Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sexta, 6 de agosto de 2021
Colocando em dia assuntos da quinta-feira

Destaques dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Vôlei feminino medalhado, apesar do abalo O dia começou mal para as gurias pois Tandara foi retirada da seleção após ser pega em exame antidopagem feito ainda no início do mês passado e cujo resultado somente agora foi revelado. Ainda assim - e talvez até por isso, pela companheira não mais presente pois regressada para cá -, as comandadas do José Roberto Guimarães derrotaram sem dificuldade a Coreia do Sul por 3 sets a 0 na semifinal, mesmo placar da vitória dos EUA sobre a Sérvia. No começo da madrugada de domingo no nosso horário, as brasileiras tentarão repetir a conquista do ouro sobre as americanas de Pequim 2008 e Londres 2012.

Recorde de medalhas confirmado Entre as já sabidas e as que serão definidas entre ouro e prata, o Brasil chega às 20 medalhas neste Tóquio 2020 em 2021, superando as 19 da Rio 2016.

Disputa do ouro do futebol masculino Acontecerá na manhã deste sábado entre Brasil e Espanha, seleções já confrontadas em Olimpíadas duas vezes: Cidade do México 1968, com vitória espanhola por 1 x 0; e Montreal 1976, êxito brasileiro por 2 x 1. O bronze ficou com o México, 3 x 1 no anfitrião Japão.

Canadá ouro no futebol feminino 3 x 2 nos pênaltis sobre a Suécia após 1 x 1 no tempo normal e na prorrogação. Aliás: uma das piores disputas de pênaltis que já vi na vida, quatro erros suecos e três erros canadenses. Já vi muitas disputas horrorosas entre homens, até piores que essa. Mas nas mulheres, foi a primeira.

Allyson Felix na história olímpica Mesmo perdendo os 400 metros femininos para a agora bicampeã olímpica bahamense Shaunae Miller-Uibo, a estadounidense papou o bronze e tornou-se a mulher com mais medalhas na história dos Jogos: 10, sendo cinco ouros em revezamentos entre Pequim 2008 e Rio 2016, mais um nos 200 metros em Londres 2012, além de três pratas nos 200 metros em Atenas 2004 e Pequim 2008, mais a dos 400 metros na Rio 2016. Até agora, ela estava empatada com a jamaicana-eslovena Marlene Ottey.

Coronavírus na Olimpíada 29 novos casos foram confirmados pelo Comitê Olímpico Internacional, nenhum deles envolvendo atletas. São agora 387 casos diretamente ligados aos Jogos de Tóquio, 33 deles de competidores, 251 de residentes na capital japonesa e 136 de não residentes no país-sede.

Destaques das rodadas do futebol

Copa do Brasil A volta das oitavas acabou com ABC 0 x 1 Flamengo (0 x 7 totais e nem fizeram falta o gol do Michael inacreditavelmente anulado por dar pau no VAR e nem Renato Portaluppi na casamata - ele comandou o time por telefone e o auxiliar Maurício Souza esteve em Natal) e Juazeirense 2 x 0 Santos (2 x 4 totais). As quartas-de-final serão sorteadas nesta sexta e saberemos todo o chaveamento até a finalíssima.

Campeonato Brasileiro A 15ª rodada começará com Sport x Red Bull Bragantino (15º com 14 x 4º com 27).

Campeonato Brasileiro Série B A 16ª rodada começará com Remo x Operário (12º com 19 x 11º com 21), Guarani x Brasil (8º com 23 x 19º com 12) e Coritiba x Goiás (2º com 29 x 3º com 26), amanhã de manhã acontecendo Brusque x Cruzeiro do estreante Vanderlei Luxemburgo (6º com 24 x 18º com 13).

Campeonato Brasileiro Série C A 11ª rodada começará com Altos x Ferroviário no Grupo A (7º com 12 x 4º com 16), tendo amanhã de manhã Ypiranga x Mirassol no Grupo B (1º com 20 x 6º com 13).

Curtinhas Esportivas

Demitido sem ser oficialmente demitido É Ramon Menezes no Vitória pois, mesmo com ele e o presidente Paulo Carneiro já falando abertamente sobre esta saída, o clube não a oficalizou em seus canais oficiais até a publicação desta coluna. Ele teve apenas três vitórias, seis empates e sete derrotas.

Fim de uma era: Messi deixou o Barcelona O que parecia que jamais aconteceria desta vez virou verdade. 17 anos, 672 gols e três Mundiais de Clubes (2009, 2011 e 2015), quatro Ligas dos Campeões (2006, 2009, 2011 e 2015), três Supercopas da Europa (2009, 2011 e 2015), 10 Campeonatos Espanhóis, sete Copas do Rei e oito Supercopas da Espanha depois, o craque argentino não está mais no clube catalão. Próximo destino?

Fim de outra era: Valentino Rossi deixará a MotoGP A temporada atual, que neste fim-de-semana terá na Áustria o GP da Estíria, marcará o adeus do nove vezes campeão mundial de motovelocidade.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Band RS parou de retransmitir o "Bandeirantes a Caminho do Sol" de São Paulo Durou poucos dias isso pois a filial de Porto Alegre já voltou nesta semana a fazer uma versão própria do programa com reprodução de entrevistas dadas a ela, à matriz paulista e até mesmo à BandNews FM (algo que em SP não acontece pois conteúdos da Bandeirantes só rodam na Bandeirantes e conteúdos da BandNews FM só rodam na BandNews FM, não é "tudo junto e misturado" igual a aqui). Além do programa apresentado pelo Vitor Lupato, a Rádio Bandeirantes de Porto Alegre também veiculava o "Primeiro Jornal" da TV Bandeirantes, retransmitido pela matriz da AM/FM.

Festividade com aglomeração infectou Luiz Carlos Braga Sei pela Patrícia Kogut n'O Globo que o apresentador do "Repórter Brasil Tarde", da TV Brasil, pegou coronavírus depois de ser um dos convidados para uma festividade de inauguração do Museu da Rádio Nacional - e a aglomeração infectou outros profissionais.

"Jornal do Almoço" retomará os segmentos regionais no RS O noticiário da RBS TV voltará, a partir da próxima segunda, a ter os blocos locais apresentados por Shirlei Paravisi em Caxias do Sul, Mateus Rodiguero em Passo Fundo, Patrícia Porciúncula em Pelotas, Vanessa Backes em Santa Maria e Maiara Medina em Santa Cruz do Sul, suspensos por um ano e cinco meses, período no qual os apresentadores regionais participaram para todo o estado com notícias de suas áreas chamadas pela âncora porto-alegrense Cristina Ranzolin.

Histórias de coberturas marcantes da GloboNews Sei pela Marcelle Carvalho no UOL que começará na próxima terça o podcast "As Histórias na GloboNews", do GloboPlay, apresentado pela fundadora Maria Beltrão e que recuperará assuntos especiais dos 25 anos de existência do canal a ser completados em outubro. A apresentadora do "Estúdio i" receberá colegas de firma em 10 episódios para relembrar as maiores coberturas da casa.

Cecília Malan retornará à redação da Globo em Londres Anúncio feito pela própria ao término do "Bom Dia Brasil" de hoje. Há um ano e meio, a correspondente tem trabalhado apenas e tão somente de casa, exceção recente a alguns pouquíssimos vivos em externa depois de algumas liberações feitas na Inglaterra.

Cinema trapalhão no SBT A "Tela de Sucessos" tem exibido filmes com Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. O desta sexta será "O Trapalhão nas Minas do Rei Salomão", de 1977, que tem Monique Lafond e Wilson Grey. Já o da sexta-feira que vem será especialíssimo: "Os Trapalhões e o Rei do Futebol", co-estrelado por Pelé em 1986.

Mais luto na dublagem: perdemos Christiane Louise Que ano desgraçado esse 2021 para o ramo, tantas tem sido as perdas enormes. Já se foram Dario de Castro, Carlos Marques, Ana Lúcia Menezes, Mariana Maribetti, na última semana perdemos Orlando Drummond e Mário Monjardim... Agora se soube da perda, por causa não confirmada até a publicação desta coluna, da dubladora de 49 anos - faria 50 no dia 12 de setembro. Entre seus trabalhos mais especiais, estão a Zatanna em "Liga da Justiça Sem Limites", a Margarida em diversas produções da Disney, personagens de Emanuelle Vaugier nas séries "Dois Homens e Meio" (Mia) e "CSI: NY" (Jessica Angell) e a professora Srta. Morello, interpretada por Jacqueline Mazarella na série "Todo Mundo Odeia o Chris".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta sexta, 6 de agosto, são estas:

*110 anos do nascimento de Lucille Ball, atriz falecida em 1989 e histórica protagonista da pioneira das sitcoms "I Love Lucy" de 1951 até 1959, voltando depois nas séries "O Show da Lucy" e "Here's Lucy".

*70 anos de Catherine Hicks, atriz de filmes como "Brinquedo Assassino".

*65 anos de Stepfanie Kramer, atriz que fez a Dee Dee McCall na série "Tiro Certo" de 1984 até 1991.

*60 anos de Juan Carlos Osorio, treinador do América de Cali e campeão por Once Caldas (um Colombiano Finalización) e Atlético Nacional (dois Colombianos Apertura e um Finalización, uma Superliga da Colômbia e duas Copas Colômbia), com passagem pelo São Paulo.

*50 anos de Mário Tupinambá Filho, dublador de personagens como Lenny e Moe na série "Os Simpsons" e Salém, o Gato Falante na série "Sabrina, Aprendiz de Feiticeira".

*45 anos de Soleil Moon Frye, atriz que protagonizou a série "Punky, a Levada da Breca" de 1984 até 1988.

*25 anos do último show dos Ramones, realizado no Palace de Los Angeles.

*20 anos da morte de Jorge Amado, escritor nascido em 1912 e autor de clássicos da literatura (vários deles adaptados para televisão e cinema), como "Gabriela, Cravo e Canela", "A Morte e a Morte de Quincas Berro d'Água", "Dona Flor e Seus Dois Maridos", "Tenda dos Milagres", "Teresa Batista Cansada de Guerra", "Tieta do Agreste" e "Tocaia Grande".

*15 anos da estreia do "Topa ou Não Topa", programa do SBT apresentado por Silvio Santos até 2007, depois retornado com Roberto Justus entre 2010 e 2011, por fim com Patrícia Abravanel entre 2019 e 2020.

*5 anos da morte de Ivo Pitanguy, cirurgião plástico nascido em 1926.

As deste sábado, 7 de agosto, são estas:

*145 anos do nascimento de Mata Hari, espiã, dançarina e cortesã falecida em 1917.

*50 anos da abertura do primeiro Campeonato Brasileiro, sendo o 1º gol marcado por Scotta em São Paulo 0 x 3 Grêmio.

*35 anos de Diego Pombo, árbitro de futebol e ex-participante de "A Fazenda" na Record.

*20 anos da estreia de "Presença de Anita", minissérie da Globo escrita por Manoel Carlos e estrelada por Mel Lisboa, José Mayer e Leonardo Miggiorin (e que tem aquela que considero a cena de sexo mais extraordinária da história da televisão brasileira, com Joanna Tristão e Taiguara Nazareth observados de longe pela Vera Holtz).

As deste domingo, 8 de agosto, são estas:

*100 anos do nascimento de Esther Williams, nadadora falecida em 2013 e atriz de filmes como "Escola de Sereias" e "A Rainha do Mar".

*70 anos ao dobrado: de Louis van Gaal, treinador nesta semana anunciado novamente pela Holanda e campeão por Ajax (Intercontinental, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa todas em 1995, Copa da UEFA em 1992, três Holandeses, uma Copa e três Supercopas da Holanda), Barcelona (Supercopa da Europa de 1997, dois Espanhóis e uma Copa do Rei), AZ Alkmaar (um Holandês), Bayern de Munique (um Alemão, uma Copa e uma Supercopa da Alemanha) e Manchester United (uma Copa da Inglaterra); e de Martin Brest, cineasta de filmes como "Um Tira da Pesada", "Fuga à Meia-Noite", "Perfume de Mulher" e "Encontro Marcado".

*65 anos de Cecilia Roth, atriz de filmes como "Pepi, Luci e Bom" e "Tudo Sobre Minha Mãe".

Bela do Dia: Mariana Dias

Mariana Perpétuo Dias, médica veterinária e dona da vaca Anastácia, que tem um perfil muito acessado no Instagram. Anastácia havia desaparecido em Ribeirão das Neves e foi encontrada uma semana depois, após a Polícia Civil pegar os meliantes que a levaram.

*60 anos de The Edge, guitarrista e tecladista do U2.

*55 anos de Jimmy Wales, empresário e um dos fundadores da Wikipédia.

*50 anos do término dos Jogos Pan-Americanos de Cali.

*40 anos ao dobrado: de Roger Federer, um dos maiores tenistas de todos os tempos, vencedor de um Roland Garros, cinco Abertos dos EUA, seis Abertos da Austrália, oito Wimbledon e seis Tour Finals, além de ouro olímpico nas duplas em Pequim 2008 e prata no simples em Londres 2012); e de Roberta Piza, apresentadora da Rede Record, por muitos anos na bancada do "Fala Brasil".

*35 anos do fim de "A Super Máquina", série estrelada por David Hasselhoff em 90 episódios e cinco temporadas a partir de 1982.

*5 anos do ouro olímpico da judoca Rafaela Silva nos Jogos do Rio de Janeiro, derrotando a mongol Sumiya Dorjsuren na categoria até 57 kg.

Arremate

Covid: quase 561 mil vítimas; quase 20,1 milhões de casos; quase 44,3 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.