Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 18 de agosto de 2021
Classificação maiúscula do Palmeiras para a semifinal

Superior o tempo todo, o time do Abel Ferreira venceu por um 3 x 0 até injusto dado o que se viu no jogo. Marcado negativamente pelo gol do Raphael Veiga, Tiago Volpi fez ao menos mais três intervenções fundamentais - sim, poderíamos ter tido uma sena do atual campeão da Libertadores, mas não é menos verdade que a coisa poderia ter sido bem diferente se Pablo não perdesse aquela chance extraordinária aos 11 minutos do segundo tempo, depois disso o castigo vindo com Dudu em seu primeiro tento após o retorno, ele que nunca perdeu para o São Paulo em Allianz Parque. Autor do gol da ida, Patrick de Paula fechou a conta e passou a régua.

O Verdão chega à 3ª semifinal continental nas últimas quatro edições e torna-se o primeiro paulista a eliminar os três rivais em Libertadores, depois de passar pelo Santos na final do ano passado disputada em janeiro deste ano e de excluir o Corinthians nas quartas de 1999 e na semifinal de 2000. Foi a primeira vitória alviverde sobre os tricolores na competição após três empates e seis derrotas, além de ser a primeira vez que os palestrinos confirmam na volta uma vantagem da ida sobre os são-paulinos em mata-mata, o que não aconteceu nas semifinais do Paulista de 1987 e do RJ/SP de 1998. Foi também o fim de uma seca de oito Choques-Reis após os 3 x 0 de 2019.

Com Weverton invicto num jogo pela 96ª vez (atrás apenas das 101 de Fernando Prass e das 107 de Marcos) e tornando-se o alviverde com mais vitórias na competição na história (28 sucessos em três anos e meio na agremiação), o Palmeiras ainda impôs a Crespo sua primeira derrota em mata-mata desde o 1 x 0 sofrido por seu Banfield contra o Estudiantes na Copa da Superliga Argentina de 2019. Depois disso, foram 11 sucessos consecutivos entre Defensa y Justicia e São Paulo, um deles sobre os próprios palmeirenses na decisão do Paulista deste ano. Foi apenas a 4ª vez na história que os tricolores perderam um jogo de Libertadores por três gols de diferença.

Nesta noite, o Palmeiras saberá se pegará Atlético Mineiro ou River Plate. Com público no Mineirão, o Galo defende uma vantagem de 1 x 0, mas não contará com o autor da proeza na Argentina, o suspenso Nacho Fernández. Já o Flamengo tem excelente vantagem de 4 x 1 sobre o Olimpia para administrar em Brasília, também com plateia, ainda mais depois que o técnico Orteman pediu as contas após perder no fim-de-semana pro Cerro Porteño.

Classificação histórica com a assinaturaça de Artur

O homem já tinha sido decisivaço na Argentina ao fazer três gols nos 4 x 3 da ida sobre o Rosario Central e também roubou para si todos os holofotes no 1 x 0 do Red Bull Bragantino, um senhor golaço do meio de campo para confirmar a classificação pra semifinal da Sul-Americana contra Santos ou Libertad.

Tensão máxima na zona do rebaixamento do Brasileirão

A 16ª rodada acabou com Chapecoense 1 x 1 América, o empate mineiro acontecendo aos 48 minutos do segundo tempo. O Coelho é 18º, com 15 pontos, e o Verdão do Oeste afunda mais e mais rumo à Segundona com 5 pontos e nenhuma vitória, "feito" que só o Avaí de 2019 havia atingido - e infelizmente tende a superá-lo. Nesta quarta, um jogo atrasado da 5ª rodada promete fortes emoções: Cuiabá x Grêmio (16º com 17 x 19º com 10 e depois com ainda uma partida a menos). Os tricolores andam enfurecidos pela horrorosa campanha do time no campeonato e pelo vídeo que vazou da festinha de aniversário do Paulo Miranda após a derrota na finaleira pro São Paulo.

Náutico num abismo desgraçado na Série B

A 19ª rodada começou com Náutico 0 x 1 Cruzeiro, primeiro gol do Thiago desde um nos 3 x 0 sobre a URT em 26 de julho do ano passado. Com Vanderlei Luxemburgo, a Raposa somou oito de 12 pontos ao vencer duas fora e empatar duas como mandante. O Timbu do Hélio dos Anjos começou auspicioso com 14 rodadas de invencibilidade na largada da competição, mas agora não ganha há seis jogos e perdeu as últimas cinco. Vergonhoso.

O Coritiba venceu a Ponte Preta por 2 x 0 e acabará a primeira metade na liderança com 36 pontos, enquanto o Avaí fez 2 x 0 no Sampaio Corrêa e terminará este meio de semana no G4, com 33, dê o que der no restante dele. O Remo arrancou um gol decisivo aos 49 minutos da segunda etapa para fazer 2 x 1 no Confiança. Nesta quarta, teremos Guarani x Botafogo, Vila Nova x Vitória, CRB x Operário e Vasco x Londrina.

Outros destaques das rodadas do futebol

Campeonato Brasileiro Série C A 12ª rodada terminou com Figueirense 2 x 0 Paraná. A classificação do Grupo B é: em 1º, Ypiranga, Novorizontino e Criciúma com 23; em 4º, Ituano com 21; em 5º, Botafogo de Ribeirão Preto com 19; em 6º, Mirassol e Figueirense com 16; em 8º, São José com 12; em 9º, Paraná com 9; e em 10º, Oeste com 6.

Campeonato Brasileiro Feminino A ida das quartas acabou com Internacional 1 x 2 São Paulo.

Campeonato Brasileiro Sub-17 Flamengo bicampeão numa vitória emocionante por 4 x 1 sobre o Vasco, tendo aberto três gols de frente na etapa inicial para sofrer um na metade complementar e isso deixar em 4 x 4 o marcador total. O tento do caneco veio com Petterson aos 43 minutos - Petterson, 43... Pet... Vasco... #Petkovic2001Feelings.

Supercopa da Alemanha Deu Bayern de Munique por 3 x 1 sobre o Borussia Dortmund com dois do Lewandowski, que tem agora 24 gols no grande clássico germânico, pela vez primeira com seis vitórias consecutivas de um dos times. Primeiro título da carreira do jovem treinador Julian Nagelsmann, de apenas 34 anos.

Curtinhas Esportivas

Você sabia que o Campeonato Paranaense ainda está acontecendo? Faz mais de um mês que ele está parado, desde que o Londrina se classificou pra decisão ao eliminar o Operário. Acontece que a outra semifinal nem sequer começou ainda, recém agora pintaram datas para Athletico e FC Cascavel se enfrentarem: 1º e 8 de setembro.

Kaio Jorge trocou o Santos pela Juventus Oficializada pela Velha Senhora a aquisição dele até 2026.

Dado Cavalcanti não é mais técnico do Bahia Campeão do Nordeste neste ano, mas vindo de seis fracassos consecutivos no Campeonato Brasileiro (cinco deles derrotados), teve 21 êxitos, 11 empates e 19 derrotas. De 2011 para cá, esta é nada mais e nada menos que a 24ª mudança na casamata tricolor, é mole?

Finais mais cedo no ano que vem Serão as dos torneios Conmebol, em outubro, devido à Copa do Mundo no Catar entre novembro e dezembro: Sul-Americana em Brasília no dia 1º e Libertadores em Guayaquil no dia 29.

Boca Juniors trocou de treinador Antepenúltimo do Campeonato Argentino após seis rodadas e eliminado da Libertadores nas oitavas, Miguel Ángel Russo caiu fora. O ex-volante Sebastián Battaglia é o substituto.

Eliminado por fazer substituições a mais Foi o Wolfsburg da Copa da Alemanha, no campo vencendo o Preussen Munster por 3 x 1, mas nos tribunais perdendo por 2 x 0. Acontece que foram feitas seis mudanças, quando só pode cinco mesmo que haja prorrogação. Amável pergunta: a organização do jogo não poderia ter impedido isso? Não poderiam ter alertado o treinador Mark van Bommel que isso não podia?

Convocada a seleção brasileira feminina de vôlei A chamada de José Roberto Guimarães é pro Sul-Americano de 15 a 20 de setembro na Colômbia, incluindo as olímpicas Macris, Roberta, Rosamaria, Carol Gattaz, Bia, Carol, Gabi, Natália e Ana Cristina, sendo as novidades Mayany, Kasiely, Nyeme, Natinha e Lorenne.

Ituano a uma vitória do título da Liga de Basquete Feminino Com 65 x 57 sobre Blumenau, as paulistas serão campeãs se vencerem fora de casa no domingo. As catarinenses são obrigadas a se dar bem.

Jogos da Juventude cancelados pelo COB O evento aconteceria em Aracaju em dezembro, mas a gravidade da pandemia infelizmente não viabiliza ainda um evento que reúna quase 5 mil atletas dos 15 aos 17 anos.

Cancelado o Grande Prêmio do Japão A pandemia levou à derrubada da etapa de 10 de outubro, sendo este o quarto cancelamento de uma etapa da Fórmula 1 neste ano, depois das corridas de Austrália, Singapura e Turquia, ainda que esta última tenha retornado ao calendário para substituir Singapura - e até agora não há confirmação ou não sobre o GP da China. A notícia do cancelamento da etapa japonesa vem poucos dias depois da realização da Olimpíada de Tóquio e a uma semana da abertura dos Jogos Paralímpicos.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Elisângela Colodeti estreou na TV Bandeirantes Desde segunda-feira, ela apresenta o "Jornal Band Minas" diariamente às 18h50, com novo cenário e nova estética gráfica. É o retorno dela ao vídeo quatro anos após deixar a Globo, na qual foi marcante em quase toda a década passada ao apresentar o "Bom Dia Minas".

Jéssica Senra voltou ao "Bahia Meio-Dia" Depois de dois meses, a apresentadora reassumiu o jornal da afiliada da Globo, no qual esteve presente pela vez última em 10 de junho. Ela teve um princípio da síndrome de burnout.

Latidos ao vivo na GloboNews Foi o momento hilário do "Estúdio i" da última segunda, quando a pauta era a cadelinha Margaux, que passou a reforçar a Polícia Legislativa do Congresso Nacional. O comentarista Valdo Cruz pediu ao repórter Victor Boyadjian para repassar uma pergunta sua para ela. E aí... latiu. A pergunta foi feita em "cachorrês", tirando do sério a Maria Beltrão e todos que estavam na audiência, ah, ah, ah, ah...

Luto no SBT: morreu Therry Klotzel Atriz das câmeras escondidas do "Programa Silvio Santos" (especialmente das nominadas "Os Velhinhos Se Divertem"), ela partiu nesta terça, aos 74 anos, devido a um câncer no pâncreas.

A primeira chamada do "Domingão com Huck" Foi vazada no começo desta terça a partir do Maranhão, exibida que foi nos intervalos da TV Mirante antes ainda da Rede Globo fazê-lo na matriz do Rio de Janeiro e na co-matriz de São Paulo. O tom choroso do primeiro reclame da atração que Luciano comandará a partir de 5 de setembro, às 18h, é altamente constrangedor. O "carinho da torcida" nas redes sociais foi gigantesco.

Vem aí "Um Maluco no Pedaço" na TNT A série clássica com Will Smith será mostrada pelo canal a partir de 5 de setembro, diariamente às 12h e à meia-noite, além das noites de segunda-feira às 21h. Este ano, o Multishow fez uma exibição única da produção, apresentando todos os 148 episódios. O Comedy Central também a exibe.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As da terça, 17 de agosto, foram estas:

*75 anos de Martha Coolidge, cineasta que fez filmes como "Academia de Gênios" e "As Noites de Rose".

*70 anos ao dobrado: de Robert Joy, ator que fez o Dr. Syd na série "CSI: NY"; e da cantora Elba Ramalho.

*60 anos ao dobrado: de Sílvia do Canto, ex-repórter da Rádio Guaíba e ex-apresentadora do programa "Agora"; e de Emílio Surita, apresentador do "Pânico" na Rádio Jovem Pan e que fez o programa também na RedeTV! e na TV Bandeirantes.

*55 anos da cantora Maysa Leak.

*50 anos do grande cantor Ed Motta.

*25 anos da estreia de "Kenan & Kel", série que durou 65 episódios em quatro temporadas.

*5 anos da morte de Arthur Hiller, cineasta nascido em 1923 e indicado ao Oscar por "Uma História de Amor", sendo ainda diretor de obras como "Forasteiros em Nova York", "O Expresso de Chicago", "Rapaz Solitário" e "Cegos, Surdos e Loucos".

As desta quarta, 18 de agosto, são estas:

*115 anos do nascimento de Marcel Carné, cineasta falecido em 1996 e que fez filmes como "O Boulevard do Crime".

*85 anos ao dobrado: de Robert Redford, ator e cineasta vencedor do Oscar de diretor por "Gente Como a Gente", indicado assim e por melhor filme também por "A Verdade dos Bastidores", além de indicado como ator por "Golpe de Mestre" (outras produções célebres com ele são "Descalços no Parque", "Butch Cassidy", "Nosso Amor de Ontem", "O Grande Gatsby", "Todos os Homens do Presidente", "Entre Dois Amores", "Proposta Indecente" e "Íntimo e Pessoal"); e da morte de Federico Garcia Lorca, poeta e dramaturgo nascido em 1898, autor de livros como "Seis Poemas Galegos" e de peças como "Bodas de Sangue".

*70 anos de Luiz Guilherme, ator de inúmeras novelas e outras produções das TVs Tupi, Cultura, SBT, Globo, Bandeirantes e Record, além de filmes e peças teatrais, fora ser locutor de comerciais.

*45 anos do Palmeiras campeão paulista no maior público do Parque Antártica (o 1 x 0 no XV de Piracicaba para 40.283 fãs representaria o último título de clube até o estadual em 12 de junho de 1993, nos 4 x 0 sobre o Corinthians).

*40 anos de Ana Nery, jornalista ex-repórter da Rádio Bandeirantes, na qual apresentou o programa "Na Estrada".

*30 anos ao triplicado: do nascimento de Josimar, futebolista falecido em 2016 na tragédia da Chapecoense (Sul-Americana e Catarinense daquele ano), campeão também pelo Internacional (dois Gaúchos e uma Copa FGF); de Miesha Tate, ex-lutadora de artes marciais mistas e campeã do UFC; e do término dos Jogos Pan-Americanos de Havana.

*5 anos ao dobrado: do ouro de Alison e Bruno Schmidt no vôlei de praia da Olimpíada do Rio de Janeiro (2 x 0 sobre Nicolai e Lupo); e de Usain Bolt tricampeão olímpico dos 200 metros rasos.

As desta quinta, 19 de agosto, são estas:

*100 anos do nascimento de Gene Rodenberry, roteirista falecido em 1991 e criador das séries "Jornada nas Estrelas" e "Jornada nas Estrelas: a Nova Geração".

*70 anos de John Deacon, ex-baixista do Queen.

*65 anos de Adam Arkin, ator que fez o dr. Aaron Shutt na série "Chicago Hope" de 1994 até 2000.

*60 anos de Reinaldo Azevedo, apresentador da Rádio BandNews FM e colunista da Folha de S.Paulo e do UOL, ex-RedeTV!, Rádio Jovem Pan e Veja.

*55 anos de Heloísa Perissé, atriz que fez na Globo a série "Sob Nova Direção" e novelas como "Cama de Gato" e "Boogie Oogie", mais filmes como "Sexo, Amor e Traição" e peças de teatro como "Cócegas".

*50 anos da cantora e compositora Belô Velloso.

*40 anos do SBT de São Paulo, matriz do Sistema Brasileiro de Televisão e herdeiro do canal 4, que fora até 1980 da pioneira TV Tupi.

*35 anos da cantora e compositora Christina Perri.

*30 anos da estreia do "Programa Livre", exibido pelo SBT até 2001 e apresentado por Serginho Groisman até 1999.

*25 anos ao dobrado: da morte de Jofre Soares, ator nascido em 1918 e que fez filmes como "Vidas Secas", "Terra em Transe" e "Chuvas de Verão"; e da morte de Torresmo, palhaço nascido em 1918 e que teve longa carreira tanto teatral quanto na televisão em emissoras como Paulista, Cultura, Bandeirantes e Record.

*20 anos ao dobrado: de Michael Schumacher campeão da Fórmula 1 pela 4ª vez ao vencer o Grande Prêmio da Hungria; e da morte de Gilberto Martinho, ator nascido em 1927 e que fez na Tupi a série "Falcão Negro" e na Globo novelas como "Irmãos Coragem" e "Gabriela".

*10 anos ao dobrado: do fim de "Insensato Coração", novela das nove na Globo, escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, e estrelada por Paolla Oliveira e Eriberto Leão; e de "Making Mirrors", disco de Gotye que trouxe o sucesso "Somebody That I Used To Know".

*5 anos do ouro das velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze na Olimpíada do Rio de Janeiro.

As desta sexta, 20 de agosto, são estas:

*90 anos de Don King, ex-produtor musical do Jackson 5 e mais famoso promotor de lutas de boxe da história.

*85 anos do nascimento de Pedrinho Mattar, pianista falecido em 2007 e ex-apresentador do "Pianíssimo" na Rede Vida.

*75 anos do nascimento de José Wilker, falecido em 2014 e um dos maiores atores brasileiros da história, visto na Globo em novelas como "Os Ossos do Barão", "Gabriela", "Anjo Mau", "Roque Santeiro", "O Salvador da Pátria", "A Próxima Vítima" e "Senhora do Destino", sendo ainda diretor de inúmeras produções (entre elas o humorístico "Sai de Baixo"), visto ainda em várias peças teatrais e em muitos filmes, como "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Bye Bye Brasil" e "Bonitinha Mas Ordinária", fora ter sido comentarista do Oscar tanto no Telecine quanto especialmente na TV Globo.

Bela do Dia: Bárbara Mello

Bárbara Mello, apresentadora e repórter da Super Rádio Tupi, sempre de olhos e ouvidos abertos ao que acontece no Rio de Janeiro.

*65 anos ao dobrado: de Celso Russomanno, repórter e apresentador da "Patrulha do Consumidor" na Record e que fez programas nas TVs Gazeta, SBT, Manchete, CNT, RedeTV! e Bandeirantes, além de ser deputado federal por SP; e de Joan Allen, atriz indicada ao Oscar por "A Conspiração" e de coadjuvante por "Nixon" e "As Bruxas de Salém".

*60 anos ao dobrado: do primeiro jogo do Palmeiras no Morumbi (um 0 x 0 com o São Paulo pelo Campeonato Paulista); e de Martha Medeiros, escritora e poetisa, colunista do jornal Zero Hora desde 1994.

*55 anos de Maurício Gonçalves, ex-repórter da RBS TV.

*35 anos do Coritiba campeão paranaense com 3 x 0 sobre o Pinheiros.

*30 anos ao triplicado: da demissão de Paulo Roberto Falcão como técnico da Seleção Brasileira; da morte de André Luiz Chapéu, dublador nascido em 1940 e que deu voz a personagens como Sr. Wilson em "Dennis, o Pimentinha" e Brutus em "Popeye", além de personagens de séries como o Trevor Ochmonek de "Alf, o ETeimoso" e o protagonista de "Kojak"; e de "Pocket Full of Kryptonite", disco dos Spin Doctors que trouxe "Two Princes".

*10 anos do Brasil campeão mundial sub-20 com 3 x 2 sobre Portugal.

*5 anos do Brasil campeão olímpico de futebol masculino num 1 x 1 + 5 x 4 sobre a Alemanha em entupido Maracanã.

Arremate

Covid: quase 571 mil vítimas; mais de 20,4 milhões de casos; quase 51,6 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.