Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Quarta, 4 de agosto de 2021
Colocando em dia assuntos de segunda e terça-feira

Destaques dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Ouros de mulheres nas águas Ana Marcela Cunha conquistou o título na maratona aquática com 1 hora, 59 minutos, 30 segundos e oito centésimos. Já Martine Grael e Kahena Kunze faturaram o bicampeonato na vela classe 49er FX.

Bronzes dos homens No salto com vara, um desacreditado Thiago Braz completou o pódio ao saltar 5,87 metros. Nos 400 metros com barreiras, isso aconteceu com Alison dos Santos. Já no boxe, Abner Teixeira perdeu a semifinal por pontos para o atual campeão olímpico Julio La Cruz e, como nesta modalidade basta chegar na semi para garantir medalha, a derrota não impediu o brasileiro de conquistar mais um bronze para seu país.

Futebol masculino garantiu medalha No mínimo prata, mas a busca será pelo ouro do bicampeonato. O Brasil passou pelo México por 4 x 1 nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal e na prorrogação. Sábado, a finalíssima será contra a Espanha, que fez 1 x 0 no Japão na prorrogação.

Vôlei de praia sem medalhas Com Alison e Álvaro Filho eliminados pelos letões Martins Plavins e Edgars Tocs por 2 sets a 0, o Brasil acabará estes Jogos sem conquistar uma única medalha pela vez primeira na história.

Simone Biles competiu e medalhou Após ficar de fora de outras finais, a ginasta voltou na decisão da trave e faturou o bronze.

Se você é jovem ainda, jovem ainda... A japonesa Kokona Hiraki e a britânica Sky Brown, respectivamente prata e bronze no skate park, são as medalhistas olímpicas mais jovens em 85 anos: 12 anos e 343 dias e 13 anos e 23 dias, respectivamente.

Argentina se despediu de Luís Scola Campeão olímpico em Atenas 2004, ele disputou seu último jogo pela seleção de basquete na derrota por 97 x 59 para a Austrália. Ao término, todos os presentes no ginásio - não apenas os argentinos, mas também os australianos - o aplaudiram por cerca de dois minutos.

Rebeca Andrade na cerimônia de encerramento A medalhista de ouro e prata na ginástica será a porta-bandeira do Brasil no acontecimento do próximo domingo. Mais do que merecido!

Destaques das rodadas do futebol

Copa Libertadores O Fluminense concluiu as oitavas-de-final ao ganhar do Cerro Porteño por 1 x 0 agora e 3 x 0 totais. Fred marcou o gol da volta e chegou aos 23 na história do torneio, atingindo a 19ª posição histórica empatado com outros cinco atletas. Com cinco brasileiros pela vez primeira, as quartas terão estes enfrentamentos (a cada dois formará uma semifinal): Flamengo x Olimpia, Barcelona x Flu, Atlético Mineiro x River Plate e Palmeiras x São Paulo.

Copa do Brasil Não mais tendo Paulo Victor por rescindido seu contrato após quatro anos, o Grêmio derrotou o Vitória por 1 x 0 para 4 x 0 totais. Os tricolores jamais perderam um mata-mata para os rubro-negros, tanto os outros da CB em 1994 e 1997, ambos nas quartas, quanto o das oitavas do Brasileiro de 1981.

Campeonato Brasileiro Série B A 4ª rodada teve Brusque 0 x 0 Coritiba. Acabaram os asteriscos.

Campeonato Brasileiro Série C A 10ª rodada teve Paraná 1 x 1 Ypiranga.

Campeonato Colombiano Independiente Santa Fe 0 x 1 Atlético Nacional, pela 3ª rodada, marcou a volta da torcida aos estádios em jogos entre clubes e teve uma horrível batalha campal entre as torcidas dos dois clubes.

Curtinhas Esportivas

Decisão sobre a CBF anulada Não vale mais a intervenção na entidade, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro a derrubou ao conceder uma liminar aos advogados dela pouco depois da chegada dos interventores Rodolfo Landim e Reinaldo Carneiro Bastos, respectivos presidentes do Flamengo e da Federação Paulista.

Flamengo com público em Brasília Será no Mané Garrincha que enfrentará o Olimpia no dia 18.

Hernanes é do Sport Recentemente saído do São Paulo, o meio-campista foi contratado pelo Leão.

Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro Treinador da "Tríplice Coroa" de 2003, ele está de volta para substituir Mozart até o fim de 2022. Ricardo Rocha também chegou, será o novo diretor técnico.

Guarani de luto: morreu Fifi 10º maior goleador da história com 86 gols, o primeiro selecionável canarinho bugrino (Sul-Americano Sub-19 em 1954) tinha 83 anos e partiu na segunda-feira. Atuante em Atlético Mineiro, Botafogo, Fluminense e XV de Piracicaba, é considerado o maior nome da história do Votuporanguense.

Copa SP Júnior confirmada Cancelada neste ano, a competição voltará a ser disputada em 2022.

Libertadores Feminina não será mais no Chile A final ser em Montevidéu deixou a ANFP tri na bronca.

Louis van Gaal voltará a treinar a Holanda O técnico liderará a seleção até a Copa do Mundo de 2022.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Afiliada da Record trocou de nome É a de Pernambuco, que desde 2006 se chamava TV Clube e que a partir da segunda-feira retomou o nome original de TV Guararapes. Assim ela surgiu no ano 2000, inicialmente como afiliada da Bandeirantes. Em 2012, a Clube se afiliou à Record e a Bandeirantes retomou a TV Tribuna como associada.

Habilidades ginastas no jornalismo global Aconteceu no "RJTV - 1ª Edição" da segunda-feira, quando o repórter Diego Haidar entrevistava colegas de Rebeca Andrade no Centro de Treinamento do Flamengo e lembrou que treinou ginástica por um breve período m sua adolescência. Não é que ele fez um movimento bom demais? Coisa de profissa. As apresentadoras Mariana Gross e Priscila Chagas ficaram, por óbvio, espantadas e encantadas.

Karla Lucena trocou o SBT pela Globo Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que a repórter especializada em cobertura do Judiciário deixou a ex-TVS pois estreará nos próximos dias no Plim-Plim e na GloboNews.

Record proíbe apresentadores de comentarem notícias Sei pelo Ricardo Feltrin no UOL que a norma foi baixada depois que Mariana Godoy chamou de "bizarra" no "Fala Brasil" a transmissão ao vivo pela internet do presidente Jair Bolsonaro, que prometeu apresentar provas de fraude na eleição vencida por ele mesmo e não o fez. As ordens da direção jornalística são de que nem sequer expressões faciais deverão ferir a "isenção" pretendida.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta quarta, 4 de agosto, são estas:

Bela do Dia: MC Pocahontas

MC Pocahontas, cantora e dançarina. "Pocah" não é a lindeza sensualmente irresistível que possui, aí vista em rara imagem "classificação livre", ainda mais diante da exposição generosamente abundante de êxtase incontrolável no novo clipe "Muito Prazer".

*120 anos do nascimento de Louis Armstrong, cantor e ator falecido em 1971 e que eternizou clássicos como "What a Wonderful World".

*80 anos do nascimento de Dominguinhos do Estácio, cantor e compositor falecido em maio deste ano e campeão do carnaval carioca em nove oportunidades por várias escolas, da Imperatriz à Grande Rio, passando por Estácio de Sá e Viradouro.

*75 anos do nascimento de Carlos Augusto Strazzer, ator falecido em 1993 e que fez novelas como "O Direito de Nascer" na Tupi e "Que Rei Sou Eu?" na Globo.

*60 anos de Lauren Tom, atriz que fez na série "Friends" Julie, aquela com quem Ross namorou antes que Rachel admitisse os sentimentos apaixonados por ele.

*50 anos de Jeff Gordon, ex-automobilista quatro vezes campeão da Nascar.

*40 anos ao dobrado: de Meghan Markle, ex-atriz e hoje Duquesa de Sussex; e da morte de Melvyn Douglas, ator nascido em 1901 e ganhador do Oscar de coadjuvante por "O Indomado" e "Muito Além do Jardim".

*25 anos ao triplicado: do término dos Jogos Olímpicos de Atlanta; do Sport campeão pernambucano num 1 x 1 com o Santa Cruz; e do fim do "Ponto a Ponto", programa da Globo apresentado por Ana Furtado, Danielle Winits e Márcio Garcia.

*5 anos ao dobrado: do fim de "Chapa Quente", série da Globo estrelada por Ingrid Guimarães e Leandro Hassum em 43 episódios e duas temporadas; e do fim de "Liberdade, Liberdade", novela das onze na Globo, escrita por Mário Teixeira com argumento de Márcia Prates, estrelada por Andreia Horta e Bruno Ferrari.

Arremate

Covid: quase 559 mil vítimas; quase 20 milhões de casos; quase 42,8 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.