Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 14 de agosto de 2021
Colocando em dia assuntos da quinta-feira (e algo da sexta)

Destaques das rodadas do futebol

Copa Libertadores A ida das quartas teve Fluminense 2 x 2 Barcelona (dos males o menor, antes o empate do que perder como mandante).

Copa Sul-Americana A ida das quartas teve Santos 2 x 1 Libertad e LDU 1 x 0 Athletico Paranaense.

Campeonato Brasileiro Série B A 17ª rodada teve Operário 1 x 0 Botafogo e CRB 3 x 0 Brusque.

Curtinhas Esportivas

Tite chamou a Seleção Convocados para enfrentar Chile em 2 de setembro, Argentina no dia 5 e Peru no dia 9: os goleiros Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras); os zagueiros Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (Paris Saint Germain), Éder Militão (Real Madrid) e Lucas Veríssimo (Benfica); os laterais Danilo, Alex Sandro (ambos Juventus), Guilherme Arana (Atlético Mineiro) e Daniel Alves (São Paulo); os meias Bruno Guimarães (Lyon), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Fred (Manchester United), Claudinho (Zenit), Éverton Ribeiro (Flamengo) e Lucas Paquetá (Lyon); e os atacantes Neymar (PSG), Firmino (Liverpool), Matheus Cunha (Hertha Berlin), Raphinha (Leeds United), Gabriel Jesus (City), Richarlison (Everton) e Gabriel Barbosa (Flamengo).

Jogos adiados Dos times que tiveram convocados pela Seleção Brasileira, no caso da 19ª rodada do Brasileirão, ficando para sabe lá Deus quando São Paulo x América Mineiro, Ceará x Palmeiras, Flamengo x Atlético Goianiense e Atlético Mineiro x Grêmio. As demais partidas acontecerão em 4 de setembro.

Só Seleção Brasileira, ressalte-se Embora Óscar Tabárez incluísse Arrascaeta, Piquerez e Terans na chamada do Uruguai para enfrentar Peru, Bolívia e Equador, o Athletico Paranaense não entrou na diferenciação da CBF, o que fará Terans ser desfalque do jogo de 4 de setembro contra o Sport. Essa aí não pegou bem.

Lukaku de volta ao Chelsea 115 milhões de euros pagos à Internazionale para tê-lo de volta até 2026.

A primeira chamada pós-Tóquio de Renan Dal Zotto Convocados para o Sul-Americano de 1º a 5 de setembro, duas vagas pro Mundial do ano que vem: os olímpicos Bruninho, Cachopa, Alan, Lucarelli, Lucão, Isac e Thales, e as novidades Aboubacar, João Rafael, Vaccari, Adriano, Flávio, Cledenilson e Maique.

Funvic trocou o Vale do Paraíba pelo Rio Grande do Norte Depois de sete anos, a gestora do atual bicampeão da Superliga Masculina de vôlei deixou Taubaté, cuja prefeitura rompeu o acordo entre as partes, e se mandou para Natal. Outras conquistas deste findado período incluem seis Paulistas consecutivos, duas Supercopas, uma Copa Paulista, duas Copas Brasil e um Super Vôlei. O Nordeste entrará com muita força na próxima edição.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

"Tarcísio & Glória" foi resgatado Quinta-feira, a Globo homenageou o eterno Tarcísio Meira no dia da sua morte aos 85 anos, por decorrência do coronavírus, substituindo "Ilha de Ferro" pelo primeiro episódio da série estrelada por ele e Glória Menezes em 1988, muito louca por envolver extraterrestre e tudo mais. Quem fez parte do elenco desta produção foi a então atriz Sandra Annenberg, mas infelizmente ela não estava no episódio inicial, que teve uma introdução póstuma e reverenciadora feita por outro destaque da história resgatada, Marieta Severo.

Fausto Silva passou por cirurgia O apresentador teve retirado um cateter usado em tratamento contra um problema renal e já voltou para casa, confirmou sua esposa Luciana Cardoso ao NaTelinha.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 13 de agosto, foram estas:

*75 anos da morte de H. G. Wells, escritor nascido em 1866 e autor de obras como "A Máquina do Tempo", "A Ilha do Dr. Moreau", "O Homem Invisível" e "A Guerra dos Mundos".

*70 anos ao dobrado: de Beto Guedes, cantor e compositor integrante do Clube da Esquina; e do nascimento do cantor e compositor Dan Fogelberg, falecido em 2007.

*50 anos de Patrick Carpentier, automobilista ex-Fórmula Indy e Nascar.

*45 anos de Simone Gutierrez, atriz de novelas da Globo como "Passione", "Cheias de Charme" e "Joia Rara".

*40 anos do fim de "Os Waltons", série que durou 210 episódios em nove temporadas.

*35 anos de Eduardo Costa, jornalista ex-repórter da RBS TV de Porto Alegre (ele fez uma matéria em 2011 sobre pessoas acordadas ou com problemas para dormir na madrugada e fui um dos entrevistados, tudo "culpa" da Carla Fachim, eh, eh, eh).

*5 anos do 23º ouro olímpico de Michael Phelps, conquistado no revezamento 4x100 medley na Olimpíada do Rio de Janeiro, encerrando sua extraordinária carreira com 28 medalhas em quatro Olimpíadas, as outras sendo três de prata e duas de bronze (na Rio 2016 ele obteve cinco ouros e uma prata).

As deste sábado, 14 de agosto, são estas:

*95 anos do nascimento de René Goscinny, argumentista falecido em 1977 e criador do Asterix, além de argumentista do Lucky Luke.

*80 anos de David Crosby, guitarrista e cantor integrante dos grupos The Byrds e Crosby, Stills & Nash.

*75 anos de Antonio Fargas, ator que fez o Branca de Neve na série "Justiça em Dobro" e o Doc na série "Todo Mundo Odeia o Chris".

*70 anos ao dobrado: da morte de William Randolph Hearst, jornalista nascido em 1863 e cuja vida inspirou o clássico do cinema "Cidadão Kane"; e da estreia de "Um Lugar ao Sol", clássico do cinema estrelado por Elizabeth Taylor e vencedor do Oscar de diretor para George Stevens, fotografia preto e branco, figurino preto e branco, edição, banda sonora e roteiro adaptado, além de indicado para filme, ator para Montgomery Clift e atriz para Shelley Winters.

*65 anos da morte de Bertolt Brecht, poeta nascido em 1898.

Bela do Dia: Greta Gerwig

Greta Gerwig, atriz e cineasta, indicada ao Oscar de diretora por "A Hora de Voar". Na madrugada deste domingo, ela aparecerá na Globo (inclusive lindíssima em topless) ao lado de Ben Stiller em "O Solteirão".

*55 anos ao quadruplicado: de Rincón, ex-futebolista campeão por Palmeiras (um Paulista), Corinthians (Mundial de 2000, Brasileiros de 1998 e 1999, mais um Paulista), Independiente Santa Fé (uma Copa Colômbia) e América de Cali (dois Colombianos); de Ronaldo Luiz, ex-futebolista campeão por São Paulo (Intercontinentais e Libertadores de 1992 e 1993, Recopa Sul-Americana de 1993 e um Paulista), Cruzeiro (Copa do Brasil de 1996) e Vasco (Libertadores de 1998); de Luciano Faccioli, apresentador da TV Thathi (Bandeirantes Baixada Santista) e da Rádio Capital de São Paulo; e de Halle Berry, vencedora do Oscar por "A Última Ceia" e vista também em filmes como "Os Flintstones", "X-Men" e "007 - Um Novo Dia Para Morrer", além de uma das atrizes mais lindíssimas de todos os tempos.

*50 anos de "Who's Next", disco histórico do The Who que traz "Behind Blue Eyes" e duas canções que seriam temas de abertura de séries derivadas de "CSI": "Baba O'Riley" (NY) e "Won't Get Fooled Again" (Miami).

*15 anos da morte de Bruno Kirby, nascido em 1949 e ator de filmes como "Amigos, Sempre Amigos" e "Harry e Sally, Feitos Um Para o Outro".

*5 anos de Usain Bolt tornando-se o primeiro tricampeão olímpico dos 100 metros rasos ao marcar 9s81 no Rio de Janeiro.

As deste domingo, 15 de agosto, são estas:

*70 anos do cantor Bobby Caldwell.

*60 anos do nascimento de Leandro, cantor falecido em 1998 e que fez inesquecível dupla sertaneja com o irmão Leonardo.

*50 anos ao dobrado: do segundo título de Jackie Stewart na Fórmula 1, mesmo abandonando o Grande Prêmio da Áustria vencido por Jo Siffert (corrida que seria a primeira de Niki Lauda na categoria); e da independência do Bahrein do Reino Unido.

*45 anos de Dany Bananinha, assistente de palco do "Caldeirão do Huck" desde a estreia em 2000.

*40 anos do Boca Juniors campeão argentino do Metropolitano num 1 x 1 com o Racing (único título de Maradona pelo clube do coração).

*5 anos do ouro de Thiago Braz no salto com vara na Olimpíada do Rio de Janeiro.

Arremate

Covid: quase 568 mil vítimas; mais de 20,3 milhões de casos; mais de 49 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.