Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Terça, 24 de agosto de 2021
Poderia ser melhor, mas ficou bem bom pro Galo

O líder do Campeonato Brasileiro, que manteria a condição desse o que desse nesta 17ª rodada, saiu atrás no placar em pênalti, no mínimo, extremamente discutível. Mandando em São Januário devido às reformas no gramado do Maracanã, o Fluminense marcou com Fred, que igualou Romário com 154 gols para ambos serem os vice-artilheiros históricos da competição, ambos atrás apenas dos 190 de Roberto Dinamite. Mas na metade complementar, Eduardo Sasha voltou a marcar após três meses e meio para assegurar o 1 x 1 ao Galo.

Se ganhasse seria melhor, livraria oito pontos de frente. Mas melhor empatar do que perder e seis pontos não é nada mal pros comandados do Cuca. Só não veio a 10ª vitória consecutiva, o que deixou em 9 a marca histórica nos pontos corridos para igualar a do Internacional em 2020 (2021) - o recorde histórico segue do Guarani com 12 entre 1978 e 1979. Já o Tricolor, treinado pelo Marcão, ao menos parou de perder após quatro baixas seguidas.

Enquanto isso, o América Mineiro tomou 2 x 0 no lombo. O Red Bull Bragantino é o melhor visitante do certame, seis vitórias, dois empates e uma derrota. Ah, se ele fosse um tiquinho melhor como mandante...

Superadas 17 rodadas, vamos à classificação com asteriscos indicando jogos a menos: em 1º, Atlético Mineiro com 38; em 2º, Palmeiras e Fortaleza com 32; em 4º, Red Bull Bragantino com 31; em 5º, Flamengo** com 28; em 6º, Corinthians, Atlético Goianiense e Ceará com 24; em 9º, Athletico Paranaense* com 23; em 10º, Internacional e Santos com 22; em 12º, São Paulo com 21; em 13º, Juventude* e Cuiabá com 20; em 15º, Bahia e Fluminense* com 18; em 17º, Grêmio* com 16; em 18º, Sport e América Mineiro com 15; e em 20º, Chapecoense com 6.

A 18ª rodada será no fim-de-semana e terá quatro jogos no sábado: às 17h, Sport x Chapecoense; às 19h, Santos x Flamengo; e às 21h, Palmeiras x Athletico e Grêmio x Corinthians. Mais quatro no domingo: às 11h, América x Ceará; às 16h, Juventude x São Paulo; às 18h15, Atlético Goianiense x Internacional; e às 20h30, Bragantino x Atlético Mineiro. Os últimos dois na segunda: às 19h, Fluminense x Bahia; e às 21h30, Fortaleza x Cuiabá.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro Série C A 13ª rodada acabou com Jacuipense 1 x 1 Santa Cruz. O Grupo A tem: em 1º, Manaus com 21; em 2º, Botafogo da Paraíba e Paysandu com 20; em 4º, Tombense, Volta Redonda e Ferroviário com 19; em 7º, Floresta com 15; em 8º, Altos com 14; em 9º, Jacuipense com 11; e em 10º, Santa com 8.

Campeonato Brasileiro Feminino Ferroviária semifinalista após 2 x 2 com o Santos para 5 x 4 totais. Ela enfrentará o Corinthians, mandante da volta a exemplo do Palmeiras contra o Internacional.

Curtinhas Esportivas

Diego Tardelli no Santos Sem clube após sair do Atlético Mineiro, o atacante fechou até dezembro.

Thiago Galhardo deixou o Internacional O atacante reencontrará Eduardo Coudet, foi emprestado ao Celta.

Umberto Louzer caiu fora do Sport O técnico teve seis vitórias, oito empates e oito derrotas, a última delas para o São Paulo no domingo à noite. Dói fazer tal trocadilho, mas há nexo: Louzer foi "loser" na Ilha do Retiro.

Hemerson Maria mal chegou e já saiu do Vila Nova O treinador durou apenas e tão somente três jogos, o último a derrota pro Botafogo no domingo. O time não ganha há cinco rodadas na segunda divisão.

Começam os Jogos Paralímpicos de Tóquio Cerimônia de abertura na manhã desta terça-feira.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Verdades Secretas" de volta A novela mais erótica já produzida pela Globo, escrita pelo Walcyr Carrasco e protagonizada por Camila Queiroz, Rodrigo Lombardi e Marieta Severo entre junho e setembro de 2015, ganha repeteco a partir desta terça lá pelas 23h30, logo depois do "Cantor Mascarado" (este PB não diria "The Masked Singer Brasil" nem se me convidassem para fazer cenas quentes com a Ivete Sangalo tipo as desta novela). O retorno acontece porque vem aí a continuação desta trama, prevista para o ano que vem a partir do GloboPlay.

Questão de ordem necessária Por um lado, "Verdades Secretas" é a novela mais erótica já produzida pela Globo. Por outro lado, nenhuma de suas - excelentes - cenas de sexo sequer faz frente à mais espetacular da TV brasileira: a com Joanna Tristão e Taiguara Nazareth observados de longe pela Vera Holtz em "Presença de Anita".

Bela do Dia: Eiza Gonzalez

Eiza Gonzalez, atriz. De segunda a sexta, ela é vista no SBT às 18h30, intérprete que é da Nikki na novela "Amores Verdadeiros", produzida pela Televisa entre 2012 e 2013.

GloboPlay anunciando no SBT O portal começou a veicular reclames nos intervalos de "Coração Indomável" para divulgar a chegada a sua lista de atrações da novela mexicana "Marimar", estrelada pela Thalía e sucesso na emissora do Silvio Santos a exemplo das outras por ela estreladas, "Maria do Bairro" e "Maria Mercedes".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta terça, 24 de agosto, são estas:

*45 anos ao triplicado: de William Machado, ex-futebolista campeão por Ipatinga (um Mineiro), Grêmio (dois Gaúchos) e Corinthians (Brasileiro Série B de 2008, Copa do Brasil de 2009 e um Paulista); do fim de "Anjo Mau", novela das sete da Globo, escrita por Cassiano Gabus Mendes e protagonizada por Susana Vieira e José Wilker; e de Alex O'Loughlin, ator que protagonizou a série "Havaí 5.0" como Steve McGarrett de 2010 até o ano passado.

*40 anos ao dobrado: de Chad Michael Murray, ator que fez o Lucas Scott na série "Lances da Vida" de 2003 até 2009; e de "Tattoo You", disco dos Rolling Stones que traz sucessos como "Start Me Up" e "Waiting On a Friend".

*10 anos do Internacional campeão da Recopa Sul-Americana com 3 x 1 sobre o Independiente após perder a ida por 2 x 1.

*5 anos da estreia do "Programa do Porchat", apresentado pelo Fábio na Record até dezembro de 2018.

Arremate

Covid: quase 575 mil vítimas; quase 20,6 milhões de casos; mais de 55,9 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.