Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 10 de setembro de 2021
Mais uma vitória brasileira nas Eliminatórias

Jogando sem público na Arena Pernambuco, o Brasil fez 2 x 0 no Peru e confirmou oito vitórias nos oito primeiros jogos das Eliminatórias, algo nunca realizado nas edições com ao menos este número de partidas. Neymar guardou uma no alvo e tem 12 na história do torneio, brasileiro a mais marcar em Eliminatórias. Mas na próxima rodada tripla ele jogará somente duas vezes, suspenso que está contra a Venezuela em 7 de outubro. Outra marca obtida pela seleção do Tite foi completar nove jogos sem ser vazada como mandante, outro recorde.

Com o público de volta ao Monumental de Núñez e a exposição da taça da Copa América, a Argentina tocou 3 x 0 na Bolívia com trinca do Messi, que chegou aos 79 tentos para ser o maior goleador em partidas oficiais de uma seleção sul-americana com dois acima do Pelé - mas na média o brasileiro ainda foi bem melhor por atingi-la em 92 partidas, contra 153 do argentino. O Uruguai fez 1 x 0 no Equador na finaleira, a Colômbia aplicou 3 x 1 no Chile (e o gol inacreditavelmente perdido pelo Borré, hein???) e o Paraguai marcou 2 x 1 na Venezuela.

Disputadas nove partidas da corrida sul-americana rumo ao Catar, assim estamos (*jogo a menos): em 1º, Brasil* com 24; em 2º, Argentina* com 18; em 3º, Uruguai com 15; em 4º, Equador e Colômbia com 13; em 6º, Paraguai com 11; em 7º, Peru com 8; em 8º, Chile com 7; em 9º, Bolívia com 6; e em 10º, Venezuela com 4.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Paranaense Mesmo com apenas 14 jogadores (três no banco) devido a coronavírus, suspensões, lesões e impeditivos contratuais, o FC Cascavel se classificou para a final com 2 x 1 nesta volta da semi e 3 x 2 totais sobre o Athletico, que teve muitos titulares em campo. António Oliveira não treina mais o rubro-negro, saído após 21 vitórias, sete empates e 12 derrotas. Isso resultará em algo engraçado (não para athleticanos e santistas, claro) na Copa do Brasil: quatro técnicos diferentes nos dois Santos x Athletico Paranaense, já que o Peixe mandou embora Fernando Diniz e contratou Fábio Carille, ex-Corinthians. Com o FC Cascavel na decisão contra o Londrina, esta será a primeira só do interior depois de sete anos, desde que o próprio Tubarão derrotou o Maringá.

Campeonato Brasileiro A 19ª rodada teve Corinthians 1 x 1 Juventude (6º com 28 x 13º com 23), onde um gaúcho impediu uma vitória gaúcha em Itaquera, já que o tento alvinegro foi do estreante Róger Guedes, nascido em Ibirubá - primeiro gol de falta do Timão desde o do Jadson sobre o Atlético Mineiro em 2017. A equipe do Sylvinho não perde há cinco partidas, mas não chegou às quatro vitórias seguidas. Já o time do Marquinhos Santos não perde há cinco jogos e empatou quatro seguidos por 1 x 1. Teve ainda Chapecoense 1 x 2 Fluminense (20ª com 7 x 7º com 25). Os comandados do Marcão não perdem há quatro rodadas e a esquadra do Pintado fechou o turno sem uma mísera vitória que seja, recorde negativo histórico nos pontos corridos com 20 clubes. Até agora, as piores campanhas eram as de América de Natal em 2007 e Náutico em 2013, ambos com reles 10 pontos.

Campeonato Brasileiro Série B A 22ª rodada acabou com Goiás 1 x 1 Cruzeiro (3º com 39 x 14º com 26), deixando a Raposa invicta há nove jogos, só que empatando pela 11ª vez no torneio. Pela 23ª rodada, tivemos Brasil 1 x 1 Confiança (19º com 16 x 20º com 14), Guarani 1 x 0 CSA (6º com 37 x 11º com 29) e Coritiba 4 x 0 Brusque (1º com 45 x 13º com 27). Os alviverdes não venciam por quatro de diferença no Nacional desde os 4 x 0 no Avaí pela divisão principal em 2017 - e isso que poderiam ter sido seis gols, mas Léo Gamalho perdeu dois pênaltis, redimindo-se com uma bola na rede. Os brusquenses mandaram embora o técnico Jerson Testoni, campeão da Copa Santa Catarina de 2019 e da Recopa Catarinense de 2020, que teve 47 vitórias, 26 empates e 29 derrotas.

Campeonato Brasileiro Feminino Red Bull Bragantino campeão fora de casa com 4 x 2 nos pênaltis sobre o Atlético Mineiro após 0 x 0 no tempo normal nesta volta e também na ida.

Campeonato Paulista Feminino A 5ª rodada teve como destaques Corinthians 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 x 0 Realidade Jovem (200ª partida de Grazi pelas corintianas) e São Paulo 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 0 Pinda (primeiro gol da Formiga no retorno às são-paulinas).

Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo A 6ª rodada teve como destaques Itália 1, 2, 3, 4, 5 x 0 Lituânia (agora, sim, a Squadra Azurra é a seleção com maior invencibilidade na história ao ter 37 jogos sem derrota desde 2018, um acima do Brasil do fim de 1993 até o começo de 1996), França 2 x 0 Finlândia, Azerbaijão 0 x 3 Portugal, Holanda 1, 2, 3, 4, 5, 6 x 1 Turquia (três gols do Memphis Depay), Noruega 1, 2, 3, 4, 5 x 1 Gibraltar (três do Haaland), Kosovo 0 x 2 Espanha, Polônia 1 x 1 Inglaterra, Islândia 0 x 1, 2, 3, 4 Alemanha e Dinamarca 1, 2, 3, 4, 5 x 0 Israel.

Curtinhas Esportivas

Volta do público aos estádios Não acontecerá ainda, conforme decidido por CBF e todos os clubes da Série A - todos com exceção do Flamengo, que bate o pé em mandar jogos no Maracanã com torcida.

Copa do Brasil com ou sem público? Um acordo referente às quartas-de-final estabelece condição de igualdade nas duas partidas de um mesmo confronto, ambas com ou ambas sem público, não uma sem e outra com. Mas o Flamengo quer torcida a vê-lo no Maracanã quarta que vem. O Grêmio, contrário a isso - e convenhamos: também por estar praticamente fora devido aos 4 x 0 sofridos na ida -, afirma que não irá a campo se tiver povo na arquiba.

Neste caso específico, Gabriel Barbosa está certo Ele foi denunciado e será julgado pelo STJD por ter chamado o futebol brasileiro de "várzea" após ser expulso na derrota para o Internacional. Tchê... é cada uma!!!

Troca-troca de treinador no Vasco Lisca saiu após quatro vitórias, um empate e sete derrotas para em seu lugar chegar Fernando Diniz, cuja substituição no Santos pelo Fábio Carille já destaquei mais acima.

Ué? Saída de técnica na Ferroviária A campeã sul-americana Lindsay Camila pediu demissão após a goleada por 1, 2, 3, 4, 5 x 0 sobre o Taubaté, pelo Paulistão. Algo parece não estar bem explicado nesta história.

Três jogos do Paris Saint Germain sem Di María Será na Liga dos Campeões, suspenso que ele foi pela expulsão na semifinal da temporada passada contra o Manchester City. Desta forma, ele voltará apenas no returno da fase de grupos, excluído que está das iniciais contra Brugge, o próprio City e o RB Leipzig.

Jogo do Campeonato Francês remarcado Nice x Olympique de Marselha, interrompido aos 30 minutos depois que torcedores do Nice invadiram o campo, será retomado em data a definir, em campo neutro e com portões fechados. O clube cujos adeptos causaram todo o tumulto sofreu a perda de um ponto na classificação.

Guus Hiddink aposentou-se O treinador sai de cena aos 74 anos, tendo seu trabalho derradeiro na seleção de Curaçao. Ele comandou a Coreia do Sul no quarto lugar na Copa do Mundo de 2002 e treinou a Holanda que perdeu a semifinal da Copa de 1998 para o Brasil. Seus títulos incluem a Intercontinental de 1998 pelo Real Madrid diante do Vasco e a Copa dos Campeões da Europa de 1988 pelo PSV Eindhoven.

Triste fim, Nelson Piquet 2021 era para ser só o ano da lembrança do 40º aniversário de seu primeiro título na Fórmula 1, mas torna-se também o ano em que "virastes Uber" do presidente Jair Bolsonaro. Blergh...

Mudança na Williams para 2022 Alex Albon substituirá George Russell, que se transferirá para a Mercedes.

Tem corrida rápida na Itália neste sábado A definição do grid de largada será, pela vez segunda na temporada, definida em uma mini-corrida de três voltas. Nem nela e nem na prova em si do domingo estará Kimi Raikkonen, ainda ausente devido ao coronavírus e que será substituído em Monza por Robert Kubica.

Tragédia: patinadora artística do Palmeiras morreu aos 20 anos É uma combinação dolorosa de tristezas porque Maria Fernanda Diaz, além de ser tri jovem, sofreu um acidente de trânsito no domingo passado.

Brasileiros muito bem nas duplas do Aberto dos EUA Enquanto nelas Luísa Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski estão nas semifinais - o que faz da medalhista olímpica de bronze em Tóquio a primeira brasileira na semifinal de um Grand Slam desde Cláudia Monteiro nas mistas de Roland Garros em 1982 e especificamente em duplas femininas desde Maria Esther Bueno em 1968 -, neles teremos Bruno Soares e o britânico Jamie Murray na finalíssima contra o norte-americano Rajeev Ram e o também britânico Joe Salisbury.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Denise Cruz deixando a União FM de Novo Hamburgo Sexta-feira marcando cinco anos e meio de trabalho dela nesta rádio, retornada que a comunicadora será à RBS, restando saber em quais afazeres. Na primeira passagem pela Rede Brasil Sul, Denise ficou 19 anos e destacou-se especialmente na 102 FM e na Rádio Gaúcha.

Vitor Rosa não só escutado, mas agora também visto O repórter troca a Rádio Gaúcha pela RBS TV.

TV Guará barbarizou na troca de Record News por Cultura A emissora de São Luís foi afiliada por 12 anos ao canal jornalístico da Record e mudou de retransmissão na virada de terça para quarta-feira. O que pegou demais foi uma gozação explícita com a Igreja Universal em um clipe exibido depois das 23h50, com direito a pastor satírico dos bispos de Edir Macedo e uma dublagem da canção "Igreja Universal do Reino do Rock", da banda Motorocker, além de uma barra colorida com a palavra "Aleluia" enquanto tocavam as músicas "Orai e Vigiai", do Falcão, e "Roda Viva", do Chico Buarque. Nunca uma troca de afiliação a uma rede foi tão... diferente quanto essa da Guará. Até então, quem mostrava a Cultura era a TV Maranhense, que passou a retransmitir a Rede Brasil (RBTV).

Surpresa: Tiago Leifert fora da Globo Bomba que estourou nesta quinta-feira, a saída do apresentador no fim deste ano ao término do próximo "The Voice Brasil". Contando TV Vanguarda no Vale do Paraíba, a co-matriz de São Paulo e a matriz do Rio de Janeiro, terão sido 16 para 17 anos de trabalho, nove deles dicado ao esporte.

Luto na música: morreu Dudu Braga Filho de Roberto Carlos e cego há quase três décadas, o produtor musical infelizmente foi vitimado pelo câncer aos 52 anos na quarta-feira. Dudu apresentava na Rádio Nativa (e em outras emissoras associadas pelo país) uma atração dedicada ao pai, "As Canções que Você Fez pra Mim".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As da quarta, 8 de setembro, foram estas:

*470 anos de Vitória, capital do Espírito Santo.

*100 anos do primeiro Miss Estados Unidos (vencido por Margaret Goldman).

*65 anos de Stefan Johansson, ex-automobilista que correu na Fórmula 1 em 1980 e de 1983 até 1991.

*60 anos de Fernanda Abreu, cantora e ex-integrante da banda Blitz.

*55 anos da estreia de "Jornada nas Estrelas", série criada por Gene Roddenberry e estrelada por William Shatner, Leonard Nimoy e DeForest Kelley em 79 episódios e três temporadas.

*50 anos ao dobrado: de David Arquette, ator de filmes como "Pânico" e "Buffy, a Caça-Vampiros"; e de "Imagine", disco de John Lennon que traz o clássico-título e outro temaço, "Jealous Guy".

*45 anos de Daniela Ungaretti, apresentadora do "RBS Notícias" e substituta imediata do "Jornal do Almoço" (uma das mulheres mais elegantes, refinadas e de porte distinto que já conheci em toda a vida).

*35 anos de Gabriela Ferreira, jornalista ex-GloboNews e TV Bandeirantes.

*30 anos ao dobrado: da morte de Brad Davis, ator nascido em 1949 e que fez filmes como "O Expresso da Meia-Noite" e "Carruagens de Fogo"; e da morte de Alex North, músico nascido em 1910 e compositor das trilhas sonoras de filmes como "Um Bonde Chamado Desejo", "Spartacus" e "Cleópatra".

*25 anos ao dobrado de dois episódios da TV Globo: a aparição do Latininho no "Domingão do Faustão" (uma apelação feita com um jovem de 15 anos portador da síndrome de Seckel, distúrbio genético que tem consequências como microcefalia, nanismo, deformações faciais e até deficiência intelectual); e de Dercy Gonçalves com os seios de fora em episódio do "Sai de Baixo" (no qual interpretou Leopoldina, mãe de Vavá e Cassandra).

*20 anos do lançamento do single "Can't Get You Out of My Head", maior sucesso comercial de Kylie Minogue.

*10 anos ao dobrado: do Juventus Stadium, inaugurado no amistoso Juventus 1 x 1 Notts County; e da morte de Marcos Plonka, ator nascido em 1939 e que fez o Samuel Blaustein na "Escolinha do Professor Raimundo" da Globo e na "Escolinha do Barulho" da Record.

As da quinta, 9 de setembro, foram estas:

*85 anos do nascimento de Roni Rios, humorista falecido em 2001 e que marcou época na "Praça é Nossa" do SBT com os personagens Explicadinho, Philadelpho e especialmente Velha Surda, surgida na "Praça da Alegria" nas TVs Rio e Record.

*80 anos do nascimento de Otis Redding, cantor falecido em 1967.

*70 anos de Tom Wopat, ator que fez o Luke Duke da série "Os Gatões".

*65 anos da primeira aparição de Elvis Presley no "Ed Sullivan Show".

*55 anos ao quintuplicado: de Neto, ex-futebolista campeão por São Paulo (um Paulista), Deportivo Italia (Venezuelano de 1999) e especialmente Corinthians (Brasileiro de 1990, Supercopa do Brasil de 1991 e um Paulista), além de prata olímpica em Seul 1988; de Licurgo Spinola, ator de novelas como "O Campeão" na Bandeirantes, "A Indomada" na Globo e "Os Dez Mandamentos" na Record; de Adam Sandler, ator que fez o humorístico "Saturday Night Live" de 1990 até 1995 e que fez filmes como "O Paizão", "Como Se Fosse a Primeira Vez", "Eu os Declaro Marido e... Larry", "Gente Grande" e "Esposa de Mentirinha"; da estreia de "Túnel do Tempo", série criada por Irwin Allen e estrelada por James Darren e Robert Colbert em 30 episódios de uma única temporada; e da estreia de "O Besouro Verde", série estrelada por Van Williams e Bruce Lee em 26 episódios de uma única temporada.

*50 anos de Henry Thomas, ator que fez o menino do filme "E.T., o Extraterrestre".

*35 anos de José Aldo, lutador de artes marciais mistas.

*30 anos ao dobrado: de Oscar, futebolista do Shanghai SIPG (Chinês de 2018 e Supercopa da China de 2019) e campeão também por São Paulo (Brasileiro de 2008), Internacional (Recopa Sul-Americana de 2011 e dois Gaúchos), Chelsea (Liga Europa de 2013, dois Ingleses e uma Copa da Liga Inglesa) e Brasil (Copa das Confederações de 2013 e Sul-Americano e Mundial Sub-20 ambos de 2011, além de prata olímpica em Londres 2012 - tá, registre-se também ter sido dele o nosso "gol de honra" nos 7 x 1 da Alemanha em 2014...); e da estreia do "Glub Glub", programa infantil da TV Cultura produzido até 1999 e estrelado por Gisela Arantes, Carlos Mariano e Andrea Pozzi como os peixes apresentadores.

*25 anos da estreia de "Anjo de Mim", novela das seis da Globo, escrita por Walther Negrão e estrelada por Tony Ramos e Vivianne Pasmanter.

*20 anos da estreia de "Irmãos de Guerra", minissérie da HBO que durou 10 episódios e foi criada por Tom Hanks e Steven Spielberg, vencedora de seis Emmy e um Globo de Ouro.

*5 anos do fim do "Okay Pessoal!!!", programa apresentado por Otávio Mesquita no SBT desde 2014.

As desta sexta, 10 de setembro, são estas:

*110 anos do Comercial de Ribeirão Preto.

*90 anos de Philip Baker Hall, ator de filmes como "Jogada de Risco", "Magnólia" e "Prazer Sem Limites".

*60 anos ao dobrado: do primeiro Grenal em Campeonatos Gaúchos (Grêmio 1 x 2 Internacional no Olímpico); e do Grande Prêmio da Itália cuja vitória deu o título da Fórmula 1 a Phil Hill, mas que ficou negativamente marcado por um acidente que matou o piloto Wolfgang von Trips (nascido em 1928) e outras 15 pessoas.

*55 anos da estreia de "Papa-Léguas", desenho animado que durou 26 episódios em três temporadas.

*45 anos de Gustavo Kuerten, maior tenista masculino brasileiro em todos os tempos (campeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001).

*30 anos ao dobrado: da morte de Jack Crawford, ex-tenista nascido em 1908 e campeão de quatro Abertos da Austrália, um Roland Garros e um Wimbledon, todos na década de 1930; e de "On Every Street", disco do Dire Straits que traz temas como "Calling Elvis" e "Heavy Fuel".

*20 anos do portal jornalístico Comunique-se.

*10 anos da morte de Cliff Robertson, ator nascido em 1923 e vencedor do Oscar por "Os Dois Mundos de Charly".

As deste sábado, 11 de setembro, são estas:

*80 anos do nascimento de Tarso de Castro, jornalista falecido em 1991 e um dos fundadores do jornal O Pasquim, além de ter criado o caderno "Folhetim" da Folha de S.Paulo.

*60 anos de Virginia Madsen, atriz indicada ao Oscar de coadjuvante por "Entre Umas e Outras".

*20 anos do 11 de Setembro, como ficou marcado para sempre o ato terrorista dos ataques que derrubaram as torres gêmeas do World Trade Center e que atingiram também o Pentágono, nos quais somando tudo deu quase três mil mortes, uma delas a de David Angell, produtor nascido em 1946 e que foi um dos criadores da série "Frasier".

*10 anos ao dobrado: da morte de Andy Whitfield, ator nascido em 1971 e que interpretou o protagonista da série "Spartacus: Sangue e Areia"; e do fim de "Fama e Amizade", série estrelada por Kevin Connolly, Kevin Dillon e Jeremy Piven em 96 episódios e oito temporadas.

As deste domingo, 12 de setembro, são estas:

*110 anos do Theatro Municipal de São Paulo.

*90 anos do nascimento de Ian Holm, ator falecido em 2020 e indicado ao Oscar de coadjuvante por "Carruagens de Fogo".

*85 anos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, pilar máximo da cultura brasileira com musicais históricos, humorísticos célebres, radionovelas marcantes, além de tradição no jornalismo e enormemente nas transmissões esportivas.

*70 anos de Joe Pantoliano, ator de filmes como "Os Bad Boys" e "Matrix", além de fazer o Ralph Cifarretto na série "Família Soprano".

*55 anos ao quintuplicado: do quarto título em siples de Maria Esther Bueno no Aberto dos EUA com 2 sets a 0 na final contra Nancy Richey (só em simples, 7º e último Grand Slam por somados outros três de Wimbledon - ela ainda venceria 11 Slams em duplas femininas e mais um em duplas mistas); de Malu Mader, atriz atualmente revista na Globo na reprise de "Ti Ti Ti" e que fez novelas, séries e minisséries como "Anos Dourados", "Top Model", "A Justiceira", "Celebridade" e "Haja Coração"; da estreia de "Os Monkees", série que durou 58 episódios em duas temporadas; de "O Rei dos Ciganos", novela das oito da Globo, escrita por Moysés Weltman e estrelada por Carlos Alberto e Sônia Clara; e de Roger Moreira, cantor da banda Ultraje a Rigor e partícipe, junto dela, do programa "The Noite" no SBT.

Bela do Dia: Grazzy Brugner

Grazzy Brugner, instrutora de pole dance. Li na Patrícia Kogut em O Globo que ela está preparando as atrizes de "Verdades Secretas 2" para algumas das cenas de sexo. Velho... que loucura excitantemente sedutora de loirona.

*50 anos do nascimento de Christiane Louise, dubladora que eternizou personagens como a Srta. Morello da série "Todo Mundo Odeia o Chris", a Margarida em desenhos da Disney e personagens da atriz Emmanuelle Vaugier, horrivelmente assassinada em julho numa das histórias de causar mais embrulho no estômago que já acompanhei.

*45 anos ao dobrado: do Estádio Centenário, inaugurado num Caxias 2 x 1 Internacional (primeiro gol do grená Osmar); e de Giuliana Girardi, repórter da TV Globo (hoje no "Fantástico") e ex-TV TEM de São José do Rio Preto (na qual chegou quando ainda era TV Progresso).

*40 anos ao dobrado: de Jennifer Hudson, atriz vencedora do Oscar de coadjuvante por "Em Busca de um Sonho"; e de "Os Smurfs", série animada que durou 258 episódios em nove temporadas.

*10 anos do primeiro Aberto dos EUA conquistado por Novak Djokovic (3 sets a 1 sobre Rafael Nadal).

Arremate

Covid: mais de 585 mil vítimas; quase 21 milhões de casos; mais de 70,4 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.