Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 27 de agosto de 2021
Medalhas e mais medalhas na Paralimpíada de Tóquio

Depois das quatro destacadas na coluna anterior, o Brasil conquistou mais 12 medalhas. Cinco foram de ouro, quatro no atletismo: Wallace Santos no arremesso de peso classes F54 e F55, com direito ao recorde mundial de 12,63 metros; Yeltsin Jacques nos 5 mil metros masculinos T11, ele e o atleta-guia Carlos Antônio dos Santos numa reviravolta sensacional na última volta ao ultrapassar o japonês Kenya Karasawa após passado por ele ser a 400 metros do fim; Silvânia Costa bicampeã do salto em distância T11, batendo 5 metros exatos; Petrúcio Ferreira bicampeão dos 100 metros T47 com 10s53; e Wendell Belarmino na natação 50 metros livre S11, marcando 26s03.

Houve ainda três pratas: Rodolpho Riskalla no adestramento classe 4, com 74,569% de aproveitamento; Jovane Guissone na esgrima em cadeira de rodas classe B, derrotado na final pelo russo Alexander Kuzyokov; e Gabriel Bandeira na natação 200 metros S14, marcando 1min52s74. Por fim, mais quatro bronzes, três deles na natação: revezamento 4x50 livre de até 20 pontos, 2min24s82 estabelecidos por Patrícia Pereira dos Santos, Daniel Dias, Joana Neves e Talisson Glock; outra do Daniel nos 100 metros livre S5, com 1min10s80; Maria Carolina Santiago nos 100 metros costas S12, com 1min09s18; e João Victor no arremesso de peso F37, com 14,45 metros.

Três indefinições e um praticamente classificado

É o que se tira desta ida das quartas da Copa do Brasil. O 16 de setembro do meu aniversário de 40 anos, por exemplo, felizmente terá como presente do futebol nacional para mim um duelo ainda em aberto, mas claro que importante demais para o Atlético Mineiro a vantagem de 2 x 1 sobre o Fluminense, a quem enfrentara na última segunda pelo Brasileirão, lá em São Januário e agora no Nilton Santos. Dois gols tiveram a marca da arbitragem de vídeo: o primeiro atleticano, onde um ângulo reverso atestou que a bola entrou, e o de empate tricolor, que fez Fred chegar aos 36 tentos para igualar Romário como maiores goleadores da história do torneio. No último lance antes do intervalo, o jogador preferido de Lou Ferrigno fez a diferença. Quem é que segura Hulk? O Fluzão não segurou e com a vitória o Galo ficou, a primeira depois de três derrotas e três empates depois dos também 2 x 1 que fizera em 30 de agosto de 2015.

O duelo mais parelho, sem dúvida, é entre São Paulo e Fortaleza, que promete um agregado tão eletrizante quanto foi o das oitavas do ano passado. O time do Hernán Crespo abriu dois gols de frente, mas a esquadra do Juan Pablo Vojvoda - com uma ajudinha básica do Tiago Volpi - chegou a uma igualdade providencial que deixa a volta imprevisível. O detalhe é que a emoção ficou toda reservada para a última meia hora, já que os tentos paulistas saíram aos 24 e aos 34 minutos do segundo tempo e os gols cearenses foram marcados aos 39 e aos 48 minutos. Duas visitas recentes do Leão do Pici ao Morumbi e nenhuma derrota, a outra sendo a vitória pelo Brasileirão há um mês.

25 anos depois de se encararem na primeira fase, Athletico Paranaense e Santos agora decidem qual deles vai para a semifinal. A vantagem rubro-negra é de 1 x 0, mas poderia ter sido de 2 se validado fosse um gol legal do Vinícius Mingotti, que não estava impedido. Da mesma maneira, poderia ter dado empate se concedido fosse aos alvinegros um pênalti em domínio claro do Renato Kayser no braço. A bandeirinha Márcia Bezerra Lopes Caetano e o VAR Rodrigo Nunes de Sá conseguiram estragar o jogo da semana do aniversário do Marcelo de Lima Henrique. Pelo sim, pelo não, o Furacão saiu desta ida com um positivismo: não tomar gol adversário depois de 11 pelejas.

E temos, claro, o Flamengo semifinalista, porque é muito mais fácil eu acordar no dia do meu aniversário com a loira dos meus sonhos deitada ao meu lado para cantar "parabéns pra você" sussurando no meu ouvido com aquela voz deliciosamente sensual que possui - e isso, lamentavelmente, não tem a mínima condição de acontecer - do que o Grêmio marcar quatro gols de diferença na volta. O mais maluco disso é que quase toda a partida não dava o mínimo indicativo de goleada, o primeiro zero do placar só foi tirado pelo Bruno Viana - com desvio no ex-flamenguista Rafinha - no começo da etapa final (sendo que os gaúchos haviam de saído melhor na inicial, por mais as oportunidades claras e cristalinas fossem poucas) e assim estava até os 39 minutos. Aí foi-se o boi com as cordas e tudo: bomba do Michael, cabeceio "de centroavante" do Rodinei e penalidade máxima cobrada pelo Vitinho.

Um 4 x 0 para a história, nunca o Tricolor tinha perdido por quatro de diferença em quase nove anos de Arena. Mais gols numa mesma partida já havia sofrido, Caxias e Fluminense marcaram cinco. Mas quatro de diferença, jamais. De fato, era muito tempo que o Grêmio não sofria tudo isso, a vez última tendo sido no longínquo e distante 30 de julho de 2003 (este PAPO DE BOLA - O SITE nem tinha dois meses no ar!), um 4 x 0 do São Paulo no Olímpico pela Copa Sul-Americana. A 9ª partida de invencibilidade do Mengão neste confronto desde 2018, das quais sete vencidas, representou ainda a maior derrota gremista em Copas do Brasil como mandante, superando os 4 x 1 da Portuguesa também no velho Monumental em 3 de maio de 2000. Renato Portaluppi não era técnico adversário do Grêmio desde 8 de junho de 2008, quando o então Fluminense dele foi derrotado por 2 x 1 pela primeira divisão.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro Série B A 21ª rodada prosseguiu com Confiança 1 x 2 Goiás (19º com 13 x 2º com 38), que deixou o Dragão com cinco derrotas seguidas e o Esmeraldino invicto há sete partidas, e Vila Nova 1 x 0 Avaí (16º com 22 x 5º com 33), o Tigre voltando a marcar como mandante depois de mais de 14 horas, desde que vazara o CSA ainda na 3ª rodada. Nesta sexta, Brasil x Remo (20º com 13 x 12º com 26) e Coritiba x Botafogo (1º com 39 x 7º com 32).

Campeonato Brasileiro Série C A 14ª rodada do Grupo B começa com Novorizontino x Criciúma (3º com 24 x 2º com 26).

Copa da Alemanha O Bayern de Munique estreou triturando, amassando, espatifando, massacrando, arrebentando, fazendo picadinho, deixando mais moído que um monte de carne o Bremer SV ao marcar "apenas" e "tão somente" 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 x 0. Isso que nem teve o Lewandowski, eh, eh, eh...

Curtinhas Esportivas

Mais um treinador estrangeiro na Série A Gustavo Florentin é a novidade da vez, contratado que foi pelo Sport para suceder Umberto Louzer. O paraguaio treinou o Strongest na Libertadores deste ano, ficando em último no grupo que teve o Santos. Em seu país, ele ganhou a Copa Paraguai de 2018 pelo Guaraní. O rubro-negro não tem um estrangeiro na casamata desde o uruguaio Pedro Rocha por dois meses no primeiro semestre de 1989. Com Gustavo, são agora sete estrangeiros na primeira divisão, somado ele ao uruguaio Diego Aguirre no Internacional, aos argentinos Juan Pablo Vojvoda no Fortaleza, Hernán Crespo no São Paulo e o também recém chegado Diego Dabove no Bahia, além dos portugueses Abel Ferreira no Palmeiras e António Oliveira no Athletico Paranaense.

Júlio Casares recuperou-se do coronavírus O presidente do São Paulo ficou quase um mês internado.

Público nos estádios (não é hora disso ainda, gente... mas como falei: joguei a toalha) O Cruzeiro teve mantido pelo STJD o direito de recebê-lo nos jogos da Série B como mandante, mas quer que a liminar valha para outras cidades pois em Belo Horizonte não rola mais por enquanto depois do que vimos tanto na vitória dele diante do Confiança quanto na do Atlético sobre o River Plate pela Libertadores. Enquanto isso, dois clubes da Série D conseguiram no tribunal a permissão para receber plateia nas suas partidas: Boa Esporte e União Rondonópolis. Desnivelamento técnico flagrante, dois com torcida e os demais sem (vale a mesma opinião pra Raposa na B). Só pelo aspecto especificamente pandêmico já é péssimo pois, não custa nunca repetir, a pandemia continua à toda e tá longe da hora de afrouxar os cuidados. Mas no aspecto técnico do torneio é igualmente condenável.

Encrencas à vista para Tite Inglaterra, Itália e Espanha prometendo não liberar os convocados das seleções sul-americanas para as próximas rodadas "3 em 1" das Eliminatórias, tudo porque não querem ficar quase um mês sem eles (sim, quase um mês, pois tem o período das partidas e na volta para casa tem o período obrigatório que teriam de quarentena, porque vai que dá porcaria e alguém se infecta com o coronavírus?). Já tem quatro partidas do Brasileirão adiadas por causa de jogadores convocados pela Seleção - e isso só vale pros chamados pela nossa, o que é errado pois deveria valer para todos e quaisquer convocados, mas enfim. Numa dessas, capaz do treinador precisar chamar mais gente dos clubes daqui. Periga daqui a pouco terem que adiar a rodada inteirinha dos dias 4 a 7.

"Enquanto os homens exercem seus podres poderes..." Ednaldo Rodrigues, por quase duas décadas comandante da Federação Baiana até deixá-la no ano retrasado, substituindo o Coronel Nunes como presidente tampão da CBF até o fim do processo contra Rogério Caboclo, cuja renúncia é pedida pelos mandatários das 27 federações estaduais, mas o que o dirigente afastado descartou. Enquanto isso, a Comissão de Ética da entidade sugeriu apenas um ano e três meses de suspensão ao Caboclo por "ser impossível afirmar" que houve assédio sexual naqueles áudios escabrosos que revelados foram pela Globo no "Fantástico", conforme noticiou no GloboEsporte a obrigatória Gabriela Moreira - quem disse isso foi o relator Amilar Fernandes Alves, que foi acompanhado por Marco Aurélio Klein e pelo presidente da comissão, Carlos Renato Azevedo Ferreira. E a vítima que se exploda, né? Minha solidariedade, mulheres.

Sempre lembrando Falei isso mais de uma vez nesta "24", inclusive logo após os áudios reveladores virem à tona, e repriso: homens como Rogério Caboclo, ante tudo que está atestado e comprovado por A + B = C e todo o restante do alfabeto, precisam ser eliminados imediatamente de todo e qualquer convívio com a sociedade em si. São ameaças de periculosidade altíssima sob diversos aspectos, todo cuidado deve ser máximo com gente dessa laia.

É assim que se age ante gravidades nojentas assim Assim que explodiram acusações de quatro estupros e um assédio sexual que Benjamin Mendy teria cometido entre outubro do ano passado e este mês contra três jovens de 16 a 18 anos, o Manchester City tratou imediatamente de afastá-lo enquanto é aguardada uma investigação. Infelizmente, se fosse num clube brasileiro, algo assim não aconteceria - basta lembrar que tem jogador com prisão decretada pela Justiça por agressão a uma mulher e que tá atuando como se nada tivesse acontecido. Desgraceira pura.

Sorteados os grupos da Liga dos Campeões Grupo A: Brugge, Manchester City, Paris Saint Germain e RB Leipzig. Grupo B: Atlético de Madrid, Liverpool, Milan e Porto. Grupo C: Ajax, Besiktas, Borussia Dortmund e Sporting. Grupo D: Internazionale, Real Madrid, Shakthar Donetsk e Sheriff (primeiro clube da história da Moldávia a disputar a fase às ganhas). Grupo E: Barcelona, Bayern de Munique, Benfica e Dínamo de Kiev. Grupo F: Atalanta, Manchester United, Villarreal e Young Boys. Grupo G: Lille, Red Bull Salzburg, Sevilla e Wolfsburg. Por fim, Grupo H: Chelsea, Juventus, Malmo e Zenit. Grande destaque: Messi e Neymar no caminho de Josep Guardiola.

Sorteados os grupos da Liga Europa Grupo A: Brondby, Lyon, Rangers e Sparta Praga. Grupo B: Monaco, PSV Eindhoven, Real Sociedad e Sturm. Grupo C: Legia Varsóvia, Leicester, Napoli e Spartak Moscou. Grupo D: Antwerp, Eintracht Frankfurt, Fenerbahce e Olympiacos. Grupo E: Galatasaray, Lazio, Lokomotiv Moscou e Olympique de Marselha. Grupo F: Braga, Crvena Zvezda, Ludogorets e Midtjylland. Grupo G: Bayer Leverkusen, Betis, Celtic e Ferencvaros. Por fim, Grupo H: Dínamo de Zagreb, Genk, Rapid Viena e West Ham. O primeiro colocado de cada chave vai direto pras quartas-de-final, enquanto os segundos pegarão os terceiros da Liga dos Campeões.

Moral lá nas alturas do Jorginho Campeão europeu de seleções pela Itália e de clubes pelo Chelsea, o brasileiro de nascimento foi eleito o melhor jogador europeu da temporada 2020/2021. Segura ele, segura.

Serena Williams fora do Aberto dos EUA Uma lesão na coxa, sofrida em Wimbledon, tira a craque do último Grand Slam da temporada. Desfalcaço nas mulheres, tanto quanto Roger Federer e Rafael Nadal nos homens.

Ano que vem tem mais Fernando Alonso na Fórmula 1 O piloto renovou até o fim de 2022 com a Alpine.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

São Paulo passará a ter a Rua Radiantes - Jornalista José Paulo de Andrade O projeto é do vereador Rodrigo Goulart, do PSD, e dá este complemento especialíssimo ao logradouro no qual se localiza a Rede Bandeirantes, à qual o saudoso apresentador vitimado pelo coronavírus no ano passado trabalhou por 57 anos. Aprovado em dois turnos na Câmara, vai agora para sanção do prefeito Ricardo Nunes. Homenagem mais que justíssima. José Paulo de Andrade era a Bandeirantes e a Bandeirantes sempre será o Zé do "Pulo do Gato" e do "Jornal Gente".

Racismo cometido contra Pedro Lins O apresentador do "NETV - 1ª Edição" contou nas redes sociais que recebeu uma pergunta horrível nesta semana: "falo com quem da Globo para parar de colocar vocês, pretinhos, para apresentar o jornal?" Se você lê isso e não sente um embrulho no estômago e nem fica enojado, por gentileza caia fora daqui e não volte nunca mais. O jornalista da Globo respondeu a esta ofensa criminosa com elegância ao declamar uma poesia de Pedro Martins: "Preconceito é uma ação / Onde a falta de virtude / Prevalece na atitude / De um ser sem coração / Ele pensa que é melhor / Que tem mais capacidade / Mas na verdade é maior / A sua imbecilidade / Se o sangue é da mesma cor / E a pele é só uma carcaça / Por que tanto desamor? / Tanta arrogância de graça? / Somos todos diferentes / Porque assim fomos feitos / Criaturas inteligentes / Apesar dos nossos defeitos."

Em tempo Além do Pedro Lins, outro apresentador negro na Globo Nordeste é Márcio Bonfim, que faz o "NETV - 2ª Edição" e que, antes do estouro da pandemia, representava Pernambuco no rodízio do "Jornal Nacional".

Vem aí Marcelo Pereira na previsão do tempo Sei pelo Gabriel Perline no Notícias da TV que o repórter da Globo SP passará a substituir Jacqueline Brazil em férias e folgas dela no "Hora 1", no "Bom Dia SP" e no "Bom Dia Brasil", estreando na folga de feriado dela em 6 e 7 de setembro. Desde a última semana, ele - que será apenas o segundo negro a fazer esta função em 56 anos de existência do Plim-Plim (o primeiro e até agora único foi Carlos Magno, fundador da Climatempo, participando do "Jornal Nacional" em 1996) - tem se dividido entre a reportagem no turno da manhã e treinamentos para o novo afazer ao lado da titular dele na faixa matinal. Detalhe: será apenas e tão somente a primeira vez que Marcelo aparecerá de rosto desprovido de máscara desde que foi "importado" da TV Fronteira de Presidente Prudente em março do ano passado, estreando na capital já com as máscaras nas externas.

Infomercial disfarçado de filme substitui Didi, Dedé, Mussum e Zacarias Exibido será pela "Tela de Sucessos" do SBT nesta sexta não um filme dos Trapalhões, como vinha sendo nos últimos quase três meses, mas sim "A Força de um Sorriso", no qual Antônia Morais e Sidney Sampaio interpretam os donos da rede de clínicas odontológicas Sorridents, o que faz desta obra um mero "comercialzão" de quase duas horas sobre eles e seu negócio. O espaço foi comprado pela Sorridents para a exibição do filme, inédito na TV aberta, após autorização do Silvio Santos, pelo que soube do Gabriel de Oliveira no TV Pop. A empresa lucra por volta de R$ 400 milhões anuais.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As da quinta, 26 de agosto, foram estas:

*80 anos ao dobrado: de Íris Lettieri, locutora oficial dos Aeroportos Internacionais de Rio de Janeiro e São Paulo e ex-locutora de telejornais da Tupi e da Manchete; e de Barbet Schroeder, cineasta de filmes como "O Reverso da Fortuna", "Mulher Solteira Procura" e "Medidas Desesperadas".

*75 anos ao dobrado: de Valerie Simpson, cantora e produtora musical que formou com o marido Nickolas Ashford a dupla Ashford & Simpson; e de Mark Snow, autor das trilhas de sonoras de dezenas de produções televisivas, a mais histórica delas a de "Arquivo X" (a verdade está lá fora...).

*70 anos da estreia de "Sinfonia de Paris", clássico musical dirigido por Vincente Minnelli e estrelado por Gene Kelly e Leslie Caron, vencedor de seis Oscars (filme, roteiro original, trilha sonora, figurino colorido, fotografia colorida e direção de arte colorida).

*60 anos do início da Cadeia da Legalidade, movimento liderado pelo governador gaúcho Leonel Brizola através da Rádio Guaíba a partir dos porões do Palácio Piratini, cujo objetivo era garantir que o vice João Goulart assumisse a presidência do Brasil após a renúncia de Jânio Quadros.

*50 anos ao dobrado: de Marcelo de Lima Henrique, árbitro de futebol; e de Thalía, cantora e atriz protagonista das novelas "Maria Mercedes", "Marimar" e "Maria do Bairro".

*45 anos da morte de Geraldo Assoviador, futebolista nascido em 1954 e campeão carioca de 1974 pelo Flamengo, cuja morte com apenas 22 anos comoveu o país.

Bela do Dia: Nicole Fusco

Nicole Fusco, repórter da TV Globo desde maio, atuante especialmente no nacional "Hora 1" e no local "Bom Dia SP". Antes da estreia no canal aberto, esta deslumbrante dama foi por quase três anos repórter e apresentadora na Rádio Jovem Pan, e antes dela trabalhou na webTV da revista Veja.

*40 anos ao triplicado: de Lucélia Peres, atleta campeã da São Silvestre em 2006; e dos SBT de Porto Alegre e de Belém, emissoras próprias inauguradas uma semana depois da matriz de São Paulo.

*35 anos ao triplicado: de Kazim, futebolista do Derby County lembrado no Brasil pela passagem pelo Corinthians (Brasileiro de 2017 e dois Paulistas); de Letícia Wiermann, apresentadora televisiva; e da morte de Ted Knight, ator nascido em 1923 e que fez o Ted Baxter na série "Mary Tyler Moore" de 1970 até 1977.

*25 anos da estreia de "Sétimo Céu", série estrelada por Catherine Hicks, Jessica Biel e Stephen Collins em 243 episódios e 11 temporadas.

*20 anos do fim do "Galera na TV", programa infantil da RedeTV! com apresentação de Andreia Sorvetão.

*5 anos do fim de "Êta Mundo Bom!", novela das seis na Globo, escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por Sérgio Guizé, Débora Nascimento e Flávia Alessandra.

As desta sexta, 27 de agosto, são estas:

*80 anos do nascimento de Cesária Évora, cantora falecida em 2011.

*70 anos do nascimento de Flamarion, ex-futebolista falecido em 2020, ídolo do Guarani e campeão mineiro pelo Cruzeiro em 1977.

*55 anos de Higuita, ex-goleiro autor de 41 gols e da incrível "defesa escorpião", campeão pelo Atlético Nacional (Libertadores de 1989, duas Interamericanas e um Colombiano).

*45 anos ao dobrado: de Carlos Moyá, ex-tenista campeão de Roland Garros em 1998; e de Mark Webber, ex-automobilista campeão mundial de endurance em 2015 e que correu na Fórmula 1 de 2002 até 2013.

*40 anos de Maxwell, ex-futebolista campeão por Cruzeiro (Copa do Brasil de 2000), Ajax (dois Holandeses, duas Copas e duas Supercopas da Holanda), Internazionale (três Italianos, uma Copa e duas Supercopas da Itália), Barcelona (Mundiais e Supercopas da Europa de 2009 e 2011, Liga dos Campeões de 2011, dois Espanhóis, uma Copa do Rei e três Supercopas da Espanha) e Paris Saint Germain (quatro Franceses, três Supercopas da França, quatro Copas da Liga Francesa e três Copas da França).

*35 anos de Palmeiras 3 x 0 Corinthians, semifinal do Campeonato Paulista eternizada como "jogo da justiça" pois, devido aos muitos erros de arbitragem na ida perdida por 1 x 0, virou questão de honra ganhar a volta, o que aconteceu com um gol no tempo normal e dois na prorrogação.

*30 anos de "Ten", disco do Pearl Jam que traz canções como "Alive" e "Jeremy".

*25 anos da morte de Greg Morris, ator nascido em 1933 e que fez o Barney Collier da série "Missão Impossível" de 1966 até 1973.

*20 anos ao dobrado: da estreia de "As Filhas da Mãe", novela das sete na Globo, escrita por Sílvio de Abreu e estrelada por Fernanda Montenegro e Raul Cortez; e da estreia de "Pícara Sonhadora", novela do SBT escrita por Henrique Zambelli e estrelada por Bianca Ronaldi e Petrônio Gontijo.

*5 anos da morte de Alcindo "Bugre Xucro", ex-futebolista nascido em 1945 e campeão por Grêmio (seis Gaúchos e maior artilharia histórica: 231 gols), Santos (um Paulista) e América (um Mexicano).

Arremate

Covid: quase 578 mil vítimas; quase 20,7 milhões de casos; mais de 58,6 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.