Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado, 31 de julho de 2021
Colocando em dia assuntos de terça-feira para cá

Destaques dos Jogos Olímpicos de Tóquio

Futebol feminino Brasil eliminado nas quartas-de-final pelo Canadá por 4 x 3 nos pênaltis após 0 x 0 no tempo normal e na prorrogação. Antes deste jogo, a goleira Bárbara mandou tri mal ao não poupar preconceito em resposta no Instagram a uma mensagem também totalmente desnecessária da canoísta paralímpica Andréa Pontes.

Futebol masculino Após fechar a primeira fase com 3 x 1 sobre a Arábia Saudita, o Brasil ganhou a quarta-de-final contra o Egito por 1 x 0.

Mais medalhas para o Brasil Na natação, Fernando Scheffer faturou bronze nos 200 metros livre. No judô, Mayra Aguiar também levou bronze ao ganhar da sul-coreana Hyunji Yoon e tornou-se a primeira mulher brasileira medalhista em três Olimpíadas consecutivas numa modalidade individual. Já na ginástica, Rebeca Andrade conquistou a prata no individual geral, em final que não teve Simone Biles, que se retirou para cuidar da saúde mental, assunto que tornou-se linha de frente em debates esportivos a partir de então.

Pioneira no basquete EUA 120 x 66 Irã teve Andreia Regina da Silva fazendo história ao ser a primeira mulher árbitra de uma partida de basquete masculino em Olimpíadas.

Destaques da Copa do Brasil

A ida das oitavas teve Flamengo 6 x 0 ABC (clube com mais gols na história do torneio - 335 em 188 jogos, dois acima do Vasco em 191 -, o rubro-negro não vencia por seis de diferença desde os 6 x 0 no Bahia pelo Brasileirão de 2003), Fortaleza 2 x 1 CRB, Atlético Mineiro 2 x 0 Bahia, São Paulo 2 x 0 Vasco, Santos 4 x 0 Juazeirense, Athletico Paranaense 2 x 1 Atlético Goianiense, Criciúma 2 x 1 Fluminense (o pênalti do gol carioca foi inventado com VAR e tudo) e Vitória 0 x 3 Grêmio (na quarta-feira, dia seguinte a esta partida, os dois clubes ficaram de luto pois morreu aos 74 anos André Catimba, campeão baiano de 1972 pelo Leão e gaúcho de 1977 e 1979 pelo Tricolor).

Destaques da Série B do Campeonato Brasileiro

Duas partidas atrasadas foram recuperadas: pela 5ª rodada, Avaí 1 x 0 Remo; e pela 6ª rodada, Botafogo 2 x 0 CSA.

Curtinhas Esportivas

Neve em estádios de futebol Aconteceu em alguns do interior do Rio Grande do Sul devido ao frio rigorosíssimo na quarta-feira, sobretudo e especialmente no Alfredo Jaconi por ser do Juventude, participante da Série A.

Público de volta em Belo Horizonte Autorizado o retorno de 30% da capacidade dos estádios.

Maxi López aposentou-se O agora ex-futebolista de 37 anos defendeu Grêmio e Vasco aqui no Brasil e seu último clube foi o Sambenedettese, da terceira divisão italiana, na temporada passada.

Finais Conmebol Três foram confirmadas para o Centenário de Montevidéu em novembro: a da Sul-Americana no dia 20, a da Libertadores deles no dia 27 e a da Libertadores delas em data a confirmar no meio das outras duas.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:

Luto no rádio: morreu Roberto Figueiredo Aos 87 anos, partiu na terça-feira o apresentador do último "Repórter Esso", veiculado em 31 de dezembro de 1968. Ele passou pelas rádios Nacional, Tupi e Globo.

Karem Fabiani para todo o país A apresentadora da TVBV gravava em Bom Jardim da Serra para o quadro "Gente SC" e foi aproveitada nacionalmente por jornais e programas da Rede Bandeirantes e do BandNews TV, especialmente pelo "Brasil Urgente", para mostrar ao vivo a neve no interior catarinense.

Douglas Márcio com uma coberta a envolvê-lo A cena do "Bom Dia Santa Catarina" de quinta-feira viralizou pois pegou de surpresa a apresentadora Eveline Poncio. O repórter da NSC TV ganhou o cobertor de uma família de Joinville, que passava pelo local de Urupema onde ele estava e quis ajudá-lo a se proteger do frio de impressionantes sete graus abaixo de zero. O profissional da afiliada da Globo nem sentia os dedos dos pés.

Susana Naspolini voltou ao "RJTV - 1ª Edição" Um ano e sete meses depois, a repórter voltou ao jornal carioca da Globo, do qual se afastara primeiramente devido a um câncer na bacia e depois por causa da pandemia.

Mônica Waldvogel fumando no ar Achando estar fora do ar por causa de uma queda no sinal, a jornalista da GloboNews surgiu de cigarro na boca no telão do "GloboNews em Pauta" na quinta-feira.

Retornou e já se ausentou outra vez Foi Eduardo Oinegue no "Jornal da Band" após uma operação no joelho e contaminação do coronavírus. No ar na terça-feira, no dia seguinte já não estava. Durante sua ausência televisiva, ele segue normalmente no ar comentando no "BandNews no Meio do Dia", da BandNews FM, a partir de casa.

O passado ginasta de Carla Bigatto Foi revivido no ar na quinta-feira, quando um boletim olímpico do BandNews TV teve mostradas imagens de VHS dela em um campeonato em Santos em 1993. A apresentadora jornalística competiu na ginástica de 1989 até 1996, defendendo Centro Olímpico, Paineiras e Pinheiros.

Luto dobrado na dublagem Primeiro, perdemos Orlando Drummond na terça-feira, aos 101 anos, voz eterna do Popeye e do Alf, o E.Teimoso, intérprete eterno do Seu Peru na "Escolinha do Professor Raimundo". Depois, partiu Mário Monjardim na sexta-feira, aos 86 anos, dublador de Gene Wilder em muitos filmes. Grandes amigos, também eternizaram respectivamente Scooby Doo e Salsicha. Um partiu, o outro foi logo em seguida.

Luto na arte pelo incêndio na Cinemateca Brasileira Ocorrido em um galpão dela em São Paulo, resultou na perda para sempre de vários arquivos preciosos. Crime anunciado de autores muito bem conhecidos.

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As da quarta, 28 de julho, foram estas:

*280 anos da morte de Antonio Vivaldi, compositor de música clássica nascido em 1678 e autor de "As Quatro Estações".

*70 anos de Ísis de Oliveira, atriz de novelas da Globo como "Roque Santeiro" e "Meu Bem, Meu Mal".

*25 anos do Paraná campeão paranaense com 1 x 0 sobre o Coritiba.

As da quinta, 29 de julho, foram estas:

*105 anos do nascimento de Budd Boetticher, cineasta falecido em 2001 e que dirigiu faroestes estrelados por Randolph Scott, como "Sete Homens Sem Destino".

*95 anos ao dobrado: do nascimento de Franco Sensi, falecido em 2008 e presidente da Roma campeã italiana de 2001; e do nascimento de Zíbia Gasparetto, escritora e médium falecida em 2018.

*75 anos do nascimento de Cláudio Cunha, ator falecido em 2015 e intérprete por anos do Analista de Bagé no teatro, além de diretor e ator do filme "Oh! Rebuceteio".

*70 anos de Lu Mendonça, atriz de novelas da Globo como "Lua Cheia de Amor", "Mulheres de Areia" e "Páginas da Vida".

*55 anos ao dobrado: do primeiro grande incêndio na TV Record; e da cantora Martina McBride.

*50 anos ao dobrado: do cantor e ator Marcelo Augusto; e da cantora Vanessa Rangel.

*40 anos ao dobrado: de Fernando Alonso, automobilista e bicampeão da Fórmula 1 em 2005 e 2006; e do "casamento do século" de Diana e Charles, separados em 1992 e divorciados em 1996.

*20 anos da Colômbia campeã da Copa América com 1 x 0 sobre o México.

*10 anos do último "Cidade Alerta" apresentado por José Luiz Datena, que assim deixava a Record de vez.

*5 anos da morte de Sílvio Navas, nascido em 1942 e um dos maiores dubladores da história, voz entre outros de Bud Spencer, Humphrey Bogart, Kirk Douglas e Walter Matthau, além de personagens como Mumm-Ra em "Thundercats" e Darth Vader na franquia "Guerra nas Estrelas".

As da sexta, 30 de julho, foram estas:

*115 anos do nascimento de Mário Quintana, poeta falecido em 1994 e ex-colunista do jornal Correio do Povo.

*85 anos do cantor e guitarrista Buddy Guy.

*80 anos do cantor Paul Anka.

*65 anos ao dobrado: de Delta Burke, atriz da série "Designing Women"; e de Phil Fearon, vocalista da banda Galaxy.

*60 anos de Laurence Fishburne, ator indicado ao Oscar por "Tina" e que fez Morpheus na trilogia "Matrix", além de protagonizar a série "CSI: Investigação Criminal" como o dr. Ray Langston.

*55 anos ao dobrado: da Inglaterra campeã mundial com 4 x 2 sobre a Alemanha (aquela bola não entrou, hein?); e de André Trigueiro, repórter da TV Globo especializado em sustentabilidade e mais longevo apresentador do "Jornal das 10" na GloboNews.

*45 anos do Cruzeiro campeão da Libertadores com 3 x 2 sobre o River Plate em jogo neutro disputado em Santiago.

*40 anos ao dobrado: de Hope Solo, ex-goleira bicampeã olímpica pelos EUA em 2008 e 2012; e do nascimento de Nicky Hayden, ex-motociclista falecido em 2017 e campeão da MotoGP em 2006.

*35 anos de Mari Paraíba, voleibolista campeã do Grand Prix de 2016 pelo Brasil.

*25 anos da morte de Claudette Colbert, atriz nascida em 1903 e vencedora do Oscar por "Aconteceu Naquela Noite", indicada ainda por "Mundos Íntimos" e "Desde que Partiste".

*15 anos ao dobrado: do Grenal dos banheiros químicos, queimados por gremistas no Beira-Rio e que ficou 0 x 0 pelo Campeonato Brasileiro; e do último "Top of The Pops", programa musical da BBC que ficou 42 anos no ar.

As deste sábado, 31 de julho, são estas:

*120 anos do nascimento de Henriqueta Brieba, atriz falecida em 1995 e que estrelou dezenas e dezenas tanto de peças de teatro quanto de novelas televisivas.

*100 anos da Pedra Moura, estádio de Bagé.

*85 anos de Ignácio de Loyola Brandão, jornalista, contista e romancista.

*65 anos de Michael Biehn, ator de filmes como "O Exterminador do Futuro" e "Aliens, o Resgate".

*60 anos de Xandó, ex-voleibolista prata olímpica pelo Brasil em Los Angeles 1984.

*55 anos de Dean Cain, ator de filmes como "Amor por Acaso" e que protagonizou a série "Lois & Clark - As Novas Aventuras do Superman".

*50 anos de Elivélton, ex-futebolista campeão por São Paulo (Intercontinental de 1992, Libertadores de 1992 e 1993, Brasileiro de 1991 e dois Paulistas), Corinthians (Copa do Brasil de 1995 e um Paulista), Palmeiras (um Paulista), Cruzeiro (Libertadores de 1997 e dois Mineiros) e Vitória (um Capixaba).

*45 anos de Wanchope, ex-futebolista campeão inglês de 2002 pelo Manchester United.

*40 anos ao dobrado: de Camila Busnello, apresentadora do "Jornal da Record News"; e da ex-modelo Ana Cláudia Michels.

*25 anos do Brasil derrotado pela Nigéria por 4 x 3 na semifinal olímpica em Atlanta (o Kanu era perigoso).

As deste domingo, 1º de agosto, são estas:

*85 anos ao dobrado: da abertura dos Jogos Olímpicos de Berlim; e do nascimento de Yves Saint Laurent, estilista falecido em 2008.

Bela do Dia: Melissa Benoist

Melissa Benoist, atriz que interpreta a protagonista da série "Supergirl". De fato, uma tremenda super garota tal qual a que faz.

*80 anos de Ney Matogrosso, ex-vocalista da banda Secos e Molhados e um dos maiores cantores brasileiros da história..

*70 anos de Tim Bachman, ex-vocalista da banda Bachman-Turner Overdrive.

*60 anos ao dobrado: de Danny Blind, ex-futebolista campeão pelo Ajax como jogador (Intercontinental, Liga dos Campeões da UEFA e Supercopa da Europa todas de 1995, Recopa Europeia de 1987, Copa da UEFA de 1992, cinco Holandeses, quatro Copas e duas Supercopas da Holanda) e treinador (uma Copa e uma Supercopa da Holanda); e de Marcelo de Carvalho, vice-presidente da RedeTV! e apresentador do "Mega-Senha".

*45 anos ao triplicado: do término dos Jogos Olímpicos de Montreal; do GP da Alemanha de Fórmula 1 que James Hunt venceu e que quase matou Niki Lauda em gravíssimo acidente; e de Marcus Menna, cantor da banda LS Jack.

*40 anos ao triplicado: de Maria Fernanda Schiavo, apresentadora do "Jornal da Pampa" e que foi Miss Rio Grande do Sul em 2000; da MTV dos Estados Unidos; e do lançamento de "Endless Love", canção melodiada por Diana Ross e Lionel Richie para o filme "Amor Sem Fim".

*25 anos de "A Game of Thrones", livro de George R. R. Martin a partir do qual foi originada a famosa série televisiva.

*5 anos da estreia do "Fofocando", programa do SBT atualmente chamado "Fofocalizando" e que já foi "Triturando".

Arremate

Covid: mais de 555 mil vítimas; quase 19,9 milhões de casos; mais de 41 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.