.


.

  24 Horas
  Papo de Mídia
  Academia Esportiva
  Papo Especial
  Especiais PB
  O Jogo da Minha Vida
  Rádio PB
  PB Interativo
  Sites Parceiros
 

OFERECIMENTO

.

ATENÇÃO: página melhor visualizada em 1024 x 768 - Seja bem vindo ao PAPO DE BOLA - O SITE!

.

PAPO DE MÍDIA: COLUNA
Informações e opiniões sobre a imprensa esportiva

.

Agenda da TV
Eventos ao vivo e/ou em VT inédito
Obs.: horários de Brasília

Segunda, 2/1/2012
10:00 - Tênis, Aberto de São Paulo: várias partidas - SPORTV2
13:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Wolverhampton x Chelsea - ESPN e ESPN HD
15:30 - Futebol, Campeonato Inglês: Fulham x Arsenal - ESPN BRASIL e ESPN HD
20:00 - Tênis, Torneio de Punta del Este: duas semifinais - ESPN BRASIL
20:05 - Futebol Americano, Universitário dos EUA: Wisconsin x Oregon - ESPN e ESPN HD
22:30 - Basquete, NBA: Atlanta Hawks x Miami Heat - SKY (canal 130)
23:00 - Basquete, NBA: San Antonio Spurs x Minnesota Timberwolves - SKY (canal 131)
23:35 - Futebol Americano, Universitário dos EUA: Stanford x Oklahoma State - ESPN e ESPN HD
0:30 - Basquete, NBA: Portland Trail Blazers x Los Angeles Clippers - SKY (canal 132)

Terça, 3/1/2012
10:00 - Tênis, Aberto de São Paulo: várias partidas - SPORTV2
14:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Confiança x Internacional - SPORTV2
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: ABC x Cruzeiro - TV BRASIL, SPORTV e ESPN BRASIL
18:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Manchester City x Liverpool - REDETV!, ESPN e ESPN HD
19:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: São Carlos x União São João - TV+
19:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Linhares x Palmeiras - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Rei: Málaga x Real Madrid - SKY (canal 128)
21:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Aquidauanense x Flamengo - REDE VIDA, SPORTV, ESPN BRASIL e BANDSPORTS
23:30 - Futebol Americano, Universitário dos EUA: Michigan x Virginia Tech - ESPN e ESPN HD
0:00 - Tênis, Torneio de Punta del Este: final - ESPN BRASIL (gravado)

Quarta, 4/1/2012
10:00 - Tênis, Aberto de São Paulo: várias partidas - SPORTV2
13:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Juventus x Desportiva - BANDSPORTS
14:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Linense x Marília - TV FPF (Internet)
15:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Santos/PB x Corinthians - BAND, SPORTV, ESPN BRASIL, BANDSPORTS e TV CORINTHIANS
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: São Bernardo x Noroeste - TV+
16:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Sinop x Atlético Paranaense - TV FPF (Internet)
17:45 - Basquete, Espanhol Masculino: Barcelona x Real Madrid - BANDSPORTS
18:00 - Futebol, Campeonato Inglês: Newcastle x Manchester United - ESPN BRASIL e ESPN HD
19:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Americano/MA x Botafogo/RJ - SPORTV
19:00 - Futebol, Copa do Rei: Barcelona x Osasuna - SKY (canal 128)
21:00 - Futebol, Copa SP de Juniores: Palmas x São Paulo - REDE VIDA e SPORTV
22:00 - Basquete, NCAA: Illinois x Northwestern - BANDSPORTS
23:30 - Basquete, NBA: Golden State Warriors x San Antonio Spurs - ESPN
23:30 - Futebol Americano, Universitário dos EUA: West Virginia x Clemson - ESPN HD (às 2:00 também na ESPN)
2 de janeiro de 2012
Saudades de Piza e Valadares

O fim de semana de fim de 2011 e começo de 2012 é péssimo para a crônica esportiva por duas perdas muito significativas.

Sábado, com apenas 41 anos e por causa de um acidente vascular cerebral, passando férias em Gonçalves (MG), morreu Daniel Piza, editor executivo e colunista do jornal O Estado de S.Paulo. Cronista e comentarista de todos os assuntos, também incluía neles o futebol, tendo coluna sobre o assunto desde 2004. Participou dos primeiros meses da Rádio Estadão/ESPN, mas não na equipe esportiva (ESPN) e sim como apresentador de jornalísticos gerais (Estadão). Mas teve contribuições importantes para os esportes também nas mídias eletrônicas. Em 1999, compôs o primeiro time do "Bola na Rede" da RedeTV!, então apresentado por Juca Kfouri e pela futura atriz Angelita Feijó, além de ter um comentário no então somente dominical "Leitura Dinâmica". E entre 2007 e 2009, Daniel Piza foi comentarista da equipe de esportes da Rádio CBN. Ele foi enterrado neste domingo, em São Paulo.

Recorro ao "Momento Raridade Rara" para duas lembranças de Piza: esta aqui é de 2011, quando uma edição do "Redação Sportv" foi feita por André Rizek e Wagner Vilaron direto da redação do Estadão e aparece a sala do jornalista, com uma pilha de livros na mesa e um cartaz do filme "Pelé Eterno" na parede; e aqui está a íntegra da transmissão da CBN em São Paulo 0 x 1 Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro de 2007, extraída do especial que o Sistema Globo de Rádio publicou no centenário do Timão. Além de Piza nos comentários, estavam o narrador Deva Pascovicci, os repórteres André Sanches, Eduardo de Meneses e Vanessa Ruiz, além do âncora Reinaldo Moreira.

Neste domingo, com 65 anos, por problemas respiratórios, nos deixou Carlos Valadares. O narrador que balançou a roseira não brilhou apenas em Minas Gerais, mas sim para todo o Brasil. Narrou várias Copas do Mundo: 1974 pela Rádio Itatiaia, 1978 e 1982 pela TV Globo, 1986 pelo pool SBT/Record (era do SBT), 1990 e 1994 pelo SBT e, por fim, 1998 pela TV Record. Nos anos 90, ele ficou marcado pelas narrações de luta livre na Rede OM, na TV Manchete e na TV Record. Neste PB, publiquei em 11 de maio de 2007 ter encontrado Valadares por e-mail. Contatei ele e soube que, depois de ter atuado na TV Band Minas e na Net BH após deixar a Record, investiu em uma emissora de rádio, a Super FM 107,9, de Lagoa Santa, na Grande Belo Horizonte, além de ter lançado um site. Seu corpo será cremado esta tarde, na capital mineira.

Novamente o "Momento Raridade Rara" entra em ação para lembrar Carlos Valadares. Primeiro, duas de futebol: esta aqui (postado por 00vini) é uma entrevista dele em 1979, quando repórter da TV Globo Minas, com o hoje comentarista Dadá Maravilha, que não atravessava boa fase no Atlético Mineiro; e esta aqui (postada por junior481) é a íntegra de Cerro Porteño x Flamengo, pela Copa Libertadores de 1981, narrada por ele na Rede Globo com comentários de Gérson. Ah: não estranhem quando ele falar em "Jornal Nacional: 2ª Edição", pois naquela época era este o informativo de fim de noite e não o "Jornal da Globo", que voltou ao ar no ano seguinte.

Mas tem mais. Lembremos Carlos Valadares narrando lutas livres: esta aqui (postada por perninhadalutalivre) foi em evento na Rocinha em 1992, pela Rede OM, e inclui uma participação especial de Galvão Bueno; esta aqui (postada por ricflairbol) é do "Super Catch", exibido pela Rede Manchete nas tardes de domingo em 1995, com a dupla formada com Bob Léo; e esta aqui (postada por ricflairbol) é do "Campeões do Ringue", nas manhãs de domingo da Rede Record em 1998, cujo anunciador das lutas é Edu Lima, então apresentador esportivo do "Jornal Onze e Meia" e hoje apresentador do "Jornal do Meio-Dia" na RIC/Record de Joinville.

Nada bom acabar um ano perdendo Daniel Piza e começar outro perdendo Carlos Valadares. Mas fazer o quê? A única certeza que temos na vida é que dela sairemos um dia para a posteridade. Pelo menos fica a obra deles para lembrarmos e curtirmos, novamente ou pela primeira vez. Pêsames para familiares e amigos dos dois e, como sempre digo nestas horas, a vida continua para os aqui permanecidos. Vamos em frente, apesar dos pesares.

Local e nacional I
A última retrospectiva do "Globo Esporte", exibida sábado, foi dedicada às edições regionais. A do Rio de Janeiro não apareceu pois muito do que ela mostrou em 2011 já tinha sido lembrado nas retrôs da semana de Natal liderada por lá. Foi legal ver para todo o país imagens das edições gaúcha, catarinense, paranaense, mineira, pernambucana, baiana e cearense, além do reformulado bloco brasiliense. Além dos apresentadores locais, deu para ver uma seleção de imagens engraçadas de repórteres do jornal. Destaque para dois momentos da minha aldeia: um, Tiago Leifert definindo como "mais style" a saudação de Paulo Brito com "tudo belezinha?" (que ele já fazia no "Bom Dia" da Rádio Cidade FM e levou para a RBS TV); e outro, Duda Garbi (do quadro "Bola Fora") vestido de gladiador na apresentação de Kléber no Grêmio. Quem não viu estes 12 minutos bem bacanas pode acompanhá-los aqui.

Local e nacional II
"Globo Esporte", que faz hoje o último dia do plantão de ano novo com São Paulo liderando a rede nacional. A partir desta terça é normalidade retomada, com as edições nacional, fluminense, paulista, mineira, gaúcha, catarinense, paranaense, pernambucana, baiana e cearense de meia hora cheia, além dos blocos locais em todas as outras regiões - claro, todas as outras com exceção do Rio Grande do Norte, que vê sempre o "GE" da rede por completo.

Por falar no Duda Garbi...
...ele contou no Twitter que, depois do "GE" de sábado, trocou uma ideia com o Tiago Leifert e ficou acertado que alguns materiais dele feitos aqui no RS serão usados também pela edição paulista. Fez sucesso meu xará!

A mulher da hora
Viram quem apresentou o "Esporte Espetacular" deste domingo com Tande? Fernanda Gentil. Poucos meses transferida do Sportv para a reportagem da TV Globo e, além de no fim de 2011 ter passado a apresentar o "Placar da Rodada" dentro do "Jornal da Globo", agora chegou neste ponto de fazer o semanal de domingo. É uma ascensão meteórica e notável desta jovem profissional, que surgiu com destaque em 2008, na TV Esporte Interativo, e saiu no segundo semestre de 2009 para o Sportv, onde estreou à frente do "É Gol!!!", além de ter coberto Olimpíada de Inverno e Copa do Mundo em 2010 e a Copa América no ano passado.

Vamos lembrar do princípio?
Tão novinha e La Gentil já ganha um "Momento Raridade Rara". É este aqui (postado por zibaliba), do quadro "Papo no Banheiro", exibido no E+I em 2008 e onde ela está com Roberta Barroso, hoje repórter da TV Record Rio. A grande curiosidade é a brincadeira clubística entre as duas, Fernanda torcedora do Flamengo e Roberta torcedora do Botafogo.

Cantores e esportistas
No mesmo "Esporte Espetacular" deste domingo, dois momentos curiosos: neste aqui, Alex Escobar mostrou sua falta de entrosamento com a bola em uma pelada de fim de ano; e neste aqui, uma regata de barcos clássicos contou com participações de Tino Marcos, Tande e Cristiane Dias. Cris, que em janeiro apresentará o "EE", por Glenda Kozlowski ausentar-se para as preparações do Carnaval do Rio de Janeiro, e a edição fluminense do "Globo Esporte", por Alex Escobar estar em férias (fonte: Patrícia Kogut, O Globo).

MMA na Plim-Plim
Globo dará ao UFC um cuidado diferente em seus programas esportivos a partir de agora, sempre havendo espaço para promover as principais competições e seus lutadores (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1"). Agora, sim, acabou a "era RedeTV!" da categoria e começou às ganhas a "era Globo".

A negociação da hora
Rede Globo mudou sua política de antecipação de cotas do contrato do Campeonato Brasileiro, agora estipulando um teto de R$ 100 milhões por ano em antecipações, contando a soma dos pedidos. A cota referente a 2012 já foi atingida e avanços referentes a 2013 não estão autorizados. Com isso, os clubes terão de se virar de outras maneiras para reforçar seu caixa (fonte: UOL Esporte, Ricardo Perrone). Bem feito! Quem me lê de bastante tempo lembrará que já critiquei várias vezes essa obsessão dos dirigentes pelo dinheiro da televisão, esquecendo-se de criar outras maneiras para lucrar. É que criatividade não é o forte dos dirigentes esportivos, aí é que tá.

Copa SP de Juniores
De última hora uma inclusão nos canais exibidores: a da TV Brasil, que ainda não tem transmissões destacadas na tabela publicada no site da Federação Paulista. Mas pelo site da emissora dá para saber a primeira: ABC x Cruzeiro, às 16h desta quarta-feira, com narração de Anderson Cardoso, comentários de Roberto Assaf e do treinador Renê Simões, além de apresentação de Luiza Scheliga.

Eurocopa de 2012
Bandeirantes deve enviar cerca de 30 profissionais - evidentemente que não só gente de microfone e vídeo, mas contando todo mundo - para cobrir a competição, realizada em junho na Polônia e na Ucrânia. Todos os jogos serão mostrados, com exceção das rodadas finais da fase de grupos, quando há simultaneidade e escolherão a de maior peso (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Trabalho a mais
Milton Neves volta das férias em Miami no dia 20. Seu ano na Band terá, além dos esportivos que já faz, o novo programa de variedades "Achados & Perdidos", às segundas e quartas, à noite (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Olimpíada? O que ser isso?
Escolher Paris e não Londres para ter correspondente na Europa foi visto internamente como uma tentativa de boicote da Band à Olimpíada de 2012, que merecerá atenção mínima nos jornais (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Fórmula Indy
Este ano, a Band planeja mostrar ao vivo cerca de 60% do calendário de etapas (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Jogos Olímpicos de Londres
Record pode alterar radicalmente seus planos e começar do zero todo o planejamento para o evento. Alguns dos cargos mais importantes podem ter trocas (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Horário alterado
A partir de hoje, o "RedeTV! Esporte" será das 18h às 18h30, substituindo o "Bola na Rede". Tudo porque das 11h às 12h será mostrado um programa terceirizado da Nestlé. É brabo...

Sou salvo pela Sky
Só continuarei vendo o "RedeTV! Esporte" por pegar a emissora pela Sky, já que o programa deixa de ser visto no Rio Grande do Sul pois a TV Pampa tem programas locais entre 17h e 19h50.

Uma das Alagoas
TV Maceió, sintonizada por assinantes da operadora Jet, e o portal Maceió Agora mostrarão três competições de futebol em 2012: o Campeonato Alagoano, o Alagoano Sub-18 (este pela primeira vez com televisionamento) e o Campeonato Cearense (este retransmitido via TV Diário).

É só esperar a estreia
Agora a Fox Sports Brasil já se manifesta às claras através do perfil oficial no Twitter - e somente dele, pois foi avisado que todo e qualquer perfil que tiver no Facebook é falso. O que vale é mesmo o Twitter. Nele, o novo canal já anuncia alguns destaques dos seus primeiros dias, a partir de fevereiro: no dia 7, abertura da fase de grupos da Libertadores com a rodada tripla Defensor x Vélez Sarsfield, Fluminense x Arsenal ou Sport Huancayo e Chivas x Deportivo Quito; no dia 13, o ATP 500 de Rotterdã; e no dia 18, uma etapa de exibição da Nascar Sprint. Além disso, os narradores João Guilherme e Marco de Vargas já se manifestam no microblog como contratados da Fox.

Abrindo 2012
Primeiro gol narrado ao vivo na TV foi por Paulo Andrade, da ESPN Brasil, que colocou muito gás no do Sunderland sobre o Manchester City, marcado foi aos 48 minutos do segundo tempo.

Futebol e mais futebol
Apenas nesta primeira metade do novo ano, os Canais ESPN pretendem transmitir ao vivo cerca de 400 jogos dos diversos campeonatos que possui (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Uma da NFL
Paulo Mancha, que comentou o football no BandSports até o fim da temporada passada, fez ontem sua estreia na ESPN, dividindo Miami Dolphins x New York Jets com o narrador Ari Aguiar.

E outra da NFL
Em cortesia do Everaldo Marques, eis aqui datas e horários das partidas dos play-offs a ser transmitidas pela ESPN até 5 de fevereiro, quando tudo acabará no sempre aguardadíssimo Super Bowl.

Voltando ao horário de sempre
A partir de hoje, a 2ª edição do "Sportscenter" volta a ser às 23h. A 1ª edição volta nesta terça, às 11h30. E nesta semana é com as duas que a ESPN Brasil informará. "Bate-Bola" só retorna na semana que vem.

"Ó Tricolor... clube bem amado..."
Dia 13, às 21h, estreia no BandSports o "TV Soberano", programa oficial do São Paulo Futebol Clube (fonte: Flávio Ricco, "Canal 1").

Vamos para 2012
Quase toda a programação normal do Sportv é retomada hoje: "Redação Sportv" das 10h às 11h, "Arena Sportv" das 14h às 15h e "Tá na Área" das 19h às 20h. Rogério Corrêa substitui André Rizek no "Redação" por três semanas.

Copa do Rei na Sky
Além de Málaga x Real Madrid amanhã, também Barcelona x Osasuna na quarta-feira será narrado por Marcelo Gomes, da Rádio CBN. Os dois jogos às 19h (Brasília) e só para assinantes do PPV do Campeonato Espanhol.

Rádio de Belo Horizonte I
Itatiaia informa aqui uma importante mudança a partir de hoje: Emerson Romano é o novo setorista do América em substituição a Bruno Azevedo, que passa a ser repórter especial, apresentador dos programas nas folgas e ausências dos titulares e também repórter nas transmissões de jogos do América, do Atlético e do Cruzeiro. Bruno cobriu o Coelho nos últimos sete anos e Romano cobriu todos os clubes nas folgas dos setoristas titulares, apresentou por quatro anos o matinal "Tiro de Meta" e foi enviado a duas Olimpíadas e dois Jogos Pan-Americanos.

Rádio de Belo Horizonte II
Do Twitter da Danielle Rodrigues: hoje é aniversário do Cruzeiro, que completa 91 anos. Por isso, o "Bastidores" da Itatiaia, às 20h, será especial e todo dedicado a Alberto Rodrigues, o narrador titular das partidas da Raposa.

Rádio de São Paulo
Do Twitter do André Galvão: desde hoje, o "Esporte de Primeira" da Transamérica, veiculado entre 7h e 8h, também é retransmitido pela emissora de Brasília.

Rádio de Porto Alegre
Do Twitter do "gigante das arquibancadas", Luciano Périco: próximo sábado começa a "Caravana do Gauchão", tradicional promoção da Gaúcha durante o Campeonato Estadual. Primeiro ponto será Cidreira, às 20h30, com shows da Comunidade Nin-Jitsu, do Grupo Zueira e do engraçadíssimo Guri de Uruguaiana.

Rádio de Goiânia I
Luto na 730: nos primeiros minutos do domingo, morreu o pai do coordenador esportivo Charlie Pereira. Aos 62 anos, José Pereira era coordenador das equipes de externas da emissora e sofreu um ataque cardíaco fulminante.

Rádio de Goiânia II
730 e Jornal não terão profissionais em SP neste começo ano, logo, não transmitirão jogos dos times locais pela Copa SP de Juniores (fonte: Auvaro Maia).

Cadê as retrospectivas, Edu Cesar?
O burro aqui não aprende e inventa de querer montar a retrô do PB depois que dezembro começa. E não adiantou eu ficar 13 horas em pleno sábado e mais umas 10 deste domingo direto e reto só nisso. A retrô da "24 Horas" será publicada somente nesta terça-feira, quase pronta está. A retrô do "Papo de Mídia" agendei para quarta-feira, mas já não sei se não terei de publicá-la na quinta-feira. Mas publicadas nesta semana serão, isso eu garanto. E no fim deste novo ano, prometo aprender a lição e já montar minha retrô de 2012 a partir do fim de outubro ou começo de novembro. É a velha mania de fazer em cima da hora achando que é simples, quando não é. Bem feito, Edu.

Convivas

"Sobre a Libertadores na Globo podemos resumir: torcedor do Santos que não tem TV paga está ferrado, o que não chega a ser novidade. O do Vasco está só um pouco melhor. *** Podemos resumir também em relação a Londres 2012: a Globo cobrirá a Olimpíada só quando brasileiro ganhar medalha, pois assim tentará - e possivelmente conseguirá - entrevistá-lo. *** RedeTV!, além de fazer um programa quase idêntico ao da Band no horário do almoço, agora o tira do horário e diminui o espaço do esporte no canal, e de quebra prejudica a duração do 'Tema Quente'. É complicado fidelizar público dessa forma. *** Flávio Ricco disse que o Campeonato Alemão é exclusividade dos canais ESPN em TV paga, o que não corresponde à realidade, já que o BandSports também o exibe. O contrato da ESPN no Campeonato Espanhol vai até quando? E será que o Italiano também terá o contrato renovado? Como fica a cessão de direitos à RedeTV!? *** A Copa do Rei agora é exibida apenas na Sky? *** Copa do Brasil de 1990 foi exibida só na TV Educativa? Não me recordo dela em nenhum outro canal. *** Sugiro uma pesquisa sobre esse estilo de jornalismo 'engraçadinho' que hoje predomina na TV aberta, já que, pelo visto, muitos gostam do Alex Escobar, um representante do estilo, e outros não. A coisa está meio dividida." (Alexandre Rodrigues Alves)
Primeiro: fico devendo resposta sobre os europeus, não sei. Segundo: o Esporte Interativo mostra a Copa do Rei só na final, até onde sei. E terceiro: sim, só a TVE mostrou a final daquela Copa do Brasil.

"Alguma TV do Brasil já televisionou a Copa da Ásia e a Copa da Oceania? *** Não seria uma boa ideia os canais pagos do Brasil investirem mais em campeonatos nacionais da América do Sul? Somente o Campeonato Argentino é televisionado, mas seria legal acompanharmos os Campeonatos Uruguaio e Chileno. Não desmereço os excelentes campeonatos da Europa, mas novas opções seriam sempre bem vindas. *** Se alguns atletas reclamam do baixo índice de repercussão dos eventos em que participam quando a Globo não transmite, por que vendem a transmissão para a Record, sabendo que a repercussão não será a mesma sem a Globo? *** Por que colocar um 'Bola na Rede' diário se logo mais o 'RedeTV! Esporte' seria puxado para este horário?" (Charles Tavares)
Primeiro: o Sportv mostrou a Copa da Ásia no ano passado, acho que o amigo não lembrou dela ou não a viu. E segundo: o Comitê Olímpico Internacional vendeu a Olimpíada de Londres para quem pagou mais. Só isso.

"Pelo que tenha visto desde a última semana, não consigo entender como a audiência paulista engole o 'Globo Esporte' do Tiago Leifert. Fico imaginando aquele sujeito que já entrou na casa dos 'nta' e quer se informar sobre o futebol da Pauliceia. Talvez pensem que há somente adolescentes na frente da TV. Isso sem falar no fato de que o programa parece ser feito na base do improviso, pelo movimento brusco das câmeras, meio que no susto, que é perturbador. E Tiago ficar o tempo todo dando a impressão de que interage com alguém no fundo do estúdio, fora as referências constantes à tal 'voz da consciência', dando a entender que não se garante ali sozinho. Insegurança? E alguém já reparou que a 'voz da consciência' é assim creditada quando sobem as letrinhas? Bela profissão aprendida na Faculdade de Jornalismo! *** É sabido que Casagrande 'adora' Emerson Leão desde os tempos da Democracia Corintiana. Casão já teve oportunidade de comentar jogos do São Paulo desde que o ex-goleiro assumiu o comando da equipe? Caso afirmativo, como terá ele se comportado?" (Clayton Moreira)
Primeiro: diferentemente aí do Rio de Janeiro, em São Paulo há muitas opções esportivas na hora do almoço, na própria televisão (saiu agora o "RedeTV! Esporte", mas ainda tem o "Jogo Aberto" na Band) e, principalmente, nas emissoras de rádio. É um modelo que o "Globo Esporte" de SP segue e tem dado certo. E não tem nada disso de "insegurança" do Tiago. É descontração pura, improviso mesmo. É um estilo diferente, que não chega a ser exatamente pioneira pois há muitos anos Jorge Kajuru fazia algo parecido no "Esporte Total" da Band - como, por exemplo, interagir com a direção do programa (Kajuru com o "comentarista do ponto" e Tiago com a "voz na consciência") e apresentar sem teleprompter -, mas que dentro da Rede Globo é pioneiro e, por isso, chama tanto a atenção. E segundo: sim, Casagrande já comentou o São Paulo do Leão e não aconteceu nada de tão grandioso.
Se tivesse acontecido, evidentemente teria parado em todos os sites e afins.


"Torço pra que a Fox Sports contrate Cristina Lyra. Além dela voltar a trabalhar no seu Rio de Janeiro, o jeito com que ela saiu da RedeTV! ainda considero injusto. E Cris tem tudo pra ser valorizada neste novo canal. Espero que os caras da Fox realizem meu pedido." (Flávio Barbosa)
Falou muito pela amizade, mas tá valendo, pois ela faz mesmo falta na TV.

"Lembra que eu havia reparado que a Fox Sports Brasil havia anunciado a transmissão de onze torneios de tênis e que essa é exatamente a quantidade de torneios da série ATP 500, a terceira mais importante do circuito mundial? Com a confirmação dos torneios da série ATP 500, posso dizer que cantei a pedra, hehehe... Atualmente, o ATP 500 é mostrado conjuntamente por Sportv e BandSports. A dúvida que fica agora é se vão exibir os ATP 500 de forma exclusiva, se vão desbancar um ou outro canal ou se compartilharão a transmissão com ambos." (Ícaro Joathan)

"Concordo com o Ricardo Haertel. Tendo o jogo na TV, dou preferência à telinha. Quando vou ao estádio, sempre ouço no rádio FM do celular. É muito útil. Às vezes você quer saber o resultado de outro jogo no mesmo horário, além do repórter dar informações que você, da arquibancada, não tem como ver. Exemplo: um jogador está jogando bem e pede pra sair. A torcida às vezes vaia o treinador, mas não sabe que o jogador estava jogando no sacríficio, ou iria tomar o terceiro cartão amarelo etc. *** Tens razão, Victor Faria. 90% dos lares brasileiros com TV paga é lá pra 2022, o que não é tão longe assim." (José Ronaldo)

"Será interessante quando a Fox Sports estiver no ar e a ESPN transmitir jogos de NFL, NBA e MLB gerados pela Fox Sports dos EUA, o mesmo quando a Fox Sports mostrar etapas da Nascar geradas pela ESPN. Semana passada, a ESPN mostrou dois jogos da NFL gerados pelo Fox Sports, e domingo o Speed reprisou corrida com o logo da ESPN. Será que algo poderá ser feito para evitar isso? A ESPN pode, por exemplo, não exibir jogos da NFL com geração da Fox, já que tem o direito de escolher as partidas?" (Júnior Kawachi)
Não, não... Nada a ver isso. É mero detalhe qual canal gera o evento, este em si é o que vale. Nem se preocupe com algo assim, até nem entendo imaginares algo como isto.

"Galvão Bueno fez tudo quanto é transmissão esportiva, mas São Silvestre acho que ele fez uma ou duas. Me lembro apenas de uma, em 1996." (Raider Lopes Martins)
Galvão fazia a São Silvestre sempre nos anos 80 e começo dos 90, mas depois parou de fazê-la e passou o bastão para o Cléber Machado.

"A Fox Sports vai transmitir a NBA? Nos EUA ela passa. E a ESPN vai deixar de transmitir o Campeonato Inglês?" (Raphael Gonçalves Theodoro)
Primeiro: sem NBA na Fox Sports. Estados Unidos é uma coisa (ou são uma coisa, confesso que agora me enrolei) e Brasil é outra. NBA por aqui é em ESPN, Space e nesse League Pass da Sky. E segundo: não. Inglês fica só na ESPN até o fim de 11/12 e será tanto da ESPN quanto da Fox Sports (até cinco jogos para cada canal) em 12/13.

"É segura a fonte sobre a retransmissão da TV Esporte Interativo para Teresina através da Rede Meio Norte? Por qual motivo a própria TV Esporte Interativo não tem um canal aqui? E quais Twitter e Facebook da Fox Sports Brasil? Ela será em HD?" (Raphael Lopes de Andrade)
Primeiro: não tenho certeza, mas registrei. Segundo: não sei dizer. Terceiro: Twitter é @foxsportsbra e não há Facebook oficial, somente falsos. E quarto: não sei.

"É bom lembrar que, muito antes de pipocar a notícia de que a Fox Sports viria para o Brasil e tiraria a Taça Libertadores do SporTV, a TV Globo já tinha renovado os diretos de transmissão do evento até 2018. A Globo não pagaria um mesmo valor por um evento no qual só pudesse exibir uma única partida por rodada. Estava meio que na cara de que a Fox Sports não tem poder de tirar algo de uma emissora aberta do tamanho da Rede Globo." (Ricardo Mendonça Sandes)

"Tive a impressão do 'Globo Esporte' ter sido gravado porque Tiago Leifert falava sempre muito rápido depois da matéria exibida, especialmente na quarta-feira, mas agora percebo que é o jeito dele, que quase não vejo porque sou do Rio de Janeiro e acompanho sempre o Alex Escobar. Por falar no Escobar: entendo os críticos dele, tudo bem, e sei que o 'Globo Esporte' adquiriu um jeito muito mais informal para se ser apresentado, mas acho que às vezes Escobar faz muita palhaçada. É engraçado, é gente boa, mas acho que se perdeu um pouco demais no humor. *** Mês passado, estava vendo no YouTube o que o senhor Paulo Sant'Ana fez ao vivo no 'Jornal do Almoço'. Ele está trabalhando em alguma emissora agora, seja de rádio ou de televisão?" (Rodrigo Servo)
Não entendi a qual vídeo do Sant'Ana te referes, mas se estás falando num sentido dele ter deixado seu emprego, não deixou, não. Há quatro décadas ele trabalha no Grupo RBS, tanto no próprio "JA" da RBS TV quanto no "Sala de Redação" da Rádio Gaúcha e com uma das colunas mais lidas do Rio Grande do Sul em Zero Hora. Só não tem participado mais ativamente devido aos vários problemas de saúde que enfrenta há anos. Por qual motivo a pergunta, só por curiosidade?

"São Silvestre na reta final e Cléber Machado diz: 'faltam pouco mais de 1.500 quilômetros para o etíope chegar'. Ele corrigiu logo na sequência. *** 2011 acabou e nada do Esporte Interativo entrar em UHF no Rio. Lamentável! E a sede fica aqui no Rio, o que torna essa demora ainda mais ridícula!" (Victor Faria)

Participe pelo papodebola@gmail.com. Sua opinião será registrada nas próximas colunas.

O COLUNISTA: Edu Cesar é criador e editor do Papo de Bola (autor também da coluna "24 Horas"), colunista do NaTelinha e apresentador da webrádio Voz do Futebol.

E-MAIL: papodebola@gmail.com

ACESSE TAMBÉM:
Na Telinha | Voz do Futebol

LEIA COLUNAS ANTERIORES

.

.

.


Confira as manchetes do Papo de Bola - o Site, o acompanhamento das rodadas de futebol e comentários diversos. Para ser mais um seguidor, clique aqui.
 
PAPO DE BOLA - O SITE Desde 2/6/2003 Jogue junto com este time!
Criação, produção e edição Edu Cesar E-mail papodebola@gmail.com

.