Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 16 de agosto de 2021
Luisa está no Canadá e venceu o WTA 1000

Lembram daquele meme do "menos a Luiza, que está no Canadá", surgido em 2012 a partir do comercial de um prédio residencial exibido na Paraíba e que reuniu toda a família do realizador do empreendimento com exceção da estudante, que fazia um intercâmbio e cuja citação aconteceu pois, sendo a família bem conhecida no estado, dariam falta da guria? Pois nesta última semana Luisa esteve no Canadá e tornou-se campeã de um WTA 1000 pela vez primeira, na melhor notícia do esporte brasileiro neste domingo. Claro que não era a estudante do reclame e sim Luisa Stefani, medalhista olímpica de bronze em Tóquio na dupla improvável com Laura Pigossi. Ela e a nativa Gabriela Dabrowski derrotaram a eslovena Andreja Klepac e a croata Darija Jurak por 2 x 0 (duplo 6/3). Baitaaa!!!

Curtinhas Esportivas

Premiação de Naomi Osaka será doada ao Haiti A tenista doará o dinheiro que ganhar pela participação no WTA de Cincinnati em prol da população que perdeu 304 pessoas depois de um terremoto de 7,2 graus na Escala Richter no sábado - e que, horas depois, sofreu outro terremoto de 5,9. Naomi é filha de uma japonesa e um haitiano.

Prenúncio da "last dance" de Roger Federer? A lenda do tênis, que recentemente fez 40 anos, não disputará o Aberto dos Estados Unidos devido a uma lesão no joelho, que também lhe tirou da Olimpíada de Tóquio.

Gustavo Borges celebrou a vitória do filho no José Finkel Luiz Gustavo Borges venceu os 50 metros livre com 21s19, quarta melhor marca brasileira desta prova em piscina curta, atrás apenas dos 20s98 de Bruno Fratus, dos 20s74 de Nicholas Santos e dos 20s51 do recordista César Cielo. O torneio aconteceu em Bauru.

Wallace se despediu da seleção brasileira de vôlei Ele foi ouro olímpico na Rio 2016 e prata em Londres 2012, tendo perdido o bronze em Tóquio há duas semanas. O jogador seguirá atuando pelo Cruzeiro.

Ituano saiu na frente 66 x 55 no primeiro jogo da final contra o Blumenau na Liga de Basquete Feminino.

Will Power venceu na Fórmula Indy Pódio do GP de Indianápolis comandado por ele, seguido de Romain Grosjean e de Colton Herta. Líder do campeonato com 415 pontos, Alex Palou abandonou. Vice com 394, Pato O'Ward terminou em 5º. Com 381 em 3º, Scott Dixon acabou em 17º. A próxima etapa é domingo que vem, em Gateway.

Nyck de Vries campeão da Fórmula E Chancelada pela FIA a partir deste ano, a categoria teve o holandês levantando o caneco ao acabar em 8º na etapa derradeira na Alemanha, que teve outros 17 pilotos competindo pelo topo, um deles Lucas Di Grassi. A prova derradeira foi faturada pelo francês Norman Nato.

Tragédia: diretora de Spa-Francorchamps foi assassinada Nathalie Maillet, de 51 anos, e outras duas pessoas foram mortas em casa. A imprensa noticia que Nathalie manteria uma relação íntima com uma advogada e que ambas foram baleadas pelo marido da diretora do circuito belga, que depois se suicidou. Meu Deus!!! E se prepare, pois infelizmente não é a primeira história de assassinato horrível que destacarei nesta coluna.

Gamarra lutando MMA? Oi? Sério: um beque caracterizado não só pelo grande futebol que mostrou em Internacional, Flamengo, Corinthians, Palmeiras e Paraguai, mas também porque dificilmente fazia faltas, afirmou em entrevista durante o evento CTF 4, em Assunção, que ingressará nas artes marciais mistas aos 50 anos. Eita...

Olimpia enfrentará o Flamengo sem treinador efetivo Quase eliminados da Libertadores após tomarem 4 x 1 em casa na ida, os paraguaios não têm mais Orteman na casamata pois ele pediu demissão após sofrer 3 x 0 do Cerro Porteño, pelo campeonato nacional, no sábado. Um interino dirigirá a equipe em Brasília.

Libertadores Feminina no Paraguai Esta será a nova sede do torneio entre 3 e 18 de novembro, depois que o Chile picou a mula por ficar incomodado por sediar tudo menos a final, que será em Montevidéu no dia 21.

Futebol mundial de luto: perdemos Gerd Müller

Partido neste domingo aos 75 anos de causa não informada até a publicação desta coluna, o mais importante artilheiro da história da Alemanha sai de cena tendo as conquistas da Eurocopa de 1972 e da Copa do Mundo de 1974, desta última sendo anotador nos 2 x 1 decisivos sobre a Holanda. Foram 14 gols em 13 partidas de três Mundiais, marca superada apenas em 2006 pelos 15 em 19 de Ronaldo Nazário, que seria passado em 2014 pelo alemão Klose com 16 em 24. Pelos germânicos, foram 68 tentos em 62 presenças, 10 marcados em 1970, Bola de Ouro. Pelo Bayern de Munique, venceu a Intercontinental de 1976, três Copas dos Campeões da Europa, quatro Bundesligas e quatro Copas da Alemanha. Foram 566 gols em 607 partidas, 365 deles somente no Campeonato Alemão.

Destaques da rodada no mundo e no Brasil

Campeonato Alemão Aberto neste fim-de-semana, teve o atual eneacampeão Bayern de Munique começando com empate a busca pelo 10º caneco, 1 x 1 com o Borussia Monchengladbach. O outro Borussia, o Dortmund, atropelou o Eintracht Frankfurt por 1, 2, 3, 4, 5 x 2.

Campeonato Inglês A 30ª edição da Premier League também começou neste fim-de-semana e teve o atual campeão Manchester City perdendo por 1 x 0 para o Tottenham. O Liverpool fez 3 x 0 no Norwich e Salah fez história ao ser o primeiro jogador a marcar na primeira rodada do certame em cinco temporadas consecutivas. O campeão olímpico Richarlison deixou o seu nos 3 x 1 do Everton sobre o Southampton e o atual campeão europeu Chelsea tocou 3 x 0 no Crystal Palace. Com público no Old Trafford depois de um ano e cinco meses, o Manchester United atropelou o Leeds United por 1, 2, 3, 4, 5 x 1 com três do Bruno Fernandes. A grande história envolveu o Brentford, de volta à elite após 74 anos e que estreou fazendo 2 x 0 no Arsenal. Lindíssima a cena da celebração da torcida vencedora ao som de "Hey Jude", dos Beatles, numa daquelas imagens que ficarão para a eternidade.

Campeonato Espanhol Também aberto neste fim-de-semana, teve o Atlético de Madrid começando com um 2 x 1 sobre o Celta a luta para ser o primeiro bicampeão sem ser Real Madrid ou Barcelona desde o Athletic Bilbao em 1984. Os merengues aplicaram 1, 2, 3, 4 x 1 no Alavés com um do Vinícius Júnior, enquanto os catalães fizeram seu primeiro jogo oficial após a saída do Messi e derrotaram a Real Sociedad por 4 x 2, dobra do Braithwaite.

Campeonato Francês A 2ª rodada teve Messi apresentado à torcida em lotado Parque dos Príncipes antes dos 4 x 2 do Paris Saint Germain no Strasbourg, 6 pontos obtidos. O Olympique chegou aos 4 num 2 x 2 com o Bordeaux, não adiantando Gerson ir às redes. A preocupação foi com Kalu, do time visitante, que desmaiou logo aos 5 minutos e foi prontamente atendido, chegando a querer voltar a jogar após sair do gramado andando, mas claro que substituído sendo. Quem tá mal é o atual campeão Lille, massacrado em casa pelo Nice por 4 x 0 para ter 1 ponto.

Campeonato Português Os três grandes foram aos 6 pontos por vencerem na 2ª rodada, o Porto por 2 x 1 sobre o Famalicão, o Sporting por 2 x 1 diante do Braga e o Benfica por 2 x 0 pra cima do Arouca.

Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 Semifinais abertas por Cresspom 0 x 1 Atlético Mineiro e Esmac 1 x 1 Red Bull Bragantino.

Campeonato Brasileiro Feminino As quartas começaram com Avaí/Kindermann 1 x 4 Corinthians, Ferroviária 3 x 2 Santos e Grêmio 2 x 1 Palmeiras (fim da invencibilidade alviverde), sendo a ida findada nesta segunda por Internacional x São Paulo.

Os destaques da 12ª rodada da Série C

O Grupo A teve Volta Redonda 1 x 1 Botafogo da Paraíba, Paysandu 2 x 0 Jacuipense, Floresta 2 x 2 Manaus, Altos 0 x 0 Tombense e Santa Cruz 0 x 0 Ferroviário. Classificação: em 1º, Botafogo com 20; em 2º, Paysandu com 19; em 3º, Manaus, Tombense, Voltaço e Ferroviário com 18; em 7º, Altos com 14; em 8º, Floresta com 12; em 9º, Jacuipense com 10; e em 10º, Santa com 7.

Já o Grupo B apresentou Ypiranga 0 x 1 Criciúma (1º x 3º ambos com 23), Oeste 1 x 2 Novorizontino (10º com 6 x 2º com 23), Ituano 2 x 2 São José (4º com 21 x 8º com 12) e Mirassol 1 x 0 Botafogo de Ribeirão Preto (6º com 16 x 5º com 19). Segunda-feira de Figueirense x Paraná (7º com 13 x 9º com 9).

O líder da Série B tomou uma tunda de laço (e outras da 18ª rodada)

Embora siga na frente, o Coritiba levou uma sova daquelas de 3 x 0 do CSA em rodada sem derrotas alagoanas, ainda que o CRB tenha perdido a chance de liderar o torneio por empatar em 1 x 1 com o Vitória, que estreou o treinador Wagner Lopes. O Goiás vem a seguir e ficou na cola ao marcar 2 x 1 no Guarani. Nos critérios, o G4 é completado neste momento pelo Sampaio Corrêa, cujo 1 x 1 fez o Cruzeiro acabar o turno com uma única vitória em nove mandos, somando apenas nove de 27 pontos disputados sob seus domínios. Quem perdeu terreno foi o Náutico, quatro derrotas seguidas após sofrer 2 x 0 do Avaí, que lhe igualou na pontuação. Queda vertiginosa do Timbu.

O Botafogo é o melhor mandante até aqui, sete vitórias em nove jogos e obviedade confirmada: 1 x 0 no lanterna Brasil. Tão vendo, torcedores estúpidos e idiotas que invadiram o jogo-treino do time na quinta-feira passada e tiveram comportamento hostil com rojões estourados e empurrões nos jogadores? Adiantou??? O Vasco teve Vanderlei expulso por defender fora da área e deu Remo por 2 x 1, primeira vez que o venceu desde os 2 x 0 da Série A da longínqua e distante 1975. Operário e Brusque ficaram no 1 x 1, o Londrina fez 1 x 0 no Vila Nova e a Ponte Preta meteu 4 x 2 no Confiança, voltando a marcar quatro no mesmo jogo desde 29 de janeiro, 7 x 2 no Figueirense.

Sem "asterísticos" graças a Deus, a classificação: em 1º, Coritiba com 33; em 2º, CRB com 32; em 3º, Goiás com 31; em 4º, Sampaio Corrêa, Avaí e Náutico com 30; em 7º, Guarani com 29; em 8º, Botafogo, Vasco e Operário com 28; em 11º, CSA e Brusque com 25; em 13º, Remo com 23; em 14º, Ponte Preta com 19; em 15º, Vila Nova e Cruzeiro com 18; em 17º, Londrina com 16; em 18º, Vitória com 15; em 19º, Confiança com 13; e em 20º, Brasil com 12.

A 19ª rodada é neste meio de semana, fecharemos uma metade do certame: na terça, Náutico x Cruzeiro e Confiança x Remo às 19h e Coritiba x Ponte e Sampaio x Avaí às 21h30; na quarta, Guarani x Botafogo e Vila x Vitória às 19h e Vasco x Londrina e CRB x Operário às 21h30; e na quinta, Brusque x Goiás às 19h e Brasil x CSA às 21h30.

Galo mais líder do que nunca (e outras da 16ª rodada do Brasileirão)

Depois da expulsão errada do Patrick de Paula (o Brasil é um fenômeno mesmo, no mundo inteiro o VAR funciona e só aqui o apatifamos - mas quem me lê de longa data, seja aqui no PB ou no Twitter, bem sabe que tô falando isso desde sua adoção), a vida do Atlético Mineiro ficou bem menos complicada para Savarino brilhar nos 2 x 0 que derrubaram o Palmeiras. O reencontro dos técnicos finalistas da última Libertadores teve Abel Ferreira expulso pela "enésima" vez e Cuca chegando às 235 vitórias no histórico da competição, igualando Muricy Ramalho no 2º lugar - e ficará isolado logo, logo, ainda que bem distante do recordista Vanderlei Luxemburgo com 350 sucessos.

Líder com 37 pontos, o Galo chegou às nove vitórias consecutivas, igualando o recorde em pontos corridos do Internacional de 2020 e, no cômputo geral, atrás apenas das 10 do São Paulo de 2002 e das 11 do recordista Guarani de 1978. Na temporada em si, são 11 vitórias nas últimas 14 partidas com somente uma perdida, sendo quatro triunfos consecutivos em casa e 10 mandos de invencibilidade, oito deles vencidos. Será neste cenário que Diego Costa, adquirido até o fim do ano que vem, chegará. Já o Verdão, vice com 32, não ganha há quatro compromissos, dois deles perdidos. Sua sorte é que não precisa voltar a vencer para ir à semifinal continental, 0 x 0 bastará.

O Palmeiras continua em 2º porque o Fortaleza, também em porfia com o vídeo como personagem central, não venceu o Santos, pela vez primeira nesta edição deixando pontos pelo caminho contra um paulista. Dois gols tricolores foram anulados após revisão do VAR, o segundo bem difícil de entender. Mas teve um pênalti nos acréscimos, confirmado também via vídeo. Era só Crispim acertá-lo e a vitória seria confirmada. Porém, João Paulo salvou a pele do suspenso Fernando Diniz com algo que não acontecia havia 64 jornadas desde Everson contra Rossi no 1 x 0 sobre o Vasco em 5 de outubro de 2019: defendeu a cobrança e manteve o 1 x 1 da metade inicial.

3ª com 31 pontos, a equipe do Juan Pablo Vojvoda não empatava havia 10 jogos, dos quais oito vencidos, e vinha de cinco vitórias seguidas como mandante, condição na qual está invicto há 19 partidas (13 obtidas). Os tricolores não perdem para os alvinegros praianos há seis encaradas tanto no geral desde 2006 quanto como mandantes desde 1984. O Peixe é 10º, com 21, e empatou quatro dos últimos nove compromissos, três deles vencidos. Fora de casa não tem se dado bem, faturou somente uma única vitória nas últimas nove visitas para perder quatro delas.

Os paulistas não perderam para os cearenses nesta rodada pois deu Corinthians por 3 x 1 sobre o Ceará, destacando-se o seis anos depois retornado Renato Augusto, que precisou de apenas sete minutos para marcar um golaço. 11º com 21, o Timão do Sylvinho voltou a ganhar em casa após duas derrotas e quatro jogos, voltando a marcar três gols na mesma partida depois dos 4 x 0 sobre o River Plate do Paraguai em 26 de maio. Já o Vozão do Guto Ferreira, 8º com 23, teve findada sua invencibilidade enganosa de 11 compromissos, já que apenas quatro foram vencidos, os únicos quatro sucessos dos últimos 17 cotejos, mesmo que só quatro destes perdidos. Primeira derrota após seis empates seguidos fora de casa, 11 visitas fracassadas depois dos 3 x 0 no Ferroviário em 19 de maio.

Outro paulistano exitoso foi o São Paulo nos acréscimos do tempo segundo, um 2 x 1 que jogou no chão o ânimo do Grêmio, em situação cada vez mais complicada. Os tricolores de SP não ganhavam dos tricolores do RS em seus domínios desde os 2 x 0 de 6 de junho de 2015, depois disso sendo seis empates consecutivos. 14ª com 18 pontos, a equipe do Hernán Crespo não perde há seis partidas gerais, quatro delas vencidas, e há três mandos, dois deles obtidos. Por sua vez, os comandados do Luiz Felipe Scolari estão em 19º, com 10, e não empatam há cinco jogos, dos quais dois perdidos, perdendo duas fora de casa após ganhar três visitas.

Se um porto-alegrense se deu mal, o outro se deu bem, mas com alta carga de emoção. Por duas vezes o Internacional esteve na frente, por duas vezes o Fluminense igualou, fazendo jus a um duelo que não acaba 0 x 0 há 18 realizações desde 2012. A tranquilidade só veio quando os 4 x 2 foram assinados depois dos 45 minutos do segundo tempo, reprisando um marcador feito em 15 de julho de 2009. A "raridade rara" da noite foi Edenilson marcar dois gols e não só nenhum deles ser de pênalti, mas ambos de cabeça em cruzamentos do Cuesta.

9º colocado com 21 pontos, o time do Diego Aguirre marcou oito gols em dois domingos sobre a dupla carioca que está na Libertadores e na Copa do Brasil. Três meses depois, o Colorado voltou a vencer duas seguidas, tendo agora uma derrota nas últimas partidas - e as duas vitórias seguidas sinalizam uma evolução enorme em relação a uma única nos 10 jogos anteriores. Depois de oito mandos sem uma só vitória que fosse, são agora quatro de invencibilidade. 15ª com 17 e um jogo a menos, a esquadra do Roger Machado não se dá bem há três jogos gerais, dois deles perdidos, e venceu somente dois dos últimos oito, perdendo cinco. Quarta derrota seguida.

Se um carioca se deu mal, o outro se deu bem. Jogando no Raulino de Oliveira pois o Maracanã está fechado até dia 30 pra ver se conseguem dar um jeito no gramado, o Flamengo do Renato Portaluppi completou 21 jogos sem um mísero empate que seja, dos quais agora 16 vencidos (10 nos últimos 11) após os 2 x 0 sobre o Sport, que teve a estreia do Hernanes e a 700ª atuação da carreira de Thiago Neves, mas que voltou a perder após quatro partidas, tendo agora somente duas vitórias nas 12 últimas, cinco delas perdidas. 5º com 27 e dois jogos a menos, o Mengão obteve a sexta vitória consecutiva sobre o Leão, 17º com 15 e que não ganha dele no RJ há 13 jogos desde 2000.

Teve nordestino derrotado fora e teve nordestino derrotado em casa. O Bahia até teve Gilberto quebrando o jejum de oito jogos para fazer história ao igualar Ramon, do Santa Cruz da década de 1970, com um gol que lhe deixou com 39, ambos agora sendo os maiores artilheiros de clubes da região na divisão principal. Só que o Atlético Goianiense virou para vencer por 2 x 1, emendando duas vitórias sobre os tricolores como visitante e quatro jogos de invencibilidade. 13º com 18, o time do Dado Cavalcanti ganhou uma das últimas oito partidas, seis delas perdidas. Em 7º com 23, a equipe do Eduardo Barroca vinha de quatro atuações fracassadas, mas agora não é derrotada há quatro presenças devido a três empates seguidos. Este foi apenas o quarto êxito nas últimas 17 presenças.

Outro que ganhou por 2 x 1 como visitante foi o Juventude, 12º com 19 e um jogo a menos. Mas quem saiu na frente foi o Red Bull Bragantino, 4º com 28. Wagner marcou os dois tentos da virada, o segundo numa trapalhada defensiva digna de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. Foi a primeira vitória do Ju sobre o BragaBull em quatro partidas em Bragança Paulista - tinha derrotado em 2008, mas em Santa Bárbara do Oeste. Foi também a primeira vitória alviverde fora de casa na Série A desde o 1 x 0 no Palmeiras em 2007. O time do Maurício Barbieri perdeu dois dos últimos cinco jogos gerais, venceu dois dos sete últimos e perdeu 10 mandos de invencibilidade, embora só três obtidos. Já a equipe do Marquinhos Santos ganhou duas das últimas três pelejas para compensar quatro sem vitória.

Em embate inédito, o Cuiabá marcou 1 x 0 num Athletico Paranaense de time misto e agora há cinco jogos gerais sem vitória, quatro deles perdidos. Os comandados do António de Oliveira estão em 6º, com 23 pontos e uma partida a menos, e não ganham há cinco visitas, quatro delas perdidas. Já o Dourado do Jorginho está em 16º, com 17, e sofreu uma única derrota nas últimas oito porfias, vencendo três das últimas seis.

Segunda-feira de rodada encerrada por Chapecoense x América Mineiro (20º com 4 x 18º com 14).

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Globo Rural" voltou após um mês fora do ar Retornado neste domingo o campeão de audiência das manhãs, com Helen Martins e Vico Iasi retornando à bancada após a cessão do horário para a Olimpíada.

Santa Clara tá vendo tu recorreres ao YouTube, viu, Globo? Vivem derrubando vídeos dela por lá com isso e aquilo, inclusive de material não disponível no GloboPlay, mas não se furtam de ir até lá quando precisam. Assim foi no "Fantástico" deste domingo, quando reportagem sobre Marcos Mion, retornado à emissora e que assumirá o "Caldeirão" a partir de 4 de setembro inclusive com as famosas reações a vídeos com detalhes engraçados e/ou furados, destacou trabalhos dele durante a carreira. Um deles foi o "Piores Clipes do Mundo" nas famosas e populares pérolas videoclípticas, até aí nada de mais porque infelizmente o acervo da MTV tá nas mãos do Senhor. Mas precisavam ter feito o mesmo com trechos do "Descontrole" e do "Legendários"? Custava pedirem imagens em boa qualidade à Bandeirantes e à Record ao invés de mostrarem as ruinzinhas extraídas da web???

Pedro Bial voltou a entrevistar presencialmente Foi no "Conversa com Bial" da última sexta para sábado, que o apresentador gravou frente a frente com Marisa Monte, não só para o programa, mas também para um documentário que estreará não se faz ideia ainda de quando no GloboPlay e que apresentará o novo disco dela.

Silvio Santos teve novamente clássicos revisitados Com o homem se recuperando em casa devido à Covid e como o programa inédito deste domingo seria justamente o que gravariam na última semana se não fosse a infecção, retomaram o resgate de imagens áureas dele em programas como "Show do Milhão", "Qual é a Música?", "Nada Além da Verdade" e "Topa Tudo por Dinheiro", deste último pintando um momento com Serginho Groisman nos tempos em que apresentava o "Programa Livre"- só não me pergunta o horário porque não tem como saber, rs.

Record voltou ao ar em Angola com outro nome Dica do C. Jardel Alves no Twitter: a emissora está de novo no ar por lá com o nome My Channel África, o "My Channel" herdado de um canal britânico que acabou em janeiro deste ano e que também pertencia a Edir Macedo e associados. A marca Record tá sendo omitida ao máximo neste regresso, a ponto do confinamento "Ilha Record" ser chamado de "A Ilha - Tudo a Ver". Claro, porque ninguém deve acessar internet em Angola e ninguém fará a menos remota ideia de que é a Rede Record se em momento algum seu nome for mostrado ou sequer mencionado, certos eles! (atenção: este é um comentário debochadissimamente ironiquérrimo) A Record África foi tirada do ar em abril devido a inconformidades com a legislação angolana.

GloboPlay disponibilizou "Tarcísio & Glória" na íntegra A boa resposta do público à reprise na TV aberta do primeiro episódio na última quinta, como homenagem póstuma ao já saudoso e eterno Tarcísio Meira, levou o portal a publicar todos os 18 episódios da série co-estrelada por Glória Menezes em 1988. Por enquanto, não apenas os assinantes podem acompanhá-la, mas também meros e simples cadastrados na Globo.com.

Filme brasileiro legendado em italiano na TV Brasil Aconteceu na última quinta, quando também em homenagem póstuma ao Tarcisão mostraram "Quelé do Pajeú", filme dirigido por Anselmo Duarte em 1969 e protagonizado pelo galã. A produção foi perdida há quatro décadas e somente lá pelos idos de 2016 é que encontraram uma cópia dele na Itália, com legendas no idioma local. Era isso ou não era nada. Então, foi do jeito que tinha à mão. Triste a coisa chegar num nível desses devido à péssima preservação da história audiovisual por parte deste país.

De embrulhar o estômago: Christiane Louise foi assassinada Desde que soube disso e até agora, me sinto mal pra burro e com uma sensação de raiva misturada com inconformidade. Perdemos um belíssimo talento da nossa dublagem, que faria recém 50 anos em 12 de setembro, porque um economista a quem conheceu durante um tratamento em clínica psiquiátrica em 2017 e a quem abrigou em seu apartamento veio com uma conversa de "possuída pelo demônio" no qual a Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro não caiu ao investigar a história por claro ficar ser um crime de caráter patrimonial, no qual ele (preso preventivamente) e a mãe (foragida) mataram Christiane e, depois de dois a três dias, jogaram seu corpo numa área de vegetação na Zona Oeste da capital fluminense.

Não conseguirei mais escutá-la sem ficar entristecido Claro que este ano tem sido trágico para a dublagem por tantos os talentos perdidos, mas quase todos têm sido por doenças, vide Júlio Chaves, Dario de Castro, Iara Riça, Ana Lúcia Menezes... Dói muito, claro que dói, mas de alguma maneira ainda fica um sentimento legal predominante pelas ótimas lembranças que seus tantos e tão bons trabalhos deixaram - e a Christiane também era uma baita dubladora. Mas diante desta situação escabrosa e horripilante, como é que conseguirei escutar novamente a Srta. Morello do "Todo Mundo Odeia o Chris", a Mia do "Dois Homens e Meio", a Jessica Angell de "CSI: NY", a Margarida e tantas outras sem bater uma tristeza irrestrita, ainda que ela mandasse tão bem em comédias, por exemplo? Não me conformo, não me conformo. Algo assim na arte não me chocava tanto desde o assassinato da Daniella Perez em 1992 e, mesmo que vivo eu não fosse na época (mas os relatos bastando para tanto), o da Sharon Tate em 1969.

Kaley Cuoco quer o cavalo agredido por uma treinadora em Tóquio Atualmente estrelando a série "A Comissária de Bordo", a eterna Penny de "Big Bang, a Teoria" é apaixonada por cavalos e desceu a lenha em seus perfis nas redes sociais na alemã Kim Raisner, que foi flagrada agredindo o cavalo conduzido por Annika Schleu no pentatlo moderno da Olimpíada após a prova não ser completada, o que levou à expulsão da treinadora dos Jogos. Casada com um adestrador, Kaley inclusive disse que compraria o cavalo no ato, qualquer que seja o preço para tanto, para que ele tenha a vida que deve ter, sem ser submetido a um ato nojento de abuso no esporte.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 16 de agosto, são estas:

*115 anos do nascimento de Oscarito, falecido em 1970 e histórico comediante em chanchadas como "Nem Sansão nem Dalila", "Matar ou Correr" e "O Homem do Sputnik" (memorável sua dupla com Grande Otelo).

Bela do Dia: Bianca Maia

Bianca Maia, ex-ginasta rítmica que faturou medalha de ouro no Pan de Guadalajara em 2011 e que, tanto na Rio 2016 quanto em Tóquio 2021 por 2020, foi comentarista da TV Globo. A sigla do Amazonas dela é AM, mas também cabe AP de apaixonante.

*75 anos ao dobrado: do término dos Jogos Olímpicos de Berlim, consagrados pelos feitos do quatro vezes medalhista dourado Jesse Owens engolidos em seco pelo desgraçadamente maldito Adolf Hitler; e de Lesley Ann Warren, atriz de filmes como "Os Sete Suspeitos" e "Que Droga de Vida!", além da série "Testemunha Ocular".

*70 anos de Marcelo Nova, ex-cantor da banda Camisa de Vênus.

*65 anos da morte de Bela Lugosi, ator nascido em 1882 e célebre intérprete de Drácula a partir de 1931.

*50 anos da estreia de "Meu Pedacinho de Chão", primeira novela das seis da história da Globo, escrita por Benedito Ruy Barbosa e estrelada por Renée de Vielmond e Maurício do Valle.

*45 anos da estreia de "O Futebol Americano", um dos mais icônicos episódios da série "Chaves" (vocês já fizeram calistenia hoje?).

*40 anos de Júlia Rabello, atriz de novelas como "A Regra do Jogo" e "Rock Story" na Globo, além do humorístico "Porta dos Fundos", fora ser apresentadora do "Fale Conosco" no GNT.

*25 anos do Flamengo campeão da Copa de Ouro Nicolás Leoz com 3 x 1 sobre o São Paulo na final.

*15 anos ao dobrado: do Internacional campeão da Libertadores num 2 x 2 com o São Paulo; e da 10.000ª entrevista de Jô Soares entre o "Jô Soares Onze e Meia" no SBT e o "Programa do Jô" na Globo, realizada com Marcelo Tas, que fazia o show multimídia "A História do Brasil Segundo Ernesto Varela".

*5 anos do ouro olímpico do boxeador Robson Conceição, vencendo por pontos o francês Sofiane Oumiha.

Arremate

Covid: mais de 569 mil vítimas; quase 20,4 milhões de casos; quase 50 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.