Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 15 de setembro de 2021
Gabriel Medina tricampeão mundial de surfe

Depois de não conseguir uma medalha olímpica em Tóquio, o craque brasileiro das águas arrematou o Circuito Mundial pela vez terceira ao superar Filipe Toledo em decisão brasileira melhor-de-três na etapa derradeira em Trestles, na Califórnia, tendo nota 16,30 contra 15,70 do compatriota. Medina reprisou os feitos de 2014 e 2018 em contenda que chegou a ter a segunda bateria paralisada por 15 minutos devido a um tubarão na área de disputa. Parabéns!

Furacão classificado, reabilitando e quebrando uma escrita

Times em crise por times em crise, o Athletico Paranaense superou melhor a sua que a do Santos para ser semifinalista da Copa do Brasil ao ganhar por 1 x 0 para 2 x 0 totais, reabilitando o autor do belíssimo tento, Zé Ivaldo, que no encontro do Brasileirão deste ano marcara um gol contra malucaço. Foi rompida também uma escrita: os paranaenses não ganhavam dos paulistas em Vila Belmiro desde os 2 x 0 do Aloísio Chulapa pelas quartas da Libertadores em 2005. Será a terceira semifinal do Athletico, nas outras passando pelo Grêmio em 2013 e 2019. Vem aí provavelmente o Flamengo devido aos 4 x 0 da ida sobre os gremistas, restando saber o que dará no outro lado com Atlético Mineiro x Fluminense (ida: 2 x 1) e o mais parelho dos embates, Fortaleza x São Paulo (ida: 2 x 2).

Isto posto, algo inadmissível e inaceitável é o que aconteceu com o recém chegado Diego Tardelli, atacado por torcedores vândalos do Santos, 10 torcedores em três ou quatro carros seguindo ele no que o atacante descreveu como "cena de terror" no deslocamento até o hotel após a partida. Os criminosos fecharam o veículo do Tardelli e começaram a quebrá-lo, chutá-lo e amassá-lo dizendo que ele iria morrer, algo que afirmou nunca ter sofrido em duas décadas jogando futebol. Ele teve sorte de encontrar um policial no caminho ao hotel e este o escoltou até a porta. Lá de onde eu venho, isso se chama tentativa de assassinato. Gente assim tem que parar no xilindró.

Começaram os grupos da Liga dos Campeões da UEFA

O grande reencontro foi o do Grupo E e não acabou 8 x 2 igual às quartas de 2020, mas nem sequer precisava. Um 3 x 0 contundente bastou para o Bayern de Munique se impor com "IM" maiúsculo ante um Barcelona que entrou para a história pela porta dos fundos pois, como destacou o Alexis MisterChip em seu implacável e obrigatório perfil no Twitter, pela vez primeira o time terminou um jogo do torneio sem dar um único chuteco que fosse no alvo (o "chuteco" é por minha conta). Lewandowski, só "pra variar", foi uma vez mais o cara ao marcar duas vezes e ter agora ao menos um tento nas últimas 18 partidas, 28 proezas anotadas. A chave teve ainda Dínamo Kiev 0 x 0 Benfica.

Já a maior surpresa nem só da terça-feira, mas creio que da própria primeira rodada toda por não imaginar que algo tão forte assim vá acontecer, é a do Grupo F. Quando Cristiano Ronaldo guardou no alvo em noite de sua 117ª atuação na competição para igualar Casillas no recorde histórico, imaginava-se que o Manchester United ganharia bem. Mas o surpreendente Young Boys mostrou-se audacioso e não baixou a guarda só por causa de histórico e força de camisa, chegando ao empate e a uma inacreditável virada no minuto final. Um 2 x 1 para sempre na Suíça, daqueles jogos que serão recordados para todo sempre. O quadrangular teve ainda Villarreal 2 x 2 Atalanta.

O Grupo G teve um recorde: a maior quantidade de penalidades máximas marcadas no primeiro tempo na história da Liga, num total de quatro com as três do Red Bull Salzburg e a do Sevilla. Placar do jogo: 1 x 1, já que os espanhóis aproveitaram a deles e os austríacos perderam duas. Teve ainda Lille 0 x 0 Wolfsburg na chave. Enquanto isso, o Grupo H teve o atual campeão Chelsea fazendo 1 x 0 no Zenit e a Juventus aplicando 3 x 0 no Malmö.

Curtinhas Esportivas

Com e sem público de volta Na Série A, o pedido de 17 clubes contra a liminar do Flamengo (todos os demais com exceções de Atlético Mineiro e Cuiabá) foi negado pelo STJD e há a discussão no sentido de provocar o adiamento da rodada do próximo fim-de-semana por causa disso. Já na Série B, além do Cruzeiro, agora também Goiás, Vila Nova e Confiança conseguiram liminares para também terem público de volta aos seus jogos.

Nenê trocou o Fluminense pelo Vasco O atacante está de volta ao clube pelo qual foi campeão carioca em 2016.

Luto na arbitragem: morreu Rodrigo Castanheira Vitimado nesta terça por um câncer aos 45 anos, ele ficou conhecido pela final do Carioca de 2014, quando estava alinhado à última linha e não apontou como válido um gol de falta do Douglas para o Vasco, que perderia o caneco por dar Flamengo por 2 x 1.

Luto no XV de Piracicaba: morreu Celso Silveira Mello Filho Ex-presidente do clube de 1988 até 1992 em duas gestões, ele morreu num acidente na referida cidade na manhã desta terça. O avião de pequeno porte no qual estavam ele, a esposa, a filha, dois filhos gêmeros, o piloto e o co-piloto caiu e explodiu. Todos morreram.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Denise Cruz voltou à 102.3 FM Foi nesta terça o retorno da comunicadora à estação musical da RBS após cinco anos e meio, vinda da União FM de Novo Hamburgo. Ela faz das 7h às 11h os programas "Soft News" e "A Boa Dica".

Eleandro Passaia trocou a Rede Massa pela Rede Record O apresentador da "Tribuna da Massa" deixou a afiliada do SBT no Paraná e se mudou para São Paulo, onde estreará na próxima segunda à frente do "Balanço Geral Manhã" das 5h às 7h, substituindo Bruno de Abreu. Na hora e meia restante, seguirá Geraldo Luís na apresentação.

Rachel Sheherazade no "Manhattan Connection" A apresentadora ex-SBT é convidada do programa da Cultura nesta quarta, às 22h. Atualmente, ela trabalha no portal Metrópoles e é colunista da IstoÉ.

Globo despistou todo mundo com uma "grade falsa" A programação anunciada não foi a efetivamente cumprida. Prometido para das 23h à 0h30, o "Cantor Mascarado" (que este PB não chamaria de "Masked Singer Brasil" nem que a Ivete Sangalo me telefonasse amanhã só para me desejar feliz aniversário) foi ao ar das 22h20 à 0h20, quando entrou "Verdades Secretas", 10 minutos mais cedo que o divulgado, mas entregando à 1h05 para o "Profissão Repórter", que começou no horário esperado, assim como o "Jornal da Globo" à tardia 1h35, o que levou o povo nas redes à gozação brincalhona com uma imagem da Renata Lo Prete bocejando que vazou certa feita não lembro onde.

A Record também surpreendeu à última hora Mantendo a estreia da nova temporada de "A Fazenda" para 22h45, preferiu entregar não com a série "Quando Fala o Coração" e sim dobrando capítulos de "Gênesis".

Guilherme Briggs é o novo dublador oficial de Scooby Doo Um dos gênios do ramo e um dos mais estimados profissionais do meio, defensor apaixonado que é dele, anunciou nas redes sociais que passará a ser a voz brasileira do cachorro, que dublou em longa animado de cinema no ano passado a pedido de Reginaldo Primo, que havia sucedido o eterno Orlando Drummond no personagem e que ficou por alguns meses ausente dos trabalhos devido ao TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada). Reginaldo voltou há algum tempo, mas indicou Guilherme para seguir como Scooby daqui por diante, o próximo projeto sendo um crossover com Coragem, o Cão Covarde. O que deixou muita gente emocionada foi a belíssima homenagem do Briggs ao Primo e as reverências ao Orlando.

Luto no humor: morreu Norm Macdonald O comediante morreu nesta terça, a algumas semanas de completar 62 anos, os últimos nove deles tratando de um câncer, algo que não fora externado para família, amigos e público por vontade do próprio. Norm atuou no "Saturday Night Live" de 1993 até 1998, tendo entre seus melhores momentos o quadro "Weekend Update", e fez ainda o Rusty Heck na série "Uma Família Perdida no Meio do Nada".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 15 de setembro, são estas:

*105 anos do nascimento de Margaret Lockwood, atriz falecida em 1990 e que fez filmes como "A Dama Oculta" e "A Sombra do Pecado".

*75 anos ao dobrado: de Tommy Lee Jones, ator ganhador do Oscar de coadjuvante por "O Fugitivo" e indicado por "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar" e "Lincoln", além de indicado como principal por "No Vale das Sombras", atuante ainda em filmes como "Batman Eternamente" e "Homens de Preto"; e de Oliver Stone, cineasta vencedor do Oscar de diretor por "Platoon" e "Nascido em 4 de Julho", indicado por "JFK - A Pergunta que Não Quer Calar", além de ganhador em roteiro adaptado por "O Expresso da Meia-Noite", indicado ainda em roteiro original por "Nixon" e "O Martírio de um Povo".

Bela do Dia: Lexa

Lexa, cantora. Suspirantemente sensual ela.

*70 anos ao dobrado: do nascimento de Tarciso "Flecha Negra", ex-futebolista falecido em 2018 e campeão por Grêmio (Intercontinental e Libertadores em 1983, Brasileiro em 1981 e cinco Gaúchos - nascido, aliás, no mesmo dia do aniversário do clube), Goiás (um Goiano) e Cerro Porteño (Paraguaio de 1987); e de Neeskens, ex-futebolista que é um dos maiores da história da Holanda (vice europeu em 1976 e mundial em 1974 e 1978), campeão por Ajax (Intercontinental de 1972, tri da Copa dos Campeões da Europa de 1971 até 1973, Supercopas da Europa de 1972 e 1973, dois Holandeses e duas Copas da Holanda) e Barcelona (Recopa Europeia de 1979 e uma Copa do Rei).

*65 anos de Juan Ramón Carrasco, ex-futebolista campeão por Nacional (Uruguaio de 1977) e River Plate (Argentino de 1979), além de treinador campeão pelo Nacional (Uruguaio 2011) - ele passou pelo São Paulo como jogador e pelo Atlético Paranaense como técnico.

*60 anos ao dobrado: do Tiradentes, um dos quatro campeões cearenses de 1992 (dividido com Fortaleza, Ceará e Icasa); e de Dan Marino, um dos maiores quarterbacks da história do futebol americano, mesmo sem jamais ter vencido um só Super Bowl.

*50 anos de Josh Charles, ator que fez o Dan Rydell na série "Sports Night" e o Will na série "Pelo Direito de Recomeçar".

*30 anos da morte de Ney Galvão, estilista nascido em 1952 e que fez programas como o "TV Mulher" na Globo e o "Dia Dia" na Bandeirantes.

*20 anos do acidente de Alessandro Zanardi na etapa da Alemanha da Fórmula Mundial, sendo seu carro atingido em cheio pelo de Alex Tagliani (Zanardi perdeu as duas pernas e três quartos de sangue do corpo, mas um mês e meio depois deixou o hospital de cadeira de rodas, voltou ao automobilismo com adaptações e passou a competir no paraciclismo, ganhando quatro ouros paralímpicos - dois em Londres 2012 e dois na Rio 2016).

*15 anos da morte de Rodney Gomes, dublador nascido em 1936 e que deu voz ao Robin da série "Batman" dos anos 60, ao Little Joe da série "Bonanza", à Formiga Atômica do desenho e ao Cameron vivido por Alan Ruck no filme "Curtindo a Vida Adoidado".

*5 anos da morte de Domingos Montagner, ator nascido em 1962 e que morreu por afogamento no Rio São Francisco durante intervalo de gravações de "Velho Chico", uma das novelas que fez na Globo, outras sendo "Cordel Encantado" e "Sete Vidas", além da minissérie "O Brado Retumbante".

Arremate

Covid: quase 588 mil vítimas; mais de 21 milhões de casos; quase 75,6 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.