Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 25 de setembro de 2021
O Corinthians confirma ou o Palmeiras reviravolta?

A grande decisão deste domingo ou dará o 3º título brasileiro para as alvinegras ou o primeiro para as alviverdes. A vantagem é corintiana por 1 x 0 da ida no Allianz Parque e um simples empate basta para a festa, enquanto as palestrinas precisam ganhar por um de diferença para pênaltis ou dois ou mais de diferença para caneco no tempo normal. Supersticiosos podem pensar em algo: é a 5ª decisão consecutiva do Timão e ele ganhou nos anos pares (2018 e 2020), perdendo nos ímpares (2017 e 2019). Estamos em 2021, ano ímpar... Por outro lado, apenas uma única vez em cinco finais iniciadas com um dos duelistas ganhando houve a inversão do escore: 2016, quando o Flamengo fez 2 x 1 no Rio Preto e os 2 x 2 totais deram a taça pelos gols fora de casa (regulamento hoje não existente).

Não é o ideal ainda, mas é um começo a punição por racismo

As palavras racistas do hoje afastado presidente do conselho deliberativo direcionadas ao Celsinho, do Londrina, custaram ao Brusque a perda de três pontos na Série B. Não é o ideal ainda, caberia até algo mais devido à postura enojante e repugnante do clube após o episódio. Mas é um começo. E todo e qualquer caso assim não pode passar impune. É preciso castigar criminosos assim - porque racismo é crime, deixemos isso bem nítido. Não é apenas o Celsinho em três vezes neste torneio, não foi apenas o Aranha naquele Grêmio x Santos de 2014, quando a exclusão tricolor da Copa do Brasil foi acertada. Toda vez que isso acontecer, o culpado precisa e deve pagar.

Baixando sua pontuação de 29 para 26, o Brusque está em 16º após a derrota pro Vasco por 1 x 0, pela 26ª rodada. Voltando a ganhar depois de quatro jogos, o time do Fernando Diniz teve um belíssimo gol do Nenê para ir aos 37 pontos na 7ª posição. Também na sexta, Hélio dos Anjos viu das arquibancadas a 4ª derrota seguida do Náutico, 11º com 35. O Remo fez 1 x 0 aos 51 minutos da metade complementar para ir aos 36 pontos na 8ª posição. Já o clássico do "paraíso verde plano do Brasil" teve quem está melhor na tabela se dando pior em campo. 2º com 45, o Goiás tomou 2 x 1 do Vila Nova, que melhorou sua fuga da zona do rebaixamento ao somar 30 no 14º posto.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Amapaense No campo, o Trem é campeão com 5 x 3 nos pênaltis sobre o Santos após 2 x 2 no tempo normal. Mas não teve título confirmado, nem taça entregue, nem homologação da conquista. Não ainda. É que um recurso do Ypiranga ainda será julgado pelo TJD/AP e, se for aceito, a semifinal Santos x Independente será declarada nula e terão que fazer a semi Santos x Ypiranga, com outra decisão sendo disputada.

Campeonato Alemão A 6ª rodada começou com o líder Bayern de Munique indo aos 16 pontos com 3 x 1 sobre o Greuther Furth. "Raridade rara": nada de gol do Lewandowski, primeira vez sem tento dele após 19 partidas seguidas gerais desde a final do Mundial contra o Tigres e primeira especificamente na competição após 15 rodadas - se anotasse uma vez mais, igualaria o recorde de Gerd Müller com 16 jogos consecutivos com ele marcando.

Campeonato Português A 7ª rodada teve Sporting e Porto, respectivamente 1º e 2º colocados, chegando aos 17 pontos com 1 x 0 diante do Marítimo e 2 x 1 sobre o Gil Vicente.

Curtinhas Esportivas

Tite convocou o Brasil pras Eliminatórias Jogos de 7, 10 e 14 de outubro contra Venezuela, Colômbia e Uruguai: os goleiros Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); os laterais Danilo, Alex Sandro (ambos Juventus), Guilherme Arana (Atlético Mineiro) e Emerson Royal (Tottenham); os zagueiros Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (Paris Saint Germain), Éder Militão (Real Madrid) e Lucas Veríssimo (Benfica); os meias Casemiro (RMA), Fabinho (LIV), Fred (Manchester United), Éverton Ribeiro (Flamengo), Lucas Paquetá (Lyon), Gerson (Olympique de Marselha) e Edenílson (Internacional); e os atacantes Neymar (PSG), Matheus Cunha (Atlético de Madrid), Raphinha (Leeds United), Gabriel Jesus (MCI), Gabriel Barbosa (FLA), Vinícius Júnior (RMA) e Antony (Ajax).

Daniel Alves não jogará mais este ano O jogador jurou não ter a ver com dinheiro sua decisão de preferir ficar alguns meses sem jogar a ir para um time menor de um centro pouco ou nada visado. Fingirei que acreditarei. Assim como fingirei que acreditarei que outro clube brasileiro topará pagar a dinheirama absurda do salário dele.

Leila Pereira será presidente do Palmeiras A chapa dela é a única inscrita para a eleição de dezembro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

CNN Brasil demitiu Alexandre Garcia Mas demorou muito, muitíssimo, muitissíssimo a fazê-lo. Há muito e muito tempo este jornalista, que um dia já teve bom conceito geral entre colegas e público, hoje só é relevado por apoiadores do extremismo-direito do governo federal e detratores do esquerdismo com as mentiras que alardeia de todos os tipos. O canal noticioso, por mais que vivesse a desmenti-lo muitas vezes, o mantinha por achar que a grande audiência que ele tem nas redes sociais seria passada para a televisão - nada que já não tenha sido feito erradamente em vários outros momentos por diversos veículos, não só no jornalismo, mas no entretenimento também. Para tanto, se sujeitava a expor defesas de absurdos que afrontam a vida em tempos pandêmicos. A demissão era necessária neste caso devido ao longo desserviço praticado por Alexandre. Mas chegou tarde, o rebanho já foi muito na onda dele.

William Waack aos domingos A partir deste fim-de-semana, ele fará o programa de debates "WW" na CNN.

"Manhattan Connection" deixando a Cultura Após somente nove meses no ar pela emissora paulista, o programa comandado por Lucas Mendes e Caio Blinder, estreado no GNT há quase três décadas e depois mostrado pela GloboNews, terá sua última transmissão neste domingo, às 22h, quando reprisada a edição de quarta passada.

Luto no cartum: morreu Ota O cartunista de 67 anos foi encontrado sem vida em seu apartamento na Tijuca, no Rio de Janeiro. Otacílio Costa d'Assunção Barros respondeu por 34 anos pela versão brasileira da revista Mad. Além disso, teve diversos trabalhos em centenas de publicações, duas delas o Jornal do Brasil e a Folha Dirigida.

"Programa Silvio Santos" neste domingo As reprises selecionadas pelo SBT a partir das 20h incluem as crianças de "Chiquititas" no "Em Nome do Amor", Bozo conhecendo uma fã mirim na "Porta da Esperança", Gretchen no "Nada Além da Verdade" e Solange Frazão, Núbia Oliver, Kelly Key, Rick, Renner e Conrado no "Qual é a Música?".

"Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais" começou o 23º ano Estreado quinta-feira pela NBC nos EUA, marcou as despedidas de Jamie Gray Hyder como a detetive Kat e Demore Barnes como o subchefe Garland. Mostrado como especial de duas horas, inclui mais uma participação do Christopher Meloni como Stabler (é "Stábler", Audiocorp!!! Só falta ter sido ordem da distribuidora vir com aquilo de "Steibler" nos episódios da 22ª temporada, igual às citações à Gabby em "Heróis Contra o Fogo", chamando a "Gabí" de "Guébi") - e detalhe: Meloni não apenas careca, mas de barba, num visual muito incomum para quem o assistiu até o 12º ano.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 25 de setembro, são estas:

*70 anos de Mark Hamill, ator eternizado pelo Luke Skywalker nos três primeiros filmes da saga "Guerra nas Estrelas" (este PB respeita os títulos em português e não os desconsidera só porque a distribuidora esquece que moramos no Brasil ao querer impor os nomes originais em inglês - e infelizmente consegue isso com muita gente, sobretudo a mais nova, mas deixa pra lá).

*60 anos de Heather Locklear, atriz que fez a Sammy Jo na série "Dinastia", a Stacy Sheridan na série "Carro Comando", a Amanda Woodward na série "Melrose" e a Caitlin Moore na série "Limpando a Barra".

*45 anos de Zé Elias, ex-futebolista campeão por Corinthians (Copa do Brasil de 1995 e um Paulista), Internazionale (Copa da UEFA de 1998), Olympiacos (três Gregos) e Santos (Brasileiro de 2004).

*40 anos de Fernanda Pontes, ex-apresentadora da "TV Globinho" e apresentadora do "Planeta Brasil" na Globo Internacional.

*30 anos de Jéssica "Bate-Estaca" Andrade, lutadora de artes marciais mistas que foi campeã do UFC no peso palha.

As deste domingo, 26 de setembro, são estas:

*95 anos ao dobrado: do nascimento de Fernando Pamplona, carnavalesco falecido em 2013 e campeão dos desfiles do Rio de Janeiro com a Salgueiro em quatro oportunidades (1960, 1965, 1969 e 1971), além de mais inesquecível comentarista das transmissões foliãs da equipe de Paulo Stein na Rede Manchete; e do nascimento de Julie London, cantora falecida em 2000 e também atriz em filmes como "O Homem do Oeste".

*85 anos de Luis Fernando Verissimo, escritor, cartunista e músico, filho do lendário Erico Verissimo e criador de personagens inesquecíveis, como Ed Mort, Velhinha de Taubaté, Analista de Bagé, As Cobras e Família Brasil, além de livros como "Comédias da Vida Privada", fora ser colunista de diversos jornais impressos.

*70 anos de Eduardo Tornaghi, ator de novelas como "Memórias de Amor" e "A Gata Comeu" na Globo, além de produções de Record, Bandeirantes, Manchete, SBT e GNT.

*65 anos de Linda Hamilton, atriz da franquia de filmes "O Exterminador do Futuro" e protagonista da série "A Bela e a Fera" como Catherine.

*45 anos de Ballack, ex-futebolista campeão por Kaiserslautern (um Alemão), Bayern de Munique (três Alemães, três Copas da Alemanha e uma Copa da Liga Alemã) e Chelsea (um Inglês, uma Copa da Liga Inglesa, três Copas e uma Supercopa da Inglaterra).

Bela do Dia: Lili Reinhart

Lili Reinhart, atriz. Três dias antes dos meus 40, a intérprete da Betty Cooper na série "Riverdale" completou róseos 25 anos.

*40 anos ao dobrado: de Serena Williams, tenista campeã de todos os Grand Slam tanto no simples (sete Austrália, três Roland Garros, sete Wimbledon e seis EUA) quanto em duplas (quatro Austrália, dois Roland Garros, seis Wimbledon e dois EUA), também no simples vencendo cinco WTA Finals e o ouro olímpico em Londres 2012, além de ganhar nas duplas mistas um Wimbledon e um EUA (currículo "fraquinho" o da mana da Venus, né?); e do fim de "Baila Comigo", novela das oito da Globo, escrita por Manoel Carlos e estrelada por Tony Ramos, Lilian Lemmertz e Raul Cortez.

*35 anos do retorno de Bobby Ewing a "Dallas", numa das voltas mais inacreditáveis já vistas na televisão mundial em todos os tempos (Patrick Duffy havia saído da série no 9º ano para seguir novos rumos na carreira, mas a audiência despencou, ele foi convencido a voltar e todos os acontecimentos da temporada anterior foram transformados num mero e simples sonho da Pamela).

*30 anos da morte de Billy Vaughn, maestro e bandleader nascido em 1919.

*20 anos da morte de Walter Avancini, nascido em 1935 e um dos maiores diretores de dramaturgia da televisão brasileira em todos os tempos, à frente de trabalhos como "Selva de Pedra", "Gabriela" e "Saramandaia" na Globo e "Xica da Silva" na Manchete, entre muitos outros.

*10 anos ao dobrado: da estreia de César Tralli como apresentador do "SPTV - 1ª Edição" na Globo (ele substituía Chico Pinheiro, que sucederia Renato Machado no "Bom Dia Brasil", e Mariana Godoy, que passava a fazer o "Jornal das 10" na GloboNews a partir de São Paulo); e da estreia de "A Vida da Gente", novela das seis na Globo, escrita por Lícia Manzo e estrelada por Fernanda Vasconcellos, Marjorie Estiano e Rafael Cardoso.

*5 anos da morte de Carmen Silva, cantora nascida em 1945.

Arremate

Covid: quase 594 mil vítimas; mais de 21,3 milhões de casos; quase 85,8 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.