Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 28 e 29 de agosto de 2021
Uma prata e cinco bronzes na Paralimpíada de Tóquio

São as medalhas deste sábado, a prata vindo do atletismo nos 400 metros classe T11 com Thalita Simplício, que marcou 56s80 e foi guiada por Felipe Veloso da Silva. Mesmo com uma suposta irregularidade sendo apontada na prova da vencedora Cuiqing Liu, o Brasil não deverá entrar com recurso contra a chinesa.

Um bronze veio na natação com o revezamento 4x100 metros classe S14, que marcou 3m51s23 com Gabriel Bandeira, Ana Karolina Soares, Débora Carneiro e Felipe Vila Real. A medalha foi assegurada devido à desclassificação do Comitê Paralímpico Russo. Outro veio no tênis de mesa classes 1-2 com Cátia Oliveira, que perdeu a semifinal para a sul-coreana Su Yeon Seo por 3 x 1 - e não há disputa de terceiro lugar nesta modalidade.

No judô, Lúcia Araújo superou a russa Natália Ovchinnikova por ippon na categoria até 57 quilos para medalhar pela 3ª Paralimpíada seguida, depois de ser prata em Londres 2012 e Rio 2016. E tivemos mais dois bronzes no atletismo: o da Julyana da Silva no lançamento de disco classe F57, marcando 30,49 metros; e o do Cícero Nobre no lançamento de dardo classe F57, com 48,93 metros. Sábado sem medalhas de ouro, mas essa turma toda vale ouro.

Vem aí a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro

Quatro partidas agendadas para este sábado: Sport x Chapecoense (18º com 15 x 20º com 6), Santos x Flamengo (11º com 22 x 5º com 28), Palmeiras x Athletico Paranaense (2º com 32 x 9º com 23) e Grêmio x Corinthians (17º com 16 x 6º com 24). Outras quatro no domingo: América Mineiro x Ceará (19º com 15 x 8º com 24), Juventude x São Paulo (13º com 20 x 12º com 21), Atlético Goianiense x Internacional (7º com 24 x 10º com 22) e Red Bull Bragantino x Atlético Mineiro (4º com 31 x 1º com 38). Dos jogos de segunda-feira, falarei na coluna deste dia.

Vitória importantíssima do Botafogo na Série B

A 21ª rodada teve a vitória dos cariocas (4º com 35) por 1 x 0 sobre o Coritiba (1º com 39), que estava invicto em casa no torneio e que não perdia como mandante desde o 1 x 0 do Flamengo pela Copa do Brasil em 10 de junho. Já o Brasil (19º com 14) teve dois gols anulados, um deles com Rildo sendo expulso por cometer uma falta pouco antes de finalizar no alvo, e ficou no 1 x 1 com o Remo (12º com 27). No sábado, duas partidas: Brusque x Londrina (13º com 25 x 17º com 20) e Sampaio Corrêa x CSA (9º com 31 x 10º com 28). Domingo de Vasco x Ponte Preta (11º com 28 x 15º com 22), CRB x Cruzeiro (3º com 36 x 14º com 24) e Náutico x Vitória (7º com 33 x 18º com 19).

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro Série C A 14ª rodada do Grupo A começa no sábado com Ferroviário x Jacuipense (6º com 19 x 9º com 11), Tombense x Manaus (4º com 19 x 1º com 21) e Paysandu x Floresta (3º com 20 x 7º com 15), prosseguindo no domingo com Altos x Botafogo da Paraíba (8º com 14 x 2º com 20). Já o Grupo B abriu sua rodada com Novorizontino 1 x 0 Criciúma (1º com 27 x 3º com 26) e prossegue no sábado com Oeste x Botafogo de Ribeirão Preto (10º com 6 x 5º com 19) e Ituano x Mirassol (4º com 22 x 7º com 16) para ter no domingo Figueirense x Ypiranga (6º com 19 x 2º com 26) e São José x Paraná (8º com 13 x 9º com 10).

Campeonato Brasileiro Feminino A semifinal começa neste domingo com Ferroviária x Corinthians.

Curtinhas Esportivas

Convocados sim, substitutos não A persistente indefinição com relação à liberação ou não dos jogadores de clubes da Inglaterra para a sessão tripla das Eliminatórias a partir da próxima semana fez com que - sem que Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fred, Fabinho, Raphinha, Firmino, Richarlison e Gabriel Jesus estejam desconvocados, importante ressaltar - Tite convocasse os goleiros Everson (Atlético Mineiro) e Santos (Athletico Paranaense), o zagueiro Miranda (São Paulo), os meias Edenilson (Internacional), Gerson (Olympique de Marselha) e Matheus Nunes (Sporting), além dos atacantes Hulk (Atlético Mineiro), Malcom (Zenit) e Vinícius Júnior (Real Madrid).

Consequência na 19ª rodada do Brasileirão Como a CBF tinha prometido que adiaria jogos de todos os clubes que tivessem ao menos um atleta convocado para a nossa Seleção, estão sem data neste momento Athletico Paranaense x Sport, Atlético Mineiro x Grêmio, Ceará x Palmeiras, Flamengo x Atlético Goianiense, Internacional x Red Bull Bragantino e São Paulo x América Mineiro. Somente estes acontecerão no cronograma original: no dia 4, Bahia x Fortaleza e Cuiabá x Santos; e no dia 7, Corinthians x Juventude e Chapecoense x Fluminense.

Operário terá público na Série B A prefeitura de Ponta Grossa permitiu que ele receba em breve 20% da capacidade do Germano Kruger em seus jogos, o que corresponderá a 2 mil e 100 pessoas. Insisto que não é hora disso seja pra qual clube de qual campeonato for, mas não adianta mais ser contra. Passam por cima de tudo nestes persistentes e aparentemente infinitos tempos pandêmicos. Aguentem as consequências e não lamentem depois.

Cristiano Ronaldo está de volta ao Manchester United O português deixou a Juventus, na qual até ganhou dois Italianos, uma Copa e duas Supercopas da Itália, mas onde não se manteve em evidência em termos europeus igual foi nos tempos do Real Madrid e dos próprios Diabos Vermelhos, pelos quais conquistou sua primeira Liga dos Campeões em 2008, ano também de título mundial. Nos tempos de Sir Alex Ferguson, Cristiano venceu ainda três Premier League, uma Copa e duas Supercopas da Inglaterra, além de duas Copas da Liga Inglesa.

Fórmula 1 de volta Finalmente findadas as férias da temporada europeia, neste domingo tem corrida na Bélgica para esquentar mais ainda a disputa frenética entre Max Verstappen e Lewis Hamilton.

Sede definida para os Jogos Pan-Americanos de 2027 Confirmada a realização para Barranquilla.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Memórias do "Repórter Esso" A TV Brasil lança neste sábado um interprograma temático sobre o radiojornal clássico, cuja estreia completa 80 anos no mesmo dia. A exibição será nos intervalos da programação e quem destaca um pouco da história do noticiário é o comunicador Antônio Carlos, da Super Rádio Tupi.

Cátia Fonseca deixando a Rádio Bandeirantes Sei pelo Flávio Ricco no "Canal 1" que o "Do Bom e do Melhor", veiculado às 10h dos sábados, ficará apenas com Danilo Gobatto na apresentação a partir de setembro, sendo o programa deste fim-de-semana o último da apresentadora do "Melhor da Tarde" na TV.

Despedidas na Globo A "Super Dança dos Famosos" acabará neste domingo, findando a presença temporária do Tiago Leifert após a súbita retirada do Fausto Silva do ar - que deem o título pra Paolla Oliveira ou pra Dandara Mariana. No sábado, exibição do último "Se Joga" da Fernanda Gentil, não se sabe se o último de vez ou se insistirão com uma retomada no ano que vem. E tem o último "Caldeirão" do Luciano Huck, encerrando 21 anos de apresentações dele aos sábados pois a partir de 5 de setembro assumirá os domingos no lugar do Faustão. A partir da semana que vem, Marcos Mion fará o "Caldeirão", que será antecedido pelos filmes da "Sessão de Sábado".

"Tela de Sucessos" dá lugar ao "Show do Milhão" A partir da próxima sexta, o SBT retomará o programa clássico do Silvio Santos, mas não com ele na apresentação e sim com Celso Portiolli.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 28 de agosto, são estas:

*80 anos da estreia oficial do "Repórter Esso", histórico radiojornal que foi "testemunha ocular da história" e "o primeiro a dar as últimas", veiculado por rádios como Globo, Nacional, Record e Tupi até o último dia de 1968, gerando também uma versão televisiva na Tupi de 1952 até o último dia de 1970.

*75 anos da estreia de "Os Assassinos", filme clássico dirigido por Robert Siodmak e estrelado por Ava Gardner e Burt Lancaster.

*70 anos de Paulo Cintura, ator que fez a "Escolinha do Professor Raimundo" na Globo.

*65 anos do nascimento de Gilberto Dimenstein, jornalista falecido em 2020 e que foi comentarista da Rádio CBN, colunista do jornal Folha de S.Paulo e criador do portal Catraca Livre.

*60 anos de Jennifer Coolidge, atriz que fez a "MILF" Jeanine Stifler nos quatro filmes da franquia "American Pie" (em tempo: o acrônimo "MILF" significa "Mom i'd Like To Fuck" - ou "mãe que eu gostaria de foder").

*55 anos de Julen Lopetegui, treinador do Sevilla (campeão da Liga Europa de 2020) e campeão como jogador por Real Madrid (um Espanhol) e Barcelona (uma Supercopa da Espanha).

*50 anos de Janet Evans, ex-nadadora quatro vezes campeã olímpica entre Seul 1988 e Barcelona 1992.

*40 anos ao dobrado: de Bustos, ex-futebolista campeão por Internacional (um Gaúcho) e América de Cali (Merconorte de 1999 e três Colombianos); e da morte de Béla Guttmann, lendário treinador de futebol nascido em 1899 e campeão por São Paulo (estadual de 1957), Ujpest (dois Húngaros), Porto (um Português) e Benfica (Copas dos Campeões da Europa de 1961 e 1962, dois Portugueses e uma Taça de Portugal).

*35 anos de Florence Welch, cantora da banda Florence & The Machine.

Bela do Dia: Marjorie de Sousa

Marjorie de Sousa, atriz. Esta lindíssima venezuelana é vista nas tardes do SBT como a vilã da novela "Amores Verdadeiros".

*30 anos de Humberto Carrão, ator de novelas da Globo como a atualmente reprisada "Ti Ti Ti", "Sangue Bom" e "Amor de Mãe".

*20 anos do fim do sequestro de Patrícia Abravanel, um grande acontecimento midiático transmitido ao vivo por todas as TVs.

*15 anos do divórcio do príncipe Charles e da princesa Diana após 15 anos.

As deste domingo, 29 de agosto, são estas:

*60 anos de Cássio Gabus Mendes, ator de novelas da Globo como "Roda de Fogo", "Vale Tudo", "Meu Bem, Meu Mal", "A Indomada" e "Insensato Coração".

*55 anos do último show dos Beatles, realizado no Parque Candlestick, em São Francisco (o último show programado, com público pagante e tudo, sem ser na base da surpresa igual ao de 1969 no topo do prédio da Apple).

*50 anos de Carla Gugino, atriz de filmes como a trilogia "Pequenos Espiões".

*45 anos ao dobrado: da Rádio Nacional FM de Brasília; e de Luana Piovani, atriz que fez produções da Globo como "Sex Appeal", "Suave Veneno", "O Quinto dos Infernos" e "A Mulher Invisível".

*35 anos de Lea Michele, atriz que fez a Rachel Berry na série "Glee" de 2009 até 2015.

*15 anos da inauguração de busto para Pelé na Rua Javari (homenagem alusiva ao histórico gol dele em 1959, quando deu três chapéus em jogadores do Juventus pelo Santos).

*10 anos da morte de Fernando Ferretti, ex-futebolista nascido em 1949 e campeão por Botafogo (Taça Brasil de 1968 e dois Cariocas) e CSA (dois Alagoanos).

*5 anos ao dobrado: da estreia de "Sol Nascente", novela das seis da Globo, escrita por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer, estrelada por Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso; e da morte de Gene Wilder, ator nascido em 1933 e que fez filmes como "Primavera Para Hitler", "A Fantástica Fábrica de Chocolate", "Banzé no Oeste", "O Jovem Frankenstein", "A Dama de Vermelho" e "Cegos, Surdos e Loucos".

Arremate

Covid: mais de 578 mil vítimas; mais de 20,7 milhões de casos; quase 59,6 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.