.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 9/1/2012
16:00 - Futebol, Premiação: Bola de Ouro da FIFA - SPORTV, ESPN BRASIL e BANDSPORTS
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: América/SP x Cruzeiro - SPORTV2
16:00 - Basquete, Universitário dos EUA: jogo a confirmar - ESPN HD (gravado)
17:45 - Futebol, Copa da Inglaterra: Arsenal x Leeds United - ESPORTE INTERATIVO e ESPN
19:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Ferroviária x Palmeiras - TV BRASIL, SPORTV, ESPN BRASIL e BANDSPORTS
20:00 - Basquete, LBF: Blumenau x Maranhão - SPORTV2
21:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: São Carlos x Flamengo/RJ - REDE VIDA, SPORTV, ESPN BRASIL e BANDSPORTS
23:30 - Futebol Americano, Universitário dos EUA: LSU x Alabama - ESPN e ESPN HD

Terça, 10/1/2012
14:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: CSA x São Caetano - TERRA (Internet)
14:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Goiânia x Paulista - TV FPF (Internet)
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Juventus x Corinthians - TV BRASIL, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS e TV CORINTHIANS
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Taboão da Serra x Coritiba - TERRA (Internet)
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Sumaré x Fortaleza - TV FPF (Internet)
17:45 - Futebol, Copa da Liga Francesa: Caen x Olympique - SPORTV2
18:00 - Futebol, Copa da Itália: Lazio x Verona - ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Crystal Palace x Cardiff City - ESPN e ESPN HD
19:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: São José x Botafogo/RJ - SPORTV
21:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Barueri x São Paulo - REDE VIDA, SPORTV, ESPN BRASIL e BANDSPORTS
21:00 - Vôlei, Superliga Feminina: SESI x Pinheiros - SPORTV2
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: New York Rangers x Phoenix Coyotes - ESPN e ESPN HD
23:00 - Futebol, Copa da Liga Francesa: jogo a confirmar - SPORTV2 (gravado)
0:30 - Basquete, Universitário dos EUA: Vanderbilt x South Carolina - ESPN HD

Quarta, 11/1/2012
11:00 - Vôlei, Liga Feminina dos Campeões: Dinamo Kazan x Atom Trefl Sopot - BANDSPORTS
11:00 - Ginástica Artística, Pré-Olímpico: várias provas - SPORTV2 (gravado)
14:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Sertãozinho x Portuguesa - TV FPF (Internet)
14:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Taubaté x Vasco - SPORTV2
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Osasco x Grêmio - SPORTV
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: São Bernardo x Paraná - TV MAIS
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Red Bull Brasil x Vitória/BA - TV FPF (Internet)
17:30 - Vôlei, Liga Feminina dos Campeões: Macerata x Fenerbahce Istanbul - BANDSPORTS
17:30 - Ginástica Artística, Pré-Olímpico: várias provas - SPORTV2 (gravado)
17:45 - Futebol, Copa da Liga Inglesa: Manchester City x Liverpool (semifinal) - ESPN BRASIL e ESPN HD
17:45 - Futebol, Copa da Itália: Roma x Fiorentina - ESPN
19:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Olé Brasil x Fluminense - SPORTV
21:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Internacional de Limeira x Santos - REDE VIDA, SPORTV, ESPN BRASIL e BANDSPORTS
21:00 - Vôlei, Superliga Masculina: Cimed x Cruzeiro Vôlei - SPORTV2
22:00 - Basquete, Universitário dos EUA: Syracuse x Villanova - ESPN HD
1:30 - Basquete, NBA: Miami Heat x Los Angeles Clippers - ESPN e ESPN HD
9 de janeiro de 2012
Quarteto de locutores

Com a confirmação de Éder Reis, que deixa a RedeTV! após narrar futebol e ser a voz do UFC por lá, a Fox Sports já tem quatro narradores confirmados, somando-se a ele João Guilherme, Marco de Vargas e Hamilton Rodrigues. A saber se está fechado o elenco neste segmento ou se chegará um quinto ou mesmo sexto nome. Só cuidando novidades.

Gostei dela
Para quem não viu, aqui está a edição nacional do "Globo Esporte" no último sábado, que teve a estreia da Fernanda Gentil na apresentação. Estreou bem, se mostrando segura na condução, sem "tremelique de estreante".

Campeonato Goiano I
Recebo as partidas que a TV Anhanguera (Globo) mostrará. Em três ocasiões haverá um clássico para todo o Estado, com exceção de Goiânia, que verá outro jogo. A peleja da última rodada pode ser alterada dependendo da posição dos times na classificação. Semifinais e finais serão mostradas em alta definição. Além disso, alguns confrontos serão mostrados pelo Premiere FC.

Campeonato Goiano II
Jogos da Anhanguera: em 22/1, Goiás x Aparecidense; em 25/1, Atlético x Anapolina; em 29/1, Rio Verde x Itumbiara; em 1/2, Itumbiara x Goiás; em 5/2, Atlético x Goiás (Vila Nova x Aparecidense para Goiânia); em 8/2, Goiás x CRAC; em 12/2, Itumbiara x Anapolina; em 22/2, Vila Nova x Goianésia; em 26/2, Atlético x Itumbiara; em 29/2, Goiás x Anapolina; em 4/3, Atlético x Aparecidense; em 11/3, Atlético x Vila Nova (Goiás x Goianésia para Goiânia); em 18/3, Rio Verde x Goiás; em 25/3, Vila Nova x Morrinhos; em 28/3, Atlético x CRAC; em 1/4, Vila Nova x Goiás (Itumbiara x Rio Verde para Goiânia); em 8/4, Anapolina x Atlético; e em 15/4, Vila Nova x Crac.

Campeonato Goiano III
Jogos do Premiere FC: em 21/1, Rio Verde x Atlético; em 28/1, Goiás x Vila Nova; em 5/2, Atlético x Goiás (sem TV aberta para Goiânia); em 11/2, Vila Nova x Atlético; em 27/2, Anapolina x Goiás; em 5/3, Vila Nova x Itumbiara; em 11/3, Atlético x Vila Nova (sem TV aberta para Goiânia); em 19/3, Morrinhos x Atlético; em 24/3, Goiás x Atlético; e em 1/4, Vila Nova x Goiás (sem TV aberta para Goiânia).

Quem luta não briga
Anderson Silva comentará o UFC Rio pela Globo, que Galvão Bueno narrará neste sábado. O "Aranha" disse que comentar ao lado do Galvão lhe deixa com o sentimento de que os lutadores estão fazendo um trabalho bacana pelo MMA (fonte: GloboEsporte.com, Amanda Kestelman e Marcelo Russio).

Olimpíada de Londres
Record fará neste começo de 2012 algumas investidas para reforçar setores do time que cobrirá os Jogos, sendo um narrador a prioridade e, depois das tentativas feitas no fim do ano passado não terem dado em nada, a ordem ser atacar um pouco mais forte (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1"). Já sei: vão oferecer um salário cinco vezes maior, é isso? Eh, eh, eh, tô só brincando para descontrair.

Uma de Pernambuco
A partir desta segunda, o "Super Esportes" da Clube será às 13h40 (14h40 de Brasília). TV Clube, que desde hoje é afiliada da Rede Record. Aqui está (postado por leonardo26pe) o último programa com a Clube afiliada à Band.

Campeonato Amazonense*
Jogos do primeiro turno com transmissão pela TV A Crítica, afiliada da Rede Record, sempre às 15h dos sábados e às 20h das quartas (horários locais): em 28/1, Nacional x Manicoré; em 1/2, Rio Negro x Fast; em 4/2, Fast x São Raimundo; em 8/2, Nacional x Fast; em 11/2, Iranduba x São Raimundo; em 15/2, Fast x Princesa; em 18/2, Rio Negro x Nacional; em 22/2, São Raimundo x Nacional; e em 25/2, Nacional x Penarol.
*Com dica do conviva Ed Taylor

Fim de férias na Band
É hoje o retorno de Neto das férias, mas diferentemente do que se anunciava, ainda não é hoje a estreia de "O Dono da Bola" às 13h, permanecendo o "SP Acontece". Será que houve alguma mudança de última hora? E após substituí-lo por alguns dias, Sandro Gama volta à reportagem no Rio de Janeiro.

Copa da França*
Esporte Interativo mostrou Saint-Etienne x Bordeaux na noite deste domingo, mas não na íntegra. Por volta da metade do segundo tempo, houve um corte abrupto que deixou de fora do VT um bom pedaço da partida, incluindo um pênalti perdido e um gol. Foram direto para as penalidades máximas. Única hipótese que me ocorre para isso: encaixe com a grade de programação, já que o espaço previsto na grade era das 20h15 às 22h.
*Com dica do seguidor twitteiro Eduardo Júnior

Sinal aberto no Norte*
E+I, agora visto também em Manaus desde a última sexta-feira pelo canal 20 UHF, pertencente à Rede Tiradentes. Ainda em fase de testes, alterna a grade do E+I em si com programação regional.
*Com dica do conviva Ed Taylor

Meu Deus...
Jorge Kajuru parece ainda não ter digerido muito bem aquela resposta do Tiago Leifert no "CQC" (o "não conheço ele"). Esta madrugada, o apresentador do Esporte Interativo saiu do sério no Twitter e propôs dois desafios ao por ele citado "ladrãozinho de carteira e bonequinho da Globo". Um deles: consultar o Brasil inteiro para uma pesquisa cuja pergunta seria quem o povo conhece ou já ouviu falar entre Kajuru e Leifert. O perdedor da pesquisa pararia de ser apresentador e viraria produtor ou repórter de campo. O outro: Kajuru pediu dois meses para apresentar o "Globo Esporte", com gols, matérias e a estrutura global, topando por contrato em cartório ser um "cordeirinho sem meter o pau em ninguém", enquanto Leifert concorreria com ele na Record sem gols e exclusividades habituais. Kajuru disse que, se não tivesse três vezes mais audiência que Leifert, corta seu órgão genital ao vivo e muda de sexo.

Raciocínio
Sinceramente, nem sei pra quê dou trela para certas coisas que o eterno casamenteiro divisor de redes diz às vezes. Sei lá, tá muito dodói pro meu gosto. Tá, o Tiago Leifert respondeu com uma ironia simples e direta à baixada de lenha que Kajuru deu nele, em ocasião anterior, no mesmo "CQC". Agora, por causa disso não vai parar de falar nele, cutucá-lo, criticá-lo e tal? Até no Mundial de Clubes ele o fez volta e meia. Enquanto isso, o Tiago nem deve estar aí pro que ele fala. Não estou concordando ou discordando desse, daquele ou daquele outro, mas sei lá... É nítido que estes são dois que jamais acertarão seus ponteiros. Vida que segue, cada um na sua e paciência.

Não quero isso
No final de 2011, durante a feira Sportel em Mônaco, a RedeTV! recebeu a oferta de um pacote de programas só sobre esportes radicais, sobretudo os de alto grau de risco. Não quiseram (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Vídeo curioso da Copinha I
Este aqui (postado por leonardo26pe) mostra o gol de Uberlândia x Sport em alta definição na transmissão da Rede Vida. Observam que está em HD tanto a imagem do estádio quanto a do Luiz Carlos Fabrini no estúdio.

Vídeo curioso da Copinha II
Este aqui mostra a posição no estúdio da TV Brasil onde Anderson Cardoso narra as partidas do torneio junto com os dois comentaristas. Este vídeo é de Santo André x Internacional.

UFC Rio em PPV
Horários da cobertura do Combate nesta semana (sempre de Brasília): quinta, 13h, coletiva de imprensa; sexta, 16h, pesagem oficial; e sábado, 22h30, o evento pra valer.

Já estava 9 minutos atrasado
Anote este nome: Alexandre Bigai Miranda. É um raro árbitro que não esperou o OK da televisão para autorizar o começo de um jogo. Ele dirigiu Sergipe x São Paulo, que começaria só às 21h15 se dependesse do Sportv, já que RJX x Minas atrasou bastante devido aos cinco sets. Mas a bola rolou já às 21h09, quando o vôlei da Superliga estava no finalzinho. A transmissão da Copinha só começou aos 4 minutos de jogo. Nestes quatro primeiros minutos, só dava para acompanhar o jogo pela Rádio Globo de São Paulo, que estava com equipe completa no estádio - e, ainda assim, porque era em Barueri, pois se fosse no interiorzão ficaria "vendida" neste período.

NFL com mais emoção que o normal
Do Twitter do Everaldo Marques: "Dias como hoje servem para lembrar porque eu gosto tanto de narrar. Tô tremendo até agora, que final de partida!" O locutor da ESPN despejou aquele jorro de adrenalina no touchdown que deu aos Denver Broncos a vitória na prorrogação sobre o Pittsburgh Steelers. O lance pode ser visto aqui.

Retornando ao batente
"Bate-Bola" novamente exibido a partir desta segunda, às 12h30 e às 17h - a segunda edição pegando carona no pós-Bola de Ouro e mais cedo pois às 19h tem Copa SP de Juniores ao vivo.

Copa Africana de Nações
Também a ESPN Brasil mostrará a competição, chamadas no ar. Então, opções asseguradas: ESPN no pago e Esporte Interativo no aberto.

Ano novo, blog novo
Desde ontem, o comentarista Gian Oddi está com blog sobre futebol em geral no ESPN.com.br, após cinco anos do "A Bola na Bota", dedicado exclusivamente ao futebol italiano. As blogadas do Gian podem ser lidas aqui.

Quem responde?
Vamos ver se algum conviva me desfaz esta dúvida: alguém saberia o título e quem canta a música que roda no reclame "ESPN: onde mais?", veiculado a todo momento nos intervalos da programação?

Copa SP de última hora
Pego de surpresa fui pelo BandSports aproveitar a estrutura de filmagem acionada para Santos x ASSU para transmitir Inter de Limeira x Vitória de Santo Antão, realizado após a goleada dos santistas. Não sabia que passaria este jogo. Ouvi nesta partida um (ao menos para mim) novo repórter do canal, chamado Tiago Kessler, do qual assumo não saber nada profissionalmente, apresentado fui a ele recém neste domingo.

Rádio de Porto Alegre
E não é que teve futebol transmitido pelas três grandes AM neste domingo? Foi o amistoso Santa Cruz x Internacional (time B, que jogará o começo do Campeonato Gaúcho), transmitido na Gaúcha com narração de Sérgio Boaz, na Guaíba com locução de Mário Lima e na Bandeirantes com irradiação de Castro Jr. Jogo sem televisão, antes que alguém pergunte.

Rádio em discórdia I
Fiquei bem mal neste domingo à tarde, reconheço. Tudo porque fui colocar dois colegas de empresa em contato pelo Twitter e acabei dando margem a algo que senti ser não muito amistoso. Tudo começou quando Marcos Lopes, o narrador titular da Globo de Natal, postou que comentarista e repórter da Globo de São Paulo em Santos x ASSU eram limitados. Imaginando que talvez ele não conhecesse Marcelo Bechler e Kamila Malynowskyj para não mencionar seus nomes (até porque em Natal só há retransmissão de partidas cariocas, sendo praticamente inexistentes as formações de rede nos jogos paulistas a não ser em casos como o de ontem), o coloquei em contato com o Bechler, que estava online.

Rádio em discórdia II
Aí, Marcos disse que sentia falta de análises táticas e que sente não ter mais isso no rádio. Acho que o Bechler ficou na bronca pois, além de ser um comentarista que tem se pautado há um bom tempo pelas análises táticas nos espaços em que atua, recomendou dois posts de seu blog com análises táticas sobre o Barcelona e reclamou que recebeu críticas sem que seu trabalho fosse conhecido para tanto. Se eu soubesse que haveria esta linha cruzada entre dois colegas de Rádio Globo - tá que só ontem devem ter se conhecido, embora eu até achasse que o Marcos conhecesse o Bechler pois, embora não haja retransmissão de jogos paulistas em Natal, ele é sempre ouvido à noite no "Panorama Esportivo" do Gilson Ricardo -, não os teria colocado em contato. Esclareço que não houve xingões, ofensas e nem nada assim entre eles, jamais. São cidadãos de respeito o gaúcho potiguar e o mineiro paulista. Só me chateei com esta discórdia, sei lá, fiquei receoso de ter provocado algo negativo.

Rádio em discórdia III
Apenas uma amável observação: nada disso teria acontecido também, além deste ignóbil que vos tecla meter o pé no balde cheio d'água desavisadamente, se a Globo de Natal não tivesse retransmitindo a de São Paulo e sim feito um tubo próprio de ASSU x Santos - até porque não creio que não tivesse um narrador e um comentarista disponíveis que fosse para segurar 90 minutos do trabalho, fora que a única diferença que haveria seria a ausência de um repórter em Limeira, pois a própria Globo de São Paulo teve Jesse Nascimento narrando no estúdio.

Rádio do Rio de Janeiro I
No fim de Mogi Mirim x Fluminense, Silva Jr. anunciou que narrará o amistoso Flamengo x Corinthians no próximo domingo, em Londrina. Entende-se uma formação de rede para o clássico amistoso, portanto.

Rádio do Rio de Janeiro II
Consequência da saída da Oi FM do dial devido ao fim do contrato da Oi com o Grupo Bel, dono das estações que compõem a rede: o "Rock Bola" mudou de emissora. A partir da segunda-feira da semana que vem, será apresentado pela MPB FM, de segunda a sexta, às 20h. MPB FM é a mesma rádio onde quem trabalha é Fábio Azevedo, repórter da ESPN Brasil e apresentador carioca do "Bate-Bola: 2ª Edição".

Rádio de São Paulo I
Se alguma não mencionada fez um destes jogos ou até outro, não fiquei sabendo mesmo. Mas foi curiosa a divisão de emissoras neste domingo: enquanto Bandeirantes, Capital e Globo preferiram Santos x ASSU, a preferência de Estadão/ESPN, Jovem Pan e Transamérica foi pelo clássico Espanyol x Barcelona.

Rádio de São Paulo II
Estadão/ESPN, pela qual escutei quase todo o clássico catalão. Detalhe: o som dela pela Internet estava rigorosamente alinhado com a imagem da ESPN Brasil pela Sky. Uma legitimamente espetacular sincronia da imagem de um canal de TV paga com o som de uma rádio pela Internet. Pensar que há alguns anos isto nem sequer era pensado e já devíamos nos dar por felizes por escutar rádios de tudo quanto fosse lugar ao vivo pela web.

Rádio de São Paulo III
Recebo a dica do Vagner Lima: o Mídia Gols, site dele que podem acessar aqui, publicou alguns vídeos da apresentação de stand-up feita por Flávio Prado, da Jovem Pan e da TV Gazeta, no final do ano passado. Vale conferir.

Rádio de Araraquara*
A equipe "Os Campeões da Bola" deixou a Brasil FM após um ano e regressou para a Cultura, reestreando na segunda-feira da semana com o "Balanço Geral", às 18h de segunda a sábado.
*Com dica do conviva Celso Luís Gallo

Atenção, chefes esportivos
Lembram que outro dia falei nesta coluna sobre a ex-apresentadora esportiva Renata Cordeiro ter saído da TV Record Rio, onde era repórter do extinto bloco local do "Hoje em Dia"? Quem também saiu agora no fim de 2011, aí em São Paulo, foi a repórter Lara Mota, outra com bons préstimos à editoria de esportes em outras emissoras de TV e rádio de São Paulo e Curitiba. São duas boas dicas para ser exploradas por veículos precisando de gente.

Momento Raridade Rara I
Peguei a dica no Twitter pelo Renato Peters: de 1989, aqui está Mauro Naves reportando para o "Globo Esporte", apresentado por Isabela Scalabrini, uma treta em Radar x SAAD, pela Taça Brasil de Futebol Feminino, em Niterói. O árbitro Jorge Emiliano "Margarida" agrediu uma jogadora em lance não captado pela filmagem.

Momento Raridade Rara II
Claudio Caniggia completa 45 anos nesta segunda-feira. Qual é a primeira lembrança que se tem dele? Claro, Argentina 1 x 0 Brasil na Copa do Mundo de 1990. Aqui está (postado por thiagocrispa) um compacto da transmissão da Rede Globo, com narração de Galvão Bueno, comentários de Pelé, análise de arbitragem de Arnaldo Cezar Coelho e pitacos de Fausto Silva.

Aviso aos navegantes (atualização das 17:55)
Problema de última hora solucionado somente agora impede a publicação hoje das mensagens dos leitores. Mas na próxima coluna elas estarão aqui sem falta. Sempre as madrugadas... Bons tempos em que eu resistia nelas.

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.