.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito
Obs.: horários de Brasília

Terça, 18/12/2012
15:45 - Futebol, Copa da Alemanha: Schalke 04 x Mainz - ESPORTE INTERATIVO
17:30 - Futebol, Copa da Alemanha: Augsburg x Bayern de Munique - ESPORTE INTERATIVO, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Cruzeiro x Náutico - SPORTV
18:00 - Futebol, Copa da Itália: Internazionale x Verona - ESPN, WATCH ESPN (Internet) e TERRA (Internet)
19:30 - Especial: Prêmio Brasil Olímpico - SPORTV2
20:00 - Futsal, Amistoso: Jogo das Estrelas - ESPORTE INTERATIVO
21:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: Internacional x Sport - SPORTV2
21:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Medley/Campinas x Volta Redonda - SPORTV
22:00 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Chicago Bulls - SKY (pacote League Pass)
23:30 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Dallas Mavericks - SKY (pacote League Pass)
1:30 - Basquete, NBA: Charlotte Bobcats x Los Angeles Lakers - SKY (pacote League Pass)

Quarta, 19/12/2012
12:00 - Futebol, Copa da Itália: Lazio x Siena - ESPN, ESPN+, WATCH ESPN (Internet) e TERRA (Internet)
14:00 - Futebol, Europeu Sub-19: Paris Saint Germain x Juventus - ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
14:30 - Futebol, Copa da Itália: Udinese x Fiorentina - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
16:00 - Futebol, Copa da Alemanha: Wolfsburg x Bayer Leverkusen - ESPORTE INTERATIVO, ESPN BRASIL e WATCH ESPN (Internet)
17:30 - Futebol, Copa da Alemanha: Borussia Dortmund x Hannover - ESPORTE INTERATIVO, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
17:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Leeds United x Chelsea - ESPN e WATCH ESPN (Internet)
18:00 - Futebol, Copa da Itália: Napoli x Bologna - WATCH ESPN (Internet) e TERRA (Internet)
18:30 - Futebol, Torneio Feminino Cidade de São Paulo: Portugal x México (terceiro lugar) - BANDSPORTS
19:00 - Tênis, Torneio dos Grandes Campeões: rodada dupla a confirmar - SPORTV3
20:00 - Especial: Prêmio Brasil Paralímpico - SPORTV2
20:50 - Futebol, Torneio Feminino Cidade de São Paulo: Brasil x Dinamarca (final) - BAND, SPORTV2 e BANDSPORTS
21:00 - Futebol, Amistoso: Jogo Contra a Pobreza - TVCOM (RS) e SPORTV
22:00 - Basquete, NBA: New York Knicks x Brooklyn Nets - ESPN, ESPN+ e WATCH ESPN (Internet)
22:00 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Basquete, NBA: Philadelphia 76ers x Houston Rockets - SKY (pacote League Pass)
1:00 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x Sacramento Kings - SKY (pacote League Pass)

Quinta, 20/12/2012
8:30 - Futebol, Liga dos Campeões da UEFA: sorteio das oitavas-de-final - ESPORTE INTERATIVO, ESPN BRASIL e GLOBOESPORTE.COM (Internet)
11:00 - Futebol, Liga Europa: sorteio das oitavas-de-final - ESPORTE INTERATIVO e TERRA (Internet)
15:00 - Basquete, Liga ACB: jogo a confirmar - BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: primeira semifinal - SPORTV2
18:00 - Futebol, Campeonato Brasileiro Sub-20: segunda semifinal - SPORTV
19:00 - Tênis, Torneio dos Grandes Campeões: rodada dupla a confirmar - SPORTV3
20:00 - Basquete, NBB: Bauru x Tijuca - SPORTV2
21:00 - Vôlei, Superliga Masculina: RJX x Minas - SPORTV
21:00 - Velocidade, V8 Supercars: etapa de Sydney - BANDSPORTS (gravado)
22:00 - Basquete, NCAA: jogo a confirmar - WATCH ESPN (Internet)
23:00 - Futebol Americano, NCAA: Bowl Week - WATCH ESPN (Internet)
Terça, 18 de dezembro de 2012
A dimensão do feito da Bandeirantes

Uma coisa que me aborrece muito é quando os noticiários televisivos focam somente na Globo e se esquecem das outras emissoras, que às vezes podem colaborar decisivamente para este ou aquele cenário. Um exemplo muito claro está no Mundial de Clubes do ano passado e no recém acabado deste ano.

Ano passado, a Globo marcou 31 pontos no "Ipobre" de Sampa City com Barcelona x Santos, que não foi apenas dela no canal aberto pois passou também no Esporte Interativo. Porém, o E+I transmite em UHF (canal 36) há dois anos e meio, e os paulistanos praticamente não assistem canais UHF. Basta ver que, quando os colunistas especializados e os grandes jornais e portais destacam bons índices desta frequência, eles ficam entre 1 e, no máximo, 2 pontos. Nada a estranhar, se considerarmos que a maioria dos programas VHF das emissoras que não a Globo dificilmente chega aos dois dígitos. Então, coloquemos uns 2 pontos pro E+I no 36 UHF em 2011, para fins de exemplo ilustrativo. Isso faria a decisão do Mundial de Clubes chegar a uns 33 pontos totais.

Já em 2012, Corinthians x Chelsea rendeu 32 pontos para a Globo. Isso quer dizer que as torcidas corintiana e santista se equivalem? Não, pois é preciso considerar a parceira global neste ano: a Bandeirantes, que transmite em VHF (canal 13), tem tradição esportiva de décadas e décadas, desde antes ainda do "Show do Esporte", e que voltou com força ao futebol brasileiro, ainda que mostrando as mesmas partidas da Globo, mas atingindo índices melhores que os da Record na sua época de parceira global. E a Band marcou 12 pontos, o que dá um total de 44 para a porfia de anteontem. De uns 33 de 2011 para 44 em 2012, fica mais plausível no contexto.

Além disso, para dimensionar este feito obtido pela Bandeirantes ao marcar um terço da audiência da Globo, saca só a programação costumeira dela nas manhãs de domingo (faixa local da Grande São Paulo): 7h, "Sustentabilidade"; 7h15, "Vendo na TV"; 7h30, "Tudo Azul"; 8h, "Saúde e Sexualidade"; 8h30, infomercial (Camisaria Fascynios); 9h30, "Coração de Pescador"; 10h, "Momento Moto". Me diz quando é que uma grade dessas, com programas terceirizados e outros temáticos e de público restrito, atingiria 12 pontos? "Ah, mas é o Corinthians", alguns dirão com razão. Porém, não existe um conceito quase geral de que "a Globo domina", "a Globo massacra" e outras coisas do gênero? Por tudo isso que a Band tem que celebrar muito este seu feito.

Em tempo, apenas para fins comparativos: em 2005, São Paulo x Liverpool rendeu 50 pontos totais, mas é claro que em 2012 as outras possibilidades de acesso (como os canais fechados) estavam mais facilitadas e isso não necessariamente reduziu o alcance potencial do evento em si, mas especificamente das emissoras abertas por dividirem mais espaço com os outros meios. Mas voltando aos 50 pontos: foram 41 da Globo e 9 da Record. Ou seja, a parceira marcou um quarto da licenciadora, enquanto agora tivemos um terço pra parceira. Devo entender que os são-paulinos gostam mais da Globo, que os corintianos curtem mais a Band ou nem "fu" e nem "fa"?

A volta para casa

As TVs abriram bastante espaço para o desembarque do Corinthians em São Paulo na manhã desta terça-feira. A Globo dedicou praticamente todo o "Bom Dia SP" e grande parte do "Bom Dia Brasil" ao fato, com direito a Cléber Machado meio que dividindo a apresentação do jornal local com Carla Vilhena, isso sem contar o "Mais Você" do corintianíssimo Louro José e de sua coadjuvante Ana Maria Braga (risos), e o "Bem Estar". A Bandeirantes também ficou direto no "Primeiro Jornal", que passou um pouco das 8h, além de dentro do programa "Dia Dia" e nos intervalos do "Band Kids" serem acionadas informações pela marca "Salve a Nação".

A Record fez igual acompanhamento maciço nos regionais "Balanço Geral" e "SP no Ar" e nos nacionais "Fala Brasil" e "Hoje em Dia", assim como o blocão SP do "Jornal do SBT: Manhã" e a Record News no "Hora News". A RedeTV! só entrou às 8h30, quando aberto o programa "Se Liga Brasil", e não mostrou ao vivo a chegada corintiana pois estava no ar um programa religioso do missionário R. R. Soares. A TV Brasil destacou o assunto um pouco antes dela, em entrada ao vivo no noticiário "Repórter Brasil". Não pude ver se o Esporte Interativo fez alguma cobertura ao vivo do desembarque ou se deixou para registrá-la mais adiante, durante sua programação.

Dos canais fechados, além dos jornalísticos Globo News e BandNews TV, também SporTV e ESPN Brasil tiveram edições espichadíssimas e especiais de "SporTV News" e "Sportscenter", respectivamente, enquanto o BandSports fez várias entradas ao vivo. Só mesmo quem deixou de registrar o fato ao vivo foi o Fox Sports.

Afogando em números
Da Patrícia Kogut em O Globo, do José Armando Vannucci na "Parabólica" da Jovem Pan e do NaTelinha, alguns índices de São Paulo no fim de semana: no sábado, "Esporte Fantástico" com 5 pontos na Record; no domingo, "Esporte Espetacular" com 19 pontos e 50% na Globo, Brasil x Dinamarca com 5 na Band e "Terceiro Tempo" com 3 na Band. Além disso, a Bandeirantes marcou 9 pontos das 7h às 12h (com parte do segundo tempo de Monterrey x Al Ahly, "Pré-Jogo", Corinthians x Chelsea e "Terceiro Tempo"), contra 22 da Globo, 3 da Record e 2 do SBT. Já das 16h25 às 18h10, a Band dividiu o terceiro lugar com a Record em 5 pontos (com Brasil x Dinamarca, mais o comecinho do "Terceiro Tempo"), contra 8 do SBT e 14 do "The Voice Brasil" na Globo.

Mauro Naves
Do Flávio Ricco no "Canal 1": o repórter da Globo dormiu pouco mais de duas horas entre o fim do domingo e o começo da segunda-feira, no horário do Japão, pois já no "Domingão do Faustão" ele estava novamente ao vivo.

Torneio Feminino Cidade de São Paulo*
Não será às 21h50 a final Brasil x Dinamarca, amanhã, e sim às 20h50. "Licença poética" adotada pela Band pois a partir das 22h40 será transmitido o Miss Universo. As mulheres mandam e os homens obedecem.
*Com dica do seguidor twitteiro Lucas Maurício

"Band Esporte Clube"
Próximo domingo, véspera da véspera de Natal (essa é nova), o programa será exibido das 12h às 13h30, depois o espaço habitual do futebol sendo concedido a uma programação de desenhos e filmes até 21h.

Esporte Interativo
Mostrará com exclusividade logo mais, às 8 da noite, o Jogo das Estrelas, um amistoso de futsal que compõe a Futsal Fest, evento que lembrará dos bons tempos do Atlético Mineiro na modalidade, pela qual conquistou dois títulos brasileiros e um mundial. Voltarei ao assunto mais abaixo, no "Momento Raridade Rara".

SporTV
Faz hoje os últimos "Redação SporTV", "É Gol!!!" (ao vivo), "SporTV News" (manhã e tarde) e "Tá na Área" do ano. A partir de amanhã serão exibidos os especiais "Os Grandes Campeões" às 10h, "É Gol!!!" (gravado e temático) às 11h30 e "Os 10 Mais" às 14h. O "Arena SporTV" de hoje só não será o último de 2012 pois na quinta-feira tem edição especial ao vivo, às 15h, direto do Estádio Mineirão, que no dia seguinte será reinaugurado. Além disso tudo, o "SporTV News" da noite terá meia hora a partir de amanhã.

Daniel Pereira
Parabéns ao narrador do SporTV, mais um "pai do ano" por desde ontem ter um filho chamado Caio. Felicidades!

Alta definição
Do Daniel Castro no R7: alguns canais da Globosat ganharão versões em alta definição a partir de 2013 e entre eles estão SporTV e SporTV2. Vamos ver se assim acaba a chiadeira geral do povo que possui aparelhos em HD e não curte grandes eventos passando apenas no formato 4:3. Ah: e devido ao alto preço investido no referido, bem que também o Premiere FC poderia ser em HD, sobretudo nas partidas ao vivo, maiores e menores.

Fox Sports + SporTV
Da Keila Jimenez no "Outro Canal" da Folha de S.Paulo: já foi assinado o acordo da partilha de eventos entre os dois canais, com um repassando partidas das Copas Libertadores e Sul-Americana, e o outro devolvendo com Copa do Mundo de 2014, Olimpíada de 2016, Copa do Brasil ao vivo e Campeonato Brasileiro em VT. Do Terra Esportes: segundo a assessoria do SporTV, o acordo vai até 2018 e maiores detalhes serão divulgados ainda hoje.

"Fox Sports Rádio"
Do Anderson Cheni: a direção do canal lançou a segunda edição na semana passada pois está muito satisfeita com a repercussão e a audiência da primeira, que mal completa dois meses no ar.

Copa do Brasil
Vai passar também na ESPN Brasil em 2013, conforme dito pelo diretor de programação Arnaldo Ribeiro no Twitter. Então, teremos ESPN, SporTV e Fox Sports neste torneio no ano que vem. Por isso, imploro de joelhos: nas fases com "900" jogos por rodada, que cada um exiba "300" para termos o máximo de televisionamento.

"Memórias do Chumbo"
Logo mais, às 8 da noite, começa a série especial de reportagens da ESPN Brasil, feita por Lúcio de Castro, sobre a relação entre o futebol e as ditaduras militares. Com narração de Luís Alberto Volpe, terá exibidos quatro episódios: Argentina hoje, Chile amanhã, Uruguai depois de amanhã e Brasil na sexta-feira.

Rádio de São Paulo I
Algumas do Anderson Cheni: diz ele que a direção esportiva da 105 FM poderia investir e acreditar mais neste departamento (o que será que ele quis dizer?); as transmissões da Transamérica no Mundial tiveram som impecável direto do Japão e som ruim via celular em São Paulo; questiona ele o Sindicato dos Radialistas e Jornalistas sobre as emissoras não terem enviado tantos operadores de som ao Japão, deixando aos cronistas esta função; a Jovem Pan ainda não definiu o que será da Fórmula 1 em 2013 após a saída de Téo José no tocante a Felipe Motta passar a narrador ou seguir repórter e um locutor ser contratado; e esta semana é considerada decisiva para Estadão e ESPN em relação às duas no rádio esportivo pro ano que vem.

Rádio de São Paulo II
O "Na Geral", da Bandeirantes, terá no dia 31 uma edição especial gravada ontem com as gurias do esporte das TVs da firma: Paloma Tocci e Marina Ferrari, da Band, e Renata Saporito, do BandSports.

Rádio do Rio de Janeiro I
Do Rádio de Verdade: por precaução, a família de Rafael Marques decidiu interná-lo novamente no Hospital Copa D'or. O repórter da Globo apresentou uma leve febre e está tomando antibióticos. Boa sorte pro Rafael.

Rádio do Rio de Janeiro II
Em todas as partidas que faz, a CBN publica em seu canal no YouTube vídeos feitos antes delas, onde seus narradores, comentaristas e repórteres projetam os times, ou depois das mesmas, com comentários e análises. Pois no ano passado aconteceu e a dose foi repetida agora: vejam aqui uma hilariante sequência de erros das gravações dos vídeos da Internet, com gafes, tropeções, brincadeiras e zoeiras variadas. De brinde, o narrador e repórter Felipe Santos ainda dubla personalidades do futebol e do esporte carioca para completar. Muito bom!

Dura na queda
Germana Garilli, que foi repórter na famosa equipe da Rádio Mulher na década de 70, em São Paulo, rumava à redação do Portal Terceiro Tempo na última sexta-feira quando sofreu uma tentativa de assalto de um moleque de 14 anos, mas como é graduada em artes marciais, se defendeu pegando ele pelo pescoço, o atirando no chão e ficando em cima dele até a força policial chegar e levar o delinquente. Não se metam com ela, criminosos!

Repórter esportiva mais sexy do Sul do Brasil
Era assim que lá nos primeiros anos deste PB eu cansei de chamar Delisiée Teixeira, da RPC TV (Globo Paraná) e, mais à frente, do SporTV em São Paulo. Então, ela resolveu largar o jornalismo e passou a ser atriz, mudando de nome para Delisiée Marinho. Sexta-feira passada, a maravilhosa morenaça que também ficou marcada pelas coberturas de ginástica na Rede Globo - sobretudo de Daiane dos Santos - participou do programa de entrevistas "Outra Conversa", do canal pago ÓTV, com direito a lembranças do seu tempo no esporte. A íntegra está aqui.

A saideira
Duas do Flávio Ricco no "Canal 1": enquanto ele considerou impecável a filmagem da FIFA em Corinthians x Chelsea ao dar uma lição às televisões do Brasil de que não é preciso repetir tudo quanto é lance em todos os momentos das partidas, diz ainda que é errado usar o termo "mão trocada" pois a Física explica que quem pula no alto do lado direito só pode chegar na bola com a mão esquerda e vice-versa.

Momento Raridade Rara I
Somente no meio da tarde eu soube dessa ao ler uma referência no Twitter: completou ontem 15 anos a conquista da Copa Conmebol pelo Atlético Mineiro, em final disputada contra o Lanús. Confira aqui (postado por soaresgalo13) um resumo da campanha do Galo em 1997 no relato de Rogério Corrêa na TV Alterosa.

Momento Raridade Rara II
Evocado no amistoso que será disputado hoje à noite no Mineirinho, o time de futsal do Atlético venceu duas Liga Futsal. Eis as conquistas (ambas postadas por 00vini): de 1997, 4 x 1 no Banespa, com narração de Maurício Torres na Globo; e de 1999, 5 x 4 no Rio/Miécimo, com transmissão de Alexandre Santos na Bandeirantes.

Convivas

"Alguma previsão de lançamento do Fox Sports 2?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Não faço a mínima ideia.

"Galvão Bueno, como qualquer um neste mundo, não está imune a críticas e elas devem mesmo ser feitas quando cabe. Mas é inegavelmente competente naquilo que faz e prefiro mil vezes ele, mesmo rateando um pouco a voz como na hora do gol, do que Neto com a sua torcida escancarada capaz de causar vergonha alheia. Galvão é ufanista e torce pra caramba? Ora, não havia nada de corintianismo ali e ele torceria feito um louco até pelo São Caetano lá no Japão. E aposto que não sou o único que deixa no Galvão pra ficar esperando as bobagens que ele vai falar. E o homem nunca nos desaponta! *** Concordo sobre serem fracas as versões dos hinos dos clubes pela Banda Galera Campeã, mas por que são 'alegrinhas demais'? No original são assim mesmo! Acho que as rádios costumam rodar mais as versões da Galera Campeã porque são facilmente encontráveis em CD, enquanto as versões do Corpo de Bombeiros da Guanabara, se não me engano, são inéditas neste formato." (Clayton Moreira)
As versões do Corpo de Bombeiros da Guanabara podem ser encontradas facilmente na Internet - que acho que você esqueceu que é uma ótima fonte para achar isso, aquilo e aquele outro - e são mais reverenciadoras e grandiloquentes, sem aquele tom "carnavalesco" da Galera Campeã.

"No Brasil de 2012, buscando ser civilizado e entrando em outra era financeira, ainda tem espaço para comentários que soam mais como fanaticos terroristas comumente vistos no mundo árabe? Alguns devem ter achado engraçado, se comprazido, mas não muda o teor do ódio disfarçado." (Fabrisio Cardoso)
Ele não gostou do que o Clayton Moreira disse numa mensagem que reproduzi na coluna de ontem, "ah, um tsunami numa hora dessas".

"Tá difícil assistir o 'Bate-Bola' esses dias quando falam do Corinthians. Dá a impressão às vezes de que todos ali são anti-Corinthians. Mauro Cezar Pereira ficou todo nervoso e ele e Flávio Gomes fizeram piadas sobre a pesquisa do Datafolha, inclusive parece que Mauro disse que não houve invasão corinthiana nenhuma no Maracanã, quando colocaram 76.000 torcedores lá. Gosto muito do 'Bate-Bola', mas me decepciono muito quando o assunto é Corinthians. Se é pra falar assim do meu time, é melhor nem falar." (Italo Queiroga)
Nenhum torcedor de nenhum time gosta quando um comentarista fala algo que não lhe seja agradável aos ouvidos, seja verdade verdadeira ou exagero sem nexo.

"A Record News passou no domingo, por volta das 15h, o Mundial de Piscina Curta com narração do Lucas Pereira. Só que a 'emissora do esporte olímpico no Brasil', a Record, não divulgou a transmissão da News, fosse com reportagens nos seus noticiários ou no R7." (José Almeida Júnior)

"Fabrício de Oliveira Pedrini, a ESPN não deixa o som em inglês nos seus canais em HD na Premier League. Ela disponibiliza os áudios em português e inglês, e o assinante é que escolhe qual som quer ter. Se isso não está acontecendo, você tem de verificar com sua operadora. Não sei qual é, mas a minha é Sky e ela me proporciona os dois áudios. *** ESPN Brasil utilizando até helicóptero na chegada do Corinthians, coisa que nem em decisões da Copa do Brasil fez. Mais do que nunca: 'tem coisas que só a Timãopress faz por você'." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"O Fox Sports deixou a desejar ao não mostrar nada da chegada do Corinthians, me decepcionando. A ESPN Brasil não mostrou nem Libertadores e nem Mundial, mas deu grande destaque ao fato." (Robson Coimbra Borges)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas").

TWITTER: @papodebola
E-MAIL: papodebola@gmail.com


LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.