Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 7 de setembro de 2021
Reencontrados quase 13 anos depois

Serão Corinthians e Juventude ao "se enfrentarem-se a si mesmos e vice-versa" nesta noite pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Paulistas (6º com 27) e gaúchos (14º com 22) não duelam desde 12 de novembro de 2008, quando os corintianos venceram por 2 x 1 no Alfredo Jaconi pela Série B. Em primeira divisão, o encontro derradeiro até aqui foi um 2 x 2 também em Caxias do Sul, no longínquo e distante 19 de agosto de 2007. Especificamente em Sampa City, não se encaram no geral desde os 2 x 0 de 5 de agosto de 2008 pela Bêzona e desde o 1 x 0 de 13 de maio de 2007 pela Série A, ambas vitórias alvinegras paulistanas. Também nesta terça, outro compromisso pelo término da metade inicial do certame opõe Chapecoense (20ª com 7) e Fluminense (12º com 22).

Vitória de primeira na segunda para os avaianos

O Avaí abriu a 23ª rodada da Série B tocando 3 x 1 no Vasco para estar em 8º com 34 pontos, ficando os derrotados em 9º com 32. Dois lances se destacaram na partida: uma "cobrança de falta no vácuo" do vascaíno Andrey no fim do primeiro tempo e o tento de desempate do Leão da Ilha, já que seis cruzmaltinos - um deles deitado - formaram a barreira para uma falta cobrada na ponta direita, o que facilitou demais o caminho para as redes.

Três partidas dela nesta terça: Brasil x Confiança (19º com 15 x 20º com 13), Guarani x CSA (7º com 34 x 11º com 29) e Coritiba x Brusque (1º com 42 x 13º com 27). Fechando a 22ª, tem Goiás x Cruzeiro (4º com 38 x 15º com 25).

Agora só faltam três rodadas na 1ª fase da Série C

Com a 15ª encerrada após Figueirense 1 x 2 Ituano, o Grupo B está assim: em 1º, Ypiranga e Novorizontino com 30; em 3º, Ituano com 28; em 4º, Criciúma com 26; em 5º, Botafogo de Ribeirão Preto e Figueirense com 20; em 7º, São José de Porto Alegre com 19; em 8º, Mirassol com 16; em 9º, Paraná com 13; e em 10º, Oeste com 7.

Teremos Campeonato Paranaense nesta quarta ou não?

Marcada está para 15h20 a volta da semifinal entre FC Cascavel e Athletico. Acontece que os interioranos pedem o adiamento da partida por alegarem ter apenas 14 jogadores aptos, já que dois estão suspensos, um está lesionado, um não pode enfrentar o Furacão por cláusula contratual, dois têm coronavírus - e há outro com suspeita -, um tem contrato de amador e quatro estão emprestados. Tudo consequência do atraso monstro no término do torneio.

Curtinhas Esportivas

Retirado um tumor de Pelé Estava no cólon direito e justifica a internação dele desde a terça-feira passada. Felizmente, consta ser boa sua recuperação e a expectativa é de transferência para o quarto no dia de hoje.

Rogério Caboclo não pode ir na CBF por um ano Decisão da juíza Aline Maria Leporaci Lopes, do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro, dada inicialmente pelo portal GloboEsporte. Só uma coisa: um ano? Apenas um ano??? Digo, afirmo e reafirmo: este homem precisa ser retirado para sempre do convívio com a sociedade.

Marquinhos desconvocado pela Seleção Brasileira Ele cumpriria suspensão contra a Argentina, mas como não se sabe se os cinco minutos disputados em Itaquera valeram para tanto, vai que colocá-lo diante do Chile pudesse representar um enrosco desgraçado no tocante a uma escalação irregular? Assim, retirado foi do grupo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Play FM chegará nesta quarta ao Triângulo Mineiro A emissora musical pop da Rede Bandeirantes estreará às 12h pelo prefixo 99,9 de Uberlândia, substituindo outra marca do grupo, a Rádio Nativa. Caberá ao "Café com Bobagem" dar as boas vindas aos novos ouvintes, que se somarão aos daqui de Porto Alegre em AM 640 (em breve no FM estendido), Araçatuba em 90,1 e São Paulo em 92,1, onde sucedeu a Rádio Trânsito há um ano e um mês.

Acabou o "Light News" na Light FM de Curitiba O jornalístico matinal, que Maria Rafart apresentava das 7h às 9h desde 2010, foi ao ar pela vez última na sexta-feira passada e estava no ar desde os tempos ainda em que a estação se chamava Transamérica Light, nome trocado para o atual no ano retrasado.

Vera Armando de volta à TV Pampa um ano e quatro meses depois A apresentadora, que ficou 27 anos por lá, ressurgiu nela nesta segunda ao apresentar o jornalístico noturno "Atualidades Pampa" no lugar de Magda Beatriz, em recuperação após sofrer um AVC isquêmico. Desde junho, Vera está na Rádio Pampa.

Melhoras, Patrícia Poeta! A apresentadora da Globo ficará algum tempo fora do ar pois precisou passar por uma cirurgia de emergência bem complicada nas amígdalas, não estando ainda 100%. Com Fátima Bernardes de folga no feriado, seria ela a apresentar o "Encontro" nesta segunda, mas com sua ausência quem nele esteve foram seu colega de "É de Casa", Manoel Soares, e uma surpresa: a repórter do matinal diário Mona Lisa Duperron, pela vez primeira apresentando uma atração em rede nacional após (salvo engano meu) tê-lo feito quando ainda estava em Pernambuco. No sábado passado, a ausência da Patrícia foi coberta pela repórter Luiza Zveiter.

Saber e não saber preservar antiguidades Há praticamente um ano, na coluna de 20 de setembro do ano passado, escrevi um tópico chamado "Falta de cuidado e hipocrisia da TV brasileira", quando criticava emissoras que derrubavam canais do YouTube que postam relíquias antigas que muitas vezes nem as próprias emissoras devem ter mais ao invés de procurar tê-los como aliados para enriquecimento audiovisual de seus acervos, mas que várias vezes as mesmas emissoras se serviam de postagens no YouTube por motivos diversos, desde falta dos arquivos originais até uma aparente preguiça em pesquisar no acervo próprio. Volto ao assunto pegando Brasil e Estados Unidos.

Choque de realidade de "doer na cara" O "Jornal da Band" começou ontem uma série especial sobre os 20 anos dos atentados terroristas de 11 de setembro ao World Trade Center, e exibiu trechos da cobertura ao vivo feita pela TV Bandeirantes... extraídos do YouTube, de uma postagem de um dos principais, mais dedicados e mais top arquivistas televisivos brasileiros, o grande Fabio Marckezini. O símbolo "Acervo Marckezini" que ele coloca nos vídeos para tentar evitar repostagem de outros canais foi tapado com o efeito "blur". A imagem não é do surgimento da rede lá em 1967, não é dos anos 70 ou 80. É de 2001. E recorreram ao YouTube. Arquivo perdido ou não o acharam?

Enquanto isso... Também nesta segunda, conforme registrei na coluna anterior, a TNT Séries começou a passar a série clássica "Plantão Médico", produzida de 1994 até 2009. A exibição é desde o episódio piloto de uma hora e meia líquida de duração. Falamos, portanto, de um produto de 27 anos atrás. Pois sabem como ele é mostrado? No formato widescreen, proporção 16:9. Não dá para chamar de HD tipo o atual, é quase um "SD Wide", mas não é o formato 4:3 pelo qual todo mundo assistiu na época original, tanto lá quanto aqui e no mundo inteiro. É que as cenas foram todas gravadas em 16:9 (só a abertura icônica é em SD 4:3), algo feito também com outra série histórica lançada naquele ano: "Friends", agora exclusiva do portal HBO Max. Percebem a diferença, viventes? Um produto de 1994 na proporção 16:9 e imagens de 2001 extraídas do YouTube ao invés de obtidas do arquivo original. Dói "na cara".

Luto em Hollywood: morreu Michael K. Williams O Omar Little da série "The Wire" foi encontrado sem vida nesta segunda, em seu apartamento em Nova York. Com 54 anos, ele está indicado ao Emmy marcado para o próximo dia 19 como ator de série de drama por "Lovecraft Country". A causa da morte ainda será confirmada.

Luto na França: morreu Jean-Paul Belmondo Partiu nesta segunda uma das maiores figuras do cinema francês em todos os tempos. Com 88 anos, fez história em obras clássicas como "Acossado", "Uma Mulher é uma Mulher", "O Ladrão Aventureiro", "Borsalino", "O Magnífico", "O Ás dos Ases" e "Animal", muitas vezes dispensando dublês em cenas perigosas. Em 1964, foi lançado um filme rodado por ele aqui no Brasil: "O Homem do Rio".

Luto na música: morreu João Carlos Assis Brasil Grande pianista da música brasileira, o partido nesta segunda aos 76 anos não se recuperou de um infarto sofrido na sexta-feira passada. Ao longo de décadas, o irmão gêmeo do saxofonista falecido há 40 anos Victor Assis Brasil trabalhou com vários dos maiores nomes da MPB.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 7 de setembro, são estas:

*115 anos do Ypiranga de Salvador, 10 vezes campeão baiano (a última em 1951).

*110 anos do Brasil de Pelotas, campeão gaúcho de 1919.

*85 anos ao dobrado: do Auto Esporte, seis vezes campeão paraibano (a última em 1992); e do nascimento de Buddy Holly, cantor e guitarrista falecido em 1959, no tristemente famoso "O Dia em que a Música Morreu" (que também vitimou Ritchie Valens e J. P. Richardson).

*70 anos ao triplicado: de Chrissie Hynde, cantora e vocalista do The Pretenders; de Morris Albert, cantor e autor de uma das canções mais regravadas de todos os tempos, "Feelings"; e de Mark Isham, compositor de trilhas sonoras de "trocentos" filmes e séries.

Bela do Dia: Gabriela Dias

Gabriela Dias, apresentadora do "TEM Notícias - 2ª Edição" da TV TEM (Globo) de Bauru. Sempre é uma boa noite a noite que a tem no ar para ao povo as coisas do dia informar.

*65 anos ao dobrado: do primeiro jogo de Pelé como profissional (Corinthians de Santo André 1 x 7 Santos, no qual também fez seu primeiro gol pelo alvinegro praiano); e de Diane Warren, compositora de grandes músicas de variados artistas, de "I Don't Want To Miss a Thing" (Aerosmith) a "Rhythm of the Night" (DeBarge).

*50 anos ao dobrado: de Sílvio Criciúma, ex-futebolista campeão por Criciúma (Copa do Brasil de 1991, Brasileiro Série C de 2006 e três Catarinenses) e Goiás (Brasileiro Série B de 1999, Centro-Oeste de 2000 e 2001, mais três Goianos), por este último campeão também como treinador (um estadual); e de Maria Beltrão, apresentadora do "Estúdio i" (saudade de quando ela lia minhas mensagens naquelas entrevistas com artistas que faziam lá pelos idos da década de 2010 - e eu sempre a chamava de "simpaticona bonitona" e essa parte ela nunca lia, rs) e uma das jornalistas da GloboNews que está na emissora desde o surgimento em 1996, sendo ainda apresentadora do Oscar na TV Globo desde 2006 e tendo passado por jornais como "Bom Dia Brasil" e "RJTV".

*30 anos da estreia de "Taz-Mania", desenho animado que durou 65 episódios em quatro temporadas.

*10 anos ao dobrado: da milésima partida de Rogério Ceni no São Paulo (2 x 1 no Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro); e do fim de "Esquadrão Resgate", série estrelada por Denis Leary em 93 episódios e sete temporadas.

*5 anos ao dobrado: da abertura dos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro; e do show musical mais longo da história dos EUA (o de Bruce Springsteen em Filadélfia, que durou quatro horas e quatro minutos).

Arremate

Covid: quase 584 mil vítimas; quase 20,9 milhões de casos; mais de 67,3 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.