Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quinta, 5 de agosto de 2021
Colocando em dia assuntos da quarta-feira

Destaques dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Mais uma prata para o Brasil Pedro Barros faturou uma no skate park, ficando atrás apenas do australiano de nota quase perfeita e praticamente inalcançável Keegan Palmer (a dele foi 95,83 e a do nosso 86,14).

19 medalhas confirmadas 16 já saíram e mais três vêm aí, faltando saber se ouro ou prata: a do futebol masculino na final contra a Espanha e duas no boxe, tanto a da Bia Ferreira contra a irlandesa Kellie Anne Harrington quanto a do Hebert Conceição diante do ucraniano Oleksandr Khyzniak, todas elas marcadas para sábado. Com isso, já está igualada a melhor marca brasileira, obtida nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016.

Não era essa a 20ª medalha pretendida... O vôlei masculino do Brasil terá que buscar o bronze pois tomou 3 sets a 1 do Comitê Olímpico Russo, vindo pela frente a Argentina, que perdeu a outra semifinal para a França por 3 x 0. Pensar que estava 20/12 para os nossos... Baaahhh!!! Bom, é a vez primeira sem brasileiros na decisão desta modalidade desde Sydney 2000. Os homens não fizeram com os russos o que as mulheres fizeram nos 3 x 1 das quartas.

Futebol feminino EUA medalhistas de bronze com 4 x 3 sobre a Austrália, com direito a um gol olímpico (que neste evento é chamado apenas e tão somente de gol, rs) da Rapinoe. A final Suécia x Canadá seria às 23h de hoje no nosso horário, correspondendo às 11h de sexta em Tóquio. No entanto, há o temor de forte calor neste horário, por isso transferiram a partida pras 21h locais, que darão 9h de amanhã para cá. Isso também levou à mudança de calor, pois neste horário o Olímpico terá provas do atletismo, daí as boleiras jogarão em Yokohama.

Coronavírus na Olimpíada 358 casos estão confirmados até a publicação desta coluna com ligação ao evento, sendo 33 de atletas, 226 de residentes no Japão e 132 de não residentes no país.

Destaques das rodadas do futebol

Copa do Brasil A volta das oitavas teve Vasco 1 x 2 São Paulo (1 x 4 totais no 10º mata-mata consecutivo faturado por Hernán Crespo entre São Paulo e Defensa y Justicia), Bahia 2 x 1 Atlético Mineiro (2 x 3 totais pois o gol do Vargas salvou a pele do Galo e tornou inútil o primeiro êxito tricolor após cinco jogos), Atlético Goianiense 2 x 2 Athletico Paranaense (3 x 4 totais) e CRB 0 x 1 Fortaleza (1 x 3 totais com todos os gols cearenses marcados pelo Wellington Paulista). Hoje tem Juazeirense x Santos (ida: 0 x 4) e ABC x Flamengo (ida: 0 x 6). As quartas-de-final serão sorteadas nesta sexta, às 3 da tarde, e ali já saberemos todo o chaveamento até a finalíssima.

Campeonato Brasileiro Série C A 10ª rodada acabou com Ituano 3 x 0 Criciúma pelo Grupo B.

Curtinhas Esportivas

Público nos estádios Depois do Cruzeiro obter no STJD uma liberação para tanto assim que cumprir cinco jogos com portões fechados por punição, o Flamengo teve aceito um pedido para ter público em seus jogos como mandante dentro da carga máxima estabelecida pela cidade-sede dos mesmos. Já o governador João Dória Júnior disse que São Paulo liberará torcida nos estádios a partir de 1º de novembro, quando estima-se que 90% da população do estado esteja completamente imunizada contra o coronavírus. Nem direi mais nada sobre tudo isso, sobre todos estes e outros temas relacionados, porque não adianta. É toalha jogada e não encontro forças para levantá-la, como forças não sei como conseguem ter familiares e amigos das cerca de mil vítimas diárias da doença neste país.

Pintado na Chapecoense Visto por último no Goiás, ele é o sucessor de Jair Ventura na casamata.

O "dia do fico" de Alisson no Liverpool O goleiro da Seleção Brasileira renovou até 2027.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Daniel Scola recupera-se de cirurgia O apresentador do "Gaúcha Atualidade" na rádio e comentarista do "Bom Dia Rio Grande" na RBS TV tem estimada para amanhã alta médica do Hospital Moinhos de Vento, aqui em Porto Alegre. Informações no sentido de tranquilizar a audiência têm sido dadas diariamente no ar pela substituta do "Atualidade", Andressa Xavier, mas somente agora por informação institucional da RBS veio a real dimensão do que teve o Scola: foi retirado um tumor no cerebelo. A neurocirurgia já estava agendada previamente e ele deixou o CTI na sexta-feira da semana passada, não havendo previsão para um retorno às atividades, que desde o ano passado têm sido feitas sempre de casa pois até agora a Gaúcha não voltou a fazer programas normalmente em estúdio. Que o Scola fique bem logo, apoio da esposa Gabriella Bordasch e das crianças terá muito para voltar firme e forte.

Carlos Tramontina reassume o "SPTV - 2ª Edição" A partir desta quinta, ele voltará a apresentar o noticiário da Globo após estar totalmente imunizado contra o coronavírus, mas ontem ainda deu um "tostão da sua voz" ao aparecer ao lado do substituto Alan Severiano. Tramontina ficou fora do jornal por um ano e quatro meses, neste período seguindo no ar somente aos domingos, no matinal de matérias variadas "Antena Paulista".

Celso Freitas reassumirá o "Jornal da Record" Sei pelo Flávio Ricco no R7 que será na próxima segunda a volta definitiva do titular, também imunizado devidamente, para re-editar dupla com Christina Lemos. Celso tinha chegado a retornar no começo deste ano, mas a pandemia agravou-se e ele voltou para casa logo depois.

Horários trocados na RedeTV! a partir da próxima segunda O "RedeTV! News" sairá das 19h30 e voltará a ir ao ar às 21h30, enquanto o "TV Fama" fará o caminho inverso. No caso do Rio Grande do Sul, o programa de fofocas deixará de ser mostrado e o noticiário voltará a ser exibido pela TV Pampa, já que não importa o que a emissora nacional mostre na faixa das 19h, intocáveis nela que são o "Jornal da Pampa" e o "Atualidades Pampa".

Ana Paula Padrão num veículo televisivo da Globo depois de 16 anos Foi nesta semana, quando ela apareceu no estúdio do GNT para gravar como convidada do Fábio no "Que História é Essa, Porchat?". A ex-apresentadora de telejornais, hoje à frente do "MasterChef" na Bandeirantes, não surgia numa atração de veículo televisivo global desde que trocou o Plim-Plim pelo SBT lá no longínquo e distante 2005 para estrear o "SBT Brasil".

Silvio Santos gravou de pijama e terá documentário exibido O dono do SBT surgiu exatamente assim mesmo como estou dizendo no estúdio de seu programa nesta quarta, gravação que irá ao ar no próximo domingo. Também neste dia, confirmado é pela emissora que será mostrado um documentário produzido há seis anos por Leonor Corrêa e engavetado desde então sobre a vida pessoal e profissional do "Patrão". O material é tão antigo - e, verdade seja dita, correndo o risco de estar desatualizado em alguns aspectos por tanto que aconteceu na vida dele (de bom e de ruim) neste tempo - que um dos depoentes não está mais conosco para vê-lo: Gugu Liberato.

Por isso que sempre tive uma quedona pela Rachel Deu no site: "Jennifer Aniston cortou relações com pessoas que se recusaram a se vacinar contra a covid-19". Certissíssima ela! Gente má assim, que não pensa no coletivo e que é adepta de teorias furadas e cientificamente criminosas, tem que cair fora do convívio para sempre.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quinta, 5 de agosto, são estas:

*140 anos do nascimento de João do Rio, jornalista falecido em 1921 e pioneiro da crônica-reportagem.

Bela do Dia: Karen Jonz

Karen Jonz, tetracampeã mundial de skate vertical e primeira brasileira campeã dos X-Games. Nestes Jogos Olímpicos de Tóquio, ela destacou-se de sobremaneira com seus comentários desbocados e sinceros sobre a modalidade no SporTV, arrebatando os corações da audiência nas redes sociais.

*115 anos do nascimento de John Huston, histórico cineasta falecido em 1987 e vencedor do Oscar de diretor e roteirista por "O Tesouro de Sierra Madre", sendo indicado ainda como diretor e roteirista por "O Segredo das Joias" e "Uma Aventura na África", diretor e produtor (filme) por "Moulin Rouge", roteirista original por "A Vida do Dr. Ehrlich" e "Sargento York", roteirista de adaptação por "O Céu é Testemunha" e "O Homem Que Queria Ser Rei", além de ator coadjuvante por "O Cardeal", sem jamais esquecer que atuou ainda em "Chinatown".

*110 anos do nascimento de Robert Taylor, ator falecido em 1969 e que fez filmes como "A Dama das Camélias" e "A Ponte de Waterloo".

*70 anos de Samantha Sang, cantora de músicas conhecidas de telenovelas da Globo, como "Emotion" (dueto com Barry Gibb) em "Sem Lenço, Sem Documento" e "I Can Still Remember" em "Marron-Glacé".

*60 anos do nascimento de Tawny Kitaen, atriz falecida em maio deste ano e que fez filmes como "A Última Festa de Solteiro" e vários videoclipes do Whitesnake (namorada primeiro e casada depois foi com o vocalista David Coverdale), como os de "Here I Go Again" e especialmente "Is This Love".

*55 anos ao dobrado: de Jonathan Silverman, ator dos dois filmes "Um Morto Muito Louco" e que fez Jonathan Eliot na série "The Single Guy"; e de "Revolver", icônico disco dos Beatles com clássicos como "Taxman", "Eleanor Rigby", "Here, There and Everywhere", "Yellow Submarine", "Good Day Sunshine", "Got To Get You Into My Life" e "Tomorrow Never Knows".

*30 anos da TV Tambaú de João Pessoa, afiliada da Rede Manchete em seu surgimento e desde 1995 afiliada do SBT.

*5 anos ao dobrado: da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro; e da morte de Vander Lee, cantor e compositor nascido em 1966.

Arremate

Covid: quase 560 mil vítimas; mais de 20 milhões de casos; mais de 43,6 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.