Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 23 de agosto de 2021
O Galo ainda não jogou e da 17ª rodada já gostou

Os dois atrás dele no Campeonato Brasileiro se deram mal. O Palmeiras (2º com 32) enfrentou pela vez primeira o Cuiabá (14º com 20), que estava com tudo e não estava prosa ao marcar nos extremos da peleja: logo no inicinho e pouco antes do término. 2 x 0 para romper a invencibilidade de 12 vitórias em 12 partidas dos paulistas contra clubes de Mato Grosso entre divisão principal, Copa do Brasil e amistosos. O Verdão ganhou apenas uma das últimas seis partidas gerais e o Dourado não perde há sete visitas, por mais que somente duas delas vencidas. Enquanto isso, o Fortaleza (3º com 32) ficou no 1 x 1 com o Juventude (13º com 20). Tudo poderia ter sido diferente se convertida uma penalidade máxima. Mas assim como contra Grêmio e Santos, na rede a bola não parou.

Houve mais dois empates por 1 x 1. Um deles envolveu Ceará (8º com 24), que pela 19ª vez ficou na igualdade nesta temporada, e Flamengo (4º com 28), que proporcionará ao belga Andreas Pereira a estreia no futebol profissional num clube do país de seus pais, emprestado por um ano que foi pelo Manchester United. O outro foi entre Atlético Goianiense (7º com 24) e Chapecoense (20ª com 6). Os catarinenses simplesmente não ganharam um só dos 17 jogos que fizeram até agora, recorde negativo histórico com uma partida a mais que o Avaí de 2019. Enquanto isso, Santos e Internacional (11º e 10º ambos com 22) ficaram num 2 x 2, obtido pelos colorados após tomar o vira.

Dois paulistanos ganharam fora de casa por 1 x 0: o Corinthians (6º com 24) diante do Athletico Paranaense (9º com 23) na sétima vitória em 16 visitas na Arena da Baixada, voltando a ganhar duas seguidas após três meses e impondo aos rubro-negros a 4ª derrota seguida no campeonato e 5ª nas últimas sete presenças gerais; e o São Paulo (12º com 21) versus o Sport (18º com 15) para triunfante ser pela 5ª vez nas últimas sete visitas, triunfando pela vez 3ª sobre os leoninos em Recife e invicto ante eles estar fora de casa desde 2015 e na Ilha do Retiro há oito partidas desde 2001, das quais cinco vencidas. O único mandante positivo é o Grêmio (17º com 16) ao fazer 2 x 0 no Bahia (15º com 18) para ter quatro vitórias nas últimas cinco atuações gerais. Os baianos perderam seis das últimas sete rodadas.

Duas partidas fecham nesta segunda a 17ª rodada do Brasileirão: América Mineiro x Red Bull Bragantino (19º com 15 x 5º com 28) e Fluminense x Atlético Mineiro (16º com 17 x 1º com 37). Se ganhar, o Galo abrirá oito pontos de frente para Palmeiras e Fortaleza. O Fluzão não tem mais Roger Machado como técnico, demitido que foi após 19 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. O eterno bombeiro laranjeiro Marcão assume novamente a casamata.

Começou o returno da Série B (agora com VAR)

Avaí 1 x 2 Coritiba entrou para a história ao ser o primeiro jogo do torneio com arbitragem de vídeo. Na sequência, Cruzeiro 1 x 0 Confiança teve público por obtido isso pela Raposa no STJD. No entanto, o barato dela na Bêzona e do Atlético na Libertadores foi cortado pois, devido ao péssimo comportamento no retorno ao Mineirão com falta dos necessários cuidados contra o coronavírus, a prefeitura de Belo Horizonte suspendeu a autorização para a volta do público. Os clubes, evidentemente, chiam horrores. Mas nada está acima da preservação de vidas. Nada. E o Brasil ainda está longe de permitir isso, seja em Minas, Rio, SP, Sul, Nordeste, enfim. Não dá pra ser ainda.

Um gol olímpico do Soares rompeu a seca de oito partidas do Vitória para 1 x 0 sobre o Guarani. O Operário apunhalou o Vasco por 2 x 0, tendo um desempenho notável contra os campeões nacionais da elite até aqui pois, tirando os 5 x 2 que sofreu do Bugre, venceu todos os outros jogos contra eles, incluindo os dois diante dos cruzmaltinos pois já os havia superado em São Januário na estreia. Tivemos ainda Remo 1 x 2 CRB, Botafogo 3 x 2 Vila Nova, Goiás 2 x 2 Sampaio Corrêa, Ponte Preta 3 x 0 Brusque e Londrina 0 x 0 Brasil, que foi marcado por um pênalti perdido pelo Tubarão para negativamente marcar os 45 anos da inauguração da sede da peleja, o Estádio do Café.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro Série C A 13ª rodada do Grupo A teve Volta Redonda 2 x 2 Paysandu (5º com 19 x 3º com 20), Manaus 2 x 0 Altos (1º com 21 x 8º com 14), Ferroviário 0 x 0 Tombense (6º x 4º ambos com 19) e Botafogo da Paraíba 1 x 2 Floresta (2º com 20 x 7º com 15), nesta segunda acontecendo Jacuipense x Santa Cruz (9º com 10 x 10º com 7). Já o Grupo B teve Botafogo de Ribeirão Preto 1 x 2 Ypiranga, Criciúma 3 x 1 Oeste, Paraná 1 x 1 Ituano, Mirassol 0 x 1 Figueirense (primeira vitória como visitante após oito meses) e São José 1 x 1 Novorizontino. Classificação: em 1º, Ypiranga e Criciúma com 26; em 3º, Novorizontino com 24; em 4º, Ituano com 22; em 5º, Botafogo e Figueirense com 19; em 7º, Mirassol com 16; em 8º, São José com 13; em 9º, Paraná com 10; e em 10º, Oeste com 6.

Campeonato Brasileiro Feminino A volta das quartas teve Corinthians 6 x 0 Avaí/Kindermann (10 x 1 totais) e reviravoltas em Palmeiras 4 x 1 Grêmio (5 x 3) e São Paulo 1 x 3 Internacional (3 x 4), este resolvido aos 48 minutos do segundo tempo. Nesta segunda, tem Santos x Ferroviária (ida: 2 x 3).

Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 A volta das semifinais teve Red Bull Bragantino 2 x 0 Esmac (3 x 1 totais) e Atlético Mineiro 0 x 0 Cresspom (1 x 0). BragaBull e Galo decidirão o título, mas também os eliminados saem felizes da competição pois os semifinalistas jogarão a elite no ano que vem.

Campeonato Italiano A 1ª rodada teve como destaques Internazionale 4 x 0 Genoa e Udinese 2 x 2 Juventus. Na segunda divisão, Buffon reestreou no Parma após duas décadas nos 2 x 2 com o Frosinone.

Campeonato Espanhol A 2ª rodada teve o Atlético de Madrid indo aos 6 pontos com 1 x 0 no Elche e Real Madrid e Barcelona chegando aos 4 em respectivos 3 x 3 com o Levante e 1 x 1 com o Athletic Bilbao.

Campeonato Inglês A 2ª rodada teve o clássico londrino mantendo o Arsenal sem pontos e levando o Chelsea aos 6 após 2 x 0. Outros a marcar 6 pontos são Tottenham, que fez 1 x 0 no Wolverhampton, e Liverpool, que marcou 2 x 0 no Burnley. O Manchester United ficou no 1 x 1 com o Southampton e foi aos 4, enquanto o Manchester City tem 3 após massacrar o Norwich por 1, 2, 3, 4, 5 x 0.

Campeonato Alemão A 2ª rodada teve o Bayern de Munique indo aos 4 pontos com 3 x 2 sobre o Colônia (74 partidas consecutivas marcando ao menos um gol, uma acima do antigo recordista Real Madrid de 2017) e o Borussia Dortmund parando nos 3 ao sofrer 2 x 1 do Freiburg. O único com 6 é o Wolfsburg, 2 x 1 no Hertha Berlim.

Campeonato Francês A 3ª rodada tem o Paris Saint Germain como único com 9 pontos após 4 x 2 no Brest. Destaque negativo para a interrupção de Nice x Olympique de Marselha a 15 minutos do fim, quando estava 1 x 0 para os mandantes. O visitante Payet recebeu uma garrafada nas costas antes de cobrar um escanteio, revidou e a torcida invadiu o campo em ataque de fúria, havendo agressões e tudo mais, o que levou à suspensão do jogo após uma hora pois o Olympique se recusou a voltar para a disputa.

Campeonato Português A 3ª rodada teve o Porto ficando no 1 x 1 com o Marítimo para ir aos 7 pontos, enquanto Sporting e Benfica somam 9 após 2 x 0 respectivos ante Belenenses e Gil Vicente.

Curtinhas Esportivas

Mais uma denúncia de assédio sexual contra Rogério Caboclo Foi revelada na sexta pelo GloboEsporte, mais uma matéria explosiva de Gabriela Moreira e cia. A ex-funcionária da CBF afirmou ter sofrido agressões físicas e psicológicas do ex-presidente da CBF entre 2017 e 2019. Mais uma amostragem de que este homem não pode, de forma alguma por tudo que já foi atestado e comprovado, voltar ao convívio com a sociedade.

Paolo Guerrero convocado pelo Peru O atacante do Internacional foi chamado para três jogos das Eliminatórias em setembro: Uruguai no dia 2, Venezuela no dia 5 e Brasil no dia 9. Como só são adiadas partidas de clubes com convocados pela Seleção Brasileira, o Colorado não terá Guerrero contra o Bragantino no dia 7.

Treinador da Venezuela pediu demissão Alegando atrasos salariais, José Peseiro picou a mula e caiu fora a poucos dias das partidas de setembro contra Argentina no dia 2, Peru no dia 5 e Paraguai no dia 9.

Final da Eurocopa superdisseminou o coronavírus A conclusão sobre o Inglaterra x Itália do mês passado em Wembley foi de dados oficiais do órgão de saúde pública inglesa, que informam 2.295 pessoas provavelmente infectadas e mais 3.404 potencialmente infectadas. 67 mil fãs assistiram o jogo no estádio. Triste, mas previsível.

Fórmula Indy terminou o ano de ovais A etapa de Gateway foi vencida por Josef Newgarden, seguido de Pato O'Ward e Will Power. Pato lidera o campeonato com 435 pontos, 10 acima de Álex Palou, que abandonou, e 22 acima de Newgarden. A temporada volta em 12 de setembro (quatro dias antes do meu aniversário, mas isso não vem ao caso) com a etapa de Portland. Depois dela, só mais duas e a temporada acabará.

Mais um vice para Luisa Stefani A medalhista olímpica e a canadense Gabriela Dabrowski perderam a final do WTA de Cincinnati para a australiana Samantha Stosur e a chinesa Shuai Zhang por 2 x 0 (7/5 e 6/3).

Ituano, o demolidor campeão feminino de basquete As rubro-negras altaneiras deram de ombros para o Blumenau ao terminar a melhor-de-cinco em 3 a 0 com 85 x 79 fora de casa neste domingo. É a principal conquista do time surgido em 2017. Em 10 edições da Liga de Basquete Feminino, sete foram vencidas por paulistas, as anteriores sendo as de 2018 pelo Vera Cruz Campinas, 2017 pelo Corinthians/Americana, 2012, 2014 e 2015 pelo Americana e 2011 pelo Santo André. No mais, só Nordeste: 2013 com o Sport e 2016 e 2019 com o Sampaio Corrêa.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Rádio Atlântida de luto: morreu Magro Lima Vitimado neste domingo aos apenas 42 anos devido ao coronavírus, Marco Lazzarotto estava internado havia duas semanas. Atuante na RBS há 15 anos com exceção a uma saída entre 2014 e 2016 para ser produtor da Opus Entretenimento, Magro revelou no começo deste ano ter uma grave doença neurológica que afetou de sobremaneira tanto sua fala quanto os movimentos do corpo. Foi apenas na segunda e atual passagem que ele ganhou os microfones da FM musical jovem do grupo, destacando-se especialmente no programa "Pretinho Básico" às 13h e às 18h. Nesta segunda, em sinal de luto pela perda do comunicador, a Atlântida deixou sua grade exclusivamente musical, cancelando o "Pretinho" e as demais atrações faladas, que voltam na terça. Muita força aos amigos e colegas, especialmente à esposa Lisângela Preissler e ao filho pequeno Fernando.

RBS trocará sua correspondente em Brasília O grupo confirmou que a mudança acontecerá em setembro. Na quarta-feira da semana que vem, Débora Cademartori deixará a Rádio Gaúcha após seis anos para repensar sua carreira. No lugar dela, a partir do dia 6 quem retornará é Marina Pagno, que havia saído no ano passado para trabalhar na comunicação do Ministério da Saúde e que terá como novidade o mesmo que acontecia com a Débora, que é também fazer entradas na RBS TV. A primeira passagem da Marina na Gaúcha também durou seis anos.

Cassada a concessão do canal 32 UHF de São Paulo Sei disso pelo Gabriel Vaquer no Notícias da TV, seria nele que a Rádio Jovem Pan voltaria ao canal aberto após três décadas. Definitiva da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e sem possibilidade de recurso em instâncias superiores como o Superior Tribunal de Justiça, a decisão considerou ilegal a negociação feita antes da entrada da rádio no circuito, improcedentes que foram considerados os pedidos de embargo de declaração do Grupo Abril e da Spring Comunicação. Tudo começou em dezembro de 2013, quando a antiga MTV foi vendida para a empresa que lançou o canal Loading sem que a União participasse, o que é ilegal. Agora, o Ministério das Comunicações abrirá uma licitação para que alguém adquira o 32 paulistano.

Inaugurada a nova sede do SBT Rio Localizada no Centro do Rio de Janeiro, ao lado do Aeroporto Santos Dumont, teve sua inauguração transmitida ao vivo na última semana pelo "Fofocalizando" para todo o país, mas ainda não receberá de imediato as produções locais, que por mais alguns dias serão realizadas de São Cristóvão, no histórico prédio que abriga o canal desde que surgiu como TVS em 1976 e que será devolvido ao proprietário.

Vem aí um novo livro de Ana Paula Araújo A apresentadora da Globo registrou no Instagram que tem estudado nos últimos meses questões referentes à violência doméstica, sobre a qual falou na semana passada no "Conversa com Bial". Há 10 meses, a apresentadora do "Bom Dia Brasil" lançou "Abuso - A Cultura do Estupro no Brasil".

SBT dará um tempo nos filmes dos Trapalhões Depois de "Os Fantasmas Trapalhões" na última sexta, a próxima não terá Didi, Dedé, Mussum e Zacarias na "Tela de Sucessos", que não deixará o cinema brasileiro de lado, estreado na televisão aberta que será "A Força de um Sorriso", estrelado em 2019 por Antônia Morais.

"Punky, a Levada da Breca" foi cancelada "Ué, desde quando esse virou um site retrô? Agora tá dando notícia de 1988 como se fosse atual? Seu bêbado, seu doido!!!" Nada de 1988. É realmente 2021. Não é a série original, claro, e sim um "revival" que estreou este ano no streaming Peacock nos Estados Unidos. Porém, na última semana decidiram por seu cancelamento após somente uma temporada de 10 episódios. Além da protagonista Soleil Moon Frye como Punky Baker, quem voltou do elenco original foi Cherie Johnson, que reviveu a Cátia Alves.

"Plantão Médico" em setembro na TNT Séries A clássica série estrelada entre outros por George Clooney, Anthony Edwards, Julianna Margulies, Sherry Stringfield, Noah Wyle, Laura Innes, Eriq LaSalle e Maura Tierney, que durou 331 episódios de 1994 até 2009, será mostrada pelo canal pago a partir de 6 de setembro, sempre às 19h25 de segunda a sexta. Vinda ao Brasil pela Globo em 1995 e depois mostrada pelo SBT no canal aberto e por Sony e Warner no fechado, admito que só agora assistirei pela vez primeira pois não vi na época original.

Música de luto: morreu Don Everly Desde sábado, os dois Everly Brothers estão no céu, juntos novamente para melodiar clássicos como "Crying In The Rain", "Wake Up Little Susie" e "All I Have To Do Is Dream". Phil já havia partido em 2014 e Don morreu agora, de causa não confirmada até a publicação desta coluna.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 23 de agosto, são estas:

*95 anos da morte de Rudolph Valentino, ator nascido em 1895 e astro do cinema mudo em filmes como "Os Quatro Cavaleiros do Apocalipse" e "Sangue e Areia".

*90 anos de Barbara Eden, atriz que eternamente será lembrada como protagonista da série "Jeannie é um Gênio" de 1965 até 1970.

*75 anos ao dobrado: da estreia de "À Beira do Abismo", filme dirigido por Howard Hawks e estrelado por Humphrey Bogart e Lauren Bacall; e do nascimento de Keith Moon, falecido em 1978 e baterista do The Who.

*70 anos ao dobrado: de Kleiton, cantor e compositor que faz dupla com o irmão Kledir; e do nascimento de Jimi Jamison, cantor falecido em 2014 e vocalista do Survivor em sucessos como "Burning Heart".

*50 anos de Albertini, ex-futebolista campeão por Barcelona (um Espanhol), Lazio (uma Copa da Itália) e especialmente Milan (cinco Italianos, três Supercopas da Itália, as Supercopas da Europa de 1989, 1990 e 1994, as Copas dos Campeões da Europa de 1989 e 1990, a Liga dos Campeões de 1994 e a Intercontinental de 1989).

Bela do Dia: Patrícia Ignácio

Patrícia Ignácio, nutricionista. A vi pela vez primeira dia desses no "Jornal Bandeirantes", uma matéria sobre o aumento das vendas do macarrão lamen.

*45 anos de Edinanci Silva, ex-judoca medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo 2003 e Rio 2007.

*30 anos da estreia do "Cocktail", jogo erótico exibido pelo SBT por um ano e apresentado por Luís Carlos Miéle e pelas "Garotas Tim-Tim" (eu era apaixonado pela "Morango" Cláudia Barone, eh, eh).

*20 anos da morte de Kathleen Freeman, atriz nascida em 1919 e que fez filmes como "Cantando na Chuva", "O Terror das Mulheres" e "Os Irmãos Cara-de-Pau".

*15 anos ao dobrado: do fim de "Joey", série derivada de "Friends" e estrelada por Matt LeBlanc em 46 episódios e duas temporadas; e da morte de Maynard Ferguson, trompetista nascido em 1928 e que, entre várias gravações inesquecíveis, fez a versão de "Don't Stop 'Til You Get Enough" usada pela Globo no "Vídeo Show".

*5 anos ao dobrado: da morte de Goulart de Andrade, jornalista nascido em 1933 e que apresentou programas como "Plantão da Madrugada", "Comando da Madrugada", "Repórter Record" e "Vem Comigo" nas TVs Gazeta, Globo, SBT, Manchete, Bandeirantes e Record; e da morte de Steven Hill, ator nascido em 1922 e que fez o Adam Schiff na série "Lei & Ordem" de 1990 até 2000.

Arremate

Covid: mais de 574 mil vítimas; quase 20,6 milhões de casos; quase 55,1 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.