.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 7/1/2013
16:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Santos (SP) x São Mateus - SPORTV2
16:00 - Futebol, Bola de Ouro FIFA: Melhor Jogador do Mundo - SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS e FOX SPORTS
17:45 - Futebol, Copa da Inglaterra: Cheltenham Town x Everton - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: São Paulo x Guaicurus - SPORTV, ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: São Francisco x Cruzeiro (MG) - REDE VIDA e SPORTV
21:30 - Basquete, NCAA: Cincinnati x Notre Dame - WATCH ESPN (Internet)
23:30 - Futebol Americano, BCS: Notre Dame x Alabama (final) - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)

Terça, 8/1/2013
16:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Sertãozinho x Palmeiras - SPORTV
16:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Gama x Botafogo (RJ) - ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
16:30 - Futebol, Copa do Rei: Málaga x Eibar - WATCH ESPN (Internet)
17:45 - Futebol, Copa da Itália: Lazio x Catania - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
17:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Bradford x Aston Villa - ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
18:30 - Futebol, Copa do Rei: Valencia x Osasuna - WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Santos (AP) x Flamengo (RJ) - SPORTV
21:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Paysandu x Vasco - REDE VIDA e SPORTV
21:00 - Tênis, Aberto da Austrália: qualificatório - WATCH ESPN (Internet)
21:15 - Futebol, Campeonato Cearense: Guarany x Crato - DIÁRIO (CE)
22:00 - Basquete, NCAA: jogos a confirmar - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NBA: Los Angeles Lakers x Houston Rockets - SKY (canais 28 e 228)
23:00 - Basquete, NBA: Phoenix Suns x Milwaukee Bucks - SKY (pacote League Pass)
23:00 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x Minnesota Timberwolves - SKY (pacote League Pass)

Quarta, 9/1/2013
6:30 - Tênis, WTA de Sydney: duas quartas-de-final - BANDSPORTS
14:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Osasco x Paulista - TV CIDADE (Osasco) e TV ESPORTE OSASCO (Internet)
16:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Internacional x Nacional (AM) - TV CIDADE (Osasco) e TV ESPORTE OSASCO (Internet)
17:45 - Futebol, Copa da Itália: Juventus x Milan - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
17:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Chelsea x Swansea - ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
19:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Itauna x Fluminense - SPORTV
20:30 - Futebol, Sul-Americano Sub-20: Paraguai x Colômbia - SPORTV2
21:00 - Futebol, Copa São Paulo de Juniores: Corinthians Paulista x Americano (MA) - REDE VIDA, SPORTV, ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
21:00 - Tênis, Aberto da Austrália: qualificatório - WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA: Nebraska x Michigan - BANDSPORTS e WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Futebol, Sul-Americano Sub-20: Argentina x Chile - SPORTV
23:00 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Los Angeles Lakers - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
1:30 - Tênis, WTA de Sydney: duas semifinais - BANDSPORTS
Segunda, 7 de janeiro de 2013
O YouTube salvou a lavoura

Um momento aguardado deste domingo foi "O Ronaldo Português", o documentário do "Esporte Espetacular" feito nos últimos três meses por Tino Marcos e equipe, que girou por Portugal, Espanha e Inglaterra para contar a história de Cristiano Ronaldo, o marrento ótimo de bola da seleção portuguesa ex-Sporting e Manchester United, hoje no Real Madrid. Pesquisando no Twitter por termos como "Cristiano Ronaldo", "Esporte Espetacular", "Tino Marcos" e "Globo", o índice de elogios à reportagem de mais de 50 minutos de duração foi altíssimo, na casa de uma crítica negativa para 99 críticas positivas (sem exagero, bem por aí mesmo).

Não assisti na hora a reportagem pois eu estava olhando ao mesmo tempo dois jogos da Copa São Paulo de Juniores (Ceará x Santa Cruz na Rede Vida, na TV de antena comum, e Paulista x Internacional na RedeTV!, na TV com Sky - já que a dona Pampa fez o "favor" de não exibir o jogo aqui pro Rio Grande do Sul, mesmo com um dos seus dois maiores clubes em campo). Contei com a publicação no Globo TV mais à frente, a exemplo do ocorrido no documentário "Mundo Messi", que também não vi na hora e onde socorrido fui pela Internet. Porém, nem na íntegra do "EE" fechada para assinantes e muito menos em vídeo avulso aberto para todos o material foi disponibilizado. A íntegra abriu com um aviso sobre trechos a menos devido a questões contratuais. Muita gente ficou aborrecida.

Com isso, quem é que salvou a lavoura, amigos do Brasil? O YouTube, graças a um simpático (o postador douglas24527) que gravou direto da televisão e ali postou as duas partes de "O Ronaldo Português" - que, até 10 da manhã de hoje, tinham mais de 6 mil visualizações na primeira parte e quase 9 mil na segunda parte. Uma pena a qualidade da imagem estar ruim (somente em 240 pixels), mas melhor isso do que nada para salvar a lavoura de quem perdeu na hora e foi negativamente surpreendido com a não-publicação no portal oficial de vídeos da emissora. Por garantia e por via das dúvidas, subi o material no Dailymotion - onde já estava publicada a primeira parte, mas não a segunda - e ainda publiquei a íntegra dos 54 minutos em um só vídeo, que quem não viu pode ver aqui.

Quanto à reportagem em si, é mais um belo trabalho de Tino Marcos e equipe, assim como já tinha sido "Mundo Messi", cumprindo o que prometido foi nas chamadas veiculadas semana passada no "Globo Esporte". Agora, é esperar qual será o próximo documentário especial a ser feito por eles.

"Esporte Espetacular"
Não sei se no mesmo padrão, mas atestada foi a motivação da viagem do Abel Neto até o Qatar para cobrir os primeiros dias do ex-são-paulino Lucas no Paris Saint Germain, já notada em reportagens no "Globo Esporte" e noticiários gerais: domingo que vem, o semanal terá uma reportagem especial sobre a nova fase do atacante.

TV Verdes Mares
Utilidade pública: a mãe de Mariana Sasso, apresentadora da edição cearense do "GE", está internada e precisa de sangue de qualquer tipo, a ser doado no laboratório Fujisan, em Fortaleza (Avenida Barão de Studart, 2626, bairro Joaquim Távora), em nome de Adriana Sasso Costa. O telefone de lá é (85) 4009-6677.

RedeTV!
Terá de buscar gente para sua equipe de repórteres esportivos. Roberta Gabardo está em seus últimos dias na emissora pois pediu demissão para voltar aqui para Porto Alegre em julho, salvo alguma novidade profissional forte o suficiente para mantê-la em São Paulo. Mas retornada à aldeia pampeana, ela (que, não custa lembrar, foi revelada pela TV Pampa e dela foi pra RedeTV!) buscará novos rumos. Boa sorte pra Miss Lajeado de 2007.

Rede Record
Da série "quem explica?": o "Fala Brasil" desta manhã mostrou alguns gols da Copa São Paulo de Juniores e ficou nítido que todos eram filmados por ela mesma (casos de Osasco x Nacional/AM e Paulista x Internacional) ou por sua rede de afiliadas. No entanto, os gols de Corinthians Paulista x XV de Piracicaba foram exibidos com as imagens da transmissão do SporTV e até mesmo com o GC do placar do canal, embora sem sua logomarca e sem crédito no letreiro a ele pelas imagens. Como é que conseguiram estas imagens, então? Essa eu não entendi.

Rede Bandeirantes
Retoma nesta segunda-feira sua hora do almoço esportiva de São Paulo por completo, não mais apenas com o "Jogo Aberto" das 11h10 às 13h, mas também com a volta de "Os Donos da Bola" (reprisado pelo BandSports quando não há eventos na faixa da tarde - e hoje tem a Bola de Ouro, por isso, não tem a reprise). Programa ainda apresentado nesta semana por Nivaldo Prieto pois Neto só volta das férias na segunda-feira que vem.

BandSports
Segunda-feira marcada pelas voltas ao vivo de "Primeiro Tempo", às 9 da manhã, e "Debate e Pronto", das 10h30 às 11h15. Detalhe sobre o "Primeiro Tempo": apenas até 10h, logo, com meia hora a menos.

ESPN Brasil
Também ela retoma hoje sua normalidade, com os regressos de "Pontapé Inicial", "Sportscenter" (11h30), os dois "Bate-Bola" e mais o "Linha de Passe", primeiro dos debates semanais de segunda-feira a ir ao ar em 2013, nesta noite com Paulo Andrade, Mauro Cezar Pereira, Leonardo Bertozzi e a estreia de Gustavo Hofman no debate.

SporTV
Teve Osvaldo Luís estreando em 2013 ao narrar Corinthians Paulista x XV de Piracicaba, mas a grande novidade do fim de semana esteve em Atlético Mineiro x Noroeste: a equipe de microfone foi toda da TV TEM de Bauru, com narração de Demétrius Garcia, comentários de Carlos Bonatelli e reportagem de Fábio Leopissi e Pedro Mota. Demétrius e Bonatelli já atuam para a Globosat há alguns anos, mas sempre fazendo o Campeonato Paulista para o Premiere FC e geralmente jogos entre os times do interior, raras as vezes em quem cobrem partidas dos quatro grandes naquela região. Salvo engano meu, ontem foi a primeira vez que os dois fizeram um jogo ao vivo pelo SporTV, o que não lembro de ter acontecido nem mesmo em edições anteriores da Copinha.

Momento Raridade Rara I
Um raro jogo de Paulistão com um dos quatro grandes narrado por Demétrius Garcia no PFC está aqui (postado por golslances): Mirassol 0 x 1 Palmeiras, de 2011. Em canal aberto, apenas a Bandeirantes mostrou o jogo. Ao mesmo tempo, a Globo exibiu o famoso Deportes Tolima 2 x 0 Corinthians, da fase pré-grupos da Libertadores.

Momento Raridade Rara II
Completa 60 anos nesta segunda-feira o ex-goleiro Rafael Cammarota, que fez história no Paraná como campeão pelos dois grandes rivais curitibanos. Pelo Atlético, foram dois Estaduais, o segundo deles em 1983, com dois Atle-Tiba na final. São verdadeiras relíquias estes vídeos (ambos postados por diogocap81): Atlético 1 x 0, pela ida, está no VT conjunto das TVs Curitiba e Paraná, emissoras já extintas, com narração de Reginaldo Loyola e comentários de Edson Luiz e Sílvio Roberto Silva. Já o 1 x 1 pela volta foi para todo o Brasil pelo "Show do Esporte", da Rede Bandeirantes, com Osmar de Oliveira narrando - e estreando no canal, egresso da Globo. Aquele domingo ainda teria basquete de SP, kart e os melhores momentos de Fluminense x Corinthians, pelo Brasileirão. Além disso, no final, Dr. Osmar diz que Gilson Ribeiro - outro egresso da Globo - estrearia naquele clássico, mas que teve um problema seríssimo. Porém, o vídeo acaba aí e fico sem saber qual foi o problema.

Momento Raridade Rara II
No Coritiba, Rafael Cammarota ganhou mais um Paranaense e também o Campeonato Brasileiro de 1985, na decisão contra o Bangu, em jogo único no Maracanã. O 1 x 1 no tempo normal e 6 x 5 nos pênaltis está aqui (postado por brnah), transmitido na TV Globo por Galvão Bueno - sem comentarista - e pelos repórteres Raul Quadros e Gil Rocha, jornada que a TV Paranaense não exibiu pois fez uma própria com locução de Vinícius Coelho e reportagem de Gilberto Fontoura. Desta final, pego ainda três narrações do rádio: o gol do Coritiba (postado por greysonmarcel1) com Fernando César, não sei por qual emissora; o gol do Bangu (postado por bmarreiro) com José Carlos Araújo e o comentarista de arbitragem Mário Vianna na Rádio Globo; e os dois últimos pênaltis (postados por pronlinevideos) com Lombardi Jr. e o repórter Sidnei Campos na Clube B2.

Convivas

"Felizmente, a ESPN colocou 'SAO' para identificar o São Paulo no placar da Copa São Paulo. *** Será que, nos próximos anos, os canais pagos vão ter de brigar pelos direitos da festa da FIFA? (risos) *** O amistoso São Paulo x Peñarol não deve acontecer no fim de semana que vem e sim no meio do ano, pelo menos é o que diz o site da Gazeta Esportiva. *** Pena que o 'Grandes Momentos do Esporte' acabou na Cultura. A última fase não durou muito, mas a presença do Michel Laurence era algo de bom. *** A qualidade de narradores e comentaristas da ESPN é superior, mas uma coisa tem de ser reconhecida em relação à transmissão do Esporte Interativo na NFL: menos comerciais no intervalo e nas paradas das partidas. Sei que os canais precisam de receita publicitária e tudo isso faz parte, mas às vezes sinto um exagero da ESPN nas transmissões dos jogos estadunidenses, principalmente NFL e NBA. *** A Copa Africana de Nações só vai ser transmitida pelo SporTV?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: nas transmissões dos esportes americanos, me parece que os muitos intervalos vem das transmissões da ESPN International, às quais são adicionadas a narração em português feita em São Paulo, e não colocados por vontade própria da ESPN Brasil. Não é nada de novo isso, o expediente vem desde os tempos do antigo time de Bristol. Além do mais, não é tudo na ESPN que é feito pela equipe da ESPN Brasil. Quando uma transmissão tem o som original em inglês disponível, é nítido que ela vem da matriz nos Estados Unidos, ao passo que, se o som no SAP é o mesmo em português, é tudo feito de São Paulo. E segundo: até o momento, acho que sim.

"Escutei Paraná x Ponte Preta pelo link no site pessoal do Alberto César, da Rádio Central, que estava feliz da vida pelo recorde de audiência pela Internet, acredito que sendo a única opção para o jogo. A torcida tricolor descobriu e entrou em peso, chegando a derrubar a transmissão, tanto que no final ele falou que não esperava tanta audiência e que terão que investir mais nesta mídia." (Célio Roberto Oliveira)

"Absurda a brincadeira da ESPN com Pato, chamando o telespectador de idiota na sua cara. Nenhuma emissora séria e de credibilidade deve se prestar a isso. O 'Sportscenter' tem apresentadores que se acham humoristas 'engraçados', mas não precisa dessas palhaçadas. Que dê notícias e faça alguns comentários bem humorados, mas nunca engane ou ludibrie o telespectador. *** Estou decepcionado com a atual situação do Esporte Interativo. Outro dia eu estava vendo o 'Dois Toques' e falaram da Copa do Nordeste como se fosse a maior competição da história e os apresentadores disseram que o fim de semana seria sensacional, mas anunciaram futsal espanhol - e não gosto desse esporte, que é bom para jogar e não para ver - e um VT do Real Madrid x Vasco de 1998, que tentaram vender como se tivesse o mesmo valor de um jogo ao vivo. O melhor do fim de semana era um jogo da Copa da França, competição que não interessa para quem não vê o futebol francês. O E+I poderia tentar algum campeonato que ainda não passa no Brasil, como Ucraniano, Chileno ou Uruguaio. E agora eles pegaram a mania estranha de não dar nenhuma notícia durante o dia sobre vôlei, basquete, Fórmula 1 ou até mesmo jogos que estão acontecendo, deixando para falar sobre tudo isso no 'Fim de Papo' - isso quando tem. É absurdo." (Fernando Clemente)

"Sem muitas opções quando não temos futebol de verdade no Brasil, acompanhei o 'Fox Sports Show'. Verdade que o canal vem fazendo um bom trabalho e que João Guilherme, Marco de Vargas e o retorno de Hamilton Rodrigues são pontos muito positivos, fazendo boas transmissões. Agora, não dá para aguentar Renato Maurício Prado. Arrogante pela própria natureza e flamenguista parcial, não se cansa de querer ser a estrela de toda a companhia. Mas lamentavelmente digo que a bela Renata Cordeiro não foi bem na condução do programa. Por vezes, interrompeu a palavra dos comentaristas e, em boa parte, recebeu do Renato um 'só um minutinho, Renata, para concluir o raciocínio'. Nestes casos, o arrogante estava certo. Outro detalhe: ela parece uma atriz quando apresenta. Desde os tempos de SporTV, ao invés de ler a notícia e comentar, Renata interpreta e termina sempre com um sorriso forçado. A superficialidade transcende do conteúdo e passa para a forma. Aí, fica difícil. *** Em tempo: onde está Simone Mello, da época de ouro da TV Bandeirantes?" (Pedro Bergamasco)
Deixou a televisão por vontade própria há muitos anos e, atualmente, reside em suas Minas Gerais.

"Times grandes como Fluminense e Grêmio sem transmissão ao vivo de seus jogos na 1ª rodada da Copinha. Não lembro de em outros anos ter sido assim." (Victor Faria)
Sempre teve alguém de fora, sim, você é que não está lembrando direito talvez por não ter acompanhado direito em outros tempos. Não há nada de novo nisso, não mesmo.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.