Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Segunda, 2 de agosto de 2021
Colocando em dia assuntos de sexta-feira para cá

Destaques dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Rebeca Andrade ouro e prata A ginasta do Flamengo brilhou ao ser a única finalista do salto a ter nota na linha dos 15 mil, isso depois de ficar em segundo no individual geral. Com isso, ela é a primeira brasileira com duas medalhas na mesma Olimpíada e tornou-se a quarta mulher dourada em modalidades individuais, reprisando Maurren Maggi no salto em distância em Pequim 2008, Sarah Menezes no judô em Londres 2012 e Rafaela Silva no judô na Rio 2016.

Luisa Stefani e Laura Pigossi bronze no tênis Uma das medalhas mais improváveis da história por tudo que cercou a participação delas, inscritas por um dirigente da CBT de última hora e ingressadas apenas depois de desistências de outras duplas femininas. Elas ganharam das russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina por 2 sets a 1.

Bruno Fratus bronze na natação Foi na prova dos 50 metros livre, terceira final olímpica dele.

Futebol masculino Brasil na semifinal após ganhar do Egito por 1 x 0.

Vitoriaça com recorde no vôlei masculino Os 3 x 2 do Brasil sobre a França, em duas horas e 38 minutos, representaram a partida olímpica de maior pontuação total da história: 249 pontos, sendo 128 brasileiros e 121 franceses, oito acima da vitória da Itália sobre a Iugoslávia em Sydney 2000.

Novak Djokovic saiu de mãos abanando no tênis Não ganhou uma medalhinha que fosse. No individual, perdeu o bronze para Pablo Carreno Busta por 2 sets a 1. Depois, desistiu de disputar o bronze das duplas mistas ao lado de Nina Stojanovic contra Ashleigh Barty e John Peers, ganhadores sem precisar jogar.

Empate pelo ouro no atletismo Aconteceu no salto em altura entre o catari Mutaz Essa Barshim e o italiano Gianmarco Tamberi, primeiro empate no atletismo olímpico em 113 anos.

Destaques do Campeonato Brasileiro

A 14ª rodada teve Corinthians 1 x 3 Flamengo (vencedor em Itaquera pela 4ª vez em nove encontros, o rubro-negro tem seis vitórias nos primeiros seis jogos com Renato Portaluppi, algo que não acontecia desde Dori Kruschner em 1937), Atlético Mineiro 2 x 0 Athletico Paranaense (7ª vitória consecutiva do Galo, igualando o recorde nos pontos corridos de 2012), Bahia 0 x 1 Sport (7ª vitória em 11 jogos de Série A do Leão sobre o Esquadrão, que não ganha há cinco jogos), Chapecoense 0 x 1 Santos (a Chape demitiu Jair Ventura após quatro empates e 10 derrotas), Ceará 3 x 1 Fortaleza (10º jogo invicto do Vozão), Atlético Goianiense 1 x 1 América Mineiro, São Paulo 0 x 0 Palmeiras (o Verdão não igualou as oito vitórias seguidas de 1993), Internacional 0 x 0 Cuiabá e Red Bull Bragantino 1 x 0 Grêmio.

Destaques da Série B do Campeonato Brasileiro

A 15ª rodada teve Remo 1 x 0 CSA, CRB 1 x 1 Ponte Preta, Botafogo 2 x 0 Vasco (o Fogão não vencia três jogos seguidos desde o começo do ano passado), Brusque 3 x 0 Confiança, Brasil 1 x 2 Sampaio Corrêa (primeira partida do Xavante após a demissão depois de 12 vitórias, 15 empates e 16 derrotas do Cláudio Tencati, substituído por Cléber Gaúcho, campeão goiano pelo Grêmio Anápolis), Vitória 0 x 0 Avaí, Guarani 1 x 4 Vila Nova, Cruzeiro 2 x 2 Londrina (Mozart deixou a Raposa após duas vitórias, sete empates e quatro derrotas), Coritiba 3 x 1 Náutico (caiu o último invicto do torneio e mantida foi uma escrita no Couto Pereira desde 1984) e Goiás 1 x 0 Operário.

Destaques da Série C do Campeonato Brasileiro

A 10ª rodada do Grupo A teve Santa Cruz 1 x 2 Manaus, Jacuipense 1 x 1 Floresta, Paysandu 1 x 0 Tombense, Ferroviário 0 x 0 Botafogo da Paraíba e Volta Redonda 2 x 1 Altos, enquanto o Grupo B apresentou São José 4 x 2 Botafogo de Ribeirão Preto, Figueirense 2 x 1 Novorizontino e Mirassol 2 x 1 Oeste.

Destaques de outras competições

Campeonato Brasileiro Série D A 9ª rodada teve Central 1 x 1 ABC e Juazeirense 0 x 0 Sergipe.

Supercopa da França Lille campeão com 1 x 0 sobre o Paris Saint Germain, vencedor das oito Supercopas anteriores.

Copa Ouro Estados Unidos campeões pela 7ª vez com 1 x 0 sobre o México na prorrogação.

Curtinhas Esportivas

Taça Brasil de Futsal Magnus de Sorocaba campeão com 3 x 2 sobre o Joinville.

Grande Prêmio da Hungria da Fórmula 1 Numa corrida malucaça com tudo bagunçado após uma confusão na primeira curva, bandeira vermelha, relargada com apenas um carro por todos os outros estarem nos boxes e desclassificação após o pódio, Esteban Ocon ganhou pela vez primeira na categoria. O segundo seria Sebastian Vettel, mas alegaram combustível a menos na sua caranga do que o exigido pelo regulamento e a posição ficou para Lewis Hamilton, terceiro na pista e novamente líder do campeonato com 195 pontos contra 187 de Max Verstappen, apenas o 9º. Agora temos férias e a F-1 só voltará às pistas no dia 29, com o GP da Bélgica.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Desligamentos no AM de Porto Alegre Várias rádios tiveram suas transmissões nesta banda encerrada no fim-de-semana: Gaúcha 600 e Farroupilha 680, ambas da RBS, e Princesa 780, Liberdade 970 e Eldorado 1020, todas da Pampa. Das estações da RBS, a única mantida é a CBN 1340, com seu "heróico 0,1 kw de potência".

Mudanças diretivas na RBS Foram anunciadas na última quinta pelo presidente executivo Cláudio Toigo Filho, a principal delas sendo a de Cezar Freitas da direção jornalística da RBS TV, assumida por Ellen Appel. Já Marta Gleich assumiu a liderança jornalística e esportiva do grupo, integrando o comitê executivo.

Samantha Klein deixou a Rádio Guaíba Domingo foi o último dia dela, que em nove anos tanto foi repórter quanto apresentadora de programas e noticiários como "Elas por Elas", "Guaíba News" e "Jornal de Domingo".

Jovem Pan no History Channel das 7h às 9h A partir desta terça, quando nele estreado o "Jornal da Manhã".

Novidades na NSC TV Sei pelo Portal Making Of de diversas delas, com as principais sendo a saída da repórter Mayara Vieira após nove anos, ela que recentemente cobriu as férias de Fabian Londero no noturno "NSC Notícias", e as chegadas em Florianópolis das repórteres Eduarda Demeneck, que era correspondente em Lages, e de Gabriella Bridi, que há cinco anos estava na GloboNews em São Paulo.

Susto enorme com equipe da Globo acidentada Foi no "Bom Dia SP" desta segunda, quando Carol Ianelli contou que o carro no qual ela e dois colegas estavam para falar sobre a volta do rodízio de veículos na capital paulista sofreu um acidente ao ser fechado por um ônibus. Mesmo assim, Carol entrou no ar, relatou tudo, passou as informações da pauta que cobria e, diante do susto, a apresentadora substituta Michelle Barros pediu que ela reiterasse que estava tudo bem com todos, o que a repórter confirmou uma vez mais. Meu Deus!

"Programa Silvio Santos" voltou a ser inédito O programa deste domingo foi o primeiro novo gravado pelo dono do SBT após quase dois anos, já que fizera seus últimos ainda no fim de 2019 e aí veio a pandemia.

Buddy Valastro foi entrevistado pela Record Com 90% dos movimentos da mão direita recuperados após cinco cirurgias de correção feitas depois do acidente numa máquina de boliche em sua casa, o "Cake Boss" falou sobre isso em entrevista veiculada no "Domingo Espetacular" e dada à conterrânea Evelyn Bastos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As desta segunda, 2 de agosto, são estas:

*100 anos da morte de Enrico Caruso, nascido em 1873 e por muitos considerado o maior tenor da história.

*80 anos do nascimento de Sérgio Murilo, cantor falecido em 1992.

*70 anos do nascimento de Andrew Gold, cantor falecido em 2011 e integrante do duo Wax.

*60 anos de Luiz Carlos Braga, apresentador do "Repórter Brasil Tarde" na TV Brasil e ex-Record e Globo.

*45 anos da morte de Fritz Lang, cineasta nascido em 1890 e diretor de filmes como "Metrópolis".

*35 anos da morte de Ary Leite, humorista nascido em 1931 e que fez vários programas de rádio e TV.

*30 anos da abertura dos Jogos Pan-Americanos de Havana.

*25 anos ao dobrado: do Brasil bronze olímpico no futebol masculino em Atlanta com 5 x 0 sobre Portugal, sendo medalhado antes do pódio; e do último jogo de Oscar pela seleção brasileira de basquete, na derrota por 91 x 72 para a Grécia pela disputa da 5ª posição.

*10 anos da morte de Ítalo Rossi, ator nascido em 1931 e eternizado pelo Seu Ladir da série "Toma Lá Dá Cá".

*5 anos da morte de David Huddleston, ator nascido em 1930 e que fez filmes como "Banzé no Oeste" e "O Grande Lebowski".

As desta terça, 3 de agosto, são estas:

*95 anos de Tony Bennett, um dos maiores cantores de standards da história.

Bela do Dia: Alica Schmidt

Alica Schmidt, velocista do atletismo alemão, uma das representantes nacionais nesta Olimpíada de Tóquio.

*85 anos ao dobrado: de Jesse Owens campeão olímpico dos 100 metros rasos na Olimpíada de Berlim na frente de Adolf Hitler; e do nascimento de Rodney Gomes, dublador falecido em 2006 e que deu voz à Formiga Atômica do desenho, ao Robin da série "Batman" e a Alan Ruck como Cameron em "Curtindo a Vida Adoidado".

*80 anos de Martha Stewart, popular apresentadora televisiva dos EUA.

*55 anos de Valéria Balbi, ex-apresentadora do programa "Fantasia" e do jornal paulistano "Noticidade" no SBT.

*50 anos do anúncio da formação da banda Wings por Paul McCartney.

*45 anos de Régis, ex-futebolista campeão por Internacional (um Gaúcho) e Fluminense (um Carioca).

*30 anos de Mayra Aguiar, judoca que é a primeira mulher brasileira medalhista em três Olimpíadas (bronze em Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020 em 2021).

*25 anos da Nigéria campeã olímpica de futebol masculino com 3 x 2 sobre a Argentina.

*20 anos da estreia de "O Diário da Princesa", filme dirigido por Garry Marshall e estrelado por Anne Hathaway, Julie Andrews e Hector Elizondo, que ganharia uma continuação.

*15 anos de um seríssimo acidente durante treinos que tiraria Cristiano da Matta das pistas por dois anos

*10 anos da morte de Bubba Smith, ex-jogador de futebol americano nascido em 1945 e campeão da NFL em 1970 pelo Indianapolis Colts, além de ator dos primeiros seis filmes "Loucademia de Polícia" como Moisés Jamanta (Moses Hightower).

Arremate

Covid: mais de 557 mil vítimas; mais de 19,9 milhões de casos; mais de 42,1 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.