista). Com a presença interina de La Tocci no lugar da Nadja Haddad, que esteve cobrindo o carnaval no Nordeste e agora está em férias, o "Ipobre" subiu. O povo ama a Palomete, isso que é.

Aberto de Tênis do Brasil
Bronqueou Flávio Ricco no "Canal 1" com a Band por, mesmo com uma semana inteira de jogos acontecendo - incluindo a despedida do brasileiro Ricardo Mello das quadras -, entrar em quadra somente neste fim de semana, com o compacto da semifinal na noite de sábado e a transmissão ao vivo da final na tarde de domingo. Afirma o "guru" que a emissora deve pensar que o telespectador é idiota e não percebe essas coisas. Que acham?

"Gol, o Grande Momento do Futebol"
Semana passada, falei nesta coluna sobre as narrações lembradas pelo sempre imperdível programa das tardes de domingo não incluírem mais as do Sílvio Luiz, que praticamente "acabou" para a Rede Bandeirantes depois que o BandSports aprontou ao demiti-lo em 2010. Infelizmente, tive esse desprazer revivido uma vez mais ontem, pois justamente lembraram de um dos jogos que citei no meu primeiro comentário: o Flamengo x Botafogo final do Brasileiro de 1992, do qual vazou apenas um depoimento do repórter Ely Coimbra em um dos gols do Fogão. Repriso: dá para acertarem esse compasso - seja de quem for a responsabilidade para tanto - e devolver as grandes narrações do Silvão ao "Gol" e aos demais programas esportivos da Band? Muito agradecido ficarei.

Galvão em "Pânico"
A volta ao vivo do "Pânico na Band" teve um quadro com cronistas esportivos da casa, como Neto, Denílson, Ronaldo Giovanelli, Osmar de Oliveira e a apaixonante Eduarda Peccinatti, além de Luiz Ceará, da RedeTV!, e Luís Henrique Gurian, da TV Gazeta de São Paulo. Como veem aqui, eles foram perguntados pelo personagem Alfinete se o sujeito do vídeo "crazy brazilian man in the pool" seria Galvão Bueno. O vídeo não passou completo na TV, mas olhando a íntegra aqui, está mais que na cara que é o narrador da Globo. A voz é inconfundível, todos gritam seu famoso "acabooou!" na brincadeira final e a festa devia ter gente da Fórmula 1, pois ele cita Kobayashi (seria o piloto Kamui?). Só acho ter tido um erro de legenda do "Pânico". Tendo gente da F-1 no local, não seria "Titônio" (Massa, pai do Felipe) ao invés de "Tio Toni"? Isso eu não sei, mas que é o Galvão, isso é.

Fernanda Gentil
Voltou à tela da Globo no "Esporte Espetacular" deste domingo, tanto transmitindo junto com Leonardo Bianchi a Descida das Escadas de Santos quanto em reportagem gravada em Bariloche sobre esportes radicais.

"Senhores das Águas"
Do Flávio Ricco no "Canal 1": é o novo quadro do "Esporte Espetacular", a ser lançado no dia 3, onde Clayton Conservani apresentará seus três participantes, que vão desafiar as principais cachoeiras do planeta.

"Fantástico"
Amável dica com a melhor das intenções: depois deste domingo, o programa da Globo poderia exibir gravado o quadro dos gols com duas versões, sendo uma para a rede nacional e outra só para São Paulo. Sendo clássicos de importância igual para seus campeonatos (isto é: o do Rio de Janeiro um pouco mais importante pro seu que o paulista para o dele), não é desnivelado demais dedicar 3 minutos para Corinthians x Palmeiras e 20 segundos para Flamengo x Botafogo? Foram dois jogaços bons demais, mas o paulista na prática valeu só pela rivalidade, pois para fins de Série A1 teve pouco valor, já que avançam 8 de 20 times para a fase seguinte, enquanto o do Carioca era mais importante por estarmos na reta final da classificatória da Taça Guanabara - tanto que o Fla se classificou com esta vitória. Mais justo era colocar nem 3, mas 4 minutos para cada um dos dois classicões.

Campeonato Carioca
Confirmado ontem pela FFERJ em seu site: no próximo domingo, Vasco x Duque de Caxias será a partida da TV aberta (Globo e Bandeirantes) pela última rodada da Taça Guanabara. Necessária a simultaneidade, Fluminense x Madureira e Botafogo x Boavista serão também às 4 da tarde de domingo. Apenas Olaria x Flamengo ficou para sábado, 6 e meia, para atender à grade do Premiere FC por não alterar mais nada na vida de nenhum time.

TV Anhanguera
Não sei se Goianésia x Goiás foi sua estreia, mas fica o registro do novo comentarista da afiliada da Globo: Kléber Guerra, que vem a ser Kléber, o ex-goleiro do Goiás sete vezes campeão estadual entre 1989 e 1998, bicampeão mineiro pelo Atlético no fim do século 20 e campeão carioca de 2005 pelo Fluminense, talvez em sua passagem mais recordada. Além da TV Anhanguera, ele está comentando desde o início deste mês também na Rádio CBN de Goiânia - tanto que, por ela, fez Vila Nova x Atlético no sábado.

Muricy Ramalho I
Depois da Mayra Siqueira (da Rádio CBN) após Santos x Paulista, outra mulher ganhou resposta atravessada do técnico: Janice de Castro. Essa eu só soube pois a própria mencionou no Twitter, pois as coletivas após a baixa pra Ponte Preta foram separadas entre televisão e rádio - e, na TV, o trecho que vi ao vivo no "Troca de Passes" só incluiu a pergunta do próprio SporTV, feita pelo Carlos Cereto. Bom, chegou a vez da repórter da Rede Record perguntar e ela questionou sobre os seis gols sofridos nas últimas duas partidas e a falha do Rafael (que, sabe lá Deus pensando no quê, abandonou o arco no último gol da Macaca). Muricy respondeu: "Ô, minha filha! Não falo de setor. Quando perde, perde todo mundo." E então, ele se foi. A Janice não gostou que o treinador foi tranquilo com todos os homens - o que foi perceptível na coletiva para as rádios -, mas com ela perdeu a educação.

Muricy Ramalho II
Do Anderson Cheni: uma comissão deve ser formada pela ACEESP (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de S.Paulo) para conversar com o treinador e com a assessoria do Santos devido ao episódio da Mayra Siqueira - e agora, com mais esse da Janice de Castro, a conversa se faz mais do que necessária.

Campeonato Paulista Série A2
Amável questionamento da série "perguntar não ofende": é proibido RedeTV! e Rede Vida mostrarem partidas da Portuguesa no Estádio do Canindé só porque, acontecendo em São Paulo, passariam também nela? Me refiro ao fato de admirar muito que nenhum dos dois exibidores abertos tivesse transmitido neste domingo o Dérbi dos Imigrantes, vencido pela Lusa diante do Juventus. Sendo um jogo entre dois times paulistanos tradicionais, acho que valeria uma veiculação em rede nacional. Mas se bem pensarmos, quando que a rubro-verde teve um jogo no Canindé pela Série B do Brasileirão mostrado ao vivo pela TV aberta nos últimos anos? Praticamente nenhum ou tão poucos que mal lembrarei. Uma pena, pois volta e meia o jogo dela em sua casa é o melhor da rodada.

RedeTV!
Do Flávio Ricco no "Canal 1": a emissora tem real interesse em reforçar seu departamento esportivo e ampliar a participação dele na grade de programação e, por isso, esperam viabilizar novas aquisições entre profissionais que são por ela cuidados e com alguns dos quais já tem conversa. Por exemplo, um que o próprio Ricco disse que está por chegar é Flávio Prado, que sairia da TV Gazeta de São Paulo, onde lidera a "Mesa Redonda".

SBT
Esses dias, Flávio Ricco observou no "Canal 1" que a emissora tinha deslocado seu único repórter de esportes em São Paulo, Rodrigo Viana, para o jornalismo geral. É curioso observar que, mesmo com ele e outros dois repórteres muito experientes no segmento (Lara Mota e Celito Esteves), de vez em quando o pessoal que sempre assisti só no geral cobre futebol - e não cobre de maneira ruim, não faço restrição nesse sentido e nem qualquer restrição. É apenas mesmo um estranhamento pelos jogos não serem reportados por um dos três aí citados. Exemplo: a matéria do "Jornal do SBT: Manhã" para Corinthians x Palmeiras foi feita pela Karina Pachiega, aquela loira lindona que por anos foi da Globo e está há muitos meses no SBT. Nada a contestar no material dela, só senti mesmo o estranhamento da curiosidade diferente por nunca tê-la acompanhado cobrindo futebol.

Copa do Nordeste I
Primeiro: com as eliminações de Sport, Santa Cruz e Vitória, tanto Globo Nordeste com o Pernambucano quanto Rede Bahia com o Baiano já ficarão detidas nos seus Estaduais, pois para elas tá na cara que o Nordestão de 2013 "acabou". Segundo: a TV Verdes Mares ganhou um farto material para explorar com as chegadas de Fortaleza e Ceará à semifinal - embora eu tenha lido no Twitter muita gente aborrecida com ela por parar de exibir Vitória x Ceará antes do fim (mesmo que já decidido há bastante tempo) para mostrar o término (este mais indefinido até o último trilar de apitante) de Santa Cruz x Fortaleza. E terceiro: o mínimo que se espera é que, pelo menos na semifinal, tanto TV Cabo Branco de João Pessoa e TV Paraíba de Campina Grande possam mostrar Campinense x Fortaleza quanto a TV Gazeta de Alagoas o mesmo com ASA x Ceará.

Copa do Nordeste II
Enquanto os dois "jogos-comando" de cada dia foram feitos do estúdio no Rio pelo André Henning (tanto Sport x Campinense quanto Santa Cruz x Fortaleza), os outros dois tiveram narração direta do local (tanto o enviado Luís Felipe Freitas em ABC x ASA - ele já tinha feito Fortaleza x Santa Cruz dois dias antes - quanto o local Espedito Magrini em Vitória x Ceará). A cuidar, e assim espero que seja, se as últimas seis partidas da competição terão narrador e comentarista presentes nos estádios, sejam os próprios do E+I ou mesmo os auxiliares regionais.

TV Jangadeiro
A afiliada da Bandeirantes no Ceará não tem mais Fabiane Kaczan na apresentação do "Jangadeiro Esporte Clube", onde estava há 4 anos e meio e do qual também era editora-chefe e produtora. Mas ela não vai nem pra Verdes Mares, nem pra Cidade (Record), nem NordesTV (SBT), nem TV O Povo, nem nada. Minha conterrânea gaúcha vai se mudar para o Paraná, onde residirá com seu futuro marido. É uma saída da profissão, ao menos por este momento, mas ela garante estar confiante na escolha pelo amor e pelos planos que tem com seu noivo. Tomara que Fabiane seja muito feliz na vida a dois e que consiga achar uma boa atividade jornalística no Paraná.

Premiere FC I
A repórter de Joinville x Criciúma, que fechou trio com André Lino e Paulinho Criciúma, foi Karen Couto. Quando li este nome dia desses e olhei uma matéria dela pra edição catarinense do "Globo Esporte", pensei se a conhecia profissionalmente. Uma memória visual, umas pesquisas e comprovei: sim, era quem eu estava pensando. Karen é gaúcha daqui de Porto Alegre e lembro de escutá-la por quase 1 ano como repórter de jornalismo geral da Rádio Bandeirantes, até se transferir pra Agência RBS em 2011. Neste ano de 2013, ela trocou de centro e de editoria, passando a cobrir esportes na RBS TV de Joinville. Mas a curiosidade mais legal (para mim, ao menos) é seu dia de nascimento: 16 de setembro. Exatamente cinco anos mais nova que eu. Bem interessante essa.

Premiere FC II
Faltou narrador na RBS para esta rodada final da Taça Piratini? Paulo Brito em Cruzeiro x Internacional na TV aberta, Ramiro Ruschel em Cerâmica x Juventude na TVCOM, Fernando Zanuzo em Grêmio x Veranópolis, Adriano Moraes em Caxias x São José, Luiz Augusto Alano de férias, Gustavo Manhago se não me engano a mesma coisa... Resultado: Cruzeiro x Inter foi feito do estúdio no Rio de Janeiro por... Paulo Stein! Novidade ele no Gauchão não foi, me parece que já transmitiu um que outro jogo. Mas da dupla Gre-Nal, aí sim, foi. Pelo menos não lembro dele fazendo Inter ou Grêmio. E Paulo Stein narrando é aquilo: nostalgia da Rede Manchete no ar - isso que nem foi ele que narrou o único título além-fronteiras da dupla mostrado ao vivo pela saudosa estação dos Bloch e sim Osmar Santos, que foi o locutor daquele Grêmio x Ceará da Copa do Brasil de 1994.

Premiere FC III
Interessante: no primeiro tempo de Flamengo x Botafogo, o ângulo principal foi o da cabine mesmo, mais nivelado ao gramado, e não aquele em posição mais elevada no estádio, que é o comumente usado por todos os canais abertos e fechados que transmitem no Estádio do Engenhão. O nivelado ao campo é tão ruim? Acho que não.

Premiere FC IV
Müller comentou Atlético x Araxá. Nítido: faltou comentarista em Minas Gerais para a demanda. Bob Faria fez este mesmo jogo pela Globo Minas e (imagino eu, pois não pude ver trechos para tanto, que) Leonardo Figueiredo fez Guarani x Cruzeiro. E Marcos Guiotti? Também fez Galo x Ganso, mas pelas rádios Globo e CBN.

SporTV I
Do Jota Júnior: Olimpia x Universidad de Chile, que será transmitido ao vivo nesta terça-feira (só por ele), terá time completo no Paraguai, embarcando Odinei Ribeiro, Wagner Vilaron, Daniel Moreira Dias e o produtor Ailton Amalfi. É isso de muito positivo que o SporTV tem no retorno à Copa Libertadores em relação ao Fox Sports: time total nos estádios até em partidas sem times brasileiros ou mesmo sem relação com eles - caso desta -, enquanto o detentor original do torneio infelizmente continua concentrando locutores e opinadores nos seus estúdios.

SporTV II
Do Rogerio Jovaneli no "TV Esporte Blog" do Yahoo!: a transmissão interna feita pelo Paulo Bonfá em Palmeiras x Atlético Sorocaba, com time completo e para avaliação da direção do canal como se fosse uma jornada real ao vivo, não teria sido bem vista pela linha de narração dele lembrar a do saudoso "Rock Gol" em alguns momentos, o que poderia causar uma rejeição do público habitual do canal da Globosat. Em uma disputa de bola que teve um carrinho por trás, Paulo perguntou ao comentarista Ivan Andrade se essa "foi com amor". Assim, a ideia do "totalmente excelente" passar a narrar jogos ou não fica para decisão do diretor executivo Raul Costa Júnior. Aliás, teve uma boa amiga que me passou uma dica sobre isso dia desses, mas não consegui ainda fazer uns contatos necessários. Com mais este subsídio do Yahoo!, vou ver se hoje consigo buscar tais contatos.

Rádio de Florianópolis
Pena que o seguidor twitteiro que deu a dica não identifica seu nome nem no perfil e nem na arroba para que eu dê o devido crédito nesta nota: com Figueirense x Avaí tendo acontecido no sábado, CBN/Diário e Guarujá AM preencheram seu domingo com Guarani x Juventus, enquanto Regional e Band FM permaneceram musicais. Justifica-se: o Guarani é de Palhoça, ou seja, espaço para um time da Grande Florianópolis. Acho justo.

Rádio do Rio de Janeiro I
A partir desta segunda-feira, às 8 da noite, o "No Mundo da Bola" será transmitido de segunda a sexta pela Nacional AM, inclusive pelo portal da EBC, com apresentação de Carlos Borges e comentários de Waldir Luiz e Alberto Léo. O programa é considerado o esportivo radiofônico mais antigo do Brasil, tendo estreado no fim da década de 1930. Na nova fase começada logo mais, o convidado será Zico, o eterno Galinho de Quintino.

Rádio do Rio de Janeiro II
Cumprimentos à Tupi, única esportiva AM/FM que, na simultaneidade das 6 e meia da tarde, separou os canais e transmitiu Volta Redonda x Fluminense pelos 1280, oferecendo aos tricolores desportivos de pay-per-view e de Internet uma alternativa direto no radinho de pilha para escutar a partida. Por falar na Tupi, meus sentimentos ao Odilon Júnior, que no sábado perdeu sua avó Joana, falecida aos 98 anos. Mesmo de luto, mas porque a vida continua para os aqui permanecidos, ele cumpriu sua escala e narrou Vasco x Audax neste domingo. Em tempo, ainda sobre Voltaço x Fluzão: a Globo também transmitiu este jogo, mas somente pela Internet.

Rádio do Rio de Janeiro III
Sem os grandes pelo Campeonato Carioca no sábado, a Bradesco Esportes preencheu sua tarde de sábado transmitindo Flamengo x Franca, que representou a incrível quebra de invencibilidade do Mengão no NBB.

Rádio de São Paulo I
A partir desta segunda-feira, 14h20, a Bradesco Esportes FM apresenta o programa "Brasil no Rio", dedicado aos esportes olímpicos rumo aos Jogos de 2016, com condução de Guilherme Costa. Em São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre, no ar após a retransmissão de "Os Donos da Bola", e no Rio, depois do "Cidade do Esporte".

Rádio de São Paulo II
Do Anderson Cheni: devem finalmente começar no dia 3 de março as jornadas esportivas da Estadão AM/FM, em Santos x Corinthians - só que, além de feitas do estúdio por narrador e comentarista (sob a justificativa da direção de que pela TV o jogo é melhor visto que no estádio), não haverá repórter em campo. Tubaço completo. Enquanto isso, a Rádio ESPN ainda busca um retorno ao dial AM e/ou FM paulistano. Até que isso aconteça, suas jornadas pelo ESPN.com.br são escutadas no "radinho de pilha" em algumas emissoras interioranas, casos de Princesa FM de Pindamonhangaba, Cidade de Matão, Criativa de Botucatu, Minas de Divinópolis e Coração FM de Dourados.

Edegar Pascoal Schmidt I
Há alguns dias eu tinha lido algo nesse sentido manifestado no Twitter pelo João Garcia, comentarista e apresentador da Rádio e TV Bandeirantes. Pelo José Luiz Prévidi, sei de mais da situação do jornalista, que deixou a Rádio Guaíba e o SBT/RS para assumir a nova webrádio oficial do Atlético Paranaense, mas não pôde iniciar a atividade por estar internado há algumas semanas no Hospital Moinhos de Vento devido a um AVC isquêmico. Conforme relato de Paulo Sérgio Pinto (vice-presidente da Rede Pampa e colega dele na Guaíba nos anos 80 e 90, ambos comentaristas), Edegar apresenta uma situação física, médica e financeira apavorante.

Edegar Pascoal Schmidt II
As sequelas do AVC são cair para o lado direito, não poder falar, ler ou escrever, e ter complicações renais, cardíacas, neurológicas e gástricas. Os médicos do Moinhos dizem que lá não há chance do jornalista melhorar e que teria que ir para o Albert Einstein ou o Sara Kubitscheck. Ou seja: para receber um bom tratamento aos problemas que adquiriu, o custo fica na casa dos R$ 7 mil mensais. Então, a ideia que o Prévidi teve - e também foi lançada pelo Garcia nas redes sociais - é de quem tem como ajudar possa fazê-lo, não só quem gosta e admira o Edegar, mas também os veículos de comunicação onde trabalhou, como a Guaíba (por décadas a fio), a RBS (por um curto período) e o SBT (nos últimos anos). Pelo Garcia no Twitter, vi que um que ajudará é o treinador da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, que doará a verba de uma palestra sua para ajudar no tratamento. Muita força pro Pascoal neste momento. Financeiramente não posso ajudar, mas com muita energia positiva sim.

Vitor Moran
Foi a grande perda deste fim de semana, falecido na madrugada do domingo, aos 72 anos, de falência múltipla dos órgãos. Ele foi um dos grandes nomes da famosa Equipe 1040 da extinta Rádio Tupi de São Paulo, um dos times mais poderosos do AM esportivo na história. Além dele, girou por outras emissoras, como a Capital (que sucedeu a Tupi no prefixo 1040 a partir da década de 80). A partir dos anos 90, Vitor se estabeleceu em definitivo na crônica esportiva de Santos, trabalhando nas rádios Cacique, Cultura e CBN Litoral, além de TV Santa Cecília e TV Com, na qual vinha participando do programa "Radar Esportivo" nos últimos anos. Surgida por volta das 12h, a notícia entristeceu bastante gente. 1 minuto de silêncio por ele foi respeitado antes de Ponte Preta x Santos. O velório ocorreu no começo da noite deste domingo e o enterro foi na manhã de hoje. Que Moran descanse em paz.

Convivas

As mensagens aqui publicadas são remetidas pelos leitores deste PB ao e-mail papodebola@gmail.com.

"Não usar as narrações do Sílvio Luiz nos programas atuais é um desrespeito à história da própria Bandeirantes. Suas locuções rivalizam com as do Luciano do Valle na época do 'Canal do Esporte' em termos de lembrança afetiva. *** Interessante Eduardo Affonso ser contratado pela ESPN, é um ótimo repórter. Espero que ele seja utilizado na TV. *** Seria interessante ver Lúcio de Castro e, principalmente, Eduardo Tironi no 'Linha de Passe'. *** A Esportes FM de Porto Alegre continua normalmente ou acabou, como aconteceu em Belo Horizonte?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Retransmite os programas esportivos locais que foram migrados para a Ipanema FM e as jornadas esportivas da Bandeirantes AM, mas por ela mesma não tem mais nenhum programa.

"Onde encontro a chamada obscena da Globo para Corinthians x Palmeiras?" (Cláudio Kristeller)
Não achei, infelizmente. Acho que desta vez ninguém publicou no YouTube.

"Quase ao fim de Vasco x Audax, Odilon Júnior meteu que 'o Vasco aperta o DEL, mas o Audax já faz ali um F5 e começa tudo de novo'. Imagina o cara que está na audiência e não manja nada de computador! Pra que complicar, meu Deus? Custa ir direto ao ponto, sobretudo quando não se tem imagens, caso do rádio?" (Clayton Moreira)

"Por que é tão doído para Mauro Cezar Pereira e Renato Maurício Prado admitirem grandezas do Corinthians? É insuportável assistir esses 'personagens'. Mauro trabalha todo dia ao lado do Paulo Vinícius Coelho e não consegue aprender nada com ele. PVC torce pro Palmeiras e não tem problema nenhum em falar do Corinthians! São sempre comentários pertinentes, elogiando ou criticando. Mas Mauro e Renato tem sempre que puxar a conversa pra algum defeito e fazer alguma piadinha. Às vezes eles fazem isso também com outros times de São Paulo. Tá difícil. *** Por que os jogos dos cariocas sempre são os escolhidos para passar na maioria dos estados pelo Brasil e os de São Paulo passam em poucas regiões? Se os jogos paulistas passassem em Norte, Nordeste e Centro-Oeste, haveria muito mais torcedores de Corinthians, São Paulo e Palmeiras distribuídos pelo Brasil." (Italo Queiroga)
Já expliquei algumas vezes ao longo dos anos, mas reforço: todas as emissoras da Rede Globo recebem os sinais SAT Rede (que gera o jogo do RJ, matriz da emissora) e o SAT SP (que gera o jogo de SP). Cada filial ou afiliada que não tiver jogo local escolhe qual partida mostrar mediante esses ou aqueles fatores que considerar mais vantajosos para elas. Vai de caso a caso, só observares o que aconteceu na Libertadores na quarta-feira passada. No próprio Nordeste, houve afiliadas que preferiram Atlético Mineiro x São Paulo a Caracas x Fluminense. Só mesmo cada emissora da Globo pode explicar o critério que segue nesse ou naquele momento.

"Desde que o Oeste voltou para a Série A1 em 2009, a Globosat fez apenas dois jogos com time completo no Estádio dos Amaros. Depois, diversos jogos foram narrados dos estúdios no Rio. Diziam que o estádio não tinha condições para receber os narradores. Ano passado, todo o Paulistão foi feito por equipes do Rio. Mas na Série C, Odinei Ribeiro e Luiz Ademar estiveram nas quartas, na semi e na final aqui no estádio. E desde o início do atual Paulistão, Demétrius Garcia e Carlos Bonatelli estão sempre no estádio - e as cabines estão da mesma maneira como estavam em 2009." (Júnior Kawachi)

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.