Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 25 de agosto de 2021
As primeiras medalhas brasileiras na Paralimpíada de Tóquio

Todas vieram na natação no começo desta quarta-feira, mais precisamente quatro: ouro de Gabriel Bandeira nos 100 metros borboleta classe S14, com 54s76 (novo recorde paralímpico); prata de Gabriel Geraldo Araújo nos 100 metros costas classe S2; e bronzes de Phelipe Rodrigues nos 50 metros livre classe S10 e dele, o indomável, impossível e incrível Daniel Dias nos 200 metros livre da classe S5 (é sua 25ª medalha paralímpica).

Grêmio x Flamengo na Copa do Brasil pela "enésima" vez

Para ser mais exato: a oitava vez. Nas quatro primeiras, os gaúchos se deram bem em 1989, 1993, 1995 e 1997 (esta última na finalíssima). Nas três últimas, sucessos cariocas em 1999, 2004 e 2018. Curiosidade: os gremistas nunca venceram a primeira partida fosse ela fora ou em casa, tal qual será nesta noite - os flamenguistas ganharam quatro e houve três empates. No geral dos confrontos, são três vitórias do Grêmio, cinco vitórias do Flamengo e seis empates. Noite especial será esta por marcar o reencontro de Renato Portaluppi com os tricolores após a última e mais vencedora passagem como técnico, sempre especial sendo vê-lo contra Luiz Felipe Scolari.

A ida das quartas-de-final também terá nesta quarta São Paulo x Fortaleza, o reencontro deles após as eletrizantes oitavas do ano passado, que tiveram 3 x 3 na ida no Castelão e 2 x 2 na volta no Morumbi com 10 x 9 nos pênaltis. Tem ainda Athletico Paranaense x Santos, válido pelo torneio 25 anos após a classificação rubro-negra na 1ª fase.

Náutico voltou às boas na Série B

A 20ª rodada teve os pernambucanos estreando Marcelo Chamusca para romperem a seca de seis jogos e a sequência de cinco derrotas com um magro na quantidade e gigantesco no alívio 1 x 0 diante do CSA, que não era vazado havia quatro presenças e tinha três vitórias consecutivas. O Timbu é 6º, com 33, e o Azulão o 10º, com 28.

Já a 21ª rodada começou com o Guarani tocando 3 x 0 no Operário, sendo que um gol contra fechou a conta aos 51 minutos da metade complementar. Com isso, o Fantasma terá vencido todos os campeões brasileiros de Série A ao menos uma vez nesta Bêzona... menos justamente o Bugre, que no turno já havia aplicado um 5 x 2 em Ponta Grossa. Os paulistas estão em 5º, com 33 pontos, enquanto os paranaenses vêm na 8ª posição, com 32.

Nesta quinta, continuidade da rodada com Vila Nova x Avaí (17º com 19 x 4º com 33).

Jorge Jesus vai aos grupos da Liga dos Campeões

Foi com sufoco, mas o Benfica segurou o 0 x 0 com o PSV Eindhoven tendo um jogador a menos por uma hora depois da expulsão do Lucas Veríssimo. Na verdade, ficou claro em dado momento que os holandeses poderiam até tentar o quanto quisessem que nada de relevante aconteceria. Para mim, isso aconteceu naquela finalização na cara do alvo, sem goleiro, que parou no travessão. Os encarnados saberão nesta quinta seus adversários.

Curtinhas Esportivas

12 mil pessoas em Itaquera? Sério? O governo de São Paulo autorizou isso para Brasil x Argentina em 5 de setembro, pelas Eliminatórias. Piora? Piora: não será necessário mostrar comprovante de vacinação, um simples resultado negativo de coronavírus através de teste feito até 48 horas antes da bola rolar bastará. "Ah, mas a Secretaria de Esportes disse que vão testar e monitorar todos os espectadores do jogo por até 15 dias depois dele." Sinceramente, vocês acham mesmo que tem chance disso dar certo? Com a pandemia ainda à toda neste país, muitíssimo longe de uma efetiva reviravolta positiva? Desse jeito nunca sairemos deste malefício.

"Brasileiros" convocados pelo Chile Martín Lasarte chamou três para enfrentar Brasil no dia 2, Equador no dia 5 e Colômbia no dia 9: Isla, do Flamengo; Vargas, do Atlético Mineiro; e Palacios, do Internacional.

"Brasileiro" convocado pela Colômbia Borja chamado para jogos contra Bolívia, Paraguai e Chile.

Complicação para as Eliminatórias? A Premier League disse que jogadores dos times dela que foram chamados por seleções de países na "lista vermelha" de gravidade máxima do Reino Unido para risco de contaminação por Covid-19 não serão liberados. A espanhola La Liga adotou a mesma medida. E agora, Tite e demais "profes"?

Matheus Cunha no Atlético de Madrid Contratado por cinco temporadas o atacante do Hertha Berlim, destacado recentemente nos Jogos Olímpicos de Tóquio ao defender o Brasil do André Jardine medalha de ouro.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Marcela Mesquita na TV Thathi Demitida no começo deste ano pela TV Vanguarda (Globo Vale do Paraíba) após ser afastada do vídeo por mais de dois anos por "estar acima do peso", a repórter agora é da TV Thathi (SBT).

Aline Midlej e Paulo Renato Soares no "Jornal Nacional" A partir de 18 de setembro, eles também serão apresentadores plantonistas do noticiário maior da Globo. Paulo para mim será novidade na bancada, embora já tenha feito isso algumas vezes no "RJTV" desde o fim de 2019 - eu é que ainda não o assisti como apresentador. A Aline, bem, é uma excelente novidade por tão bem que manda no vídeo desde ainda o "Café com Jornal" na Bandeirantes e há alguns anos na GloboNews, antes na matinal "Edição das 10" e agora no noturno "Jornal das 10". A entrada deles no rodízio dos sábados mantém a escala somente de profissionais atuantes no Rio de Janeiro e dá um refresco para Renata Vasconcellos e William Bonner, que andavam muito frequentes neste dia da semana.

TV Cultura e os 60 anos da renúncia de Jânio Quadros Completados nesta quarta, serão destacados a partir das 23h no documentário "A Jogada da Renúncia - 60 Anos", que rememorá a história por um viés esportivo ao ter depoentes como Zito, Ademir da Guia, Éder Jofre, Valdir Joaquim de Moraes e Manoel dos Santos.

Como é que quem "nunca cantou na vida" já cantou, Marcelinho Carioca? O "Spitfire" participou vestido de coqueiro no "Cantor Mascarado" (programa da Globo que este PB não chamará de "Masked Singer Brasil" nem se a Ivete Sangalo e eu passarmos um dia juntos no topo de um coqueiro) e soltou essa depois de ser revelado. A questão é que ele já havia cantado, sim - e há provas disso na internet, especialmente de apresentações em programas da Record. Foi no grupo de pagode gospel Divina Inspiração, que também tinha o "coveiro" Amaral.

Record estreia "Quando Chama o Coração" A partir desta quarta, a faixa das 21h45 passa a ter esta série canadense no lugar da novela reprisada "Topíssima". Estrelada por Erin Krakow, tem nomes conhecidos de outras produções, como Lori Loughlin, de "Três é Demais", e Jack Wagner, de "Melrose". Existente desde 2014, a série tem 83 episódios produzidos e uma nona temporada chegará logo, logo.

Luto no cinema: morreu Marilyn Eastman Estrela do terror clássico "A Noite dos Mortos-Vivos", do qual também foi auxiliar de maquiagem, adereços e som, ela tinha 87 anos e faleceu no domingo enquanto dormia.

Nirvana processado pelo bebê da capa clássica Louco, mas verídico: Spencer Elden, o bebê de quatro meses que aparece na capa icônica do disco "Nevermind", hoje tem 30 anos e está processando a banda alegando que os pais nunca assinaram um documento autorizando o uso de sua imagem no álbum e afirmando que, sendo suas partes íntimas expostas, a capa torna-se pornografia infantil. O advogado Robert Y. Lewis, que o representa, afirma que a nota de um dólar sobreposta após a fotografia ser tirada faria o menor "parecer uma trabalhadora do sexo". Spencer quer uma indenização de 150 mil dólares de cada um dos 15 réus, que vão desde os membros ainda vivos da banda até o gerente da propriedade de Kurt Cobain e sua ex Courtney Love, até o fotógrafo Kirk Weddle. Só uma amável pergunta: por qual motivo demorar três décadas para mover tal processo e não antes, bem antes?

Rock de luto: perdemos Charlie Watts O mestre da bateria morreu nesta terça, aos 80 anos, desfalcando para sempre os Rolling Stones, nos quais tocava desde 1963. Como seriam clássicos como "Satisfaction", "Paint it Black", "Start Me Up" e "Miss You" sem sua batida forte e enérgica? Dura perda para Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood e fãs da boa música em todo o mundo, evidentemente que também aqui no Brasil, onde ele detonou nas várias apresentações da banda entre as décadas de 1990 e 2000 - ainda que sua primeira vinda não tenha sido com os Stones e sim com o Quinteto Charlie Watts de jazz, que tocou em Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba em 1992. Eternizado ele está nos corações e nos ouvidos de quem ama um som de primeira.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 25 de agosto, são estas:

*105 anos do nascimento de Van Johnson, ator falecido em 2008 e que fez filmes como "A Noiva Desconhecida" e "A Lenda dos Beijos Perdidos".

*90 anos do nascimento de Regis Philbin, apresentador televisivo falecido em 2020 e que fez o programa matinal "Live! With Regis and Kathie Lee".

*80 anos do nascimento de Mario Corso, ex-futebolista falecido em 2020 e campeão pela Internazionale (Intercontinentais e Ligas dos Campeões de 1964 e 1965, mais quatro Italianos).

*75 anos de Carlos Miguel Aidar, ex-presidente do São Paulo em três mandatos (campeão brasileiro de 1986) e idealizador e co-fundador do Clube dos 13.

*65 anos de Paulo Autuori, atual diretor técnico do Athletico Paranaense e treinador campeão por ele (um Paranaense), Botafogo (Brasileiro de 1995), Cruzeiro (Libertadores de 1997 e um Mineiro), São Paulo (Mundial e Libertadores de 2005), Alianza Lima (um Peruano), Sporting Cristal (um Peruano), Al-Rayyan (duas Copas do Emir do Catar) e Ludogorets (uma Supercopa da Bulgária).

*60 anos ao triplicado: de Ally Walker, atriz de filmes como "Soldado Universal" e "Enquanto Você Dormia", além de ser a dra. Sam Waters na série "Profiler" de 1996 até 1999; de Joanne Whalley, atriz de filmes como "Na Terra da Magia" e "Escândalo"; e do cantor country Billy Ray Cyrus.

*50 anos ao triplicado: de Duda Luizelli, ex-futebolista e atual coordenadora das seleções femininas na CBF; de Claudiomiro, ex-futebolista campeão por Santos (Conmebol de 1998) e Vitória (um Baiano); e de Fernanda Takai, cantora da banda Pato Fu.

45 anos ao dobrado: da estreia de "Estúpido Cupido", novela das sete da Globo, escrita por Mário Prata e estrelada por Leonardo Villar e Maria Della Costa (última em preto e branco do horário, somente os dois últimos capítulos em cores); e de Alexander Skarsgard, ator que fez o Perry Wright na série "Big Little Lies" e o Eric Northman na série "True Blood" de 2008 até 2014.

*40 anos de Rachel Bilson, atriz que fez a Summer Roberts na série "Um Estranho no Paraíso" de 2003 até 2007.

Bela do Dia: Rejane Caetano da Silva

Rejane Caetano da Silva, árbitra de futebol. Nesta quarta, ela será auxiliar do VAR no Vila Nova x Avaí da tarde pela segunda divisão.

*35 anos ao triplicado: da estreia de "Roda de Fogo", novela das oito na Globo, escrita por Lauro Cesar Muniz e estrelada por Tarcísio Meira e Bruna Lombardi; da estreia do "Flash" na TV Bandeirantes, que ali ficou até 2001 e que antes Amaury Jr. apresentara nas TVs Gazeta e Record; e de "Graceland", disco de Paul Simon que trouxe sucessos como "Diamonds on the Soles of Her Shoes", "You Can Call Me Al" e "Homeless".

*30 anos ao dobrado: da estreia de Michael Schumacher e do último pódio de Nelson Piquet na Fórmula 1, ocorridos no Grande Prêmio da Bélgica vencido por Ayrton Senna; e da independência de Belarus da União Soviética.

*20 anos ao triplicado: da morte de Ken Tyrrell, automobilista nascido em 1924 e fundador da Tyrrell, equipe campeã da Fórmula 1 em 1971 e pela qual Jackie Stewart venceu os campeonatos do ano referido e também de 1973; do fim de "Um Anjo Caiu do Céu", novela das sete da Globo, escrita por Antônio Calmon e estrelada por Tarcísio Meira, Caio Blat e Renata Sorrah; e da morte de Aaliyah, cantora nascida em 1979 e que, junto de outras oito pessoas, foi vítima de um acidente aéreo nas Bahamas.

*5 anos da estreia do "Adnight", programa apresentado por Marcelo Adnet na TV Globo até o fim de 2017.

Arremate

Covid: quase 576 mil vítimas; mais de 20,6 milhões de casos; mais de 56,8 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.