Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 21 de agosto de 2021
Acontecimentos de quarta-feira para cá

Destaques da Copa Libertadores

Com público no Mineirão (só não digam que eram apenas 17 mil pessoas pois tinha cara de ser bem mais), o Atlético tocou 3 x 0 no River Plate para eliminá-lo nas quartas-de-final por 4 x 0 totais. Zaracho marcou duas vezes, a primeira em bicicleta lindíssima, e Hulk anotou com obsceno maravilhamento. Os alvinegros fizeram algo que só o Independiente del Valle conseguira em 2016: eliminar River e Boca Juniors em uma mesma edição da competição. É a 11ª partida de invencibilidade atleticana no torneio, sete delas vencidas, com seis seguidas sem sofrer um só gol. São 12 partidas sem derrota para argentinos como mandantes desde o Rosario Central na Copa Conmebol de 1998.

Contando a partir de agora com Diego Costa no grupo, Cuca chegou à 4ª semifinal de Libertadores, em termos brasileiros igualando Lula na década de 1960, ambos atrás apenas das cinco de Renato Portaluppi e Luiz Felipe Scolari. O 33º triunfo brasileiro em mata-matas contra argentinos no torneio (ante 38 baixas) pode também ter iniciado a "última dança" de Marcelo Gallardo no River Plate, que de 2015 até o ano passado havia perdido apenas um mata-mata continental em sete (Flamengo na final de 2019). Agora, caiu em duas Libertadores consecutivas.

Também com público em Brasília, o Flamengo atropelou o Olimpia por 1, 2, 3, 4, 5 x 1 agora e 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 x 2 totais, 3º maior marcador agregado em Libertadores igualando o próprio rubro-negro contra o Minerven em 1993 e o Santos diante do Bolívar em 2012 - só são maiores os totais da Universidad Católica sobre o Oriente Petrolero por 9 x 1 em 1997 e do Independiente versus o Pepeganga Margarida por 9 x 0 em 1990.

São 15 partidas de invencibilidade na competição, nove como mandante, e os dois tentos fizeram Gabriel Barbosa chegar aos 21 pelo clube no torneio, atrás apenas de Célio pelo Nacional do Uruguai na busca para ser o brasileiro com artilharia absoluta por um único clube - o flamenguista superou Palhinha, 20 pelo Cruzeiro.

Já o Fluminense decepcionou pois apenas empatou em 1 x 1 com o Barcelona para 3 x 3 totais e os gols no Rio de Janeiro classificarem os equatorianos, únicos a "furar a barreira Brasil/Argentina" em semifinais de 2017 para cá, tanto naquele ano quanto agora. Fred assinou o empate aos 52 do segundo e chegou a 25 gols em Libertadores, sendo o segundo brasileiro com mais tentos nela para atrás estar apenas dos 29 de Luizão.

Mesmo assim, o Brasil é o primeiro país a ter três representantes em uma semifinal de Libertadores, certo sendo um deles na finalíssima em Montevidéu: Palmeiras ou Atlético Mineiro, no que será o reencontro dos treinadores duelistas da última decisão, Abel Ferreira e o ali santista Cuca. Já o Flamengo pegará o Barcelona.

Destaques da Copa Sul-Americana

O Athletico Paranaense passou às semifinais sensacionalmente ao marcar 4 x 2 na volta para 5 x 4 totais sobre a LDU, sendo que perdera a ida por 1 x 0 e fora para o intervalo com 2 x 1 de desvantagem. Foi apenas a segunda virada do clube em mata-matas continentais, o outro sendo em 2014 contra o Sporting Cristal na pré-grupos da Libertadores - mas lá foram necessários os pênaltis por obtida igualdade no agregado, o feito de agora sendo maior ainda por muito mais complicado. O próximo oponente é o Peñarol, que fez 1 x 0 no Sporting Cristal para 4 x 1 totais e que é o primeiro uruguaio semifinalista de um torneio Conmebol desde o Defensor na Libertadores do já citado 2014.

Já o Santos deu mole ao perder pro Libertad por 1 x 0 para 2 x 2 totais, com o gol fora resolvendo a questão. Foi a primeira derrota alvinegra praiana no Paraguai, onde antes vencera quatro vezes e empatara duas, ao passo que o Libertad não ganhava como mandante havia cinco partidas e agora pegará o Red Bull Bragantino.

Destaque do Campeonato Brasileiro

O Grêmio ganhou do Cuiabá por 1 x 0 em partida atrasada pela 5ª rodada. O Dourado segue com 17 pontos na 16ª posição, estando agora em dia com 16 jogos, e o Tricolor foi aos 13, tendo ainda um a menos.

Destaques da Série B do Campeonato Brasileiro

A 19ª rodada terminou com Brasil 0 x 1 CSA, Brusque 0 x 1 Goiás, CRB 0 x 0 Operário, Vasco 1 x 2 Londrina (o Tubarão voltou a derrotar o Cruzmaltino em São Januário, tal qual fizera em fevereiro de 1978 pelo atrasado Brasileirão de 1977), Guarani 1 x 1 Botafogo (reencontro deles nove anos depois) e Vila Nova 0 x 0 Vitória.

Classificação da primeira metade do torneio: em 1º, Coritiba com 36; em 2º, Goiás com 34; em 3º, Avaí e CRB com 33; em 5º, Sampaio Corrêa, Guarani e Náutico com 30; em 8º, Botafogo e Operário com 29; em 10º, CSA e Vasco com 28; em 12º, Remo com 26; em 13º, Brusque com 25; em 14º, Cruzeiro com 21; em 15º, Vila Nova, Ponte Preta e Londrina com 19; em 18º, Vitória com 16; em 19º, Confiança com 13; e em 20º, Brasil com 12.

Curtinhas Esportivas

Volta das quartas da Copa do Brasil Datas confirmadas em setembro: Santos x Athletico Paranaense no dia 14, Flamengo x Grêmio e Fortaleza x São Paulo no dia 15 e Atlético Mineiro x Fluminense como meu presente futebolístico de aniversário de 40 anos no dia 16 (tomara que eles não me entreguem um joguinho chatonildo).

Novo treinador no Bahia 42 anos depois de Armando Renganeschi, um estrangeiro treinará o time: o também argentino Diego Dabove, ex-Colón e Argentinos Juniors, por último atuante no San Lorenzo.

Novo treinador no Náutico Hélio dos Anjos pediu as contas após cinco derrotas seguidas na Série B e seu substituto é Marcelo Chamusca, por último atuante no Botafogo inclusive na própria competição.

Rafael Nadal não joga mais este ano Uma lesão no pé tira ele do Aberto dos EUA, que iniciará no próximo dia 30.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Luto na Rádio Nacional de Brasília: morreu Luiz Alberto de Oliveira Falecido na última terça aos 69 anos devido ao coronavírus, o comunicador fez por mais de 25 anos o programa "Eu de Cá, Você de Lá", tendo ainda trabalhos nas rádios JK FM, Globo/Nacional e OK FM. Até o ano passado, foi vice-prefeito de Águas Lindas de Goiás.

"Jornal Nacional" divulgando redes sociais? Oi? Pois é: passou a acontecer a partir de quarta-feira. Ao término dele, os créditos incluem não mais apenas os selos do G1 e do GloboPlay, mas também os dos perfis do noticiário da Globo em Twitter, Facebook e Instagram. Surpreendente isso pois, por norma inexplicável, nunca citavam as redes nem em notícias baseadas a partir de manifestações nelas, aquela bobajada de "propaganda gratuita".

Flávio Ricco na Record News Desde esta semana, o videocast semanal "Programa de Todos os Programas", com entrevistas com gente televisiva feitas por ele e por Dani Bavoso no R7, passou a ser veiculado também na emissora noticiosa como quadro do "Zapping", programa que Mariana Bispo apresenta diariamente às 23h.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 21 de agosto, são estas:

*115 anos do nascimento de Friz Freleng, cartunista falecido em 1995 e criador de personagens lendários dos "Looney Tunes", como Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Hortelino Troca-Letras, Frajola, Piu-Piu, Ligeirinho, Papa-Léguas, Coyote...

*100 anos do nascimento de Milton Ribeiro, ator falecido em 1972 e que fez filmes como "O Cangaceiro".

*85 anos do nascimento de Wilt Chamberlain, ex-basquetebolista falecido em 1999 e campeão por Philadelphia 76ers em 1967 e Los Angeles Lakers em 1972, um dos maiores gênios da liga.

*80 anos de Jackie DeShannon, cantora de sucessos como "What The World Needs Now Is Love".

*75 anos do nascimento de Ronaldo, ex-futebolista falecido em 2020 e campeão por Atlético (Brasileiro de 1971 e um Mineiro), Palmeiras (Brasileiros de 1972 e 1973, mais dois Paulistas) e Cruzeiro (Libertadores de 1976 e um Mineiro).

*65 anos ao triplicado: do nascimento de Vadão, treinador de futebol falecido em 2020 e campeão por XV de Piracicaba (Brasileiro Série C de 1995), Atlético (um Paranaense), São Paulo (RJ/SP de 2001), Criciúma (um Catarinense), Tokyo Verdy (Supercopa do Japão de 2005) e Seleção Brasileira Feminina (Pan-Americano de 2015 e Copas América de 2014 e 2018); de Raul Ferreira, jornalista que foi produtor executivo da TVE RS e editor-chefe de várias atrações da RBS TV, como "Teledomingo" e "Jornal do Almoço"; e de Kim Cattrall, atriz de filmes como "Loucademia de Polícia" e "Manequim", mas especialmente da série "Sexo e a Cidade" como Samantha Jones de 1998 até 2004, além de mais dois filmes.

*40 anos do Atlético Mineiro x Flamengo comandado por José Roberto Wright na Libertadores, jogo extra realizado em Goiânia para definir qual deles se classificaria e que acabou antes ainda do fim do primeiro tempo pois o árbitro expulsou cinco atleticanos e faltou o número mínimo de atletas.

*35 anos ao dobrado: de Usain Bolt, mestre do atletismo e vencedor de oito olímpicos entre Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016, além de 11 ouros em Mundiais e de três recordes mundiais (9s58 nos 100 metros, 19s19 nos 200 metros e 36s84 no 4x100 metros); e de Lana Canepa, apresentadora do "Jornal da Band" na TV e do "Bastidores do Poder" na Rádio Bandeirantes, ex-repórter das TVs Centro América e Morena em Brasília, do jornal Gazeta do Povo em Curitiba e da TV Justiça.

*30 anos da estreia de "Grande Pai", série do SBT exibida até 1993 e estrelada por Flávio Galvão, Débora Duarte e Patrícia Lucchesi.

*20 anos do sequestro de Patrícia Abravanel, que ficou uma semana sob posse de dois bandidos que a libertaram após Silvio Santos pagar resgate.

*15 anos da morte de Eduardo Viana, nascido em 1938 e ex-presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

*5 anos ao dobrado: do Brasil campeão olímpico de vôlei masculino (3 x 0 na Itália); e do término dos Jogos do Rio de Janeiro.

As deste domingo, 22 de agosto, são estas:

*90 anos de Ruy Guerra, cineasta de filmes como "Os Cafajestes", "Os Fuzis", "Ópera do Malandro" e "Kuarup".

*75 anos de Luiz Américo, cantor de sucessos como "Camisa 10".

*60 anos de Roland Orzabal, cantor e guitarrista da banda Tears For Fears.

*55 anos de Alexandre Torres, ex-futebolista campeão por Fluminense (um Carioca), Vasco (Mercosul e Copa João Havelange em 2000 e três Cariocas) e Nagoya Grampus (Copas do Imperador de 1995 e 1999).

*50 anos de Robson Ramos, locutor noticiarista e repórter de trânsito da Rádio Bandeirantes e comunicador da Band FM.

*45 anos do Estádio do Café, inaugurado num amistoso Londrina 1 x 1 Flamengo.

*40 anos da morte de Glauber Rocha, cineasta nascido em 1939 e histórico diretor de clássicos como "Deus e o Diabo na Terra do Sol", "Terra em Transe" e "O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro".

Bela do Dia: Christina Cole

Christina Cole, atriz. Em "007 - Casino Royale", ela fez uma recepcionista de hotel. Mesmo que eu tivesse residência fixa, alugaria uma vaga só para topar com ela todo santo dia.

*35 anos ao dobrado: do fim de "Selva de Pedra", novela das oito da Globo, escrita por Regina Braga e Eloy Araújo com base em original de Janete Clair, estrelada por Tony Ramos e Fernanda Torres; e da estreia de "Conta Comigo", filme dirigido por Rob Reiner e estrelado por Wil Wheaton e River Phoenix.

*15 anos da morte de Bruce Gary, baterista nascido em 1951 e integrante da banda The Knack.

*10 anos ao dobrado: da estreia de "Fina Estampa", novela das nove da Globo, escrita por Aguinaldo Silva e estrelada por Lília Cabral e Christiane Torloni; e da morte de Nickolas Ashford, músico nascido em 1941 e que formou com a esposa Valerie Simpson a dupla de cantores Ashford & Simpson.

*5 anos ao dobrado: da morte de Geneton Moraes Neto, jornalista e escritor nascido em 1956 e que foi repórter dos jornais Diário de Pernambuco e O Estado de S.Paulo, mas especialmente da TV Globo entre Recife, Rio de Janeiro e Londres por três décadas e meia; e da estreia de "Justiça", minissérie da Globo escrita por Manuela Dias.

Arremate

Covid: quase 574 mil vítimas; mais de 20,5 milhões de casos; mais de 54 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.