Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 3 de setembro de 2021
Tá longe de uma nota 10, mas tá bom estando 100%

A 9ª rodada (7ª disputada) das Eliminatórias teve o Brasil ganhando sem jogar bem diante do Chile, que em muitos momentos foi superior e fez Weverton trabalhar bastante. Quem guardou, porém, foi Everton Ribeiro para 1 x 0 e sete vitórias em sete partidas, algo inédito na história da competição. Os resultados têm sido melhores que o futebol jogado, mas Eliminatória tem que ser isso mesmo: faz resultado e classifica logo. Se for para resultado misturado ao bom futebol surgir em apenas um momento e não em tudo de tudo, que venha na Copa do Mundo em si.

Nesta partida e nas próximas duas contra Argentina e Peru, Tite perdeu Claudinho e Malcom pois, às vésperas da peleja desta quinta, o Zenit os chamou de volta para ficarem quarentenados por 10 dias para enfrentaram o Chelsea pela Liga dos Campeões no dia 14 (antevéspera do meu aniversário, mas isso não vem ao caso). Só uma coisa: se era pra ser assim, pra quê liberaram eles pra Seleção? Ou a coisa mudou pelo adversário ser o atual campeão?

Bem, depois deste Chile 0 x 1 Brasil e de Venezuela 1 x 3 Argentina (no qual Messi tem que dar graças a Deus que o sanguinariamente violentíssimo Adrián Martinez não quebrou sua perna em "trocentos" pedaços, tão horrível que foi sua criminosamente hedionda entrada), Peru 1 x 1 Uruguai, Equador 2 x 0 Paraguai e Bolívia 1 x 1 Colômbia, a classificação está assim: em 1º, Brasil com 21; em 2º, Argentina com 15; em 3º, Equador com 12; em 4º, Uruguai e Colômbia com 9; em 6º, Paraguai com 7; em 7º, Chile e Bolívia com 6; em 9º, Peru com 5; e em 10º, Venezuela com 4.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro Atrasado da 14ª rodada, Fluminense 1 x 1 Juventude deixou ambos com 22 pontos e teve dois gols tricolores - consequentemente, um contra. Teve um gol alviverde legal inexplicavelmente não validado por ser dada falta antes da bola entrar, o que impediu a aplicação do VAR. Em 11º, o time do Marcão tem uma vitória nos últimos oito jogos gerais com três perdidos e um mando vencido nos cinco últimos com um perdido. Já a equipe do Marquinhos Santos está em 13º e tem quatro partidas de invencibilidade e três 1 x 1 seguidos, com uma derrota nos últimos seis jogos para dois vencidos. Uma visita obtida em oito neste torneio, três delas perdidas.

Campeonato Brasileiro Série B A 22ª rodada começou com Londrina 2 x 3 Coritiba (17º com 21 x 1º com 42), marcado pelo gesto antirracista do londrinense Celsinho após o gol que marcou e que só rendeu aos coxas a 7ª vitória fora de casa porque a prefeitura consertou a tempo a fiação elétrica do Estádio do Café, furtada dois dias antes. Já Confiança 1 x 2 CRB (20º com 13 x 2º com 40) fez o Galo da Pajuçara fechar 11 jogos de invencibilidade.

Campeonato Paranaense Continua acontecendo, acredite! E abriu apenas e tão somente agora a outra semifinal com Athletico 1 x 1 FC Cascavel. Os interioranos completaram 22 partidas sem derrota, maior invencibilidade geral entre os 124 clubes das quatro divisões nacionais. Semana que vem, novo empate leva aos pênaltis.

Campeonato Paulista Feminino Formiga estreou positivamente no São Paulo, 2 x 1 no Taubaté.

Copa do Brasil Sub-17 A goleada do Palmeiras sobre o Confiança é a maior do Allianz Parque em todas as categorias: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 x 0.

Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo Cristiano Ronaldo fez história nos 2 x 1 de Portugal sobre a Irlanda, destaque maior da 4ª rodada. A dobra o levou aos 111 gols, dois acima do iraniano Ali Daei, sendo agora o gajo o maior goleador de uma única seleção em todos os tempos - e isso que antes destes gols ele perdeu um pênalti! Enquanto isso, a Itália atingiu o recorde de invencibilidade entre seleções com os mesmos 35 jogos já obtidos por Brasil e Espanha ao ficar no 1 x 1 com a Bulgária. A Inglaterra goleou por 4 x 0 a mandante Hungria, que mandou muito mal nos criminosos atos racistas de seus torcedores. A campeã mundial França ficou no 1 x 1 com a Bósnia, a Noruega do artilheiro Haaland (32 gols em 38 jogos neste 2021) ficou no 1 x 1 com a Holanda e a Alemanha fez 2 x 0 em Liechtenstein. E teve Kosovo ganhando no torneio pela vez primeira na história, 1 x 0 na Geórgia.

Curtinhas Esportivas

Mais 60 dias de afastamento para Rogério Caboclo Decretado pela Comissão de Ética da CBF. Ainda é pouco. Reitero: por tudo de ruim que fez e tudo de ruim que mostrou ser, ele não precisa ser afastado de vez apenas da presidência da entidade, mas sim afastado de todo e qualquer convívio com a sociedade geral.

Tiveram piedade do velhinho que estará à ocasião O Tribunal Arbitral do Esporte removeu o banimento vitalício e passou para 20 anos a suspensão do Marco Polo Del Nero pelas delituosas transgressões cometidas aos montes quando estava na CBF. Livre ele estará para voltar ao futebol em dezembro de 2037... aos 96 anos.

Uns não permitem ainda, outros permitem Entendendo que a situação da pandemia ainda está feia demais, o governador Carlos Moisés manteve até 30 de setembro o veto à volta dos torcedores nos estádios de Santa Catarina. Já o governador Eduardo Leite permitiu 40% de torcida no retorno e máximo de 2,5 mil pessoas. O número parece pouquinho, mas é grande o suficiente para causar estragos que voltem a piorar tudo mais ainda. Oremos.

Quebra-pau no CT do Grêmio O ato cometido por torcedores organizados na quarta-feira é sempre condenável, seja de qual clube for a torcida em questão, pois não fará os caras jogarem mais e melhor futebol, enganado está quem ver relação de uma coisa com a outra. Mas é aquilo: vigorando a impunidade, violentos assim seguirão soltos.

Paulo Carneiro afastado da presidência do Vitória 60 dias para apuradas serem infrações que ele teria cometido.

O monstrengo no qual transformaram a Copa do Nordeste Dando um chute nos fundilhos e um soco fortíssimo na cara do critério técnico em prol das "camisas de peso" que são incompetentes dentro das quatro linhas, o torneio terá duas fases pré-grupos, que classificarão oito times. Oito vão da primeira para a segunda, na qual já estarão outros oito. A segunda fase: CRB x River ou Lagarto, América de Natal x Moto Club ou Retrô, Santa Cruz x Treze ou Floresta, Ferroviário x Juazeirense ou Central, Confiança x ASA ou Sousa, ABC x Jacuipense ou Atlético Cearense, Vitória x Itabaiana ou Bahia de Feira e Botafogo da Paraíba x Imperatriz ou Fluminense de Feira de Santana.

Abel Braga mal chegou e já saiu do Lugano Demitido após duas vitórias e duas derrotas no Campeonato Suíço.

Quando a chuva forte, nem a cobertura aguenta Assim aconteceu no Aberto dos EUA, cujo jogo entre Kevin Anderson e Diego Schwartzman teve que ser suspenso quando estava 1/0 pro argentino no segundo set pois o temporal com ventos de 60 quilômetros horários foi tão, mas tão, mas tão forte que o teto retrátil do Estádio Louis Armstrong não deu conta devido às aberturas nas laterais - assim, o vento levou a água para a quadra.

Kimi Raikkonen vai se aposentar da Fórmula 1 Depois de 20 anos, o finlandês sairá ao término desta edição.

Prêmio Brasil Olímpico em Aracaju O grande evento do Comitê Olímpico Brasileiro acontecerá em 7 de dezembro.

Destaques da Paralimpíada de Tóquio

Mais sete ouros conquistados pelo Brasil nestes últimos dias: golbol masculino, 7 x 2 na China na decisão; Gabriel Araújo na natação 50 metros costas classe S2, com 53s96; Talisson Glock na natação 400 metros livre classe S6, com 4min54s42; Alessandro da Silva bicampeão no lançamento de disco classe F11, com 43,16 metros (recorde paralímpico); Nathan Torquato no parataekwondo até 61 quilos classe K44, impossibilidade médica do adversário da final ir ao tatame; Maria Carolina Santiago pela vez terceira nestes Jogos, natação 100 metros peito classe SB12 com 1min14s89; e Thiago Paulino no arremesso de peso classe F57, com 15,10 metros.

A mesma prova rendeu bronze para Marco Aurélio Borges. Outros bronzes: João Victor Teixeira no lançamento de disco classe F37, Silvana Fernandes no parataekwondo até 58 quilos categoria K44, Wendell Belarmino na natação 100 metros borboleta classe S11, Maciel Santos na bocha classe BC2 e equipe do tênis de mesa (Bruna Alexandre, Danielle Rauen e Jennyfer Parinos). Houve ainda uma prata, do Luís Carlos Cardoso na canoagem KL1.

Quem se despediu sem medalhas em seu último dia como atleta foi Daniel Dias com um 4º lugar nos 50 metros livre classe S5. Nada, de forma alguma, que manche sua extraordinária carreira de 27 medalhas paralímpicas, 33 ouros parapan-americanos e três vitórias no Prêmio Laureus. Por isso, com total justiça e absoluto merecimento será ele o porta-bandeira brasileiro na cerimônia de encerramento deste domingo.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Vem aí Play FM no Triângulo Mineiro Sei pelo Flávio Ricco no "Canal 1" que a emissora musical da Bandeirantes estreará pelos 99,9 ao meio-dia da próxima quarta, com o "Café com Bobagem". Sucessora da Trânsito FM nos 92,1 de São Paulo, a estação também está aqui em Porto Alegre pelo AM 640, já pensando no FM estendido.

José Luiz Datena inspirou as mudanças da Rádio Bandeirantes Adotadas na quarta-feira com a volta da sigla "RB" e a adoção do slogan "fechada com você, fechada com a verdade", tiveram como inspiração os términos dos comentários de abertura do apresentador do "Manhã Bandeirantes", que sempre acabam com um "RB, fechada com você". A inspiração foi admitida no ar na abertura do "Jornal Gente", dito assim pelo âncora Pedro Campos.

Como assim eles não são mais casados??? O principal de uma matéria do Gabriel de Oliveira no TV Pop sobre o Paulo Renato Soares nem achei ser a ciumeira que teria sido despertada na Globo por sua promoção para apresentador dos plantões de sábado do "Jornal Nacional" a partir do próximo dia 18 - porque isso era absolutamente esperado -, mas sim que ele e a também repórter e apresentadora Mônica Teixeira não são mais casados. Fiquei surpreso, de verdade, pois não fazia a menos remotíssima ideia disso. Lembro bem como se fosse hoje que ela apresentava o "RBS Notícias" quando, lá nos idos de 2005, deixou Porto Alegre por rumar ao Rio de Janeiro com o Paulo quando da transferência dele, por isso a Cristina Vieira a substituiu no noticiário.

"A culpa é do hacker" é o novo "a culpa é do mordomo" (rs) Foi a justificativa do proprietário da RedeTV!, Marcelo de Carvalho, para ter curtido uma postagem pornográfica no Twitter no ano passado, de um abusado balançando aquilo mesmo que você está pensando para uma despudorada desnuda. O mais sensacional da história é que a curtida foi de praticamente um ano atrás e só agora alguém a descobriu, ela veio à tona e repercutiu horrores.

Quem não deve não teme, Marcos Tolentino... O dono da Rede Brasil alegou estar com "fezes escurecidas", conforme um boletim médico do Sírio-Libanês, para não ir depor na CPI da Covid em Brasília, suspeito que é de sociedade oculta com uma empresa que ofereceu garantia financeira para a compra da vacina Covaxin. No mesmo dia em que fugiu da CPI, deu entrevista ao site O Antagonista aparentando não ter o problema referido.

"Bob Esponja" não é mais do SBT Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que o desenho da Nickelodeon foi transmitido pela vez última no "Bom Dia & Cia." da terça-feira, findando seis anos de exibição iniciados após o término da transmissão pela Globo. A Viacom não está renovando contratos comerciais pois visa o streaming. Aliás: tudo agora virando streaming em termos de séries, filmes e desenhos. Que vão todos à falência, que todos naufragem e fracassem, é minha sincera torcida e meu honesto desejo. O Brasil é diferente do restante do mundo, aqui tem que ser sempre a televisão comum a imperar. Não temos nem sequer internet decente para grande parte da população, que dirá grana para dar conta de "trocentos" streamings! Fora que nem há tempo hábil para ver tudo de tudo.

"Show do Milhão" de volta O clássico do SBT volta após 12 anos nesta sexta, às 23h15, desta vez com Celso Portiolli na apresentação. Um patrocínio da empresa PicPay viabiliza o retorno da atração.

Ação comercial fez Cátia Fonseca aparecer na Globo Foi no "Mais Você" desta quinta, em reclame publicitário que uniu a apresentadora do "Melhor da Tarde" com Ana Maria Braga, à qual sucedeu em 1999 no "Note e Anote" da Record. Taí um encontro que, se um dia pessoalmente acontecer, renderá bastante.

"Vale a Pena Ver de Novo" reapresentará "O Clone" O clássico da Glória Perez voltará às tardes da Globo em 4 de outubro, três dias depois da estreia completar 20 anos. Será a segunda exibição desta novela das nove na sessão vespertina, a outra acontecendo de janeiro a setembro de 2011. Recentemente, as aventuras da Jade lindamente vivida pela Giovanna Antonelli foram acompanhadas pelo Viva de dezembro de 2019 até agosto de 2020.

Cid Moreira de luto: morreu seu irmão Célio Moreira Vitimado na quinta-feira aos 89 anos depois de uma operação para retirada de um câncer no intestino, Célio fez o misterioso locutor "Sombra" do "Jornal de Vanguarda" na Globo de 1966. Posteriormente, também foi uma das vozes da Zebrinha do "Fantástico", embora a dubladora mais famosa do animal que dava as colunas dos jogos da loteria esportiva fosse a também saudosa Maralisi Tartarini.

Arte de luto: morreu Sérgio Mamberti Gigantesca perda para a cultura brasileira nesta quinta, falência múltipla dos órgãos aos 82 anos depois de ser internado por causa de uma infecção nos pulmões. Ator, diretor, produtor, autor, artista plástico e militante político, eternizou personagens televisivos como o Dr. Victor do "Castelo Rá-Tim-Bum" e o mordomo Eugênio de "Vale Tudo" e o Dionísio da recentemente reprisada "Flor do Caribe", ambos na Globo.

Luto no cinema: morreu Mikis Theodorakis O compositor de 96 anos morreu na quinta-feira. Eternizado ele está nas telonas pela trilha sonora do clássico "Zorba, o Grego", estrelado por Anthony Quinn em 1960.

Parem as máquinas: o Abba está de volta! A icônica banda sueca lançará um novo disco de inéditas, incríveis 40 anos depois do último, e farão shows através da projeção de hologramas dos seus membros - e todos estão de volta: Agnetha Faltskog, Anni-Frid Lyngstad, Bjorn Ulvaeus e Benny Andersson. Será emocionante!

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As da quarta, 1º de setembro, foram estas:

*135 anos do nascimento de Tarsila do Amaral, pintora modernista falecida em 1973.

*85 anos do nascimento de Clemilda, cantora falecida em 2014.

*75 anos de Barry Gibb, vocalista dos Bee Gees e único integrante ainda vivo.

*65 anos de Sérgio do Erre, locutor, comunicador e voz-padrão de rádios como Itaí, Cultura, Bandeirantes, Universal, Cidade, Itapema, Gaúcha e Atlântida, além da RBS TV, na qual popularizou as locuções do concurso de beleza Garota Verão por três décadas.

*60 anos de Heraldo Pereira, apresentador da Globo (hoje no "Bom Dia Brasil" a partir de Brasília) e com carreira quase toda nela desde ainda a TV Campinas (atual EPTV) a partir de 1981, exceção à década de 1990 no SBT.

*50 anos de Hakan Sukur, ex-futebolista autor do gol mais rápido das Copas do Mundo (11 segundos nos 3 x 2 da Turquia sobre a Coreia do Sul pelo 3º lugar de 2002) e campeão por Parma (uma Copa da Itália), Sakaryaspor (uma Copa da Turquia) e especialmente Galatasaray (Copa da UEFA de 2000, oito Turcos, cinco Copas e duas Supercopas da Turquia).

*40 anos de "Private Eyes", disco de Daryl Hall & John Oates que traz a faixa-título e também "I Can't Go For That (No Can Do)".

*30 anos de Angélica Kvieczynski, ex-ginasta rítmica ganhadora de uma prata e cinco bronzes em Jogos Pan-Americanos.

*5 anos da estreia de Tite na Seleção Brasileira (Equador 0 x 3 Brasil pelas Eliminatórias da Copa do Mundo).

As da quinta, 2 de setembro, foram estas:

*75 anos ao triplicado: do nascimento de Aldir Blanc, letrista e cronista falecido em 2020 e um dos maiores compositores da música brasileira em todos os tempos, não só na lendária parceria com João Bosco, mas também gravando com inúmeros grandes artistas; do nascimento de Edyr de Castro, cantora e atriz falecida em 2019, integrante do grupo As Frenéticas e atuante em produções como "Escrava Isaura", "Cambalacho" e "Por Amor" na Globo e "Amor e Intrigas" e "Poder Paralelo" na Record; e do nascimento de Billy Preston, músico falecido em 2006 e ícone do soul.

*70 anos de Mark Harmon, ator de filmes como "Curso de Verão" e "Mais Forte que o Ódio", intérprete do dr. Jack McNeil na série "Chicago Hope" de 1996 até 2000 e, sobretudo e especialmente, do Gibbs da série "NCIS - Investigação Naval" desde 2003 (quando o personagem surgiu em dois episódios da série "JAG - Ases Invencíveis").

*65 anos de Juan Manuel Fangio campeão da Fórmula 1 pela 4ª vez (terminou em 2º lugar o GP da Itália, vencido por Stirling Moss).

*60 anos ao dobrado: de Valderrama, ex-futebolista quatro vezes 3º colocado da Copa América pela Colômbia e campeão por Montpellier (uma Copa da França) e Atlético Junior (dois Colombianos); e de Oscar Magrini, ator atualmente visto na Record como Noé na novela "Gênesis", visto ainda em produções como "As Pupilas do Senhor Reitor" no SBT e "Mulheres de Areia", "O Rei do Gado" e "Duas Caras" na Globo.

*55 anos ao dobrado: de Olivier Panis, ex-automobilista que venceu uma única corrida de Fórmula 1 (o caótico GP de Mônaco de 1996, completado por apenas quatro pilotos); e de Salma Hayek, atriz indicada ao Oscar por "Frida" e que fez filmes como "A Balada do Pistoleiro", "Um Drink no Inferno" e "Gente Grande".

*20 anos ao dobrado: de Michael Schumacher recordista de vitórias na Fórmula 1 (52 com a vitória na Bélgica); e da morte de Troy Donahue, ator nascido em 1936 e que fez filmes como "Amores Clandestinos", "Candelabro Italiano" e "O Poderoso Chefão 2".

As desta sexta, 3 de setembro, são estas:

*80 anos do Olímpico Pedro Ludovico, estádio inaugurado num Goiânia 2 x 0 América Mineiro e reinaugurado em 2016, dez anos após ser demolido.

*75 anos de Dirceu Lopes, ex-futebolista campeão pelo Cruzeiro (Libertadores de 1976, Taça Brasil de 1966 e nove Mineiros).

*50 anos ao dobrado: de Emerson Ferreti, ex-goleiro campeão por Grêmio (Copa do Brasil de 1994 e dois Gaúchos), Flamengo (um Carioca), Juventude (Copa do Brasil de 1999), Bahia (Copas do Nordeste de 2001 e 2002, mais um estadual) e Vitória (um Baiano); e de Luciano Huck, a partir deste fim-de-semana apresentador do "Domingão" da Globo após 20 anos no "Caldeirão", ex-apresentador do "H" na Bandeirantes e do "Circulando" na CNT.

*35 anos da Internacional de Limeira campeã paulista com 2 x 1 sobre o Palmeiras no Morumbi.

*30 anos da morte de Frank Capra, cineasta nascido em 1897 e ganhador do Oscar de diretor por "Aconteceu Naquela Noite", "O Galante Sr. Deeds" e "Do Mundo Nada Se Leva", vencedor ainda dos Oscars de filme por "Aconteceu..." e "Do Mundo", além de mais um em documentário por "Prelude to War" (ainda seria indicado por "Dama por um Dia", "Horizonte Perdido", "A Mulher Faz o Homem" e "A Felicidade Não Se Compra").

Bela do Dia: Raíssa Machado

Raíssa Rosa Machado, para-atleta que brilhou nestes Jogos Paralímpicos de Tóquio com prata no lançamento de dardo.

*25 anos da morte de Walter Forster, ator nascido em 1917 e um dos pioneiros da televisão brasileira na Tupi, onde atuou, dirigiu e escreveu nossa primeira telenovela, "Sua Vida Me Pertence", atuante antes disso em rádios como Bandeirantes, Difusora, Tupi, Excelsior e Nacional (posteriormente também fez produções nas TVs Globo, Cultura, Bandeirantes, Manchete, SBT e CNT).

*20 anos da morte de Pauline Kael, crítica de cinema nascida em 1919 e uma das maiores da história com seus artigos na revista The New Yorker de 1968 até 1991.

*15 anos da despedida de Andre Agassi do tênis (a derrota por 3 x 1 para Benjamin Becker marcou a despedida do vencedor de dois US Open, um Wimbledon, um Roland Garros, quatro Abertos da Austrália e um ATP Finals).

*10 anos da morte de Brecha, ex-futebolista nascido em 1948 e campeão pelo Santos (Paulista de 1973), no qual sucedeu Pelé como dono da camisa 10.

Arremate

Covid: mais de 582 mil vítimas; mais de 20,8 milhões de casos; quase 64,7 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.