.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito
Obs.: horários de Brasília

Quinta, 5/1/2012
10:00 - Tênis, Aberto de São Paulo: várias partidas - SPORTV2
10:30 - Tênis, Aberto do Qatar: quartas de final - BANDSPORTS
14:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Audax São Paulo x 7 de Setembro - TV FPF (Internet)
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: São Francisco x Vasco - SPORTV
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Avaí x América Mineiro - TV FPF (Internet) e TERRA (Internet)
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Nacional/SP x Americana - TERRA (Internet)
19:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Vitória de Santo Antão x Santos - SPORTV
19:00 - Basquete, NBB: Bauru x Paulistano - SPORTV2
21:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Uberlândia x Sport - REDE VIDA
21:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Ji-Paraná x Fluminense - SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS e TERRA (Internet)
21:00 - Vôlei, Carioca Masculino: RJX x Volta Redonda (final) - SPORTV2
22:00 - Hóquei no Gelo, NHL: Philadelphia Flyers x Chicago Blackhawks - ESPN HD
23:00 - Basquete, NBA: Boston Celtics x Atlanta Hawks - SPACE
23:00 - Basquete, NCAA: Purdue x Penn State - BANDSPORTS
23:30 - Basquete, NBA: Dallas Mavericks x San Antonio Spurs - SKY (canal 130)
0:30 - Basquete, Universitário dos EUA: Saint Mary's x San Diego - ESPN HD
1:00 - Basquete, NBA: Milwaukee Bucks x Sacramento Kings - SKY (canal 132)

Sexta, 6/1/2012
7:00 - Tênis, WTA de Brisbane: duas semifinais - BANDSPORTS
10:00 - Tênis, Aberto de São Paulo: várias partidas - SPORTV2
11:30 - Tênis, Aberto do Qatar: duas semifinais - BANDSPORTS
15:05 - Tênis, ATP de Brisbane: quartas de final - ESPN (gravado)
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Santo André x Internacional - TV BRASIL, SPORTV, ESPN BRASIL e BANDSPORTS
17:00 - Tênis, ATP de Brisbane: quartas de final - ESPN (gravado)
18:15 - Futebol, Campeonato Português: Vitória de Setúbal x Acadêmica - SPORTV2
19:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: União São João x Flamengo - SPORTV
20:15 - Tênis, Copa Hopman: EUA x Bulgária - SPORTV2 (gravado)
21:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Rondonópolis x Palmeiras - REDE VIDA e SPORTV
22:00 - Basquete, NBA: New York Knicks x Washington Wizards - SKY (canal 130)
22:30 - Basquete, NBA: Indiana Pacers x Boston Celtics - SKY (canal 131)
23:00 - Basquete, NBA: Chicago Bulls x Orlando Magic - ESPN e ESPN HD
0:00 - Basquete, NBA: Memphis Grizzlies x Boston Celtics - SKY (canal 132)
0:00 - Tênis, Copa Hopman: República Tcheca x Dinamarca - SPORTV2 (gravado)
3:00 - Boxe: Dyah Davis x Alfonso Lopez - ESPN (gravado)

Sábado, 7/1/2012
Logo mais, os eventos deste dia.
5 de janeiro de 2012
Dia 5 de fevereiro começa a Fox Sports Brasil

Agora é confirmado oficialmente pela Fox Latin American Channels do Brasil: dia 5 de fevereiro é quando estreará a Fox Sports Brasil, que entrará no lugar do Speed Channel (um canal substituindo outro em espaço já existente - ou seja, esta já é a resposta para quem perguntar em qual canal estará a FSB: é só procurar o número do Speed). Foi confirmado também o corpo diretivo do novo canal: vice-presidente, Eduardo Zebini; diretor de produção, Márcio Moron; diretor de marketing, Ricardo Frota; diretor de on air, Alex Mendes; diretor de broadcasting, Luís Santos; e diretor de programação, André Stztajn. Estão em andamento as negociações da Fox com as operadoras de TV para inclusão da Fox Sports Brasil. Release que divulga a notícia termina afirmando que a receptividade do público nas redes sociais demonstra que "o mercado brasileiro está aberto a novas iniciativas e à livre concorrência".

Mais FSB I
José Ilan é, sim, o novo comentarista da Fox Sports Brasil, conforme este Papo de Bola - o Site destacou em 30 de dezembro, quando boas fontes avisaram da negociação dele com a emissora. Não me baseei na notícia do Lauro Jardim no "Radar Online" de Veja (outro que banca a aquisição do repórter Victorino Chermont, do Sportv), mas sim em dois posts no Twitter que evidenciaram isso. O primeiro é de Fernando Galvão, editor do "Jornal Nacional" da TV Globo: "Meu amigo, boa sorte no novo desafio. Agora você pode trocar o Polvo Ilan pelo Lobo Ilan. Fox, lobo... Entendeu?" O segundo é a resposta do Ilan: "Mas Fox é raposa! (risos) Valeu, amigo!" José Ilan havia prometido se pronunciar às claras sobre isso no blog do GloboEsporte.com. E o fez aqui esta manhã. Termina sua trajetória na Globo. Que o Ilan seja muito feliz na Fox Sports.

Mais FSB II
A Fox Sports Brasil tem alguma birra com o Sportv para só ir em cima do pessoal dele? Eh, eh, eh... Brinco assim por ler o próximo profissional que pode ser contratado: André Hernan, repórter do canal da Globosat em São Paulo, que está em férias (fonte: "Blog da Redação" do Yahoo! , Rogerio Jovaneli). (Atualização das 12:20: o comentarista Luiz Ademar publicou no Twitter que conversou com André Hernan e este se disse assustado pela novidade, que afirmou não ser verídica.)

Mais FSB III
Sim, o que eu dizia na coluna de ontem suspeitar é aquilo mesmo: não, @foxsportsbra não é um perfil oficial da Fox Sports no Twitter, conforme registrou por ali a produtora Luana Trindade, informada disso em reunião do time que atuará no novo canal. Então, o perfil pra valer é mesmo @foxsports_br, informado pelo diretor de programação do Grupo Fox no Brasil, Paulo Franco, perfil este ainda sem postagens até o fechamento desta coluna.

Mais FSB IV
Manchete equivocada do Coletiva.net sobre um dos componentes da Fox Sports Brasil: "Carlos Simon inicia na TV como comentarista de futebol". Equivocada pelo uso da palavra "inicia", pois dá a entender que o ex-árbitro fará sua estreia na televisão, o que não é verdade. Ainda enquanto árbitro, Simon teve um quadro sobre arbitragem no "Encontro do Esporte", da TV2 Guaíba, há muitos anos. Lembro muito bem que eu vi algumas edições do mesmo.

Mais FSB V
Veem aqui um print de vídeo do GloboEsporte.com, de coletiva realizada ontem no Fluminense para apresentação do zagueiro Anderson. Notam um certo microfone entre os que ouvem o presidente Peter Siemsen? Pois é: o da Fox Sports. Evidencia que tem gente do canal preparando material de gaveta para apresentação no dia do começo dos trabalhos. Só fica a curiosidade: quem estava empunhando o microfone da FSB?

Só dá ela
Quer mais uma prova de que Fernanda Gentil está ganhando mais e mais espaço na Globo? Depois de ter feito os últimos "Placar da Rodada" de 2011 e de ter apresentado o primeiro "Esporte Espetacular" de 2012 na escala de ano novo, hoje foi com ela o esporte do "Bom Dia Brasil", em substituição a Luís Ernesto Lacombe. Não demora muito e a veremos apresentando o "Globo Esporte" (seja a edição nacional ou até mesmo a fluminense).

Depende da Plim-Plim
Ainda não estão oficializados os amistosos Corinthians x Flamengo, em Londrina, e Corinthians x Portuguesa, em São Paulo, pois o alvinegro paulistano espera por uma resposta da TV Globo sobre ela transmitir ou não estas partidas. Sendo positiva a resposta da Globo, o Timão anunciará os jogos oficialmente pois saberá dos horários deles (fonte: UOL Esporte, Renan Prates).

Campeonato Paulista
Os estádios Gilberto Siqueira Lopes, em Lins, e Amaros, em Itápolis, foram vetados pela Globo para jogos envolvendo os quatro grandes que tiverem TV aberta pois não tem plataformas para posicionamento de câmeras e estacionamento adequado para caminhões de transmissão, conforme justificativa da emissora. A Federação Paulista, através do presidente Marco Polo Del Nero, confirmou os vetos a estádios que não possuírem estrutura para a transmissão das TVs. Oeste x São Paulo, dia 25, já foi transferido para Presidente Prudente, ainda que tenha transmissão não da Globo e sim do Sportv. O Linense, através do gerente de futebol Waldir Lins, afirmou haver um esforço muito grande para executar as obras solicitadas, mas que a Globo tem de entender o lado do clube sobre não ser do dia para a noite que será feita uma obra que resolva o problema da TV. Além disso, prometeu mandar partidas em Lins (fonte: Folha de S.Paulo, Luiz Cosenzo).

Paraolimpíada de Londres
A Globo comprou os direitos do evento, que acontecerá depois da Olimpíada de Londres, esta exclusiva da Record em canal aberto. Nas duas edições anteriores, os Jogos Paraolímpicos haviam tido direitos comprados pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, que produziu imagens e as repassou (fonte: "De Prima" do Lance!).

Jogos Olímpicos de 2012
Luciano do Valle está credenciado para comandar as transmissões do BandSports. A Record não colocou nenhum empecilho (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1"). Bom, mas aí seria o cúmulo, não? Tá que a Olimpíada é só da Record, mas daí a ela determinar quem poderia transmiti-la nos canais pagos também não, sinceramente.

Universo das lutas
O boxe para as noites de sábado é uma das prioridades em eventos esportivos que a RedeTV! tem buscado adquirir para incrementar sua programação esportiva (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Campeonato Potiguar
Do Twitter do Jorge Aldir, narrador da Rádio 98 FM de Natal: ABC, América, Federação Norte-Riograndense e TV União chegaram a um acordo para a exibição das partidas deles na edição deste ano. Os dois eram os últimos que faltavam assinar com a emissora, depois dos outros oito clubes já terem feito isso. 2012 é o último ano do contrato com a União, que não é afiliada a nenhuma rede nacional e custeará a arbitragem do Potiguar de 2012, no valor de R$ 100 mil, além dos clubes também assinarem a renovação do contrato para 2013 (fonte: Dionísio Outeda, Blog do Gringo).

Copa SP na TV I
Vi ontem alguns minutos de São Paulo x Palmas na Rede Vida e notei um novo GC do placar, com o cronômetro no canto alto esquerdo e o placar centralizado, com nomes dos times em extenso. Como não tenho visto com frequência as transmissões dela, pergunto a alguém que acompanhe: já tinha isso em 2011 ou é agora mesmo, na Copinha, que a novidade estreia?

Copa SP na TV II
Ter duas TVs sintonizadas simultaneamente ajudou a notar detalhes sobre a filmagem de duas das partidas de ontem. Em Corinthians x Santos (PB), Band e Sportv tinham o mesmo ângulo principal de cabine, mas repetecos e imagens ao vivo de outros ângulos cada canal disparava; enquanto isso, TV Brasil e ESPN Brasil usaram a mesma filmagem. Já em São Paulo x Palmas, Rede Vida e Sportv tiveram filmagens independentes.

Copa SP na TV III
Deu para perceber que a TV Brasil terá comentaristas diferentes a cada partida. Em Corinthians x Santos (PB), a opinião foi de Alberto Léo e do convidado especial Renê Weber.

Copa SP na TV IV
BandSports simplesmente retransmitiu a Band em Corinthians x Santos (PB), igual fez nos jogos do Brasil no Torneio Feminino Cidade de São Paulo.

A primeira vez a gente nunca esquece
Quarta-feira foi movimentada no Sportv, com várias estreias. A primeira tinha sido adiantada há algumas semanas pelo Anderson Cheni: a do narrador Reinaldo Porto, da Rádio Central de Campinas e com préstimos anteriores a rádios de São Paulo, transmitindo Corinthians x Santos (PB) junto com o comentarista e ex-goleiro Sérgio Valentim; a do comentarista Rivelino Teixeira, que trabalha na TVE e na Rádio Cidade de Jundiaí, formando dupla com Osvaldo Luís em Botafogo x Americano (MA); e a do repórter Henrique Guidi, ex-Rádio Globo de São Paulo, reportando no "Sportv News" os times de Bauru e do Paulistano, que disputam o Novo Basquete Brasil.

Copa do Rei da Espanha
Dupla diferente em Barcelona x Osasuna na Sky (para assinantes do PPV do Campeonato Espanhol): narração de Marcelo Gomes, da Rádio CBN, e comentários de Fábio Piperno, do BandNews TV.

Rádio do Rio de Janeiro
André Marques narrou Botafogo x Americano (MA) pelo site da Globo. Salvo engano meu, primeira vez que o repórter narrou um jogo de futebol pela emissora. O curioso desta transmissão, além do "trepidante" na locução, foi o som normal dela. Isto é: som sem o famoso eco forte característico da Globo em AM e FM. Notei isso especialmente nas vezes em que entrava o plantonista André Luiz.

Rádio de São Paulo I
Também pela Globo, quem tem narrado alguns jogos da Copinha é Jesse Nascimento, agora escalado efetivamente para tanto. Ele, que ano passado narrou Bahia x Santos, pelo Campeonato Brasileiro, de última hora devido a um problema que tirou Doni Vieira daquela transmissão.

Rádio de São Paulo II
Começaram ontem as transmissões da Capital em 2012, com São Paulo x Palmas. Elas continuam sábado com Desportiva x Corinthians e domingo com Assu x Santos.

Teria relação com o Brasil?
Não costumo destacar notícias sem relação com a crônica esportiva brasileira, mas esta aqui merece registro já explico por qual motivo: a TalkSport adquiriu junto à UEFA os direitos de transmissão da Eurocopa 2012, da qual terá o direito de transmitir 31 partidas. A BBC Radio 5 Live também fará o evento (fonte: Máquina do Esporte). Se para a Europa tem venda de direitos por parte da UEFA, aqui no Brasil deve acontecer o mesmo. Logo, não deve ser assim no mole para rádios transmitirem algum jogo da Eurocopa e sim pagando à entidade máxima do futebol europeu. Assim é com a Liga dos Campeões, que somente a Estadão/ESPN transmite por ser a detentora exclusiva - tendo feito uma cessão da final da última temporada para a Bandeirantes de Porto Alegre por ser uma cidade sem afiliada Estadão/ESPN. Ou será que penso errado ao fazer todo este questionamento?

Copa SP na web I
Viram o que eu falei na coluna de ontem, sobre não saber quais jogos o Portal Terra transmitiria em vídeo nesta quarta-feira? O Terra Esportes até informou os jogos, só que apenas às 12h36 - e com o primeiro começando às 14h. Aí não tinha como divulgar por aqui. Agora pela manhã, o Marcelo do Ó me explicou no Twitter que estas transmissões foram definidas em cima da hora, por isso divulgadas igualmente assim. Entendido!

Copa SP na web II
Leem aqui um post do blog do Luiz Ceará no UOL Esporte, onde ele pega a Copinha para fazer duas referências: uma saudosa ao ex-colega de profissão Ely Coimbra e a como ele observava a competição e outra (embora não mencione onde a viu, mas fica evidente demais a referência) à série de reportagens da edição paulista do "Globo Esporte" feita por Guilherme Pereira, que acompanhou a viagem do Ji-Paraná de Rondônia até Ribeirão Preto.

Aviso aos navegantes
Hoje, sim, será publicada a retrô 2011 da "24 Horas", separada por assuntos no futebol brasileiro, no futebol internacional, nos outros esportes e em diversos sub-temas do "Sintonia PB". Publicarei a retrô até o fim da tarde, pronta ela está e precisando apenas ser colocada em páginas que editarei após concluir as edições de hoje da "24" e do "PM". E domingo publicarei a retrô 2011 do "Papo de Mídia", cuja edição retomarei justamente hoje.

Momento Raridade Rara

Foi anunciada ontem a aposentadoria de Marcos, mais do que um goleiro, um ídolo eterno do Palmeiras. Dele em si eu falo bastante na abertura da "24 Horas" de hoje. Neste "PM", trago vídeos que resgatam alguns momentos inesquecíveis de alguém que, para os alviverdes paulistanos, é justamente isso: inesquecível.

De 1996, aqui está (postado por rromf) Palmeiras 4 x 0 Botafogo, pelo Campeonato Paulista. Foi o primeiro jogo oficial de Marcos, que defendeu um pênalti. Narração de Márcio Bernardes na CNT/Gazeta.

De 2000, aqui está (postado por caecavallini) Palmeiras 3 x 2 Corinthians - 5 x 4 nos pênaltis -, pela Copa Libertadores. Marcos defendeu o chute de Marcelinho Carioca. Narração de Luciano do Valle na TV Band.

De 2002, aqui está (postado por platavidoesfutebol) Brasil 2 x 0 Bélgica, pela Copa do Mundo. As defesas de Marcos foram fundamentais para a vitória. Narração de Galvão Bueno na TV Globo.

De 2008, aqui está (postado por guilefl23) Palmeiras 5 x 0 Ponte Preta, final do Campeonato Paulista. É o último título de Marcos pelo Verdão. Narração de Cléber Machado na TV Globo.

De 2009, aqui estão (postados por rbrocanelli) os pênaltis - 1 x 3 - de Sport 1 x 0 Palmeiras, pela Copa Libertadores. Marcos defendeu três cobranças. Narração de José Silvério na Rádio Bandeirantes.

De 2010, aqui estão (postados por w1tvsports) os pênaltis - 2 x 1 - de Atlético Goianiense 1 x 0 Palmeiras, pela Copa do Brasil. Marcos outra vez defendeu três cobranças, mas o Verdão perdeu quatro. Narração de Milton Leite no Sportv.

De 2011, aqui está (postado por evaldofilhovideos) Palmeiras 5 x 0 Avaí, pelo Campeonato Brasileiro. Marcos se recusou a bater o pênalti do quinto gol palmeirense. Narração de Linhares Jr. no Premiere FC.

Aqui está (postado por evaldofilhovideos) um "Top 10" de defesas de Marcos, apresentado ontem à noite no "Sportscenter", com locução de Paulo Soares. A grande curiosidade foi eu lembrar de algo que admito ter caído no meu esquecimento com o passar dos anos: que a ESPN Brasil também transmitiu a Libertadores de 1999 e tem documentada com narração a campanha vitoriosa do Palestra, tanto que este "Top 10" inclui as quartas-de-final e a final com narração de Milton Leite. Logo, não foi exclusiva em TV paga aquela edição do Sportv, que teve Jota Júnior narrando a decisão. A propósito: o próprio Amigão também narrou a final de 1999, aí pela Rádio Bandeirantes.

E guardei de propósito para o final: de 1999, aqui está (postada por evaldofilhovideos) Palmeiras 2 x 1 Deportivo Cali - 4 x 3 nos pênaltis -, a final da Copa Libertadores que deu tanto a São Marcos seu título máximo pelo Verdão. Íntegra da transmissão da TV Globo, com Galvão Bueno, Paulo Roberto Falcão, Walter Casagrande Jr., Arnaldo Cezar Coelho, Roberto Thomé e Mauro Naves. Atentarão que, durante o jogo, Galvão anuncia atrações do fim de semana, entre elas a final Flamengo x Vasco do Carioca para sábado e a final Corinthians x Palmeiras do Paulista para domingo. Eram tempos em que as finalíssimas de RJ e SP passavam para toda a rede, uma no sábado e outra no domingo, alternando os dias a cada ano. A diferença é que, em 1999, a decisão paulista não foi mostrada para toda a rede pois RJ, RS e boa parte dela viram o primeiro Juventude x Botafogo decisivo da Copa do Brasil.

Convivas

Antes de atendê-los, divulgo a pedido do conviva Emerson Tersigni o blog Central de Fãs do "Globo Esporte", que ele fez para homenagear o jornal da hora do almoço, tanto que até fez um perfil dele no Twitter - que leva tão a sério a preferência pelo "GE" que faz chamadas dele antes, durante e depois como se fosse efetivamente alguém que trabalhasse na Rede Globo, mesmo não sendo (eh, eh). Está divulgado.

"Triste a notícia do falecimento do Daniel Piza, que parecia ser um cara muito culto e um bom jornalista. Do Carlos Valadares lembro na época de narração de luta livre, era bem engraçado. Em termos de futebol, não acompanhei tanto. *** Depois de ler algumas profecias, agora sim fiquei com medo do mundo realmente acabar em 2012: vi na banca de revistas uma edição especial da Placar falando sobre UFC! Parece que o negócio é aproveitar a onda e tentar ganhar alguns leitores. Tudo pode ter seu espaço, até coisas como o UFC, mas daí a ganhar uma revista especial, ainda mais ela sendo dedicada ao futebol, é forçar muito a barra para chamar a atenção. O pessoal da Placar pisou feio na bola. *** Transmissão da TV Brasil não terá repórter em campo? Roberto Assaf já foi comentarista também do Sportv? *** Bandeirantes continuará desprezando a F-Indy até ter um brasileiro ganhando as corridas. Será que manterá o mesmo comportamento de 2011 no BandSports, exibindo muitas corridas apenas em VT? *** Será que mais alguém que comentava NFL no BandSports pode pintar na ESPN? Vejo de vez em quando os jogos e não sou especialista, mas percebo que muita gente gostava do Paulo Mancha - que não conheço tanto - quando estava no BandSports. *** Estranho o São Paulo ter um programa veiculado no BandSports e não colocar o mesmo no Esporte Interativo, já que lá gostam de colocar programas de clubes. Será que não tiveram interesse?" (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: sim, a TV Brasil tem o repórter Juliano Lima no campo, mas é que ele não tinha sido destacado na chamada publicada no site da emissora. E sim, Roberto Assaf foi comentarista do Sportv há alguns anos, inclusive soltando em 2006 a melhor frase daquele Mundial de Seleções: "eu não aguento mais perder para a França em Copa do Mundo!". E segundo: não sei dizer.

"O UFC será exclusivo da Fox Sports ou será partilhado com Sportv e Combate? E a nova equipe já estreará nas transmissões da pré-Libertadores?" (Anderson Costa)
Para ambas as perguntas, a mesma resposta: não sei dizer.

"Gostei da Fernanda Gentil apresentando o 'Esporte Espetacular', se mostrando mais descontraída na Globo e merecendo essa ascensão espetacular até chegar onde está. *** Se de última hora até mesmo a TV Brasil consegue transmitir a Copa SP de Juniores, por que Record e RedeTV! também não o fazem? *** O 'RedeTV! Esporte' terá apresentação da Gabriela Pasqualin ou permanece Paloma Tocci? *** Que em 2012 a Band valorize a Fórmula Indy, pois no ano passado disseram que abdicariam do futebol e passar provas ao vivo e não o fizeram." (Charles Tavares)
Primeiro: não entendi isso da Fernanda estar "mais descontraída" na Globo, se ela ficou conhecida no Sportv justamente por ser descontraída. Segundo: não tem interesse e não agregaria a mais para o que desejam em termos de audiência e repercussão. Terceiro: acho que da Paloma, pois ela é somente apresentadora e a Gabriela é também repórter. E quarto: a Band priorizou o futebol pois o povo assiste bastante e a Indy poucos veem. Só isso.

"Pode vir dando certo o estilo do Tiago Leifert no 'Globo Esporte' de São Paulo, mas a mim soa como improviso e não gosto, sinceramente. Nada por acaso, não tenho a menor paciência para assistir Jorge Kajuru, que teria cunhado o estilo. Aliás, nesta segunda estava um pé na ideia o 'GE', pois Tiago cismou de falar no quão grudenta é a música 'Ah, Se Eu Te Pego!', do Michel Teló. Mas o que é que isso tem a ver com esporte? Cristiano Ronaldo ter dançado isso já é notícia velha. E em termos de estilo, noto uma clara diferença entre Alex Escobar, que faz a linha descontraída, e Tiago Leifert, o 'pós-adolescente'. Escobar consegue ser agradável - mil vezes ele do que o insosso Luís Ernesto Lacombe -, mas com o Tiago não tem papo! Muito ruim, rapaz! É 'Central da Copa' e olhe lá! *** Jorge Nunes, que voltou das férias, surtou no 'Giro Esportivo' desta segunda na Rádio Tupi. Lá pelas tantas, ele resolveu dizer que não sabe 'o que é' Maria Gadu. Estava ele numa casa de shows em Cabo Frio quando sobe ao palco a cantora. Ele: 'quem é esse menino?' E toca a desfiar tiradas impagáveis, como 'duvido que ela coloque um biquíni!', que motivaram Odilon Júnior a preveni-lo, entre risadas, de que ele ainda sairia preso do estúdio. Jorge Nunes é uma figuraça! *** Boa bola levantada no 'Giro Esportivo' por Maurício Assumpção, presidente do Botafogo: o estádio do Corinthians nem foi inaugurado ainda e a imprensa já cravou o nome Itaquerão. Tome de chamar o estádio por esse nome! Que empresa vai querer aliar sua marca a um estádio para depois não vê-la aparecer em canto nenhum? Segundo Assumpção, a imprensa deveria ser parceira dos clubes nessas horas, pois o afastamento das empresas interessadas em batizar estádios significa uma fonte de renda a menos." (Clayton Moreira)
Não acho que seja papel da imprensa ser "parceira" para algo assim e sim noticiar as coisas para que o público faça seu julgamento sobre elas. Ademais, isso de "Itaquerão" é porque também só chamar de "estádio do Corinthians" o tempo todo não dá.

"Perdão se não acompanhei quando informou sobre isso nas colunas anteriores: Copa do Rei dessa temporada só no PPV da Sky mesmo, sem Esporte Interativo? Tava seco pra ver no E+I mais um Barça x Real, mas pelo jeito só ouvindo na Estadão/ESPN mesmo." (Diego Fernandes)
Salvo engano meu, é só a final da Copa do Rei que o E+I mostra, mas quem sabe eles mexam seus pauzinhos para conseguir a transmissão das quartas-de-final, ainda mais que, depois das vitórias nesta semana, só uma hecatombe na rodada de volta das oitavas tirará Real Madrid e Barcelona da próxima fase.

"Com essa configuração da tabela da Libertadores, com todos os jogos do Corinthians na fase de grupos transmitidos pela Globo, a Copa do Brasil aqui pra SP não terá nenhum jogo de primeira e segunda fases transmitidos por ela, sendo exclusiva da Band. *** Carlos Valadares já narrou uma luta do Maguila aqui na minha cidade, Itapeva (SP). Foi em 1998, numa luta transmitida pela Record num sábado a noite, que aconteceu aqui graças ao apresentador do 'Cidade Alerta' naquela época, João Leite Neto, que é daqui de Itapeva e conseguiu trazer esse evento pra cá." (Fernando Henrique Franca Gemignani)
Primeiro: torcedores de São Paulo e Palmeiras terão de se ligar na Band. E segundo: bacana essa curiosidade!

"Justa homenagem ao grande Carlos Valadares. Analisando friamente sua carreira, percebe-se que foi o mais importante narrador de TV que Minas Gerais já produziu. Ele apareceu nacionalmente em praticamente todos os principais canais e se manteve desde o final da década de 70 até o ano 2000. Recentemente conversei com um colega de trabalho que foi recenseador do IBGE em Lagoa Santa e teve o prazer de conversar com Valadares. Já estava visivelmente doente, mas, segundo este amigo, a visita foi pautada não só pelas perguntas de praxe do censo, mas também por um ótimo papo por ele proporcionado. Pena que a saúde não acompanhou a competência e acabou nos privando tão precocemente deste grande profissional." (Gustavo Nascimento)

"Raphael Gonçalves Theodoro: a NBA não é exibida pela Fox Sports nos EUA. O que acontece lá é que os times contratam os serviços dela para transmitir as partidas no NBA League Pass (PPV) de lá. Então, aparece muito Fox Sports Mavericks, Fox Sports Southwest e tantas outras. Seria a mesma coisa, se isso fosse possível no Brasil, se Náutico e Sport contratassem a Fox Sports para gerar as imagens em PPV dos seus jogos em Recife pelo Brasileirão. Aí ela seria denominada 'Fox Sports Recife', por exemplo. *** Não foi bem uma estreia do Paulo Mancha na NFL da ESPN e sim um free-lance, dito pelo próprio no ar. Esperamos que ele faça outros jogos, mas por enquanto foi só para cobrir a ausência do Paulo Antunes, que parece estar no departamento médico. Os outros dois jogos foram comentados pelo Eduardo Agra." (Kléber Antônio Ferreira de Souza)

"Estava escutando o comentário final de Flamengo x Aquidauanense na Rádio Tamoio, quando de repente o comentarista Vitor Emanuel foi cortado por entrar uma música e sua voz começar a sumir aos poucos. Me pareceu censura. *** Alguém irá substituir Marco de Vargas ou a RBS irá se virar com os locutores que já estão?" (Marcus Rovani Prado Maglioni)
Não sei dizer, mas averiguarei.

"Assisti Cruzeiro x ABC na TV Brasil pela parabólica. O único ponto ruim da transmissão foi que o áudio só apareceu lá pelos 35 minutos do primeiro tempo. Antes destes 35 minutos, 15 minutos do pré-jogo não tiveram som. Depois, sim, foi normal." (Martin Gomez de Freitas)
Talvez tenha sido algum defeito técnico na parabólica.

"Discordo de leitores como Alexandre Rodrigues Alves. Estão colocando muitos apresentadores no mesmo 'saco dos engraçadinhos'. Alex Escobar creio que é apenas bem humorado. Tá até mais sério que no tempo do 'Rock Bola'. Já Tiago Leifert cansa mesmo! Espectadores, ouvintes e leitores tendem a rotular, como se tudo fosse divisível em grupos ou tipos. Já os que acham o máximo quando a Globo se dá mal - e sempre vejo comentários assim no site - acho que são um pouco ingênuos. Do jeito que as coisas funcionam por aqui, sem eles apenas haveria outro monopólio ou quase monopólio. Ou alguém acredita que, se a Record ou qualquer outro grupo tivesse o mesmo porte, iria agir muito diferente?" (Murilo Santos)

"É possível a Fox Sports brigar com o Sportv e a ESPN? Eu acho que, mesmo tendo Libertadores e Sul-Americana com exclusividade na TV fechada, não conseguirá e será um tipo um BandSports, que não preocupa ninguém. *** Que bom Glenda Kozlowski não irá apresentar por estes dias o 'Esporte Espetacular'. Agora poderei assisti-lo. Bem que ela poderia ser exclusiva do carnaval e do 'Hipertensão'." (Paulo Henrique Gonçalves)
Algo me diz que você não é propriamente muito entusiasta da Glenda.

"Além da Sky, a Net também vai salvar a lavoura dos telespectadores que quiserem ver o 'RedeTV! Esporte' no Rio Grande do Sul sem depender da Rede Pampa. A versão em HD do canal está disponível no canal 504 para os assinantes do pacote em alta definição. Incrível como as duas emissoras 'se merecem': como gostam de vender horários na programação!" (Renato Gonzalez)
Mas HD eu ainda não conto, Renato, porque o público consumidor dele é pequeno se colocado na proporcionalidade do total de consumidores de TV paga.

"A Olimpíada demora para iniciar, assim como a Eurocopa. Porém, já tem gente se antecipando e tentando adivinhar o que vai acontecer nestes dois torneios. A Placar, em sua última edição, resolveu tentar ir na cabeça de Mano Menezes e listar quem ele levará para Londres, além de indicar quem deve passar de fase e quem ficará na fase de grupos. Placar esquece que há muitos torneios antes dos Jogos Olímpicos e da Eurocopa. Jogadores podem se machucar, outros podem surgir e se firmar. Não dá para saber o que vai acontecer muito antes dos eventos. É uma revista mensal e precisa de assuntos para cada edição, mas não precisa exagerar ao tentar prever o futuro. *** Globo transmitir a Eurocopa? Essa eu quero ver. *** A Copa SP tem transmissão pela Internet e pelo rádio? *** Grandes perdas de Daniel Piza e Carlos Valadares, muito tristes. Só eu achava Carlos Valadares com Bertoldo Brecha?" (Ricardo Haertel)
Primeiro: não vejo da mesma maneira que você, amavelmente discordando. É claro que garantir algo com meio ano de antecedência não dá, mas projeções podem ser feitas, sim. Depois, se acontecer algo, será pelos acasos típicos da vida. Algumas coisas podem ser projetadas com alguma antecedência relativamente próxima, o que considero ser este caso da Olimpíada e da Eurocopa, e outras não podem ser projetadas por estar muito longe, como, por exemplo, qual será a Seleção da Copa de 2014. Segundo: a Globo comprou a Eurocopa e está estabelecido em contrato pela UEFA que ela tem de transmitir um número X de partidas, não há como ela deixar de fazê-lo. É o mesmo que vale para a Liga dos Campeões. Terceiro: alguns jogos da Copa SP podem ser vistos em vídeo na Internet tanto por webTVs, como a do Portal Terra e a da Federação Paulista de Futebol, quanto por TVs que veiculem ao vivo pela web sua programação, como a TV Brasil, além de afiliadas de redes exibidoras do torneio, como algumas da Band. Algumas rádios tem transmitido jogos durante a semana, como Globo (RJ e SP), Capital e Jovem Pan, enquanto outras farão só nos fins de semana e algumas não transmitirão. Há também alternativas de webrádios, como a Voz do Futebol, que fazem algumas partidas. E quarto: não estás sozinho, não. Dá, sim, para fazer um "separados no nascimento" do saudoso Valadares com o personagem do igualmente saudoso Mário Tupinambá na "Escolinha do Professor Raimundo".

"Me refiro ao dia em que Paulo Sant'Ana pediu demissão ao vivo na RBS TV após a demissão de Paulo Roberto Falcão." (Rodrigo Servo)
Nada, nada... É evidente que lembro bem disso, falei aqui no site. Aquilo foi uma tremenda zoeira da parte dele, o povo aqui do Rio Grande do Sul compreendeu isso e não levou a sério. Foi apenas uma ironia em torno de comentários feitos por ele sobre Falcão no Internacional. Ademais, se fosse algo a sério e tivesse efetivamente acontecido, teria tido uma repercussão monstruosa por ser um profissional histórico do Grupo RBS e dono da coluna de jornal mais lida do Estado, todos os dias, na penúltima página de Zero Hora.

"Mas agora são três opções esportivas na TV carioca na hora do almoço: 'Globo Esporte', 'Jogo Aberto Rio' e 'Balanço Esportivo'. A coisa melhorou bastante por aqui. Por falar no 'Balanço Esportivo', acho que você deveria acompanhar o programa pra ver que o mesmo melhorou bastante." (Victor Faria)
Não entendi falares das três opções na hora do almoço. Tua última pergunta não tinha sido sobre qual programa os cariocas assistem nas noites de domingo?

Mensagens publicadas até 13h (enviadas até 10h; remetidas posteriormente publicarei na próxima coluna).

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.