Desde 02/06/2003 Criação, produção e edição: Edu Cesar


papodebola@gmail.com


papodebola


sitepapodebola


edupapodebola

SOBRE ESTA SEÇÃO
O editor Edu Cesar comenta os resultados dos campeonatos de futebol e o dia-a-dia dos clubes. Destaque para o que de principal ocorre em todas as modalidades e ainda os tópicos não-esportivos "Sintonia PB", "Clipe do Dia" e "Bela do Dia".
 
LEIA AQUI as colunas anteriores VEJA AQUI as "Belas do Dia" anteriores
 
Sábado e domingo, 17 e 18 de julho de 2021
Brasileirão no meio dos torneios Conmebol

Os 10 clubes envolvidos na Libertadores e na Sul-Americana vão a campo neste fim-de-semana pela divisão principal do Campeonato Brasileiro, não muito envolvidos nele por mais focados nas disputas continentais.

No sábado, 12ª rodada aberta pelo São Paulo (14º com 11), que precisará ganhar do Racing na Argentina ou empatar a partir de 2 x 2 para ir às quartas da Libertadores. Não mais contando com Hernanes em seu elenco e a ele sendo rendidas as justas, devidas e merecidas homenagens, a equipe do Hernán Crespo fará um duelo de treinadores argentinos contra o Fortaleza (4º do 21) do Juan Pablo Vojvoda, para quem o adversário é familiar positivamente: era ele que comandava o Talleres vencedor na traumática pré-grupos da Libertadores no ano retrasado.

Vantajoso por 1 x 0 sobre o América de Cali na Sul-Americana, o Athletico Paranaense (5º com 20) visitará o Ceará (11º com 15), para quem não perde há nove jogos desde 2012. Obrigado a ganhar no Mineirão pela Libertadores após o 0 x 0 na Argentina com o Boca Juniors, o Atlético (3º com 22) joga fora de casa contra o Corinthians. E teremos o Fluminense (7º com 17), ótimo na Libertadores após os 2 x 0 no Cerro Porteño, contra o Grêmio (20º com 3), bem na Sul-Americana com 1 x 0 na LDU. Roger Machado e Luiz Felipe Scolari, aliados outrora, rivais hoje.

Das pelejas do domingo, apenas uma envolve clubes dedicados exclusivamente ao Brasileirão, ambos os grandes duelistas pelo caneco da Série B no eletrizante desfecho da temporada passada: Chapecoense (19ª com 4) x Cuiabá (18º com 6), este há dois meses e 10 partidas sem vitória, maior seca de sua história de quase duas décadas. Com Abel Ferreira na casamata após conversão para multa de pena no STJD e na frente da Universidad Católica por 1 x 0 na Libertadores, o Palmeiras (1º com 25) visitará o Atlético Goianiense (10º com 15).

Muitos gols espero que tenhamos entre Bahia (6º com 17) e Flamengo (8º com 15), este na frente do Defensa y Justicia na Libertadores por 1 x 0. Ano passado, foram 15 nas duas partidas entre eles. Depois de 14 anos, voltaremos a ter Internacional (15º com 11) x Juventude (13º com 13) na Série A. Empatado sem gols com o Olimpia na Libertadores, o Colorado ganhou a última no Beira-Rio por 2 x 0. E frente a frente estarão dois da Sul-Americana: Red Bull Bragantino (2º com 23), que fez 2 x 0 no Del Valle, e Santos (9º com 15), que anotou 1 x 0 no Independiente.

Coritiba embaladíssimo (mas tá faltando VAR na Bêzona, hein!)



A tormenta que rendeu a primeira eliminação do Campeonato Paranaense já na 1ª fase em mais de três décadas é passado para os alviverdes do Gustavo Morínigo, hoje estabilizados e muito embalados. Com os 3 x 2 desta sexta sobre o Sampaio Corrêa, que ficou parado nos 19 pontos em 5º lugar, agora são 24 pontos na vice-liderança e com um jogo a menos, aquele contra o Brusque agora remarcado para 3 de agosto pois adiado devido ao duelo coxa-branca contra o Flamengo pela Copa do Brasil. São nove partidas de invencibilidade na competição com seis vencidas, 21 pontos obtidos nestes 27 em disputa. Léo Gamalho tem sido um avalista deste ótimo momento do Coritiba, guardou mais uma e tem seis gols nos 12 últimos que o time marcou. No entanto, foi no gol dele que deu bronca.

A falta que o originou realmente aconteceu, mas foi fora da área. No entanto, marcada foi como se dentro fosse, logo, penalidade máxima. Erro de Maguielson Lima Barbosa, confirmado pois não há arbitragem de vídeo na Série B. Se existisse, certamente reverteriam isso e marcariam a falta pouco antes da área. Mas pode ser que isso mude ainda nesta temporada, mais precisamente no segundo turno. Uma notícia neste sentido foi dada pelo Roberto Alves na Rádio CBN/Diário e, horas depois, endossado isso foi pelo presidente tanto do Avaí quanto da Associação de Clubes de Santa Catarina, Francisco Battistotti, ao "Marcou no Esporte" na Rádio Guarujá de Florianópolis.

Também nesta sexta, quem engatou a quinta marcha e pisou fundo foi o Guarani, que tocou 4 x 1 no Confiança "em Confiança". São quatro vitórias seguidas do Bugrão, 3º colocado com 22 pontos, enquanto o Dragão não vence há seis partidas e está em 16º com 9. Neste sábado, prosseguimento foi dado por Brasil x Vitória (19º com 8 x 17º com 9) e Goiás x Londrina do estreante treinador Márcio Fernandes (4º com 19 x 20º com 7).

Ainda: Cruzeiro há cinco jogos sem vitória e com Fábio pela 950ª vez em campo x Avaí (14º com 11 x 9º com 15), Ponte Preta x Remo (19ª com 9 x 15º com 10), Operário x CSA (6º com 18 x 13º com 11) e Brusque x Botafogo (11º x 12º ambos com 13), que sei pelo Rodrigo Santos que marca o retorno do Fogão à cidade depois de 63 anos, a única vez sendo num amistoso chamado de "jogo do século": um 5 x 5 com o Carlos Renaux.

Neste domingo, mais duas pelejas: CRB x Vila Nova (8º com 17 x 10º com 14) e especialmente Vasco x Náutico (7º com 17 x 1º com 25). Se não perder, o Timbu chegará aos 12 jogos de invencibilidade nesta arrancada da Bêzona, sendo a sua a maior num começo do torneio, uma partida acima do Corinthians em 2008 e do Guarani em 2009, ambos com oito vitórias e três empates, e do São Bento em 2018, essa "enganosa" pois três vitórias e oito empates. Mas tem uma coisa: será que Germán Cano, cinco gols dos últimos nove dos vascaínos, "topará" isso?

Outros destaques deste fim-de-semana

Campeonato Brasileiro Série C 8ª rodada começando no sábado para o Grupo A com Santa Cruz x Tombense (10º com 3 x 6º com 10) - jogo que, se os pernambucanos não vencerem, fará com que igualem sua maior seca de sucessos no torneio: oito fracassos seguidos em 2008 -, Jacuipense x Botafogo da Paraíba (9º com 7 x 1º com 11) e Paysandu x Altos (2º com 11 x 4º com 10), no domingo acontecendo Volta Redonda x Floresta (7º com 10 x 8º com 9) e Ferroviário x Manaus (3º com 11 x 5º com 10). Já o Grupo B começou com São José 1 x 0 Oeste (7º com 8 x 10º com 2) para prosseguir no sábado com Mirassol x Criciúma (9º com 7 x 2º com 14) e Figueirense x Botafogo de Ribeirão Preto (6º com 9 x 5º com 12), tendo no domingo Ituano x Ypiranga (4º com 13 x 1º com 16).

Campeonato Brasileiro Série D Pela 7ª rodada, os classificados às oitavas da Copa do Brasil jogam no sábado. Líder do A3 com 12 pontos, o ABC visita o Campinense. 2º do A4 também com 12, o Juazeirense recebe o Murici.

Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 Definição não apenas dos semifinalistas, mas dos novos quatro clubes da divisão principal em 2022: no sábado, Atlético Mineiro x América Mineiro (ida: Galo 3 x 1); e no domingo, Esmac x Real Ariquemes (ida: 1 x 1), Red Bull Bragantino x Athletico Paranaense (ida: Furacão 4 x 2) e Ceará x Cresspom (ida: 0 x 0).

Curtinhas Esportivas

Sedes das próximas finais da Liga dos Campeões Foram confirmadas pela UEFA: São Petersburgo em 2022, Olímpico de Istambul em 2023, Wembley de Londres em 2024 e Allianz Arena de Munique em 2025.

Tenta ganhar em campo e não fora dele, Independiente Noticiou-se que os argentinos tentaram anular a derrota pro Santos na Sul-Americana pois supostamente Kaio Jorge estaria irregular devido a uma suspensão na Libertadores por três amarelos. Só que a suspensão de um torneio não é transferida para o outro. Então, tudo beleza.

Problema na seleção de futebol masculino A equipe do André Jardine já está em Tóquio, mas não ainda o goleiro Breno, que ficou na Sérvia pois testou positivo para a Covid, que já lhe acometera mês passado no Grêmio.

Coronavírus na Vila Olímpica Não se sabe ainda quem, mas se sabe que um funcionário do local que receberá mais de 10 mil atletas durante os Jogos de Tóquio foi infectado pela doença e já está em isolamento. Esse é o maior dos riscos que o evento oferecerá - e teremos outros infectados, sim. Torço que poucos. Mas teremos mais.

Fernando Saraiva Reis pego no antidopagem Um dos favoritos a conquistar medalha em Tóquio, o levantador de peso está suspenso provisoriamente pois detectaram nele o hormônio do crescimento.

Porta-bandeiras confirmados Na próxima sexta, a do Brasil será empunhada na cerimônia de abertura por Ketleyn Quadros, judoca campeã em 2008, e Bruninho Rezende, voleibolista bicampeão em 2008 e 2012.

Quem ficará na frente na NBA? Milwaukee Bucks ou Phoenix Suns? Saberemos neste sábado, no 5º jogo da melhor-de-sete. Quem terá o "ponto do campeonato" na próxima terça? E matará ali a charada ou não?

Tivemos corrida rápida no GP da Inglaterra 17 voltas sem parada nos boxes definiram o grid de largada para a prova em si neste domingo. Max Verstappen tomou a dianteira logo de cara e venceu para somar mais três pontos, não sendo considerado ganhador de corrida em si e sim o pole position dela. Lewis Hamilton, que fez a volta mais rápida desta corrida rápida (ó que ironia, rs), foi o 2º e lucrou dois pontos. Em 3º, Valtteri Bottas faturou um ponto.

Sintonia PB

Começa o tópico desta "24 Horas" que está antenado no que ocorre fora dos esportes. Às novidades:



Um ano sem José Paulo de Andrade Completado neste sábado, rendeu emocionadas e emocionantes lembranças nos matinais que apresentava na Rádio Bandeirantes de São Paulo, tanto no "Jornal Gente" apresentado pelo Pedro Campos quanto no "Pulo do Gato" comandado pela Silvania Alves, que ficou com a voz embargada quando lembrou da vez que o Zé disse a ela e ao operador da mesa de som Ailton Dias que temia ser infectado pelo coronavírus pois tinha certeza que, se acontecesse, não resistiria - e tristemente foi exatamente o que aconteceu. Áudios clássicos do âncora foram resgatados mais uma vez, incluindo narrações dele nos tempos de cronista esportivos, e muitas, muitas homenagens foram rendidas por ouvintes. Zé Paulo partiu, mas nunca morrerá de forma absoluta.

Vicente Datena na Rede Bandeirantes Sei pelo Gabriel de Oliveira no TV Pop que José Luiz Datena decidiu que, por tempo indeterminado, apresentará o "Brasil Urgente" apenas nos dias úteis e não mais aos sábados, nos quais haverá um rodízio de profissionais, que vão desde Lucas Martins até Joel Datena. Neste sábado, uma estreia: Vicente, também filho do titular e que passou recentemente a fazer a versão regional do jornal na TV Goiânia.

Mudança de última hora no "Jornal da Band" Joana Treptow está afastada pois está com o coronavírus (mais um de diversos casos na Bandeirantes nos últimos anos). Andressa Guaraná a tem substituído, mantendo nesta semana a estrutura de presença feminina quádrupla na apresentação com Lana Canepa, Paloma Tocci e Kalinka Schutel.

Tabata Poline no "Fantástico" Começou uma temporada de reportagem na matriz do Rio de Janeiro para a apresentadora destacada na Globo Minas a partir do "Rolê nas Gerais" nas tardes de sábado.

Definida a estreia do "Conexão GloboNews" Sei pelo Gabriel Vaquer no Notícias da TV que será no dia 26 deste mês (mas pode chamar de, sem ser nesta próxima, na outra segunda-feira que dá no mesmo) a estreia do novo matinal do canal noticioso, que passará das 9h às 13h e substituirá de segunda a sexta a "Edição das 10", que ficará apenas nos finais de semana. Camila Bomfim e os regressados Leilane Neubarth e José Roberto Burnier vão apresentar a partir respectivamente de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Pilotos já têm sido gravados.

"Programa Raul Gil" inédito O deste sábado é o primeiro após um ano e três meses de reprises necessárias por causa do resguardo do animador por pertencer ao grupo de risco pela idade de 83 anos.

As reprises do "Programa Silvio Santos" Resgates das 20h deste domingo: "Nada Além da Verdade" com Clodovil Hernandes, "Em Nome do Amor" com Leandro & Leonardo e "Qual é a Música?" com Hebe Camargo, Babi Xavier e Patrícia Pioltini enfrentando Ratinho, Celso Portiolli e Moacyr Franco, além das "Câmeras Escondidas".

E fique antenado! "Sintonia PB" continua de olho no que ocorre fora dos esportes e retorna na próxima coluna.

Datas em 0 ou 5

É um hábito desta "24 Horas" de bastante tempo e que será mantido aqui ao observar datas importantes que completam 5, 10, 25, 40, 65, 100 anos, enfim, sempre em 0 ou 5 pois é como consigo me organizar melhor. As deste sábado, 17 de julho, são estas:

*210 anos de Bagé, cidade do interior do Rio Grande do Sul.

*85 anos do nascimento de Jair Marinho, ex-futebolista falecido em 2020 e campeão por Brasil (Copa do Mundo de 1962) e Fluminense (RJ/SP de 1957 e 1960 e um Carioca).

*55 anos de Derico, saxofonista que tocou no quinteto (posterior sexteto) de Jô Soares nos programas "Jô Soares Onze e Meia" no SBT (no qual também era o famoso e popular "assessor para assuntos aleatórios") e "Programa do Jô" na Globo entre 1990 e 2016.

*45 anos ao dobrado: de Marcos Senna, ex-futebolista brasileiro naturalizado espanhol e campeão por Espanha (Eurocopa de 2008) e Corinthians (Brasileiro de 1999 e Mundial de 2000); e da abertura dos Jogos Olímpicos de Montreal.

Bela do Dia:Normani

Normani, cantora que segue carreira solo depois de compor o grupo Fifth Harmony. Tentei escrever mais, mas não consegui. A quantidade de suspiros é incontrolável demais.

*15 anos do fim de "Prova de Amor", novela da Record atualmente reprisada à tarde, escrita por Tiago Santiago e estrelada por Lavínia Vlasak, Marcelo Serrado e Leonardo Vieira.

*10 anos ao dobrado: do Brasil eliminado da Copa América errando todos os quatro pênaltis no 0 x 0 + 2 x 0 para o Paraguai; e do Japão campeão mundial feminino com 3 x 1 nos pênaltis sobre os EUA após 2 x 2 no tempo normal e na prorrogação.

*5 anos da morte de Eliakim Araújo, jornalista nascido em 1941 e apresentador da Rádio Jornal do Brasil e das TVs Globo, Manchete, SBT, CBS Telenotícias e Record News, quase sempre em noticiários feitos ao lado da esposa Leila Cordeiro.

As deste domingo, 18 de julho, são estas:

*110 anos do nascimento de Hume Cronyn, ator falecido em 2003 e indicado ao Oscar de coadjuvante por "A Sétima Cruz", atuante em filmes como os dois "Cocoon" (além de por nada mais e nada menos que 52 anos matrimoniado com Jessica Tandy).

*60 anos de Elizabeth McGovern, atriz indicada ao Oscar de coadjuvante por "Na Época do Ragtime" e que fez filmes como "Ela Vai Ter um Bebê", além de fazer a Cora Crawley na série "Downton Abbey".

*55 anos da estreia de "O Sheik de Agadir", novela das dez na Globo, escrita por Glória Magadan e estrelada por Henrique Martins e Yoná Magalhães.

*50 anos do último jogo de Pelé pela Seleção Brasileira, num 2 x 2 com a Iugoslávia em amistoso no Maracanã para mais de 138 mil pessoas, que assistiram sua volta olímpica ao término do primeiro tempo.

*45 anos da nota 10 de Nadia Comaneci nos Jogos Olímpicos de Montreal, conquistada na final das paralelas assimétricas.

*35 anos da morte de Sir Stanley Rous, ex-árbitro nascido em 1895 e presidente da FIFA de 1961 até 1974, sendo sucedido por João Havelange.

*20 anos de Enzo Fittipaldi, automobilista que dá prosseguimento à rica trajetória da família nas pistas do mundo.

*15 anos ao dobrado: da estreia de "Bicho do Mato", novela da Record escrita por Cristianne Fridman e Bosco Brasil, refilmagem de trama da Globo em 1972 e estrelada por André Bankoff e Renata Dominguez; e da morte de Raul Cortez, nascido em 1932 e um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos, atuante em novelas da Globo como "Água Viva", "Brega & Chique", "Mulheres de Areia", "O Rei do Gado" e "Senhora do Destino".

Clipe do Dia: "Alta Sociedade"

Há 65 anos fechados neste sábado estreava o último filme estrelado por Grace Kelly, mais lindissimamente maravilhosíssima do que nunca. Dirigido por Charles Walters, trouxe uma união extraordinária de cantores magistrais: "só" Bing Crosby e Frank Sinatra. Belissimamente musicada, a obra foi indicada ao Oscar de trilha sonora e canção, neste por "True Love". Mais de três décadas depois, Elton John e Kiki Dee regravariam este temaço.



Clipe do Dia: Journey

A banda liderada por Steve Perry tinha lançado há 40 anos completados neste sábado o disco "Escape", que tem como grande destaque "Don't Stop Believing", um dos grandes clássicos do pop rock dos anos 80.



Clipe do Dia: Martha Reeves

A cantora completa 80 anos neste domingo e embalou a década de 1960 com temas sacolejantes, como "Dancing in The Street" e o abaixo conferido e meu predileto dela, lançado em 1965: "Nowhere To Run".



Arremate

Covid: mais de 540 mil vítimas; mais de 19,3 milhões de casos; quase 33,3 milhões de imunizados por completo.

"24 Horas" volta rezando que um dia este mal cesse ou diminua drasticamente!

Torneios de futebol, todas as modalidades e variedades não-esportivas.

Destaques da imprensa esportiva. O que acontece em TV, rádio, jornal e web.

Podcasts com pitacos sobre os esportes e outros registros interessantes.

Convidados escrevem sobre temas de agora no futebol e em todos os esportes.

Para entender o presente, é preciso conhecer o passado. Aqui se faz isso.

Teste de conhecimentos com direito a charadas e perguntas "pega-ratão".

Verde para o bom, vermelho para o ruim e amarelo para chamar a atenção.

Gente do esporte dá dicas de livros, filmes, música, culinária e mais.