Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 4 de setembro de 2021
Mais dois ouros e menos um na Paralimpíada

Neste que é o último fim-de-semana de realização, os Jogos deram ao Brasil mais dois ouros: no futebol de cinco com 1 x 0 sobre a Argentina, modalidade na qual a seleção é literalmente imbatível por ter vencido - nem que fosse nos pênaltis - rigorosamente todas as partidas desde a estreia da modalidade em Atenas 2004, o que torna o país pentacampeão dela; e na canoagem de velocidade categoria VL2, bicampeonato para Fernando Rufino com 53,077s.

Mais três pratas foram obtidas: no parataekwondo 58 quilos classe K44 com Débora Menezes, que perdeu a final para a uzbeque Guljonoy Naimova; no vôlei sentado, derrota na decisão para o Canadá por 3 sets a 1; e no atletismo 200 metros classe T11, Thalita Simplício atrás da recordista mundial chinesa Cuiqing Liu por míseros e reles quatro milésimos - repriso: qua-tro mi-lé-si-mos!. A mesma prova deu ao Brasil mais um bronze para Jerusa Geber. Outra prova com prata e bronze foi a dos 400 metros classe T47, respectivas para Thomaz de Moraes e Petrúcio Ferreira. Mais um bronze veio no atletismo, desta vez nos 200 metros classe T37 para Ricardo Gomes.

Mas nem tudo foi festa. De maneira injustificável, todos os arremessos de peso de Thiago Paulino na final da classe F57, posteriores à primeira tentativa e que foram acima dos 15 metros (o melhor foi de 15,10), foram anulados após uma apelação da equipe chinesa. Assim, ele ficou com o bronze e Marco Aurélio Borges passou a ser prata, com o ouro indo para Guoshan Wu. Thiago ficou pistolaço com "PI" maiúsculo e a repercussão foi a pior possível.

Curtinhas Esportivas

Canalhice máxima: livraram a pele do Rogério Caboclo Sei pela Gabriela Moreira no GloboEsporte que o presidente afastado da CBF fechou um acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro, pagando R$ 100 mil a ser doados a entidades de combate à violência contra a mulher e a cuidados de animais abandonados para não ser denunciado por assédios moral e sexual. Porcaria imunda de país onde homem branco rico sempre se safa. Um desgraçado desses tinha que estar era trancafiado na solitária sem direito a visita íntima.

Dois do Red Bull Bragantino na Seleção Brasileira Um ganhou mais uma chance do Tite: Léo Ortiz, chamado pros jogos contra Argentina e Peru pois Marquinhos foi suspenso na vitória diante do Chile. A novidade é Artur.

Um mistério chamado Leonardo Gomes Completa dois anos neste sábado a última partida oficial do lateral pelo Grêmio, que passou por duas cirurgias no joelho direito e não tem previsão para retorno. Ninguém dá uma explicação minimamente razoável - na verdade, nem sequer um "ai" dizem - sobre o que acontece com ele.

Luto no futebol: morreu Luiz Antônio Ex-goleiro do Cruzeiro nas décadas de 1970 e 1980, contratado que foi junto ao América de São José do Rio Preto após Raul ir para o Flamengo, ele partiu nesta sexta aos 66 anos.

Mandzukic aposentou-se O croata vice mundial em 2018 pendurou as chuteiras aos 35 anos. Ele ganhou taças por Dinamo Zagreb (três Croatas e duas Copas da Croácia), Bayern de Munique (Mundial, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa todos em 2013, dois Alemães, duas Copas e uma Supercopa da Alemanha), Atlético de Madrid (uma Supercopa da Espanha) e Juventus (quatro Italianos, três Copas e duas Supercopas da Itália).

Arsene Wenger tá louco??? Copa do Mundo a cada dois anos??? "Melhorar o futebol"??? É nas mãos deste homem que está a chefia de desenvolvimento global do futebol na FIFA. Pombas!!! Ralar o Arsenal já não bastou??? "Ah, mas nos últimos anos ele ganhou Copas e Supercopas da Inglaterra". Pouquíssimo, quase nada. Baaahhh!!!

Luto na NFL: morreu David Patten Um acidente de moto vitimou na quinta-feira o ex-jogador de 47 anos. Em 12 anos na liga de futebol estadounidense, venceu os Super Bowls de 2001, 2003 e 2004 pelo New England Patriots.

Alison dos Santos ouro na Liga Diamante O atleta faturou os 400 metros com barreiras (prova na qual obteve o bronze olímpico nos Jogos de Tóquio) com 48s23 na etapa de Bruxelas.

Fórmula 1 de volta à Holanda após 36 anos Espera-se que com corrida desta vez, diferentemente da farsa malandríssima de domingo passado na Bélgica. Max Verstappen largará na pole position, com Lewis Hamilton em segundo. Kimi Raikkonen, que nesta semana anunciou que deixará a categoria ao término da temporada, está fora desta etapa por estar com coronavírus, sendo Robert Kubica seu substituto.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Magda Beatriz sofreu um AVC isquêmico A apresentadora do "Atualidades Pampa" na afiliada da RedeTV! está internada desde quarta-feira no Hospital Moinhos de Vento. No dia anterior, ela sofreu um mal-estar enquanto almoçava, mas mesmo assim apresentou normalmente o programa noturno. Magda passa bem e fala normalmente.

Jéssica Senra, a Karate Girl (ler esta notinha mentalizando "The Glory of Love" nos "ouvidos do cérebro") A apresentadora do "Bahia Meio-Dia" na TV Bahia participará neste domingo de um torneio de caratê. Convocada pelo seu sensei, brincou não saber quem endoideceu mais: ele, por isso, ou ela, que topou.

Evaristo Costa deixou a CNN Brasil Mas venenosamente pergunto: ele "chegou a estar nela"? Porque o apresentador fazia apenas as cabeças do semanal de documentários "CNN Séries Originais", algo nem sequer próximo em termos de presença dos tempos de "Jornal Hoje" na Globo. O mais incrível foi como ele soube da saída: viu uma chamada de próximas atrações, notou sua ausência, contatou a emissora e soube que fora dispensado.

Começam os novos finais de semana da Globo Marcos Mion assumindo o "Caldeirão", que depois de 21 anos deixa de ter Luciano Huck, agora novo apresentador do "Domingão" depois de 32 anos do Fausto Silva. Antes do Mion, quem volta é a "Sessão de Sábado", com o primeiro filme nesta retomada sendo "Malévola".

Kate Walsh retornará a "Grey's Anatomy" A cirurgiã Addison Montgomery participará do 18º ano da série.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 4 de setembro, são estas:

*90 anos de Mitzi Gaynor, atriz de filmes como "Les Girls" e "O Mundo da Fantasia".

*85 anos de "Ritmo Louco", filme dirigido por George Stevens e estrelado por Ginger Rogers e Fred Astaire, vencedor do Oscar de canção original ("The Way You Look Tonight").

*70 anos ao dobrado: de Judith Ivey, atriz de filmes como "A Dama de Vermelho" e "Rapaz Solitário"; e de Martin Chambers, baterista do The Pretenders.

*45 anos de Denílson, ex-futebolista campeão por CRB (um Alagoano), Pohang Steelers (Liga dos Campeões da Ásia de 2009, uma Copa da Coreia do Sul e uma Copa da Liga Sul-Coreana) e Ludogorets (um Búlgaro), artilheiro do Mundial de 2009 com quatro gols.

*40 anos de Beyoncé, cantora que integrou o grupo Destiny's Child de 1997 até 2002 antes de estourar na carreira solo, além de atuar em filmes como "Carmen: a Hip Hopera", "A Pantera Cor-de-Rosa" e "Dreamgirls" (além disso tudo, ainda é uma das mulheres mais deliciosamente sensualíssimas de todos os tempos da história da humanidade).

Bela do Dia: Majida Issa

Majida Issa, atriz vista atualmente aqui no Brasil em "Coração Indomável" nas tardes do SBT. Uma colombiana muy guapíssima.

*35 anos da morte de Otto Glória, ex-treinador de futebol nascido em 1917 e que levou Portugal ao 3º lugar na Copa do Mundo de 1966, sendo campeão por Benfica (dois Portugueses e cinco Taças de Portugal), Belenenses (uma Taça de Portugal), Portuguesa (um Paulista) e Nigéria (Copa Africana de Nações de 1980).

*15 anos da morte de Steve Irwin, naturalista nascido em 1962 e apresentador do programa televisivo "O Caçador de Crocodilos" de 1996 até um ano depois de sua partida, causada por um aguilhão de raia.

As deste domingo, 5 de setembro, são estas:

*75 anos ao dobrado: do nascimento de Freddie Mercury, cantor falecido em 1991 e vocalista do Queen, uma das vozes mais espetaculares da música mundial em todos os tempos tanto na banda quanto em carreira solo e em raros e inesquecíveis duetos com feras como David Bowie e Montserrat Caballé; e de Dennis Dugan, cineasta que dirigiu filmes como "O Pestinha", "Eu os Declaro Marido e... Larry", "Esposa de Mentirinha" e os dois "Gente Grande".

*70 anos ao dobrado: de Breitner, ex-futebolista campeão por Alemanha (Copa do Mundo de 1974 e Eurocopa de 1972), Bayern de Munique (Copa dos Campeões de 1974, cinco Alemães e duas Copas da Alemanha) e Real Madrid (dois Espanhóis e uma Copa do Rei); e de Michael Keaton, ator indicado ao Oscar por "Birdman" e que fez filmes como "Os Fantasmas Se Divertem", "Batman", "Medidas Desesperadas" e "Segredos Revelados".

*50 anos do Jornal da Paraíba, publicação impressa até 2016 e somente portal de internet desde então.

*45 anos do "Muppet Show", programa estrelado pelos bonecos de Jim Benson (Caco - eu disse Caco, não moro nos EUA para chamá-lo de "Kermit" -, Piggy, Gonzo, Fozzie e cia.) que durou 120 episódios em cinco temporadas.

*40 anos de Marcelo Adnet, humorista e apresentador de programas como "15 Minutos" e "Comédia MTV" na referida e "Tá no Ar - A TV na TV" na Globo.

Arremate

Covid: quase 583 mil vítimas; mais de 20,8 milhões de casos; quase 65,9 milhões de vacinados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.