Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 12 de agosto de 2021
Colocando em dia assuntos da terça e da quarta-feira

Destaques da Copa Libertadores

Um semifinalista está muito bem encaminhado: o Flamengo, que tocou 1, 2, 3, 4 x 1 no Olimpia e agora só perderá a classificação se sofrer quatro ou mais de diferença ou três gols a partir de 5 x 2 na semana que vem, em Brasília, já que no Maracanã não será pois fechado estará de amanhã até o dia 30 para reformas no gramado. Gabriel guardou duas no alvo nesta que foi a primeira vitória rubro-negra sobre os paraguaios como visitante no torneio após um empate em 1981 e derrotas em 2002 e 2012, obtendo o que já fizera na Supercopa de 1997 e na Mercosul de 2001.

Reabilitado após os 4 x 0 do Internacional no último domingo, Renato Portaluppi chegou às sete vitórias em oito jogos pelo Mengão, seis delas marcando três ou mais gols (28 anotados e 8 tomados). Agora ele é o 2º treinador com mais vitórias na história da competição: 47, apenas duas atrás de Gabriel Uribe. A preocupação enorme foi com Victor Salazar, do Olimpia, que sofreu um traumatismo craniano após ser acertado com força pela mão do Arrascaeta em disputa de bola no primeiro tempo. Tomara que ele se recupere e não haja maior gravidade.

Já o Atlético Mineiro, em seu 100º jogo de Libertadores na história, derrotou o River Plate por 1 x 0 para ter 46 vitórias, 29 empates e 25 derrotas e levar para semana que vem uma bela vantagem pro Mineirão. Reencontrado com o antigo time após dele se despedir em 12 de janeiro deste ano na vitória por 2 x 0 sobre o Palmeiras em SP, Nacho fez o tento decisivo - e ainda foi expulso depois. Everson foi "o cara" da noite, defesas fundamentais. Apesar de ser um baita treinador, Marcelo Gallardo ainda não ganhou de um brasileiro como mandante como treinador do River, sendo quatro derrotas e quatro empates (a bronca é que deixam para reviravoltar na casa do nosso).

Enquanto isso, São Paulo e Palmeiras ficaram no 1 x 1, placar melhor pros alviverdes pelo gol fora de casa por permitir a igualdade sem gols na próxima terça. O Tricolor ainda não perdeu Choques-Reis para Abel Ferreira, tendo agora quatro empates e duas vitórias. O atual campeão aumentou sua invencibilidade histórica como visitante em Libertadores para 14 partidas, neste que foi seu 350º compromisso no Morumbi, palco de conquistas inesquecíveis como as do fim dos jejuns estadual e nacional em 1993, havendo agora 117 vitórias, 116 empates e 117 derrotas.

Destaque da Copa Sul-Americana

Vitoriaça do Red Bull Bragantino por 4 x 3 sobre o Rosario Central, passo importantíssimo dado rumo à semifinal. Artur marcou três vezes e tornou-se apenas e tão somente o terceiro brasileiro a marcar três vezes sobre um argentino na Argentina em torneios continentais. Os outros foram Sávio, com todos do Flamengo nos 3 x 0 sobre o Vélez Sarsfield na Supercopa de 1997, e Bernard, com três pro Atlético Mineiro nos 5 x 2 sobre o Arsenal na Libertadores de 2013.

Destaques da Série B do Campeonato Brasileiro

A 17ª rodada teve Sampaio Corrêa 2 x 0 Náutico (a 3ª derrota seguida custou a liderança ao Timbu), Brasil 0 x 2 Coritiba (o novo líder segue sem tomar um só gol xavante que seja em agora sete jogos entre eles), Cruzeiro 2 x 2 Vitória (bola rolando no Independência por reformarem o gramado do Mineirão), Ponte Preta 2 x 1 Londrina (virada aos 47 minutos do segundo tempo no dia do aniversário de 121 anos), Vasco 1 x 0 Vila Nova (goianos a partir da próxima rodada treinados pelo três anos depois retornado Hemerson Maria), Goiás 1 x 1 Remo (goianos de luto pela morte devido ao coronavírus de José Marinho Batista, seu funcionário mais antigo e responsável pela manutenção por quase 50 de seus 78 anos), Avaí 0 x 1 Guarani (o Leão não perdia havia 11 jogos) e Confiança 0 x 2 CSA.

Destaque da Supercopa da Europa

Chelsea campeão com 6 x 5 nos pênaltis sobre o Villarreal após 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação, destacando-se Kepa, que entrou no finalzinho do tempo extra e defendeu duas cobranças. Os Blues já haviam conquistado o jogo de abertura da temporada UEFA em 1999, neste que foi seu segundo êxito em seis presenças.

Curtinhas Esportivas

Messi confirmado pelo Paris Saint Germain A expectativa que fica: quando acontecerá a estreia dele?

Copa América de Basquete no Brasil Será a edição de setembro de 2022, que terá 12 seleções jogando em quatro cidades-sede que ainda serão confirmadas. Em 1984, os brasileiros anfitriões foram campeões.

Finalíssima da Liga de Basquete Feminino Dias e horários dos até cinco Ituano x Blumenau: dias 15, às 14h, e 17, às 19h30, ambos em SP; dias 22, às 14h, e 24, às 18h30, ambos em SC; e dia 29, às 14h, em SP.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Roberto Canázio deixou a Super Rádio Tupi Sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que o programa dele aos sábados, das 8h às 10h, não mais irá ao ar. Clóvis Monteiro ocupará a faixa a partir deste fim-de-semana. Outra mudança foi o fim do programa "De Frente com Elas", com Isabele Benito e Márcia Pinho, e a alteração no "Samba Social Clube", agora apenas aos sábados das 13h às 15h. Heleno Rotay fará os domingos das 10h às 12h.

Nova sede da BandVale em 2022 A partir de março, as rádios e TV da Rede Bandeirantes Vale do Paraíba deixarão o imóvel na av. Dr. Mário Galvão, em São José dos Campos, e irão para o Colinas Shopping.

Júlia Ballarini de volta ao vídeo Ex-repórter geral da Record de São Paulo e esportiva da Bandeirantes do Rio de Janeiro, a jornalista está de casa nova: reportagem geral da TV Brasil na filial paulista.

Núria Saldanha deixou a CNN Brasil Correspondente nos Estados Unidos, a conterrânea gaúcha estava no canal desde seu começo e justificou questões pessoais e profissionais para não mais dele ser parte.

Estreia na TV Centro América nesta sexta Começará o novo semanal rural "+Agro" das 6h às 6h30 locais (7h às 7h30 DF), o que deixará neste dia da semana o "Bom Dia MT" com apenas uma hora, das 6h30 às 7h30 (7h30 às 8h30). A diferenciação da grade da afiliada da Globo em Mato Grosso faz com que o "Hora 1" passe gravado das 4h às 6h (5h às 7h), antes dele vindo diariamente o "Terra da Gente", produzido pela EPTV, das 3h às 4h (4h às 5h).

Nova sede do SBT Rio Será inaugurada na quinta-feira da semana que vem no Centro do Rio de Janeiro, com aproximadamente 830 metros quadrados, nos quais deverá ser montado um estúdio panorâmico que terá vista para a Marina da Glória e o Morro da Urca. Novos equipamentos também serão adquiridos para modernizar o aspecto técnico do canal, que até agora funciona em São Cristóvão, em sede vinda desde ainda a antiga TVS.

Documentário sobre Silvio Santos será reprisado Finalmente transmitido no domingo passado após ficar na gaveta por seis anos por decisão do próprio, o trabalho dirigido por Leonor Corrêa sobre vida e obra do dono do SBT terá repeteco. Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que será na próxima quinta, das 20h30 às 22h45, cancelando o "Roda a Roda" e "Chiquititas". O dia não é ocasional: será o dia dos 40 anos do Sistema Brasileiro de Televisão.

Bandeirantes resgatará materiais do "Perdidos na Noite" Sei pelo Flávio Ricco que, em novembro ou dezembro, irá ao ar o programa "Achados no Perdidos", que reprisará trechos do famoso programa apresentado por Fausto Silva de 1986 até 1988, servindo como um "esquenta" para o retorno dele à emissora depois de 33 anos.

Alan Severiano no "Jornal Hoje" Foi a surpresa desta quarta-feira: vê-lo apresentando o noticiário de almoço da Globo, primeira vez à frente de um jornal nacional. Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que isso aconteceu porque a emissora confirmou que Maria Júlia Coutinho teve uma indisposição, mas que voltará nos próximos dias. Consta que ela apresentou sintomas de infecção respiratória e por isso foi afastada enquanto exames atestam se isso tem ou não tem a ver com o coronavírus. Normalmente, Maju é substituída por César Tralli, Rodrigo Bocardi ou Roberto Kovalick, mas o primeiro está de férias e Alan o tem substituído no "SPTV", o segundo está cobrindo férias da Renata Lo Prete no "Jornal da Globo" e o terceiro já havia encerrado seu expediente. Com o remanejo de última hora do Alan para o "Hoje", seu substituto no noticiário paulistano foi Fábio Turci. Isto seguiu igual nesta quinta.

Globo renovou a transmissão do carnaval carioca Sei pelo Eduardo Moura no Audiência Carioca que Jorge Perlingeiro confirmou, durante reunião em plenária na sede da LIESA, que o vínculo agora irá até 2025.

"Sob Pressão" de volta A elogiadíssima série da Globo terá seu 4º ano estreado nesta quinta, às 22h35.

Dublagem mista RJ/SP em "O Novo Xerife" Vendida pelo Universal como "minissérie" por ter durado apenas uma temporada de 13 episódios, a série "Deputy" estreou na noite desta quarta e a grande curiosidade é que o trabalho da Voxmundi de SP reuniu vozes paulistas e cariocas juntas, algo sempre incomum e digno de registro. Enquanto o protagonista vivido por Stephen Dorff é dublado pelo paulista Alfredo Rollo, voz do Dr. Wilson de "House", e a médica vivida por Yara Martinez é dublada pela carioca profissionalmente falando (pois mineira de nascimento) Maíra Góes. Em outros personagens, misturados estiveram dubladores que chega a ser impensável que eu escutaria numa mesma produção, mais notadamente destacando Miriam Ficher e Luiz Antônio Lobue, entre outros.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Jamais esqueceremos Tarcísio Meira, Paulo José e Júlio Chaves

Três dias, três pauladas fortíssimas no âmbito artístico brasileiro com três figuras históricas que, por tudo de bom que representaram em incontáveis e aplaudidos trabalhos, deveriam ser mais que imortais: "imorríveis".

A terça marcou o adeus ao Júlio, vitimado pelo coronavírus aos 76 anos. Numa dessas tristes coincidências da vida, a "Sessão da Tarde" da Globo acabou por indiretamente homenageá-lo mesmo que já programada há alguns dias, mostrado que foi "Homens de Preto 3", no qual deu voz a um dos atores mais característicos a carregá-la, Tommy Lee Jones. O principal de todos, Mel Gibson, foi visto com Júlio a dublá-lo uma vez mais no "Domingo Maior" em "Os Mercenários 3". Imagina só Mel em "brasileirês" com outra voz? Não tem como. Na TV paga, dois ótimos trabalhos mais recentes dele seguem sendo reprisados em canais como Universal, Star Life e AXN: os detetives John Munch, de "Lei & Ordem - Unidade de Vítimas Especiais", e David Rossi, de "Mentes Criminosas". 2021 tem sido o ano mais cruel de todos com a dublagem brasileira, já batemos a casa de uma dezena de craques perdidos para sempre.

A quarta registrou a perda de um conterrâneo que dava gosto dizer que era conterrâneo de aldeia pampeana. Vitimado por uma pneumonia aos 84 anos, Paulo marcou época no cinema, no teatro e na televisão, tendo uma voz que marcava demais. Nem o mal de Parkinson deteve ele, que continuou atuando e brilhando mesmo já assim, vide seu personagem derradeiro, o Benjamin de "Em Família". Para gerações mais antigas, ainda dos tempos do preto e branco, a figura mais especial personificada pelo Paulo foi o Shazan que formava dupla com o Xerife de Flávio Migliaccio na novela "O Primeiro Amor", tão bem sucedidos que depois ganharam a série própria "Shazan, Xerife e Cia.". Para gerações do meu tempo, um personagem histórico do conterrâneo foi o alcoólatra Orestes de "Por Amor".

E na quinta, talvez a mais dura de todas as pauladas causadas pela Covid-19, que foi a perda do Tarcísio aos 85 anos. Todo o conforto do mundo para Glória Menezes, como ela conseguirá viver sem tê-lo ao lado? O maior casal da arte brasileira está desfeito após 59 anos de matrimônio, Tarcísio Filho sendo a herança eterna dele. O principal galã do país atingiu este status com desempenhos memoráveis de heróis e vilões, do João de "Irmãos Coragem" ao Renato Villar de "Roda de Fogo", passando pelo Capitão Rodrigo de "O Tempo e o Vento" e o Hermógenes de "Grande Sertão: Veredas", fora o Giuseppe Berdinazzi da 1ª fase de "O Rei do Gado" e o Lorde Williamson de sua última novela, "Orgulho e Paixão", além de filmes como "Independência ou Morte" e "O Beijo no Asfalto".

Uma cena que admito nunca ter visto por ser de uma novela que não assisti e da qual admito conhecer muito pouco me impactou demais ao vê-la hoje. É do desfecho de "Um Anjo Caiu do Céu", de 2001, quando os personagens de Paulo e Tarcísio ficam de bem após brigarem a trama toda. Alceu (Paulo) diz apontando para o céu: "um dia, nos veremos lá". João (Tarcísio) responde: "mais cedo do que você pensa". Parece até que este diálogo da trama de Antônio Calmon foi premonitório, não deu 24 horas completas entre a perda de um e a perda do outro! Há algo no que acredito e algo no que não acredito: respectivamente destino e coincidências. Pensa bem, vivente. 20 anos se passaram entre esta cena e as mortes dos dois, exatamente da forma que foi encenada. Tem como não se arrepiar?

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 11 de agosto, foram estas:

*45 anos de Iván Córdoba, ex-futebolista campeão por Colômbia (Copa América de 2001) e Internazionale (Mundial e Liga dos Campeões de 2010, cinco Italianos, quatro Copas e quatro Supercopas da Itália).

*35 anos ao dobrado: de Arouca, futebolista - que, diferentemente do dito em alguns lugares que registraram seu aniversário, não está mais no Figueirense por deixá-lo ao término da Série B do ano passado - campeão por Fluminense (Copa do Brasil de 2007 e um Carioca), Santos (Libertadores de 2011, Recopa Sul-Americana de 2012, Copa do Brasil de 2010 e três Paulistas), Palmeiras (Copa do Brasil de 2015 e Brasileiro de 2016) e Brasil (Mundial Sub-17 de 2003); e de Rhodolfo, futebolista do Cruzeiro e campeão por Athletico (um Paranaense), São Paulo (Sul-Americana de 2012), Flamengo (Libertadores e Brasileiro de 2019 e um Carioca) e Besiktas (dois Turcos).

*30 anos ao quadruplicado: do basquete feminino do Brasil campeão do Pan-Americano de Havana com 97 x 76 sobre a anfitriã Cuba; da estreia de "Doug", série animada produzida até 1999; da estreia de "Ren & Stimpy", série animada produzida até 1996; e da estreia de "Os Anjinhos", série animada produzida até 2004.

As desta quinta, 12 de agosto, são estas:

*140 anos do nascimento de Cecil B. DeMille, cineasta falecido em 1959 e ganhador do Oscar de filme por "O Maior Espetáculo da Terra", indicado ainda por "Os Dez Mandamentos", sendo ainda diretor de "Vendaval de Paixões" e "Sansão e Dalila".

*110 anos do nascimento de Cantinflas, humorista falecido em 1993 e um dos mais célebres do México em todos os tempos, vencedor do Globo de Ouro por "A Volta ao Mundo em 80 Dias".

Bela do Dia: Kathulin Tanan

Kathulin Tanan, repórter da RPC (Globo) de Londrina e ex-Tarobá (Bandeirantes) e RIC (Record). Saída do Centro-Oeste para o centro maior do interior paranaense, nascida que é na sul-mato-grossense Campo Grande.

*85 anos ao dobrado: do nascimento de Humberto Marçal, radialista falecido em 1992 e que passou por rádios paulistas como Cultura, Bandeirantes, Nacional, Excelsior e Record; e do nascimento de Glória Ladany, dubladora falecida em 2019 e que deu voz a personagens como a Vovó Zilda na série "Família Dinossauro" e a atrizes como Ingrid Bergman, Ruth Gordon e Agnes Moorehead em filmes, além da Sra. Ellie Ewing na série "Dallas".

*65 anos de Bruce Greenwood, ator que protagonizou a série "Um Homem Sem Passado".

*60 anos de Luiz Feier Motta, um dos maiores dubladores brasileiros, voz de personagens animados como o título de "Cavalo de Fogo" e um dos que fez o Diretor Skinner em "Os Simpsons", além de atores como Sylvester Stallone (oficial dele após a morte do André Filho), Pierce Brosnan, Steven Seagal e Christopher Reeve, além de personagens como o Tenente Andy Flynn das séries "Divisão Criminal" e "Crimes Graves".

*50 anos de Pete Sampras, um dos maiores tenistas de todos os tempos, vencedor de dois Abertos da Austrália, cinco Abertos dos EUA e sete Wimbledon, além de cinco Tour Finals (só nunca venceu Roland Garros, nem finalista foi).

*30 anos de "Metallica", disco também conhecido como "Álbum Preto", que traz sucessos como "Nothing Else Matters" e "Enter Sandman", este último marcado na televisão brasileira como tema do "Top Five" do "CQC" na Bandeirantes.

*15 anos do fim de "Floribella", novela da Bandeirantes escrita por Patrícia Moretzsohn e Jaqueline Vargas, estrelada por Juliana Silveira, Maria Carolina Ribeiro e Suzy Rêgo.

Arremate

Covid: mais de 566 mil vítimas; mais de 20,2 milhões de casos; mais de 47,6 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.